A maneira terrível com que Tito Villanova precisou deixar o cargo de técnico do Barcelona aumentou a lista de mudanças de treinadores dos principais clubes europeus. É inusitado. Manchester United, Chelsea, Manchester City, na Inglaterra; Internazionale, Napoli, Roma, na Itália; Bayern, na Alemanha; Real Madrid e Barcelona na Espanha... todos trocaram de treinador.
A lista inclui os principais clubes europeus... deste momento.
O risco de dizer que a quantidade de mudanças em clubes importantes da Europa é inédita é esquecer que a lista dos grandes se transforma com o passar dos anos.
Há temporadas semelhantes. A temporada 1996/97 é uma delas, com a saída de Johan Cruyff do Barcelona, substituído por Bobby Robson, a contratação de Fabio Capello pelo Real Madrid, deixando o Milan para Arrigo Sacchi e assumindo a vaga de Jorge Valdano. Na mesma temporada, em setembro, Arsene Wenger assumiu o Arsenal, que começou a temporada sem treinador efetivo. Nesse mesmo momento, Franz Beckenbauer deixou o cargo de técnico interino do Bayern para o retorno de Giovanni Trapattoni. O Milan trocou Fabio Capello por Oscar Tabarez, hoje treinador da seleção uruguaia.
Verdade que não havia mudança nos clubes ingleses. Mas a Premier League não era ainda tão forte e importante quanto se tornou no início do século 21.
A situação atual é importante também por mudanças em clubes de ligas relevantes no nível da Premier League naquela época. O Paris Saint-Germain perdeu Carlo Ancelotti para o Real Madrid e contratou Laurent Blanc. Na temporada 1996/97, o PSG trocou Luis Fernandez por Ricardo Gomes.
A situação atual pode gerar visões distorcidas no futuro. Hoje é importante a troca de Roberto Mancini por Manuel Pellegrini. No futuro, essa troca só será lembrada se o Manchester City se mantiver entre os mais importantes clubes da Europa.
Situações semelhantes a esta há em 1991/92 (Inter, Milan, Juventus e Napoli mudaram), 1996/97 e 2003/2004 (Real Madrid, Barcelona e Internazionale) mudaram.
A situação atual será referência por muito tempo. Inédita é uma palavra forte demais para dizer.