sexta-feira, 7 de março de 2014

Jornal diz que médicos deram recado à família de Schumacher: 'Só milagre'

Porta-voz de Michael Schumacher nega interrupção do processo de despertar do ex-piloto (Foto: Getty Images)Especialistas dizem que apenas milagre poderia salvar Michael Schumacher (Foto: Getty Images)
Algumas poucas palavras emitidas nesta sexta-feira pela porta-voz de Michael Schumacher, Sabine Kehm, quebraram o silêncio que já durava três semanas sem boletins oficiais. Entretanto, o novo comunicado se limita a afirmar que o processo para retirar o ex-piloto do coma segue em andamento. Enquanto a família do heptacampeão restringe o acesso a informações, a imprensa europeia segue acompanhando de perto o drama que abalou o circo da Fórmula 1. Uma reportagem do jornal britânico "The Telegraph" afirma agora que "apenas um milagre" poderia salvar Schumi. 
Um correspondente do periódico enviado a Berlim teve acesso a fontes próximas da esposa de Schumacher, Corinna. De acordo com as pessoas ouvidas pelo jornalista, a mulher de 45 anos consultou especialistas em traumas cerebrais espalhados por toda a Europa, e teria sido alertada por eles que as chances de recuperação do ex-piloto são mínimas. Os médicos que tratam do paciente no Hospital de Grenoble, França, também teriam reconhecido que há grandes chances de Michael permanecer em estado vegetativo pelo resto de sua vida.
- A família foi informada de que apenas um milagre pode trazê-lo de volta agora. Ele está em um estado desolador, mas não podemos divulgar nada até a família emitir uma declaração formal - disse um experiente jornalista alemão, citado pela reportagem.
- Os médicos repetem constantemente que milagres às vezes acontecem, mas há poucas esperanças de que ele vai sair dessa - acrescentou outra fonte. 
Schumacher hospital (Foto: AFP)Schumacher está internado em coma induzido desde o último dia 29 de dezembro (Foto: AFP)

Michael está internado em coma induzido desde o último dia 29 de dezembro, após ter sofrido um grave acidente enquanto esquiava em uma estação de Méribel, sudeste da França. No fim de janeiro, os médicos deram início ao procedimento de diminuição da sedação para retirar gradualmente o alemão do coma. Alguns especialistas procurados pela família do ex-piloto afirmaram que a maioria dos comas artificiais dura, em média, três semanas. Os médicos alertam também que, por causa da incapacidade de engolir corretamente, um paciente em coma tem grandes chances de contrair pneumonia, por causa dos fluidos que preenchem os pulmões.
Esta semana, o jornal italiano "Gazzetta dello Sport" publicou que Schumacher já estaria respirando sozinho, sem ajuda de aparelhos. No entanto, a assessora do ex-piloto insiste que informações não oficiais devem ser ignoradas. De qualquer forma, a maioria dos especialistas consultados pela imprensa europeia concorda que, caso consiga acordar do coma, é pouco provável que o heptacampeão possa levar a mesma vida de antes. 
- A maioria dos pacientes que acordam de um coma após este longo período de tempo sofre deficiências graves - afirmou Gary Hartstein, ex-médico chefe da Fórmula 1.

Imprensa britânica diz que "só um milagre" salvaria Michael Schumacher

Schumacher sofre grave acidente de esqui na França - 7 vídeos

VEJA TAMBÉM

A família do ex-piloto Michael Schumacher recebeu uma notícia não muito animadora em relação ao futuro do alemão, de acordo com os jornais britânicos The Telegraph e Daily Mail. Segundo as publicações, os médicos que cuidam do heptacampeão falaram que "só um milagre" poderá salvar o ex-atleta.
De acordo com os jornais, fontes próximas a Corinna, mulher do ex-piloto, e Ralf Schumacher, seu irmão, disseram que ambos consultaram neurologistas em toda a Europa e receberam dos especialistas a informação de que as chances de recuperação são mínimas.
"A família foi informada de que só um milagre pode trazê-lo de volta agora. Até que a família emite uma declaração formal, não podemos publicar qualquer coisa", disse a fonte à publicação.
Nesta sexta-feira, em comunicado oficial, o hospital informou que o alemão segue no processo de despertar. Essa foi a primeira manifestação após três semanas sobre o estado de saúde do ex-piloto.
O texto do hospital ainda informa que qualquer publicação que não for confirmada pela equipe médica pode ser considerada como não válida.
Schumacher se envolveu em um acidente de esqui no final de 2013, na estação de Méribel, na França. Ele está há 69 dias em coma artificial.
Confira abaixo a cronologia dos acontecimentos que envolveram o caso de Michael Schumacher desde o dia do acidente.

30/01/2014 - MÉDICOS COMEÇARAM A TIRAR SCHUMACHER DO COMA

  • A assessora de Schumacher, Sabine Kehm, afirmou que Schumacher começou a ser retirado do coma em um procedimento que reduz aos poucos os sedativos. A informação havia sido divulgada um dia antes pelo jornal francês L'Equipe, mas tratada como boato pela assessoria. No dia seguinte, porém, houve a confirmação em comunicado oficial. A família diz que o processo pode demorar "muito tempo".

08/01/2014 - INVESTIGAÇÃO APONTOU SCHUMACHER EM VELOCIDADE "NORMAL"

  • A promotoria francesa divulgou o resultado das investigações com a microcâmera que estava acoplada ao capacete usado por Schumacher no momento do acidente. Os investigadores disseram que o ex-piloto estava fora da pista quando caiu e bateu na pedra, mas descartaram a hipótese de velocidade excessiva. Para o promotor Patrick Quincy, ele estava em velocidade "normal para um esquiador experiente"

07/01/2014 - FAMÍLIA PEDIU PAZ A JORNALISTAS E RESPEITO À PRIVACIDADE

  • Nove dias após o acidente, Corinna Schumacher, mulher do ex-piloto, pediu respeito à privacidade da família e solicitou a saída dos jornalistas que estavam na porta do hospital. "Por favor, nos ajudem em nossa luta comum pela vida de Michael. É importante para mim que vocês se afastem dos médicos e do hospital, para que eles possam trabalhar em paz. Por favor, deixem a nossa família em paz".

03/01/2014 - SCHUMACHER COMPLETAVA 45 ANOS COM HOMENAGENS DE FÃS

  • Mesmo sem notícias detalhadas sobre o estado de saúde de Michael Schumacher, fãs do ex-piloto passaram a se aglomerar na fachada do Hospital de Grenoble. O dia 3 de janeiro foi marcado pelo aniversário do alemão, que completou 45 anos de idade. A torcida pela recuperação do heptacampeão mundial foi reforçada com faixas, cartazes e bandeiras da Ferrari e da Alemanha em frente ao hospital.

29/12/2013 - SCHUMACHER BATEU A CABEÇA APÓS ACIDENTE DE ESQUI

  • Michael Schumacher sofreu um acidente de esqui nos Alpes franceses. O ex-piloto bateu a cabeça em uma pedra após cair e foi levado para o Hospital de Grenoble com traumatismo craniano. Schumi entrou em coma induzido e passou por procedimentos cirúrgicos para cuidar das lesões. Com poucas informações divulgadas, surgiu uma série de rumores sobre o estado do piloto, todos negados pela família.

SCHUMACHER ESTÁ NA FASE DE DESPERTAR DO COMA INDUZIDO

Ampliar

As paixões esportivas de Michael Schumacher18 fotos

1 / 18
Piloto de Fórmula 1 por quase 20 anos, o alemão Michael Schumacher é adepto de outras inúmeras modalidades esportivas, seja como praticante fervoroso ou como mero participante de atividades festivas. Apesar de sofrer um acidente de esqui e estar em estado grave em um hospital na França, o alemão é considerado um exímio esquiador. REUTERS/Alessandro 

Gaúcho

    • 20h00

      (2)SLU São Luiz X Grêmio GRE(2)

Português

  • 17h00

    (0)RIO Rio Ave X Acadêmica ACA(0)

Francês

  • 16h30

    (0)OLY Olympique X Nice NIC(1)

Informações e palpites para a rodada do fim de semana no Rio de Janeiro e em São Paulo

A falta de clássicos em Minas e no Rio Grande do Sul, além do retorno da viagem de Johanesburgo fizeram com que as informações deste final de semana ficassem restritas ao Rio e a São Paulo. Obrigado pela compreensão:
CAMPEONATO PAULISTA
CORINTHIANS x SÃO PAULO
Domingo, Pacaembu, 16h
CORINTHIANS - Problemas - Jádson (vendido pelo São Paulo, não pode jogar o clássico pelo contrato), Guerrero (machucado), Fábio Santos (machucado) - Time provável (4-3-1-2) - Cássio, Fágner, Cléber, Gil e Uendel; Ralf, Guilherme, Bruno Henrique e Danilo; Luciano e Romarinho. Técnico: Mano Menezes
Últimos cinco jogos - vvvve
SÃO PAULO - Problemas - Nenhum - Time provável (4-2-3-1) - Rogério, Douglas, Rodrigo Caio, Antônio Carlos e Álvaro Pereira; Souza e Maicon; Pabón, Ganso e Osvaldo; Luís Fabiano. Técnico: Muricy Ramalho
Últimos cinco jogos - vveee
CURIOSIDADE - Nos últimos três clássicos no Pacaembu, uma vitória para cada lado e um empate.
PALPITE - Corinthians
PAULISTA x PALMEIRAS
Domingo, Jaime Cintra, 18h30
PAULISTA - Problemas - Phillipe Sampaio (expulso) - Time provável - Ian, Pacheco, Maicon, Diego Carlos, Maicon e Victor Hugo; Éverton Pereira, Dodô, Gabriel Leite e Diego Rosa; Jonathan e David. Técnico: Beto Cavalcante
Últimos cinco jogos - ddddd
PALMEIRAS - Problemas - Lúcio (terceiro cartão), Leandro (machucado), Marquinhos Gabriel (machucado), Valdivia (volta de viagem, dúvida), Josimar (recuperação física), Diogo (recuperação física), Victorino (recuperação física), Wellington (recuperação física), Thiago Martins (machucado) - Time provável (4-2-3-1) - Fernando Prass, Wendell, Thiago Alves, Marcelo Oliveira e Juninho; Eguren e Wesley; Patrick Vieira, Mendieta e Vinícius; Alan Kardec. Técnico: Gílson Kleina
Últimos cinco jogos - vvdve
CURIOSIDADE - Ano passado, vitória do Palmeiras por 2 x 1, pelo Paulistão.
PALPITE - Palmeiras
SANTOS x OESTE
Domingo, Vila Belmiro, 18h30
SANTOS - Problemas - Aranha (terceiro cartão), Geuvânio (terceiro cartão), Rildo (terceiro cartão), Gustavo Henrique (machucado) - Vladimir, Cicinho, Neto, Jubal e Mena; Arouca e Cícero; Lucas Lima, Gabriel e Thiago Ribeiro; Leandro Damião. Técnico: Oswaldo de Oliveira
Últimos cinco jogos - vvevd
OESTE - Problemas - Nenhum - Time provável - Paes, Eric, Ligger, Arthur e Denis; Adriano Alves, Timbó, Jéferson Paulista e Lelê; Bruno Nunes e Wagninho. Técnico: Sérgio Guedes
Últimos cinco jogos - vdddd
CURIOSIDADE - Sérgio Guedes, goleiro do Santos nos anos 80, foi rebaixado no Paulistão de 1987 quando atuava pela Ponte Preta. Neste Paulistão, luta para livrar-se do rebaixamento como técnico.
PALPITE - Santos
CAMPEONATO CARIOCA
VASCO x BONSUCESSO

Sábado, São Januário, 18h30
VASCO - Problemas - André Rocha (terceiro cartão), Edmílson (machucado), Guiñazú (machucado, dúvida), Everton Costa (machucado, dúvida) - Time provável (4-2-3-1) - Martin Silva, Diego Renan, Luan, Rodrigo e henrique; Aranda, Pedro Ken; Dakson, Douglas e Reginaldo; Thales. Técnico: Adílson Batista
Últimos cinco jogos - vvdvd
BONSUCESSO - Problemas - Rodrigo, Yago, China, Luiz Otávio e Marlon; Vítor Hugo, Marlon Silva, Alexandre e Fernando; Nil e Somália. Técnico: Alfredo Sampaio
Últimos cinco jogos - dvvdd
CURIOSIDADE - Alfredo Sampaio foi o sucessor de Romário como técnico do Vasco. Lembra que Romário foi técnico do Vasco em 2008? Sampaio ficou 53 dias depois de sua saída.
PALPITE - Vasco
DUQUE DE CAXIAS x FLUMINENSE
Domingo, Raulino de Oliveira, 16h
DUQUE DE CAXIAS - Problemas - Rodrigues (machucado) - Time provável - Luís Guilherme, Felipe Foca, Vagner Eugênio, Luís Felipe e Wesley; Raphael Azevedo, Juninho, Rodrigo Dantas e Almir; Willem e Matheus Pimenta. Técnico: Mário Marques
Últimos cinco jogos - ddvvd
FLUMINENSE - Problemas - Gum (terceiro cartão), Carlinhos (machucado), mas Renato Gaúcho deve escalar time mesclado - Time provável (4-2-3-1) - Diego Cavalier, Wellington Silva, Leandro Euzébio, Elivélton e Ronan; William e Jean; Biro-Biro, Conca e Wagner; Wálter. Técnico: Renato Gaúcho
Últimos cinco jogos - vedvv
CURIOSIDADE - Fred voltou de viagem na quinta-feira à noite e foi ao treino na sexta de manhã. É possível que peça para jogar. Decisão é de Renato Gaúcho
PALPITE - Fluminense
BOTAFOGO x FLAMENGO
Domingo, Maracanã, 18h30
BOTAFOGO - Problemas - Gabriel (terceiro cartão), mas Eduardo Húngaro deve escalar time reserva - Time provável (4-2-3-1) - Hélton Leite, Lucas, Dankler, André Bahia e Júnior César; Bolatti e Aírton; Renato, Gegê e Daniel; Henrique. Técnico: Eduardo Húngaro
Últimos cinco jogos - edeve
FLAMENGO - Problemas - Elano (poupado), Hernane (poupado) - Time provável (4-2-3-1) - Felipe, Leonardo Moura, Wallace, Samir e André Santos; Victor Cáceres e Muralha; Gabriel, Lucas Mugni e Everton; Alecsandro. Técnico: Jayme de Almeida
Últimos cinco jogos - vvvvv
CURIOSIDADE - O time alvinegro provável no clássico é o mesmo que perdeu do Macaé? Em General Severiano, preferem dizer que é o mesmo da vitória sobre o Fluminense.
PALPITE - Flamengo

Lusa adia ação na Justiça comum; STJD não descarta 'suspensão' de tabela da Série A

Gazeta Press
Lusa deve entrar, enfim, na semana que vem na Justiça comum
Lusa deve entrar, enfim, na semana que vem na Justiça comum
A Portuguesa adiou para a próxima semana o ingresso na Justiça comum para tentar uma vaga na Série A do Brasileirão 2014. Depois do Carnaval, o presidente do clube, Ilídio Lico, havia garantido que até sexta-feira o processo estaria pronto, em entrevista para o ESPN.com.br. Algumas questões burocráticas, no entanto, ainda estão sendo resolvidas pelo jurídico interno.
Enquanto isso, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) suspenda as tabelas da Série C e D do campeonato nacional, por causa de ações no judiciário envolvendo o imbróglio com o Betim (MG)
No caso da Lusa, uma decisão parecida para a Série A não está descartada, mas a avaliação será feita mais pra frente, caso haja algum posicionamento favorável para o time paulista nas próximas semanas.
"Tem que ver o teor da decisão. Na minha visão, em regra, a justiça comum não pode reavaliar o mérito das decisões desportivas, mas fato é que ela pode declarar alguma nulidade e mandar a justiça desportiva reavaliar a questão. Então, antes de saber se algo semelhante pode ou não acontecer na Série A, é necessário ver a decisão que será proferida", afirmou o presidente do STJD, Flávio Zveiter, para o ESPN.com.br.
"No caso da Portuguesa, o judiciário já proferiu diversas decisões que demonstram a legalidade da decisão tomada pelo STJD, em dezembro", completou.
No meio do mês passado, o Superior Tribunal de Justiça determinou que todas as decisões sobre o assunto ficarão a cargo da 2ª Vara Cível do Foro Regional da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, depois de uma série de ações movidas por torcedores da Lusa, do Flamengo e do Fluminense.
O Ministro Sidnei Beneti, do STJ, acatou ao recurso de Carlos Miguel Aidar, que representa a CBF em toda a polêmica. Qualquer demanda sobre o jogador Héverton, Portuguesa e Brasileiro, a partir de agora, estará sob a responsabilidade do foro regional carioca.
Embora alguns torcedores do clube paulista tenham conquistado, inicialmente, liminares em favor do time na Série A, o júridico de José Maria Marin conseguiu anular todas essas decisões, sem deixar nenhuma dúvida sobre o Brasileirão 2014, pelo menos até agora.

CBF terá de mudar advogado para Justiça Comum. E a Lusa já comemora


Veja mudanças que o "tapetão" já fez no futebol brasileiro14 fotos

11 / 14
O Grêmio foi rebaixado em 1991 e disputou a segunda divisão em 1992. Mas não ficou entre os classificados para a Série A no ano seguinte. Foi apenas o 9º. Mas a CBF fez uma modificação e decidiu subir 12 para a Série A. O Grêmio foi direto para um grupo de "elite" que não tinha rebaixamento, enquanto outros clubes que ficaram à sua frente foram para módulos piores. Antonio Gaudério/Folha Imagem

VEJA TAMBÉM

A Portuguesa ainda não acionou a Justiça Comum para tentar mudar decisão do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) sobre a última rodada do Campeonato Brasileiro de 2013, mas já decidiu que tomará esse caminho. E se isso realmente acontecer, haverá uma mudança que a cúpula do clube considera extremamente favorável: temendo um conflito de interesses, o advogado Carlos Miguel Aidar já avisou que não trabalhará para a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) no caso.
Aidar tem sido o advogado da entidade nacional em todo o imbróglio envolvendo a rodada derradeira do Brasileirão-2013. Flamengo e Portuguesa foram punidos por escalação de jogadores em condição irregular, e cada um dos times perdeu quatro pontos. Isso rebaixou a equipe rubro-verde para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.
O problema é que Aidar será candidato da situação à presidência do São Paulo, em pleito previsto para abril. Portanto, na visão dele, enfrentar a Portuguesa na Justiça Comum seria um conflito de interesses.
"Se a Portuguesa entrar na Justiça Comum, não advogarei contra eles. Seguiria na defesa da CBF no restante do caso, mas eles teriam de buscar outro profissional para isso", confirmou Aidar ao UOL Esporte.
A Portuguesa foi punida pela comissão disciplinar e pelo pleno do STJD. Depois disso, torcedores articularam um movimento para entrar com ações em diferentes tribunais sobre o caso. O Ministério Público de São Paulo também abriu inquérito.
A argumentação básica do MP-SP é que o artigo 133 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que baseou a punição à Portuguesa, teria sido revogado em 2010 pelo Estatuto do Torcedor, que tem texto conflitante e hierarquia superior. Esse também foi o entendimento mais usado por torcedores.
Essa tese, contudo, ainda não foi discutida em nenhum momento. Torcedores e entidades de classe obtiveram liminares favoráveis, mas a CBF conseguiu derrubá-las com argumentação de que nenhum desses proponentes tinha representatividade suficiente para o caso.
O MP-SP também não teve sucesso na tentativa de uma ação civil pública sobre o caso. Na Portuguesa, o entendimento de todos é que a influência e o poder de Aidar foram fundamentais para barrar todas as investidas antes de qualquer discussão sobre o mérito.
Por isso, a saída do advogado é considerada um trunfo para a Portuguesa na Justiça Comum. Procurada pela reportagem, a CBF confirmou que Aidar não trabalhará contra a equipe do Canindé. No entanto, a entidade disse que ainda não começou a buscar outro nome para o caso.
 

Ampliar

Torcedores da Lusa fizeram protestos no Natal14 fotos

4 / 14
Torcedores da Lusa criticaram o STJD, que ratificou decisão na sexta-feira (27/12) de rebaixar a equipe no Brasileiro Guilherme Palenzuela / UOL

Polêmica no STJD - 5 vídeos