segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Maracanã demite equipe e prepara devolução ao governo

O Maracanã amanheceu em clima de despedida no primeiro dia útil do ano. Boa parte da equipe assina na manhã desta segunda-feira sua demissão. Significa que a Odebrecht está congelando a operação no estádio e deixará efetivamente apenas a presidência, o departamento jurídico e o departamento financeiro. A equipe de comunicação e de marketing deixou seus cargos. Nos próximos dez dias, mais gente deve sair. Por enquanto o pessoal da manutenção permanece trabalhando, mas pode deixar seus postos depois do dia 15 de janeiro.
Na prática, isso significa que a Odebrecht está adiantando o processo de entrega para o Comitê Olímpico e saindo de cena para concretizar a devolução do Maracanã ao governo do estado. Ninguém dirá isto abertamente, mas é o que está em curso.
Não se sabe se haverá garantia para as partidas do Campeonato Carioca. A entrega para a Olimpíada está prevista para o final de março, mas sem equipe no Maracanã pode ser mais complicado para garantir a realização dos jogos. Há a confirmação dos show dos Rolling Stones em fevereiro e do Coldplay em abril, obrigação da Odebrecht com o governo do estado.
A questão agora é o que acontecerá com o Maracanã a médio e longo prazo. A possível concessão para um consórcio que tivesse Flamengo e Fluminense no comando é improvável. O governo não tem dinheiro para a saúde, evidentemente não poderia ter a administração do estádio como prioridade. A compra por um dos sócios não parece uma solução simples. Menos de dois anos depois da Copa do Mundo, é impossível dizer qual será o futuro do Maracanã.

Rafa Benitez é demitido e Zidane assume comando do Real Madrid

  • AFP PHOTO/ GERARD JULIEN
    Zidane é nomeado novo treinador do Real e posa com os filhos e a mulher Veronique
    Zidane é nomeado novo treinador do Real e posa com os filhos e a mulher Veronique
O técnico Rafa Benitez não aguentou mais um tropeço do Real Madrid na temporada, desta vez no empate por 2 a 2 contra o Valencia, e deixou a equipe. O treinador foi demitido nesta segunda-feira. Zidane foi anunciado como seu substituto e começará a trabalhar com a equipe principal já nesta terça-feira (5).
Zidane esteve na coletiva de imprensa para anunciar a demissão de Rafa Benitez convocada mais cedo pelo presidente Florentino Perez e já falou como treinador do Real. "Quero agradecer o clube e a você, presidente, por me dar a oportunidade de treinar esta equipe. Temos o melhor time e a melhor torcida do mundo. O que tentarei fazer é o melhor possível para que o time ganhe algo no final do ano. O importante é estar amanhã com o time e começar a trabalhar. É um dia importante para mim. Tenho um pouco de emoção, mais que quando assinei como jogador. É normal. A partir de amanhã será outra coisa. O que posso dizer é que darei tudo o que tenho a este clube", disse Zidane na sala de imprensa do clube ao lado dos filhos e da esposa Veronique.
No vídeo acima, Florentino Perez anuncia a demissão de Benítez e a chegada de Zidane ao Real. "Comunico a saída de Benítez como treinador do Madrid. Quero deixar claro que ele é um grande profissional. Quero agradecer o trabalho e dedicação nesses meses como treinador do Real. A diretoria do Real Madrid decidiu que o treinador da primeira equipe será Zidane", comunicou o presidente do Real Madrid em coletiva de imprensa nesta segunda. Os jornalistas presentes não puderam fazer perguntas ao presidente e nem ao novo treinador.  
Florentino Perez foi só elogios ao ex-jogador francês. "Zidane soube enfrentar os desafios do futebol. Essa é sua casa e seu clube. Tem nossa confiança e apoio para que os torcedores se emocionem a cada jogo. Zidane é a partir desse momento o treinador do Real Madrid. É um orgulho ter-lo ao meu lado porque para ele a palavra 'impossível' não existe", continuou o presidente. 
Ampliar

Ídolos que viraram técnicos de seus clubes após aposentadoria30 fotos

8 / 30
Zidane - Real PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP
Rafa Benitez havia assumido o Real Madrid no começo desta temporada após saída de Carlo Ancelotti. No entanto, seu nome nunca caiu nas graças da torcida e sempre era envolvido em especulações de possível saída e até mesmo em dificuldades de relacionamento com Cristiano Ronaldo e outros jogadores do elenco.
O nome de Zidane, que trabalhava no Real Madrid B, apareceu diversas vezes como possível sucessor de Benitez. O ex-meia é visto como um "Guardiola do Real" por dirigentes do clube. O francês também dará uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (5) como novo comandante da equipe espanhola.
A imprensa espanhola já cogita novidades para o Real Madrid sob o comando de Zidane. Segundo a rádio Cadena Ser, o francês pediu a volta do goleiro Iker Casillas, que deixou o Real em julho de 2015 e está no Porto.  
Com 37 pontos, o Real Madrid está na terceira colocação do Campeonato Espanhol contra 39 do Barcelona, que tem um jogo a menos, e 41 do Atlético de Madri. No clássico contra o time catalão, a equipe de Benitez perdeu por 4 a 0, em casa.
Ampliar

Últimos treinadores do Real Madrid12 fotos

5 / 12
Bernd Schuster - Comandou os galáticos entre 2007 e 2008. Andrea Co

Copa São Paulo

16h00

EspigãoECE
Porto-PECAP





Copa São Paulo

16h00



Boca JúniorBJU
AvaíAVA


Copa São Paulo

16h00


Rio ClaroRCL
Atlético-GOACG





Copa São Paulo

16h00


CSPCSP
CearáCEA



Copa São Paulo

16h00

América-PEAPE
SantosSAN




Copa São Paulo

16h00



Linense-SPLIN
São BentoSBE


Copa São Paulo

16h00


América-SPAFC
ChapecoenseCHA

Copa São Paulo

14h00


PrimaveraPRI
Paraná ClubePAR


Copa São Paulo

14h00


Lemense-SPLEM
CriciúmaCRI


Copa São Paulo

14h00


GuaratinguetáGFL
JoinvilleJEC

Copa São Paulo

14h00


TanabiTAN
JuventudeJUV

Copa São Paulo

14h00


Desportivo BrasilDEB
Ponte PretaPON


14h00


SobradinhoSOB
BotafogoBOT


MUSAS DO ESPORTE