segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Elias brilha, Botafogo vence Santos e segue na caça ao líder Cruzeiro

Gazeta Press
Elias comemora o primeiro de seus dois gols na vitória do Botafogo sobre o Santos
Elias comemora o primeiro de seus dois gols na vitória do Botafogo sobre o Santos
Desta vez, nada de juventude. Depois de vencer a última partida, contra o Corinthians, com um golaço do garoto Hyuri, o Botafogo contou com a estrela do "experiente" Elias, 26 anos, para derrubar o Santos em plena Vila Belmiro por 2 a 1 e conquistar a quarta vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro.
O triunfo foi de extrema importância para os comandados de Oswaldo de Oliveira, que seguem próximos ao líder Cruzeiro. O time de General Severiano tem 42 pontos e é o segundo colocado, com uma desvantagem de quatro pontos para os mineiros. O Santos, por outro lado, sofreu sua segunda derrota consecutiva no torneio - perdeu para o Flamengo no meio de semana - e estacionou na nona posição, com 28 pontos. Foi a primeira derrota do clube paulista na Vila Belmiro no Brasileiro desde setembro de 2012 (14 jogos).
No jogo, o Santos não pôde contar com meia Montillo, que não se recuperou a tempo de uma lesão. Renato Abreu foi o escolhido para substituí-lo. O Botafogo também teve um desfalque de peso: suspenso pelo terceiro amarelo, Lodeiro foi substituído por Hyuri.
Apesar da ausência de seu maestro, o Santos começou melhor no jogo. Com quinze minutos, o time de Claudinei Oliveira criou três chances perigosíssimas. Alison, em chute de longe, e Leandrinho, em cabeçada dentro da área, criaram perigo para Jefferson. Mas na melhor chance santista, o goleiro do Botafogo não pôde fazer nada. Em ataque rápido pela direita, Cicinho cruzou e Thiago Ribeiro, sem marcação na segunda trave, chutou para fora.
O erro na finalização custou caro para os santistas. Aos 38 minutos, Seedorf esticou boa bola para Júlio César na esquerda. O lateral avançou e cruzou de forma perfeita para Rafael Marques. O atacante chutou, Aranha fez ótima defesa, mas, no rebote, Elias aproveitou para abrir o placar.
Na segunda etapa, o Santos não teve o mesmo ímpeto ofensivo que apresentou nos primeiros quinze minutos de partida. Melhor para o Botafogo. Aos 11 minutos, Renato abriu para Hyuri na esquerda. O jogador cruzou rasteiro e Elias, no primeiro pau, desviou para marcar pela segunda vez na partida.
Em desvantagem, o Santos ensaiou uma pressão maior e conseguiu diminuir aos 21 minutos. Cicinho - a principal válvula de escape do time da Vila Belmito no jogo - avançou pela direita, puxou para o meio e serviu Cícero. O camisa 8 acertou um lindo chute de esquerda e fez um golaço. Mas não adiantou: o Botafogo segurou o resultado e conquistou mais uma vitória na Série A.
Na próxima rodada, que acontecerá neste meio de semana, o Santos vai até o Rio Grande do Sul para enfrentar o Grêmio em Porto Alegre. Já o Botafogo terá um verdadeiro tira-teima pelo título: enfrenta o Cruzeiro no Mineirão.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 1 X 2 BOTAFOGO

Local: Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 15 de setembro de 2013, domingo
Horário: 18h30 (horário de Brasília)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Cristhian Passos Sorence (GO) e Nadine Schramm Camara Bastos (SC)
Público: 11.301 pagantes
Renda: R$ 178.707,00
Cartões amarelos: Mena, Alison e Cicinho (Santos); Seedorf, Dória, Hyuri e Gegê (Botafogo)
Gols:
SANTOS: Cícero, aos 21 minutos do segundo tempo
BOTAFOGO: Elias, aos 39 minutos do primeiro tempo e aos 11 minutos do segundo tempo
SANTOS: Aranha; Cicinho, Edu Dracena, Durval e Mena; Alison (Arouca), Leandrinho (Everton Costa), Cícero e Renato Abreu (Neílton); Gabriel e Thiago Ribeiro
Técnico: Claudinei Oliveira
BOTAFOGO: Jéfferson, Edilson, Dória, Bolívar e Julio César; Marcelo Mattos, Renato, Seedorf (André Bahia) e Hyuri (Octávio); Rafael Marques e Elias (Gegê)
Técnico: Oswaldo de Oliveira