terça-feira, 29 de novembro de 2011

Copa Sul-Americana

22h15 Vélez Sarsfield 0x1 LDU

Espanhol

18h00 Barcelona 4x0 Rayo Vallecano

Italiano

17h45 Napoli 3x3 Juventus

Bênção no meio

Aos 20 minutos do segundo tempo, Alex carregou o contra-ataque do Corinthians e rolou para Jorge Henrique. Os dois que entraram no segundo tempo poderiam construir a jogada do gol do título e seria a terceira vez seguida que alterações de Tite resolveriam uma partida. Não foi daquela vez. Três minutos depois, a jogada se repetiu com Alex e o cruzamento preciso alcançou a cabeça de Liédson.

Contra o Ceará, Tite colocou Ramírez no final e o peruano fez o gol da vitória. Contra o Atlético-MG, Adriano entrou e desequilibrou. Contra o Figueirense, foi Alex o abençoado, que deixou Liedson cara a cara com a rede e com o título.

Muita gente merece o troféu no Corinthians. Ninguém merece mais do que Tite, que viverá mais uma semana de angústia. A pressão sobre ele vem da perda do título do ano passado. O título perdido nas viagens de 2010 quase chegou numa das visitas de 2011. Logo em Santa Catarina, estado em que o Corinthians ganhou o troféu da Série B, contra o Criciúma, e que quase viu ontem o Corinthians voltar ao seu lugar. Nos pontos corridos, o Corinthians está perto de se tornar o primeiro time a ser rebaixado, voltar e ser campeão. Mas a lógica também vale para o Vasco.
Ontem, o Corinthians não marcou por pressão, agrediu pouco, mas melhorou na segunda etapa, quando Paulinho foi mais ao ataque e Alex foi o armador. Venceu a partida. Antes de assistir a tudo isso, Tite desceu do ônibus na chegada ao Scarpelli, olhou a multidão à sua frente, recuou e se benzeu três vezes. A bênção pode ter ajudado o técnico a substituir bem, pela terceira vez seguida. Ainda não ajudou a garantir a taça.

Kleber atrapalhou, mas não era todo o mal do Palmeiras

Felipão admitiu que a demora para decidir o futuro de Kleber atrasou a reação do Palmeiras no Brasileiro. O treinador aliou a insatisfação do atacante a muitos dos males que atingiram o time durante a competição. Acha que, se tivesse liberado o rapaz na época em que o Flamengo pretendia contratá-lo, vários dissabores teriam sido evitados.
Concordo em parte com Felipão. A atitude de Kleber no episódio da transferência frustrada para o Rio já era passível de dispensa. Ou, no mínimo, de uma bronca bem dada. Ele ficou ouriçado com a perspectiva de ir embora e se irritou com a postura evasiva dos dirigentes. Criticou os patrões na cara-dura, em termos inaceitáveis em qualquer empresa, e tudo passou em branco. Nenhuma reprimenda.
Depois veio o incidente de João Vítor com alguns torcedores e Kleber liderou movimento de boicote ao jogo, por coincidência, com o Flamengo. Felipão não concordou com sua proposta de cancelar a viagem para o Rio, ambos bateram boca e novamente a cartolagem teve desenvoltura paquidérmica para entrar em ação. Depois de incertezas, finalmente se colocou ao lado do técnico e decidiu afastar Kleber.
A saída dele, de acordo com o que diz Felipão, arejou o ambiente, tornou o grupo menos tenso. Percebia-se que Kleber dividia opiniões. Mais do que isso, por falar o que quisesse, sem que nada lhe acontecesse, escancarava falta de comando da cúpula alviverde. Sem contar que, dentro de campo, sua participação era pífia. Que o Palmeiras aprenda a lição e não perca o controle, como aconteceu com o tal Gladiador.
Mas Kleber não concentrava os problemas do Palmeiras. A equipe é frágil, caiu muito no returno, sentiu a falta de qualidade e a pressão da responsabilidade. Não é à toa que Felipão diz que precisa de quatro ou cinco jogadores de peso para fazer bonito em 2012. Ou seja: não se pode induzir o torcedor a imaginar que Kleber era o grande mal. Isso só servirá para desviar a atenção de temas mais importantes.

Felipe diz que confiança voltou, mas que Fla ainda não pode comemorar vaga

Depois da vitória contra o Internacional, o Flamengo ficou muito próximo da vaga na Copa Libertadores do ano que vem pois depende só de si mesmo. Porém, o clássico na última rodada do Campeonato Brasileiro contra o Vasco, ainda com chances de ser campeão, não será fácil e o goleiro Felipe reconheceu isso.

"O Flamengo só depende dele para chegar à Libertadores. Só um empate e a gente está lá. Contra o Vasco vai ser aquele jogo em que o Flamengo não vai querer deixar o Vasco ser campeão, e o Vasco não vai querer deixar o Flamengo ir para Libertadores", analisou o goleiro, na saída do gramado do jogo deste domingo.

Mesmo com o Flamengo muito perto da vaga na Libertadores, Felipe preferiu adotar a cautela com relação à euforia da classificação, mas disse que a vitória contra o Inter retoma a confiança do clube rubro-negro.

"Apenas um empate no último jogo para colocar o Flamengo na Libertadores. Só nao é melhor ainda porque a gente nao está classifcado. É uma vitória que retoma a confiança. Não podemos comemorar 100% porque a gente ainda depende de um resultado", disse.

O Flamengo está com 60 pontos na quarta colocação do Campeonato Brasileiro, três à frente de Internacional, Coritiba e Figueirense, que ainda brigam pela vaga. Apesar de estar na frente, o clube carioca, caso perca e seja alcançando pelos rivais em pontos, levaria desvantagem no primeiro critério de desempate: o número de vitórias.

CBF comemora 'emoção' com rodada de clássicos e acena para novas mudanças no Brasileiro

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou nota onde comemora a importância da última rodada do Campeonato Brasileiro, que chega com dois times disputando o título e posições de Libertadores, Sul-Americana e rebaixamento ainda abertas. Além disso, a entidade acena para novas alterações para a próxima temporada.

"Posso adiantar que estamos estudando algumas mudanças que tornarão os campeonatos nacionais - Brasileiro e Copa do Brasil - mais atraentes ainda. Uma das mudanças de iniciativas do presidente Ricardo Teixeira, o ajuste feito na edição deste ano, de programar os clássicos regionais para a última rodada, teve o seu acerto comprovado", diz o comunicado intitulado "Emoção até o fim no Campeonato Brasileiro".

A rodada de clássicos estaduais prevê Vasco x Flamengo, Corinthians x Palmeiras, Inter x Grêmio, São Paulo x Santos, Botafogo x Fluminense, Figueirense x Avaí, Cruzeiro x Atlético-MG e Atlético Paranaense x Coritiba. Todos os jogos valem para alguma das disputas da tabela, assim como Bahia x Ceará e Atlético-GO x América-MG.

Abel já prioriza Libertadores e pede reforços no Fluminense

Garantido na próxima Copa Libertadores, Abel Braga já começou a fazer o planejamento do Fluminense para o próximo ano. O técnico avisou que vai priorizar a competição continental, em detrimento do Campeonato Carioca no primeiro semestre de 2012.

"Teremos de olhar diferente a Libertadores em relação ao estadual", diz o treinador, que admite sofrer perdas no atual elenco. "Alguns jogadores vão sair, o que é natural. Já temos alguns nomes de reforços também. Essa questão, porém, vou deixar para a direção", aponta o técnico.

Com reforços, Abel espera levar o Fluminense mais longe na Libertadores de 2012. Sob o comando do técnico Muricy Ramalho, os cariocas tiveram uma fraca campanha na competição deste ano. Sofreram para passar da fase de grupos e foram eliminados nas oitavas de final pelo Libertad, do Paraguai.

Fisioterapeutas comemoram recuperação de Ricardo Gomes na 'força' e na 'raça'

O fisioterapeutas comemoraram a recuperação de 100% dos movimentos do lado direito do corpo do técnico Ricardo Gomes, que sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) há três meses. A equipe do hospital Pasteur definiu em duas palavras o treinador do Vasco durante o seu processo de reabilitação médica: força e raça.

"Atualmente, além das sessões de fisioterapia em domicilio, Gomes também faz um tratamento de reabilitação, num Centro especializado e musculação. Duas palavras simplificam a surpreendente recuperação dele: força e raça. Ele é um paciente extremamente dedicado e empenhado”, afirmou a fisioterapeuta Natália Runco, filha do médico do Flamengo e da seleção brasileira José Luiz Runco.

No último sábado, dia anterior da vitória do Vasco sobre o Fluminense, por 1 a 0, Ricardo Gomes visitou os jogadores na concentração cruzmaltina, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O treinador inclusive acertou na previsão em que disse a Alecsandro que ele marcaria um gol no clássico, como revelou o próprio atacante depois do jogo.

Ainda não há previsão para a volta de Ricardo Gomes aos trabalhos. Desde o início do tratamentom, ele já realizou mais de 300 sessões de fisioterapia e se recupera bem. Pela primeira vez desde o início do tratamento, o treinador atingiu o grau 5, nível máximo de recuperação em uma escala que vai de 1 a 5. No dia da alta hospitalar, por exemplo, ele estava no grau 3.

O técnico Ricardo Gomes ao lado de fisioterapeutas
O técnico Ricardo Gomes ao lado de fisioterapeutas
Crédito da imagem: Divulgação

VÍDEO: Pagando esforço na Champions, Napoli vê a ponta mais distante

Depois de viver uma noite mágica na Champions League, vencendo por 2 a 1 o milionário Manchester City e colocando a classificação em suas mãos, o Napoli teve dificuldades no Campeonato Italiano. Precisou de um gol de Cavani nos acréscimos para empatar por 1 a 1 com a Atalanta, pagando o preço do desgaste na competição internacional. Não é segredo que a Champions virou prioridade para o presidente Aurelio De Laurentiis.

O fim de semana ainda teve a Juventus se isolando na liderança com uma importante vitória fora de casa sobre a Lazio. A seguir aparecem o Milan, que passou fácil pelo Chievo, e a Udinese, que venceu a Roma e provocou um tumulto no vestiário giallorosso - Osvaldo agrediu Lamela e foi punido pelo clube.

Veja comentário da rodada.



Clique no player e assista ao vídeo!

Corinthians ou Vasco da Gama? Quando a garra supera a grife

O Corinthians teve momentos terríveis no campeonato, como no período em que venceu apenas um jogo em seis logo depois de uma arrancada fulminante nas primeiras rodadas. Mas jamais deixou de ocupar posições nobres na classificação, quase sempre em primeiro, jamais longe da zona de classificação para a Copa Libertadores desde que ali se colocou.

O Vasco dividiu forças, mas desde o momento em que, superada a fase vitoriosa da Copa do Brasil, que faturou, se encaixou entre os cinco primeiros e ali ficou, sempre ameaçando os líderes até entrar de vez no grupo dos postulantes ao título. Um time que ainda está disputando duas das quatro competições das quais participou em 2011. E pode ganhar três!


Liédson, que vem jogando sem as melhores condições físicas, comemora
Liédson, que vem jogando sem as melhores condições físicas, comemora
Corinthians e Vasco não são os mais caros elencos do país, tampouco os mais badalados. Seus técnicos também não aparecem entre os de maior, digamos, grife, tanto Tite quanto os comandantes vascaínos, Ricardo Gomes e depois Cristovão Borges. Mas tanto os treinadores como vários jogadores elevaram o nível do trabalho no decorrer da temporada.

Assim, as equipes cresceram. O Corinthians tem a mão na taça, pode ser campeão de várias formas no domingo, seja vencendo ou empatando com o Palmeiras, ou simplesmente esperando que o Vasco não derrote o Flamengo. Mas não há como ignorar a superação vascaína. Um time que, aconteça o que acontecer, deixa o torcedor orgulhoso.

Alecsandro, que virou terceira opção para o ataque, festeja seu gol
Alecsandro, que virou terceira opção para o ataque
E não há motivos para o corintiano pensar diferente. Ele conta com gente como Liédson, que joga sem as melhores condições e ainda aparece com gols decisivos, como nas duas últimas partidas. O Vasco tem jogadores que não se entregam, como Alecsandro, que de terceira opção para o comando do ataque saiu como herói no fantástico 2 a 1 sobre o Fluminense.

Seja lá qual for o campeão, haverá justiça, não só pela fria matemática dos pontos corridos, mas pela entrega, pela vontade, pela gana de corintianos e vascaínos, exemplares diante de alguns times apáticos, burocráticos, de muita grife e pouca garra. Que chegue logo o grande domingo!!!!