domingo, 3 de julho de 2011

Kvitova para gritos de Sharapova, conquista Wimbledon e evita revival de musa

Atual número 8 do mundo, Petra Kvitova é 1ª tcheca a vencer Wimbledon desde 1998
Atual número 8 do mundo, Petra Kvitova é 1ª tcheca a vencer Wimbledon desde 1998 


Ex-número um do mundo, Maria Sharapova teve a torcida do noivo e o favoritismo nas costas na final de Wimbledon. A russa buscava ainda seu quarto título de Grand Slam e queria reviver o momento que lhe deu projeção mundial: a conquista em 2004 na grama inglesa. No entanto, nem os gritos surtiram efeito e a musa esbarrou na determinação de Petra Kvitova. Com 2 a 0, parciais de 6-3 e 6-4, a tcheca faturou inédito troféu e evitou revival da adversária.

Final feminina em Wimbledon

Foto 7 de 25 - Musa do tênis, russa Maria Sharapova volta a decisão do torneio que lhe deu projeção mundial, mas fica com o vice-campeonato de Wimbledon após perder a final por 2 a 0 para a tcheca Petra Kvitova Kerim Okten/EFE
O título de Kvitova encerra jejuns curiosos na história de Wimbledon. A atual número 8 do mundo é a primeira tcheca a alcançar a final feminina desde 1998. E a jovem de 21 anos repetiu a compatriota Jana Novotna ao conquistar o título de Wimbledon. A tenista também é a primeira canhota a vencer no Grand Slam britânico desde 1990 – Martina Navratilova havia sido a última.
Kvitova tinha apenas quatro títulos em sua carreira de simples. E na primeira final de Grand Slam, a tcheca faturou o título e freou a esperança de Sharapova de voltar a levantar um troféu dos principais torneios do circuito desde que operou o ombro, no final de 2008. Todas as três conquistas da russa foram anteriores à cirurgia: Wimbledon (2004), Aberto dos Estados Unidos (2006) e  Aberto da Austrália (2008).
Favorita, Maria Sharapova obteve a primeira quebra de serviço ainda no início do confronto. No entanto, sofreu com seus próprios erros e viu Kvitova mais eficiente em seus serviços. Com quatro duplas faltas cometidas e oito erros não forçados, a musa russa não conseguiu evitar a derrota por 6-3 no primeiro set.
Maria Sharapova dificultou mais a partida para Kvitova no segundo set. A tcheca passou a errar mais também. E, em parcial marcada por seguidas quebras de saque – foram duas de Sharapova e três da atual número 8 do mundo –, Kvitova levou a melhor e recolocou a República Tcheca no topo de Wimbledon sob os olhares de Navratilova.

Djokovic vence Nadal em Wimbledon e coroa reinado com inédito título na grama

A inversão de posições no ranking entre Rafael Nadal e Novak Djokovic já estava confirmada antes mesmo do resultado da final em Wimbledon. Novo número um do mundo (mas só a partir de segunda-feira), o sérvio coroou o início de seu ‘reinado’ com inédito título na grama. Neste domingo, Djokovic confirmou o bom retrospecto recente contra o espanhol, venceu por 3 a 1 (6-4, 6-1, 1-6 e 6-3) e faturou o terceiro Grand Slam de sua carreira.

Final masculina em Wimbledon

Foto 29 de 31 - Novak Djokovic beija a taça do torneio de Wimbledon. Tenista sérvio conquistou pela primeira vez o título do torneio ao derrotar Rafael Nadal por 3 sets a 1 (6-4, 6-1, 1-6 e 6-3) na decisão Glyn Kirk/AFP
Duas vezes campeão do Aberto da Austrália (2008 e 2011), Novak Djokovic entra para a seleta lista de campeões em Wimbledon. Desde o início da era Aberta do tênis (em 1968), o sérvio é apenas o 20º vencedor do torneio mais nobre do circuito. Mas antes mesmo de conquistar o inédito título, o tenista de 24 anos já havia confirmado a subida ao topo do ranking mundial.
A confirmação veio com a vitória sobre o francês Jô-Wilfried Tsonga na semifinal. Com o resultado de sexta-feira, nem uma derrota na final tiraria o número um de Djokovic. Mas o posto só será assumido oficialmente na segunda-feira, data da divulgação do ranking. Neste domingo, Nadal se despediu com derrota do status que o acompanhou por 48 semanas seguidas. É o quinto revés seguido sofrido para o sérvio - o retrospecto agora aponta 16 vitórias do espanhol e 11 derrotas.
Antes da decisão, Djokovic chegou a dizer que não tinha nada a perder e seria agressivo. E foi mesmo. O primeiro set foi marcado pelo alto nível, equilíbrio e pela eficiência dos tenistas enquanto estavam no saque. A parcial teve poucos erros não forçados – cinco de Nadal e apenas dois de Djokovic – e na única chance de quebra de serviço, o sérvio se mostrou mais eficiente e fez 6-4.
Conhecido por sua intensidade nas partidas, Djokovic manteve a postura agressiva e fez um belo segundo set. Primeiro, quebrou o saque de Nadal em sua primeira passagem pelo serviço. Depois obteve o mesmo sucesso no sexto game e confirmou a superioridade atual ao fazer 6-1.
Nadal devolveu na mesma moeda. O espanhol mostrou poder de reação após fazer um set abaixo de seu nível técnico e contou com a queda de rendimento do sérvio. A exemplo de Djokovic, o atual número um do mundo obteve a quebra no primeiro saque rival e comandou toda a parcial para finalizar em 6-1.
A reação de Nadal, porém, foi interrompida no terceiro set. Com um 6-3, Djokovic fechou a partida e selou a conquista do seu inédito título em Wimbledon.

Copa América

16h00 Brasil 0x0 Venezuela
18h30 Paraguai 0x0 Equador

Mundial feminino


09h00 Austrália 3x2 Guiné Equatorial
13h15 Brasil 3x0 Noruega

Mundial Sub-17


17h00 Uruguai 2x0 Uzbequistão
20h00 Japão x Brasil

Eliminatória Asiática


08h00 Macau 1x7 Vietnã
08h00 Taiwan 3x2 Malásia
11h30 Paquistão 0x0 Bangladesh
17h00 Palestina 1x1 Afeganistão
18h00 Laos 6x2 Camboja

Eliminatórias da Concacaf

17h00 Ilhas Virgens Americanas 2x0 Ilhas Virgens Britânicas

Eliminatória Asiática para a Copa 2014

Primeira fase
Jogos de volta

Mianmar  2x0  Mongólia
Filipinas  4x0  Sri Lanka