terça-feira, 29 de outubro de 2013

Copa Sul-Americana



21h15 Lanús 0x0 River Plate

Brasileirão Série B

21h00 América-MG 0x1 Paysandu
21h50 Atlético-GO 2x1 Avaí

Copa da Liga Inglesa

17h45 Manchester United 4x0 Norwich
17h45 Birmingham 4x4 Stoke City
17h45 Arsenal 0x2 Chelsea
17h45 Burnley 0x2 West Ham
17h45 Leicester City 4x3 Fulham

Italiano

17h45 Atalanta 1x1 Internazionale

Espanhol

17h00 Espanyol 0x0 Málaga
19h00 Celta 0x3 Barcelona

Copa da Liga Francesa

15h00 Bastia 1x0 Ajaccio
17h00 Lille 0x1 Auxerre
17h00 Rennes 2x1 Nancy
17h00 Valenciennes 1x3 Troyes
17h00 Tours 3x1 Amiens
17h00 Creteil 1x3 Toulouse
17h55 Nantes 2x0 Lorient

Mundial Sub-17

11h00 Uruguai 4x2 Eslováquia
11h00 Marrocos 1x2 Costa do Marfim
14h00 Argentina 3x1 Tunísia
14h00 Nigéria 4x1 Irã

Na Li sobe e Teliana perde terreno na lista da WTA

Miami (EUA) - Vice-campeã no Masters de Istambul, Na Li foi confirmada nesta segunda-feira como a nova número 3 do mundo, deixando para trás a polonesa Agnieszka Radwanska e a russa Maria Sharapova, ambas ultrapassadas pela chinesa, que na semana passada era a quinta melhor do mundo.
A norte-americana Serena Williams se manteve absoluta na liderança do ranking. Campeã do torneio que fecha a temporada, ela tem agora mais de 5 mil pontos de vantagem em relação à bielorrussa Victoria Azarenka, que leva 2 mil pontos de frente para Na Li, que ocupa sua melhor colocação da carreira.
Completam a lista das 10 melhores do mundo, a tcheca Petra Kvitova (6ª), a italiana Sara Errani (7ª), a sérvia Jelena Jankovic (8ª), a alemã Angelique Kerber (9ª) e a dinamarquesa Caroline Wozniacki (10ª).
Mai embaixo na tabela, a pernambucana Teliana Pereira voltou a cair. Melhor do país no ranking feminino, ela perdeu mais quatro colocações e aparece agora no 92º posto. Com a temporada já encerrada, a brasileira ainda vai descartar mais pontos até o fim do ano e espera terminar 2013 entre as 100 primeiras.
A expectativa de Teliana é conseguir pela primeira vez estar entre as 104 que garantem um lugar na chave principal do Australian Open. Neste ano, a pernambucana tentou a sorte no quali dos quatro Grand Slam, mas não se deu bem em nenhum e segue em busca de uma inédita participação nestes torneios.

Ivanovic e Stosur caem no mesmo grupo em Sofia

Sofia (Bulgária) - O torneio das campeãs de Sofia, que reúne seis vencedoras de torneios WTA International e mais duas convidadas, teve seus grupos sorteados nesta segunda-feira. Uma das convidadas da organização, a sérvia Ana Ivanovic, acabou ficando na mesma chave da australiana Samantha Stosur.
Também convidada, a local Tsvetana Pironkova é mais uma das quatro atletas do Grupo Sredets, que também tem a russa Elena Vesnina. Assim como aconteceu no Masters de Istambul, elas se enfrentam e as duas melhores avançam para as semifinais do torneio.
No outro grupo, aparece a principal favorita, a romena Simona Halep, que em 2013 faturou cinco títulos, vencendo todas as finais que disputou. Ao seu lado figuram as russas Maria Kirilenko e Anastasia Pavlyuchenkova e a francesa Alize Cornet.
Estrela da casa, a búlgara Pirinkova comentou sobre o sorteio em Sofia. "As partidas será bastante complicadas, mas também acho que não dava para espera algo muito fácil", comentou a local após a cerimônia de chaveamento.
A competição tem largada nesta terça-feira com três partidas. Os jogos de primeira fase serão realizados até sexta-feira, sempre em blocos de três. No sábado, serão disputadas as semifinais e a decisão acontecerá no próximo domingo.

WTA começa a fazer testes sobre gritos nos jogos

Foto: Divulgação
2013/azarenka/grita_650_int.jpg
Miami (EUA) - A WTA vai começar a fazer testes para medir o barulho provocado pelos gritos das tenistas em alguns torneios para futuramente coibir este tipo de atitude. Segundo o US Today, os testes se iniciarão no segundo trimestre da próxima temporada.
"Temos que coletar mais dados e mais testes que devem ser feitos em diferentes condições", declarou a presidente da WTA Stacey Allaster. "Há uma variedade de ambientes: lugares abertos, fechados, grandes e pequenos estádios, pisos diferentes e outros", acrescentou.
"Estamos dispostos a criar uma estratégia que venha coibir o grito excessivo nos jogos e acreditamos que será um processo para a próxima geração", finalizou a mandatária do circuito feminino.

As forças de outrora nas duas pontas da tabela



Ainda bem - para os times do Rio - que o Botafogo venceu o Atlético Mineiro, e o Grêmio perdeu para o Coritiba. Com isso as coisas melhoraram para o futebol carioca neste 2013 tão diferente do 2012. Ah, sim, ainda há o Flamengo na Copa do Brasil, com chances de tornar menos negativo um ano em que só o Botafogo, assim mesmo com impressionante irregularidade, disse ao que veio: lutar por honroso vice.
Se compararmos o desempenho dos times por estados, veremos que os do Rio e São Paulo, outrora as maiores forças do nosso futebol, vêm tendo os desempenhos mais decepcionantes no Campeonato Brasileiro. É verdade que o fato de o Botafogo estar lá em cima e o Fluminense lá embaixo pode ser comparado ao do Paraná (Atlético bem, Coritiba não) e ao da Bahia (Vitória caminhando, Bahia nem tanto). Ou, menos, ao do Rio Grande do Sul, onde o Grêmio, com irregularidade tão impressionante quanto a do Botafogo, ainda se mantem no G-4, ao passo que o Internacional, que prometia tanto, vem bem mais atrás. Mas nada se compara com Minas, onde o Cruzeiro só não comemora o título por respeito aos demais e onde o Atlético, se não repete suas atuações na Libertadores, pelo menos está à altura do representante brasileiro no próximo Mundial de Clubes.
Portanto, quando até o solitário Goiás cumpre admiravelmente o seu papel, o que não ocorre com o Criciúma, muito menos com o Náutico, são de paulistas e cariocas as campanhas mais desapontadores. Ponte Preta à parte, creio que o rebaixamento já não ameaça tanto a turma de São Paulo. Já com os quatro representantes do Rio, o final de temporada é de meter medo.
Do Botafogo. já falamos. Ao Flamengo, ainda resta esperar as semifinais da Copa do Brasil. Já Vasco e Fluminense, estes vão de pior a muito pior.
O Vasco paga o preço pelas sucessivas crises vividas por seu futebol desde o ano passado.
Só um milagre poderá salvá-lo (sorte dele que milagres, no futebol, volta e meia acontecem). O preço que o Fluminense paga é o de não ter se programado para um ano que, todo mundo sabia, não é igual àquele que passou. Embora se orgulhe de sua organização, de ter um patrocinador que gosta de futebol e de um gestor muito incensado, daí o alto salário que recebe, o clube das Laranjeiras deixou seu time desmoronar aos poucos, até ser o que é hoje: um campeão às portas da segunda divisão.
Ainda bem - repito: para o futebol do Rio - que o Botafogo (e talvez o Flamengo semifinalista) ainda estão por aí.

Após reunião, Dorival Júnior é demitido do Vasco

Dorival Júnior não é mais o técnico do Vasco. Pressionado há algumas semanas, o comandante não resistiu à derrota para a Ponte Preta no último domingo, e foi demitido após reunião na noite desta segunda-feira.
A "cúpula" que definiu a queda de Dorival contou com o presidente Roberto Dinamite, que voltou de Brasília, onde esteve durante a tarde para assinar contrato de nove meses com a Caixa Econômica Federal, com o vice de futebol Ercolino de Luca e ao diretor executivo de futebol Ricardo Gomes.
"Balançando" desde a derrota por 2 a 0 para o Goiás, no dia 17, Dorival ganhou uma sobrevida com a vitória e boa atuação diante do mesmo Goias, na última quinta-feira, no Maracanã, pela Copa do Brasil. A derrota por 2 a 1 para a Ponte Preta, no entanto, foi a "gota d'água".
Com um jogador a mais e 1 a 0 a favor no placar, o Vasco parecia prestes a garantir uma vitória tranquila até sofrer um gol aos 34 minutos do segundo tempo. A partir daí, o time "desmoronou", com a expulsão do lateral direito Nei e o gol da virada, marcado por Uendel aos 44 minutos, em falha do goleiro Alessandro.
Adilson Batista é favorito
Com a urgência em escapar da zona de rebaixamento nas últimas sete rodadas do Campeonato Brasileiro, a diretoria do Vasco já trabalha com um nome: Adilson Batista, desempregado desde a sua demissão do Figueirense, em agosto deste ano.
Hoje, o Vasco é o 18º colocado, com 33 pontos. São três de distância para o Fluminense, o primeiro time fora da zona de rebaixamento. O próximo compromisso cruzmaltino é a partida contra o Coritiba, às 19h30 (de Brasília) deste sábado, no Moacyrzão, em Macaé.

O novo Muricy

O São Paulo voltou a marcar gols de pênalti depois de desperdiçar cinco. O último de pênalti tinha sido convertido por Jadson na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, contra a Ponte Preta. Mas há uma novidade mais surpreendente do que as cobranças certas de Aloísio Boi Bandido: o São Paulo não faz mais gols com bola levantada na área, estilo Muricybol.
Muricy voltou ao Morumbi em 12 de setembro e o Tricolor fez 14 partidas de lá para cá. Marcou 21 vezes e só quatro frutos de cruzamentos para a grande área.
A primeira impressão era diferente. Contra o Vasco, no segundo jogo, dois gols depois de cobranças de escanteio validaram a teoria de que o jogo aéreo é o único recurso de Muricy. Não era bem assim o Fluminense campeão brasileiro de 2010, mas o gol do título foi resultado de um cruzamento de Carlinhos concluído por Emerson Sheik. Não foi de cabeça, mas a bola veio da lateral pelo alto para a grande área.
No Santos, Muricy teve mais repertório e sua principal contribuição para o título da Libertadores de 2011 foi escalar um cabeça-de-área fixo, Adriano. O Santos tinha problemas na defesa. Deixou de ter.
No final de sua passagem pela Vila Belmiro, o problema não era abusar das jogadas de cruzamento. Era não fazer gols nem assim nem de qualquer outro jeito.
Nos últimos tempos de Santos, o Muricybol tinha dado lugar à Neymardependência. Hoje, não há uma coisa nem outra. O São Paulo está mais forte.
No São Paulo, Muricy rejeita o rótulo de escalar três zagueiros. De fato, Paulo Miranda faz o papel de lateral-direito defensivo. Douglas é ponta-direita, com Ademílson aberto pela esquerda. Foi assim no jogo de ontem, contra o Inter, com Aloísio ocupando a vaga de Luis Fabiano de centroavante.
Fez gol de oportunismo, em impedimento. E dois de pênalti.
No comando de ataque, vai ser difícil Luis Fabiano recuperar a posição só pela recuperação física. Vai ter de jogar bem. O São Paulo não é ainda o time dos sonhos de sua torcida, mas chegou aos 43 pontos, pontuação que salvou do rebaixamento em quatro dos sete campeonatos com 20 clubes.
Há paz e bom futebol. O que não há mais é o cruzamento, marca registrada de Muricy Ramalho.
VACILO
Os dez últimos minutos do Cruzeiro no primeiro tempo contra o Criciúma são a exceção. No sábado, o líder do Brasileiro tinha a vitória assegurada e relaxou. Descuidou das costas dos laterais e da cabeça de área. Por isso, levou a virada.
Verdade que a reação do segundo tempo recebeu colaboração do árbitro. Suélliton, do Criciúma, não deveria ter sido expulso.


Daí a julgar que o Cruzeiro está perto de virar o fio e correr risco no campeonato vai uma distância enorme. O time mineiro segue favorito absoluto ao título.

CBF não muda calendário de 2014 e promete menos jogos em 2015

Sem citar o Bom Senso F.C. e as pressões que este grupo de jogadores tem feito por mudanças no futebol brasileiro, a CBF anunciou que aceitou reduzir o calendário, mas só a partir de 2015.
A entidade prometeu, em nota no seu site, um limite anual de jogos para futuras temporadas, mas não citou números. Ainda garantiu que o período de 30 dias de férias dos atletas será cumprido.
O calendário de 2014 não sofrerá alterações, porém ficaram as promessas de que, no ano seguinte, haverá 30 dias de férias e mais 30 de pré-temporada.
Essas resoluções aconteceram nesta segunda-feira, após reunião na sede da CBF, no Rio de Janeiro, com as presenças do presidente da confederação, José Maria Marin, e representantes da Rede Globo, de sete clubes, de sindicatos de jogadores e de árbitros.
"É covardia se falar em 2014 com a paralisação de 45 dias para a Copa do Mundo. Em 2015, não haverá futebol em janeiro e os estaduais serão reduzidos para que sejam mais rentáveis e atrativos. Está definido", afirmou o presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil.
A CBF disse que criará grupos de trabalho para estudar a implementação do chamado "fair play financeiro", obrigando os clubes a manter-se sem dívidas fiscais. Uma das medidas cogitadas é um sistema de punições com restrições operacionais.
Estiveram presentes o meia Alex, do Coritba, o goleiro Fernando Prass, do Palmeiras, o zagueiro Juan, do Internacional, o meia Seedorf, do Botafogo, o zagueiro Paulo André e o lateral-direito Alessandro, ambos do Corinthians.
Com Efe


Governo anuncia mais 19 do Bolsa Pódio, e atleta que reclamou da confederação fica fora

O Ministério do Esporte divulgou nesta segunda-feira mais 19 atletas que vão receber a Bolsa Pódio do governo.
Entre os principais nomes do atletismo no país, ficaram fora a campeã olímpica de 2008 Maurren Maggi, 37, e a finalista do Mundial deste ano Vanda Gomes, 24. Esta, envolvida em polêmica em agosto passado.
A saltadora, ouro em Pequim-08, praticamente não competiu neste ano, por isso não tinha resultados para ter o benefício. Já a velocista, segundo a CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), não estava na equipe feminina de revezamento 4 x 100 m na semifinal do Mundial, quando esta conseguiu o resultado que deu a quatro atletas a bolsa.
Procurada pela Folha, Vanda Gomes disse que não sabia que os nomes dos atletas que vão receber a Bolsa Pódio tinha sido divulgada hoje. Por telefone, a velocista disse que não podia comentar os critérios pois estava treinando e não havia sido comunicada ainda.
Os atletas vão receber bolsas mensais no valor de R$ 5 mil a R$ 15 mil.
Segundo o técnico dos revezamentos brasileiros, Katsuhico Nakaya, Vanda não vai receber a bolsa porque não participou da semifinal do Mundial de Moscou, em agosto, quando a equipe feminina bateu o recorde sul-americano. As atletas daquela prova foram Ana Cláudia Lemos, Evelyn dos Santos, Franciela Krasucki e Rosângela Santos. Todas vão ganhar a bolsa.
Vanda entrou apenas na final, na qual o Brasil acabou desclassificado por causa da queda do bastão.
"Não seria justo com as provas individuais. Para evitar reclamação, adotamos este critério. Não é a CBAt quem indica, quem indica é o ranking mundial e olímpico", disse Nakaya para aFolha.
Estão entre os beneficiados os brasileiros que estejam dentro da lista dos 20 melhores do mundo em sua prova. São considerados também os 20 melhores no ranking olímpico, que considera apenas três atletas por país.
Técnicos desses atletas, como Nakaya, treinador da velocista Ana Cláudia Lemos, também vão receber a bolsa do governo. Os outros técnicos que estiveram no evento foram Elson Miranda, Neilton Moura, Evandro de Lazari, João Paulo Alves da Cunha, Paulo Servo Costa e Ricardo Barros.
Alberto Estévez /Efe
Vanda Gomes (esq.) não conseguiu segurar o bastão durante a prova em Moscou
Vanda Gomes (esq.) não conseguiu segurar o bastão passado por Franciela Krasucki durante a final em Moscou
POLÊMICA
Vanda Gomes se envolveu em uma polêmica no Mundial, em agosto, após deixar cair o bastão das brasileiras na última passagem da prova. Na ocasião, ela reclamou que a equipe do revezamento havia treinado pouco e dormido e comido mal.
A CBAt negou as acusações e Vanda ainda pode ser punida pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).
"Isso (julgamento) nada tem a ver com o Bolsa Pódio. Ela não está contemplada porque não teve resultado, porque o Brasil acabou desclassificado. Está considerado o resultado da semifinal, que ela não participou, e as quatro atletas ganham a bolsa. São dois casos distintos, sem relação", disse o presidente da CBAt, José Antônio Martins Fernandes ao UOL, empresa do Grupo Folha, que edita a Folha.
O Brasil não conquistou medalha no Mundial de Moscou.
PÓDIO
O Bolsa Pódio é um dos instrumentos do Plano Brasil Medalhas, que investirá mais R$ 1 bilhão até 2016 em 21 modalidades olímpicas e 15 paraolímpicas, consideradas com chances de conquistar medalhas nos Jogos do Rio.
Os 19 nomes do atletismo que vão receber a bolsa são: Ana Claudia Lemos (4 x 100 m), Evelyn Carolina (4 x 100 m), Franciela Krasucki (4 x 100 m), Rosângela Santos (4 x 100 m), Keila Costa (salto triplo), Mauro Vinícius (salto em distância), Thiago Braz (salto com vara), Fabiana Murer (salto com vara), Carlos Chinin (decatlo), Augusto Dutra Oliveira (salto com vara), Hugo Balduino de Sousa (4 x 400 m), Pedro Luiz Oliveira (4 x 100 m), Wagner Cardoso (4 x 100 m), Fabio da Silva (salto com vara), Anderson Henriques (400 m), Mahau Suguimati (400 m com barreiras), Bruno Lins (200 m), Jucilene de Lima (lançamento de dardo) e Ronald Julião (lançamento de disco).
Com o anúncio desta segunda, passou para 121 o número de atletas que tiveram os nomes anunciados pelo Ministério do Esporte para receber a Bolsa Pódio. Já foram contemplados o 27 do judô, 15 do vôlei de praia e Yane Marques do pentatlo moderno, além de dez modalidades paraolímpicas --atendendo 59 atletas.
A expectativa do governo é que cerca de 160 atletas brasileiros recebam a Bolsa Pódio entre 2013 e 2014.
Para ter direito à Bolsa Pódio no atletismo, o atleta, entre outros critérios, precisa estar entre os 20 primeiros do ranking mundial de sua prova, ter progredido no ranking nos três últimos anos e apresentar plano esportivo que demonstre as metas para o ciclo olímpico nas principais competições.


Os atletas pré-selecionados tiveram o pleito analisado pela confederação, Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ministério e pela empresa pública patrocinadora (no do atletismo, a empresa pública patrocinadora é a Caixa).

#instapaddock Índia



Final de semana de títulos, de entrevista com o Vettel (se perdeu ou ainda não leu, o link é este), de muita correria. Mas valeu muito a pena. Ver a história da F-1 ser escrita na sua frente é uma sensação incrível.
Já tinha visto os outros três títulos do Vettel e, apesar dos de 2010 e 2012 terem sido na última etapa do ano, em corridas incríveis, por algum motivo o de ontem foi o que mais me emocionou.
A comemoração dele com os “zerinhos” na pista, o choro compulsivo antes de subir no pódio e a longa entrevista regada a (muito) champanhe foram de arrepiar. Como se não bastasse tudo isso, ele ainda terminou a noite ajudando os mecânicos da Red Bull a empacotar tudo antes de embarcar para Abu Dhabi. Sério…
Enfim, por tudo isso o #instapaddock da Índia ficou mais “pobrinho” que o das corridas anteriores. Mas prometo que vou me empenhar no próximo final de semana, numa das minhas pistas favoritas, a de Yas Island.

#instapaddock Índia

 Ver em tamanho maior »
Tatiana Cunha/Folhapress
AnteriorPr�xima
O paddock em Greater Noida

Surfista Maya Gabeira sofre acidente ao tentar pegar onda gigante e é levada para hospital

A surfista brasileira Maya Gabeira, 26, ficou inconsciente e foi levada para um hospital nesta segunda-feira após sofrer um acidente enquanto surfava na Praia do Norte, em Nazaré, em Portugal.
De acordo com o site português Sic Notícias, a brasileira foi resgatada por uma equipe de apoio e levada para a areia, onde recuperou os sentidos. Ela ainda foi levada para o Hospital de Leira por precaução e já está fora de perigo. Veja o vídeo.
Em sua conta no Instagram, Maya publicou uma foto e agradeceu o apoio que recebeu. "Obrigada pelo carinho de sempre! Um tornozelo quebrado, mas nada a mais! Me recuperando bem... Continuem torcendo por favor. Logo mais estou de volta! Obrigada", escreveu.

Isto é Maya Gabeira

 Ver em tamanho maior »
José Sena Goulão - 28.out.13/Efe
AnteriorPróxima
Maya Gabeira é retirada do mar após cair de uma onde gigante e na Praia do Norte, em Portugal
Filha do ex-deputado federal Fernando Gabeira, Maya tentava bater o recorde mundial de ondas gigantes do havaiano Garrett McNamara, que surfou uma onda de 24 metros.
Na semana passada, ela conseguiu surfar uma onda gigante no lugar conhecido como Canhão da Nazar. Com a manobra, a surfista entrou na lista de concorrentes da categoria Onda do Ano do Global Big Wave Awards, considerado o principal prêmio do mundo na modalidade.
Em julho de 2012, a surfista brasileira posou para a "ESPN Magazine", em edição chamada "Body Issue" --algo como a "edição do corpo", em português--, na qual esportistas consagrados são fotografados nus pela revista americana. Entre os 27 atletas estava Maya Gabeira.


Americano pega onda de 30 metros

 Ver em tamanho maior »
To Mane/Associated Press
AnteriorPróxima
O surfista Garrett McNamara encara onda gigante na praia do Norte, em Nazaré (Portugal) Leia mais

Neymar e mais dez na seleção da rodada do futebol internacional



GOLEIRO
Roman Weindenfeller
Schalke 1x3 Borussia Dortmund
DEFENSORES
Danilo - 1 gol
Porto 3x1 Sporting
Giorgio Chiellini
Juventus 2x0 Genoa
Mehdi Benatia
Udinese 0x1 Roma
Oscar Wendt - 1 gol
Borussia Mönchengladbach 4x1 Eintracht Frankfurt
MEIO-CAMPISTAS
Blaise Matuidi - 1 gol
Saint-Étienne 2x2 Paris Saint-Germain
Henrikh Mkhitaryan - 2 assistências
Schalke 1x3 Borussia Dortmund
Giovani dos Santos - 2 gols e 1 assistência
Villarreal 4x1 Valencia
ATACANTES
Fernando Torres - 1 gol e 1 assistência
Chelsea 2x1 Manchester City
Luis Suárez - 3 gols
Liverpool 4x1 West Brom
Neymar - 1 gol e 1 assistência
Barcelona 2x1 Real Madrid

Bicampeã olímpica pede dispensa da seleção de vôlei

Bicampeã olímpica, a meio-de-rede Thaísa pediu dispensa da seleção brasileira de vôlei feminino que irá disputar a Copa dos Campeões em novembro.
Por intermédio do seu clube, o Osasco, a atleta apresentou um laudo médico para a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), que diz que ela está com desgaste físico.
Thaísa foi eleita a melhora atleta do Grand Prix, disputado em setembro e que o Brasil foi o campeão.
Além de Thaísa, outras duas atletas também pediram dispensas da equipe de José Roberto Guimarães alegando os mesmos motivos. Juciely e Gabi, ambas do Rio, também ficarão fora da Copa dos Campeões.
A levantadora Dani Lins, lesionada, será outra atleta ausente na competição.
Zé Roberto terá de convocar mais três jogadoras nesta terça-feira. A Copa dos Campeões será disputada entre os dias 12 e 17 de novembro no Japão. Os treinos começam já na próxima terça-feira com o grupo das 11 atletas que já haviam sido convocadas anteriormente.
Ivan Alvarado/Reuters
A meio-de-rede Thaisa, que pediu dispensa da seleção brasileira de vôlei
A meio-de-rede Thaisa, que pediu dispensa da seleção brasileira de vôlei

Com duas vitórias seguidas, Cruzeiro pode ser campeão 'mais antecipado' da história do Brasileiro



Faltam só duas vitórias, dependendo de o Botafogo perder uma e o Atlético Paranaense empatar um de seus dois próximos jogos. Se essa combinação acontecer, o Cruzeiro oficializará contra o Grêmio, dia 10 de novembro, o título brasileiro conquistado com a maior antecedência da história.
Ano passado, o Fluminense foi campeão ao vencer o Palmeiras em Presidente Prudente, na 35a rodada. O Cruzeiro de 2003 oficializou a taça a duas rodadas do fim, como o São Paulo de 2006. Em 2007, o São Paulo confirmou o campeonato na rodada número 34, ganhando do América-RN por 3 x 0.
Ninguém oficializou o título na rodada número 33, como o Cruzeiro pode conseguir, beneficiado por ter o Grêmio como adversário daqui a duas rodadas.
Hoje, o Cruzeiro tem o segundo maior número de pontos da história dos pontos corridos e o quarto melhor ataque. Só o Fluminense do ano passado somou mais pontos, o recorde de gols pertence ao Santos-2004 com 71, contra os 65 do lider atual.
A sequência de partidas do Cruzeiro e dos rivais é a seguinte: Santos x Cruzeiro, Cruzeiro x Grêmio; Goiás x Botafogo, Internacional x Botafogo; Atlético Paranaense x Internacional, Atlético Paranaense x São Paulo; Grêmio x Bahia, Cruzeiro x Grêmio.
Como o Botafogo joga duas vezes fora, é provável uma derrota em duas partidas. O Atlético empatar uma também é possível, contra o nono e o décimo colocados. Motivos justos para o Cruzeiro tentar confirmar o título no Mineirão. Melhor do que ser campeão em Salvador contra o Vitória na quarta-feira, dia 13.

Torcida organizada parece ter mais noção da realidade palmeirense do que a maioria

Vaias e cânticos de protesto vieram das arquibancadas do Pacaembu após o melancólico empate sem gols com o São Caetano que confirmou a volta do Palmeiras à Série A. "Não é mole não, segunda divisão não é mais que obrigação", entoaram os que fazem parte ou estavam próximos da Mancha (Alvi) Verde. Absolutamente pertinente.
O orçamento palmeirense é muito superior aos dos demais clubes da Série B e a volta à primeirona era mesmo uma formalidade. A subida, alcançada de forma protocolar num 0 a 0 contra um dos piores times da segunda divisão, e próximo da terceira, foi um alerta. E não pode-se dizer que trata-se do primeiro, afinal, a temporada deu outras claras advertências.
A forma como o Palmeiras caiu na Copa do Brasil, atropelado pelo Atlético Paranaense, já serviu como sinal vermelho para conter os otimistas exagerados. Nessas horas a falta de espírito crítico é um perigo e a cobrança da organizada, independentemente de eventuais interesses políticos que ela possa ter, apesar de atitudes a manifestações condenáveis no passado, foi correta e oportuna.
Melhor cobrar e demonstrar que a realidade atual da equipe não satisfaz do que entrar na folia festejando o óbvio para cair do cavalo em alguns meses. Sim, porque para um clube do tamanho do Palmeiras, superar seus rivais na segunda divisão, realmente, não é mais do que uma mera obrigação.
Clima de festa palmeirense termina com cobrança da torcida e discussão nas arquibancadas: é preciso encarar os fatos