sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Paulista

  • 19h30

    (1)OES Oeste X Ituano ITU(2)

Espanhol

  • 18h00

    (1)ESP Espanyol X Granada-ESP GRA(0)

Francês

  • 17h30

    (0)TOU Toulouse X Saint-Etienne SET(0)

Alemão

  • 17h30

    (0)BVM Borussia Mgladbach X Bayer Leverkusen BAY(1)

Médico comemora avanço de Lais e diz que lesão pode não ser completa

Lais Souza Ski Aerials (Foto: Mauro Horita)Lais Souza vem mostrando evolução no tratamento (Foto: Mauro Horita)
Num piscar de olhos a vida mudou radicalmente. Naquele dia 27 de janeiro, quando fazia uma de suas últimas descidas na pista de esqui de Salt Lake City,Lais Souza era só uma atleta que pensava em cumprir mais um dia de treino de uma preparação que havia começado sete meses antes. O sonho de se ver competindo nas Olimpíadas de Inverno de Sochi, no esqui aéreo, estava perto de ser realizado. Até que veio o freio. Um choque numa árvore colocou a ex-ginasta olímpica diante de seu maior desafio. Internada em estado grave, com uma lesão na terceira vértebra da coluna cervical, que foi totalmente deslocada, teve de ser submetida a uma cirurgia. E embora o risco de morte ainda exista, e o histórico de lesões semelhantes aponte para uma recuperação lenta, os progressos têm sido comemorados. Alguns sinais fazem a equipe médica acreditar que a lesão medular não tenha sido completa. Lais sente o local da cirurgia, consegue mover os ombros e tem alguma sensibilidade na parte superior do braço e do tórax. O quadro respiratório também evoluiu positivamente, e a colocação do marcapasso no diafragma foi retardada. 
- Não é possível nesse momento afirmar qualquer prognóstico sobre o quadro final da Lais. Ela está sendo tratada em um dos centros mais avançados do mundo nesse tipo de lesão, The Miami Project to Cure Paralysis, comandado pelo doutor Barth Green. O ponto mais positivo nessa primeira semana foi em relação à parte respiratória. Decidimos pela não implantação do marcapasso no diafragma inicialmente. Nesse momento, iniciamos o processo de diminuição do suporte de ventilação mecânica. Até o momento ela está tolerando bem esse "desmame". Estamos otimistas de que ela sairá do ventilador mecânico. Quanto à parte de movimentação ainda é muito cedo para dar qualquer prognóstico, mas temos alguns sinais de que a lesão é grave, mas não completa. Reitero que impossível nesse momento saber como irá evoluir a parte motora. A primeira vitória será o "desmame" da ventilação mecânica, a partir daí trabalharemos duro para comemorar cada evolução de seu quadro - disse o médico do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Antonio Marttos Jr, em entrevista via chat.
 A força e paciência apresentadas por Lais para resistir à fase aguda e encarar a nova rotina, também animam. Ela tem feito trabalho de fisioterapia motora, respiratória e ocupacional, psicologia e vem tendo acesso aos tratamentos mais modernos e recentes para esse tipo de lesão. Está em uma cama especial, que roda de um lado para o outro a fim de prevenir pneumonia, escaras, infecções e coágulos. Não fez nenhum pedido especial até o momento e está ciente da gravidade da lesão. Como o foco está na recuperação, a questão do momento do acidente ainda não foi abordada pelos médicos.
homenagem a lais souza sochi jogos de inverno (Foto: Reprodução/Facebook)Homenagem feita pela delegação brasileira deixou Lais feliz (Foto: Reprodução/Facebook)

- Lais está muito forte mentalmente, se comunica com todos ao redor e só não tem a voz porque está com a traqueostomia, mas sussurra o que quer. Pediu para assistir filmes, escutar músicas e está ciente das manifestações de carinho de todos, da força que vem recebendo da família, dos amigos. Ficou muito feliz de ter visto a foto da equipe brasileira em Sochi com a camisa em sua homenagem. Lais é uma das pessoas mais fortes que já tratei. Está extremamente tranquila, ciente do desafio que tem pela frente. O foco agora é a recuperação, daí a equipe médica não ter abordado essa questão do acidente. Ela está consciente e informada sobre os próximos passos da recuperação. Lais é muito inteligente, sabe o que está acontecendo. É forte e determinada para enfrentar a situação e este processo que está acontecendo na vida dela. O suporte na parte psicológica será muito importante. 
O médico do COB acompanha Lais desde sua entrada no Hospital Universitário de Utah. Na quarta-feira, na companhia dele e de uma fisioterapeuta Lais foi transferida para o Hospital da Universidade de Miami. A mãe, dona Odete, acompanha de perto o tratamento. A previsão inicial é que a filha fique internada por mais dois meses. O quadro permanece grave, porém estável. 
Dr. Antonio Marttos Jr, médico Lais Souza (Foto: Arquivo Pessoal)Antonio Marttos Jr, acompanha o tratamento de Lais Souza (Foto: Arquivo Pessoal)

- Como atleta, Lais está acostumada a se superar, ter paciência e a vencer etapas. O fato de ela ser jovem e atleta tem ajudado nesse momento, principalmente a resistir nessa fase aguda. Ela ficará internada em Miami o tempo necessário para sair da fase aguda e que tenha segurança para retornar ao Brasil, dentro da logística que será preparada para isso. Ela está sendo acompanhada também pelo doutor Stephen Olvey, que é o chefe da Unidade de Terapia Intensiva neurocirúrgica do Jackson Memorial Hospital. Ele foi chefe da Fórmula Indy, e quem atendeu e recuperou o piloto Alessandro Zanardi, que sofreu amputação bilateral das pernas e tem uma vida normal. Independentemente do nível de recuperação motora da Lais, nosso principal objetivo será proporcionar a melhor qualidade de vida possível e reintegrá-la à sociedade com um sorriso em seu rosto. 

Lais recebe assistência de médico que tratou piloto que amputou as pernas



Veja fotos da Lais Souza28 fotos

1 / 28
31.01.14 - Josi Santos publica foto tirada ao lado de Lais Souza pouco antes do acidente da atleta Reprodução/Facebook Josi Santos

VEJA TAMBÉM

Em seu processo de recuperação, a brasileira Lais Souza recebe assistência de um dos mais conceituados neurologistas do mundo, o americano Stephen Olvey, que tratou do famoso caso do ex-piloto italiano Alessandro Zanardi, que sofreu grave acidente em 2001 quando corria na Fórmula Indy.

Ela está sob cuidados médicos no hospital Jackson Memorial, da Universidade de Miami, onde dará continuidade ao processo de recuperação da grave lesão sofrida na coluna cervical.

A sobrevivência de Zanardi chegou a ser considerada quase um milagre na época, já que teve que ser reanimado por diversas vezes depois de ser atingindo em cheio por um carro a quase 300 km/h. Ficou com quase um litro de sangue em seu corpo após o acidente e relata ter ouvido manifestações incrédulas de médicos, que não entendiam como o piloto escapou vivo de uma cena tão assustadora.
Depois do acidente, ele conseguiu uma impressionante adaptação e chegou a voltar às pistas em carros adaptados, em categorias de turismo. Em 2007, conheceu a handbike, espécie de bicicleta de três rodas impulsionada por movimentos de mãos. Na modalidade, ganhou duas medalhas de ouro nos Jogos Paraolímpicos de Londres, em 2012.

O médico do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Dr. Antonio Marttos Jr, citou a impressionante recuperação do ex-piloto como um dos grandes trabalhos do médico que cuida de Lais em uma maneira de mostrar que está sob o cuidado de uma eficiente equipe para sua recuperação.
Ampliar

31 (belos) motivos para acompanhar as Olimpíadas de Inverno31 fotos

16 / 31
Kim Yuna, patinadora da Coreia do Sul Stuart Franklin/Getty Images
"Ela está sendo acompanhada também pelo Dr. Stephen Olvey, que é o chefe da unidade de terapia intensiva neurocirúrgica do hospital Jackson Memorial e foi chefe da Fórmula Indy.  Ele atendeu e recuperou o piloto Alessandro Zanardi, que  sofreu amputação bilateral das pernas e tem uma vida normal. Independentemente do nível de recuperação motora da Lais, nosso principal objetivo será proporcionar a melhor qualidade de vida possível, reintegrá-la à sociedade com um sorriso em seu rosto", falou o médico do COB, em entrevista via chat, na quinta-feira.
Lais estava internada desde o dia 27 de janeiro no Hospital Universitário de Utah, em Salt Lake City, onde sofreu cirurgia de realinhamento da terceira vértebra da coluna, após se acidentar quando esquiava livremente em Park City. Ela participaria dos Jogos Olímpicos de Inverno em Socchi (Rússia), mas teve que abandonar a competição.

ZANARDI GANHOU OURO NOS JOGOS PARAOLÍMPICOS

  • AFP
O acidente causou um deslocamento do terceira vértebra de Lais, que está sem os movimentos de braços e pernas. A atleta já passou por três cirurgias desde a última semana, tendo a vértebra realinhada e pinos colocados para ajudar na sustentação do corpo.

Os outros dois procedimentos foram uma traqueostomia, para melhorar a respiração, e uma gastrostomia, para que Lais se alimente por meio de uma sonda. De acordo com o médico do COB, ainda existe risco de morte no caso da atleta, mas sua recuperação tem sido positiva. Ele indicou que ela pode não ter uma lesão medular completa.

"Não é possível nesse momento afirmar qualquer prognóstico sobre o quadro final da Lais. O ponto mais positivo nessa primeira semana foi em relação à parte respiratória. Decidimos pela não implantação do marcapasso no diafragma inicialmente. Nesse momento, iniciamos o processo de diminuição do suporte de ventilação mecânica à Lais. Até o momento ela está tolerando bem esse "desmame". Estamos otimistas de que ela sairá do ventilador mecânico", falou.

"Quanto à parte de movimentação ainda é muito cedo para dar qualquer prognóstico, mas temos alguns sinais de que a lesão é grave, mas não completa. Tudo indica que a lesão não foi total, mas a melhora no quadro respiratório foi a melhor notícia até agora. Reitero que impossível nesse momento saber como irá evoluir a parte motora. O risco (de morte) existe, sim, mas por estar em uma terapia intensiva temos condições de controlar e minimizar esse risco. É importante destacar que o quadro dela tem se mantido estável e ajustes têm sido feitos diariamente", continuou.

Em carta, Fifa cobra postura firme da CBF sobre polêmica no Brasileirão

 Fifa não está alheia à polêmica que tomou conta o futebol brasileiro com as perdas de pontos de Portuguesa e Flamengo ao fim do Brasileirão 2013. Em carta enviada à CBF na última quarta-feira, a entidade máxima do futebol cobra uma solução rápida para o problema e pede uma resposta definitiva até o dia 19 de fevereiro.
- Considerando que é sua (CBF) obrigação proibir recursos para tribunais ordinários relacionados à matéria desportiva do Brasil, a Fifa solicita que seja tomada as medidas necessárias para encerrar o atual procedimento envolvendo o Flamengo e a Portuguesa, de forma a evitar que esse tipo de procedimento volte a ser tomado no futuro - diz um trecho do documento.
A carta (na íntegra abaixo, em inglês) é assinada por Marco Villiger, diretor jurídico da Fifa, que cita o parágrafo 3 do artigo 68 da entidade, no qual é proibido que a Justiça comum interfira no andamento das competições. A CBF liberou o documento apenas na quinta-feira, dia em que divulgou a tabela do Campeonato Brasileiro 2014.
A Portuguesa, que perdeu quatro pontos por ter escalado o jogador Héverton de forma irregular na última rodada do nacional 2013, não aparece na tabela da competição. O Fluminense, que havia sido rebaixado, está dentro e estreia contra o Figueirense.
A assessoria da CBF divulgou que todas as liminares obtidas em São Paulo alterando as decisões da Justiça Desportiva foram cassadas e, com isso, a tabela foi anunciada. A competição começará no dia 20 de abril, e a paralisação para a Copa do Mundo irá do dia 1 de junho a 20 de julho.
carta da CBF para fifa por conta do caso da Portuguesa (Foto: FIFA)Carta da Fifa para a CBF (Foto: FIFA)

CBF divulga tabela do Brasileiro 2014 sem a presença da Portuguesa



A CBF divulgou no início da tarde desta quinta-feira a tabela do Campeonato Brasileiro de 2014, sem incluir a Portuguesa. A assessoria da entidade divulgou que todas as liminares obtidas em São Paulo alterando as decisões da Justiça Desportiva foram cassadas e, com isso, a tabela foi anunciada. A competição começará no dia 20 de abril, e a paralisação para a Copa do Mundo irá do dia 1 de junho a 20 de julho.  
O anúncio de que caíram as liminares que impediam a realização do campeonato sem a Portuguesa foi feito minutos antes da divulgação da tabela. O representante da Portuguesa, Ricardo Cabezon, que teve entrada autorizada como ouvinte na reunião dos clubes da Série A realizada na sede da entidade, disse não ter se sentido intimidado. Relatou ter sido tratado com respeito e que teve a sensação somente de ser um "visitante inusitado".
Ele afirmou que só considera a possibilidade de realização de um Brasileiro com mais de 20 clubes com uma ordem judicial e que o cenário sequer foi cogitado na reunião.

- Ela disse que hoje seria publicada (a tabela) no site. Não mostrou aos clubes. Fui recebido de forma muito respeitosa, me senti acolhido. Claro que, quando entrei sem ser aguardado, causou uma estranheza, mas não senti nenhum tipo de discriminação, muito pelo contrário. Não me senti um intruso, mas uma pessoa que não estava sendo aguardada. Um visitante inusitado - disse Cabezon, evitando responder se a Lusa entrará com ação diretamente na Justiça comum.
 O advogado disse que o tema que norteou a reunião "foi entrar em um consenso, de ter segurança jurídica para o campeonato": 
Daqui para frente, os 20 clubes do futebol brasileiro não aceitarão demanda de torcida 
Alexandre Kalil
- Infelizmente não depende só de nós. O futebol é um bem disponível, um direito difuso de todos nós.

Em São Paulo, o vice jurídico da Lusa, Orlando Cordeiro de Barros, disse ao blog Bastidores F.C que o clube deve buscar a Justiça comum.
 - Já que estamos em guerra, temos que ir com tudo. A CBF fez uma reunião que começou com a tabela já pronta - afirmou Cordeiro de Barros.

O presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, disse após a reunião que foi feito um pacto entre os clubes para que a partir de agora nenhum dos integrantes da Série A aceite ser beneficiado por qualquer liminar de terceiros obtida fora das instâncias da Justiça desportiva.
- Daqui para frente, os 20 clubes do futebol brasileiro não aceitarão demanda de torcida. Mesmo se o clube for beneficiado, as instituições vão se proteger para cumprir a regra. Não é por desobediência à Justiça, mas sim porque temos um contrato a cumprir, e não estou falando de contratinho, estou falando de bilhão.
Confira a primeira rodada do Brasileiro:

Flamengo x Goiás
Fluminense x Figueirense
São Paulo x Botafogo
Santos x Sport
Atlético-PR x Grêmio
Atlético-MG x Corinthians
Bahia x Cruzeiro
Internacional x Vitória
Criciúma x Palmeiras
Chapecoense x Coritiba
Entenda o caso:
Após a última rodada do Campeonato Brasileiro, a CBF comunicou ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) a possível escalação irregular dos atletas Héverton, da Portuguesa, e André Santos, do Flamengo. A infração, julgada em duas instâncias no tribunal desportivo, acabou fazendo com que ambos os clubes perdessem quatro pontos. Dessa forma, o Fluminense permaneceu na Série A e a Portuguesa foi rebaixada para a Série B.
Desde então, uma série de ações judiciais originadas por torcedores dos dois clubes e questionando as decisões do STJD foram impetradas na Justiça Comum. Algumas liminares foram emitidas em favor dos torcedores, outras foram cassadas pela CBF. Paralelamente a isso, o Ministério Público de São Paulo, através do promotor Roberto Senise, decidiu investigar o caso. O promotor já chegou a afirmar que há indícios de que funcionários da Lusa receberam dinheiro para escalar Héverton. O Flamengo, por sua vez, recorre da perda de pontos na Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês), na Suíça.