sexta-feira, 13 de abril de 2012

Argentino - Clausura

20h10 Estudiantes 2x2 Colón

Alemão

15h30 Stuttgart 4x1 Werder Bremen

FLAMENGO VENCE O LANUS MAS É LIMINADO DA LIBERTADORES

Uma Libertadores para ser sempre lembrada pelo Flamengo. Como exemplo de como não se deve disputar a competição. Na noite desta quarta-feira, o clube se despediu do torneio continental, eliminado numa primeira fase que ficou marcada por tropeços impressionantes, como o empate com o Olimpia em 3 a 3, com três gols sofridos nos últimos 15 minutos, e a derrota para o Emelec de virada (3 a 2), com um gol equatoriano aos 37 do segundo tempo e outro já nos acréscimos. E o adeus teve requintes de crueldade: depois de ver o time da Gávea derrotar o Lanús por 3 a 0 no Engenhão, gols de Welinton, Deivid e Luiz Antônio, a torcida ficou esperando o resultado no Defensores del Chaco, onde só um empate entre Olimpia e Emelec servia ao Flamengo. Nos acréscimos, o time paraguaio chegou à igualdade (2 a 2), mas a festa durou muito pouco: aos 47, o Emelec marcou mais um, venceu por 3 a 2 e se classificou, eliminando os rubro-negros.
O Emelec terminou em segundo lugar no grupo 2, com nove pontos, um a menos que o líder Lanús. O Flamengo ficou em terceiro, com oito, um à frente do Olimpia. No fim, os vacilos rubro-negros nos jogos em que esteve em vantagem foram determinantes para a eliminação precoce. Em 11 participações na Libertadores, esta foi a terceira vez que o Flamengo caiu na fase de grupos, repetindo 2002, quando fez uma campanha ainda pior, terminando em último na sua chave, com apenas quatro pontos ganhos. A outra eliminação na fase inicial foi na edição de 1983, quando o rubro-negro terminou em segundo, atrás do Grêmio - na época, apenas um clube se classificava por grupo. Agora resta ao Flamengo buscar o título carioca e se preparar para o Campeonato Brasileiro. Já classificado para as semifinais da Taça Rio, o time da Gávea joga domingo contra o Americano na última rodada antes da fase decisiva.
Apesar da situação desesperadora do Flamengo, o Lanús também tinha motivos para buscar a vitória, que garantiria o primeiro lugar do grupo e manteria a equipe na briga para ter a melhor campanha no geral. E o time argentino começou melhor a partida, buscando o ataque embora sem conseguir levar perigo ao gol de Felipe. O Flamengo só foi chegar à área adversária pela primeira vez aos dez minutos: Vágner Love recebeu de Ronaldinho Gaúcho pela esquerda e bateu cruzado, rente à trave esquerda de Marchesín.
Flamengo resolve o jogo no primeiro tempo
A boa jogada acordou o time carioca, que equilibrou o jogo e chegou ao primeiro gol aos 18: Bottinelli cobrou escanteio da esquerda e Welinton subiu mais que o adversário na segunda trave, cabeceando sem chances para o goleiro. O Lanús já estava completamente envolvido, e só assustou em chute de fora da área de Valeri, bem defendido por Felipe aos 27. O Flamengo continuou buscando o ataque. Aos 35, Ronaldinho Gaúcho cobrou falta na barreira e, na sobra, Vágner Love bateu por cima. Em sua melhor jogada no primeiro tempo, o camisa 10 passou por dois jogadores e rolou para Deivid dominar e chutar rasteiro, fazendo 2 a 0, aos 41 minutos. Mal terminou o primeiro tempo no Engenhão, e de Assunção veio a má notícia: Castorino fez 1 a 0 para o Olimpia sobre o Emelec, no último lance do primeiro tempo, resultado que eliminaria o rubro-negro.
Ao deixar o campo, pouco antes do gol paraguaio, Ronaldinho Gaúcho resumiu o sentimento dos jogadores do Flamengo diante da situação:
- Nem quero saber como está lá (em Assunção), temos que fazer o nosso papel aqui e não cometer os erros que cometemos em outros jogos da Libertadores. Não podemos baixar o ritmo - afirmou.
No fim, festa seguida de decepção
De fato, o Flamengo não deixou o Lanús reagir. Logo aos quatro minutos, numa de suas melhores jogadas nos últimos tempos, Ronaldinho Gaúcho deu dois belos dribles em sequência pela esquerda, entrou na área e cruzou na medida para Luiz Antônio bater de primeira e fazer 3 a 0. O Flamengo recuou e permitiu que o Lanús criasse algumas jogadas de perigo. Mas o lance que acordou o time rubro-negro não aconteceu no Engenhão, e sim no Defensores del Chaco: o Emelec empatou o jogo, com um gol de Mondaini, fazendo a torcida explodir aos 24 minutos. Era o resultado de que o Flamengo dependia.
A partir de então, o torcedor passou a se preocupar mais com o que acontecia no Paraguai do que no jogo do Flamengo. Mesmo porque o Lanús, ainda que buscasse o ataque, estava longe de ser uma ameaça para a vitória rubro-negra. O jogo já caminhava para o fim no Engenhão, e veio a ducha fria do Paraguai: Ángel Mena virou o jogo para o Emelec. Quando terminou a partida no Rio, o time equatoriano vencia por 2 a 1, e os rubro-negros tinham cerca de cinco minutos para torcer por um gol do Olimpia. Que até saiu nos acréscimos, com Ceballos, fazendo jogadores e torcida vibrar com a possibilidade da classificação emocionante. Mas a comemoração durou apenas um minuto: aos 47, o Emelec chegou ao terceiro gol, numa bela cabeçada de Quiñonez, e acabou com a esperança rubro-negra.


Joel sai em defesa de Ronaldinho e diz: "não foi um vexame"

O tom do técnico Joel Santana no vestiário do Flamengo era o mesmo da semana passada depois da vitória por 2 a 1 sobre o Vasco. Na ocasião, a vitória aliviava a crise, mas deixava aberta uma porta ao milagre que quase aconteceu, mas ficou no "se". Se o Flamengo tivesse vencido o Olímpia, se o Flamengo tivesse empatado com o Emelec fora de casa.
"Mas acho que foi contra o Olímpia que perdemos nossa classificação. Mas não foi vexaminoso", disse nesta quinta-feira o técnico, que elogiou o bom futebol apresentado pelo time na vitória contra o Lanús-ARG por 3 a 0, no Engenhão.
Claro que a situação da noite desta quinta-feira foi inusitada. O Emelec, de praticamente eliminado há uma semana, conquistou a vaga na casa do adversário. Joel disse que nunca em sua vida profissional tinha passado por situação semelhante. "Tem que pedir explicações aos deuses do futebol. Mas acho que tivemos mais momentos bons que maus no campeonato", afirmou.
Joel Santana fez o discurso de quem fica no clube e que vai tentar motivar o elenco para ganhar o Estadual e montar o time para o Brasileiro. Mas o nome de Renato Gaúcho, amigo de Joel, ronda a Gávea com cada vez mais força. "Não somos coadjuvantes nas competições. O Flamengo move multidões, paixão, noticiário, temos jogo domingo contra o Americano, importante, queremos ser primeiros do grupo e minha função é motivar o elenco, jogar com a força que temos", opinou.
E essa força pode vir da garotada, já que Ronaldinho pode acertar sua saída do clube a qualquer momento. Joel Santana disse que não houve pressão em cima do camisa 10 da Gávea e comentou a boa atuação que teve o jogador contra o Lanús. "Ronaldinho é muito experiente, já passou por várias situações e está totalmente calejado para esse tipo de problemas. É ídolo e vive momentos de alegria e tristeza. Por isso ele chegou onde chegou. A vida da estrela é sempre assim, por isso aparecem tão poucos", elogiou.
Do alto de sua experiência, Joel afirma que o Flamengo vai sair dessa eliminação mais forte. E aposta no talento dos garotos formados no clube para, no futuro, fazer do time outra vez campeão da Libertadores. "Meninos como Thomas, Muralha, Luiz Antônio, Negueba e Galhardo tem um futuro brilhante. Eles estão amadurecendo ao lado do pessoal mais velho e já estão vacinados depois dessa Libertadores".
Uma vez mais o técnico pediu mudanças no futebol brasileiro. Disse que um clube como o Flamengo, jogando uma Libertadores, tem que ser mais bem tratado e citou o outro eliminado do grupo como exemplo. "Não pode o Olímpia ter três conquistas de Libertadores e o Flamengo apenas uma", defendeu.
Além disso, o treinador negou que a eliminação do time tenha sido uma vergonha. E explicou os momentos finais do vestiário. "Muitos jogadores ficaram no campo, chegaram a comemorar. Na hora do segundo gol do Olímpia eu estava no túnel e me tranquei no vestiário esperando o final", contou. E aconteceu o terceiro gol do Emelec. "Depender dos outros nunca é bom", finalizou o técnico.
Adriano
Nesta sexta-feira o atacante Adriano vai passar por outra cirurgia no tendão de Aquiles do calcanhar esquerdo para tentar se recuperar. A cirurgia será em um hospital da Barra da Tijuca. O time volta a treinar na parte da tarde no Ninho do Urubu para enfrentar o Americano, domingo, pela última rodada da Taça Rio.

para joel flamengo deveria ter sido mas cauteloso fora de casa

Embora o Flamengo seja o único time brasileiro eliminado na primeira fase da Libertadores, e boa parte dos dirigentes que comandam o clube não veja em Joel Santana o melhor nome para comandar o time no restante da temporada, a proximidade da reta decisiva do Campeonato Carioca garante a continuidade do trabalho, ao menos até novo fracasso. Também contribui para isso a boa atuação do time na vitória de 3 a 0 sobre o Lanús, que mereceu aplausos de boa parte dos 12 mil pagantes que foram ao Engenhão.
Ainda que não de forma tão dramática como aconteceu na noite desta quinta-feira, a eliminação do Flamengo da Copa Libertadores era o desfecho mais provável de uma campanha muito irregular. Joel e os jogadores foram unânimes na avaliação de que as bobeadas em partidas anteriores - como ceder o empate no Engenhão após estar vencendo o Olimpia por 3 a 0 e levar a virada nos últimos minutos contra o Emelec, no Equador - foram determinantes para o fracasso.
Na entrevista após a partida, Joel lamentou estes pontos perdidos em partidas anteriores e avaliou que faltou ao Flamengo jogar pelo empate em alguns momentos, principalmente nas derrotas fora de casa para Olimpia e Emelec.
- Não foi uma boa campanha, mas falar em vexame é muito forte. Nos complicamos ali, no empate com o Olimpia depois de estar vencedo por 3 a 0. Relaxamos e a pancada foi muito forte. Ali, íamos para sete pontos e a história seria outra. Empatamos, e tivemos que ir para dois jogos fora de casa tendo de vencer. Perdemos os dois. Se tivéssemos empatado ao menos um, hoje estaríamos com a vaga. Às vezes, no futebol, se você não pode ganhar, o empate é bom resultado. Como diz o ditado, melhor um (pássaro) na mão do que dois voando. Mas o Flamengo vai sempre com tudo, às vezes é melhor você segurar o que já tem.
O treinador afirmou que não pensa em poupoar nenhum jogador da partida deste domingo contra o Americano no Engenhão, em que uma vitória garantirá ao Flamengo o primeiro lugar do grupo na Taça Rio. Joel já planeja os próximos passos.
- Agora temos de olhar para a frente. Vamos com toda nossa força para este jogo do Americano, porque é importante terminar em primeiro do grupo. E aí vamos ver com quem vamos decidir o Carioca. E tem também o Brasileiro, que já está batendo à porta. É uma competição de muita responsabilidade, dificílima, não é brincadeira. E nossa obrigação é terminar ao menos entre os que se classificam à Libertadores do ano que vem

Campeonato Sergipano

Segunda fase
Quarta rodada
River Plate 1 x 0 Olímpico

Campeonato Maranhense

Segundo turno
Terceira rodada
São José 2 x 1 Viana
Maranhão 1 x 2 Imperatriz

Campeonato Matogrossense

Primeira fase
Segundo turno
Nona rodada
Palmeiras 2 x 0 Crac

Campeonato Acreano

Primeiro turno
Nona rodada
Andirá 3 x 1 Alto Acre
Juventus 1 x 0 Atlético

O FLAMENGO PERDE PRA ELE MESMO

O Flamengo perdeu pra ele mesmo nas duas partidas anteriores quer parecia canhas e deixa em pata e deixa outro timer  empata e vira em 15 minutos do fim da partida eles perderam pra eles mesmos