segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Santa Cruz vence o Betim em Minas e abre vantagem na busca pelo acesso



Após uma semana de indecisões provocadas por uma batalha jurídica para definir seu rival, os torcedores do Santa Cruz puderam ter um pouco mais de certeza em confiar que o calvário tricolor deve chegar ao fim. Com uma semana de atraso, a equipe coral pode enfim iniciar o mata-mata que define o acesso à Série B neste domingo diante do Betim, na Arena dos Calçados, em Nova Serrana, interior de Minas Gerais. E o resultado não poderia ser melhor. Com gol de Tiago Costa o time pernambucano venceu os mineiros por 1 a 0 e construiu uma boa vantagem para a partida de volta, que acontece no domingo, dia 3, no Arruda. Para avançar basta um empate. A vaga fica com os mineiros em caso de vitória simples, contanto que seja por um placar com dois gols ou mais. Caso o placar deste domingo se repita para os mineiros a decisão será nos pênaltis.
O único gol da partida foi o primeiro de Tiago Costa pelo Santa e justamente quando ele completou 50 jogos pelo clube.
- Sei o tamanho desse gol. Ele representa o que a torcida faz por nós, quando muitas vezes deixa de comprar comida para comprar ingresso para nos apoiar. Há tantos anos o Santa busca esse acesso e este ano vai sair.
jogadores do santa cruz gol betim (Foto: Cristiane Mattos / Agência Estado)Tiago Costa comemora seu primeiro gol pelo Santa Cruz (Foto: Cristiane Mattos / Agência Estado)
O duelo nos tribunais que atrasou a partida começou quando a Fifa determinou que a CBF retirasse seis pontos do Betim como punição por uma dívida do clube com o The Strongest, da Bolívia, referente à contratação do atacante Pablo Escobar ainda em 2009. Na época, o clube mineiro tinha o nome de Ipatinga e depois chegou a trocar para Betim numa tentativa de se livrar da punição. Com seis pontos a menos, a vaga chegou a ser repassada para o Mogi Mirim. A partida até chegou a ser marcada, o Santa embarcou para São Paulo, mas a CBF acatou a decisão judicial e cancelou o jogo minutos antes do apito inicial, devolvendo a vaga ao Betim. Agora, o Guarani também decidiu entrar na disputa aproveitando uma brecha da Justiça Desportiva e pode provocar um novo imbróglio a partir desta segunda-feira.
Tiago Costa garante a vantagem do Santa no primeiro tempo
Enquanto esperava a definição do rival, o elenco do Santa Cruz fez questão de destacar que a confusão só serviu para motivar ainda mais o time. Quando a bola de fato rolou o Tricolor precisou de apenas dois minutos para mostrar a vontade destacada no discurso. Num contra-ataque, André Dias entregou para Tiago Costa fazer seu primeiro gol com a camisa coral. E justamente no dia em que completou 50 jogos pelo clube.
A vantagem do Santa, no entanto, se limitou ao placar. Logo após o gol, o Tricolor pernambucano se encolheu e o Betim passou a dominar. A equipe mineira chegou sete vezes com oportunidades de empatar. Algumas esbarraram na boa fase do goleiro Tiago Cardoso, outras na má pontaria do time mineiro e até num pouco de sorte do time coral, quando Max cabeceou livre e a bola caprichosamente foi no travessão, aos 25 minutos. O Santa só conseguiu voltar bem ao ataque quando faltavam cinco minutos para acabar o primeiro tempo, mas Siloé, frente a frente com o goleiro Felipe, não aproveitou. Para André Dias, valeu ao menos a vontade coral para segurar a vantagem.
- Conseguimos segurar a pressão deles e o que importa é o resultado. Não é uma questão de se acomodar com a vantagem no placar, mas a temperatura aqui e o cansaço que tivemos viajando de um lado para o outro acaba atrapalhando.
Tiago Cardoso segura vitória tricolor no segundo tempo
O segundo tempo começou quase como uma reprise da etapa inicial. O Santa assustou logo nos primeiros minutos, quando Everton Heleno arriscou de fora da área. A bola foi na trave e ainda rolou em cima da linha de gol ante a defesa do goleiro Felipe. Depois disso, novamente pressão dos donos da casa e sufoco para o goleiro Tiago Cardoso, que acabou se tornando um dos responsáveis pela vitória tricolor. A equipe mineira manteve o volume de jogo, mas quando não parou no camisa 1 do adversário, continuou pecando muito nos arremates.
Quando acertou, a sorte também ajudou os pernambucanos. Principalmente quando Somália, aos 40 minutos, recebeu um cruzamento na pequena área. Ele bateu para o gol e Tiago Cardoso fez uma defesa milagrosa. A bola ainda bateu na trave. Tamanha a importância da defesa, que o lance foi comemorado como mais um gol pelos jogadores do Santa, que a partir dai desistiram de atacar e passaram a segurar o jogo para administrar a vitória.
Para o técnico Vica, a vantagem conquistada fora de casa é enorme, mas ainda é preciso encarar o jogo da volta.
- Foi uma vitória importante e muito difícil, mas ainda temos muita coisa pela frente e nada será fácil.