sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Copa São Paulo

21h00

0 OFC Osasco FC X Flamengo FLA 1

Copa São Paulo

19h00

0 JOS São José FC X São Paulo SPA 2

Copa São Paulo

19h00

5 SAC Sampaio Correa-MA X Vilhena VLH 1

Português

18h30

1 EST Estoril X Moreirense MOR 0

Espanhol

17h45


0 LEV Levante X La Coruña DEP 0

Francês

17h30

2 MON Montpellier X Olympique OLY 1

Copa São Paulo

17h00


0 SER Serrano-PB X São Raimundo-RR SRR 1

Copa São Paulo

16h00

2 LIN Linense X Santos SAN 1

Copa São Paulo

14h00

2 PEN Penapolense X Babaçu BAB 2

Prefiro apanhar, levar um soco ou um tapa É desesperançoso ver quantas mulheres são agredidas física e moralmente todos os dias no nosso país

Seja no trabalho ou na vida, as mulheres jamais devem aceitar agressão física ou moral (Getty Images)
Prefiro um tapa, pode ser na cara ou mesmo um murro, do que o destrato e o escárnio. Contra isso já sou treinada. Ouço desde criança que homem não bate em mulher com flor ou sem e por isso, se acontecesse na minha vida, não titubearia, mandava o amor para o inferno!
Mas quando a agressão vem só (só?) com palavras e pedidos de desculpas... Não parece tão grave.
Pensei sobre isso ao ler casos de mulheres que apanham dos companheiros, sofrem estupros e começam a se impor com a ajuda da Lei Maria da Penha, de abrigos, psicólogos, assistentes sociais e da polícia.
De repente, na chamada da matéria do "O Globo" tinha um depoimento onde "B" dizia que a conta do chá foi quando o marido cortou seu cabelo.
Minha primeira reação foi pensar: "Algumas mulheres morrem pelas mãos dos maridos e essa ficou preocupada com o cabelo?" Me espantei com meu próprio espanto! Ninguém tem o direito de desrespeitar ninguém, seja homem ou mulher, seja marido ou pai, tio ou irmão. Mas, na minha cabeça, se ele não tinha batido, não era agressão.
Me surpreendi com minha primeira opinião. Quantas mulheres sofrem diariamente com xingamentos, menosprezo, perseguição e só por que a violência não é física, não percebem a gravidade e o absurdo da situação? A violência psicológica não é menor ou menos desprezível que a física. A violência diária e psicológica não deixa menos cicatrizes.
Seja no trabalho ou na escola, em casa ou na rua, saiba que desrespeito é um tapa, um soco, mas também uma palavra agressiva, e não permita que ninguém se imponha dessa forma. Emprego ou marido, ninguém é mais importante que a sua sanidade. Física e psíquica.

Faça o que digo, não o que faço... Indignados com os escândalos de corrupção, queremos instituições mais transparentes

CBV esteve envolvida em um dos maiores escândalos em 2014 (Getty Images)
Estamos todos indignados com os escândalos de corrupção e queremos que nossas instituições sejam mais transparentes, certo? Quem aí não quer uma CBF toda trabalhada na correção? Quem gosta de ver escândalo na Petrobrás, no vôlei?
Mas e quando um investidor traz para seu time um bom jogador, você se preocupa em saber de onde vem o dinheiro que vai bancar o salário do craque?
A empresa que fez a maior transação que o futebol brasileiro já viu - o lance de Leandro Damião com o Santos - é a mesma que trouxe Marcelo Cirino para o Flamengo. Isso tudo depois da FIFA avisar que vai acabar com a farra dos "investidores" repartindo atletas em mil partes desiguais!
Só para sua informação Renato Duprat, que trouxe a MSI para o Corinthians é o representante da Doyen, o tal fundo investidor. Da outra vez não deu certo a partir do momento em que a imprensa denunciou e a polícia começou a apertar o cerco para entender melhor de onde vinha e pra onde ia o dinheiro que saía da MSI. E agora? Alguém sabe de onde vem e pra onde vai esse montante? Quem está envolvido?
-Eu nem quero saber, contanto que arrume um craque para meu time...-dirão alguns.
Mas e a tal transparência? Acho que só vale para os outros, né? 
Veja também:
O português Jorge Mendes, envolvido com as transferências de Diego Costa e Dí Maria na Europa é acusado pela imprensa inglesa de negócios escusos com dinheiro passeando em paraísos fiscais, mas acho pouco provável que algum torcedor se preocupe com isso.
Quando oferece dinheiro para o guarda não multar seu carro ou quando compra dvd pirata você está sendo tão desonesto quanto o diretor acusado de roubar milhões de uma das maiores empresas do país ou alguns políticos que criticamos.
A gente não tem que cobrar mudanças se a gente também não quer mudar.
Transparência sim! Na minha conta, nas contas dos políticos de Brasília e nos nossos clubes também!! Ou não?

A sustentabilidade entra em campo Os estádios que servirão de palco para a Série A em 2015 estão preparados? Confira a lista da casa de cada clube no Brasileirão

Estádio do Palmeiras é um bom exemplo de sustentabilidade no futebol brasileiro (Foto Arena)
Com o fim do Campeonato Brasileiro, já é possível saber o que vem por aí em 2015. Dos times que disputarão a Série A da competição, pelo menos dez jogarão em arenas novas. Algumas foram construídas ou reformadas para a Copa do Mundo - Arena da Baixada, Arena Corinthians, Mineirão, Maracanã, Beira-Rio, Arena Pernambuco. Outras fazem parte de projetos de modernização dos clubes, casos da Arena Grêmio e do Allianz Parque.
O novo estádio do Palmeiras, aliás, é o exemplo de construção pensada para coexistir com o meio ambiente sem agredi-lo. Toda a água utilizada no estádio é de reuso. A fachada metálica de aço inox não absorve calor e permite uma maior circulação de ar. A cobertura translúcida facilita a passagem da luz do sol, reduzindo o consumo de energia e possui também placas de captação de energia solar. Além disso, lixeiras para coleta seletiva de resíduos estão espalhadas por todos os setores da arena multiuso.
Na Arena da Baixada, casa do Atlético Paranaense, o manejo da água também existe, O estádio tem tanques de armazenagem e tratamento de água de chuva e as torneiras dos banheiros possuem temporizadores para evitar o desperdício. A iluminação da arena é com lâmpadas de led, para economizar energia.
No Mineirão, o destaque é a usina solar instalada sobre o estádio. De acordo com o governo de Minas Gerais, que administra o local, as placas produzem energia suficiente para abastecer 900 residências de médio porte. O estádio também conta com um reservatório de água de chuva de seis milhões de litros de água, que garante o próprio abastecimento por três meses.
Estádio novo é estádio sustentável?
São apenas alguns exemplos de obras e projetos sustentáveis, mas o título de "arena" não garante boas práticas de convivência com o meio ambiente. O estádio da Chapecoense, por exemplo, a Arena Condá, foi remodelado em 2008, mas não há projetos desse porte. Mesmo caso da Arena Joinville, feita em 2004.
No outro lado da balança estão construções antigas que lutam pra se adaptar. No Morumbi, por exemplo, os novos assentos foram feitos a partir de plástico de origem renovável, tendo como matéria-prima a cana-de-açúcar. A iluminação também é com lâmpadas de led para diminuir o consumo.
No Couto Pereira, estádio do Coritiba, um novo setor foi construído já de acordo com novas normas internacionais de sustentabilidade, com reuso de água e economia de energia. Além disso, o clube já organizou partidas "carbono zero", com o plantio de árvores para compensar a emissão de gás carbônico que há durante os jogos.
Hora de arrumar a casa 
Não adianta ter novos estádios se a mentalidade também não for renovada. Mais do que construir ou reformar para se adaptar às normas ambientais, é preciso divulgar e difundir uma cultura de sustentabilidade. E isso passa pelos torcedores. Cuidar do estádio é cuidar de um patrimônio que extrapola as fronteiras do clube. Cada vez que uma cadeira precisa ser substituída porque foi depredada, é mais plástico, mais material, mais desperdício. É o futuro que está em jogo. Que em 2015 todos ganhem.
Veja também:
Confira a lista completa dos estádios que estarão na Série A o Campeonato Brasileiro em 2015:
Atlético Mineiro - Independência
Atlético Paranaense - Arena da Baixada
Avaí - Ressacada
Chapecoense - Arena Condá
Corinthians - Arena Corinthians
Coritiba - Couto Pereira
Cruzeiro - Mineirão
Figueirense - Orlando Scarpelli
Flamengo - Maracanã
Fluminense - Maracanã
Goiás - Serra Dourada
Grêmio - Arena Grêmio 
Internacional - Beira Rio
Joinville - Arena Joinville
Palmeiras - Allianz Parque
Ponte Preta - Moisés Lucarelli
Santos - Vila Belmiro
São Paulo - Morumbi
Sport – Ilha do Retiro / Arena Pernambuco
Vasco – São Januário

Rali ecológico Ações que fazem a diferença nas maiores provas de aventura do planeta

Eduard Nikolaev foi o vencedor da quarta etapa dos caminhões no Rali Dakar (Flavien Duhamel/Red Bull/Content Pool/Divulgação)
Começou essa semana um dos eventos mais esperados por quem gosta de aventura. O Rali Dakar, que tem cobertura dos canais Fox Sports. Argentina, Bolívia e Chile serão os destinos dos corajosos competidores que vão encarar a prova em 2015. São 665 pessoas, entre pilotos, navegadores, e equipes de apoio, de 53 nacionalidades diferentes! Quer mais um número impressionante? O Rali Dakar reúne 414 veículos em quatro categorias diferentes - (164) motos, (48) quadriciclos, (138) carros e (64) caminhões. 
São mais de nove mil quilômetros e um incremento ao turismo que faz toda a diferença nas localidades por onde passa. De olho nessa visibilidade e no legado que fica para moradores e turistas, o Rali Dakar há anos vem pensando em ações sociais e ambientais. Nas últimas cinco edições houve compensação de emissões de carbono. Como? Uma empresa especializada faz o cálculo de quanto gás carbônico é emitido durante o evento e isso é revertido em árvores a serem plantadas em projetos de reflorestamento. 
Desde 2011, 460 mil dólares já foram investidos no plantio de árvores na Amazônia peruana. 
Combustível sustentável
Outro exemplo de ação sustentável vem do Rali dos Sertões, evento internacional que mobiliza equipes e moradores de vários estados do nordeste do Brasil. Há alguns anos, veículos que participam da prova usam o etanol como combustível. O bio-combustível renovável, feito à base de cana de açúcar, roda nas ruas do Brasil todo nos veículos flex de passeio, e provou que pode funcionar muito bem nos off-road.
Veja também:
Voltando ao Rali Dakar, cinco brasileiros participam desta edição: Jean Azevedo, a dupla Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, o estreante Eduardo Sachs, que será navegador do português Ricardo Leal, e André Suguita.
Quem gosta de velocidade tem um encontro marcado com o Rali Dakar nos canais Fox Sports. E quem gosta de ações sustentáveis e boas práticas, também. 

Fernando Verdasco comemora retorno ao Brasil Open após três anos



GETTY
Fernando Verdasco estará na disputa do torneio no Brasil
Fernando Verdasco estará na disputa do torneio no Brasil
O espanhol Fernando Verdasco, que já esteve no 'top-10' do tênis mundial, comemorou nesta quinta-feira o retorno ao Brasil Open, torneio que será disputado entre 9 e 15 de fevereiro no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
Será a terceira participação de Verdasco, um dos candidatos ao título neste ano. Em 2004, quando o torneio era disputado na Costa do Saiúpe, o espanhol chegou apenas à segunda rodada. Depois, em 2012, já na edição de São Paulo, acabou eliminado nas quartas de final.
"Estou muito feliz por voltar a São Paulo. Sempre gostei muito de jogar no Brasil, um país que adoro", destacou o tenista espanhol, atual número 33 do ranking da ATP, em comunicado divulgado pela organização do torneio.
Três vezes campeão da Copa Davis e vencedor de outros sete títulos no circuito de duplas da ATP, Verdasco disse que só jogará o torneio individual no Brasil, seu foco em 2015.
"Quero me concentrar mais no circuito de simples neste ano, jogando menos torneio de duplas", apontou o tenista espanhol, que terá a companhia, entre outros compatriotas, de Feliciano Lopez e Tommy Robredo.
O principal brasileiro na disputa será Thomaz Belluci, que atualmente ocupa a 65ª posição no ranking da ATP.

Charlotte Hornets ignora favoritismo do Toronto Raptors e consegue grande vitória



REUTERS
Kemba Walker fez grande partida nesta quinta-feira
Kemba Walker fez grande partida nesta quinta-feira
O Charlotte Hornets conquistou uma vitória maiúscula na noite desta quinta-feira. Contando com grandes atuações de Gerald Henderson e Kemba Walker, os Hornets derrotaram o favorito Toronto Raptors por 103 a 95, em duelo válido pela temporada regular da NBA.
O Charlotte Hornets soma agora 14 vitórias e 24 derrotas, ainda longe dos líderes da Conferência Leste da NBA. Já o Toronto Raptors, com 24 triunfos e 11 derrotas, está na terceira posição da mesma conferência, apenas atrás de Hawks e Bulls.
Apesar da diferença na tabela de classificação, o Charlotte Hornets conseguiu a sua quarta vitória seguida, enquanto os Raptors perderam os últimos quatro compromissos.
Gerald Henderson foi o cestinha do duelo, com 31 pontos. Ele ainda apanhou 5 rebotes e deu 3 assistências. Outro destaque do jogo, Kemba Walker anotou 29 pontos, pegou 7 rebotes, distribuiu 8 assistências e roubou três bolas. Michael Kidd-Gilchrist ainda alcançou um double-double: 10 pontos e 12 rebotes.
Pelos lados do Toronto Raptors, Kyle Lowry fez 24 pontos, pegou 7 rebotes e deu 7 assistências. Greivis Vasquez saiu do banco de reservas e fez 11 pontos e deu 4 assistências.

Santa Cruz pode fazer amistoso contra time da Lituânia



DIVULGAÇÃO
Técnico Ricardinho ainda quer mais dois amistosos antes do começo do Pernambucano
Técnico Ricardinho ainda quer mais dois amistosos antes do começo do Pernambucano
O Santa Cruz ainda busca adversários para realizar amistosos visando a preparação para a temporada. A diretoria coral tentou marcar um jogo amigável contra o Shakhtar Donetsk da Ucrânia. Entretanto, o clube está de agenda cheia na passagem pelo Brasil, com cinco partidas marcadas. A alternativa para o time tricolor pode ser o Zalgiris Vilnius, atual campeão da Lituânia.
A equipe europeia virá ao Brasil para a disputa de um torneio no Distrito Federal, a Granada Cup, que contará com Flamengo, Gama, Goiás e Cruzeiro.
O departamento de futebol do Santa espera marcar mais duas partidas amistosas, atendendo a um pedido do treinador Ricardinho. Os dias 19 e 25 são as datas preferidas para o acontecimento dos jogos. O time pernambucano estreia no Campeonato Pernambucano no dia 1 de fevereiro, em um clássico contra o Sport.
Clube apresenta mais um reforço - Primeiro reforço confirmado para a temporada, o atacante Waldison foi apresentado nesta quinta-feira . O jogador evitou comparações com Leo Gamalho e Dênis Marques, centroavantes que fizeram sucesso com a camisa tricolor nos últimos anos.
"Sei que a responsabilidade é grande, embora tenhamos características diferentes. São jogadores que fizeram história. Em cima da minhas características, espero ajudar e quem sabe colocar o meu nome também aqui", disse.
Sobre a possível volta de Dênis Marques ao Arruda, Waldison pontuou: "Ele dispensa comentários. Vai nos ajudar muito".
O atacante é o único dos reforços anunciados pelo Santa Cruz até o momento que não foi indicado por Ricardinho. Ele foi contratado ainda antes da chegada do treinador.

Diretor do Corinthians descarta tirar Conca do Fluminense



GETTY
Diretor do Corinthians disse que ocorreu uma sondagem por Conca
Diretor do Corinthians disse que ocorreu uma sondagem por Conca
O Corinthians parece ter desistido de tirar o meia argentino Darío Conca do Fluminense. Quem assegurou foi o diretor de futebol do clube Ronaldo Ximenes, em entrevista concedida à Rádio Bandeirantes na noite desta quinta-feira.
"Não existe nenhuma conversa pelo Conca. Houve muita expectativa, muito boato, mas não passou de uma sondagem e não passará", declarou Ximenes.
Conca virou um atrativo para outros clubes depois que o Fluminense (confiante na manutenção do argentino) desfez a parceria que mantinha com a Unimed. O Flamengo e o São Paulo, que já disputa o atacante Dudu com o Corinthians, também se interessaram.
Sem Conca, o Corinthians ainda cogita um possível reforço para a sua armação - o paraguaio Óscar Romero, irmão gêmeo do já corintiano Ángel, que pertence ao Cerro Porteño.

Os intolerantes

REPRODUÇÃO/L'ÉQUIPE
Capa do jornal francês L'Équipe: Liberdade 0 x 12 Barbaridade
Capa do jornal francês L'Équipe: Liberdade 0 x 12 Barbárie
Estamos estarrecidos. A morte de 12 pessoas em ataque à sede da revista "Charlie Hebdo", em Paris, foi o maior exemplo de intolerância exposto para a humanidade em tempos de decapitações gravadas em vídeo, massacres na Síria e em países africanos, conflitos na Ucrânia e tantas barbaridades.
O mundo foi colocado diante do extremo da intolerância, que em doses menores é cada vez mais exercida e exibida, até com orgulho, por mais e mais pessoas. Intolerância no trânsito, no trabalho, na escola, em casa. Intolerância política que leva a cretino maniqueísmo e reações abjetas de quem pisa na democracia.
Intolerância no esporte. Intolerância que conduz à violência de torcidas e violência virtual. Intolerância que leva a agressões via internet e a reações inadmissíveis diante de fatos ou opinões diferentes daquilo que o intolerante gostaria de ler e ouvir.
Sejamos combativos com o que há de mal e quem faz sociedade algo pior. No universo do futebol, sejamos firmes com aqueles que insistem em destruir nossos clubes e teimam em matar a paixão do torcedor. Sejamos intolerantes com a intolerância.
Vamos nos respeitar. O futebol é bom demais para isso. Não precisamos reproduzir os intolerantes, que em "7 do 1", data que fez muitos lembrarem a goleada alemã na Copa do Mundo, conseguiram um placar maior, macabro, triste.
PS: em resposta aos que comentam apontando intolerância do blogueiro quando dos blocks no Twitter, uma explicação: tal recurso é fartamente utilizado justamente pela intolerância com os intolerantes. Aqueles que só sabem discordar atacando, agredindo, desqualificando as pessoas profissional e pessoalmente apenas por causa de divergências de opinião. Se você já tomou block, reveja sua postura nas redes sociais. Talvez seja mais um intolerante sem notar, ou um intolerante enrustido. Um desses que até quando age assim não se manca. Alguns talvez sejam intolerantes arrogantes mesmo. Apenas para ilustrar, veja, abaixo, a reprodução de um dos comentários deste post. É possível notar que o rapaz não é exatamente um analfabeto, ele até tenta argumentar, mas sua intolerância e falta de educação falam mais alto. É mais forte do que ele, coitado. Não é o único, mas esses são minoria. Não, meus caros, não vale a pena manter contato com quem age assim, nem mesmo nesse mundo virtual. Mas se ainda assim você quiser se comunicar com esta pessoa, clique aqui e acesse a página dele no Facebook. Aos que mantêm a educação e o respeito mesmo ao discordar, estaremos sempre prontos para o debate civilizado, com direito à veemente defesa de nossas idéias.
REPRODUÇÃO
Mensagem de Leonardo Fernandes neste blog: não é preciso explicar muito
Mensagem neste blog: não é preciso explicar muito diante de palavras tão "doces"