segunda-feira, 21 de abril de 2014

Brasília conquista Copa Verde nos pênaltis e vai à Sul-Americana

No dia em que a capital federal comemorou 54 anos, o Mané Garrincha recebeu uma final digna, cheia de emoção, com direito a jogador expulso e arbitragem contestada. O presente recebido pela cidade foi a vitória e o título da Copa Verde conquistados pelo Brasília, que venceu o Paysandu por 2 a 1 no tempo normal (devolvendo o placar de Belém) e se deu melhor também nas cobranças de pênaltis: 7 a 6. O meio-campo Gilmar e o atacante Alekito marcaram para o time do Distrito Federal, enquanto Leandro Carvalho diminuiu a vantagem para os bicolores.
Com o resultado, a equipe de Brasília ganha o direito de disputar a Copa Sul-Americana em 2015. De quebra, os candangos quebraram a invencibilidade de 21 partidas dos paraenses.  
Brasília abre vantagem no primeiro tempo
Os minutos iniciais foram de agito, com as duas equipes demonstrando muita disposição. O Paysandu tinha um pouco mais de volume de jogo, mas pecava no último passe, assim como o Brasília encontrava a defesa bicolor bem postada, com quatro homens fazendo a retaguarda. O jeito encontrado pelos donos da casa foi arriscar de longa distância e alçando bolas na área. Claudecir, que substituía Marlon, tentou alguns arremates perigosos e também fez bem o pivô, na tentativa de deixar o companheiro em condições de arriscar o chute.
Paysandu x Brasília (Foto: André Laurent/TV Liberal)Partida entre Brasília e Paysandu foi eletrizante (Foto: André Laurent/TV Liberal)


Um dos principais homens do Brasília, o meia Gilmar parecia não estar em campo. Era Matheuzinho, veloz, quem se movimentava bastante e articulava as jogadas no setor de criação junto com Clécio, que sofreu o pênalti convertido por Gilmar, que abriu o marcador em favor dos candangos. Pouco antes, porém, foi o time de Belém que perdeu grande chance com Zé Antônio. Ele, ao invés de tocar em Yago Pikachu, sozinho, preferiu o chute - e a bola saiu raspando a trave do goleiro Artur.   
Àquela altura da partida, o Papão já estava com um a menos, já que Charles havia sido expulso ao meter a mão na bola no lance que originou a penalidade máxima. Os bicolores sentiram o gol, e os colorados tentaram tirar proveito na reta final do primeiro tempo.
Colorado amplia, mas Paysandu diminui e leva para os pênaltis
A etapa complementar começou eletrizante. O Paysandu se atirou ao ataque, deixando a defesa aberta e, claro, o Brasília aproveitou os contra-ataques. Foi assim que Fernando deu um traço em dois defensores paraenses e deixou Alekito tranquilo para ampliar aos oito minutos do segundo tempo. Mazola, então, foi para o tudo ou nada. Ele tirou o lateral-esquerdo Airton e apostou na entrada do veloz e habilidoso Leandro Carvalho.   
Bem em campo, o Brasília passou a administrar o resultado sem deixar de atacar ou arriscar até os 20 minutos. Depois disso, o Paysandu voltou ao ataque e não diminuiu por muito pouco. André Nunes tirou em cima da linha. O que se via no gramado do Mané Garrincha era um amontoado de jogadores apenas em um dos lados. Os bicolores tinham três atacantes em campo mesmo com atleta a menos.     
Os minutos finais foram típicos de uma final. Lima teve um gol anulado depois de uma falha do goleiro Artur, mas o bandeira havia assinalado o impedimento. A partida pegou fogo de vez aos 39 minutos, quando Leandro Carvalho conseguiu diminuir num chute cruzado. Artur ainda tocou na bola. Mesmo com a voluntariedade das duas equipes, o jogo foi para os pênaltis: 7 a 6, Brasília campeão 

Paysandu leva duelo pros pênaltis, tem a taça na mão, mas Brasília é campeão da Copa Verde

Gazeta Press
João Paulo, do Paysandu, na finalíssima da Copa Verde, contra o Brasília
João Paulo, do Paysandu, na finalíssima da Copa Verde, contra o Brasília
O Brasília é o primeiro campeão da Copa Verde e estará na Copa Sul-Americana em 2015.
Com um jogador a menos desde o primeiro tempo de jogo, o Paysandu conseguiu diminuir a vantagem do Brasília na segunda partida da final aos 39 minutos do segundo tempo e com a derrota por 2 a 1 - mesmo placar pelo qual venceu em Belém -, levou o duelo para os pênaltis no Estádio Mané Garrincha, para delírio dos milhares de torcedores que viajaram desde o Pará e pintaram as arquibancadas de azul celeste. 
Nas penalidades, o time brasiliense foi melhor e ficou com a taça do torneio regional do Centro-Oeste e do Norte do país. Gilmar fez em pênalti que resultou na expulsão de Charles, e Alekito ampliou na etapa final no tempo normal. Leandro Carvalho descontou em chute cruzado de dentro da área, salvando o 'Papão.'
Mateus defendeu logo a primeira cobrança do Brasília, de Mateuzinho. Todos acertaram a partir de então, e Lima, artilheiro da competição com sete gols, teve a chance de encerrar a disputa na última bola. Artur defendeu. Nas alternadas, Heliton parou em Artur e no fim, Fernando bateu mal, na mão de Mateus, mas a bola entrou.
Campeão da Copa dos Campeões de 2002, conquista que qualificou o clube à Copa Libertadores de 2002, o Paysandu não poderá participar da segunda competição internacional de sua história.
Destaque no futebol do Distrito Federal entre as décadas de 1970 e 1980 com oito títulos estaduais e sete participações na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, o Brasília atinge um feito histórico para o clube. 
Ambos os times estão vivos nos torneios estaduais. O Paysandu pega o São Francisco nas semifinais do Paraense, e o Brasília enfrenta o Brasiliense nas semis do campeonato 'candango'. O 'Papão' também disputa a Série C do Brasileirão.

Advogado contradiz presidente e mantém ação na Justiça contra CBF

Ilidio Lico presidente portuguesa advogado José Luiz Ferreira de Almeida portuguesa (Foto: Marco Ambrosio/Agência Estado)Advogado da Lusa, José Luiz Ferreira de Almeida 
(Foto: Marco Ambrosio/Agência Estado)
A Portuguesa não desistiu de jogar a Série A. Ao menos é essa a posição do departamento jurídico do clube. Depois de o presidente Ilídio Lico ter jogado a toalha no último domingo, o advogado José Luiz Ferreira de Almeida disse nesta segunda-feira que mantém esperanças de rever o time na primeira divisão do Campeonato Brasileiro.
Depois de a CBF cassar a liminar do torcedor Renato de Britto Azevedo no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, José de Almeida afirma que agora aguarda o andamento das ações de outros torcedores. Ele também diz que a própria Portuguesa não vai retirar o seu processo da Justiça.
O advogado, no entanto, admite que caso a Lusa ou outros torcedores não obtenham novas vitórias nos tribunais, o time entrará em campo no sábado para enfrentar o Santa Cruz, pela segunda rodada da Série B. O problema, segundo ele, pode perdurar durante toda a competição.
Hoje é Série B. Se não acontecer nada até o fim de semana, a Portuguesa vai jogar a Série B. Mas, se acontecer, não vamos jogar. As ações de torcedores e da Portuguesa continuam
José Luiz Ferreira de Almeida, advogado 
 – Hoje é Série B. Se não acontecer nada até o fim de semana, a Portuguesa vai jogar a Série B. Mas, se acontecer, não vamos jogar. As ações de torcedores e da Portuguesa continuam. Se sair uma nova decisão mesmo depois de sábado, não entraremos em campo na rodada seguinte. E caso haja uma ação favorável lá na frente que dê ganho de causa para a Portuguesa, vai ter de anular tudo. Há um pedido de reconsideração da cassação (da ação da Lusa, e não do torcedor Renato Azevedo). E ainda será julgado o agravo da decisão liminar. Tudo pode cair, mas, se nada acontecer, jogaremos a Série B – disse o advogado da Lusa.
José de Almeida também diz não temer punições esportivas do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por ter abandonado a partida contra o Joinville. Ele diz que o clube não teve culpa no episódio e se respaldou em uma decisão judicial - uma liminar, obtida pelo torcedor Renato Azevedo na 3ª Vara Cível do Foro Regional da Penha, em São Paulo. Apesar disso, a Portuguesa pode ser penalizada com perda de pontos, multa e até a exclusão da Série B
– A Portuguesa não tem culpa de nada. Foi feita uma armação lá atrás, em que a Portuguesa foi prejudicada, porque teve seu resultado de campo cassado, e só estamos buscando os nossos direitos. Agora, se a Portuguesa ficar na Série B, vão ter de marcar outro jogo, porque o ato foi cumprido por ordem judicial. Mas por enquanto estamos na expectativa pelas ações e isso (remarcar a partida) é um problema da CBF. Só olharemos isso se ficarmos na Série B – finalizou José de Almeida.

Espanhol

17h00  

(2)MAL Málaga X Villarreal VIL (0)

COPA VERDE

17:00 BRASILIA 2X1 PASANDU   7X6

Português

16h00  

(3) FCP Porto X Rio Ave RIO (0)


Inglês

16h00  



(3) CIT Manchester City X West Bromwich Albion WBA (1)

Sharapova luta para não deixar top 10 do ranking

Miami (EUA) - Num início de temporada em que ainda não disputou finais, a russa Maria Sharapova terá de lutar pelo bicampeonato no saibro de Stuttgart nesta semana para não deixar a lista das top 10 do ranking feminino. A musa está em nono lugar e pode ser ultrapassada pela eslovaca Dominika Cibulkova e pela italiana Sara Errani.

Sharapova sofreu duas duas derrotas para Serena Willliams na temporada, nas semifinais de Brisbane e de Miami, e decepcionou no Australian Open, onde sequer passou das oitavas diante de Cibulkova. Outro resultado ruim foi a derrota para Anastasia Pavlyuchenkova na penúltima rodada de Paris. Com tudo isso, vem caindo no ranking semana após semana.

Número 9 do ranking agora, a musa defende nesta semana 470 pontos pelo título do ano passado no saibro de Stuttgart e leva desvantagem porque Cibulkova e Errani não tiveram campanhas expressivas no período. Para não amargar a queda, Sharapova precisa superar a cabeça 1 Agnieszka Radwanska nas quartas de final e possivelmente disputar a semi diretamente com Errani, que tem chave dura e adversárias como Caroline Wozniacki e Angelique Kerber no caminho. Cibulkova, por sua vez, viaja da Malásia, pega Sabine Lisicki e ainda pode cruzar com a cabeça 2 Simona Halep.

Por conta da rodada da Fed Cup do fim de semana, o ranking feminino não teve mudanças entre as top 30. O destaque ficou para a juvenil croata Donna Vekic, de 17 anos, que foi campeã em Kuala Lumpur em cima de Cibulkova, saltou 30 posições e aparece agora no 65º lugar.

As principais tenistas brasileiras tiveram pequena flutuação. Teliana Pereira perdeu um posto e está no 93º, enquanto Laura Pigossi manteve a 263ª posição, Gabriela Cé avançou discretamente para 280ª e Paula Gonçalves surge no 286º posto.

Português

14h00 

(1)VIS Vitória de Setúbal X Braga BRA(1)

CBF lançará aplicativo para denúncias de qualquer tipo de preconceito racial

Preocupada com as últimas manifestações racistas que afetaram Tinga, do Cruzeiro, Arouca, do Santos, e o árbitro da Federação Gaúcha de Futebol, Márcio Chagas da Silva, a Confederação Brasileira de Futebol lançou a campanha “Somos Iguais”para minimizar esse problema. Além da exposição de faixas em partidas, a CBF criará um aplicativo para as pessoas que presenciem qualquer tipo de preconceito possam denunciá-lo. As informações serão encaminhadas para as autoridades competentes.
racismo campanha cbf (Foto: Divulgação/CBF)Ação da CBF contra o racismo no futebol brasileiro (Foto: Divulgação/CBF)


O objetivo da campanha “Somos Iguais” é a conscientização e o repúdio sobre qualquer ato de preconceito, seja racial, econômico, religioso, social, sexual, dentre outros. 
As ações propostas também serão realizadas nos dois amistosos que a seleção Brasileira fará antes da Copa do Mundo de 2014. Os jogadores entrarão com a faixa contendo a mensagem da campanha. O vídeo produzido pela CBF TV também será transmitido nas partidas. A primeira será realizada no dia 3 de junho, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, contra o Panamá. Depois, no dia 6, no Morumbi, em São Paulo, o amistoso será contra a Sérvia.
Confira outras ações da campanha:
Patch -Árbitros
Os árbitros de todas as partidas das Séries A e B do Campeonato Brasileiro de 2014 terão nos bolsos de seus uniformes o patch com o logo da campanha “Somos Iguais”.
Faixas
Faixas com a mensagem da campanha serão levadas a campo antes do início de cada partida, quando transmitidas por TV Aberta, podendo assim serem vistas pelos torcedores presentes nos estádios e pelos que assistirem pela televisão. 
Placas de publicidade
Placas publicitárias, localizadas em volta dos campos, aparecerão com o logo da campanha “Somos Iguais”.
Bolas personalizadas
Nos jogos da primeira fase do Campeonato Brasileiro de 2014, das Séries A e B, quando forem transmitidas por TV aberta, serão distribuídas 10 bolas personalizadas com o logo da campanha e o texto “faça um selfie com a bola usando #somosiguais e sua foto poderá aparecer nas redes sociais da CBF” tendo como objetivo fazer o torcedor participar ativamente da campanha.
Locução
Antes do início das partidas do Campeonato Brasileiro, Séries A e B, será feita locução resumida da campanha “Somos Iguais”.
Vídeo
A CBF TV produzirá um vídeo de divulgação da campanha, transmitindo a mensagem de repúdio a qualquer tipo de preconceito. Um dos elementos do vídeo é o texto produzido pelo jornalista Mauro Betting, interpretado por atletas e personalidades. Este vídeo será exibido nos telões de estádios do Brasil, além de ficar disponível no site da entidade e em suas respectivas redes sociais.

As informações são do site oficial da CBF.

Só desinformados e ingênuos vão torcer pelo Atlético de Madrid e contra o Chelsea por causa de Abramovich

O Atlético de Madrid está na moda. Sem os recursos de Real Madrid e Barcelona, vai deixando os dois gigantes para trás, ruma em direção ao título espanhol que não ganha desde 1996 e está a dois jogos de uma final da Copa/Liga dos Campeões, que só alcançou uma vez, em 1974.
Solidário, marca forte, retrato de seu técnico, o argentino Diego Simeone. Assim, o time Colchonero ganhou a simpatia de muitos. Mas será que tudo é tão lindo no "primo pobre" de Madri? Em outubro de 2013, José Ignacio Torreblanca escreveu sobre o Atlético fora de campo no conceituado jornal "El País". Vamos a alguns pontos importantes que o jornalista abordou.
Torreblanca destaca que o Azerbaijão é o patrocinador do clube. "Azerbaiyán, Land of Fire", é o que se vê estampado na camisa do Atlético de Madrid. No ano passado, um dia antes das eleições presidenciais a comissão eleitoral anunciou o vencedor por meio de um aplicativo da Comissão Eleitoral Central.

Ilhan Aliyev: no poder desde 2003, ele sucedeu o pai, Heydar, que governou entre 1993 e 2003
Ilhan Aliyev, no poder desde 2003, ele sucedeu o pai, Heydar: fraude eleitoral
O presidente Ilham Aliyev pertence à família que há quatro décadas ocupa o poder. Ele venceria com 73% dos votos. A comissão eleitoral se desculpou, mas evidências de fraude eram claras. E foram confirmadas pela Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), que relatou ameaças a jornalistas e cobertura da mídia maior e favorável a Aliyev.
Mas o que Enrique Cerezo Torres, presidente do Atlético, teria a dizer sobre a ex-república soviética? Para ele, "é um país de grande potencial econômico e recursos importantes, com uma antiga herança histórica e que depois de ganhar a independência atingiu um alto desenvolvimento humano, económico e cultural".
Nada mais distante da realidade. No ranking de 2012 do Transparência Internacional para avaliar a corrupção, o Azerbaijão é 139º entre 176 países. Grupos de direitos internacionais acusam o governo de intimidação a oposicionistas e repressão a manifestações pelas ruas. Ilhan Aliyev está no poder desde 31 de outubro de 2003. Ele sucedeu o pai, Heydar, que governou entre 1993 e 2003.
A organização sem fins lucrativos Freedom House atua na promoção dos direitos humanos, da democracia, da economia de livre mercado, do estado de direito, e defende a independência dos veículos de comunicação. Seus relatórios sobre o Azerbaijão ressaltam elevado nível de repressão à oposição e à ala independente da mídia, acrescenta o jornalista espanhol.
A OSCE reuniu queixas às da Anistia Internacional. Relatórios revelam que nas semanas anteriores às eleições, oposicionistas do regime foram perseguidos, presos e detidos, com acesso limitado à mídia, julgamentos simulados e outras ações ditatoriais. Houve também várias prisões após as eleições.
Análise idêntica à da Human Rights Watch, outra organização independente voltada aos direitos humanos, apresentadas no documento "Azerbaijão: repressão sobre a sociedade civil". Defensores do governo azerbaijano alegam que graças ao gás e ao petróleo a renda per capita aumentou de US$ 1.844 em 1995 para US$ 8.153 em 2013.
No entanto, as desigualdades sociais não diminuíram, tampouco liberdades foram ampliados, como mostram relatórios das Nações Unidas. O Azerbaijão caiu para o 82º lugar no último ranking mundial do Índice de Desenvolvimento Humano, o IDH. O Brasil é 85º.

a

A Espanha, onde o país despeja € 12 milhões (mais de R$ 37 milhões/ano) por intermédio do Atlético, está em 23º, apesar de toda a crise econômica vivida pelo país ibérico. Graças a seus recursos energéticos, Aliyev estabelece uma monarquia hereditária autoritária e, paralelamente, conduz campanha internacional de relações internacionais.
E aí entra o clube de Madri. O Atlético empresta sua camisa, sua imagem, seu prestígio, sua torcida e seus atletas para que o ditador mude a imagem do país no exterior. Em suma, iluda o maior número possível de pessoas pelo mundo e também torne o Azerbaijão um destino turístico badalado.
No clube espanhol Cerezo ocupa a sala mais importante há 11 anos, desde que se afastou o antigo presidente, Jesús Gil y Gil, morto em 2004, quando já corriam contra ele dezenas de processos de corrupção, a maioria relacionados com fraude imobiliária. Apesar da demissão, ele detinha 80% das ações e escolheu o sucessor. Produtor de cinema, Cerezo chegou à presidencia como uma marionete do antecessor, e antes cumprira 16 anos como vice-presidente de Gil y Gil.
Em 1967, a queda do telhado de seu restaurante em Los Angeles de San Rafael matou 58 pessoas. Jesús Gil y Gil foi condenado e preso em 1969. Acabou libertado em 1971, depois de pagar 400 milhões de pesetas e ser perdoado pelo ditador Francisco Franco, general que comandou a Espanha de 1936 até sua morte, em 1975. A Guerra Civil Espanhola matou cerca de 1 milhão de pessoas e instaurou o regime fascista de Franco. A proximidade entre cartolas do Atlético de Madrid e ditadores, nota-se, vem de longa data.

Jesús Gil y Gil: amigo do ditador Franco, parece mandar no Atlético mesmo depois de sua morte há 10 anos
Jesús Gil y Gil: perdoado pelo ditador Franco, ele parece mandar no Atlético mesmo depois de sua morte há 10 anos
Até hoje o sobrenome é forte no clube. Tanto que aparece com três representantes no Conselho Administrativo do Atlético: Miguel Ángel Gil Marín, Severiano Gil y Gil e Óscar Gil Marín. No início da década passada o atual presidente também se viu envolvido num escandâlo de apropriação indevida de ações do Atlético, que envolvia falsidade contábil e assinaturas de contratos simulados. Ele, Jesús (pai) e Miguel (filho) escaparam. O crime havia prescrito.
Quando apresentou o patrocínio, Enrique Cerezo disse: "Nós acreditamos que o Azerbaijão tem encontrado Atlético de Madrid um parceiro ideal, como um clube desportivo, de futebol, que atinge a mídia a nível internacional, uma ferramenta estratégica para trazer culturas de laços mais estreitos entre os povos e indivíduos". É inegável que clube e país têm algo em comum. Seus comandantes se eternizam no poder e quase não há oposição a eles.
E às vésperas de um confronto fundamental contra o Chelsea, vale a reflexão. Se você detesta o time inglês só por causa de Roman Abramovich, que o adquiriu com o dinheiro do espólio soviético, o que fez dele um biolionário, reflita. O Atlético de Madrid não é um clube de inocentes e também tem lá seus podres. O futebol está repleto de casos assim. Há muitos "Abramovichs".

Cristiano Ronaldo será reforço do Real contra o Bayern; Bale não treina, mas deve jogar


Boas notícias no Real: Ronaldo, Marcelo e Sérgio Ramos estão de volta
A segunda-feira foi de boas notícias para o Real Madrid. Depois de 18 dias afastado, Cristiano Ronaldo voltou a treinar normalmente e estará à disposição do técnico Carlo Ancelotti na partida desta quarta, contra o Bayern de Munique.
O astro português sofria com uma inflamação no tendão rotular do joelho esquerdo, além de um estiramento leve na coxa da mesma perna, e era a grande preocupação do Real para a partida de ida das semifinais da Uefa Champions League.
O craque português treinou normalmente com bola no domingo e confirmou a recuperação nesta segunda, quando participou das atividades de preparação com os companheiros de elenco. Além dele, o zagueiro Sergio Ramos e o lateral Marcelo, desfalques na última quarta-feira, também trabalharam e estão prontos para enfrentar a equipe alemã.
A única baixa da atividade foi o galês Gareth Bale, que ficou fora do treino em virtude de uma gripe. Para não agravar o problema, debaixo de uma leve garoa em Madri, Ancelotti preferiu poupar o herói do título da Copa do Rei, que não deve ser problema para o jogo.
A partida entre Real Madrid e Bayern de Munique, pelo primeiro jogo das semifinais da Champions acontece nesta quarta-feira, às 15h45 (de Brasília), no estádio Santiago Bernabéu, com transmissão ao vivo e in loco da ESPN Brasil e acompanhamento em tempo real do ESPN.com.br.
No Bayern, Guardiola gesticula e conversa de forma dura com Dante e Boateng em treino; VEJA