quinta-feira, 12 de maio de 2011

Caiu? Levanta. Aqui é Flamengo.

Em uma disputa entre adversários de tamanhos tão diferentes é muito natural que o triunfo do menos cotado cause espanto e uma alegria desmesurada para o lado vencedor e uma certa revolta no lado perdedor. Que não aceita tranquilamente que o seu time não tenha cumprido a sua obrigação de vencer. E tacam-se pedras e tocam-se as trombetas pra todos os lados. Mas não acho que dessa vez seja o caso.
Até concordo que o Flamengo, por seu tamanho, sua história, nosso Manto, bla-blá-blá, tivesse a obrigação de vencer o Ceará. Nem que fosse por uma questão de investimento. Mas saindo do mundo magico de Oz a gente sabe que o jogo é jogado e que em mata-mata as probabilidades são sempre 50-50 pra cada lado. Nós, que fechamos com o certo e nos acostumamos ao longo de anos a ganhar tudo que disputamos sempre ficamos boquiabertos quando isso não acontece. Normal, ainda bem que nunca nos acostumaremos com isso.
E todo mundo tem o direito de ficar muito puto pelo resultado desastroso em Fortaleza. Melhor dizendo, tem o direito de ficar puto pelo resultado desastroso que começou a ser construído pelo Ceará no Rio. Foi lá no Vazião que perdemos essa vaga. Porque ontem o Flamengo, coletivamente, não jogou mal. Destaco a coletividade porque mais uma vez tivemos algumas atuações individuais abaixo da crítica que comprometeram o conjunto.
Os nomes? Forneço-os agora, sem xisnovismo e sem rancor, só pra constar nos autos. Wellinton, novidade, pela falta grosseira e infantil que resultou no primeiro gol dos caras. A defesa toda porque ficou de boca aberta no segundo gol, só livrando a cara do Felipe. E Angelim pelas duas faltas bobas, mas pra cartão, que cometeu. Pra quem tá jogando na defesa há quase 50 anos um vacilo inaceitável que ferrou com o time todo.
Ah, claro, a lista continua com Ronaldinho Gaúcho, que já tá mais do que na hora de ser decisivo na hora que a chapa esquenta. Até começou bem, mas no final do jogo apagou, sumiu. Na hora crucial o nosso principal jogador, que recebe aquela bufunfa fortíssima todo mês, não pode ficar só de toquezinho pro lado. Não pode ter medo, tem que ser incisivo. E finalizando o bonde que foi dormir na Pensão da Cremilda, Wanderley. Que precisa ser informado que no Flamengo ninguém está autorizado a perder um gol daqueles, debaixo do pau, quando se disputa um mata-mata porque a bola pune.
Os demais, jogaram bem enquanto tiveram folego e pernas. Que só duraram até os 30 do segundo tempo. Claro, jogando com 9 cansa muito mais, porque nosso craque Egídio entrou pra não fazer nada. O que dava mais raiva é que ele, sempre participativo, se apresentava toda hora pro jogo e nego passava a bola! É brincadeira!
Agora a galera da Suíte Champion. Mais uma vez Thiago Neves – O Renascido  jogou muita bola, chamou o jogo pra si e não teve medo de tentar. Nota 9, no mínimo pra ele. Outro que me surpreendeu jogando bem, menos na lambança do segundo gol deles, foi o David Braz, que leva um 6,5 na camaradagem. E Leo Moura, poxa, o cara fez a diferença enquanto estava em campo. Depois que ele saiu nosso jogo pela direita só voltou a rolar com o entortador Negueba, abusado bagarai que leva 7 pelas canetinhas que deu lá nos cearazistas. Mas como só valem as grandes atuações quando o time vence, os parabéns e a suíte não fazem a menor diferença.
Não concordo que o juiz, ruinzinho como todos, tenha influenciado no resultado. Os gols foram todos legítimos e a expulsão do Angelim, justa. Esse chororô não combina com nosso estilo sempre altivo, e até tira nosso mérito por ter lutado até o ultimo segundo do jogo. O Ceará jogou o que tinha que jogar pra garantir a vaga, nós é que ficamos devendo. Aceitemos como homenzinhos porque essa é a realidade. Lembrando sempre que aqui é Flamengo.
E tem mais, foi um tremendo jogo de futebol, bom de assistir, disputado na bola e sem violência. O melhor que assisti esse ano. A nota triste da noite ficou mais uma vez pela presença desnecessária, truculenta e ineficaz da PM no gramado. Um costume primitivo que já devia ter sido abolido em todo país, mas que ainda se pratica em vários estados do Brasil. Nem vou falar do despreparo do brucutu fardado que agrediu jogadores do Flamengo por vergonha do infeliz. Em um jogo transmitido pro mundo inteiro, imaginem o constrangimento dos seus superiores. Gostei de ver o Luxemburgo partindo pra cima dele pra proteger seu jogador. Foi sujeito homem.
Eu pensava que tropa de choque era só pra invadir presídio, dispersar passeata e dar porrada em sindicalista e estudante. Não entendo o que eles foram fazer dentro do gramado de um jogo onde as torcidas tiveram comportamento nota 10. Alguém precisa fazer alguma coisa urgentemente pra policiada brasileira que trabalha nos estádios receber algum treinamento. Parem com essa papagaiada, não estamos no Chile. Copa do Mundo 2014. Eu acredito.
Agora é bola pra frente, a fila anda e o Brasileiro tá ai bufando no cangote. Dá tempo de corrigir o que está errado e trazer as peças que faltam pro melhorar o que já está funcionando. A atuação de ontem pelo menos me deixou perceber que o Flamengo já tem um time e que pode ir muito longe na temporada. Como diz o clássico de Pagodinho e Wilson Moreira, Quem da paz se alimenta, se contenta com migalhas. Não se aflige e corrige as próprias falhas. Eu sou mesmo muito romântico e me sinto mais Flamengo hoje do que ontem.
Copa do Brasil já era, mas nós já temos duas. Agora queremos o hepta, é só o que nos resta. Mas basta ver o carnaval que arcoirizada mal vestida faz quando dos nossos raríssimos tropeços pra ter a certeza que esse hepta é o maior terror desses pelasacos. Não adianta, o Flamengo é foda. O resto é moda.
Mengão Sempre

Flamengo dançou quando não merecia

 

Para os rubro-negros, a eliminação não foi apenas dolorosa. Foi, no mínimo, curiosa.
Não chegou a ser injusta, porque o Ceará, que não é timinho, tem torcida e camisa, mostrou qualidades nos dois jogos. Talvez até mais no primeiro, fora de casa.
Mas o Flamengo dançou exatamente quando fez duas atuações que estiveram muito longe de suas piores do ano. No Carioca, andou vencendo algumas sem merecer.
Na Copa do Brasil, ao contrário, perdeu em contra-ataques no Rio. E empatou em duas bobeadas defensivas no Ceará.
No mais, dominou quase o jogo todo na casa do adversário e lutou muito. Thiago Neves fez grande partida, e por pouco não se consagrou. Até Ronaldinho, que virou alvo dos rubro-negros, deu ótimos passes e ensaiou arrancadas. Se Fernando Henrique não estivesse em duas noites de gala, certamente o desfecho seria outro.
Não há razão para depressão. Mas ficam as lições.
Primeiro, entender que não será possível passar o ano inteiro sem um único bom lateral-esquerdo no elenco.

Segundo, concluir que o fato de testar, tentar, e revezar 58 centro-avantes diferentes não vai fazer com que algum deles se torne, algum dia, centro-avante titular para o Flamengo.
Sim, é preciso contratar.
Mas Luxemburgo, que acerta mais do que erra, estava certo de novo quando previu na véspera do jogo: o mundo não acaba com a eliminação. Claro que não.
O time ainda é bom. E até agora, sejamos justos, vinha dando pro gasto.
Mas para o Brasileiro, vai ser preciso um pouco mais.

Expulso pela primeira vez no Fla, Angelim se diz inocente: 'Não foi falta'

ronaldo angelim flamengo embarque ceará (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)Angelim ainda não digeriu a expulsão
(Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
Apesar da eliminação nas quartas de final da Copa do Brasil, a delegação rubro-negra recebeu apoio de torcedores no embarque de volta ao Rio de Janeiro. Os jogadores foram assediados, tiraram fotos, deram autógrafos, e ouviram palavras de incentivo pelo empenho no empate em 2 a 2 com o Ceará. Cria da terra, Ronaldo Angelim era um dos mais procurados. Mas o carinho não servia de conforto. A expulsão ainda incomodava o zagueiro. Foi o primeiro cartão vermelho recebido pelo jogador desde que se transferiu para o Flamengo, no início de 2006.
Angelim mostrou-se chateado com o árbitro Sandro Meira Ricci e com o auxiliar Roberto Braatz.
 - Revi o lance e concluí que não foi falta. O juiz nem marcou, quem marcou foi o bandeirinha. Foi ombro com ombro e eu estava até um pouco à frente. A minha expulsão foi determinante. Até eu ser expulso, estávamos em vantagem. Depois da expulsão, saiu o escanteio que originou o segundo gol. Dói, porque eu não queria ter atrapalhado. Peço desculpas aos meus companheiros, porque não era para ter ocorrido. Em todos esses anos de Flamengo, foi a primeira vez que fui expulso. E não tinha recebido nem amarelo ainda nesse ano. Dos oito cartões da partida, seis foram para o Flamengo. O árbitro pendurou todos os nossos jogadores de marcação - comentou, referindo-se às advertências a Felipe, Welinton, Willians e Egídio, além dos dois que recebeu (veja ao lado o vídeo com os principais lances da partida).
O zagueiro espera que a torcida seja compreensiva com  o time. Para Angelim, a eliminação foi injusta.
- O grupo está tranquilo, consciente de que fez um bom trabalho. Os jogadores têm de levantar a cabeça. Fizemos dois bons jogos, mas a bola não entrou.
A chegada da delegação ao Rio está prevista para 15h30m desta quinta-feira. O time volta a treinar nesta sexta, às 16h, no Ninho do Urubu. A próxima partida será no dia 21, contra o Avaí, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.
O goleiro Felipe não está com o grupo. Foi liberado e viajou mais cedo para Salvador.
ronaldinho gaúcho flamengo embarque ceará (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)Pequeno torcedor tenta driblar segurança e chegar perto de R10 (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)

Sandro Meira Ricci diz que não errou no empate entre Ceará e Flamengo

 Criticado por rubro-negros pela sua atuação no empate entre Flamengo e Ceará por 2 a 2, o árbitro Sandro Meira Ricci fez um breve comentário sobre o jogo em sua página no Twitter. O juiz não acha que tenha cometido erros no jogo da noite de quarta (veja o vídeo do Globo Esporte sobre a partida).
- Obrigado pelas inúmeras mensagens de apoio. Apesar das lamentações, o sentimento é de ter cumprido a regra com justiça e critério.
Um dos lances polêmicos da partida foi a expulsão de Ronaldo Angelim. O zagueiro garante não ter cometido falta na jogada em que recebeu o segundo cartão amarelo.

Aprenda a correr melhor com o ioga

A busca pela superação de marcas e por um melhor condicionamento físico durante a corrida pode recorrer a vários métodos, tais como uma maior dedicação nos treinos, uma planilha bem definida, cuidados com o corpo e com a alimentação, entre outros fatores. Uma das alternativas, porém, está fora do comum das assessorias esportivas e das academias de musculação. A prática do ioga pode gerar benefícios tanto no aumento da capacidade cardiovascular quanto numa melhor resistência muscular, garante a professora de ioga e corredora Adriana Camargo.
Aprenda a correr melhor com o ioga (Foto: agência Getty Images)Aprenda a correr melhor com o ioga (Foto: agência Getty Images)
  •  
Uma pessoa comum usa de 30 a 35% da capacidade respiratória. Com o ioga, o corredor atinge mais de 90%"
Adriana Camargo
- O ioga fortalece a região abdominal, de modo que estabiliza as vértebras, protegendo a coluna e melhorando assim a mecânica da cadência da passada do corredor. Isso faz com que o atleta tenha uma performance superior, ou seja, corra mais rápido, com um menor gasto energético. Além disso, uma pessoa comum usa de 30 a 35% da capacidade respiratória e ainda respira muito pela boca. Com a prática do ioga, o corredor aprende a utilizar a capacidade plena do pulmão, atingindo mais de 90% - diz a professora.
Adriana corre há cerca de 20 anos e pratica ioga há 14. Nesse período, ela já participou de cinco maratonas e chegou a atingir marcas impressionantes em seus treinos: ela percorria a distância de 21 km no asfalto ou 16 km na areia fofa todo dia e, aos domingos, para “descansar”, o trajeto costumava ser de 30 km. Tudo isso, sem nunca ter sofrido qualquer tipo de lesão correndo.
- Além de glicose, o músculo precisa de oxigênio. Então, é possível melhorar a parte muscular respirando melhor. Com o ioga, a melhora no desempenho muscular é de no mínimo um terço a mais do que se estivesse respirando de maneira errada - diz a professora, que garante que já é possível sentir uma grande diferença após dois meses de prática.
Exercícios que podem ajudar
Para essa melhora respiratória, Adriana aconselha a prática da "nadi-sódhana". O exercício consiste em tapar a narina esquerda e inspirar pela direita durante quatro segundos, e, após reter o ar no cérebro durante o dobro do tempo, exalar pela narina que antes estava fechada durante os mesmos quatro segundos. Inicialmente, esse processo deve levar cinco minutos, invertento ambos os lados. Com o passar do tempo, o corredor pode ir aumentando gradualmente o período do exercício. A dica é que essa prática seja feita antes do treino ou pela manhã.
O aconselhável, no entanto, é sempre ter um treinador de corrida ou um professor de ioga por perto. Quando não for possível, alguns exercícios podem ser feitos por conta própria. A Saudação ao Sol (veja como fazer no infográfico ao lado), por exemplo, é um tipo de sequência de movimento que pode ajudar bastante o corredor comum e pode ser realizada antes do treino.
- A Saudação ao Sol é um excelente aquecimento para o corpo, além de lubrificar as articulações. Vai centrar o atleta e dar um equilíbrio emocional e físico para correr legal - acrescenta.
A prática do ioga como complemento à corrida é sugerido, inclusive, por treinadores. Rubens D’Elia, por exemplo, inseriu o ioga no treinamento de seus atletas para a melhora da capacidade aeróbica e gostou do resultado.
- Acho que quem treina corrida não pode só correr. A prática de duas sessões por semana de ioga pode ser fantástica, sendo um exercício de domínio e consciência corporal para o corredor. Além dos trabalhos com a postura, melhora também a respiração - afirma o treinador.

As piadas com fla

Header Arte do Internauta





musa do esporte Que tal morar na casa de Anna Kournikova?

Imagine poder morar na mesma casa da ex-tenista russa Anna Kournikova em um cenário paradisíaco de Miami Beach. Pois ao custo de US$ 9,4 milhões, isso este sonho é possível, já que a residência da musa foi colocada à venda.
Com sete quartos, vista para o mar em Sunset Island, uma sauna privada e uma piscina de pedras de corais, a mansão que pertence a Anna Kournikova foi colocada à venda recentemente com o valor abaixo de US$ 10 milhões. Curiosamente, a propriedade não tem nenhuma quadra de tênis.
Crédito: Jeff Gross/Getty Images
Confira as fotos da mansão e tire suas conclusões se é um bom negócio:


Copa do Brasil

19h30 Vasco x Atlético-PR
21h50 Avaí x São Paulo

Libertadores

20h15 Vélez Sarsfield x Libertad
22h45 Jaguares x Cerro Porteño

Ceará arranca empate em jogo polêmico e elimina o Flamengo

Fortaleza - Em partida emocionante até o último minuto, o Bonde do Mengão chegou ao seu ponto final na Copa do Brasil. O empate com o Ceará por 2 a 2, ontem, em Fortaleza, eliminou o Rubro-Negro, que chegou a abrir 2 a 0 no placar, mas levou dois gols ainda no primeiro tempo. Nas semifinais, os cearenses vão encarar o Coritiba, que ontem perdeu para o Palmeiras por 2 a 0, em São Paulo, mas avançou porque havia vencido em casa por 6 a 0.
>>>FOTOGALERIA - Confira as imagens de Ceará x Flamengo

O Flamengo começou em ritmo alucinante, com quatro finalizações em 10 minutos. O primeiro gol saiu aos 19, quando Ronaldinho deu lindo lançamento para Thiago Neves abrir o placar. O Rubro-Negro não tirou o pé do acelerador e ampliou aos 28, em belo chute cruzado de Thiago Neves.

Quando o Ceará era dominado, o técnico Vagner Mancini trocou Vicente por Osvaldo. O rápido atacante entrou bem e, aos 36, cobrou falta na cabeça de Washington, que diminuiu o placar. Logo depois, Osvaldo, novamente, sofreu falta de Angelim, que já havia levado o cartão amarelo e acabou expulso.

O empate chegou aos 41, quando Osvaldo bateu escanteio, Thiago Humberto disputou no alto com Willians, e a bola sobrou para Washington botar na rede. Os rubro-negros pediram mão de Thiago Humberto, mas a bola batera no braço de Willians. Antes do intervalo, Léo Moura, livre, chutou mal, e o zagueiro tirou em cima da linha. Na sobra, Wanderley, diante do gol vazio, cabeceou na trave. No intervalo, houve confusão entre os rubro-negros e os policiais. O técnico Vanderlei Luxemburgo foi expulso.

Mesmo com um a menos, o Fla partiu para cima. Àquela altura, um gol classificava o time. Aos 3 minutos, Renato bateu de longe e Fernando Henrique defendeu. Aos 9, Ronaldinho deixou Wanderley na cara do gol, mas FH evitou o gol do atacante. O goleiro voltou a trabalhar em dois chutes de Thiago Neves.

Nos contra-ataques, o Ceará assustava, mas Felipe salvou as tentativas de Geraldo e Euzébio. O placar não mudou, e o Flamengo perdeu sua primeira chance de garantir vaga na Libertadores de 2012.

Mesmo separada, ex de Vagner Love continuará usando 'sobrenome' famoso

Rio - Mesmo separada do jogador Vagner Love, Marta Love continuará usando o ‘sobrenome’. “Não vejo problema algum em ser chamada de Marta Love. Fui muito feliz com esse nome. ‘Love’ é amor. E tudo que faço na minha vida é com amor”, afirma à coluna. Ela garante que o ex-casal está em paz. “Estamos resolvendo tudo com respeito. Tenho carinho por ele.”

A bela não vai apagar a tattoo que tem no braço com o nome do ex-marido. “A tatuagem vai ficar. Temos um filho de 6 anos com o mesmo nome. Não tenho dúvida de que eu e Vagner vamos continuar amigos. Adoro a família dele”, diz ela, contrariando os boatos de que não se dá com a família do craque. A coluna apurou que Vagner não brigará na Justiça pela guarda da criança.
 

rícia Amorim sonha alto: Forlán, Seedorf e Love no Flamengo

Patrícia Amorim sonha alto. A presidente do Flamengo concedeu entrevista ao jornal francês L'Équipe, dizendo que gostaria de contratar jogadores europeus.
"Estamos ficando mais próximos das propostas oferecidas por clubes europeus. Por que não sonhar, um dia, em contratar um Cristiano Ronaldo, ou um Messi?", pergunta Patrícia.
Segundo a dirigente, o meia holandês Seedorf (Milan), o atacante uruguaio Forlán (Atlético de Madri) e o brasileiro Vagner Love são nomes vistos como acessíveis para o clube.
Vagner Love, hoje no russo CSKA Moscou, já vestiu a camisa do Flamengo e já recebeu uma proposta da diretoria rubro-negra neste ano. Seedorf, casado com uma brasileira, fala português fluentemente. Já Forlán é outro que conhece o idioma português e é filho de um uruguaio que obteve destaque no Brasil: Pablo Forlán, meio-campista do São Paulo nos anos 70. Teoricamente, os três não teriam muitos problemas para se adaptarem ao país.

Renato: "Mostramos garra e que somos uma boa equipe"

Depois de empatar em 2 a 2 com o Ceará, nesta quarta-feira, e sair mais cedo da Copa do Brasil, o Flamengo voltou a sua fúria contra o trio de arbitragem. Os atletas rubro-negros alegam que a equipe foi extremamente prejudicada pela expulsão do zagueiro Ronaldo Angelim, no primeiro tempo, em um lance duvidoso.
O goleiro Felipe, um dos mais revoltados com o lance, afirmou, que o árbitroSandro Meira Ricci foi o culpado pela eliminação do rubro-negro na competição. Segundo ele, o juiz entrou em campo com a intenção de prejudicar o Flamengo.
"Ele não pode tirar a camisa aqui no gramado, mas depois pode comemorar como torcedor do Ceará.Se é pra classificar o Ceará, tira o Flamengo de campo, pô", reclamou.
O meia Renato concordou. Para ele, o time demostrou garra e merecia a vitória, que só não veio devido à atuação do juiz. "Fomos prejudicados no primeiro tempo. Se falarmos do juiz, podemos ser punidos, então deixem que os especialistas analisem a atuação dele.O juiz quis aparecer. Acho que nós merecemos respeito", disse.
O jogo
Motivado e modificado - a principal alteração foi a entrada de Ronaldo Angelim na lateral esquerda, deixando a defesa com três zagueiros de ofício -, o Flamengo não demorou para acabar com a vantagem estabelecida pelo Ceará nos primeiros 90min de disputa. Aos 19min, Ronaldinho acertou belo passe para Thiago Neves, deixando livre por trás da zaga após bola cruzada. O jogador dominou e tocou na saída de Fernando Henrique.
Aos 27min, Thiago Neves brilhou de novo: carregou na intermediária, arranjou espaço e tocou no canto do goleiro do Ceará, abrindo resultado que seria suficiente para garantir a classificação. Vagner Mancini então mudou: tirou Vicente aos 30min para a entrada de Osvaldo, que mudou o jogo no primeiro tempo. Começou arranjando falta próxima da área aos 35min. Na cobrança de Diego Macedo, Washington desviou e diminuiu.
Três minutos depois, dividiu com Ronaldo Angelim na ponta direita e levou a pior. O árbitro marcou falta e, com o segundo cartão amarelo, expulsou o flamenguista, iniciando a reclamação por parte do time visitante. Thiago Humberto cobrou bem, mas Felipe fez boa defesa. Na sequência, em cobrança de escanteio, Washington aproveitou sobra dentro da área para bater de esquerda, empatando o jogo.
Os jogadores do Flamengo foram à loucura de novo, denunciando um toque de mão de Thiago Humberto em dividida com Willians. Antes do intervalo, o time carioca perdeu uma chance incrível: Leonardo Moura recebeu na área e tocou na saída de Fernando Henrique, mas a Fabrício conseguiu desviar e mandar a bola no travessão. Na sobra, Wanderley cabeceou e carimbou a trave direita.
Com os ânimos exaltados, Felipe e o capitão Ronaldinho foram cobrar a arbitragem, que foi prontamente cercada pelo policiamento. Um dos policiais acertou o escudo propositalmente nas costas do camisa 10 flamenguista, cena que foi vista pelo técnico Vanderlei Luxemburgo. Um princípio de confusão foi registrado no gramado, com os atletas do time carioca muito exaltados e reclamando de agressão.
Sem Luxemburgo, expulso no intervalo, o Flamengo voltou para o segundo tempo precisando apenas de um gol para se classificar. O time partiu para cima e criou boas chances, mas foi barrado pela grande atuação de Fernando Henrique. Ele defendeu chute de Renato Abreu aos 4min, barrou Wanderley ao ficar cara a cara com o atacante, aos 8min e pegou bom chute de Thiago Neves aos 20min.
Felipe também foi exigido, ainda que menos vezes do que o goleiro rival. Apareceu bem em chute rasteiro de Geraldo, aos 9min, e em forte finalização de longe feita por Eusébio. Aos 38min, Osvaldo fez grande jogada pela esquerda, passou pela zaga, invadiu a área e, sem ângulo, finalizou mal. Cara a cara com o camisa 1 do Flamengo, mandou por cima do gol.
Os minutos finais foram de desespero para os flamenguistas, que tentaram finalizações da entra da área, sempre bloqueadas pelos zagueiros do Ceará. O time também tentou descolar um pênalti, o mais contestado deles em jogada de Fierro após tentar cortar os adversários na grande área. As esperanças do campeão carioca terminaram com a falta de chances nos acréscimos.
Ceará 2 x 2 Flamengo
Gols
Ceará:
Washington, aos 35min e 41min do primeiro tempo
Flamengo:
Thiago Neves, aos 19min e 27min do primeiro tempo
Ceará:Fernando Henrique; Boiadeiro (Diego Macedo), Fabrício, Erivélton e Vicente (Osvaldo); Michel, João Marcos, Thiago Humberto (Eusébio) e Geraldo; Iarley e Washington. Técnico: Vagner Mancini
Flamengo: Felipe; Léo Moura (Fierro), Welinton, David Braz e Ronaldo Angelim; Willians (Negueba), Renato Abreu, Botinelli (Egídio) e Thiago Neves; Ronaldinho e Wanderley. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Cartões amarelos
Ceará: Diego Macedo e Michel
Flamengo: Felipe, Welinton, Ronaldo Angelim, Willians, Renato Abreu e Egídio
Cartões vermelhos
Flamengo: Ronaldo Angelim
Árbitro
Sandro Ricci (DF)
Local
Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE)

Flamengo empata com o Ceará e está eliminado da Copa do Brasil


 
Washington comemora o segundo gol do Ceará contra o Flamengo. Foto: LC Moreira / Agência O Globo RIO - Em jogo nervoso, o Flamengo empatou em 2 a 2 com o Ceará, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, depois de estar vencendo por 2 a 0 ainda no primeiro tempo. Thiago Neves marcou os dois gols do Flamengo e Washington, os dois do Ceará. Todos aconteceram no primeiro tempo. Com o resultado, o Ceará, que venceu no Rio por 2 a 1, está classificado para as semifinais da Copa do Brasil. O time de Wagner Mancini onde vai enfrentar o Coritiba, que passou pelo Palmeiras. Luxemburgo e os jogadores deixaram o campo reclamando muito do árbitro Sandro Meira Ricci, que expulsou Ronaldo Angelim ainda no primeiro tempo.
RECLAMAÇÃO: Felipe credita eliminação à atuação da arbitragem
LUXEMBURGO: 'Minha preocupação é com o Sérgio Corrêa, o chefe da arbitragem'
RENATO: 'Nós merecemos respeito'
A torcida do Ceará cantava no início do jogo, mas foi o Flamengo quem começou assustando. Wanderley e Thiago Neves tiveram duas boas chances em chutes de longe aos 6 e 7 minutos. Retraído, os donos da casa não assustavam e, aos 20 minutos, Thiago Neves recebeu lindo passe de Ronaldinho Gaúcho, matou no peito dentro da área e, livre, não teve dificuldade para fazer 1 a 0. Oito minutos depois, o meia marcou seu segundo gol em bonito chute forte de fora da área. A bola foi no canto direito de Fernando Henrique, que não conseguiu defender.
Aos 32 minutos, Wagner Mancini tirou Vicente e Osvaldo. O jovem meia deu velocidade ao time, que melhorou. Três minutos depois, após Osvaldo bater bem falta, David Braz falhou e Washington cabeceou livre para diminuir. Aos 39, após fazer falta em Osvaldo, Ronaldo Angelim, que já tinha cartão amarelo, recebeu o segundo e foi expulso. Os jogadores do Flamengo reclamaram muito do juiz Sandro Meira Ricci.
Jogadores do Flamengo reclamam da arbitragem ao final do primeiro tempo na partida entre Flamengo e Ceara. Foto: Jarbas Oliveira / Agência O Globo O empate do Ceará veio aos 42, novamente com Washington, aproveitando a sobre de um escanteio pela escanteio pela esquerda. No último lance do primeiro tempo, o Flamengo quase marcou o terceiro. Leonardo Moura invadiu a área e chutou na trave. A bola sobrou quicando, mas Wanderley, a centímetros da linha de gol, cabeceou na trave. No fim do primeiro tempo, Ronaldinho Gaúcho e Felipe reclamaram do juiz Sandro Meira Ricci. Wanderley Luxemburgo, que foi retirar os jogadores, acabou brigando com policiais e foi expulso de campo.
No segundo tempo, os times não conseguiram manter o mesmo ritmo acelerado da primeira etapa. Renato Abreu teve boa chance em chute de fora da área, aos 4, e Wanderley assustou de bicicleta, aos 6. O Ceará, apesar de ter um jogador a mais em campo, não assustava. O time só levou perigo aos 29 minutos, em chute de longe de Eusébio que obrigou Felipe a fazer grande defesa. Aos 38, Osvaldo fez linda jogada pela esquerda, chegou à pequena área, mas chutou para fora. Nos últimos minutos, o Flamengo pressionou muito, mas não conseguiu ao gol. Na última chance, Ronaldinho Gaúcho cobrou falta em cima de Fernando Henrique quando até o goleiro Felipe estava na área do Ceará.
FICHA TÉCNICA:
CEARÁ 2 X 2 FLAMENGO
Local: Estádio Presidente Vargas, Fortaleza (CE)
Data/Hora: 11/5/2011
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Cartões amarelos: Diego Macedo, Michel (CEA); Ronaldo Angelim, Felipe, Egídio, Willians (FLA)
Cartão vermelho: Ronaldo Angelim (FLA)
GOLS: Thiago Neves, 19'/1ºT (0-1); Thiago Neves, 28'/1°T (0-2); Washington, 35'/1ºT (1-2); Washington, 41'/1ºT (2-2);
FLAMENGO: Felipe, Léo Moura (Fierro, 13'/2ºT), David, Welinton e Ronaldo Angelim; Willians (Negueba, 31'/2ºT), Renato, Bottinelli (Egídio, 40'1ºT), Thiago Neves; Ronaldinho e Wanderley - Técnico: Vanderlei Luxemburgo
CEARÁ: Fernando Henrique, Boiadeiro (Diego Macedo, 9'/1ºT), Erivelton, Fabrício, Vicente (Osvaldo, 32'/1ºT); João Marcos, Michel, Thiago Humberto (Eusébio, 14'/2ºT), Geraldo; Iarley e Washington - Técnico: Vagner Mancini

VÍDEO: La Masia faz a diferença

La Masia é um símbolo do Barcelona, é uma construção de 600 metros quadrados onde os meninos da base dormem e fazem suas refeições. Valdés, Piqué, Puyol, Busquets, Xavi, Iniesta, Pedro e Messi passaram por lá, além do treinador Pep Guardiola, que inclusive foi gandula no Camp Nou. Assim fica mais fácil entender a relação da atual equipe com a instituição. Veja:


Clique no player e assista ao comentário!

Mesmo eliminado, Luxemburgo diz que o Flamengo está no 'caminho certo'

Campeão carioca e eliminado da Copa do Brasil nas quartas de final, o Flamengo já começa a pensar na sequência da temporada e na disputa do Campeonato Brasileiro. Apesar do empate em 2 a 2 desta quarta-feira diante do Ceará, que tirou o rubro-negro da competição nacional, o técnico Vanderlei Luxemburgo fez elogios à equipe, dizendo que o Flamengo está em evolução.

“Estamos numa crescente. É colocar a cabeça no lugar e trabalhar, ver as nossas necessidades para o Brasileiro. Vamos discutir as nossas necessidades. São assuntos internos, vamos discutir internamente, como eu sempre faço”, disse Luxemburgo.

Mesmo elogiando a equipe, Luxemburgo não esqueceu da arbitragem de Sandro Meira Ricci.

“Essa é aquela derrota que você sai de campo falando que o time está no caminho certo. Tivemos garra, qualidade e perseverança. Os jogadores deram a cara. Mas teve uma interferência direta do árbitro. Imagina se eu tenho a possibilidade de fazer as trocas sem ter um a menos. O juiz teve uma interferência direta no resultado”, criticou Luxemburgo.

O treinador flamenguista ainda saiu em defesa de Ronaldinho Gaúcho mais uma vez. “O Ronaldinho vem jogando bem. Mas esperam que ele jogue o que jogou no Barcelona. Ele está no peso ideal, criou possibilidades no jogo passado. Estamos contentes com o Ronaldinho. Eu acho que como jogador de meio campo ele não tem mais aquela consistência, por isso tenho adiantado ele”, explicou Luxemburgo.

As direrenças entre a Arena do Grêmio e a Arena do Palmeiras

xxx

As obras da Arena Palestra pararam na manhã desta quarta-feira. Apenas 50 funcionários compareceram à construção, para manter a segurança. Na terça-feira, o presidente do Palmeiras Arnaldo Tirone, disse que o problema continuava sendo a falta de garantias do clube e o seguro-garantia de 38%. Afirmou também que outras obras, como a Arena do Grêmio, teriam seguro superior a 50%. À noite, ao LANCE!, Tirone disse que deve assinar a ratificação da escritura nesta quarta-feira. Se isso acontecer, as obras voltam ao ritmo normal na quinta.

Há várias diferenças entre as duas Arenas, a gremista e a palmeirense. O seguro não é uma delas. A Arena do Grêmio tem término previsto para dezembro de 2012 e o seguro-garantia é de 20%. Deve ser o estádio mais moderno do Brasil, a partir de 2013.

Veja, abaixo, as diferenças entre os dois projetos.

ARENA PALESTRA                                                 ARENA DO GRÊMIO
Previsão de inauguração -
Março de 2013    Dezembro de 2012
Construtora - W. Torre                               OAS
Capacidade - 45 mil espectadores                60 mil espectadores

O TERRENO
ARENA GRÊMIO -
A Arena do Grêmio está sendo construída no Bairro Humaitá, na zona norte de Porto Alegre, pela construtora OAS. Em troda da construção, o Grêmio deu o terreno no bairro Azenha, região nobre da capital gaúcha e só se muda para o bairro Humaitá, quando o novo estádio estiver pronto. Nesse momento, a OAS faz a demolição do Olímpico e ergue um shopping center, do qual o clube será sócio.

ARENA PALESTRA - Será erguida no bairro da Água Branca, zona oeste de São Paulo, no mesmo terreno onde hoje está localizado o Palmeiras, em região nobre da capital paulista. Uma vez assinada a ratificação da escritura, a W. Torre passa a ter direito ao uso de superfície. Em outras palavras, não será dona do terreno, mas terá o direito de explorar o que for construído acima dele.

MODELO DE NEGÓCIO
ARENA GRÊMIO -
O contrato é de 20 anos e, nesse período, há um contrato de uso de superfície em nome da OAS. Como o clube deu o terreno na Azenha para a OAS, terá direito a 100% do que for arrecadado no novo estádio nos primeiros sete anos. A partir daí, o Grêmio terá direito a 65% da arrecadação. A OAS terá direito a 35%.
Essas porcentagens valem também para os jogos de futebol, ou seja, a OAS terá direito a 35% da renda líquida das partidas por um período de 13 anos.

ARENA PALESTRA - O contrato é de 30 anos. Palmeiras e W. Torre dividirão as receitas de vendas de camarotes e das lojas no estádio.
Como o Palmeiras não cedeu o terreno, a W. Torre terá a maior parte da receita líquida da venda de camarotes, shows e lojas durante os trinta anos da vigência do contrato.
Mas as rendas dos jogos de futebol serão exclusivamente do Palmeiras.
Das receitas fora do futebol, o Palmeiras terá direito a 5% nos primeiros cinco anos, 10% do sexto ao décimo ano , 15% entre o 11o e o 15o anos, 20% do 16o ao 20o ano, 25% do 21o ao 25o ano, 30% do 25o ao 30o. ano e 100% a partir daí.

QUEM ADMINISTRA
ARENA GRÊMIO -
Segundo o clube, o estádio Olímpico dá hoje lucro de R$ 7 milhões. A OAS garante esse valor mínimo ao Grêmio, que paga a manutenção do estádio. Como a divisão da receita líquida oferece 35% à OAS e 65% ao Grêmio, o custo de manutenção se diluirá nesse montante.

ARENA PALESTRA - O Palmeiras não tem custo durante os 30 anos de contrato. A W. Torre arca com a manutenção do novo estádio. No ano passado, o custo do Parque Antártica era de R$ 9 milhões anuais.

O Palmeiras não tem risco. No caso da Arena Palestra, se o projeto não se pagar, o ônus dos 30 anos é da W. Torre. O Grêmio corre um risco pequeno. Por exemplo, se o shopping center na Azenha não funcionar, ele é sócio no prejuízo. O mesmo vale para o estádio.

SHOWS x JOGOS
ARENA GRÊMIO - A cada final de ano, aprova-se o calendário da temporada seguinte. O Grêmio reserva todas as datas de seu calendário de jogos. As partidas têm prioridade sobre qualquer outra atividade. Em comum acordo, as duas partes podem acertar um espetáculo. Por exemplo, se houver possibilidade de um show do U2 e as duas partes concordarem que o lucro é importante, marca-se o show. Nesse caso, o Grêmio procura outro estádio para jogar.

ARENA PALESTRA - O Palmeiras reserva as datas de jogos de seu calendário do ano seguinte. Mas a W. Torre administra o estádio e pode agendar outros tipos de espetáculo. Nesse caso, o Palmeiras precisa encontrar outro palco para um jogo eventual, como tem acontecido com o São Paulo, no Morumbi. Nesse caso, a W. Torre paga as despesas do Palmeiras com o estádio alugado.


xxx 

VÍDEO: Fla caiu jogando bem e Ceará avançou com "jeito" de Vitória 2010

Nada mais fácil para um comentarista de futebol do que, após um confronto em mata-mata, rasgar elogios ao classificado e apontar todos os defeitos do mundo no eliminado. Não é esta a linha deste blog. Por isso, seremos diretos e objetivos neste post sobre Ceará 2 x 2 Flamengo.

O time rubro-negro fez um de seus melhores jogos em 2011, se não o melhor. Foram 26 finalizações contra 12 do campeão cearense, 61% de posse de bola no primeiro tempo e 56% ao final da peleja, várias conclusões que forçaram o goleiro Fernando Henrique a realizar dez defesas.

Ficou a sensação de evolução do time, que se complicou ao perder no Rio em partida que, apesar dos 2 a 1 para o Ceará, registrou 27 arremates do Flamengo, ou seja, o time carioca criou em ambos os jogos. Foram, ao todo, 53 finalizações contra 23. Segue o problema da má pontaria.

Quanto ao Ceará, trata-se de uma equipe experiente, mas envelhecida. O time que entrou em campo no estádio Presidente Vagas apresentava 30,3 anos como média de idade, com sete atletas de 29 anos ou mais e dois com 37. O cansaço era evidente no segundo tempo.

Mesmo com o campeão cearense atuando com um homem a mais desde o final da primeira etapa, quando Sandro Meira Ricci expulsou absurdamente Ronaldo Angelim. A classificação foi alcançada graças ao bom desempenho no Engenhão e à resistência defensiva do time no PV.

No entanto, esse Ceará que avança na Copa do Brasil parece ter um certo "jeito" de Vitória 2010. No ano passado, os baianos foram à decisão do certame, quando perderam o título para o Santos. Mas no fim da temporada caíram para a segunda divisão. O Ceará precisa se renovar urgentemente.

Uma coisa é avançar em uma Copa, é assim no mundo todo, como na Inglaterra, onde o Birmingham ganhou do Arsenal na decisão da Carling Cup e hoje luta para não cair na Premier League. Outra é resistir firme em campeonato de pontos corridos. Fica o alerta ao Vozão.


Veja a análise de Mauro Cezar Pereira!