quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Brasileirão Série C

20h30 Fortaleza 6x0 Rio Branco-AC

Copa do Brasil

19h30 Santos 1x0 Grêmio
19h30 Palmeiras 1x0 Atlético-PR
21h50 Cruzeiro 2x1 Flamengo
21h50 Fluminense 1x0 Goiás
21h50 Luverdense 1x0 Corinthians

Copa Sul-Americana


18h00 Itagui 1x0 River Plate-URU
20h15 Libertad 2x0 Mineros de Guaiana
21h50 Criciúma 1x2 Ponte Preta
21h50 Vitória 1x0 Coritiba
22h30 Universidad de Chile 1x1 Independiente José Terán

Supercopa da Espanha



18h00 Atlético de Madri 1x1 Barcelona

Liga dos Campeões

15h45 Schalke 04 1x1 PAOK
15h45 Fenerbahce 0x3 Arsenal
15h45 Steaua Bucareste 1x1 Legia
15h45 Dinamo Zagreb 0x2 Áustria Viena
15h45 Ludogorets Razgrad 2x4 Basel

Inglês

15h45 Chelsea 2x1 Aston Villa

Marin e Marco Polo cada dia mais lembram a dupla Nabi Abi Chedid-Otávio Pinto Guimarães

Corria o Brasileirão 1986, cujo regulamento previa o rebaixamento para a segunda divisão de todos os clubes que ficassem abaixo do 24o lugar. Pela primeira vez, em 1987, haveria primeira e segunda divisões no campeonato -- antes, as vagas eram de acordo com o ranking dos estaduais, mais ou menos como ocorre hoje com a Liga dos Campeões.
O Vasco classificou-se apertado para a segunda fase, mas o Joinville ganhou na Justiça os pontos de um empate com o Sergipe, por um caso de doping de um jogador sergipano. Com um ponto a mais, os catarinenses eliminaram o Vasco, automaticamente rebaixado para a Segundona de 1987. Eurico Miranda gritou! Os jogos do grupo para o qual o Vasco estava classificado ficaram parados por dez dias até que a CBF criasse uma solução. Depois de muitas brigas, liminares e da ameaça de excluir a Portuguesa -- pobre coitada que não tinha nada com isso, mas tinha um débito em aberto -- veio enfim a solução: classificavam-se ambos, Joinville e Vasco.
O regulamento mudou e, em vez de classificar sete de cada grupo, entraram oito!
Eram tempos em que nada cabia no calendário, porque se fazia mais política do que gols. Tempos de Otávio Pinto Guimarães na presidência da CBF, Nabi Abi Chedid vice.
Nabi e Marin foram adversários políticos no primeiro mandato de Nabi na presidência da FPF. Depois, aliaram-se e caminharam juntos pelos corredores do futebol brasileiro durante trinta anos. Marco Polo Del Nero nessa época era advogado e participava da vida política do Palmeiras. Incrível como Marco Polo e Marin lembram Otávio e Nabi.
Tudo isso para dizer como é absurda a decisão de fazer jogos do Campeonato Brasileiro a cada dois dias, prejudicando Internacional, Náutico, Ponte Preta e até mesmo Santos e São Paulo, causadores do imbróglio pelos jogos adiados em função das excursões à Europa. Desde o início dos pontos corridos, os clubes reclamam por não viajar à Europa. A CBF batia o pé e impedia excursões. Ruim para a marca dos clubes, ótimo para o Campeonato Brasileiro.
As excursões são necessárias, mas só há um jeito de fazê-las: inverter o calendário do futebol brasileiro. Com recesso dos campeonatos entre julho e agosto, excursiona-se. Com jogos amontoados às quartas e domingos, cada um dorme na sua casa. Não há escolha.
Mas Marin e Del Nero escolhem fazer política, dar presentes aos amigos e àqueles de quem pensam em se aproximar. Naquele 1986, o Vasco teve de jogar a cada dois dias, em 5 e 7 de outubro, contra Operário-MT e Piauí. Dá desgosto perceber que o futebol brasileiro voltou trinta anos no tempo.

Teliana perde na estreia, e sonho de disputar Grand Slam fica para 2014


Teliana Pereira tênis Pan 2011 Guadalajara (Foto: Getty Images)Teliana Pereira tênis Pan 2011 Guadalajara
(Foto: Getty Images)
Única brasileira a disputar uma vaga para a chave principal do US Open, Teliana Pereira foi superada pela americana Victoria Duval, de 17 anos, 298ª do ranking, na primeira rodada do quali, nesta terça-feira. Com a derrota por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/3, a número 105 do ranking mundial deu adeus ao sonho de disputar a chave principal de um Grand Slam ainda nesta temporada.
- Não consegui encontrar meu jogo em momento algum e a menina jogou muito bem, mereceu a vitória - declarou a pernambucana radicada no Paraná.
Por causa da colocação alcançada no ranking que a WTA levou em consideração para organizar o torneio, Teliana dependia de duas desistências entre as tenistas da chave principal para garantir uma vaga direta ao US Open, sem precisar disputar o qualificatório.
Após o inesperado anúncio da aposentadoria da francesa Marion Bartoli, a brasileira precisava de mais um abandono. Com a eliminação de Teliana logo na estreia do quali, no entanto, uma possível vaga que surgir na chave principal será preenchida por uma “lucky-loser” - uma das jogadoras que serão derrotadas na última fase do qualificatório.
A tenista de 25 anos se prepara agora para uma série de torneios na Europa que serão definidos nos próximos dias. Se conseguisse furar o quali do último Grand Slam da temporada, Teliana quebraria um jejum que já perdura há exatos 20 anos. A última vez que uma brasileira disputou a chave principal de um dos quatro grandes torneios do circuito profissional foi em 1993, também no US Open, quando a paulista Andrea Vieira avançou na disputa após furar o quali.
Fabiano de Paula, Guilherme Clezar e Thiago Alves também caem
Seis brasileiros tentam furar o quali na disputa masculina, mas a primeira rodada também não trouxe bons resultados para o país entre os homens. Guilherme Clezar (número 206 do ranking), Fabiano de Paula (227) e Thiago Alves (228) foram eliminados na estreia em Flushing Meadows. Fabiano foi superado pelo indiano Somdev Devvarman por 6/4 e 6/3; Clezar perdeu para o cazaque Andrey Golubev por duplo 6/3, e Thiago Alves não conseguiu passar pelo francês Marc Gicquel, que venceu por 2 sets a 1 (4/6, 6/3 e 6/4).
Os outros três brasileiros do quali estreiam na quarta-feira. João Souza, o Feijão, número 119 do ranking, enfrenta o belga Maxime Authom. O paulista Rogério Silva (134) duela com o tcheco Dusan Lojda, e o gaúcho André Ghem (202) joga contra o belga Neils Desein.

Em clássico histórico na Ilha do Retiro, Sport derrota Náutico e fica perto de vaga na Sul-Americana

Gazeta Press
Felipe Azevedo festeja gol do Sport contra o Náutico na Copa Sul-Americana
Felipe Azevedo festeja gol do Sport contra o Náutico na Copa Sul-Americana
Os rivais Sport e Náutico entraram em campo nesta terça-feira e fizeram um duelo histórico: o primeiro clássico pernambucano em uma competição internacional. E o Sport, que disputa atualmente a Série B do Campeonato Brasileiro, contou com o apoio da sua torcida e venceu o rival, lanterna da Série A nacional, por 2 a 0, conseguindo importante vantagem e ficando perto das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Os gols foram marcados por Felipe Azevedo e Patric, ambos no primeiro tempo.
O Sport sufocou o Náutico na primeira etapa e não deu chances para o rival, que ocupa a última posição na tabela no Campeonato Brasileiro. Logo aos cinco minutos, Roger recebeu na área e finalizou, a bola desviou na zaga do Náutico, e Felipe Azevedo apareceu sozinho na pequena área para empurrar para o fundo da rede.
Melhor no duelo, o Sport conseguiu ampliar aos 42 minutos. Roger recebeu na esquerda e cruzou na área para Patric, que, dentro da área, limpou a marcação e finalizou cruzado, sem chances para o goleiro do Náutico. Depois do intervalo, o Sport soube administrar o placar, levando boa vantagem para o confronto de volta.
As equipes voltam a se enfrentar no dia 28, na Arena Pernambuco. Mesmo se perder por um gol de diferença, o Sport avança para a próxima fase da Copa Sul-Americana. Pela Série A, o Náutico pega o Bahia, em Salvador, no domingo. Já pela Série B, o Sport duela com o Paraná, no sábado, em Curitiba.
O jogo
O placar foi aberto logo aos cinco minutos do primeiro tempo, com Felipe Azevedo completando na área após Roger escorar um cruzamento de Patric, para marcar seu segundo gol consecutivo depois de uma seca de 11 jogos.
O Náutico tentou reagir e teve boas chances com Maikon Leite, mas o atacante estava impedido aos 11 minutos e finalizou mal aos 13. Aos 22, Ricardo Berna impediu o segundo do time mandante com uma bela defesa em batida de Roger.
Tiago Real e Elicarlos se aproximaram do empate aos 27 e aos 30 minutos, em finalizações de fora da área, mas Patric acabou ampliando para o Sport aos 42 minutos, batendo forte após dominar de peito um lançamento de Roger.
O segundo tempo não teve tantas oportunidades quanto o primeiro. A primeira delas veio apenas aos 19 minutos, em chute de fora da área de Pery que não atingiu o gol de Ricardo Berna.
O Náutico não encontrou forças para seguir buscando o empate após sofrer o segundo gol e só levou perigo aos 39 minutos, quando Peña recebeu em boa posição na área e foi desarmado por Gabriel.

Nacional assusta, mas Tenorio faz dois, Vasco vence em Manaus e sai em vantagem nas oitavas

Divulgação/Vasco
O atacante equatoriano Tenorio fez o gol da vitória do Vasco sobre o Nacional-AM, nesta terça em Manaus
O atacante equatoriano Tenorio fez o gol da vitória do Vasco sobre o Nacional-AM, nesta terça em Manaus
O Vasco tomou sustos, mas soube aproveitar melhor as chances que criou e venceu o Nacional-AM, por 2 a 0, nesta terça-feira à noite, no Sesi, em Manaus, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O atacante equatoriano Tenorio, de cabeça e de pênalti, fez os dois gols que colocaram o time carioca em boa vantagem por uma vaga na próxima fase, fazendo a festa nos mais de 6 mil torcedores que lotaram o acanhado estádio na capital do Amazonas.
A partida de volta acontece na quinta-feira da próxima semana, dia 29, em São Januário. O vencedor deste confronto vai enfrentar nas quartas de final o ganhador de Goiás x Fluminense.
Sem contar com Juninho Pernambucano, poupado, Rafael Vaz e André, que já atuaram por Ceará e Santos nesta competição, o técnico Dorival Júnior escalou o Vasco com Cris e Jomar na zaga, fortaleceu o meio-campo com o volante Fillipe Soutto e montou o ataque com Tenorio e Eder Luís.
No primeiro tempo, o Nacional foi superior aos visitantes, aproveitou-se dos erros do adversário e perdeu boas chances de abrir o placar. O time amazonense chegou a balançar as redes logo aos 2 minutos, mas a arbitragem apontou corretamente impedimento de Leonardo e anulou o gol. Então, o primeiro gol vascaíno saiu aos 43 minutos, em uma cabeçada de Tenorio após cobrança de escanteio.
Na segunda etapa, o jogo ficou mais equilibrado, mas os donos da casa tiveram chances de empatar. No entanto, o Vasco mais uma vez demonstrou mais eficiência ofensiva e, aos 46 minutos, Tenorio fez mais um gol, em cobrança de pênalti, após Eder Luís ser derrubado na área. O resultado de 2 a 0 foi até melhor do que a atuação da equipe do Rio merecia.

CBF divulga as datas de jogos atrasados do Campeonato Brasileiro

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta terça-feira os horários das partidas que foram atrasadas no Campeonato Brasileiro, envolvendo São Paulo, Santos e Atlético-MG. Os dois primeiros tiveram jogos adiados por conta de excursões internacionais e o último por ter chegado na final da Copa Libertadores.
Para fechar as datas, porém, a instituição máxima do futebol brasileiro foi obrigada a apertar o calendário de alguns clubes. Assim, além dos envolvidos em competições e excursões internacionais, Náutico, Internacional e Ponte Preta terão maratonas de jogos em um curto espaço de tempo.
Assim, o São Paulo, por exemplo, jogará cinco partidas entre os dias 1º e 8 de setembro, enquanto que Atlético-MG, Inter, Náutico e Santos, jogam duas partidas em três dias.
Confira as novas datas e horários divulgados pela CBF:
Sábado, 31 de agosto
18h30 - Náutico x Atlético-PR - 17ª rodada
Domingo, 1º de setembro
16 horas - Botafogo x São Paulo - 17ª rodada
Terça-feira, 3 de setembro
21 horas - Náutico x São Paulo - adiado da décima rodada
Quinta-feira, 5 de setembro
21 horas - Náutico x Vasco - 18ª rodada
21 horas - São Paulo x Criciúma - 18ª rodada
Sábado, 7 de setembro16 horas - Ponte Preta x Internacional - 19ª rodada
18h30 - Santos x Goiás - 19ª rodada
Domingo, 8 de setembro
16 horas - Coritiba x São Paulo - 19ª rodada
Segunda-feira, 9 de setembro19h30 - Internacional x Santos - adiado da décima rodada
Terça-feira, 10 de setembro
21 horas - Atlético-MG x Ponte Preta - adiado da oitava rodada
Quinta-feira, 12 de setembro(horário a definir) - Atlético-MG x Coritiba - 21ª rodada
(horário a definir) - São Paulo x Ponte Preta - 21ª rodada
Quarta-feira, 2 de outubro 
(horário a definir) - Ponte Preta x Náutico - 25ª rodada
(horário a definir) - Santos x São Paulo - 25ª rodada
Sexta-feira, 4 de outubro
21 horas - Santos x Náutico - adiado da 11ª rodada

Após retirar tumor, Walewska retorna aos treinos no Vôlei Amil

Nesta terça-feira, Walewska voltou aos treinos do Vôlei Amil, depois de passar por uma cirurgia para retirada de um tumor no pescoço. A capitã da equipe de Campinas (SP) está recuperando a forma física e, assim, não vai disputar a partida contra o São Cristóvão/São Caetano, na próxima sexta-feira, às 19h30, pela Copa Paulista.
"Foi um susto, mas em nenhum momento pensei que o tratamento não fosse dar certo. Encarei como sendo uma cirurgia que eu tinha que passar e que logo estaria recuperada e de volta à quadra, como de fato aconteceu", disse Walewska.
"Minha recuperação foi muito rápida. Na semana seguinte à operação eu já estava liberada para fazer a parte aeróbia e em duas semanas voltei a malhar. E só tenho a agradecer a Deus por tudo ter dado certo e agora é retomar minha vida normalmente com o Vôlei Amil", prosseguiu.
"Eu não posso reclamar de nada, só agradecer. Tenho uma vida muito boa e saudável. Encarei tudo isso com um astral muito bom e foi tudo melhor do que eu esperava. Tive uma resposta muito positiva dos exames e estou liberada para voltar a trabalhar com o grupo. O que é muito bom", falou.
Walewska foi diagnosticada com um tumor maligno na região do pescoço, mas como a doença foi descoberta ainda em estágio inicial, durante os exames de rotina realizados no início da temporada, a central de 34 anos de idade não precisou passar por sessões de quimioterapia. A capitã do Vôlei Amil deixou o hospital dois dias depois do procedimento e se recuperou em casa, na companhia dos familiares.

O homem de R$ 270 milhões: Willian depende apenas de exames para assinar com o Tottenham

Getty
Willian deve ser confirmado como jogador do Tottenham nesta quarta-feira
Willian deve ser confirmado como jogador do Tottenham nesta quarta-feira
Após a decisão do dono do Anzhi, Suleiman Kerimov, em parar com o alto investimento e colocar as estrelas da equipe à venda, Willian parou de atuar e passou as últimas duas semanas à procura de seu novo time. Nesta terça-feira, ele encontrou.
Por 35 milhões de euros, o jogador, que está em Londres, depende apenas da conclusão dos exames médicos antes de assinar pelo Tottenham. Os procedimentos padrões estavam divividos entre esta terça e quarta-feira, quando o brasileiro deverá ser oficializado como novo atleta dos Spurs. Ele também tinha proposta do Liverpool, mas optou pelo clube da capital.
Com a confirmação do negócio, Willian vivenciará sua terceira transferência milionária na carreira. Em 2007, ele deixou o Corinthians, clube pelo qual foi revelado e se destacou no Brasil, para assinar com o Shakhtar Donetsk por 14 milhões de euros.
No começo deste ano, o meia foi vendido ao Anzhi por 35 milhões de euros. Seis meses depois, o clube desistiu de seu projeto ambicioso e o negociou o jogador de 25 anos pelo mesmo valor que o comprou. Dessa forma, Willian já movimentou R$ 269,6 milhões em suas transferências.
Em seu provável novo time, o ex-corintiano chegaria para preencher um espaço que deve abrir no elenco com a ida de Gareth Bale para o Real Madrid. Ele se juntaria ao belga Nacer Chadli como os reforços da equipe londrina para o meio de campo ofensivo nesta temporada.

Assista aos gols de PSV Eindhoven 1 x 1 Milan
No duelo mais aguardado da fase dos playoffs da Uefa Champions League, que dá vaga direta na fase de grupos da principal competição interclubes do mundo, o Milan sofreu muito na Holanda e levou pressão do PSV Eindhoven, mas mesmo assim conseguiu segurar um empate fora de casa.
Aos trancos e barrancos, os italianos saíram na frente, mas ficaram no empate por 1 a 1 no jogo de ida da fase de playoffs. Agora, os dois times se enfrentam na próxima quarta-feira, no San Siro. Um novo empate sem gols dá a vaga ao Milan.
Reuters
Boateng e Wijnaldum disputam bola em PSV e Milan
Boateng e Wijnaldum disputam bola em PSV e Milan
O PSV começou melhor e pressionando os adversários, mas quem abriu o placar foi o Milan, com El Shaarawy aproveitou um cruzamento de Abate, que roubou a bola no campo de ataque holandês.
Após levar o gol, o PSV não baixou a guarda e continuou pressionando os italianos. Porém, o time da casa só foi balançar as redes depois do intervalo. Matavz aproveitou um rebote do goleiro Abbiati e empatou aos 16 da etapa final.
O time da casa ainda pressionou mais, mas o Milan, que criou poucas chances na etapa final, segurou o 1 a 1.
Assista aos melhores momentos de PSV Eindhoven 1 x 1 Milan

Mourinho segue 'caça' a Rooney: 'Não é proibido'

Getty
O Chelsea fez proposta por Rooney, mas o Manchester United negou. O Arsenal é outro clube que sonha com o atacante. O valor: R$ 148 milhões.
O Chelsea fez proposta por Rooney, mas o Manchester United negou. O Arsenal é outro clube que sonha com o atacante. O valor: R$ 148 milhões.
Prestes a enfrentar o Manchester United na próxima rodada do Campeonato Inglês, o técnico do Chelsea, José Mourinho, deu a entender em entrevista coletiva nesta terça-feira que ainda não desistiu de contratar Wayne Rooney.
"Você tenta, porque ninguém o proíbe de tentar. Quando você pensa que gostaria de ter um jogador e o mercado está aberto e as ofertas oficiais não são proibidas, propostas são sempre aceitas de uma forma ética", analisou o técnico, sem mencionar o caso de Rooney.
O Manchester United chegou a rejeitar duas propostas do Chelsea pelo atacante, segundo a mídia britânica. Uma no valor de 20 milhões de libras, e outra 5 milhões de libras mais cara. Mas o United não aceitou nenhuma delas.
"Claro, os donos dos clubes podem fazer o que fizemos com relação a David Luiz e o Barcelona", concluiu Mourinho, se referindo à proposta do brasileiro rejeitada pelo Chelsea.
Lampard limitado
Mesmo aos 35 anos, Frank Lampard mostrou que ainda pode apresentar um bom futebol e ajudar o Chelsea. No entanto, o técnico José Mourinho já avisou que o veterano capitão não deve jogar com a mesma frequência de sua primeira passagem pelos Blues.
"O ‘Lamps' maluco que quer jogar todos os minutos de uma partida da Carling Cup contra um time da segunda divisão ou o Frank louco que quer quebrar o recorde de partidas e jogar todos os minutos de todos os jogos não está mais aqui", disse Mourinho.
"Agora ele quer manter suas boas performances pelo maior número de temporadas que puder. Temos que ser inteligentes e proteger os jogadores que têm mais de 30 anos. Nós faremos isso naturalmente e acredito que ele será um jogador fantástico para nós", completou o português.

Bartoli será comentarista de TV durante o US Open

Paris (França) - A francesa Marion Bartoli já encontrou um novo 'emprego' após parar de jogar tênis profissionalmente. A campeã de Wimbledon será comentarista durante o US Open para a emissora Eurosport. O Slam começa no próximo dia 26.
Além de Bartoli, o Eurosport terá Amelie Mauresmo, Barbara Schett, Henri Leconte e Patrick Mouratoglou (treinador de Serena Williams) em seu time de comentaristas. Haverá transmissões em francês e inglês para toda a Europa.
Bartoli abalou o mundo do tênis ao anunciar que estava aposentada em Cincinnati. A francesa conquistou o Slam britânico, desistiu de Carlsbad, perdeu na segunda rodada em Toronto por desistência e levou uma virada em Ohio. Logo após o jogo, revelou que não jogaria mais.
A decisão de Bartoli foi tomada pouco antes do anúncio, mas a francesa garante que não irá se arrepender. Ela convivia com lesões e afirmou que 'deu tudo que tinha' em Wimbledon.

Nova York (EUA) - Não será desta vez que Teliana Pereira entrará na chave principal de um Grand Slam. A pernambucana foi eliminada na primeira rodada do qualificatório do US Open ao perder para a norte-americana Victoria Duval com parciais de 6/1 e 6/3 nesta terça-feira em Nova York.
"Não consegui encontrar meu jogo em momento algum e a menina jogou muito bem, mereceu a vitória", declarou Teliana, que começará preparação para uma série de torneios na Europa ainda não definidos.
Teliana entraria diretamente na chave principal se alguma jogadora garantida desistisse antes do início do qualificatório. No entanto, a partir de agora, se alguém sair do torneio, a tenista beneficiada será uma lucky-loser (uma das que perderem na terceira e última fase do qualificatório nesta semana).
Nenhuma brasileira disputa uma chave principal de Slam há exatamente 20 anos. A última foi Andréa Vieira, no US Open de 1993. Número 1 do Brasil, Teliana tem disputado os qualis de Slam nos últimos dois anos.
Em Roland Garros, Teliana também esteve muito perto de entrar na chave. A pernambucana havia perdido na última rodada do quali e era a primeira na "fila" das lucky-losers. Porém, nenhuma jogadora abandonou o torneio durante a primeira rodada.

Handebol: Carol Dias vence tumor, vai à seleção e realiza sonho na Europa

Carolline Dias Minto vivia o melhor momento da sua carreira. Campeã dos Jogos Pan-Americanos 2012 com a seleção brasileira de handebol, ela acabara de voltar do Mundial Juvenil cheia de planos para a próxima temporada. Mas o destino pregou uma peça na capixaba. Durante os treinos, Carol passou a sentir fortes dores no joelho esquerdo, que começou a inchar. A rotina de treinos aliados as fases de jogos e treinos da seleção, porém a "impediam" de levar a situação a sério. Assim, deixou de lado. Mas a realidade veio à tona poucos meses depois. Após uma ressonância, em setembro do ano passado, Carol descobriu um tumor no fêmur. E levou um baque.
Exames aprofundados mostraram que o tumor da atleta, nascida em Cachoeiro de Itapemirim, terra do Rei Roberto Carlos, era benigno, mas formado por células gigantes, com uma mancha enorme em seu osso. Assim, no seu auge físico, Carol estava na mesa de cirurgia. Além disso, os fortes medicamentos tomados e com a anestesia que recebeu, a jogadora viu grande parte dos seus longos cabelos caírem, uma outra "porrada" da vida, agora na vaidade feminina, já que entre as meninas da seleção Carol ganhou o apelido de "Barbie", justamente por conta dos cuidados com a beleza.
- Em maio do ano passado comecei a sentir um incômodo e meu joelho começou a inchar muito depois dos jogos e dos treinos. Como estava muito puxado conciliar a rotina dos treinos do clube com as fases da seleção acabei adiando os exames. Em setembro, quando fiz a ressonância, descobri o tumor. Era um tumor de células gigantes no fêmur. Benigno, graças a Deus. Logo que peguei o resultado fiquei assustada pois as suspeitas dos fisioterapeutas do clube foram desconsideradas e havia uma mancha enorme no osso. Pode parecer mentira, mas eu não me desesperei. Acredito muito em Deus e sabia que iria passar por essa fase de tribulações e que depois tudo daria certo - disse Carol.
Mosaico Carol Dias Handebol (Foto: Editoria de Arte)Os vários momentos de Carol até conquistar a tão esperada chance na Europa (Foto: Editoria de Arte)
Além da intervenção, feita em 15 de março, Carol ainda teve que passar por outro procedimento, mais complicado, em seus ossos, tudo no mesmo dia. E com o passar dos dias e medicamentos, viu seus cabelos ficarem ralos, "feiosos", como ela diz.
- O tumor estava bem avançado então tive que fazer uma raspagem e colocar um cimento ósseo no lugar. A minha recuperação foi rápida. Operei dia 15 de março. Não rolou quimioterapia porque por ser benigno é só retirar. Mas pode voltar em qualquer outro lugar já que não tem procedência. Se voltar a gente opera de novo, sem problemas (risos). Tive queda de cabelo por causa de alguns medicamentos e efeitos da anestesia.  Chorei muito porque teve uma época que caiu bastante, mas não cheguei a nenhum extremo - agradece a atleta.
Volta por cima
Mesmo começando sua recuperação e sem poder atuar, Carol foi contratada pelo Clube Força Atlética, de Goiás, onde fez toda a sua recuperação. Lá, jogou os Jogos Abertos Brasileiros (JABS), em Criciúma. E novamente ganhou uma chance na seleção brasileira. Mas o melhor ainda estava por vir. A convite do técnico da seleção brasileira, o dinamarquês Morten Soubak, que acabara de assumir o time austríaco Hypo, ela foi parar na Europa, no mês passado, realizando o sonho de jogar fora do país.
- Costumo dizer pra quem é mais leigo no esporte: ''Sabe aqueles menininhos que jogam um futebolzinho na rua e sonham em jogar no Barça (por exemplo)? Então, é mais ou menos assim que está minha vida". Sempre almejei isso, mas não esperava que iria acontecer agora. Estou muito feliz e vou dar o meu máximo pra que esse sonho não acabe tão cedo. Aqui no Hypo estou muito feliz. Nunca treinei tanto na minha vida. Meu corpo está se adaptando ainda. Isso será muito bom pra mim, pois treinando com meninas num nível tão alto irei melhorar e aprender o que preciso. Estou tendo que controlar a saudade da família, do meu namorado lindo (risos), mas está tudo caminhando bem - brinca.
O próximo sonho da jogadora já tem data. Dia 6 de dezembro, quando começa o Mundial feminino de Handebol, na Sérvia. Carol sonha em fazer parte do grupo brasileiro que irá disputar a competição, com chances reais de conquistar um pódio inédito para a modalidade.
Carol Dias ao lado de Alexandra Nascimento no Hypo, da Áustria (Foto: Arquivo pessoal)Carol Dias ao lado de Alexandra Nascimento no Hypo, da Áustria (Foto: Arquivo pessoal)
- Com certeza sonho com o mundial. Mesmo sendo a mais nova das brasileiras aqui (o Hypo tem um convênio com a Confederação Brasileira de Handebol, com várias atletas da seleção atuando por lá) darei o meu máximo. Ninguém melhor do que o meu técnico (que é o mesmo da seleção) pra me preparar e saber se tenho condições ou não. Minha primeira convocação para seleção adulta foi uma surpresa. Sei, como qualquer outra pessoa, que tenho muito o que aprender e irei aprender. Muitos criticaram, o que é normal. Para mim foi um fôlego a mais, tipo um: ''Ei, acorda! Você ainda não alcançou tudo o que pode'' - frisa Carolline.
Recuperada e jogando meses depois do tumor, Carol já teve a primeira glória no Hypo. Venceu, ao lado das companheiras, entre elas a melhor do mundo e também brasileira Alexandra Nascimento, um torneio europeu de preparação, na Eslováquia. E manda um recado de força para quem está passando pelo mesmo que ela viveu.
- Meu recado é que nunca percam a fé em Deus. Não existe nada nesse mundo que aconteça em nossas vidas que não consigamos superar, é só não desistir na primeira dificuldade. Ele sabe o melhor pra todos nós, mesmo que não entendamos - finaliza.

Kvitova vira, Kerber é superada em New Haven

New Haven (EUA) - Atual campeã do WTA de New Haven, Petra Kvitova teve uma estreia dura no último torneio preparatório para o US Open. A tcheca conseguiu virar a partida contra a lucky-loser alemã Annika Beck, com parciais de 4/6, 6/3 e 6/3.
A adversária de Kvitova seria a polonesa Urszula Radwanska, mas a irmã de Agnieszka decidiu deixar o torneio antes da estreia. A oponente da cabeça de chave 3 na segunda rodada será a norte-americana Alison Riske.
Já a segunda favorita Angelique Kerber foi facilmente superada pela russa Elena Vesnina, 6/2 e 6/4. Em boa fase, a parceria de Ekaterina Makarova já está nas quartas de final e tem pela frente a tcheca Klara Zakopalova, responsável pela queda da porto-riquenha Monica Puig por 6/4 e 6/1.
"Ela é uma jogadora muito dura, pode vencer em qualquer piso e é lutador, então foi importante para mim ter a confiança de ganhar o primeiro set. O segundo teve altos e baixos, com muitas quebras, mas saquei bem nos momentos importantes", analisou Vesnina, que foi vice-campeã em 2009.

Preço do ingresso cai no "New Maracanan". Como estaria o público na Europa? Confira e se assuste!



O consórcio que ficou com o "New Maracanan" percebeu o óbvio: ingressos a preços abusivos só são vendidos em jogos de futebol no Brasil quando a partida é decisiva, "única", como a recente final da Copa Libertadores da América, entre Atlético x Olímpia. Assim foram reduzidos os valores para as próximas pelejas da Copa do Brasil no Rio de Janeiro — clique aqui e leia mais.
E a quantas andariam os públicos na Europa? Confira, abaixo, as médias na Alemanha, Espanha, Inglaterra, Holanda e França após as primeiras rodadas dos campeonatos nesses países. Os certames espanhóis e inglês tiveram ainda as primeiras rodadas, com isso nem todos os participantes jogaram em seus domínios até aqui, o Manchester United, por exemplo.
Getty
Borussia Dortmund ? Signal Iduna Park: R$ 49
O Borussia Dortmund lota, a cada partida, os 80 mil lugares do Signal Iduna Park: não importa a posição na tabela 
Note que dos 72 times que aparecem a seguir, apenas dois, os franceses Toulouse e Valenciennes, têm menos de 50% de ocupação em seus estádios. E exatos 35, o que representa praticamente a metade, possuem pelo menos 90% ou número bem próximo, algo em torno dos 89% da capacidade de suas casas ocupadas nos jogos que "mandam".
O campeonato italiano ainda não começou. Na temporada passada apenas a Juventus apresentou taxa de ocupação do estádio próxima das melhores do futebol europeu, com 93.8% dos 41 mil lugares de sua casa sendo preenchidos, em média. Alguns, como o Chievo Verona, tiveram marcas comparadas às de times brasileiros: 23.5%. Internazionale e Milan registraram, respectivamente, 57.7% e 52.7% do San Siro. A Roma ficou nos 47.2% e a rival Lazio 38.7%.
Veja as médias de público, a capacidade de cada estádio, entre parênteses, e o percentual da taxa de ocupação. Essa é a meta que o futebol brasileiro precisa buscar, afinal, por aqui a média geral da Série A é pouco superior a 14 mil pessoas por jogo. Melancólico. E o líder do ranking, o Corinthians, não enche mais do que 73% dos lugares do Pacaembu, palco de suas pelejas.
Alemanha
1 B. Dortmund 80.000 (80.720) 99.1%
2 Bayern Munich 71.137 (71.137) 100.0%
3 Schalke 04 61.973 (61.973) 100.0%
4 Hertha Berlin 55.000 (77.116) 71.3%
5 E. Frankfurt 51.500 (51.500) 100.0%
6 Hamburgo SV 51.000 (57.030) 89.4%
7 B. Mönchengladbach 50.000 (54.057) 92.5%
8 Hannover 96 44.800 (49.000) 91.4%
9 Stuttgart 40.800 (60.441) 67.5%
10 Werder Bremen 40.112 (42.358) 94.7%
11 FC Nürnberg 40.000 (48.548) 82.4%
12 FC Augsburg 30.660 (30.662) 100.0%
13 FSV Mainz 05 30.279 (34.034) 89.0%
14 Wolfsburg 28.405 (30.000) 94.7%
15 Bayer Leverkusen 27.136 (30.210) 89.8%
16 Hoffenheim 25.730 (30.164) 85.3%
17 E. Braunschweig 23.000 (23.000) 100.0%
18 Freiburg 22.500 (25.036) 89.9%
Espanha
1 Real Madrid 76.870 (85.454) 90.0%
2 FC Barcelona 73.812 (98.772) 74.7%
3 Valencia 36.000 (55.000) 65.5%
4 FC Sevilla 27.000 (48.649) 55.5%
5 Real Sociedad 21.000 (32.076) 65.5%
6 Valladolid 15.015 (26.512) 56.6%
7 Osasuna 13.427 (19.602) 68.5%
Obs.: públicos dos jogos que Almeria. Celta e Rayo Vallecano mandaram em suas casas ainda nãl disponibilizados
Inglaterra
1 Arsenal 60.003 (60.355) 99.5%
2 Manchester City 46.842 (47.726) 98.2%
3 Liverpool 44.822 (45.362) 98.8%
4 Sunderland 43.905 (49.000) 89.6%
5 Chelsea 41.374 (41.841) 98.9%
6 West Ham Utd 34.977 (35.016) 99.9%
7 Norwich City 26.824 (27.033) 99.2%
8 West Bromwich 25.927 (28.003) 92.6%
9 Crystal Palace 23.285 (23.285) 100.0%
10 Swansea City 20.733 (20.733) 100.0%
Holanda
1 Ajax Amsterdam 52.013 (52.581) 98.9%
2 Feyenoord 43.000 (51.577) 83.4%
3 PSV Eindhoven 31.750 (35.119) 90.4%
4 FC Twente 29.200 (29.700) 98.3%
5 Heerenveen 20.000 (26.800) 74.6%
6 FC Groningen 19.076 (22.579) 84.5%
7 NAC Breda 17.125 (17.254) 99.3%
8 AZ Alkmaar 16.268 (17.023) 95.6%
9 FC Utrecht 14.551 (24.426) 59.6%
10 Vitesse Arnhem 13.778 (26.800) 51.4%
11 ADO Den Haag 13.120 (15.000) 87.5%
12 Roda JC 12.159 (19.979) 60.9%
13 PEC Zwolle 11.324 (11.324) 100.0%
14 NEC Nijmegen 10.150 (12.500) 81.2%
15 Cambuur 9.452 (11.000) 85.9%
16 Heracles Almelo 8.155 (8.500) 95.9%
17 Go Ahead Eagles 6.855 (6.855) 100.0%
18 RKC Waalwijk 6.000 (7.500) 80.0%
França
1 Paris SG 44.413 (48.427) 91.7%
2 Marseille 42.524 (60.000) 70.9%
3 Lille 36.362 (50.157) 72.5%
4 Bordeaux 32.158 (34.694) 92.7%
5 Montpellier 27.717 (32.500) 85.3%
6 Saint- Etienne 26.481 (35.525) 74.5%
7 Nantes 24.727 (38.004) 65.1%
8 Lyon 23.552 (41.044) 57.4%
9 Guingamp 18.155 (18.250) 99.5%
10 Rennes 17.068 (31.200) 54.7%
11 Lorient 16.614 (18.500) 89.8%
12 Bastia 15.425 (16.480) 93.6%
13 Monaco 14.753 (18.524) 79.7%
14 Reims 14.199 (21.668) 65.5%
15 Sochaux 13.857 (20.000) 69.3%
16 Toulouse 13.111 (38.650) 33.9%
17 Valenciennes 12.261 (25.000) 49.0%
18 Evian TG 10.287 (15.600) 65.9%
19 Ajaccio 7.948 (10.660) 74.6%
20 Nice 0 (18.500) *
* informações indisponíveis

Líder, xerife, paizão, o que veio de longe



O assunto já foi muito e devidamente debatido pela turma do "Linha de Passe", mas, mesmo com atraso, peço licença para entrar nele. Refiro-me a Clarence Clyde Seedorf, o holandês de Paramaribo que, além de craque, acaba de se investir nas funções de dono do time. Time do Botafogo, claro. Bola para isso Seedorf tem. Num futebol brasileiro carente de grandes jogadores, exportando cada vez mais suas safras mais novas, um veterano como ele, já na casa dos 37, tem todo o direito de brigar pela condição de melhor jogador do Campeonato Brasileiro. Curiosamente, ou por causa da tal exportação, brigar com outros jogadores também veteranos como Alex, Zé Roberto, Juninho Pernambuco e poucos mais.
Reconhecido o talento do holandês, vamos ao que interessa: será que o status de craque concede a Seedorf o direito de ser o dono do time, dando ordens aos companheiros, gritando com eles, proibindo-os de dar entrevista e até, em pleno jogo, aplicando num deles um tapa que escandalizou meio mundo, inclusive os torcedores botafoguenses?
O currículo de Seedorf, o craque, é de tirar o fôlego: quatro vezes campeão da Champions League, duas pelo Milan, uma pelo Ajax e outra pelo Real Madrid. Mas será que, naqueles importantes clubes europeus, ela fazia o que faz aqui? É impensável vê-lo de dedo em riste na cara de Bergkamp, Mijakovic ou Pirlo, vencedores ao lado dele nos times pelos quais foi campeão. Certamente, não era o que fazia por lá.
É evidente que a Seedorf, o craque, o Botafogo deve muito de sua atual campanha no Campeonato Brasileiro. Com a bola nos pés, e mesmo como líder, o homem vale cada tostão que o clube investe nele. Mas há uma diferença entre o líder e o autoritário, entre um capitão de time e um dono do time. Imagine-se Seedorf dando um tapa em jogador de pavio curto com há tantos por aí (não no Botafogo). Imagine-se um árbitro sério e competente diante de uma cena dessas.
Alguns botafoguenses gratos (a gratidão, às vezes, cega), defendem seu craque, alegando que, a caminho dos 40, ele na verdade está ajudando garotos inexperientes como Vitinho, Gilberto e tal. Seria, assim, uma espécie de paizão, ou de irmão mais velho, pondo juízo na cabeça da meninada. Parece que o próprio Osvaldo de Oliveira pensa do mesmo modo. Por aí, chega-se à conclusão de que também como xerife Seedorf estaria ajudando o Botafogo. Será? Só esperemos que este admirável jogador - que empresta talento ao nosso futebol - não seja movido por aquela arrogância tão comum nos que vem de fora: a de que nós, brasileiros, para tomarmos jeito, merecemos mesmo uns bons tapas.

Quatro campeãs são cabeças de chave em NY

Nova York (EUA) - A lista de cabeças de chave do US Open na chave feminina foi divulgada nesta terça-feira, sem surpresas. A única ausência é a francesa Marion Bartoli, número 7 do mundo, que está aposentada, mas não foi retirada do ranking.
Quatro jogadoras que já venceram o US Open estão entre as cabeças de chave: Serena Williams, Maria Sharapova, Samantha Stosur e Svetlana Kuznetsova. Victoria Azarenka é a segunda favorita e Agnieszka Radwanska é a quarta.
Jogadoras da nova geração, como Laura Robson, Sloane Stephens, Sorana Cirstea, Jamie Hampton e Mona Barthel evitarão encontrar as principais favoritos logo nas primeiras rodadas do torneio.
Confira a lista de cabeças de chave:
  1. Serena Williams (EUA)
  2. Victoria Azarenka (BLR)
  3. Maria Sharapova (RUS)
  4. Agnieszka Radwanska (POL)
  5. Sara Errani (ITA)
  6. Na Li (CHN)
  7. Caroline Wozniacki (DIN)
  8. Petra Kvitova (TCH)
  9. Angelique Kerber (ALE)
  10. Jelena Jankovic (SER)
  11. Roberta Vinci (ITA)
  12. Samantha Stosur (AUS)
  13. Kirsten Flipkens (BEL)
  14. Ana Ivanovic (SER)
  15. Maria Kirilenko (RUS)
  16. Sloane Stephens (EUA)
  17. Sabine Lisicki (ALE)
  18. Dominika Cibulkova (ESL)
  19. Carla Suarez (ESP)
  20. Sorana Cirstea (ROM)
  21. Nadia Petrova (RUS)
  22. Simona Halep (ROM)
  23. Elena Vesnina (RUS)
  24. Jamie Hampton (EUA)
  25. Ekaterina Makarova (RUS)
  26. Kaia Kanepi (EST)
  27. Alizé Cornet (FRA)
  28. Svetlana Kuznetsova (RUS)
  29. Mona Barthel (ALE)
  30. Magdalena Rybarikova (ESL)
  31. Laura Robson (GBR)
  32. Klara Zakopalova (TCH)

16 dias, 16 posts para a NFL: as transmissões da semana 1



E estão definidas as primeiras transmissões da temporada regular da NFL, que terá cobertura exclusiva em TV por assinatura nos canais ESPN. Serão seis jogos ao vivo. Como tem acontecido nos últimos anos, os jogos do futebol americano se chocam com as transmissões da reta final do US Open, o último Grand Slam da temporada do tênis internacional. Os horários indicados são os de Brasília:
quinta, dia 5:
21h - DENVER BRONCOS X BALTIMORE RAVENS - ESPN AO VIVO
domingo, dia 8:
14h - NEW ORLEANS SAINTS X ATLANTA FALCONS - ESPN AO VIVO
17h25 - SAN FRANCISCO 49ERS X GREEN BAY PACKERS - ESPN AO VIVO
21h30 - DALLAS COWBOYS X NEW YORK GIANTS - ESPN AO VIVO
segunda, dia 9:
20h00 - WASHINGTON REDSKINS X PHILADELPHIA EAGLES - ESPN+ AO VIVO (ESPN em andamento após a Final Masculina do US Open)
23h20 - SAN DIEGO CHARGERS X HOUSTON TEXANS - ESPN AO VIVO