A eterna corrida do ouro para o futebol brasileiro começa no próximo dia 26 de julho. A julgar pelos nomes à disposição de Mano Menezes, é impossível não colocar a Seleção no rol das favoritas, mas as cascas de banana estão espalhadas pelo caminho até a final em Wembley.

O blog apresenta as 16 participantes do torneio, que limita a participação a jogadores nascidos a partir de 1989, com três exceções permitidas por equipe.

- GRUPO A -

GRÃ-BRETANHA

Técnico: Stuart Pearce

A formação de uma seleção britânica é uma atração à parte dos Jogos de Londres. O status independente das quatro nações perante à Fifa impede que elas se classifiquem em campo, mas a condição de país-sede gerou a situação excepcional. A Grã-Bretanha participará do torneio pela primeira vez desde 1960, quando a disputa ainda era restrita a amadores.

Apesar de a criação do "Team GB" (organizado pela federação inglesa) ter incomodado as outras três nações, o elenco de 18 jogadores conta com cinco galeses. Entre eles não está Gareth Bale, que havia declarado publicamente seu interesse em representar o time, mas acabou fora por lesão.

Entre os jovens convocados, destacam-se Ramsey, do Arsenal, Cleverley, do Manchester United, e Sturridge, do Chelsea. A FA decidiu não levar jogadores que estiveram na última Eurocopa, fazendo exceção apenas a Jack Butland, convocado de última hora para ser o terceiro goleiro na seleção principal.

Acima dos 23: Ryan Giggs, que nunca teve a oportunidade de disputar uma Copa do Mundo ou Eurocopa, será um atleta olímpico aos 38 anos. Lenda do Manchester United, Giggs foi escolhido por Pearce como capitão da equipe, ocupando a vaga que muitos esperavam ser de David Beckham. A cota dos mais experientes é concluída por Craig Bellamy, atacante do Liverpool, e Micah Richards, defensor do Manchester City.

Como se classificou: país-sede

Medalhas: ouro em 1900, 1908 e 1912

SENEGAL

Técnico: Joseph Koto

A África tem histórico de sucesso em Jogos Olímpicos, com Nigéria e Camarões conquistando o ouro em 1996 e 2000, respectivamente. Última seleção a se classificar para Londres 2012, Senegal espera acrescentar mais um nome a este grupo, apesar de ter caído em uma chave complicada.

A vitória por 2 a 0 sobre a Espanha em um amistoso de preparação foi sinal de força. O elenco poderia ser ainda mais qualificado com o ataque formado por Demba Ba e Papiss Cissé, sucesso na Premier League, mas o Newcastle não autorizou a participação da dupla. Sem eles, Ibrahima Baldé, do Osasuna, é uma das principais esperanças de gols.

Acima dos 23: O volante Mohamed Diamé, nascido na França, mas que optou por representar a nação de seu pai, tem experiência de três temporadas na Premier League e acaba de trocar o Wigan pelo West Ham. Os outros fora da idade limite são o atacante Dame N'Doye, do Copenhague, e o zagueiro Papa Gueye, do Metalist Kharkiv.

Como se classificou: vencedora da repescagem africana, derrotou Omã na repescagem mundial.

EMIRADOS ÁRABES

Técnico: Mahdi Ali

Classificada de maneira invicta no pré-olímpico asiático, a seleção dos Emirados sabe que dificilmente terá condições de avançar no grupo mais complicado do torneio.

Todo o elenco atua na liga doméstica, fortalecida com o poder de investimento de seus clubes e a chegada de jogadores estrangeiros que ajudam a melhorar o nível do futebol local.

Acima dos 23: A estrela do elenco é Ismail Matar, atacante do Al Wahda que foi eleito o melhor jogador do Mundial sub-20 de 2003, disputado, veja você, nos Emirados Árabes. Ele se junta ao goleiro Ali Khasif (Al Jazira) e ao meio-campista Ismail Al Hammadi (Al Ahli).

Como se classificou: primeira colocada no grupo B do pré-olímpico asiático.

URUGUAI

Técnico: Óscar Tabárez

A presença de Luis Suárez e Edinson Cavani faz do ataque uruguaio um dos mais temidos da competição. Mas não é só deles que vive a equipe de Óscar Tabárez. Garotos como Abel Hernández e Gastón Ramírez ajudam a equipe uruguaia a chegar credenciada à disputa pelo título. O país brigará por uma medalha pela primeira vez desde os ouros que lhe valeram o apelido de "Celeste Olímpica".

A principal preocupação sobre as chances uruguaias diz respeito à defesa, que se mostrou insegura durante a preparação, como na vitória por 6 a 4 sobre o Chile em um amistoso. Coates, zagueiro de projeção internacional, tem sido pouco aproveitado no Liverpool e chega sem ritmo de jogo.

Acima dos 23: Além de Suárez e Cavani, o elenco conta com o volante Egídio Arévalo Ríos, encarregado de dar proteção ao sistema defensivo. Arévalo, que teve uma passagem sem brilho pelo Botafogo, acaba de se transferir para o Palermo.

Como se classificou: vice-campeão sul-americano sub-20.

Medalhas: ouro em 1924 e 1928

- GRUPO B -

GABÃO

Técnico: Claude Albert Mbourounot

Campeão africano sub-23, o Gabão vive bom momento no futebol. No início do ano, foi uma das sedes da Copa Africana de Nações, alcançando as quartas-de-final do torneio.

Do elenco que participou da CAN, oito jogadores foram mantidos para a equipe olímpica, incluindo o astro Pierre-Emerick Aubameyang, do Saint-Etienne. Ainda assim, o grupo pode pagar pela inexperiência: dez convocados ainda atuam no futebol gabonês.

Acima dos 23: A dupla atua no futebol francês: o goleiro Didier Ovono (Le Mans) e o zagueiro Bruno Ecuele Manga (Lorient). Mbourounot abriu mão de levar o terceiro jogador acima da idade.

Como se classificou: campeão africano sub-23.

MÉXICO

Técnico: Luis Fernando Tena

A seleção mexicana chega forte aos Jogos graças a uma preparação cuidadosa. O time olímpico disputou a última Copa América, os Jogos Pan-Americanos e recentemente conquistou o tradicional Torneio de Toulon.

Sem Javier "Chicharito" Hernández, que não foi liberado pelo Manchester United, o México tem como nome forte Giovani dos Santos, que costuma ter na seleção a regularidade que lhe falta nos clubes. Mas vale a pena ficar de olho também em Marco Fabián, meia do Chivas que tem sido o goleador da equipe.

Acima dos 23: O experiente Carlos Salcido, de volta ao futebol mexicano pelo Tigres, é nome certo na defesa. Os outros convocados são Oribe Peralta, atacante do Santos Laguna, e o goleiro José Corona, do Cruz Azul.

Como se classificou: campeão do pré-olímpico da Concacaf.

COREIA DO SUL

Técnico: Hong Myung-Bo

É seguro dizer que a principal estrela do time sul-coreano está no banco de reservas: o técnico Hong Myung-Bo, zagueiro de quatro Copas do Mundo e considerado um dos maiores jogadores asiáticos da história.

Em campo, a responsabilidade deve cair sobre os jogadores de maior experiência internacional, como os meio-campistas Ki Sung-Yueng, do Celtic, e Koo Ja-Cheol, do Augsburg.

Acima dos 23: O goleiro Jung Sung-Ryong foi titular na Copa do Mundo de 2010 e deve garantir segurança. Também foram chamados Park Chu-Young, atacante que mal teve chances no Arsenal, e o lateral Kim Chang-Soo, do Busan.

Como se classificou: primeira colocada no grupo A do pré-olímpico asiático.

SUÍÇA

Técnico: Pierluigi Tami

A Suíça tem feito um bom trabalho nas categorias de base: foi campeã mundial sub-17 em 2009 e é a atual vice-campeã europeia sub-21. A preparação para os Jogos, porém, foi afetada por duas baixas importantes: Shaqiri e Xhaka, destaques do Basel que chegou às oitavas-de-final da Champions League.

Desde então, Shaqiri se transferiu para o Bayern e Xhaka para o Borussia Mönchengladbach, e os clubes alemães pediram aos jogadores que abrissem mão da presença olímpica para fazer a pré-temporada desde o início.

Entre os convocados, vale a pena ficar de olho em Admir Mehmedi, atacante que surgiu com destaque no Zürich e se transferiu este ano para o Dynamo Kiev.

Acima dos 23: O goleiro Diego Benaglio, do Wolfsburg, é titular da seleção principal. O técnico Tami optou por fechar a cota com dois nascidos em 1988, remanescentes do time que conquistou a vaga: o volante Xavier Hochstrasser (Luzern) e o defensor Timm Klose (Nürnberg).

Como se classificou: vice-campeã europeia sub-21.

Medalha: prata em 1924

- GRUPO C -

BRASIL

Técnico
: Mano Menezes

Mesmo sem a preparação ideal, o Brasil impõe respeito por seu forte elenco, liderado por Neymar. O grupo na primeira fase não oferece grandes desafios e ajudará a dar conjunto ao time, que teve momentos de bom futebol nos amistosos realizados entre maio e junho.

A Seleção embarca com a formação titular já definida, com a principal preocupação no miolo da defesa: Juan, parceiro de Thiago Silva, está longe de transmitir confiança, a exemplo do reserva imediato, Bruno Uvini.

Lidar com a pressão pelo inédito ouro é o principal desafio para a equipe, que deve formar a base que disputará a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. O fato de vários deles terem experiência na seleção principal deve ajudar a lidar bem com ela.

Acima dos 23: Thiago Silva, que acaba de se tornar o segundo zagueiro mais caro da história ao trocar o Milan pelo Paris Saint-Germain. Além dele, Marcelo, lateral-esquerdo do Real Madrid, e Hulk, atacante do Porto.

Como se classificou: campeão sul-americano sub-20.

Medalhas: prata em 1984 e 1988, bronze em 1996 e 2008

BIELORRÚSSIA

Técnico: Georgi Kondratiev

O surpreendente terceiro lugar no último Europeu sub-21 credenciou a Bielorrússia à sua primeira participação olímpica como nação independente. A antiga União Soviética tinha grande tradição no torneio: dois ouros e três bronzes.

Sem alarde, os bielorrussos esperam surpreender novamente. No Europeu, conseguiram levar a Espanha à prorrogação na semifinal, antes de vencer a República Tcheca na disputa pela vaga olímpica.

O elenco de Kondratiev tem 17 dos 18 jogadores atuando no país, sendo seis no BATE Borisov, que alcançou a fase de grupos da última Champions League.

Acima dos 23: Nascido no Brasil, o meia Renan Bressan, do BATE, completou cinco anos de residência no país e fez sua estreia pela seleção este ano. O experiente Sergei Kornilenko é atacante da seleção principal, enquanto o volante Stanislaw Drahun é remanescente do time sub-21.

Como se classificou: terceira colocada no Europeu sub-21.

EGITO

Técnico: Hany Ramzy

É um momento difícil para o futebol egípcio. A seleção principal, depois de ser tricampeã continental, perdeu a classificação para duas edições consecutivas da Copa Africana de Nações. A temporada da liga doméstica foi cancelada após o massacre de Port Said, em fevereiro, quando 79 torcedores foram mortos dentro do estádio após uma partida.

As adversidades na preparação sugerem dificuldades para o Egito, mas a perspectiva de classificação existe em um grupo que tem apenas o Brasil como candidato a medalha. Entre os jovens de destaque estão o atacante Mohamed Salah, do Basel, e o lateral Ahmed Hegazy, recém-contratado pela Fiorentina.

Acima dos 23: Um dos símbolos do futebol egípcio, o meia Mohamed Aboutrika havia decidido se aposentar após presenciar a tragédia em Port Said, mas voltou atrás, a exemplo de Emad Motaeb, seu companheiro no Al Ahly. Fecha a lista o lateral-direito Ahmed Fathy, do mesmo clube.

Como se classificou: terceiro colocado no campeonato africano sub-23.

NOVA ZELÂNDIA

Técnico: Neil Emblen

A seleção principal vem de um vexame - ficou fora da final da Copa das Nações da Oceania -, e a equipe olímpica tentará deixar uma imagem melhor. A maioria dos jovens convocados tem experiência internacional limitada, e a participação nos Jogos é vista como uma etapa de aprendizado.

Uma das exceções é o atacante Chris Wood, de 20 anos, que pertence ao West Bromwich e foi o jogador mais jovem da Nova Zelândia na última Copa do Mundo. Wood já tem 24 partidas pela seleção principal, com sete gols marcados.

Acima dos 23: Capitão da equipe principal, o zagueiro Ryan Nelsen tem 34 anos e acaba de se transferir para o Queens Park Rangers, ampliando sua experiência de sete temporadas na Premier League, onde já defendeu Blackburn e Tottenham. Ele já havia sido um dos maiores de 23 nos Jogos de 2008. Também há um jogador da cota no meio-campo, Michael McGlinchey, e um no ataque, Shane Smeltz. Todos estiveram no Mundial de 2010 - Smeltz fez o gol neozelandês no empate por 1 a 1 com a Itália.

Como se classificou: campeã do pré-olímpico da Oceania.

- GRUPO D -

HONDURAS

Técnico
: Luis Suárez

A inesperada eliminação dos Estados Unidos facilitou o caminho de Honduras, que conquistou a vaga em uma dramática vitória na prorrogação sobre El Salvador. Mas não dá para atribuir ao acaso a terceira participação do país em quatro torneios olímpicos desde 2000.

Os hondurenhos contam com um técnico experiente, o colombiano Luis Suárez, que dirigiu o Equador na Copa do Mundo de 2006. Entre os jovens convocados, destaque para Andy Najar, de apenas 19 anos. Formado no futebol norte-americano, Najar atua pelo DC United e foi eleito o melhor novato da Major League Soccer em 2010.

Acima dos 23: Maynor Figueroa, lateral-esquerdo do Wigan, atua na Premier League há quatro temporadas e é o principal nome do elenco, tendo feito parte da equipe que disputou o Mundial sul-africano dois anos atrás. Também formam a lista dois jogadores da MLS: Roger Espinoza, volante do Sporting Kansas City, e Jerry Bengtson, três vezes artilheiro da liga hondurenha e recém-contratado pelo New England Revolution.

Como se classificou: vice-campeã do pré-olímpico da Concacaf.

JAPÃO

Técnico: Takashi Sekizuka

Cinco jogadores que atuam no futebol alemão formam a espinha dorsal da seleção olímpica japonesa. Um deles é Takashi Usami, meia-atacante que passou sem ser notado pelo Bayern na última temporada e acaba de se transferir para o Hoffenheim.

A federação japonesa optou por dar descanso a alguns nomes importantes da seleção principal, impedindo assim que o técnico Takashi Sekizuka conte com jogadores como Shinji Kagawa, recém-transferido para o Manchester United.

Será a quinta participação consecutiva no torneio olímpico para o Japão, que sonha com a repetição da campanha de 1968, na Cidade do México, quando conquistou o bronze.

Acima dos 23: Apenas dois foram incluídos entre os convocados, ambos na defesa: Maya Yoshida, zagueiro do VVV-Venlo, e Yuhei Tokunaga, do FC Tokyo. Este último participou da Olimpíada de 2004.

Como se classificou: primeiro colocado no grupo C do pré-olímpico asiático.

Medalha: bronze em 1968

MARROCOS

Técnico: Pim Verbeek

A seleção marroquina participará de sua quarta Olimpíada desde que o torneio passou a ser sub-23, mas ainda tenta superar a fase de grupos pela primeira vez.

Abdelaziz Barrada, volante do Getafe, e Zakaria Labyad, atacante recém-contratado pelo Sporting, são alguns dos nomes mais conhecidos entre os jovens.

Acima dos 23: O experiente meia Houssine Kharja, com passagens por times italianos como Roma, Internazionale e Fiorentina, que atualmente defende o Al Arabi, do Qatar. O único outro convocado acima da idade limite é Nordin Amrabat, meia revelado pelo PSV que acaba de trocar de clube no futebol turco: saiu do Kayserispor para o Galatasaray. Após defender a Holanda, seu país de nascimento, nas seleções de base, optou por representar o Marrocos.

Como se classificou: vice-campeão africano sub-23.

ESPANHA

Técnico: Luis Milla

Vinte anos depois do ouro alcançado em Barcelona, a Espanha chega forte para repetir a dose. O técnico Luis Milla tem uma geração de jovens virtuosos, como Muniain e Ander Herrera, do Athletic Bilbao, Tello e Montoya, do Barcelona, e Rodrigo, do Benfica.

Três dos convocados por Milla fizeram parte do elenco que conquistou semanas atrás a Eurocopa, incluindo um titular: o lateral-esquerdo Jordi Alba, que acaba de se transferir para o Barcelona. O principal desfalque é Thiago Alcântara, ausente por lesão.

A conquista olímpica no futebol seria mais um ponto alto da era dourada do esporte espanhol. Da última vez que chegou à final, a Espanha bateu na trave: perdeu nos pênaltis para Camarões a final, em 2000, e ficou com a prata.

Acima dos 23: Além dos campeões europeus Mata e Javi Martínez, faz parte da lista o atacante Adrián, do Atlético de Madrid. Os três foram titulares na vitória por 2 a 0 sobre a Suíça na final do Europeu sub-21.

Como se classificou: campeã europeia sub-21.

Medalhas: ouro em 1992, prata em 1920 e 2000