terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Por ciúme e 'segurança', Renato Gaúcho põe câmera no quarto da filha

Ótima matéria do Esporte Espetacular. Vale a pena conferir.

Enzo Bearzot, técnico campeão do mundo em 1982, morre na Itália

Enzo Bearzot em foto de 1982 quando dirigia a seleção da Itália - AP
ROMA - Técnico que conduziu a seleção italiana ao tricampeonato mundial em 1982, Enzo Bearzot morreu nesta terça-feira aos 83 anos na Itália. A causa da morte não foi divulgada. Bearzot conquistou o título mundial na Espanha contra todos os prognósticos, já que o Brasil era considerado o grande favorito para faturar aquela Copa. Mas a derrota de 3 a 2 na famosa tragédia do Sarriá adiou o sonho do tetra da seleção então comandada por Telê Santana.
A Federação Italiana de Futebol e os jogadores que fizeram parte da Azzurra naquela época lamentaram a morte do ex-treinador.
"Adeus velho homem. Nós vamos sentir falta de sua sabedoria", diz um trecho do comunicado feito pela federação.
O ex-atacante Paolo Rossi, que marcou seis gols naquele mundial, três deles contra o Brasil, também lamentou a morte do treinador.
" Ele foi um dos grandes italianos do século XX e disso não há dúvida "

- Ele foi um dos grandes italianos do século XX e disso não há dúvida. Para mim, ele foi como um pai. Eu devo tudo a ele. Sem ele, eu nunca teria feito o que fiz. Ele foi uma pessoa incrivelmente honesta - disse Rossi, convocado por Bearzot para o mundial quando voltava de uma suspensão no futebol italiano.
Bearzot nasceu em Aiello, no nordeste da Itália, em 1927. Jogou como zagueiro na Inter de Milão e no Torino e fez apenas uma única partida com a camisa da seleção italiana. Após encerrar a carreira, treinou o Prato antes de começar a dirigir o time sub-23 da Itália.
Logo depois, assumiria a Azzurra, que conquistaria o quarto lugar na Copa de 1978, na Argentina, e na Euro de 1980, disputada na Itália. Dois anos depois, se consagraria com o título mundial. Bearzot só deixou o comando da seleção após a eliminação para a França na Copa de 1986. Nunca mais dirigiu nenhum time e só voltaria à federação na última década para trabalhar como diretor-técnico.

Qual é o time brasileiro da década de 2000?

A década, você sabe, começa no ano 1. Ou seja, a década de 2000 começou em 2001 e termina em 2010. Logo, é agora o tempo de eleger os melhores dos últimos dez anos, ainda que você pode discordar e preferir a década contada de 2000 a 2009. Vá lá.

Nos últimos dez anos, você pode se  lembrar de qualquer time brasileiro para participar desta votação. Mas este comentarista prefere elencar apenas quatro e já adianta que discorda de qualquer outro esquadrão lançado neste espaço.

Os quatro em questão, candidatos a melhor time brasileiro da década, são:

CRUZEIRO 2003 Tem meu voto. Foi campeão da tríplice coroa em 2003, dirigido por Vanderlei Luxemburgo. Ganhou o Campeonato Mineiro invicto, o Brasileirão de ponta a ponta e a Copa do Brasil. A formação clássica: Gomes, Maurinho, Edu Dracena, Cris e Leandro; Maldonado, Augusto Recife, Wendell e Alex; Aristizábal e Márcio Nobre (Deivid na Copa do Brasil). Técnico: Vanderlei Luxemburgo. Sistema: 4-3-1-2.

Alex foi o maestro do meio campo cruzeirense na conquista da tríplice coroa
Alex foi o maestro do meio campo cruzeirense na conquista da tríplice coroa

SANTOS 2002Timaço, montado durante o Brasileirão daquele ano, estava quase classificado para as quartas-de-final duas rodadas antes da fase de classificação, mas complicou-se e só entrou em oitavo lugar. Campeão vencendo o Corinthians em duas partidas, foi também vice-campeão da Libertadores 2003 com Fábio Costa, Maurinho, André Luís, Alex e Léo; Paulo Almeida e Renato; Elano, Diego e Robinho; Alberto. Técnico: Émerson Leão. Sistema: 4-2-3-1

Robinho e Diego lideraram o jovem time santista em 2002
Robinho e Diego lideraram o jovem time santista em 2002

INTERNACIONAL 2006Campeão da Copa Libertadores no 3-5-2 e mais time do que a equipe do Mundial. Mas esta ganhou do Barcelona de Ronaldinho, o que pode encerrar qualquer discussão. Clemer, Ceará, Índio, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Edinho, Wellington Monteiro, Alex e Fernandão; Pato e Iarley. Técnico: Abel Braga. Sistema: 4-3-1-2.

Fernandão era a grande liderança no título mundial do Inter
Fernandão era a grande liderança no título mundial do Inter

SÃO PAULO 2005 Foi mal no Brasileirão, mas campeão da Libertadores e da decisão do Mundial contra o Liverpool, o tri são-paulino. A formação: Rogério Ceni, Lugano, Fabão e Edcarlos; Cicinho, Mineiro, Josué e Júnior; Danilo; Amoroso e Aloísio. Técnico: Paulo Autuori. Sistema: 3-4-1-2.

Com Grafite no ataque, o São Paulo levou a Libertadores e o Mundial de Clubes
Com Grafite no ataque, o São Paulo levou a Libertadores e o Mundial de Clubes

VÍDEOS: Arredores do estádio e o caminho até o metrô congelados

Estivemos no domingo nas imediações do Emirates Stadium, cerca de 24 horas depois da nevasca que atingiu Londres, provocando o adiamento de partidas. Veja nos vídeos abaixo como ficaram os acessos ao campo dos Gunners e a proximidade do estádio para a estação Arsenal do metrô.



Nas imediações do Emirates Stadium, o gelo tomou conta: escorregões


A curta caminhada entre o estádio e o metrô ficou cheia de neve e gelo

Lucio Flavio, o Pelé Branco???


Reprodução

O meia Lucio Flavio foi apresentado nesta segunda-feira pelo Atlas de Guadalajara. O jogador, que estava no Botafogo, disse que chega para ser titular da equipe mexicana.
Bom, até aí nada de mais…o curioso fica para o destaque dado pela imprensa mexicana para a chegada do jogador. O site Medio Tempo (ver reprodução acima) o qualificou como…Pelé Branco, em uma comparação ao Rei do Futebol Edson Arantes do Nascimento.
Uma coisa os dois possuem em comum, ambos vestiram a camisa 10 do Santos. E aí, o que você achou da comparação?

Jornalistas gringos dizem que Pacaembu é do Palmeiras e comparam Marta a Pelé

Os jornalistas mexicanos provaram que ainda têm muito a aprender sobre o futebol brasileiro. Na transmissão pela Fox Sports da final do Torneio Cidade de São Paulo entre Brasil e Canadá, no Pacaembu, eles cometeram algumas gafes.
Ficaram em dúvida sobre a quem pertencia o estádio Pacaembu e concluíram que é o Palmeiras ao se lembrarem que o Morumbi é do São Paulo. O Pacaembu, na verdade, pertence ao município de São Paulo, mas é o Corinthians quem manda a maioria de seus jogos lá.
Apesar dos erros, os mexicanos se renderam ao talento de Marta e não pouparam elogios, chegando a compará-la com Pelé.