domingo, 12 de dezembro de 2010

Brasileiro faz golaço do meio da rua na Grécia

Os brasileiros seguem fazendo bonito no exterior. Desta vez quem se destacou foi o lateral-direito Neto, ex-Santos, Paraná e Fluminense. Hoje no Aris Salonika, da Grécia, o jogador marcou um golaço de falta quase do meio de campo.
A pintura aconteceu aos 20 minutos da primeira etapa no duelo deste sábado contra o Olympiakos, pela Super Liga da Grécia, e abriu o placar para o Aris. O jogo terminou empatado em 1 a 1.
E o gol não foi por acaso. É possível ver Neto levantar a cabeça, notar o goleiro adiantado, e surpreender o adversário.  Parece até Ronaldinho Gaúcho na Copa de 2002 contra a Inglaterra. Confira os gols:
Neto na Grécia:

Ronaldinho na Copa:

 
Foi sofrido, mas o Estudiantes conquistou o pentacampeonato argentino neste domingo. Depois de ir para o intervalo com um empate diante do Arsenal Sarandí, em Quilmes, vendo ainda o Vélez Sarsfield em vantagem contra o Racing Club, em Avellaneda, a equipe de Juan Sebástian Verón voltou melhor no segundo tempo, venceu a partida por 2 a 0 e assim confirmou o título do Apertura 2010, caindo assim no grupo do Cruzeiro e - possivelmente - do Corinthians na Libertadores de 2011.

Principal potência do futebol argentino nos últimos tempos, o Estudiantes - campeão da Libertadores de 2009 e vice do Clausura de 2010 - termina o Apertura com 45 pontos e apenas duas derrotas em 19 partidas (para Tigre e All Boys). Já o Vélez Sarsfield, que encerrou sua participação no torneio com um triunfo de 2 a 0 sobre o Racing, acaba com 43 pontos.
Apesar da perda do título, o uruguaio Santiago Silva, do Vélez Sarsfield, tem o que comemorar. Apelidado de “El Tanque” e conhecido da torcida corintiana após uma passagem pelo clube no ano de 2002, o atacante deve terminar como artilheiro da competição com 11 gols. O jogador uruguaio já havia conseguido este feito no Apertura de 2009, quando foi campeão pelo Banfield

Sofrimento e alegria em Quilmes

É um prêmio ao nosso trabalho, humildade e compromisso. O Estudiantes foi a melhor equipe do torneio, sem dúvida. Estes jogadores são extraordinários
Juan Sebástian Verón, capitão e um dos líderes do Estudiantes na conquista
O gol do título do Estudiantes poderia ter sido confirmado logo aos 9min, mas o assistente viu Gastón Fernández em posição de impedimento após o atacante completar para as redes escanteio de Juan Sebástian Verón. Enquanto isso, na cidade de Avellaneda, o atacante Juan Manuel Martínez avançou pelo meio de campo, se livrou de cinco defensores e marcou um belo gol, aos 23min.
Depois do intervalo, mais um ‘baque’ para o Estudiantes. Moralez, aos 12min, praticamente definiu a vitória do Vélez ao marcar um golaço de falta, em chute que foi parar no ângulo superior direito do goleiro Jorge De Oliveira. Aos 13min, em Quilmes, Verón sentiu uma contusão e foi substituído pelo técnico Alejandro Sabella, por precaução, já que poderia haver uma partida decisiva diante do Vélez.
Aos 15min, Benítez acertou uma bomba de fora da área que quase fez os torcedores do Estudiantes gritarem gol. Porém, a bola acabou tirando tinta do travessão. A pressão do time de La Plata foi aumentando a cada minuto, até que, aos 29min, o camisa 10 Gastón Fernández completou escanteio cobrado por Benítez e fez explodir a torcida. Para completar a festa, López marcou mais um, de cabeça, aos 42min.

Cruzeiro recebe 'carrasco' Estudiantes no grupo da Libertadores

Definidas as posições de cada clube classificado para a Libertadores, as equipes argentinas já sabem o que terão pela frente em 2011. O Estudiantes, campeão do Apertura, entra no grupo 7, que já conta com Cruzeiro e Guarani-PAR, além do vencedor do duelo entre Corinthians e o terceiro colocado da Colômbia. Vale lembrar que o Estudiantes conquistou a Libertadores de 2009 justamente em cima do Cruzeiro, em pleno Mineirão.
Já o Vélez Sarsfield, melhor colocado na soma dos campeonatos Apertura e Clausura de 2010, fará parte do grupo 4, junto com Caracas-VEN, Universidade Católica-CHI e quem levar a melhor no confronto entre Bolívar-BOL e o terceiro colocado do Chile.

Outras vagas definidas

Outros países da América do Sul também tiveram suas vagas definidas neste domingo. No Peru, O Universidade San Martín faturou o título do campeonato nacional ao vencer o León de Huánuco por 2 a 1 na partida de volta da decisão, e assim integrará o grupo 1, deixando o León no grupo 2.
No Equador, a LDU perdeu para o Emelec por 1 a 0 em Guayaquil, mas como havia triunfado no jogo de ida por 2 a 0, ficou com o título do Campeonato Equatoriano. Com isto, o Emelec fica sendo o segundo representante do país e entra no grupo do Internacional na próxima Libertadores, enquanto a LDU fica no grupo 8.