sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Português

18h15 Benfica 5x1 Rio Ave

Alemão

17h30 Bayern de Munique 3x0 Colônia

Novela curta

Novelas boas são aquelas com grande elenco, repletas de intriga e mistério, e em geral com final feliz. Coisas como O Bem-amado, O Rei do Gado, Plumas e Paetês. Enfim, produções nas quais nossas tevês têm know-how pra mais de metro. No futebol, enredos longos tendem a provocar desgaste e não terminam bem. Nele, aceitam-se minisséries, de poucos capítulos e desfecho rápido. Como aconteceu na história da renovação de contrato de Tite com o Corinthians.

Pelos sinais iniciais, pairou no ar a impressão de que o suspense iria arrastar-se na passagem de ano. O treinador pediu grana polpuda para renovar e a diretoria tomou um susto. Andrés Sanchez, presidente licenciado, arregalou os olhos e soltou o verbo, ao alegar que o clube que dirigia não nadava em dinheiro. E deu xeque-mate ao estabelecer a data de hoje como limite para definição.
Acordo que veio com um dia de antecedência, e aparentemente para satisfação de ambas as partes. Desde o primeiro momento, e apesar do tom mais duro do cartola, eu não acreditava em ruptura. Não havia motivo, não fazia sentido interromper a parceria. Se não houve desentendimento no momento mais delicado do ano - a eliminação na fase preliminar da Libertadores -, por que deveria vir agora, com todos felizes pela conquista do pentacampeonato nacional?
Sanchez foi correto e paciente com Tite, ao confirmá-lo no cargo mesmo depois do embaraçoso e humilhante tropeço diante do Tolima. Também lhe deu mão forte na transição do primeiro para o segundo turno, quando o time entrou em turbulência, viu dissipar-se os muitos pontos de vantagem sobre os demais concorrentes no Brasileiro, e por pouco não desandou. Foram demonstrações de confiança na capacidade do treinador. Nada apontava para a interrupção do trabalho.
Como o interesse para seguir a caminhada era recíproco, tudo se resumia a cifras. E, salvo novidade de última hora, as diferenças foram resolvidas. Um ganha mais aqui, o que sempre é bom; o outro economiza um tanto por mês e, em contrapartida, mantém um funcionário graduado que correspondeu.
Tite pode dedicar-se à preparação do planejamento para a próxima temporada. O Corinthians tem projeto ambicioso - falou-se até em duas equipes, a serem usadas de acordo com a competição. Para variar, a Libertadores desponta como prioridade, o que é bom e ruim. Bom, desde que a estratégia seja elaborada com inteligência e qualidade. Ruim, se houver expectativa exagerada quanto ao sucesso da empreitada. A ansiedade no torneio continental tem sido o grande adversário alvinegro. O título virá, não há dúvida. Mas com o tempo e com serenidade.
Tite deve tomar como desafio tornar o Corinthians versão 2012 mais atrevido e ousado. A equipe de 2011 foi equilibrada, mas sem muitos momentos de brilhantismo. Ok, ganhou o Brasileiro, só que de maneira muito econômica, sem resultados encantadores (exceto os 5 a 0 no São Paulo). É hora de aprimorar esquema, para mostrar um time sólido, difícil de ser batido e envolvente no ataque.
É pedir demais? Não acho. Se o Corinthians quer ser o nosso Barcelona, que comece desde já, na prática.
O grande duelo. Epa, pensou que esqueci do Barcelona? Claro que não, pois só se fala dele nestes dias. Fez a parte que se esperava, não tomou conhecimento do Al Sadd e vai para o duelo com o Santos pronto como sempre. Messi e Neymar vão encontrar-se. Quem vai ganhar? O futebol.

Embate épico

Já foi o tempo em que deveríamos olhar o futebol europeu com medo ou ar de inferioridade. Hoje os investimentos escassearam e os clubes perderam força. Com uma exceção: o Barcelona. Esse time espanhol faz até o Real Madrid, de Casillas, Cristiano Ronaldo e Kaká, tremer. A missão do Santos, neste domingo, é ingrata, sem dúvida. Qualquer time do mundo, contudo, gostaria de estar em seu lugar. Os rivais aqui do Brasil o invejam. Se ganhar, não vai entrar na história "apenas" como campeão mundial, mas como a equipe que derrubou um adversário quase imbatível.

O Santos tem bom elenco e, principalmente, Neymar. Mas, convenhamos, é atirador no Japão. O que vier será lucro, e não escrevo isso em tom de menosprezo. Nem poderia. Estamos, afinal, falando do melhor time do Brasil.
É claro que o santista vai sofrer em caso de derrota e não considerará "gratificante" somente o fato de ter enfrentado os astros regidos por Pep Guardiola. O almoço do domingo não terá o mesmo sabor e a programação com amigos e familiares será prejudicada. Independentemente do resultado, porém, o clube encerrará 2011 por cima, como sensação do Brasil pela conquista da Libertadores e por ter desafiado os europeus e mantido seu craque na Vila.
O torcedor quer mais. E cogitar uma vitória não tem nada de absurdo. Ela é bem possível. Nas duas vezes em que decidiu o título com brasileiros, o Barça entrou como favorito e acabou derrotado. Na decisão de 1992, os espanhóis perderam para o São Paulo por 2 a 1. Em 2006, o algoz foi o Inter (1 a 0), num confronto de nível técnico baixo e poucos lances de emoção.
O atual time catalão é bem superior, é verdade. Brinca de jogar futebol, diverte-se em campo e, não por acaso, é considerado um dos maiores de todos os tempos. Messi é fora de série, mas Neymar também. A diferença entre espanhóis e brasileiros não está nesses dois gênios, mas nos outros jogadores e no conjunto. O entrosamento e o toque de bola do Barcelona são inigualáveis. Xavi, Iniesta e Fábregas completam meio-campo e ataque fulminantes. Por isso, quase sempre dominam seus adversários - até nos raros tropeços.
O Santos tem alguns bons nomes, como Ganso e Borges. Depende, no entanto, muito mais de Neymar do que o Barça de Messi. Sem o jovem atacante, o time da Vila seria comum e provavelmente não estaria nesta semana no Japão. Como sempre, foi ele quem pôs a equipe na decisão. Contra o Kashiwa Reysol, Neymar resolveu um jogo que não havia começado tão fácil. O gol (o primeiro nos 3 a 1) pode não ter causado tanto impacto, mas foi de puro talento: drible curto com o pé direito e finalização perfeita com o esquerdo.
Se o garoto estiver inspirado, como tem sido na maioria das partidas, o Santos pode derrubar o gigante espanhol. Mesmo que perca, terá motivos para festejar uma temporada vitoriosa e de grande exposição internacional, algo que não ocorria desde os tempos de Pelé.

Diário do Japão: Da pacata Nagoya até a frenética Yokohama

O sossego de Nagoya ficou para trás. Bastaram algumas horas em Yokohama, depois de uma viagem de trem-bala que durou 1h20 - com direito à impressionante vista do Monte Fuji e seu colarinho nevado - para perceber a diferença entre as duas cidades.

A primeira, e mais evidente, é o trânsito. Durante a semana vivida em Nagoya, nem eu nem outro jornalista brasileiro deparou-se com algum congestionamento. Aqui, peguei trânsito da estação para o hotel e do hotel para o estádio. A caminho do jogo, o motorista que me levava se desculpava de dois em dois minutos pela lentidão com que avançávamos - como se estivesse se sentindo culpado por me fazer perder tempo em sua cidade. Depois da partida, optei por voltar de metrô, mas, para chegar à estação, tive de embarcar no ônibus oferecido pela Fifa. E o trajeto que a pé é feito em 15 minutos durou 20.
A compensação para a agitação de uma cidade que tem quase 1,5 milhão de habitantes a mais do que Nagoya (3,6 milhões contra 2,2 milhões) é a beleza de sua baía. Muitos hotéis e arranha-céus estão localizados de frente para o Pacífico, e entre o que me hospeda e o mar existe o belo Parque Yamashita, com suas árvores bem cuidadas e suas alamedas impecavelmente limpas.
O ponto comum entre as duas cidades é a educação e a boa vontade que seus moradores têm para ajudar. Quem não fala inglês faz o possível e o impossível para entender e ser entendido. E os que falam logo se oferecem para tirar alguma dúvida quando veem alguém tentando decifrar um mapa do metrô, por exemplo.

Milan enfrenta o Arsenal, e Chelsea pega o Napoli; veja os confrontos das oitavas

Em Nyon, Suíça, aconteceu o sorteio das oitavas de final da Uefa Champions League. O temido Milan, segundo em sua chave, encara o Arsenal. O duelo aconteceu nas oitavas de final da Liga dos Campeões na temporada 2007/2008, com o time inglês avançando na competição.

O Lyon já deu sorte em seu confronto, pois terá a 'zebra' Apoel pela frente. Já o Chelsea terá um desafio difícil diante do Napoli. O Bayern de Munique, que pode fazer a final da Champions em casa, na Allianz Arena, terá pela frente a surpresa Basel. Atual campeão, o Barcelona pega o Bayer Leverkusen.

Enquanto isso, o CSKA Moscou não deu sorte e enfrenta o Real Madrid, maior campeão da história da competição e dono da melhor campanha da primeira fase. O Benfica duela com o Zenit, e o Olympique de Marselha enfrentará a Inter de Milão.
Os confrontos definidos das oitavas de final da Champions no telão da Uefa em Nyon
Os confrontos definidos das oitavas de final da Champions no telão da Uefa em Nyon
Crédito da imagem: Reuters
Dos 16 classificados às oitavas, sete times já foram campeões da Champions League: Bayern de Munique, Inter, Benfica, Real Madrid, Barcelona, Olympique de Marselha e Milan. Por outro lado, são quatro novatos que pela primeira vez disputarão esta fase eliminatória: Basel, Napoli, Zenit e Apoel.

As partidas de ida das oitavas de final serão disputadas nos dias 14/15 e 21/22 de fevereiro e os jogos de volta vão acontecer em 6/7 e 13/14 de março. Os líderes dos grupos atuarão dentro de casa no segundo duelo.

Depois disso, um novo sorteio, que será realizado no dia 16 de março, definirá os confrontos das quartas de final e o caminho de cada equipe até a final, que está marcada para 19 de maio, na Allianz Arena, em Munique, na Alemanha.

Veja abaixo os confrontos das oitavas de final (os times à direita decidem em casa)

Lyon x Apoel
Napoli x Chelsea
Milan x Arsenal
Basel x Bayern de Munique
Bayer Leverkusen x Barcelona
CSKA Moscou x Real Madrid
Zenit x Benfica
Olympique de Marselha x Inter de Milão


complemento

Milan enfrenta o Arsenal, e Chelsea pega o Napoli; veja os confrontos das oitavas

Em Nyon, Suíça, aconteceu o sorteio das oitavas de final da Uefa Champions League. O temido Milan, segundo em sua chave, encara o Arsenal. O Lyon já deu sorte em seu confronto, pois terá a 'zebra' Apoel pela frente. Já o Chelsea terá um desafio difícil diante do Napoli.

O Bayern de Munique, que pode fazer a final da Champions em casa, na Allianz Arena, terá pela frente a surpresa Basel. Atual campeão, o Barcelona pega o Bayer Leverkusen.

Enquanto isso, o CSKA Moscou não deu sorte e enfrenta o Real Madrid, maior campeão da história da competição e dono da melhor campanha da primeira fase. O Benfica duela com o Zenit, e o Olympique de Marselha enfrentará a Inter de Milão.

Dos 16 classificados às oitavas, sete times já foram campeões da Champions League: Bayern de Munique, Inter, Benfica, Real Madrid, Barcelona, Olympique de Marselha e Milan. Por outro lado, são quatro novatos que pela primeira vez disputarão esta fase eliminatória: Basel, Napoli, Zenit e Apoel.

As partidas de ida das oitavas de final serão disputadas nos dias 14/15 e 21/22 de fevereiro e os jogos de volta vão acontecer em 6/7 e 13/14 de março. Os líderes dos grupos atuarão dentro de casa no segundo duelo.

Depois disso, um novo sorteio, que será realizado no dia 16 de março, definirá os confrontos das quartas de final e o caminho de cada equipe até a final, que está marcada para 19 de maio, na Allianz Arena, em Munique, na Alemanha.

Veja abaixo os confrontos das oitavas de final (os times à direita decidem em casa)

Lyon x Apoel
Napoli x Chelsea
Milan x Arsenal
Basel x Bayern de Munique
Bayer Leverkusen x Barcelona
CSKA Moscou x Real Madrid
Zenit x Benfica
Olympique de Marselha x Inter de Milão

Parada indigesta

Apesar da vitória de 3 a 1 sobre o Kashiwa, no Japão, o Santos certamente terá uma para indigesta quando enfrentar o Barcelona, que goleou o Al Saad por 4 a 0 pelo título do Mundial de Clubes. Em minha opinião, o Santos – bicampeão mundial em 1962 1 1963 – não cumpriu uma exibição extraordinária que possa dar confiança a seus torcedores. Venceu fácil, é verdade, mas não foi o Santos que todos nós esperávamos. Para superar o Barcelona – que poupou alguns titulares – o time de Vila Belmiro terá que mostrar outro tipo de futebol, sabendo que Neymar será marcado em cima, pois sua fama de craque já se espalhou pela Europa.

Posso estar redondamente equivocado – embora tenha madrugado para assistir às duas partidas. Mas creio que o Santos deverá ser mais cauteloso, a fim de atrair o Barcelona para seu campo e aproveitar os contra-ataques. O Barcelona, pelo que pude observar, joga à vontade, atacando o tempo todo e deixando espaços em sua defesa. A rigor, o Al Saad não viu a cor da bola o tempo todo, pois os espanhóis mantiveram 70 por cento de posse de bola o tempo todo e, ao final, só haviam tomando dois chutes contra seu gol.

Mas isso não quer dizer que não confio no Santos, na malandragem do brasileiro e na estratégia de Murici Ramalho. Será uma parada dura de roer, mas o time paulista jogará tudo o que sabe e o que não sabe. Quanto a Messi, não o vi participar de jogadas decisivas. Bem marcado – em violência, claro – ele pode ser contido. Vou torcer pelo Santos, que, num passado distante foi o melhor time de futebol de clube que vi jogar, época de Dorval, Coutinho, Pelé e Pepe.

Quem sabe a vitória coroará o Santos como tricampeão mundial de clubes

Saiba quem chega e quem sai dos principais clubes brasileiros para 2012

A temporada 2011 do futebol brasileiro chegou ao fim, e os clubes se movimentam para montar suas equipes para 2012. Como já é de costume, o ESPN.com.br preparou o seu Mercado da Bola para que o fã de esporte possa acompanhar de maneira prática e fácil quem chega e quem sai de seus times.  

A quinta-feira teve o anúncio oficial da contratação do atacante Marcelo Moreno pelo Grêmio pelas próximas quatro temporadas. O Cruzeiro também oficializou nesta quarta a aquisição do volante Rudinei, ex-Ceará. A equipe mineira já começou a reforçar a posição, já que parece que Fabrício não irá ficar.

Nesta quinta-feira, a principal especulação do futebol nacional envolve o zagueiro do Internacional Bolívar, que poderia estar trocando o Inter pelo Flamengo. O Fluminense poderia estar no páreo por Thiago Neves. A equipe tricolor aguarda a definição entre o Flamengo e os árabes do Al-Hilal para renovar o empréstimo do atleta e parece interessada no seu ex-jogador.

Outra especulação que criou força nesta quinta foi a do meia Andrezinho, também do Internacional, que poderia estar a caminho do Botafogo.

Veja abaixo quem chega, quem sai e os principais rumores e especulações envolvendo os principais clubes brasileiros:

Legendas: G = Goleiro; Z = Zagueiro; L = Lateral; M = Meio-campista; A = Atacante; T = Técnico

- Em negrito, transferências já confirmadas
- Em negrito mais itálico, voltas de empréstimo


undefined

QUEM CHEGA: Éverton Silva (L, Flamengo)

QUEM SAI: Anselmo (
A, Coritiba, Cruzeiro ou Botafogo), Vitor Júnior (M, Corinthians), Anailson (A), Robston (M, Sport), Marcão (A), Anderson (Z, Cuzeiro)

undefined

QUEM CHEGA: Patric (L, Ponte Preta), Rodrigo Heffner (LD, Náutico), Nikão (M, Bahia), Leandro Donizete (V, Coritiba), 
Felipe (G, Flamengo), Diego Tardelli (A, Anzhi-RUS), Rafinha (M, Coritiba), Douglas (LD, Goiás), Kléber (LE, Internacional)

QUEM SAI: Guilherme Santos (LE, Figueirense), Leandro (LE), Gilberto (V), Toró (V, Figueirense) Pierre (V, Palmeiras), Magno Alves (A, Ceará), Dudu Cearense (V, Vitória), Réver (Z, Vasco), Leandro (LE), Magno Alves (A), Rafael Cruz (L, Palmeiras), Jheimy (A, Sport)


undefined

QUEM CHEGA:

QUEM SAI:
Manoel (Z, Internacional), Cleber Santana (M, Sport)


undefined

QUEM CHEGA:
Amaral (M, América-MG), Zé Roberto (M, Internacional), Vander (M, Flamengo), QUEM SAI: Jobson (A, Botafogo), Yohn Mosquera (Z, dispensado), Carlos Alberto (M, Vasco) Paulo Miranda (Z, São Paulo), Nikão (M, Atlético-MG)


undefined

QUEM CHEGA: Jobson (A, Bahia), Oswaldo de Oliveira (T, Kashima Anthlers-JAP), Brinner (Z, Paraná),
Muriqui (A, Guangzhou Evergrande-CHI), Andrézinho (M, Internacional), Anselmo (A, Atlético-GO)

QUEM SAI: Araruama (V, Olaria), Everton (M, Tigres-MEX), Léo (V, Santa Cruz), Thiago Galhardo (M, Bangu), Cortês (LE, Napoli-ITA)


undefined 
QUEM CHEGA: Vitor Júnior (M, Atlético-GO), Cassio (G, PSV), Felipe (Z, Bragantino), Gilsinho (A, Jubilo Iwata-JAP), Montillo (M, Cruzeiro), Gil (Z, Valenciennes-FRA), Elton (A, Vasco), Willians (V, Flamengo) 

QUEM SAI: Paulinho (V, Milan-ITA), Morais (M), Moradei (V), Renan (G) e Bruno Octávio (V)


undefined

QUEM CHEGA:
Anselmo (A, Atlético-GO), Lincoln (M, Avaí), Júnior Urso (V, Avaí), Jackson (LD, Boa), Lima (V, Fluminense)
QUEM SAI: Jonas (LD, Santos)

undefined

QUEM CHEGA: Gilson (LE, Grêmio), Mateus (Z, Portuguesa), Thiago Carvalho (Z, Boa Esporte), Rudinei (V, Ceará) 
Anselmo (A, Atlético-GO), Anderson (Z, Atlético-GO), Fernandinho (A, São Paulo), Oswaldo (A, Ceará),  Aimar (M, Benfica)

QUEM SAI: Keirrison (A, Barcelona), Vitor (LD, Palmeiras), Charles (V, Santos), Ortigoza (A, Hyundai-COR), Montillo (M, Corinthians), Fabrício (V, São Paulo)


undefined

QUEM CHEGA: Guilherme Santos (LE, Atlético-MG), Toró (V, Atlético-MG)

QUEM SAI: Juninho (L, Figueirense), Bruno (LD, Figueirense),
Maicon (M, São Paulo), Edson Silva (Z, Palmeiras, São Paulo)



undefined

QUEM CHEGA: Magal (LE, Americana),
Vágner Love (A, CSKA Moscou-RUS), Bolívar (Z, Internacional)

QUEM SAI: Éverton Silva (LD, Atlético-GO), Felipe (G, Atlético-MG), Ronaldo Angelim (Z, Fortaleza), Willians (V, Flamengo), Thiago Neves (M, Fluminense)


undefined

QUEM CHEGA: Bruno (LD, Figueirense), Wagner (M, Gaziantespor-TUR),
Thiago Neves (M, Flamengo)

QUEM SAI: Mariano (L, Bordeaux), Jefferson (LE), André Luís (Z), Araújo (A, Sport), Ciro (A, Sport), Souza (M), Diogo (V), Valência (V, Terek Grozny-RUS)


undefined

QUEM CHEGA:

QUEM SAI: 
Douglas (LD, Atlético-MG, Santos, Internacional), Marcelo Costa (V)

undefined

QUEM CHEGA: Kleber (A, Palmeiras), Marco Antônio (M, Portuguesa), Marcelo Moreno (A, Shakhtar Donetsk-UCR),
Carlos Eduardo (M, Rubin Kazan-RUS), Vágner Love (A, CSKA Moscou-RUS), Pablo (Z, Ceará).

QUEM SAI: Gilson (LE, Cruzeiro), Brandão (A, Olympique de Marselha-FRA), Adilson (V, Dnipro-UCR), Douglas (M, Corinthians, Palmeiras)


undefined

QUEM CHEGA: Vadão (T)

QUEM SAI:


undefined

QUEM CHEGA: Dagoberto (A, São Paulo),
Manoel (Z, Atlético-PR), Henrique (Z, Palmeiras), Douglas (LD, Goiás)

QUEM SAI: Lauro (G, Ponte Preta), Rodrigo (Z), Sorondo (Z), Alex (A, Fluminense), Ricardo Goulart (M, Santo André), Siloé (A, Horizonte-CE), Zé Roberto (M, Bahia), Kléber (LE, Atlético-MG, Vasco), Andrezinho (M, Botafogo), Bolivar (Z, Flamengo)


undefined

QUEM CHEGA: Cascata (M, ABC), Henrique (A, Vitória de Setúbal), Siloé (A, Horizonte - CE),
Gilberto (A, Internacional)

QUEM SAI: Rodrigo Heffner (LD, América-MG), Kieza (A, Cruzeiro ou Palermo-ITA)


undefined

QUEM CHEGA: Juninho (LE, Figueirense)
, Vitor (LD, Cruzeiro), Diego Tardelli (A, Anzhi-RUS), Osvaldo (A, Ceará), Taison (A, Metalist-RUS), Jorge Wagner (M, Kashiwa Reysol-JAP), Pierre (V, Atlético-MG), William (A, Avaí), Rafael Cruz (LD, Atlético-MG)

QUEM SAI: Gabriel Silva (LE, Udinese-ITA), Kleber (A, Grêmio),
Henrique (Z, Internacional), Rivaldo (V, Sport)


undefined

QUEM CHEGA: Cicinho (L, Brasiliense), Lauro (G, Internacional),
Leandrão (A, ABC), Gian (Z, Avaí)

QUEM SAI: Patric (L, América-MG)


undefined

QUEM CHEGA: Léo Silva (V, Americana), Ademir Sopa (V, São Caetano),
Kempes (A, América-MG), Rivaldo (M, São Paulo)

QUEM SAI: Mateus (Z, Cruzeiro), Marco Antônio (M, Grêmio), Júnior Timbó (A)


undefined

QUEM CHEGA: Jonas (LD, Coritiba), Maranhão (LD, Coritiba)
, Madson (M, Atlético-PR), Charles (M, Cruzeiro), Douglas (LD, Goiás), Hiroki Sakai (LD, Kashiwa Reysol-JAP), Zé Roberto (M, Al-Gharafa-CAT), Robinho (A, Milan)

QUEM SAI: Danilo (LD, Porto),
Rodrigo Possebon (V), Éder Lima (LE, Oeste-SP), Leandro Silva (LD)


undefined

QUEM CHEGA: Carleto (LE, América-MG), Cléber Santana (V, Atlético-PR), Sérgio Motta (M, Ceará),
Paulo Miranda (Z, Bahia), Fabrício (V, Cruzeiro), Maicon (M, Figueirense), Jadson (M, Shaktar Donetsk), Nilmar (A, Villarreal), Breno (Z, Bayern de Munique), Osvaldo (A, Ceará), Édson Silva (Z, Figueirense)

QUEM SAI: Dagoberto (A, Internacional), Rivaldo (M, Atlético-PR ou Portuguesa), Carlinhos Paraíba (V, Cerezo Osaka-JAP), Fernandinho (A, Cruzeiro), Marlos (M, Metalist-UCR), Rhodolfo (Z, Juventus-ITA)


undefined

QUEM CHEGA: William Rocha (Z, América-MG), Matheus Cavichiolli (G, Novo Hamburgo-RS),
Robston (A, Atlético-GO), Araújo (A, Fluminense), Ciro (A, Fluminense), Jheimy (A, Atlético-MG)

QUEM SAI:


undefined

QUEM CHEGA: Carlos Alberto (M, Bahia),
Réver (Z, Atlético-MG), Kleber (LE, Internacional), Diego Tardelli (A. Anzhi-RUS), Rodolfo (Z, Lokomotiv de Moscou)

QUEM SAI: Elton (A), Márcio Careca (L), Irrazábal (LD), Bernardo (M, Cruzeiro), Gian (Z, Ponte Preta)


undefined

QUEM CHEGA: Toninho Cerezo (T),
Dudu Cearense (V, Atlético-MG)

QUEM SAI:

Figueirense vence concorrência do Bahia e fecha com Toró por um ano

Sofrendo um verdadeiro desmanche, o Figueirense começa a remontar aos poucos o elenco para a próxima temporada. Nesta quinta-feira, o clube acertou a contratação do volante Toró, cedido por empréstimo de um ano pelo Atlético-MG.

Sem espaço na equipe mineira desde a chegada do técnico Cuca, o jogador de 25 anos era pretendido por Bahia e também um time chinês. A direção tricolor dava o negócio praticamente como certo por conta do boa relação entre Toró e Joel Santana, que trabalharam juntos no Flamengo entre 2007 e 2008, mas a campanha do Figueirense no último Brasileiro seduziu o volante.

Toró é o segundo atleta trazido do Galo pelo time catarinense. Na semana passada, o clube anunciou, também por empréstimo de um ano, o lateral direito Guilherme, que vai substituir Bruno, negociado com o Fluminense, assim como o artilheiro Wellington Nem. O Figueirense também perdeu o lateral esquerdo Juninho para o Palmeiras, e ainda deve ver sua dupla de zaga, Edson Silva e Roger Carvalho, saírem, além dos meias Maicon e Elias e do atacante Júlio César

Ênio Vecchi não é mais técnico da seleção de basquete

Sem grandes explicações, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou nesta quinta-feira a decisão de não renovar o contrato com o técnico Ênio Vecchi. O treinador, assim, deixa o comando técnico da seleção brasileira feminina depois de levá-la à classificação para os Jogos Olímpicos de Londres.

O treinador tinha contrato com a CBB até o dia 31 de dezembro. Ele havia assumido a seleção há um ano, no lugar do espanhol Carlos Colinas. O treinador, na ocasião, estava trabalhando no Vitória Basquete, do Espírito Santo. Além de Ênio, Uburatan Paccini, que era seu assistente, também não permanece na seleção.

Na nota publicada em seu site oficial, a CBB alega que a decisão foi tomada "a partir de um realinhamento do projeto pensando na continuidade do trabalho de base realizado até agora e para 2016.". O texto não explicita se Janeth Arcaín, que também era assistente de Ênio, segue na CBB. Ela, porém, tem a confiança da diretora de basquete feminino, Hortência Marcari, sua ex-companheira de quadra.

Ênio comandou a seleção brasileira feminina em apenas dois torneios. No Pré-Olímpico das Américas, quando o Brasil foi campeão com certa facilidade, e nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Ali, a seleção perdeu para Porto Rico nas semifinais e teve se contentar com uma frustrante medalha de bronze.


Se prepare para uma montanha-russa de emoções em Clipperlândia

Chris Paul deve ajudar muito
Chris Paul deve ajudar muito
Crédito da imagem: Reuters



É necessário sempre ter o pé atrás quando o assunto é Los Angeles Clippers. O caçula de Los Angeles nunca cresceu, sempre perdeu. Erros incríveis no draft, contratações erradas e uma cultura de L-O-S-E-R (perdedor), a palavra "desastre" nem começa a descrever a franquia mais pífia da história da NBA.

Em 41 anos desde que o time foi fundado em 1970 (Buffalo Braves), doze vezes os Clippers escolheram entre os 3 primeiros no draft. Darius Miles, Danny Manning, Michael Olowakandi (desastre total), Danny Ferry (horrível), Danny Manning, e Benoit Benjamin foram alguns dos erros mais incríveis da historia do draft. Tyson Chandler, Lamar Odom, Antonio Mcdyess e Terry Cummings foram boas escolhas. O problema é que todos foram embora e tiveram sucesso com outras equipes. Os Clippers sempre foram o exemplo de "o que não fazer" quando o assunto era administrar uma franquia. Sete aparições em sua história nos playoffs, sendo que o time nunca ganhou uma divisão ou chegou perto de um título, é pra deixar qualquer torcedor em depressão. O time tem 20 vitórias nos playoffs em 41 temporadas. Os Lakers têm 20 nos últimos DOIS ANOS. Bizarro.

Mas, entretanto, e todavia parece que o negócio começa a tomar outro rumo. Já está claro que pela primeira vez na vida os Clippers acertaram no draft ao selecionarem Blake Griffin em 2009. Falar que o cara eletrizou a NBA no ano passado seria pouco. Com dunks incríveis (venceu o campeonato de enterradas) e uma habilidade atlética de deixar qualquer um com inveja, o cara lembrou todo mundo que existia "outra" franquia em Los Angeles. Os Clips venceram apenas 32 jogos, mas câmeras começaram a clicar, holofotes brilharam, e sobrancelhas subiram quando o assunto era Blake Griffin e os Clippers. Novas oportunidades de marketing envolta de um jogador emocionante, Los Angeles tinha uma nova estrela. Se Kobe é o Super-Homem, Blake é o Batman…só faltava o Robin.

O caçula está cansado de levar pancadas.  Chris Paul chega pra mudar isso.
O caçula está cansado de levar pancadas. Chris Paul chega pra mudar isso.
Crédito da imagem: Reuters



O Robin Chegou!!!

Se você é torcedor dos Clippers levante os braços pro alto e fale "aleluia"! O Robin e sua capa estão a bordo. O caçula acaba de ficar mais velho, e ele está com sangue nos olhos. Esquece as temporadas horríveis, esquece erros grotescos em administração, essa é uma nova era em "Clipperlândia". Chris Paul, ex-jogador dos Hornets agora veste vermelho e branco.

Ele corre, vai pra cesta, arremessa bem de longe e inferniza os oponentes no jogo de meia quadra. É difícil achar alguma coisa que CP3 não consiga fazer. Tirando Derrick Rose, Paul é o melhor armador da NBA. Griffin, Caron Butler, Chauncey Billups, Chris Paul e Mo Williams: esse time vai competir, e a cidade de Los Angeles vai virar um parquinho de diversões.

Kobe Bryant recentemente falou que a ida de Paul aos Clippers seria ótimo pra cidade de Los Angeles. Ele tá certo, e como. A cidade já era um dos polos mais fortes da NBA pelo sucesso incrível dos Lakers. Agora, ela é o foco. A partir de agora começa a rivalidade entre Clippers e Lakers. A imprensa vai devorar. Paul, Griffin vs. Kobe: que coisa mais linda. No ano passado, todo mundo falava do Heat, agora está na hora de sentir o calor de L.A.

Eu sei que Chris Paul está no último ano de contrato e pode sair depois da temporada que vem. Também entendo que os Clippers perderam um excelente jogador (Eric Gordon) para adquiri-lo. Mesmo assim, o time voltou a ser um TIME com essa negociação. Chegou a hora do caçula mostrar que o Staples Center não é a casa de um time só. Falar que tem um novo xerife em LA seria exagero, mas pode ter certeza que CP3 não chega pra ser um saco de pancadas.

Go Clippers!

O que acham?  Os Clippers vão pros playoffs?  Vai dar certo?

'Muriçoca' e jogadores correm atrás de uma ceia de R$ 13,5 milhões

A ceia de Natal dos santistas será um pouco mais farta se o time chegar à terceira estrela de ouro do outro lado do mundo.

Uma sapatada no Barcelona renderá mais espumantes, peru ou frango, farofa, gelatina e panetone na saideira do ‘jingle bells’.

O técnico ‘Muriçoca’ Ramalho poderá até acrescentar outros ingredientes à mesa, mais sofisticados, como tender ao molho de framboesa e salpicão.

Bala para isso não faltará na poupança do treinador santista. Ele deverá receber R$ 5 milhões de prêmio pelo caneco mundial.

‘Muriçoca’, que belisca R$ 600 mil de salário, já papou R$ 1,5 milhão pelo bi no Paulistinha e mais R$ 3 milhões pela conquista da América.

Os jogadores também já se acertaram com o Papai Noel da Baixada. Depois de soltarem o grito de campeão, eles dividirão os R$ 8,5 milhões que a mamãe Fifa dará pela volta olímpica. É o bicho mais alto da história de 99 anos do Santos.

Um prêmio que certamente provocará muita inveja no Barcelona. Que pagou somente R$ 1,65 milhão a cada jogador pelo título da Liga dos Campeões.

Ainda a caixa-forte sem tranca... De acordo com estudo da Pluri Consultoria, o time titular do Barcelona vale quatro vezes mais que o do Santos: R$ 1,026 bilhão, com R$ 278 milhões. O põe, tira, deixa ficar utilizado no levantamento refere-se apenas à soma dos preços de mercado de cada atleta.

A joia mais valiosa da decisão no Japão é Messi, a ‘Pulga’ argentina, com R$ 244 milhões. A pérola santista Neymar foi avaliada em R$ 122 milhões.

Se jogasse no time catalão, a fera brasileira ainda ficaria atrás de Iniesta (R$ 158 milhões) e Fábregas (R$ 134 milhões).

O banco do Barça também goleia o do Peixe: R$ 464 milhões a R$ 54 milhões. Passando a régua: o valor total dos dois elencos chega a R$ 1,8 bilhão.
                                                           ######
Na boca da caçapa. O garoto de ouro Neymar está a uma velinha de festejar o 100º gol como profissional. Guindado ao time principal no início de 2009, Neymar perdeu ‘a virgindade’ em 15 de março, na vitória do Santos sobre o Mogi por 3 a 0, pelo Paulistinha. Ele tinha 17 anos. Apenas com o enxoval santista, Neymar já comemorou 81 cocos – faltam 23 para chegar ao recorde de Serginho Chulapa e João Paulo, os maiores artilheiros do time após a era Pelé. Neste ano, Neymar fez 25 gols em 46 jogos pelo Peixe.

Sugismundo Freud. Só os velhacos desprezam as palavras.

Mandachuva. Santos e Barcelona também decidirão, em Yokohama, que continente será o rei da cocada preta na competição. Somados todos os torneios, o placar aponta empate entre sul-americanos e europeus, com 25 títulos cada. Se o time santista vencer, entrará para o seleto grupo de tricampeões, ao lado de Peñarol, Nacional, Real Madrid, Boca Juniors, São Paulo e Inter de Milão. O Barça briga pelo bi. E a Fiel só sonha...

Carnê da felicidade. Fim de ano, boas festas e acerto de contas. Os periquitos em revista fecharam acordo com o Banif para quitar a dívida referente à compra do mago Valdivia. O débito será pago em 48 prestações de R$ 750 mil cada. Juros e custos do imbróglio já incluídos. Ao final de quatro anos, uma sangria superior a 35 milhões. A primeira parcela no final deste mês.

Tiro curto. Sem falar muito: Tite deverá receber cerca de R$ 450 mil por mês no Corinthians até dezembro de 2012. Dá para a feira.

Gilete press. Do pequeno grande Tostão, na ‘Folha’: “O estilo do Barcelona é uma mistura do Santos de Pelé, do Flamengo de Zico e de outras grandes equipes que privilegiavam a troca de passes, como a do carrossel holandês da Copa de 1974, que marcava por pressão e em que os jogadores não tinham posições fixas. Os técnicos dizem que só o Barcelona pode jogar dessa forma, por ter criado uma escola. É uma meia-verdade. É também uma boa desculpa para a incapacidade de mudar, de arriscar e de sonhar.” Na ‘cabeça’ do alfinete.

Twitface. Obrigado, e bom proveito. Essa foi a resposta do Cruzeiro à proposta do São Paulo pelo argentino Montillo. O clube paulista ofereceu R$ 10 milhões, mais Jean, Carlinhos Paraíba e Henrique.

A vida é bela. O Brasil olímpico vai bem, obrigado. Após a melhor participação das meninas do handebol em um Mundial, o técnico dinamarquês Morten Soubak, que assumiu o comando da seleção em 2009, disparou uma metralhadora de elogios: o Brasil não tem tradição, não existe escola (da modalidade), não há TV (transmitindo), nem público nos ginásios. Um zero à esquerda internacionalmente. O COB (caixinha, obrigado Brasil) agradece.

Tititi d’Aline. Figurinha carimbada na noite carioca, Ronaldinho Gaúcho tem pintado nas baladas com um tremendo cordão no pescoço. Brilha mais que estrela, mas é um tremendo joão-sem-braço, uma bijuteria de R$ 500. Um verdadeiro custaria a modesta quantia de R$ 250 mil.

Você sabia que... o vice-campeão mundial receberá R$ 6,8 milhões da mamãe Fifa, enquanto o terceiro colocado vai beliscar R$ 4,2 milhões?

Bola de ouro. ‘La U’. O time chileno sobrou na Sul-americana. E ainda apresentou um ótimo jogador, Vargas, já avaliado em R$ 45 milhões. Invicto há 35 jogos, a equipe ganhou o apelido de ‘Barcelona das Américas’.

Bola de latão. Palmeiras. Felipão pediu camarões, mas o menu dos periquitos em revista deve ser, mais uma vez, regado a sardinha.

Bola de lixo. Mídia. Em tempo de vacas magras, anda chutando mais que aluno mal preparado no vestibular. Todo mundo quer, mas ninguém contrata.

Bola sete. “Eu me informei sobre como jogam, mas ainda não vi nada do Santos. É um time de história, com uma geração muito boa. Será um jogo interessante” (de Guardiola, técnico papa-título do Barcelona – que humildade!).

Dúvida pertinente. Neymar ou Messi, quem vai preparar o melhor sushi?