quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Copa Sul-Americana

21h50 Vasco 5x2 Universitario (PER)

Brasilerão Série C

21h30 América-RN 1x1 Luverdense Grupo E

Lanterna na proa

Ligo a TV no domingo para assistir à partida entre Corinthians e América-MG, líder e lanterna do campeonato brasileiro, agora a cinco rodadas do final. Enquanto o Vasco perdia para o Santos na Vila Belmiro, o Corinthians empatava sonolentamente, o que lhe daria a liderança com um ponto de vantagem. Nos minutos finais, porém, o América fez 2 a 1 numa cobrança de falta. Mesmo derrotado, o Corinthians continua líder, mas nem o mais ufanista dos comentaristas seria capaz de dizer que o time convence, tem pinta de campeão, merece o título mais que nenhum outro. Continuo com a TV ligada, zapeando canais e programas esportivos, e, na rádio e nos jornais dos dias seguintes, escuto e leio sobre a partida. Aos poucos as conversas convergem: se o líder perdeu para o lanterna, é porque "futebol não tem lógica" e, sempre em tom de orgulho mal disfarçado, "o campeonato brasileiro é o mais disputado do mundo", mesmo que falte um grande time e o nível técnico não seja dos melhores. Mais sono.

A derrota do Corinthians não pode ser tomada especificamente como prova de que o futebol é imprevisível. Aliás, ter lógica não significa ser previsível - e que essa confusão permaneça no esporte mais querido do povo brasileiro não deixa de mostrar as deficiências da nossa cultura e educação. O confronto não atentou contra a lógica, mas contra o prazer. A ligeira ainda que real superioridade do elenco corinthiano em relação ao americano não foi vista em campo por motivos diversos: os times jogaram de igual para igual e, apesar do pênalti inexistente que permitiu o América sair na frente no placar, houve momentos na partida em que o Corinthians mereceu perdê-la. Danilo, William e Liédson, por exemplo, eram menos perigosos do que o ataque adversário.
Tampouco o enrosco da tabela significa que o campeonato não deixe a desejar apenas em técnica e tática: também deixa a desejar em emoção, em encanto, em belas e frequentes ações individuais e coletivas. A comparação com o campeonato espanhol, em que dois times dominam as estatísticas vitoriosas (Barcelona e Real Madrid, este jogando cada vez melhor), é ociosa. Não quero ter de escolher entre um campeonato com dois timaços cheios de craques e 18 equipes supostamente medíocres e um campeonato desprovido de um timaço e com oito equipes supostamente qualificadas. Como torcedor, espectador e comentarista, quero ver bons jogos e grandes jogadas, especialmente se um dos dois clubes em campo for candidato forte ao título. Para isso, faz mais sentido comparar o Brasileirão consigo mesmo: não faz muito tempo esses acontecimentos eram muito mais corriqueiros na nossa TV. Havia timaços, times qualificados e times medíocres; havia técnica e emoção; entrava-se na área com tabelas e dribles, com a bola no chão, não só trombadas e chuveiros.
Sonífera também é a tentativa de adivinhar resultados. Olhando para o calendário, fica claro que o Corinthians tem a expectativa alentadora de enfrentar times quase rebaixados, mas, se continuar perdendo em ânimo como perdeu no domingo, o prognóstico não faz sentido. Como dizia o poeta inglês Coleridge, a experiência é uma lanterna na popa, que só ilumina o que já passou. À frente pode estar outra derrota caso o time não esteja iluminado... Por sinal, não estava iluminado nem mesmo quando empatou com o Internacional com gol de falta no final e venceu o Avaí depois da entrada de Emerson. Em outras palavras, o que tem determinado a liderança do Corinthians não é a consistência de seu desempenho, mas a maior inconsistência dos times equivalentes. Veja o São Paulo, que mesmo com a chegada de Luís Fabiano não achou um padrão e esmoreceu de vez.
O time que dá mais prazer ver, claro, é o Santos, que depois da Libertadores e de algumas contusões ficou longe do topo da tabela. Mas porque tem "o cara", Neymar, que conseguiu a façanha de estar entre os melhores do mundo atuando apenas no Brasil, cada vez mais esperto na combinação de ousadia individual e senso coletivo. Neste momento, é o único orgulho nacional que a lógica não disputa.

Santos e Neymar marcam o golaço do ano

Não sei se o Santos conseguirá manter Neymar até depois da Copa de 2014. Aprendi a entender que a vida tem sua dinâmica e que o definitivo de hoje vira o provisório de amanhã. De qualquer forma, o anúncio de que a parceria entre clube e jogador em princípio deve estender-se pelo menos por mais dois anos foi a notícia mais espetacular dos últimos tempos. Abre-se assim perspectiva de mudança de atitude, de jogadores, agentes e cartolas.
Sei que muita gente vai torcer o nariz e achar que Santos e Neymar estão a fazer besteira, porque é de virar a cabeça a grana oferecida por Barcelona e Real Madrid, os dois maiores interessados na compra. Não foi à toa que cada um jogou pesado, recentemente, e apresentou proposta melhor do que o concorrente para vencer essa corrida maluca, egoísta e narcisista.
Mas proposta como essas viram a cabeça de quem? Talvez com a de gananciosos, que querem lucrar a qualquer custo com carreira e vida de jogadores tratados como mercadoria. Talvez mexam com rapazes com menos estrutura financeira e emocional, que sucumbem ao primeiro aceno de receber uns dólares ou euros. Ou talvez tumultuem clubes débeis, sem imaginação e sempre ávidos por fazer negócios e aliviar seu caixa.
Santos e Neymar (entendam-se atleta e seus representantes) estão a demonstrar maturidade extraordinária, invejável e digna de ser tomada como exemplo. A cartolagem santista saiu do lugar-comum, não vendeu o moço e ainda foi atrás de recursos para mantê-lo. Prometeu, e pelo que parece, cumpriu. Saiu da conversa fiada para a ação.
Haverá quem venha a considerar absurdo o salário de Neymar (se fala em R$ 3 milhões mensais). Pode ser, se levarmos em conta que a maioria dos mortais não receberá essa quantia nem ao longo da existência. Mas a vida tem disso: há os que nascem com dom, estrela, talento, sorte. Sei lá, use a palavra que achar mais conveniente.  Por isso, têm trajetória diferente dos demais.
Neymar gera lucro, atrai dinheiro. Então, nada mais justo de que ganhe mais também. Ora, você não adoraria que fosse assim em sua empresa? Deu mais lucro, receberá mais grana? Então, que ele seja feliz no aspecto econômico e que saiba usar o dinheiro que vem do trabalho.
A permanência do astro é um golpe também nos que vêem a Europa como o paraíso e o Brasil como a terra de ninguém, pátria de coitadinhos. Ora, não dizemos sempre que um dia a coisa tem de mudar? Eis aí a chance: o Santos dá o exemplo. E reparem que, se Neymar for embora em 2014, estará com 22 anos! Um rapazote ainda, com tempo demais para encantar os gringos.

VÍDEO: Conheça o futuro CT do Flamengo

diretoria do Flamengo resolveu olhar para o futuro. Quando adquiriu o terreno em Vargem Grande, o Ninho do Urubu, em 1984, havia o planejamento para construção do Centro de Treinamento. No entanto, o tempo passou e as obras não tiveram início.

Com a chegada do técnico Vanderlei Luxemburgo, o futebol profissional passou a treinar, exclusivamente, no Ninho do Urubu, assim como as categorias de base já faziam. Só que era preciso ter estrutura para trabalhar diariamente por lá.

Mesmo sem a melhor estrutura, o Flamengo conquistou seis títulos do Campeonato Brasileiro, um Mundial, uma Libertadores e duas Copas do Brasil. Então, qual o segredo?

Invadimos o CT para mostrar a atual situação do Ninho. Além disso, já é possível ver o novo CT do futebol profissional. Acompanhe a matéria e conheça mais detalhes do futuro rubro-negro.



Clique no player e assista à matéria!

Power Rankings da primeira metade da temporada da NFL

Adivinha quem está na posição número 1?
Adivinha quem está na posição número 1?


NFL POWER RANKINGS


1. Green Bay Packers (8-0)

Aaron Rodgers é de longe o favorito ao prêmio de MVP.

2. Baltimore Ravens (6-2)
Joe Flacco está mostrando que consegue aparecer na hora "H". Isso pode ser a diferença entre um time de playoff e um de Super Bowl. O torcedor agradece.

3. New York Giants (6-2)
Depois da vitória em New England contra os Patriots, estou convencido que esse time tem tudo pra chegar muito longe na temporada.

4. San Francisco 49ers (7-1)
Um novo treinador, uma nova atitude e um novo time. A defesa dos 49ers é a que menos cede pontos na NFL.

5. New Orleans Saints (6-3)
Eu nem lembro a última vez que Drew Brees teve um jogo sem pelo menos um passe para touchdown.

6. Pittsburgh Steelers (6-3)
A derrota pro Ravens foi bem prejudicial na classificação, mas esse time vai ameaçar até o final.

7. New England Patriots (5-3)
Os Patriots são batíveis? Tom Brady é um ser humano? A resposta para essas duas perguntas é "sim". Entretanto, pode ter certeza que o ataque dos Pats vai acordar em breve.

8. Houston Texans (6-3)
Quem precisa de Andre Johnson e Mario Williams? O ataque terrestre dos Texans é um bicho de duas cabeças. Hello, Arian Foster e Ben Tate!

9. Detroit Lions (6-2)
Derrotas seguintes deixaram um gosto meio amargo na boca do torcedor. A goleada no último jogo contra os Broncos, fora de casa, fez o sorriso voltar.

10. Chicago Bears (5-3)
Matt Forte e a linha ofensiva dos Bears tão atropelando no jogo terrestre. Jay Cutler está jogando muito. (Cuidado que o mundo pode acabar a qualquer segundo.) Os Bears estavam ótimos na última partida contra os Eagles.

11. Cincinnati Bengals (6-2)
E por falar em o mundo falando "chega", que tal os Bengals?? 6 vitórias na temporada! Incrível. A defesa é uma das melhores da NFL, e o quarterback, Andy Dalton, parece um veterano de cinco temporadas.

12. Atlanta Falcons (5-3)
Eu esperava bem mais de Matt Ryan e Roddy White. Mesmo assim, os Falcons estão na batalha pela divisão sul da NFC.

13. New York Jets (5-3)
Lá vem Nova York. Olho nesse time. Plaxy Boy Burress tá tirando a ferrugem das mãos, e a defesa amassou os Bills na semana passado.

14. Buffalo Bills (5-3)
Ryan Fitzpatrick está voltando ao planeta terra depois de dar uma de Superman no filme "Ryan 'Fitzmagic' e sua turma engraçadinha". Freddy Jackson ainda não voltou.

15. San Diego Chargers (4-4)
Os Chargers fizeram um pacto com o diabo? Quando parece que vai…não vai. Phillip Rivers é uma máquina de interceptações.

16. Dallas Cowboys (4-4)

Lembra quando muitos consideravam os Cowboys favoritos ao título? Lembra quando consideravam Tony Romo um dos melhores quarterbacks da NFL? Eu também não lembro, faz muito tempo.

17. Tampa Bay Bucs (4-4)
Será que Josh Freeman e os Bucs se superaram na temporada passada?

18. Philadelphia Eagles (3-5)
Uma abundância de talento parece estar escoando pelo ralo na Filadélfia.

19. Kansas City Chiefs (4-4)
Depois de uma vitória emocionante contra os Chargers, Kansas City perdeu para um time sem vitória. Isso não é exatamente a marca da consistência. Tirando Tamba Hali, alguém precisa pressionar o quarterback.

20. Tennessee Titans (4-4)

Eu acho que vi o Chris Johnson no último jogo. Será que era ele mesmo? Não, acho que ele ainda não apareceu em 2011. Quando ele decidir jogar, alguém avisa o Tennessee Titans.

21. Oakland Raiders (4-4)
A contusão do Jason Campbell não só prejudicou os Raiders nessa temporada mas também nas próximas duas. O motivo: O time trocou sua primeira escolha no próximo draft e a segunda escolha de 2012 para adquirir Carson Palmer. Carson tem 6 interceptações em dois jogos. Que bom.

22. Denver Broncos (3-5)
Tim Tebow não é o futuro do Denver. O time precisa de um quarterback.

23. Carolina Panthers (2-6)
Cam Newton é o melhor calouro a jogar na posição de quarterback desde…Dan Marino em 1983. Uau! Isso é dizer muito, viu? Os Panthers têm futuro.

24. Minnesota Vikings (2-6)
Aleluia! Donovan Mcnabb está no banco. Christian Ponder, Percy Harvin e Adrian Peterson têm tudo pra trazerem esperanças ao torcedor dos Vikings nas próximas temporadas.

25. Jacksonville Jaguars (2-6)
A defesa é forte, mas o QB Blaine Gabbert parece estar um passo atrás de Andy Daulton e Christian Ponder, quarterbacks selecionados depois dele no último draft.

26. Washington Redskins (3-5)
O ataque dos Redskins tem um quarterback que nunca venceu um jogo na carreira na NFL. Isso não é muito bom.

27. Arizona Cardinals (2-6)
A contratação de Kevin Kolb parece ter sido um erro colossal. Volta Kurt Warner!!

28. Cleveland Browns (3-5)
A maior surpresa da temporada é o Cleveland. Só Deus sabe como que os Browns conseguiram vencer 3 jogos. Peyton Hillis só dá desculpas para não jogar.

29. Miami Dolphins (1-7)
Que tragédia. Os Dolphins não sabem terminar jogos, e sua equipe técnica é fraca. Com os jogadores que tem, Miami deveria estar com pelo menos 4 vitórias.

30. Seattle Seahawks (2-6)
Tarvaris Jackson é o quarterback do Seattle Seahawks. Só isso.

31. St.Louis Rams (1-7)
Tinha tanto otimismo em St.Louis depois da temporada passada. A defesa jogou bem, o quarterback jogou bem. Esse ano foi tudo pro espaço. Ai, Rams.

32. Indianapolis Colts (0-9)
O MVP dos Colts nessa temporada é Peyton Manning, e ele ainda nem jogou. Eu estou quase apostando a minha casa que os Colts vão terminar 0-16. Esse time traz um novo significado para a palavra 'horrível'.

O que acham, my dears?

Grêmio fecha Kléber até quinta. André Lima deve ser parte do negócio

Kléber vai sim para o Grêmio por 3 milhões de reais. O restante do pagamento, para alcançar os 4 milhões de reais é questão de acerto de André Lima com o Palmeiras. Se o centroavante não for, o Grêmio não se importa. Completa o negócio com dinheiro do bolso.

Mas André Lima deve fechar com o Palmeiras e Kléber com o Grêmio.
André Lima foi pedido de Felipão Na primeira lista de jogadores colocados à disposição do técnico do Palmeiras, Felipão não quis ouvir falar em Gabriel, William Magrão, Leandro nem Miralles.
Queria Douglas, sobre quem o Grêmio não cogitava conversar.

Então quis André Lima.
Felipão sempre gostou de centroavantes bons pelo alto e fracos com bola no pé. Jogador ruim é com ele mesmo, desde que fez Jardel se transformar, de bonde do Vasco em goleador do Grêmio.
Se vai fazer o mesmo com André Lima... Uhn... Difícil.
Mas é seu primeiro desafio para 2012.

Santos aposta em 'mito' Neymar para se tornar o clube mais popular do Brasil

O Santos tem em mente um projeto grandioso ao renovar o contrato da estrela Neymar até a Copa do Mundo de 2014. Segundo o presidente santista, Luis Álvaro de Oliveira, a presença do "mito" com a camisa alvinegra por pelo menos mais dois anos e meio vai alçar o time do Litoral Paulista a um status que nem mesmo o Santos de Pelé conseguiu.

“Vamos ajudar meu time a ser o mais popular do Brasil nos próximos dez anos”, declarou Luis Álvaro após o anúncio da renovação de contrato do atacante, nesta quarta-feira. “Quando assinamos o contrato com o Neymar em agosto de 2010 o Neymar era um jogador notável e já era um ídolo. Quando renovamos agora, não tínhamos mais um ídolo, tínhamos um mito.”

O presidente santista citou o fascínio que Neymar exerce até mesmo sobre os rivais como um exemplo da grandiosidade de sua pérola. No último clássico contra o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro, os mascotes que entraram em campo com os jogadores corintianos abandonaram seus ídolos depois de entrarem em campo e correram de encontro a Neymar, lembrou o dirigente.
Neymar assina o novo contrato com o Santos, que quer mantê-lo ao menos até 2014
Neymar assina o novo contrato com o Santos, que quer mantê-lo ao menos até 2014
Crédito da imagem: Divulgação
"Era razoável que as condições econômicas fossem revistas e que se fizesse justiça com as condições que o Neymar esta proporcionando ao Santos. Isso não se mede só nas cotas de TV e no patrocínio da camisa. A maior contribuição é o crescimento geométrico da torcida. É impressionante o efeito que ele tem nos jovens.”

“É um fermento para o crescimento da nossa torcida. É um patrimônio único que o Santos adquiriu à beira do seu centenário. É um legado que a gente pode deixar para todos os santistas. Seremos possivelmente, até 2014, a terceira maior torcida do Brasil, nos aproximando das duas primeiras. Isso a gente deve ao Neymar”, disse Luis Álvaro.

O caminho a ser alcançado pelo Santos até o topo da preferência nacional, entretanto, é bastante longo. Segunda a última pesquisa da Datafolha sobre as maiores torcidas do Brasil, divulgada em 2010, o time da Vila Belmiro aparece em nono na lista de número de torcedores no país, com 2% da preferência. O primeiro colocado Flamengo, por exemplo, tem 17%.