segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Paulo Nobre lamenta 'faca' de Luis Felipe no 'pescoço' do Palmeiras: 'É um bom garoto, porém imaturo' Não Perca

O lateral-direito Luis Felipe, que tem vínculo até março, deve deixar o elenco palmeirense no final desta temporada. O jogador demonstra vontade em permanecer, mas quer ser valorizado. O que dificulta nesse momento o acerto é a diferença de valores em relação ao que o clube oferece e o que o atleta pede para renovar. No 'Bola da Vez', o presidente do Palmeiras, Paulo Nobre, lamentou a imaturidade do jogador. Assista!
O 'Bola da Vez: Paulo Nobre' vai ao ar nesta terça-feira, às 21h30, nas telas da ESPN Brasil e WatchESPN.

Espanhol

19h00 Getafe 1x3 Athletic Bilbao

Argentino

19h00 Estudiantes 1x0 Quilmes
21h10 Olimpo 0x0 Racing Club

Português



18h15 Paços Ferreira 0x1 Vitória de Guimarães

Mundial Sub-17

14h00 Brasil 3x1 Rússia
14h00 Honduras 1x0 Uzbequistão
Itália 0 x 2 México
Japão 1 x 2 Suéci

Musa do esportes

Jaqueline e Murilo casal vôlei ensaio (Foto: Divulgação)
jaqueline ensaio fotográfico volei gravida (Foto: Divulgação)
Jaqueline e Murilo casal vôlei ensaio (Foto: Divulgação)
Jaqueline e Murilo casal vôlei ensaio (Foto: Divulgação)



Jaqueline e Murilo casal vôlei ensaio (Foto: Divulgação)
Jaqueline e Murilo fazem ensaio fotográfico antes da chegada do primeiro filho (Foto: Divulgação)

 equipe de vôlei do Maranhão (Foto: André Durão / Globoesporte.com)equipe de vôlei do Maranhão (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Istambul (Turquia) - A chinesa Shuai Peng e a taiwanesa Su-Wei Hsieh são as campeãs de duplas do WTA Championships deste ano. Elas derrotaram as russas Elena Vesnina e Ekaterina Makarova com parciais de 6/4 e 7/5 e conquistaram o nono troféu juntas e quinto em 2013. Peng e Hsieh também faturaram Wimbledon em 2013.
"Nós realmente curtimos jogar juntas neste ano. Nós nos divertimos muito em quadra. Brigamos algumas vezes, mas ainda assim foram grandes memórias", afirmou Peng. Ao serem questionadas sobre o futuro da dupla, Hsieh brincou: "Depende se brigarmos algumas vez nos próximos dois meses".
Peng e Hsieh abriram 5/1 no primeiro set diante das russas, mas permitiram que as quebras fossem devolvidas. Mesmo assim, Vesnina e Makarova não empataram a parcial. As campeãs de Roland Garros venciam o segundo por 3/1, antes das asiáticas reagirem e fecharem o confronto evitando o terceiro.
"O mais importante hoje foi ela fazer seu trabalho na linha de fundo enquanto eu fazia o meu na rede. Não posso ajudar muito lá atrás, então era importante que eu finalizasse os pontos. Era nossa estratégia e funcionou", analisou Hsieh.

Serena vira e fecha a temporada com 11º título

Istambul (Turquia) - Serena Williams fechou uma temporada longa e vitoriosa com o 11º título do ano no WTA Championships de Istambul. A número 1 do mundo teve trabalho no começo contra Na Li, mas conseguiu a virada diante da chinesa com parciais de 2/6, 6/3 e 6/0. Serena agora é tetracampeã do evento que reúne as melhores do mundo.
A norte-americana realizou 82 partidas em 2013, maior número de sua carreira, e perdeu apenas quatro. Ela passou de 60 jogos apenas em três anos anteriores. O aproveitamento de 95,1% de Serena no ano é o melhor de uma jogadora desde 1989, quando a alemã Steffi Graf atingiu 97,7% com 86 vitórias e duas derrotas.
Serena também quebra barreiras no WTA Championships. Ela aumentou sua marca de jogadora mais velha a ganhar o evento, agora com 32 anos e um mês. Além dela, apenas três jogadoras levaram o torneio quatro vezes: Martina Navratilova (oito), Graf (cinco) e Chris Evert (quatro). Serena também é a primeira cabeça de chave 1 campeã do evento e que levou títulos consecutivos desde Justine Henin em 2007.
Já Na Li fica com o consolo de atingir o melhor ranking de sua carreira, indo à terceira colocação nesta segunda-feira. A chinesa conseguiu tirar um set de Serena pela primeira vez desde 2009. A norte-americana havia levado 16 sets consecutivos contra Li. Jogando de forma agressiva e errando pouquíssimo, a vice-campeã do Australian Open movimentou Serena de um lado para o outro da quadra e disparou winners durante o primeiro set da final.
Serena lutou e abriu 3/1 no segundo set, mas Li empatou em 3/3. A número 1 do mundo tomou a frente outra vez, 5/3, e fechou a parcial. No set decisivo, a chinesa perdeu totalmente o rumo na partida e a norte-americana atropelou, aplicando um "pneu". Com um backhand na paralela, Serena fechou uma das melhores temporadas da história e ajoelhou de alívio.

Sóbis faz alerta após derrota do Flu: 'Inadmissível, nosso time está brincando com o perigo'

Divulgação/Fluminense
Rafael Sóbis marcou, mas Flu foi derrotado no Maracanã
Rafael Sóbis marcou, mas Flu foi derrotado no Maracanã
O atacante Rafael Sóbis deixou o gramado do Maracanã bastante insatisfeito com o desempenho do Fluminense na derrota para o Vitória, por 3 a 2, neste domingo. Mesmo com um jogador a mais em campo (Kadu foi expulso na primeira etapa) e vencendo por 2 a 1 no segundo tempo, o Tricolor sofreu dois gols em dois minutos e permitiu a virada dos baianos.
"É difícil tomar gols assim, com um a mais. Estávamos jogando muito bem, conseguimos a virada, a equipe deles não estava conseguindo jogar. Mas o time com um a mais tomar contra-ataques e dois gols é inadmissível", afirmou Sóbis, que fez o segundo gol do Flu na partida.

LEIA MAIS
Com um a mais desde o 1º tempo, Fluminense perde do Vitória e 'flerta' com rebaixamento
Com o resultado, o Fluminense caiu para a 16ª posição e parou nos 36 pontos, apenas três pontos à frente de Ponte Preta e Vasco, os dois primeiros times dentro da zona de rebaixamento. O Tricolor já está há sete jogos sem vencer no campeonato.
Sóbis alertou para a situação delicada do Flu no Brasileirão, faltando sete rodadas para o fim, e pediu mais atenção na partidas. Na sequência, o Tricolro carioca tem dois compromissos difíceis, contra o rival Flamengo (no próximo domingo) e diante do Corinthians, fora de casa (dia 10 de novembro).
"Nosso time está brincando com o perigo. Estamos correndo um risco que talvez depois não dê mais para sair. É complicado tomar gols assim com um a mais. Fica complicado tomar contra-ataques resultando em gols", afirmou Sòbis, que finalizou.
"Tudo o que fizemos não adiantou nada, pois não saímos com a vitória. A tranquilidade está acabando. Temos que ganhar".

Torcedores do Vasco pressionam em aeroporto, mas time sai pela pista; Renato Silva leva ovada

Reprodução
Torcedores do Vasco foram ao aeroporto pressionar o time após derrota em Campinas neste domingo
Torcedores do Vasco foram ao aeroporto pressionar o time após derrota em Campinas neste domingo
Dezenas de torcedores do Vasco foram ao aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, neste domingo à noite, pressionar o time após a derrota de virada para a Ponte Preta, por 2 a 1, em Campinas. No entanto, a delegação cruzmaltina evitou o contato com a torcida no desembarque e pegou um ônibus direto na pista depois de descer do avião. O zagueiro Renato Silva, porém, acabou sendo atingido por um ovo na cabeça.
O policiamento foi reforçado no local para garantir a segurança, mas os torcedores não conseguiram chegar perto dos atletas para fazer a cobrança que pretendiam. Com a informação de que a equipe sairia pela pista, o grupo, que vestia camisas do clube e de torcidas organizadas, se dividiu e tentou cercar todas as saídas do aeroporto, mas foram despistados mesmo assim.

Porém, o zagueiro Renato Silva, que não foi embora com o ônibus e permanceu em uma área reservada do aeroporto, levou uma ovada quando resolveu deixar o local quase uma hora depois. Mesmo cercado por seguranças, ele foi bastante xingado e pressionado.
Com a derrota deste domingo, o Vasco ficou ainda mais ameaçado pelo rebaixamento no Campeonato Brasileiro. A equipe carioca parou nos 33 pontos, foi ultrapassado na tabela pela própria Ponte Preta (que também soma 33 pontos, mas tem uma vitória a mais) e caiu para a 18ª posição. O primeiro time fora do Z-4 é o Fluminense, que está em 16º lugar com 36 pontos.

*Atualizada às 22h12

Fernando Torres, o anti-heroi que serve e finaliza no Chelsea

Getty
Fernando Torres perdeu um gol incrível, mas deu uma assistência e fez o gol da vitória contra o City
Fernando Torres perdeu gol incrível, mas foi decisivo na vitória do Chelsea.
Vinte e nove minutos do primeiro tempo no Stamford Bridge. Disputa equilibrada com o Manchester City até Ramires servir Fernando Torres e o controverso camisa nove perder chance cristalina à frente do goleiro Hart. Depois de ir duas vezes às redes contra o Schalke pela Liga dos Campeões, parecia que seria mais um fim de semana infeliz na liga inglesa do contestado atacante de 58 milhões de euros.
Mas Torres não é o típico centroavante que só é notado quando faz gols. Dentro do 4-2-3-1 do Chelsea, é útil também na dinâmica do quarteto ofensivo. Móvel, abre espaços e procura as diagonais para servir ou finalizar. Quatro minutos depois do gol perdido, entrou pela direita e serviu Schurrle, que abriu o placar. Mais quatro minutos e uma bomba no travessão, infiltrando pela esquerda. Setor onde apareceu mais em toda a partida.
Trumedia
Movimentação de Fernando Torres: circulação por todo o ataque e presença efetiva pelos flancos, especialmente à esquerda.
Movimentação de Fernando Torres: circulação por todo o ataque e presença efetiva pelos flancos, especialmente à esquerda.
O time de Mourinho era vertical. Alternando Schurrle e Hazard pelos lados e Oscar também circulando, contando com bons passes de Ramires na distribuição. Mas a defesa, com Cahill deixando David Luiz no banco, tinha problemas.
Porque o City também apostou em leveza, movimentação e qualidade no quarteto ofensivo do mesmo 4-2-3-1. Yaya Touré avançado e centralizado, Aguero se mexendo na frente, Nasri e, principalmente, Silva circulando por todo o setor ofensivo para articular. O meia espanhol comandou o toque de bola que fez os Citizens terminarem a primeira etapa com 58% de posse. Mas apenas seis finalizações contra sete do rival. Nenhum gol.
Olho Tático
Chelsea e City no 4-2-3-1 com Fernando Torres abrindo espaços no ataque dos Blues e Silva girando a partir da esquerda para armar o time de Manchester
Chelsea e City no 4-2-3-1 com Fernando Torres abrindo espaços no ataque dos Blues e Silva girando a partir da esquerda para armar o time de Manchester
A bola só foi às redes de Petr Cech no início do segundo tempo. Sem comparações, Aguero lembra Romário pela baixa estatura, boa técnica e refinamento no toque final. Mas desta vez recebeu passe em profundidade no limite da linha de zaga adversária, arrancou e soltou uma bomba de esquerda no ângulo que lembrou os melhores momentos de outro fantástico atacante brasileiro: Ronaldo Fenômeno.
Os Blues perderam volume e Mourinho resolveu agir: trocou Lampard, que permitia a movimentação de Silva às suas costas, e Schurrle por Mikel e Willian. Manuel Pellegrini respondeu com Jesus Navas no lugar de Nasri. O time de Manchester seguiu superior em posse e finalizações, no ritmo de Silva e com bom desempenho de Fernandinho nos passes. No final, o treinador espanhol trocou Javi García por Kolarov recuando Touré e centralizando Silva. Depois Aguero por Negredo. Mourinho tirou Hazard e colocou Eto'o. Mas não mudou o posicionamento de Torres, que seguiu mais avançado.
Olho Tático
No final, Eto'o entrou pela esquerda e Torres seguiu à frente para decidir. Duro golpe no City que foi superior em boa parte do tempo.
No final, Eto'o entrou pela esquerda e Torres seguiu à frente para decidir. Duro golpe no City que foi superior em boa parte do tempo.
Não se arrependeu. Sempre participativo, "El Niño" acreditou em lance praticamente perdido no último minuto e acossou Nastasic. A expectativa durante todo o jogo era pela falha de Demichelis, zagueiro argentino veterano, lento e desentrosado em sua estreia no City. Mas o erro grosseiro foi mesmo do sérvio, que vacilou no recuo de cabeça. Hart saiu do gol de forma atabalhoada e a bola sobrou para o anti-heroi do time londrino.
O gol de Torres fez Mourinho celebrar nos braços da torcida. Também alçou o Chelsea à segunda colocação da Premier League, apenas dois pontos atrás do líder Arsenal. O atacante ridicularizado que erra muito, mas foi fundamental contra o Barcelona na semifinal da Champions League 2011/12 e na decisão da Liga Europa diante do Benfica na última temporada. Na partida em Londres, finalizou cinco vezes. Uma nas redes, outra no travessão, duas na direção da meta e aquela primeira, nas nuvens, em chute bisonho.
Se não justifica a fortuna desembolsada por Roman Abramovich, Torres compensa com trabalho coletivo, velocidade, passes e gols importantes. Não é pouco.

Boi Bandido e apito amigo dão rasteira no Saci colorado; 'empatite' 14

Em tarde histórica de Aloísio e de lambanças de sua senhoria, o carioca Péricles Bassols Cortez, o soberano São Paulo derrubou o Saci colorado (3 a 2), em Caxias do Sul, e pulou para o nono lugar, com 43 pontos, após 31 rodadas.
O Tricolor praticamente matou o fantasma do rebaixamento que tanto o assombrou até a chegada de ‘Muriçoca' Ramalho. O Inter, que deve ter mesmo Abel Braga em 2014, ficou bem mais distante do G4.
O Boi Bandido infernizou os gaúchos e marcou os três gols são-paulinos, um em impedimento e dois de pênalti.
A equipe voltou a tirar proveito da marca da cal depois de seis meses e cinco cobranças desperdiçadas - quatro por Rogério Ceni, que falhou feio num dos gols do Inter, e uma por Jadson.
Leandro Damião e Jorge Henrique descontaram para o Saci, que reclamou muito, e com razão, do apito amigo.
Bassols inventou mais que Santos Dumont. Além de confirmar um gol irregular de Aloísio, assinalou falta fora da área em pênalti no atacante Jorge Henrique.
Na Fonte Luminosa (17.949 torcedores), em Araraquara, a torcida do Corinthians saiu para lá de satisfeita.
A equipe ficou no 1 a 1 (Douglas e Gustavo Henrique) contra o Peixe e manteve o trono de rei dos empates do Brasileirão, agora com 14.
Na matemática crua e nua, o glorioso time comandado pelo ‘professor' Tite conquistou fantásticos 14 pontos em 42 disputados.
Uma campanha excepcional do futebol tico-tico sem fubá. Tanto que o ‘bando de loucos' soma agora invejáveis 41 pontos na 12ª colocação, oito de distância da zona do agrião queimado. O Peixe repousa na oitava posição, com 44 pontos. E vê a vaga no G4 de binóculo.
Quatro jogadores se destacaram no clássico, os corintianos Douglas e Walter e os santistas Cícero e Montillo. Pato entrou no final, mergulhou na lagoa das vaias e nada fez.
                                                    ##########
Pitacos da rodada 1. Lusa e Urubu abusam do direito de errar no Castelão (21.967 pagantes) e ficam no ‘oxo' - contaminado pela ruindade das equipes, o árbitro Anderson Daronco deixa de marcar um pênalti para cada lado; Bahêa sai na frente, com um belo gol de Obina, permite a reação do Furacão (Éderson) na Fonte Nova (8.021 presentes), completa quatro jogos sem vencer e segue ameaçado pelo rebaixamento - time paranaense permanece no G4.
Pitacos da rodada 2. De virada, Macaca afunda a nau vascaína em Campinas, com balaços de Adrianinho e Uendel - mais uma vez, goleiro (Alessandro) entrega a rapadura na equipe carioca, falhando aos 44 minutos do segundo tempo e colocando o time na 18ª posição, atrás da Ponte; mesmo sem vários titulares, entre os quais o rechonchudo Walter, Verdão do cerrado apaga ainda mais a lanterna do pobre Náutico, com Welinton Júnior e Amaral - Goiás conquista a sexta vitória seguida e encosta no G4.
Pitacos da rodada 3. Sob a batuta do maestro Alex, Coxa arrasa imortal Grêmio em Curitiba - Pará (contra), Alex, Robinho e Geraldo deixam gaúchos de quatro, com direito a olé, e afastam o time do subsolo do campeonato; apesar de ter um jogador a menos desde os 14 minutos de jogo, Leão baiano devora Fluminense no 'new Maraca' (29.350 torcedores) e continua sonhando com a Libertadores - time do ‘pofexô' Luxemburgo apanha de 3 a 2, festeja sete jogos sem vencer e fica ainda mais próximo da degola. 
Sugismundo Freud. A atitude faz a diferença.
Até quando? Anjinhos organizados pelo diabo voltaram a atacar em Araraquara. A horda corintiana apedrejou os ônibus de Santos e Corinthians na chegada ao estádio da Fonte Luminosa. E nada acontece com os bandidos!
Dona Fifi. E o ‘sargento' Felipão, hein? Depois de cair como gaiato num trote, prometeu boicotar a mídia espanhola daqui em diante. Agora Inês é morta.
Gilete press. De Clóvis Rossi, colunista da 'Folha': "Campeão da Série B em 2003, bicampeão em 2013, o velho e glorioso Palestra tem tudo para ser tri em 2015, porque há claramente mais chances de que ele fique entre os quatro últimos da Série A em 2014 do que entre os quatro primeiros. Logo, voltaria em 2015 a comer a poeira das estradas e gramados (eu disse gramados?) da 'segundona', único sítio em que consegue brilhar nos últimos muitos anos." Mamma mia!
Tititi d'Aline. O brilhante Circo Brasileiro de Futebol resolveu rebatizar a Sociedade Esportiva Palmeiras. Sem pompa e nenhuma circunstância, qualificou o periquito de 'Palmeiras Futebol Clube' no catálogo dos enxovais, o Cadastro Nacional de Uniformes de Time. Mas há que se desculpar a turma do Zé da Medalha: o clube tem apenas 99 anos.
Você sabia que... o Botafogo é o único clube que está no G4 desde a primeira rodada?
Bola de ouro. Sebastian Vettel. Aos 26 anos, é o rei da rebimboca. Tetra mundial mais jovem da Fórmula 1, o alemão já deixou na poeira os tricampeões Senna, Piquet, Lauda, Jackie Stewart e Jack Brabham.
Bola de latão. Botafoguenses. Apenas 6.472 pagantes no duelo contra o Galo, 1.848 a menos que no sensacional pega Macaé x Sampaio Corrêa, pela Série C. Nada mais justo, já que o Fogão briga apenas por vaga na Libertadores, enquanto o Sampaio conquistou o cobiçado acesso à segundona.
Bola de lixo. Emerson 'Bitoca'. Comemorou a maioridade no clássico contra o Peixe: 21 jogos sem marcar um golzinho. Não balança a rede desde 31 de julho. Happy birthday.
Bola sete. "Tudo indica que o meu caminho será Porto Alegre. Não terá empecilho. Descansei o que precisava. Tenho que começar a programar o próximo ano a partir de novembro" (do ‘professor' Abel Braga, sobre seu retorno ao Saci colorado - bye-bye Clemer).
Dúvida pertinente. A presidenta Dilma vai receber os medalhistas mundiais Robson Conceição (prata) e Everton Lopes (bronze) no Planalto ou boxe não dá ibope?

Eles amam apontar a marca fatal: conheça o ranking dos árbitros que mais marcam pênaltis



Foram dois pênaltis à brasileira na vitória do São Paulo sobre o Internacional. Algo tão natural no futebol jogado em nosso país que as pessoas se acostumaram a entender como faltosas disputas normais pela bola. Atacantes cai-cai agem com a eficiência de ilusionistas e conseguem simular de forma até convincente. Confira o ranking dos últimos três campeonatos brasileiros com os apitadores que mais assinalam penalidades máximas.
Brasileirão 2013
Wilton Pereira Sampaio 6 em 15 jogos
Sandro Meira Ricci 4 em 12 jogos
Péricles Bassols 4 em 12 jogos
Marcelo de L. Henrique 4 em 10 jogos
André Luiz F. Castro 3 em 15 jogos
Héber Roberto Lopes 3 em 12 jogos
Ricardo Marques Ribeiro 3 em 11 jogos
Jaílson Macedo Freitas 3 em 11 jogos
Luiz Flávio de Olveira 3 em 8 jogos
Fabrício Neves Correa 3 em 6 jogos
Brasileirão 2012
Fabrício Neves Correa 7 em 8 jogos
Marcelo de L. Henrique 6 em 20 jogos
Péricles Bassols 6 em 13 jogos
Jaílson Macedo Freitas 5 em 14 jogos
Leandro Vuaden 5 em 19 jogos
Paulo César de Oliveira 5 em 13 jogos
Brasileirão 2011
Francisco C. Nascimento 10 em 14 jogos
Sandro Meira Ricci 9 em 19 jogos
Nielson Nogueira Dias 9 em 11 jogos
Marcelo de L. Henrique 7 em 18 jogos
Leandro Vuaden 5 em 14 jogos
André Luiz F. Castro 5 em 15 jogos
Héber Roberto Lopes 5 em 17 jogos

Fonte: Footstats
Gazeta Press
Internacional teve dois pênaltis contra marcados por Pericles Bassols, que falta na área em falta fora da área para o time colorado
Internacional teve dois pênaltis contra marcados por Pericles Bassols, efalta na área apontada fora da área...

The Pretender

Vettel festeja o quarto Mundial após vencer o GP da Índia (Divulgação)
Hoje foi dia de título. Do quarto título. Da sexta vitória seguida. Dia de Vettel.
Então vamos voltar um pouco no tempo…
Interlagos, 27 de novembro de 2011. Já era perto de 20h quando terminei meu último texto sobre o GP Brasil para a Folha. Última corrida do ano, o campeonato decidido desde o GP do Japão, um mês e meio antes.
Peguei meu celular e desci para o paddock para ver o que estava acontecendo mais de quatro horas depois da bandeirada.
As equipes trabalhavam freneticamente para desmontar seus equipamentos e os contêineres ocupavam todo o espaço. Dei a volta e fui para o pit lane.
A música alta chamou minha atenção nos boxes da Red Bull. Para quem não se lembra, Webber ganhou a corrida depois que Vettel teve um problema no câmbio de seu carro, o que muita gente disse que era apenas uma maneira disfarçada de dar a vitória ao australiano (se quiser relembrar o GP, leia aqui).
Mas voltando aos boxes da Red Bull naquele domingo em São Paulo, os carros (só os esqueletos àquela altura) ainda estavam por lá enquanto os mecânicos iam a vinham com peças e mais peças, caixas e mais caixas.
Eis que para minha surpresa vejo alguém sem uniforme dentro da garagem, fuçando, abaixado em baixo de um dos carros.
Quando ele levantou, cantando a música alta com muita empolgação, percebi que era Sebastian. Aquilo me chamou a atenção e ele cantava com tanta empolgação que usei um dos apps do meu celular para descobrir o que ele estava cantando.
O que ele fazia ainda ali, mais de quatro horas depois do fim da última corrida do campeonato? Campeonato que ele havia conquistado quatro etapas antes? Por que ele não estava de volta no seu hotel, ou jantando, ou numa festa àquela altura?
Foi quando um mecânico me disse: “Ele está tentando entender o problema que teve no câmbio”.
Voltei para a sala de imprensa ainda fascinada com o que tinha visto. E lembrei do app que tinha usado. Abri o Google e coloquei o nome da música para ver a letra que Seb cantava com tanta empolgação. E aí vi o refrão…
“What if I say I’m not like the others?
What if I say I’m not just another one of your plays?
You’re the pretender
What if I say that I will never surrender?”
Foi aí minha ficha caiu. Tudo fazia sentido. Não, ele não é como os outros.


Com dois gols de Frontini, Vila bate o Treze, vai à semifinal e volta à Série B



Demorou mais do que a torcida esperava. Um ano a mais, para ser exato. Neste domingo, porém, Frontini tirou da garganta dos colorados o grito que estava engasgado. Com dois gols, um em cada tempo do jogo, o atacante definiu a vitória por 2 a 0 sobre o Treze no Serra Dourada e deu o acesso ao Vila Nova, que volta à Série B após duas temporadas na Terceirona.
Para retornar à segunda principal divisão do futebol brasileiro, o Tigre construiu justamente o placar que precisava: dois gols de diferença, já que na ida o Galo da Borborema havia vencido por 1 a 0 a até tinha a vantagem no empate. Autor de ambos, o argentino foi a sete e se isola como principal artilheiro do time na competição.
Empurrado por uma massa que lotou o estádio, o Tigre impôs ao Treze uma derrota tripla: o time paraibando está fora da semifinal, permanece mais um ano na Série C e vê só os principais rivais - Campinense e Botafogo-PB - tendo o que comemorar em 2013.
Já o Vila segue vivo e agora passa a sonhar com mais um título da Terceirona, já que foi campeão invicto em 1996. Na semifinal, terá pela frente do Sampaio Corrêa, que eliminou o Macaé. O primeiro jogo já será no próximo domingo, 3 de novembro.
Vila Nova x Treze, Serra Dourada, Goiânia (Foto: Fernando Vasconcelos/Globoesporte.com)Vila Nova retorna à Série B do Brasileiro após dois anos (Foto: Fernando Vasconcelos/Globoesporte.com)
Apesar do clima favorável, o Vila Nova não conseguiu se impor na primeira etapa e teve muitas dificuldades para penetrar na defesa adversária. O Treze controlou a bola e evitou a pressão inicial do time da casa. O Vila começou a ditar o ritmo, no entanto, pecava em excesso, principalmente nos passes. Robston e Thiago Marin não conseguiam acionar os atacantes Marco Aurélio e Frontini, enquanto o lateral Bruninho, pela esquerda, era muito utilizado, mas também errava bastante.
Do outro lado, o Galo fazia seu jogo. Se portava de maneira eficiente da defesa e esboçava alguns contra-ataques a partir do capitão Cristian. Entretanto, também faltava inspiração para a equipe do técnico Luciano Silva. A melhor chance até o primeiro gol saiu dos pés do zagueiro Neto Gaúcho. Após cobrança de falta, ele apareceu como elemento surpresa em condição legal, dominou com o braço, mas a arbitragem mandou seguir. Sem cacoete de matador, ele isolou e colocou as mãos nas cabeças.
A torcida colorada já sentia o momento de dificuldade, mas explodiu aos 42 minutos. Artilheiro do Vila na Série C, Frontini mostrou faro de gol e deu cabeçada precisa após cruzamento de Thiago Marin. O goleiro Éder se esticou todo, contudo, não evitou: 1 a 0 Vila Nova.
Segundo tempo bem diferente e acesso do Vila
Se faltaram chances nos 45 minutos iniciais, na etapa complementar foi bem diferente. Logo aos dois minutos, Marco Aurélio recebeu passe de Thiago Marin e, sem marcação, chutou cruzado, tirando tinta da trave. O lance assustou o Treze, que também mostrou suas armas. Túlio recebeu de Lê, que entrou no segundo tempo, e finalizou em cima de Toni. No rebote, ele se enroscou com Neto Gaúcho e perdeu a chance do empate. Logo em seguida, após cobrança de escanteio, Rodrigo Celeste subiu mais alto e cabeceou tirando tinta do travessão.
Era lá e cá até que o Vila Nova se lançou de vez ao ataque, antes mesmo dos dez minutos. Osmar e Arthur arriscaram de longe e obrigaram Éder a fazer boas defesas. Marco Aurélio, que tinha perdido gol incrível, tentou se redimir e apareceu com velocidade dentro da pequena área, mergulhando de peixinho. Éder fez milagre. A essa altura, a pressão já era grande. Goleador, Frontini teria chance de finalizar aos 16 minutos, mas caiu na área e ficou pedindo pênalti de Negretti.
Curiosamente, o segundo gol colorado saiu de um contra-ataque. O Treze tentava aos 21 minutos, quando perdeu a bola. O zagueiro Vítor deu belo lançamento para Frontini, que invadiu a área e chutou cruzado, por baixo do goleiro Éder: Vila Nova 2 a 0.

Informações e curiosidades sobre a rodada de futebol internacional no final de semana



CAMPEONATO INGLÊS
Chelsea 2x1 Manchester City
- Ramires e Oscar foram titulares no Chelsea, enquanto Fernandinho começou pelo City. David Luiz ficou no banco e Willian entrou na segunda etapa;
- Quinta vitória consecutiva do Chelsa, somando a Liga dos Campeões. Nesse período marcou 16 gols e sofreu três.
Crystal Palace 0x2 Arsenal
- Mikel Arteta marcou de pênalti aos 2 minutos do segundo tempo e foi expulso aos 20. O Arsenal teve mais posse de bola (62%), mas finalizou menos (10x13); (BBC)
- O Crystal Palace segue sem um treinador efetivado. Keith Millen dirigiu a equipe interinamente contra os Gunners;
- Olivier Giroud marcou o segundo gol do Arsenal e chegou a cinco nesta Premier League.
Liverpool 4x1 West Bromwich
- Quarta vez que Luis Suárez marca um hattric na Premier League. A primeira vez em Anfield; (BBC)
- Ele consegue tal feito a cada 20,3 jogos em média, melhor marca entre todos 46 jogadores que já marcaram pelo menos dois hattricks no Campeonato Inglês;
- Suárez marcou 36 gols em seus últimos 46 jogos pelo Liverpool;
- O Liverpool tem 17 gols no Campeonato Inglês: 14 marcados por Suárez e Daniel Sturridge.
Tottenham 1x0 Hull
- Sexta vitória dos Spurs nesta Premier League, sendo a quarta por 1 a 0;
- Roberto Soldado marcou de pênalti seu quarto gol, o terceira em penalidades máximas;
- O time tem a segunda melhor defesa, com apenas cinco gols sofridos, atrás do Southampton com três, mas o ataque marcou somente nove vezes.
Manchester United 3x2 Stoke
- O United nunca perdeu na Premier League quando Robin van Persie marcou ao menos um gol: são vinte vitórias e cinco empates; (BBC)
- Após um péssimo início, a equipe do técnico David Moyes mostra poder de reação. Não perde há três rodadas, com duas vitórias.
CAMPEONATO FRANCÊS
Monaco 2x1 Lyon
- Sétima vitória em 11 jogos do Monaco em seu retorno à Ligue 1. Permanece invicto o novo rico do futebol francês;
- Radamel Falcao García marcou um dos gols e chegou a oito no campeonato. Lidera a artilharia;
- Com 12 pontos em 11 rodadas, o Lyon tem seu pior início de temporada em 18 anos e está somente quatro pontos acima da zona de rebaixamento;
- Quem tem motivo para celebrar no Lyon é Bafétimbi Gomis, que chegou a 90 gols na Ligue 1. Nenhum atleta da competição atual tem mais gols que ele em sua história.
CAMPEONATO ALEMÃO
Schalke 1x3 Borussia Dortmund
- Com a vitória, o Dortmund igualou sua melhor marca na Bundesliga após dez rodadas, com 25 pontos, obtida na temporada 2012-11;
- O melhor ataque da Bundesliga pertence ao Borussia Dortmund... e o Hoffenheim, nono colocado, que goleou o Hannover por 4 a 1 com dois gols de Roberto Firmino, ambos com 25.
Bayern Munique 3x2 Hertha Berlim
- Bayern teve 62,27% de posse de bola;
- Mario Götze marcou o gol da vitória do Bayern. Nos cinco últimos jogos do time, somando todas competições, ele tem dois gols e três assistências, sempre como substituto; (Opta Sports)
- Outro Mario, o Mandzukic, jogou muito: marcou dois gols e já tem sete no campeonato;
- Bayern é o único invicto na temporada da Bundesliga, com oito vitórias e dois empates. Tem a melhor defesa, com seis gols sofridos.
Bayer Leverkusen 2x1 Augsburg
- Desta vez, o Bayer venceu com gols legítimos;
- Foi a terceira vitória por 2 a 1 da equipe nos cinco últimos jogos, contando a Liga dos Campeões (um empate e quatro triunfos);
- É o melhor início de temporada da história do Bayer após dez rodadas, com 25 pontos conquistados;
- O Augsburg não vence há cinco rodadas e sofreu sua terceira derrota seguida.
CAMPEONATO ESPANHOL
Atlético de Madrid 5x0 Betis
- Nona vitória em dez rodadas para o Atlético de Madrid, diante de um desfalcado Betis (seis jogadores fora);
- Pepe Mel, técnico do Betis, nunca venceu Diego Simeone, treinador do Atleti: quatro partidas, três derrotas e um empate;
- Diego Costa marcou mais um e já tem 11 gols no Espanhol, artilheiro da competição.
Villarreal 4x1 Valencia
- Há quatro rodadas o Villarreal se alterna entre vitórias e derrotas. Já o Valencia não vence há três;
- Jonas foi titular do Valencia, mas pouco pôde fazer;
- Giovani dos Santos marcou dois gols e perdeu um pênalti para o Villarreal. Primeiro atleta do time a conseguir uma dobradinha desde o retorno à primeira divisão. (Opta Sports)
CAMPEONATO PORTUGUÊS
Porto 3x1 Sporting
- Vitória portista garante ao time a manutenção da invencibilidade e da liderança, com 22 pontos em oito rodadas;
- Porto tem a melhor defesa, cinco gols sofridos, e o Sporting o melhor ataque, 20 gols.
LIGA DOS CAMPEÕES DA ÁSIA
Seoul 2x2 Guangzhou Evergrande
- No primeiro jogo da final, o Guangzhou Evergrande conseguiu um bom resultado ao empatar em 2 a 2 com o Seoul, fora de casa;
- Foram três brasileiros em campo: Adílson, veterano zagueiro de 37 anos ex-Paraná (nos anos 1990), para o Seoul; Elkeson e Muriqui para o Guangzhou. Elkeson marcou;
- Além deles, Darío Conca, que está acertando seu retorno ao Fluminense, também foi titular no Guangzhou, que nunca foi campeão da competição e fará a partida da volta, na China, em 9 de novembro.
Guangzhou Evergrande e Seul empatam em partida de ida da final da Champions League da Ásia
CAMPEONATO ITALIANO
Udinese 0x1 Roma
- Nona vitória em nove rodadas do Campeonato Italiano. Com 100% de aproveitamento, a equipe igualou o recorde da Juventus de nove triunfos consecutivos nos nove primeiros compromissos da Serie A, obtido na temporada 2005-06;
- Roma segue com a melhor defesa da Europa: apenas um gol sofrido.
Napoli 2x0 Torino
- Dois gols de pênalti convertidos pelo argentino Gonzalo Higuaín garantiram a sétima vitória em nove rodadas da Serie A;
- O Napoli está invicto no estádio San Paolo, pelo Campeonato Italiano, há 15 partidas, com 12 vitórias. É a melhor marca do time desde outubro de 1991, era Maradona. (Opta Sports)
Juventus 2x0 Genoa
- A Juventus voltou a vencer após ficar dois jogos só perdendo. Vinha do 2 a 1 para o Real Madrid na Liga dos Campeões e a incrível goleada da Fiorentina por 4 a 2;
- Gols de Tevez e Vidal, quinto e quarto respectivamente na Serie A.
Internazionale 4x2 Verona
- Seis brasileiros em campo: Juan e Jonathan pela Inter; Rafael, Rômulo, Raphael Martinho e Jorginho pelo Verona;
- Rômulo, ex-Santo André, Cruzeiro e Atlético Paranaense, e Rapahael Martinho, ex-Paulista, marcaram para o time perdedor;
- A Inter voltou a vencer após três rodadas no Campeonato Italiano.
CAMPEONATO RUSSO
CSKA Moscou 5x1 Krasnodar
- O atual campeão russo não vencia há cinco rodadas no Russão, inclusive não marcava um mísero gol desde então;
- Vitinho voltou a ser titular no CSKA, fato que não acontecia desde a derrota por 3 a 0 para o Bayern Munique pela Liga dos Campeões (17/set);
- No entanto, o nome do jogo foi Zoran Tosic, autor de três gols.
CAMPEONATO HOLANDÊS
Roda JC 2x1 PSV
- Segunda derrota seguida do PSV na Eredivisie. Somada a Liga Europa, onde o time ficou no 0 a 0 com o Dinamo Zagreb na última quinta-feira, a equipe não vence há três jogos;
- Przemyslaw Tyton, goleiro polonês do PSV, fez grande defesa nos acréscimos, bateu a cabeça na base da trave e deixou o campo em ambulância. Seguiu para o hospital, mas foi liberado com uma concussão leve;
- Em 18 de setembro de 2011, ele se chocou com o companheiro Timothy Derijck no clássico com o Ajax, também sofreu uma concussão e também deixou o campo socorrido. E quando era jogador do Roda, passou por problema similar.
Goleiro do PSV faz ótima defesa, bate a cabeça, é imobilizado e deixa o campo de ambulândia; assista

Hernane passa em branco e resume: 'Não tem explicação. Faltou o gol'

Depois da bela vitória sobre o Botafogo durante a semana, quando goleou por 4 a 0 e conseguiu a classificação para a semifinal da Copa do Brasil, o Flamengo teve atuação discreta e não saiu do 0 a 0 com a Portuguesa, neste domingo, na Arena Castelão. Hernane - que no triunfo sobre o Alvinegro fez três gols e ainda sofreu o pênalti convertido por Léo Moura - não procurou desculpas para o tropeço no Brasileirão.
- Não tem explicação. Faltou o gol - resumiu Hernane, que chegou a cabecear uma bola no travessão no segundo tempo (veja vídeo).
Apesar de destacar que o Flamengo entrou com a missão de vencer, Elias não chegou a lamentar o resultado. E, mesmo com a Arena Castelão repleta de torcedores rubro-negros, o jogador lembrou a partida fora de casa.
- Se for ver a tabela, esse era um jogo fora de casa. Empatamos, somamos ponto em um campeonato tão difícil somar. O objetivo era ganhar três, mas temos jogos em casa e podemos decidir - analisou Elias.
Com o empate, o Flamengo está na 11ª colocação, com 41 pontos. No próximo domingo, o Rubro-Negro terá o clássico com o Fluminense, válido pela 32ª rodada do Brasileirão. Antes, porém, a equipe encara o Goiás, no jogo de ida válido pela semifinal da Copa do Brasil.

Tite admite frustração por empate, mas elogia criatividade do Timão

O presidente Mário Gobbi revelou que fez um “pacto” com os jogadores do Corinthians por oito vitórias nos últimos oito jogos do Campeonato Brasileiro. No primeiro teste, o Timão não correspondeu às expectativas e apenas empatou por 1 a 1 com o Santos, na tarde deste domingo, na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara. O técnico Titeadmitiu a frustração por não sair do interior paulista com os três pontos, mas elogiou a evolução na criatividade da   equipe.
Com 41 pontos, o Corinthians termina a 31ª rodada do Brasileirão na 12ª colocação. Uma vaga na próxima edição da Taça Libertadores da América parece um objetivo cada vez mais improvável: distante do G-4, o Timão segue instável e como recordista de empates da competição nacional: com o resultado do clássico deste domingo, o Timão chegou a 12 igualdades na competição nacional.
– Era essencial nós vencermos para criarmos uma perspectiva melhor ao final da rodada. Não sei da pontuação dos outros times, mas fica mais difícil nessa briga por uma vaga na Libertadores – analisou Tite..
A postura da equipe em relação ao jogo que resultou na eliminação do Corinthians da Copa do Brasil, na decisão por pênaltis, na última quarta-feira, foi completamente diferente. Com mais volume de jogo, em especial no primeiro tempo do confronto com o Santos, o Timão criou oportunidades suficientes para conquistar a vitória, mas deixou dois pontos escaparem em um vacilo defensivo, que resultou no gol de Gustavo Henrique.
Tite destacou a superioridade corintiana na maior parte do tempo em Araraquara e elogiou a criatividade do Timão. Com Renato Augusto mais avançado, a equipe apostou na velocidade de Emerson Sheik, Douglas e Diego Macedo para articular as jogadas. Aplaudido pela torcida, Renato se mostrou à vontade como titular, e só sentiu a falta de ritmo de jogo no segundo tempo.
– Às vezes você é melhor, cria as melhores oportunidades, domina durante dois terços do jogo, e ainda assim não fica com o resultado. A intenção era aumentar a criação com o Renato (Augusto), e isso aconteceu. Não traduzimos. Em termos reais, o Santos teve uma boa chance e aproveitou – completou o técnico.
Eliminado da Copa do Brasil, o Corinthians volta suas atenções única e exclusivamente para o Campeonato Brasileiro. De folga nesta segunda, o elenco volta ao trabalho na próxima terça-feira, de olho no confronto do fim de semana: no domingo, às 16h (horário de Brasília), o Timão enfrenta o Vitória, no estádio do Barradão, em Salvador.
tite corinthians santos série A (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Tite, no jogo entre Corinthians e Santos  (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)