quinta-feira, 12 de julho de 2012

Campeão, Marcos Assunção elogia Kleber e detona Lincoln: 'Falou muita besteira, tem que calar a boca'

Mesmo sendo um dos mais emocionados na comemoração do título da Copa do Brasil, Marcos Assunção manteve a tranquilidade na hora de dar entrevista, ainda no gramado já cheio de lama do Couto Pereira, e detonou o meia Lincoln, do Coritiba, com quem desentendeu-se durante a partida.

"O Lincoln falou algumas besteiras lá [no campo]... Ele saiu do Palmeiras porque não jogava lá, aí veio para cá e está no banco também. Ele tem é que calar a boca", disparou o volante do Palmeiras, que trocou provocações com o rival coxa-branca várias vezes no jogo.

Logo que entrou em campo, aos 14 minutos da segunda etapa, Lincoln fez ótima jogada individual e foi derrubado por Artur. A infração foi marcada, e antes que Ayrton cobrasse com maestria e anotasse o gol do Coritiba, o meia e Marcos Assunção bateram boca, fazendo o árbitro Sandro Meira Ricci chamá-los em separado para uma advertência verbal.  

Como disse Assunção, Lincoln realmente deixou o Palmeiras porque estava insatisfeito com a reserva - era um dos maioers salários do elenco -, mas primeiro foi para o Avaí antes de desembarcar em Curitiba, o que aconteceu no final da temporada 2011.
Agência Estado
Marcos Assunção comemora assistência no gol do título do Palmeiras nesta quarta-feira
Marcos Assunção comemora assistência no gol do título do Palmeiras nesta quarta-feira
Assunção não quis entrar no detalhe sobre o que o meia rival falou durante a partida. Há também a possibilidade de haver algum problema entre os dois ainda da época em que Lincoln estava no clube paulista.

Elogios a Kleber

Já o atacante Kleber, que trocou o Palmeiras pelo Grêmio em 2011 e foi muito criticado por isso, ganhou elogios do capitão palmeirense. "Eu só posso elogiá-lo, nunca fez corpo mole enquanto esteve no Palmeiras, sempre ajudou", disse Marcos Assunção

Da saída de Kleber à volta ao Couto Pereira, Palmeiras supera turbulências e se fecha por título

João Vitor, com a polícia, após caso de agressão em 2011
João Vitor, com a polícia, após caso de agressão 


Há exatos nove meses, o volante João Vitor se envolvia numa briga com torcedores em frente à loja oficial do Palmeiras. O episódio atrasou a viagem da delegação para o Rio de Janeiro, onde o Palmeiras enfrentaria o Flamengo no dia seguinte. Ali, o técnico Luiz Felipe Scolari se desentendeu com o atacante Kleber, afastou o jogador já do duelo diante dos cariocas (seria negociado na sequência) e viu o time abandonar as chances de buscar uma vaga na Libertadores pelo Campeonato Brasileiro. 

A partir de então, porém, o discurso no Palmeiras mudou. Em campo, o time correu muito no Engenhão e empatou por 1 a 1; depois, uma série de quatro derrotas seguidas e um total de dez jogos sem vitória no campeonato. Mas os atletas passaram a falar de mudança para 2012. De título para a torcida, de volta por cima depois de mais um Brasileiro como mero coadjuvante. Felipão, por sua vez, não deixava de cutucar Kleber indiretamente, ligando a saída do atacante a uma melhora do ambiente alviverde.

O fim do Brasileiro foi bem digno. Na penúltima rodada, vitória sobre o São Paulo por 1 a 0; no fim, apesar do título do Corinthians em pleno dérbi paulista, o Palmeiras criou boas chances e jogou de igual para igual com o melhor time brasileiro do momento.

A temporada 2012 começou bem, logo com uma vitória sobre o Ajax num jogo festivo em janeiro. Depois, o time estabeleu uma sequência de 16 jogos invictos entre Campeonato Paulista e Copa do Brasil, mas a derrota para o Corinthians na 14ª rodada abalou o time, que de favorito acabou eliminado nas quartas de final do Estadual.
Agência Estado
Torcedor do Palmeiras exibe camisa Judas, em referência a Kleber, do Grêmio
Torcedor do Palmeiras exibe camisa 'Judas', em referência a Kleber

Nos bastidores, declarações polêmicas de Felipão para a diretoria. E dos cartolas para o treinador. César Sampaio foi contratado para tomar conta desse clima tenso, tendo que administrar as trocas de farpas entre um treinador que cobrava e ironizava a falta de reforços e uma diretoria que em nenhum momento garantiu nem a permanência do próprio técnico. Marcos, aposentado, virou embaixador do clube, acompanhando a delegação em viagens e chamando - e desviando - atenção da mídia e dos torcedores.

Além disso, depois de grande novela e dificuldade para a contratação de Wesley - até uma vaquinha para torcedores foi promovida pela diretoria, o jogador se machucou no começo de abril e teve de passar por cirurgia no joelho. Volta só em 2013.

A equipe seguiu firme na disputa do mata-mata, apesar dos resultados ruins no Campeonato Brasileiro - prestes a jogar a nona rodada, está na zona de rebaixamento do nacional. Mas, em junho, as turbulências voltaram para o lado do Palestra Itália.
Gazeta Press
Wesley, do Palmeiras, machuca o joelho contra o Guarani
Wesley, do Palmeiras, machuca o joelho contra o Guarani

Primeiro, no início do mês, Valdivia foi sequestrado em São Paulo e por pouco não deixou o clube. O jogador chegou a voltar para o Chile, concedeu uma entrevista coletiva bastante emocionada, mas, depois de conversar com a diretoria, ficou. E o Palmeiras, sem o camisa 10, suspenso, venceu o Grêmio no estádio Olímpico por 2 a 0, num jogo em que Felipão inovou com Henrique de volante e conquistou o resultado mais expressivo desde a volta ao comando do time paulista.

Antes do jogo de volta, mais uma da epopeia palmeirense: Daniel Carvalho teve um relógio no valor de R$ 16 mil furtado. No jogo do Brasileiro, Luan e Marcos Assunção saíram machucados. Ainda assim, o time empatou com o Grêmio para ir à final - Henrique, expulso após ser agredido, virava desfalque para a decisão.
Gazeta Press
Valdivia, durante coletiva no Palmeiras após sequestro
Valdivia, durante coletiva no Palmeiras após sequestro

Para o primeiro jogo, quando tudo parecia sob controle, o conselheiro Gilto Avalone, da oposição, acusou o presidente do clube, Arnaldo Tirone, de tê-lo agredido na noite anterior da final. Depois, foi a vez de Barcos virar ausência de última hora: o jogador sofreu com uma apendicite já no dia da final contra o Coritiba. Felipão escalou Betinho, e o Palmeiras fez 2 a 0 para viajar com mais tranquilidade para o Paraná.

Antes do segundo jogo, deu tempo de Maikon Leite sofrer uma pancada no tornozelo contra a Ponte Preta, pelo Brasileiro, e ser relacionado apenas às pressas. No voo para Curitiba, a turbulência na aeronave fez com que o elenco nem tivesse acesso à refeição no avião; e já na tarde do jogo decisivo, Henrique ainda sofreu com febre de 39 graus. 

Mas, depois de todo o caminho de pedras e problemas percorridos pelo Palmeiras, o time conseguiu, enfim, no mesmo Couto Pereira do maior vexame da temporada passada, apagar os 6 a 0 e gritar "é, campeão" na casa do Coritiba. Para, finalmente, sanar o principal problema colocado em nove das dez entrevistas dos atletas palmeirenses: a carência de títulos da torcida. Pelo menos por enquanto, aliviada.

"Cada um se superou, deu a sua força. É o título da 'Família Scolari' em geral. Do torcedor até o funcionario do clube", desabafou Henrique. "Tudo o que passamos desde que cheguei foi turbulento. Não tínhamos o que fazer a não ser proteger um ao outro. A torcida nos incentivou, confiou na gente. Todo mundo é igual e tem a porcentagem igual", continuou.

"A equipe é isso ai. Todo mundo era desacreditado, o grupo se fechou e se uniu. Tiramos força do grupo, desde o funcionário que corta grama, que limpa o vestiário", completou Luan.

"É isso que eu dizia sempre, desde 2010, quando eu cheguei. Eu gostaria de ser campeão aqui. Depois de dois anos sofrendo, muitas vezes passando humilhação de vocês próprios da imprensa. Muitos diziam que a gente viria aqui e o 'fantasma' dos 6 a 0 do ano passado ia voltar", encerrou Marcos Assunção

Bruno tenta entregar prêmio a Marcos e brinca: 'Eu te amo'

O palmeirense Bruno teve um motivo a mais para comemorar o título da Copa do Brasil. Apesar de ainda não ser unanimidade entre os torcedores, o jogador deixou o gramado do estádio Couto Pereira com a taça de melhor goleiro da competição. Nos vestiários, depois do empate por 1 a 1 com o Coritiba, o atleta tentou entregar o prêmio ao ex-jogador Marcos, que recusou.

Divulgação
Em sua página no Facebook, Marcos postou foto com Bruno e o prêmio de melhor goleiro
Marcos postou foto com Bruno e o prêmio de melhor goleiro
“Toma, é seu também”, ofereceu Bruno, tentando colocar nas mãos do ídolo palmeirense. Quando Marcos recusou, o novo titular palmeirense deu um abraço e brincou: “Eu te amo”.

A declaração diante das câmeras surpreendeu o ex-camisa 12, que só teve tempo de repetir, sorrindo: “Ama sim...”. Marcos ainda afirmou que seu substituto está preparado para seguir na meta alviverde e não se lamentou por ter se aposentado justamente no início do ano em que o Palmeiras voltou a ser campeão.

“Se eu segurasse mais um pouquinho a carreira, o Palmeiras não teria passado nem das quartas de final da Copa do Brasil (risos). O Bruno e o Deola subiram do júnior e trabalharam com a gente, acho que isso ajudou. Este título dá uma tranquilidade para seguirem”, completou.

Marcos acompanhou a delegação palmeirense a Curitiba porque participa de ações de marketing promovidas pela diretoria do clube.

Que pena que o nosso país não dá o devido valor aos demais esportes

O título é forte? Pode até ser. Mas seja sincero e me responda uma coisa. Você não acha que aqui se dá muito valor a coisas sem valor ou acontecimentos que não tem tanta relevância e muitas vezes deixam as coisas importantes de fora?

Outra coisa impressionante no nosso país e desta vez tem a ver com o esporte é o espaço que o futebol tem e as coisas importantes das outras modalidades não. Fico altamente decepcionado com isso.

Falando nessa discrepância e pouca repercussão das coisas conto a vocês que o nosso querido Gustavo Kuerten esta semana será homenageado no Hall da fama. Só isso. Você sabia?

Engraçado que além de não ter escutado, lido quase nada ou nada tem gente que ainda dá os ombros para a informação como se isso fosse normal ou sem tanta importância. Fico imaginando. O que é importante? A última transação de um certo jogador de futebol que saiu pela enésima vez de um clube e foi para outro porque queria ganhar mais ou porque brigou com o técnico? Ou a má fase de outro que jogava melhor em um clube que joga agora?

Não quero aqui comparar forças, mas me perdoem. O cara será imortalizado no Hall of Fame em Newport. Uma coisa que até alguns anos atrás era impossível para um tenista brasileiro. O cara ganhou 3 Roland Garros 1 Master e foi número 1 do mundo. Só isso. E pouco ou quase nada se fala. Imaginem os outros esportes, outros atletas, outros eventos esportivos. É justo?

Crítica? Revolta? Cuidando do meu esporte? Viajando? Delirando? Não me importa como vão encarar este post. O que me importa é que as pessoas, imprensa, amigos, inimigos e quem mais entre neste pacote entendam o importante que é este momento e o quanto nosso esporte e todos os outros merecem mais espaço.

Não se esqueçam que estamos a menos de um mês de uma Olimpíada e a 4 anos dos jogos aqui no Brasil. Vamos apenas falar de futebol? Vende? Eu sei que vende. Mas então baixem uma lei no país que só se ajuda o futebol e só se fala dele. Assim seria mais justo. Já saberíamos que no nosso país só se respira e se respeita um esporte. Só faltava isso.

Ah, aproveitando. Já que quase ninguém fala e pouco se ajuda. Nem pensem em criticar ou falar mal dos atletas DOS OUTROS ESPORTES que não tragam medalhas ou bons resultados em Londres. Beleza?

Viva o esporte mambembe do nosso país e a falsa informação que os atletas estão sendo muito bem preparados para as competições mais importantes de suas vidas

Cruzeiro investiga agente falso de Riquelme, Palmeiras veta e craque pode parar

Assista aos comentários de Paulo Vinícius Coelho

Riquelme já foi oferecido ao Palmeiras, Flamengo e Cruzeiro, desde o anúncio de que deixaria o Boca Juniors, minutos depois da derrota na final da Libertadores contra o Corinthians -- a torcida pede sua permanência na Argentina. Quem oferece seu serviço é o agente Paulo Ricard.

No Brasil, um dos clubes já dz NÃO taxativamente à ideia de contratar Juan Román Riquelme: o Palmeiras. O presidente Arnaldo Tirone diz que não há chance, pelo custo, e porque Felipão pondera se na idade atual Riquelme valeria a pena. "O Felipão não quer", diz Tirone.
Reuters
boca_riquelme_comemora_reuters_18042012
Riquelme anunciou a saída do Boca após o vice da Libertadores

De fato, se Riquelme anunciou sua desistência de jogar pelo Boca, afirmando não poder continuar no clube que ama sem oferecer o máximo, por que jogaria no Brasil sem poder atuar no ápice de sua condição física? Felipão tem razão.

O Flamengo pensa em Riquelme e o Cruzeiro julga quase impossível sua contratação. Mas tomou uma providência. O clube investigou se Paulo Ricard é mesmo procurador de Riquelme, autorizado para trabalhar no Brasil. O resulatdo da investigação é que NÃO. Paulo Ricard não tem essa autonomia. O agente Daniel Bolotnikov é o único autorizado a trabalhar em nome de Riquelme.

Na Argentina, o jogador não sabe o que fará. Nos próximos dias, pode até mesmo anunciar o encerramento de sua carreira

Com direito a limousine rosa na chegada a Londres, ginastas brasileiras admitem que Jade fará falta

Sem Jade Barbosa, a seleção brasileira feminina de ginástica artística desembarcou nesta quarta-feira à tarde em Londres, para a disputa da Olimpíada-2012. A equipe de sete ginastas evitou qualquer tipo de polêmica, mas as duas atletas mais experientes, Daniele Hypolito e Daiane dos Santos, admitiram que Jade fará falta durante a competição. Na recepção na capital britânica, elas tiveram direito até a uma limousine rosa na chegada ao aeroporto de Heathrow.

"É uma pergunta que todo mundo tem feito (sobre a Jade). O que pedimos que entendam é que não é culpa nossa. Não decidimos a equipe. Infelizmente. É uma pessoa que vai fazer muita falta. As pessoas têm que saber que vamos sentir a falta dela, sim. É uma grande atleta, com muito potencial, mas não somos nós, atletas, que decidimos", afirmou Daniele, que já participou dos jogos de Sidney-2000, Atenas-2004 e Pequim-2008.

"Não tive a oportunidade de conversar com ela para saber realmente o que aconteceu. Venho de muitas competições seguidas. Não julgo ninguém porque não gosto de ser julgada, mas ela vai fazer muita falta", completou Daniele.

Jade Barbosa acabou ficando de fora da seleção oliímpica este ano por não ter concordado com um contrato exigido pela Confederação Brasileira de Ginástica. Depois de não ter sido convocada, a ginasta de 21 anos fez um apelo, chorou durante entrevista coletiva e disse que voltou atrás e assinou o documento. Nenhuma das partes falou abertamente sobre a divergência, mas Jade teria que usar durante a Olimpíada o uniforme da seleção com a marca de um banco, concorrente do patrocinador pessoal dela.
Tiago Leme/ESPN
Ginastas brasileiras desembarcaram nesta quarta-feira em Londres
Ginastas brasileiras desembarcaram nesta quarta-feira em Londres
Daiane dos Santos seguiu o mesmo discurso de Daniele Hypolito. A gaúcha de 29 anos, que já disputou duas Olimpíadas, também demonstrou o seu apoio a Jade, mas garantiu que o problema entre a companheira e a CBG não vai atrapalhar o desempenho do Brasil em Londres

"O clima está normal, estamos bem. A Jade é uma menina que faz falta, tanto pela nota quanto pela pessoa que é, mas infelizmente isso aconteceu. Ninguém conversou sobre o tema com a equipe. Não dá para ficar pensando nisso agora, temos uma Olimpíada pela frente. Tentamos falar com ela e não conseguimos. É um momento difícil. Deixamos recados no Facebook e ela é forte, vai suportar bem", disse Daiane, lembrando que Jade ainda é nova e terá a oportunidade de disputar os Jogos daqui a quatro anos no Rio de Janeiro.

"Ela sabe do nosso apoio, que gostamos muito dela e gostaríamos que estivesse aqui. Em 2016 ela vai estar com a equipe. Eu não vou estar mais, mas ela sim (risos)".

Reprodução
Limousine cor de rosa estava esperando pelas brasileiras no aeroporto de Heathrow
Limousine rosa estava esperando pelas brasileiras no aeroporto
Além de Daniele Hypolito e Daiane dos Santos, também chegaram a Londres nesta quarta Laís Souza, Adrian Gomes, Bruna Leal, Ethiene Franco e Harumy de Freitas. A equipe brasileira ficará na cidade de Ipswich, no Leste da Inglaterra, em um período de treinamentos até o dia 21 de julho, quando volta a Londres e entra na Vila Olímpica.

E o proprietário do centro de treinamentos de Ipswich ainda preparou uma supresa para as brasileiras. Elas foram recepcionadas com uma limousine cor de rosa para fazer o transporte a partir de Londres, com direito até a garrafas de champanhe.

"Estou me sentido em uma novela", brincou Daiane, que tirou várias fotos do carro junto com as outras atletas.

Daniele, Adrian e Bruna já têm presenças garantidas na Olimpíada, enquanto as outras quatro brigam pelas duas vagas restantes