"Assim que ele chutou eu disse 'ah, não', sabia que ia entrar". A frase de Sam Allardyce, técnico do West Ham, ilustra bem o momento atual de Gareth Bale. O galês decidiu um jogo complicado para o Tottenham ao marcar nos acréscimos o gol da vitória por 3 a 2, em Upton Park, nesta segunda-feira. Foi o seu segundo da noite e décimo-quinto na temporada da Premier League.

"Ele faz a diferença e seus gols espetaculares continuam. Nunca vi alguém marcar tantos em tão pouco tempo. Hoje foram dois. Fomos fantásticos hoje, mas fomos batidos por Bale", resignou-se Allardyce. A velocidade e habilidade do canhoto, somados a seu talento para as finalizações, têm sido uma receita mortal.

Bale, de 23 anos, está apenas quatro gols atrás do artilheiro do campeonato, Robin van Persie. Contando apenas os jogos de 2013, ele lidera a classificação dos goleadores, com seis. Curiosamente, os seis últimos gols marcados na liga pelo time de André Villas-Boas, que ao bater o West Ham superou o Chelsea para assumir a terceira colocação no campeonato.

"Jogadores como ele assumem a responsabilidade em momentos-chave", elogiou AVB.

As atuações de Bale têm reforçado os argumentos de quem defende sua eleição como o melhor jogador da Premier League na temporada, além de alimentar as inúmeras especulações em torno de seu futuro. É provável que seja um dos nomes mais badalados do próximo mercado de transferências.

A exemplo de Ryan Giggs, Bale dificilmente terá a possibilidade de disputar uma Copa do Mundo, em função da fragilidade da seleção galesa, mas sempre manifestou orgulho em representar a equipe. Poderia até ter optado pela Inglaterra, por ter uma avó inglesa, mas nunca cogitou a possibilidade - até porque aos 16 anos já havia feito seu primeiro jogo pelo País de Gales.

As imagens abaixo mostram as finalizações de Bale nesta temporada da Premier League e sua movimentação em campo, com o mapa dos toques na bola.

Finalizações de Gareth Bale na Premier League 2012/13

Mapa de toques de Gareth Bale na Premier League 2012/13

Algumas curiosidades sobre os 15 gols do galês:

Visitante indesejável - 11 gols foram marcados fora de casa, mais que qualquer outro jogador da Premier League nesta temporada.

Cresce no final - 9 gols foram marcados na última meia hora de jogo.

Canhota calibrada - Foram 11 gols com o pé esquerdo, três com o direito e um de cabeça.

Decisivo - 13 gols ajudaram o time a vencer jogos. Apenas um foi marcado em uma derrota (5 a 2 para o Arsenal, em novembro) e outro em um empate.

De longe - 6 gols de fora da área, marca igualada apenas por Messi nas cinco principais ligas europeias desta temporada.

Aproveitamento - São 51 finalizações certas, ou seja, Bale marca a cada 3,4 conclusões na direção do gol.