quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Copa Sul-Americana



20h15 Ponte Preta 0x0 Vélez Sarsfield
22h30 Libertad 2x0 Itagui

Campeonato Italiano

Roma 1 x 0 Chievo Verona

Espanhol

Villarreal 0 x 2 Getafe
Granada-ESP 1 x 2 Atlético de Madri
19h00 Betis 0x0 Levante
19h00 Athletic Bilbao 2x2 Elche

Halep vence a 50ª no ano e se classifica para a semi

Sofia (Bulgária) - Principal candidata ao título no Torneio das Campeãs, a romena Simona Halep vem mostrando por que ostenta esta condição de favorita. Depois de vencer a primeira partida em sets diretos, nesta quarta-feira ela repetiu o feito e derrubou a francesa Alize Cornet por 2 sets a 0, com duplo 6/4 em 1h33 de partida.
A segunda vitória em Sofia foi a 50ª da temporada de Halep, que já levantou cinco taças em 2013 e busca a sexta. Além de comemorar o feito, a romena também pode vibrar com a conquista da vaga nas semifinais. Ela lidera o Grupo Serdika com dois triunfos e nenhum set perdido.
Última vítima de Halep, Cornet é a segunda do grupo, com um triunfo e uma derrota. As outras duas na chave são a russa Anastasia Pavlyuchenkova e a ucraniana Elina Svotolina, que substitui a desistente Maria Kirilenko, ambas ainda zeradas em vitórias. Elas fecham o dia em Sofia na briga por sobrevida no torneio.
No outro grupo, a australiana Samantha Stosur iniciou sua campanha na competição batendo a russa Elena Vesnina, outra que ainda não havia jogado. Stosur aplicou duplo 6/3 para cima da rival e agora divide a ponta do Grupo Sredets com a sérvia Ana Ivanovic, que leva a melhor nos critérios de desempate.
A igualdade entre Stosur e Ivanovic não vai durar muito, já que elas se encaram na partida que vai abrir a quinta-feira em Sofia. Em seguida, as duas derrotadas do grupo buscarão a primeira vitória e a chance de seguir com vida na disputa de um lugar na semifinal. A invicta Halep vai encerrar as atividades contra Svitolina.

Temporada de Teliana é destaque no site da WTA

Curitiba (PR) - Melhor brasileira no ranking, a pernambucana Teliana Pereira ganhou destaque nesta quarta-feira no site da WTA. Sua boa temporada, na qual conseguiu bons resultado que a ajudara a alcançar pela primeira vez um lugar no top 100, chegando a ser a 88ª do mundo duas semanas atrás, sua melhor colocação da carreira.
Atual 92 do mundo, Teliana não quer parar por aí e espera alçar voos mais altos no futuro. Contudo, a pernambucana não se esquece de seu passado humilde. "Nasci em uma cidade pequena e a vida era muito difícil. Lá havia muita pobreza e era difícil conseguir uma boa educação", lembrou.
Seu pai saiu do interior de Pernambuco e conseguiu um bom emprego em Curitiba, onde Teliana foi morar com a família e acabou começando a praticar tênis. Já como profissional, ela faturou 16 títulos em ITFs entre os anos de 2006 e 2012, mas apenas na atual temporada despontou e jogou seu primeiro WTA, em Bogotá.
No torneio colombiano, Teliana saiu do quali e teve uma grande arrancada, alcançando as semifinais. "Depois da semi, acho que as pessoas no Brasil começaram a olha mais para o tênis feminino", disse a pernambucana ao site da WTA. "Recentemente, só os homens tinham destaque, mas depois disso eu comecei a ganhar mais atenção", comentou.
A pernambucana ganhou ainda mais espaço quando entrou para o top 100, encerrando um longo jejum nacional. "Acho que fazia uns 23 anos que o Brasil não tinha uma mulher no top 100", disse Teliana, a primeira brasileira nesta faixa de ranking desde Andrea Vieira, que em 16 de abril de 1990 foi a 95ª colocada.
Os bons resultados de Teliana a motivam para conseguir ainda mais na próxima temporada. Além disso, ela espera servir de inspiração para uma nova geração de meninas. "O que eu fiz é bom porque essas meninas podem ver que há possibilidade de se jogar um bom tênis", afirmou a pernambucana, que também comemorou o maior número de torneios femininos no país.

Em casa, chinesas se garantem nas quartas de final

Nanjing (China) - Duas chinesas entraram em ação nesta quarta-feira em busca de uma vaga nas quartas de final no WTA 125 de Nanjing e ambas se deram bem. Uma das que avançou foi a cabeça de chave número 3 Shuai Zhang, que despachou a israelense Julia Glushko em sets diretos, com duplo 6/2, em exata uma hora de partida.
Sua compatriota Saisai Zheng também se aproveitou o fato de jogar em casa para conquistar sua segunda vitória no torneio, deixando pelo caminho a russa Alla Kudryavtseva também em dois sets, com placar final de 6/3 e 6/1, depois de 1h25 de jogo. As duas chinesas agora se enfrentam por um lugar nas semifinais.
Zhang tem aproveitado muito bem os torneios dentro de casa neste segundo semestre. Depois do US Open, ela faturou o título em Guangzhou e ficou com o vice em Ningbo, além disso também venceu uma no Premier de Pequim. Estas campanhas fizeram a chinesa saltar 50 colocações no ranking da WTA.
"Estou satisfeita com meu desempenho hoje. Tudo correu bem e estou muito feliz com o resultado, pois Julia é uma grande jogadora e tem ido bem ultimamente", comentou Zhang após seu segundo triunfo. Ela já enfrentou sua compatriota e próxima rival duas vezes, ambas neste ano, e nas duas saiu de quadra com a vitória.
Cabeça de chave 7, a croata Ajla Tomljanovic foi surpreendida pela alemã Anna-Lena Firedsman com duplo 6/4. Outra favorita em ação, a eslovaca Anna Schmiedlova, oitava pré-classificada, não deu sopa para o azar e derrubou a romena Irina-Camelia Begu com direito a duplo 6/0 em apenas 44 minutos.

Pigossi e Nanda passam pela estreia na Venezuela

Caracas (Venezuela) - A paulista Laura Pigossi, de 19 anos e atual 355ª colocada do ranking mundial, venceu no fim da tarde desta terça-feira, seu primeiro compromisso no torneio ITF de US$ 25 mil jogado no piso rápido em Caracas.
Cabeça de chave 7, ela superou a atleta da casa Gabriela Anzola em sets diretos, por duplo 6/3, e nesta quarta-feira lutará por vaga nas quartas de final diante da também venezuelana Maria Medina, que saiu do qualificatório e tem apenas 16 anos.
Além da segunda partida de simples, Pigossi terá a estreia nas duplas ao lado de Florencia Molinero, com quem forma a segunda parceria mais bem cotada ao título. Elas encaram as locais Gabriela Anzola e Dugleisy Linares.
Outras quatro brasileiras também estavam na chave de simples em Caracas, mas apenas a catarinense Maria Fernanda Alves conseguiu avançar. Nanda aplicou uma "bicicleta" sobre a local Maria Paula Gelvez, triunfando com duplo 6/0.
Na segunda rodada, a catarinense vai medir forças com a mexicana Ana Sofia Sanchez, cabeça de chave número 8, que também superou a estreia com duplo 6/0 para cima da italiana Lara Rafful.
As três brasileiras derrotadas de cara foram Luciana Ullmann, que caiu diante da argentina Florencia Molinero com 6/0 e 6/1, Vivian Mayumi Toma, superada pela local Adriana Perez com o mesmo placar, e Karina Venditti, eliminada pela húngara Szabina Szlavikovics com placar de 7/6 (7-5) e 6/2.

Flamengo aproveita ausência de Walter, bate o Goiás e fica mais perto da final

Veja os lances da partida
O atacante Walter fez falta ao Goiás. Sem o seu principal jogador nesta temporada, a equipe esmeraldina encontrou dificuldades nesta quarta-feira, diante de sua torcida (mais de 37.000 espectadores), no estádio Serra Dourada. E o Flamengo soube aproveitar. Certeiro, o time rubro-negro derrotou o Goiás por 2 a 1 na partida de ida válida pelas semifinais da Copa do Brasil, ficando mais próximo da decisão da competição nacional.
O time comandado por Jayme de Almeida começou a calar o Serra Dourada aos 25 minutos da primeira etapa. Após grande jogada no ataque, Paulinho tabelou com André Santos, recebeu na área, driblou o zagueiro e tocou na saída de Renan, anotando um lindo gol.
Mas o Goiás não se abateu. A equipe da casa partiu para o ataque e arrancou o empate pouco depois, aos 37 minutos. Depois de erro na saída de bola do Flamengo, Viçosa passou para Vitor, sozinho na direita da área, que bateu cruzado e empatou o duelo em 1 a 1.
No entanto, os goianos tiveram pouco tempo para comemorar. Aos 40 minutos, o zagueiro Chicão cobrou falta com perfeição, no canto, colocando o time carioca na frente do placar. Na segunda etapa, o Flamengo se segurou, e sustentou uma importante vitória fora de casa, que o aproxima da grande decisão da Copa do Brasil. No fim do jogo, o Goiás ainda reclamou de um possível pênalti.
As duas equipes voltam a se encontrar na próxima quarta-feira, no estádio do Maracanã. O Flamengo precisa de um simples empate para se classificar. Mesmo se perder por 1 a 0, o time carioca estará na final, por conta dos gols marcados fora de casa. O Goiás necessita de um triunfo por dois gols, ou a partir de 3 a 2.
No duelo da próxima semana, a equipe goiana deve contar com Walter, que foi o personagem do confronto antes da partida desta noite. O atacante chegou a provocar o Flamengo em um vídeo, mas pediu desculpas um dia depois.
O jogo
Com o gramado muito molhado por conta das chuvas, as duas equipes preferiram se estudar no início do confronto. Tanto que a primeira intervenção de um goleiro aconteceu apenas aos dez minutos, quando Carlos Eduardo cruzou, Wallace cabeceou e Renan defendeu sem dificuldades.
O jogo só começou a pegar fogo a partir dos 25 minutos, quando o Flamengo abriu o placar. André Santos acionou Paulinho na área. O atacante deu um belo drible em Rorigo e chutou na saída de Renan.
Depois disso, o que se viu foi uma forte pressão do Goiás, que quase empatou aos trinta minutos, quando Roni recebeu na área e chutou na rede pelo lado de fora. Dois minutos depois foi a vez de o goleiro Paulo Victor salvar o Flamengo. Eduardo Sasha recebeu na área, matou no peito e soltou a bomba para a defesa do arqueiro flamenguista.
De tanto insistir, o Goiás chegou ao empate aos 38 minutos. Júnior Viçosa se aproveitou de uma saída errada de bola de Elias, acionou Vítor pela direita e o lateral chutou no canto de Paulo Victor.
Porém, nem deu muito tempo para comemorar, pois, dois minutos depoi,s os cariocas voltaram a ficar em vantagem no marcador. Hernane foi derrubado na entrada da área e Chicão cobrou falta com perfeição, colocando a bola no canto direito de Renan: 2 a 1.
Na volta para o segundo tempo o Goiás esteve mais presente no campo de ataque. Aos seis minutos, William Matheus cruzou, Rodrigo dominou no peito, mas chutou sobre o gol. Dois minutos depois foi a vez de Junior Viçosa tentar uma bicicleta e forçar a defesa de Paulo Victor.
Porém, com o passar do tempo, demonstrando grande cansaço, o Flamengo foi perdendo sua força de contra-ataque, mas se manteve firme atrás, diminuindo ainda mais os espaços do Goiás, que tinha grande dificuldade de criação. Tanto que o time só voltou a assustar aos 32 minutos, quando Paulo cruzou e William Matheus cabeceou para fora. No minuto seguinte, porém, Paulo aproveitou rebote e chutou raspando a trave esquerda do goleiro.
No fim, o Goiás aumentou a pressão e assustou bastante. Aos 39, Welinton Junior chutou de fora da área e a bola raspou a trave de Paulo Victor. Dois minutos depois, Welinton Junior recebeu cruzamento de William Matheus e escorou para fora, desperdiçando a chance do empate.
Antes do jogo da volta, as duas equipes voltam a campo no domingo pelo Campeonato Brasileiro. O Goiás, novamente no Serra Dourada, recebe o Botafogo, às 17h(de Brasília). Um pouco mais tarde, às 19h30(de Brasília), o Flamengo encara o Fluminense, em clássico carioca no Maracanã.
FICHA TÉCNICA
GOIÁS 1 X 2 FLAMENGO
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: 30 de outubro de 2013, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP)
Assistentes: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Bruno Boschilla (PR)
Cartões Amarelos: Hugo (Goiás) e Chicão (Flamengo)
Gols: GOIÁS: Vitor, aos 38 minutos do primeiro tempo
FLAMENGO: Paulinho, aos 25, e Chicão, aos 41 minutos do primeiro tempo
GOIÁS: Renan; Vítor, Ernando, Rodrigo e William Matheus; Thiago Mendes, David, Eduardo Sasha (Welinton), Hugo e Roni (Renan Oliveira); Júnior Viçosa (Paulo)
Técnico: Enderson Moreira
FLAMENGO: Paulo Victor; Léo Moura, Wallace, Chicão e André Santos; Amaral, Luiz Antônio, Elias e Carlos Eduardo (Diego Silva); Paulinho (Gabriel) e Hernane (Nixon)
Técnico: Jayme de Almeida

Zaga falha, mas Antônio Carlos resolve na frente, e São Paulo vence Atlético Nacional

Gazeta Press
Antônio Carlos cabeceia para fazer um dos dois gols dele pelo São Paulo contra o Atlético Nacional
Antônio Carlos cabeceia para fazer um dos dois gols dele pelo São Paulo contra o Atlético Nacional
A zaga do São Paulo colocou a vitória do São Paulo sobre o Atlético Nacional em risco, nesta quarta-feira, no Morumbi, mas Antônio Carlos, um zagueiro, garantiu o resultado de 3 a 2 para o Tricolor na ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. O defensor fez dois gols de cabeça, um nos acréscimos do segundo tempo e salvou o time brasileiro.
O jogo marcava o retorno de Luis Fabiano após 25 dias afastado por lesão na coxa, mas quem começou se destacando foi outro jogador que andava apagado, o meio campista Jadson. Foi dele o golaço que abriu o marcador, em um chute ao mesmo tempo forte e por cobertura aos 13 minutos do primeiro tempo. Ainda na primeira etapa, Rodrigo Caio perdeu bola dentro da área, e Uribe empatou.
Os donos da casa voltaram à frente aos 26 da etapa final com Antônio Carlos, de cabeça. Aos 33, Antônio Carlos afastou bola mal, Paulo Miranda não acompanhou Duque, que saiu na cara de Rogério para tocar na saída de Rogério Ceni. Nos acréscimos, Antônio Carlos balançou a rede de novo.
O São Paulo agora joga por um empate para ir às semifinais e seguir defendendo o título de campeão da Sul-Americana. Vitória por 1 a 0 ou 2 a 1 classificam o Atlético. A partida de volta acontece na quarta-feira que vem, em Medelín, na Colômbia. O vencedor do confronto enfrenta quem passar de Libertad-PAR e Itagüí-COL.
Praticamente livre do risco de rebaixamento, o São Paulo entra em campo pelo Campeonato Brasileiro neste sábado, contra a Portuguesa, em casa.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 3 X 2 ATLÉTICO NACIONAL-COL


Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 30 de outubro de 2013 (quarta-feira)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Victor Carrillo (PER)
Assistentes: Jonny Bossio (PER) e Cesar Escano (PER)
Público: 22.441 pagantes
Renda: R$ 572.190,00
Cartão amarelo: Rodrigo Caio (São Paulo)

Gols: SÃO PAULO: Jadson, aos 13 minutos do primeiro tempo; Antônio Carlos, aos 26 e aos 45 minutos do segundo tempo
ATLÉTICO NACIONAL: Uribe, aos 39 minutos do primeiro tempo, e Duque, aos 33 minutos do segundo tempo

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rodrigo Caio e Antônio Carlos; Douglas, Denilson, Maicon, Jadson (Osvaldo) e Reinaldo; Aloísio e Luis Fabiano (Ademilson)
Técnico: Muricy Ramalho

ATLÉTICO NACIONAL: Armani; Nájera, Henríquez, Murillo e Diaz; Medina, Mejía e Valencia; Bernal (Calle), Uribe (Duque) e Cárdenas
Técnico: Juan Carlos Osorio

Ex-colorado decide, e Atlético-PR abre vantagem contra Grêmio em semifinal

Cleber Yamaguchi/Agência Eleven/Gazeta
Revelado no Inter, Dellatorre comemora o gol que deu a vitória ao Atlético Paranaense
Revelado no Inter, Dellatorre comemora o gol que deu a vitória ao Atlético Paranaense
O Atlético Paranaense saiu em vantagem no confronto semifinal pela Copa do Brasil; e graças a um antigo jogador do Internacional, maior rival do Grêmio, o adversário nesta etapa da competição. Na noite desta quarta-feira, o clube rubro-negro derrotou o time tricolor pelo placar de 1 a 0, com gol marcado por Dellatorre, e precisará de apenas um empate na volta para alcançar a decisão do torneio.
Depois de aparecer bem no Desportivo Brasil, Dellatorre acabou adquirido pelo Internacional ainda nas categorias de base. No time colorado, cresceu em competições pré-profissionalismo e subiu para o time principal. Entretanto, sem chances em cima, tentou a chance no Porto. Contudo, a afirmação veio neste ano no Atlético Paranaense, sob o comando de Vagner Mancini.
O Atlético decidiu o jogo aos 36 minutos, com Dellatorre, que testou sem chances para Dida após cruzamento na medida de Éderson. No segundo tempo, o time da casa manteve o domínio das ações, mas não conseguiu ampliar a contagem. O Grêmio criou duas grandes chances, com Elano e Riveros, mas não conseguiu converter - as ausências de Barcos, Vargas e Kleber atrapalharam os visitantes ofensivamente.
Com o gol da vitória de Dellatorre, o Atlético dependerá de apenas um empate na volta, marcada para o próximo dia 6, na Arena do Grêmio. Derrota por um tento de diferença, desde que balance as redes no Rio Grande do Sul, também carimba o clube paranaense pela primeira vez na decisão da Copa do Brasil. O Grêmio precisa de um resultado positivo de no mínimo dois gols de vantagem para passar à decisão.
O jogoSofrendo com um gramado ruim, as equipes mostravam dificuldade em tocar bola, deixando a partida truncada nos primeiro movimentos. Aos cinco minutos, Ramiro buscou um cruzamento mais fechado e Weverton deixou a meta para interceptar. O time tricolor marcava bem e tinha um volume de jogo maior.
Os paranaenses chegaram ao ataque pela primeira vez apenas aos 13 minutos, com Éderson, que aproveitou chutão de Manoel para dominar e arriscar. Dida defendeu bem. Se não dava para chegar com a bola em movimento, Paulo Baier arriscou em cobrança de falta, aos 21 minutos, e quase surpreendeu Dida, que só observou o tiro sair pela linha de fundo. Aos 27 minutos, o maestro do time rubro-negro tentou o chuveirinho, a defesa afastou e evitou o desvio de Luiz Alberto para as redes.
O clima esquentou aos 32 minutos, depois de uma entrada mais dura de Éderson em Rhodolfo. Com os ânimos no lugar, o visitante teve grande chance para abrir o placar, aos 34 minutos, com Lucas Coelho, que recebeu de frente para o gol e chutou para fora. Porém, a resposta foi fatal. Aos 36 minutos, Dellatorre se antecipou a defesa e aproveitou cruzamento de Éderson para testar para o fundo das redes.
Para a segunda etapa, nenhuma mudança nas duas equipes. O time rubro-negro voltou melhor para a etapa final e estava próximo do segundo. O técnico Renato Gaúcho então apostou então na entrada de Elano no lugar de Lucas Coelho, povoando o meio-campo. Aos 17 minutos, Yuri Mamute invadiu a área, soltou o pé e carimbou a defesa atleticana.
Acreditando em um placar melhor, o técnico Vagner Mancini tirou Dellatorre para a entrada de Ciro. Aos 32 minutos, em uma rara chegada gaúcha, Paulinho bateu de bico e a bola subiu demais. Aos 36 minutos, Elano cabeceou fraco e Weverton fez a defesa sem maiores dificuldades. Riveros, aos 46 minutos, ainda teve a chance de empatar, mas o toque de cabeça passou rente à trave.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-PR 1 X 0 GRÊMIO
Local: Estádio Durival Britto e Silva, em Curitiba (PR)
Data: 30 de outubro de 2013, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (SC) e Carlos Augusto Nogueira Junior (SP)
Cartões amarelos: Ederson (Atlético-PR); Alex Telles e Bressan (Grêmio)
Gols:
ATLÉTICO-PR: Dellatorre, aos 36 minutos do primeiro tempo
ATLÉTICO-PR: Weverton; Léo, Manoel, Luiz Alberto e Juninho; Deivid, Zezinho (João Paulo), Everton e Paulo Baier (Frán Mérida); Dellatorre (Ciro) e Ederson
Técnico: Vagner Mancini
GRÊMIO: Dida; Werley, Bressan e Rhodolfo; Pará, Souza, Ramiro, Riveros e Alex Telles; Lucas Coelho (Elano) e Yuri Mamute (Paulinho)
Técnico: Renato Gaúcho