sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Mexicano

23h30

0 QUE Querétaro X Santos Laguna SLA 1

Português

18h30


1 BRA Braga X Moreirense MOR 0

Espanhol

17h45


1 RAY Rayo Vallecano X La Coruña DEP 2

Francês

17h30


1 PSG PSG X Rennes REN 0

Alemão

17h30


4 WOL Wolfsburg X Bayern de Munique MUN 1

Cancelamento pega Castroneves de surpresa: 'Lamento pelos fãs'

GETTY
Brasileiro
Brasileiro disse confiar em uma solução para este problema futuramente
O cancelamento da etapa de Brasília da Fórmula Indy nesta quinta-feira pegou muitos de surpresa. Um dos principais pilotos brasileiros na categoria, Helio Castroneves, acreditava que estava tudo certo para a realização da prova brasileira no Autódromo Nelson Piquet.
"Eu fui pego de surpresa, pois tudo até onde eu sabia estava caminhando bem. É uma pena que a corrida tenha sido cancelada, mas confio que uma solução possa ser dada a esse problema futuramente. Eu lamento pelos fãs, mas coisas como essas fogem do controle das equipes e dos pilotos", declarou Castroneves.
O cancelamento da prova que seria disputada no dia 8 de março também surpreendeu a entidade que rege a Fórmula Indy, que soltou um pequeno comunicado.
"Esse anúncio vem como um grande desapontamento, e nós iremos ter mais comentários sobre o assunto quando tivermos a oportunidade de falar com todos os nossos parceiros e autoridades no Brasil", disse a Indy em seu comunicado.

Sede da abertura da temporada da Indy, prova de Brasília é cancelada



GAZETA PRESS
Prova de abertura foi cancelada
Prova de abertura foi cancelada
A prova de Brasília da Fórmula Indy foi cancelada, informou a Band, promotora do evento, nesta terça-feira. De acordo com a empresa, a Terracap, Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal, cancelou unilateralmente a prova marcada para o dia 8 de março.
"O cancelamento da "Brasília Indy 300", foi informado à direção da emissora na tarde desta quinta-feira (29). A Band, promotora do evento, informará nos próximos dias como será feita a devolução do valor pago pelos ingressos. A emissora lamenta essa atitude precipitada e vai seguir investindo na promoção do esporte e de grandes eventos", afirmou a TV em comunicado distribuído à imprensa.
A prova na capital federal abriria a temporada 2015 da Indy. Os ingressos para o evento estavam sendo vendidos desde o dia 6 de janeiro deste ano.
Justamente para 2015 a novidade era a realização da prova em um autódromo, e não em um traçado de rua como nos anos anteriores. 

Prova da Fórmula Indy em Brasília é cancelada

  • Antonio Araújo/UOL
    Autódromo Nelson Piquet, em Brasília, que deveria receber a prova em março
    Autódromo Nelson Piquet, em Brasília, que deveria receber a prova em março

VEJA TAMBÉM

A prova da Fórmula Indy que seria realizada em Brasília no dia 8 de março foi cancelada nesta quinta-feira (29). A Band informou que a Terracap, Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal, que contratou a emissora para realizar a etapa, cancelou unilateralmente a prova.
O cancelamento da prova foi informado à direção da Band na tarde desta quinta-feira (29). A emissora avisou que informará nos próximos dias como será feita a devolução do valor pago pelos ingressos. Por meio de nota, a Band afirmou que "lamenta essa atitude precipitada e vai seguir investindo na promoção do esporte e de grandes eventos". A Terracap ainda não se pronunciou sobre o caso.
A etapa abriria a temporada de 2015 da Fórmula Indy, e seria realizada no Autódromo Internacional Nelson Piquet, que receberia reformas para receber o evento. Os ingressos, que variavam de R$ 140 a R$ 300 (preço de inteira), dariam direito aos treinos livres da quinta-feira e sexta-feira. A expectativa era de que 30 mil torcedores comparecessem à prova.
Brasília seria a terceira cidade brasileira a receber uma etapa da Fórmula Indy. A categoria já foi realizada em São Paulo, entre 2010 e 2013, também com parceria da Band. Porém, a prefeitura de São Paulo não quis manter o vínculo em 2014. A Indy também foi realizada no Rio de Janeiro entre 1996 e 2000, no autódromo de Jacarepaguá.
De acordo com o site "Grande Prêmio", a corrida já tinha pelo menos cinco dos dez setores esgotados, além do lote promocional. A maior parte dos ingressos para a corrida em Brasília era mais cara do que os bilhetes para assistir a tradicional 500 Milhas de Indianápolis, nos Estados Unidos.
Até o início da note desta quinta-feira, o site oficial da Fórmula Indy ainda indicava Brasília como sede da primeira etapa do ano. A segunda prova prevista no calendário é em São Petersburgo, nos Estados Unidos, em 29 de março.

MotoGP foi cancelada no ano passado

No ano passado, o autódromo de Brasília passou por uma situação semelhante com outra categoria internacional: a MotoGP, que está fora do país desde 2004. O governador do Distrito Federal à época, Agnelo Queiroz, anunciou em outubro de 2013 que seria realizada em abril do ano seguinte.
Três meses antes da prova, no entanto, o governo do Estado afirmou que as obras não seriam realizadas a tempo, e a corrida foi cancelada. 

Veja também

'Quinta-feira 13'? Dia maluco de cobertura teve Marshawn Lynch falando e chuva no deserto de Arizona



Nesta quinta-feira, a equipe dos canais ESPN e do ESPN.com.br começou a cobertura no último dia de entrevistas dos jogadores do Seattle Seahawks. Na sequência, entradas ao vivo durante toda a programação, gravação de boletins e, como sempre, o divertido programa exclusivo no site direto da Fan Fest, em Scottsdale, Arizona. Veja algumas imagens dos bastidores do nosso trabalho!
Bastidores da cobertura da ESPN no Super Bowl XLIX: 4º dia
ACOMPANHE TODA A COBERTURA DO SUPER BOWL DIARIAMENTE NOS CANAIS ESPN, WATCHESPN E NO ESPN.COM.BR/NFL. E TAMBÉM NÃO PERCA TODOS OS DIAS ÀS 22H (BRASÍLIA) UM PROGRAMA AO VIVO NO ESPN.COM.BR COM EVERALDO MARQUES E PAULO ANTUNES DIRETO DO ARIZONA MOSTRANDO O CLIMA E OS BASTIDORES DO SUPER BOWL.

Especial - Por que Neuer não é, nem pode ser líbero - treinador e zagueiro ajudam a explicar

GETTY
Neuer recebe o prêmio de melhor goleiro do ano das mãos de Del Piero
Neuer recebe o prêmio de melhor goleiro do ano das mãos de Del Piero
O título mundial da Alemanha, as grandes atuações no Bayern de Munique e a presença entre os finalistas, junto com Cristiano Ronaldo e Messi, da Bola de Ouro FIFA tornaram Manuel Neuer uma figura midiática. Surpreendente para um goleiro.
Não para o melhor do mundo e que lidera uma tendência, ou necessidade no futebol atual: saber jogar com os pés. Na seleção e no clube, os treinadores Joachim Low e Pep Guardiola compactam os setores, adiantam a última linha de defesa e Neuer ganha papel importante.
Nada inovador. Goleiros como Higuita, Jorge Campos, Chillavert e Rogério Ceni já saíam jogando com os pés há décadas. Jongbloed, no "Carrossel" holandês de 1974, antecipara o comportamento. Neuer, porém, é uma evolução do conceito.
Se a obsessão dos técnicos no futebol de altíssimo nível é ter superioridade numérica em todas as fases do jogo, contar com um goleiro com recursos técnicos e físicos para sair jogando e fazer a cobertura é uma ótima vantagem.
Ainda mais se ele alia estatura e velocidade. Neuer tem 1,93 m e na Copa do Mundo no Brasil percorreu média superior a cinco quilômetros por jogo. Chegou a atingir mais de 30 km/h de velocidade máxima em um "sprint" ao sair na cobertura da defesa. O melhor goleiro da Copa com 25 intervenções importantes e apenas quatro GOLSsofridos.
"Ele foi o responsável pela nossa vitória. Marcou uma nova era para os goleiros ao fazer coisas que nunca tínhamos visto". Palavras de Joachim Low, treinador campeão mundial e eleito o melhor do ano em 2014.
ESPN TRUMEDIA
Mapa de toques de Neuer na Copa do Mundo: com zaga adiantada, o goleiro saiu mais da área que o habitual.
Mapa de toques de Neuer na Copa do Mundo: com zaga adiantada, o goleiro saiu mais da área que o habitual.
Completo, sim. Mas não um líbero na defesa. Para entender o significado da função, é preciso buscar a sua origem.
O primeiro time que se tem notícia de usar um jogador atrás da linha defensiva foi a Suíça do austríaco Karl Rappan na Copa de 1938, que eliminou a Alemanha de Hitler com seu "ferrolho", espécie de 5-4-1. A estratégia, junto aos aspectos táticos do "Metodo" de Vittorio Pozzo nos títulos mundiais italianos de 1934 e 1938, formou a base do "Catenaccio" que Nereo Rocco implantou na Triestina, depois Milan nos anos 1940, e Helenio Herrera consagrou na Internazionale bicampeã europeia nos anos 1960.
O raciocínio era simples: em tempos de marcação individual e WM (3-2-2-3), três defensores cuidavam do trio de ataque. Pela direita, o "terzino destro" cuidava do ponta-esquerda, no centro o "stopper" marcava o centroavante e o "terzino sinistro" pegava o ponta-direita. Ou seja, uma vitória pessoal do atacante e só sobrava o goleiro.
O "libero" jogava na sobra da retaguarda. Mas com uma função primordial: aproveitar essa liberdade na construção do jogo. Se cada um pegasse o seu, quem marcaria esse jogador de trás? Era a chance de quebrar o sistema defensivo do adversário.
Apesar da origem italiana e a excelência de nomes como Giovani Trapattoni, Ivano Blason, Armando Picchi, Gaetano Scirea e Franco Baresi, ninguém exerceu melhor a função que um alemão: Franz Beckenbauer. Saiu do meio para estar em todo o campo, na seleção e no Bayern de Munique. Mas inspirado em um outro jogador da Azzurra: Giacinto Facchetti, lateral esquerdo da Internazionale e vice-campeão mundial em 1970.
"Ele marcava bem e atacava ainda melhor quando se projetava à frente, pela lateral. Pensei, então, que atuando atrás dos zagueiros, saindo para o jogo, eu teria a vantagem de atacar pelos dois lados", lembra o Kaiser (trecho do livro "As Melhores Seleções Estrangeiras de Todos os Tempos", de Mauro Beting).
ANDRÉ ROCHA
Beckenbauer jogava na sobra da zaga da Alemanha campeã mundial de 1974, mas saía para armar o jogo por todo o campo.
Beckenbauer jogava na sobra da zaga da Alemanha campeã mundial de 1974, mas saía para armar o jogo por todo o campo.
Portanto, na acepção da palavra, Neuer não é e nem pode ser um líbero. No máximo, um zagueiro de sobra.
Funções que se confundem no Brasil, especialmente depois da criação do sistema com três zagueiros nos anos 1980. Brown na Argentina de Bilardo jogava atrás de Cuciuffo e Ruggeri, só aparecia no ataque em bolas paradas - como no GOL da final da Copa de 1986 sobre a Alemanha. Já Morten Olsen na Dinamarca de Sepp Piontek, era o primeiro articulador, iniciando a saída de bola e aparecendo na frente.
REPRODUÇÃO EUROSPORTS
A saída de bola com três zagueiros comandada pelo líbero Morten Olsen em 1986 da pioneira Dinamarca de Sepp Piontek.
A saída de bola com três zagueiros comandada pelo líbero Morten Olsen em 1986 da pioneira Dinamarca de Sepp Piontek.
Na seleção brasileira da Copa de 1990, com Sebastião Lazaroni, Mauro Galvão era chamado de líbero e, no ano anterior, chegou a ser comparado a Baresi pelas ótimas atuações com a camisa canarinho. Mas atuava na sobra.
"Era uma função diferente. Eu e os outros dois zagueiros tínhamos que cobrir os laterais, então eu não saía muito, ficava mais fixo", explica o ex-defensor e agora técnico.
Valdir Espinosa, treinador de Galvão no Botafogo, lembra que no time campeão carioca de 1989, depois de 21 anos de jejum, o zagueiro cumpria mais a função de líbero: "No Botafogo ele armava o time de trás e tinha a cobertura do volante Carlos Alberto Santos. Eu repeti naquela equipe o que fiz no Grêmio campeão da Libertadores e Mundial em 1983: Hugo De Leon subia e o volante China ficava. Isso, sim, é ser líbero".
ANDRÉ ROCHA
No Botafogo campeão estadual comandado por Valdir Espinosa, Mauro Galvão era o líbero que armava o jogo e Carlos Alberto Santos fazia a cobertura.
No Botafogo campeão estadual comandado por Valdir Espinosa, Mauro Galvão era o líbero que armava o jogo e Carlos Alberto Santos fazia a cobertura.
Outros brasileiros atuaram desta forma, como Marinho Peres, no Barcelona de Rinus Michels e no Internacional de Rubens Minelli nos anos 1970, e Luis Pereira no Palmeiras no mesmo período e no início dos anos 1980. Todos inspirados em Beckenbauer. Marcando e armando o jogo.
Ainda que Guardiola seja um técnico ousado e com a loucura dos gênios, é difícil imaginar Neuer abandonando a própria meta e ultrapassando os zagueiros para criar no meio-campo. Por enquanto, a função deve ficar restrita à saída de bola e à cobertura.
Mauro Galvão elogia o goleiro e aponta uma vantagem tática: "Enquanto a maioria dos times precisa recuar um volante para iniciar a saída de três, com o Neuer não é necessário, ele faz com os zagueiros".
Espinosa, porém, aponta um perigo na influência da postura do goleiro alemão. "Discordo dessas imitações do Neuer que começam a surgir no Brasil. Não é todo goleiro que tem qualidade com os pés, nem velocidade, envergadura e inteligência para fazer essa sobra. Para a maioria, o melhor é guardar a meta e, quando sair, tocar de lado e não inventar", ressalta.
Neuer não é líbero, mas vem sobrando entre os goleiros do planeta. Para os alemães é mais que suficiente.

Passado de Vagner Love no Flamengo 'veta' volta do atacante ao clube



VIPCOMM
O atacante de 30 anos está de saída do ‎Shandong Luneng, da China
O atacante de 30 anos está de saída do ‎Shandong Luneng, da China
Quando a atual diretoria assumiu o Flamengo em 2013, chamaram Vágner Love e disseram que todos os privilégios que ele tinha com a ex-presidente Patricia Amorim acabariam. O atacante recebia, por exemplo, até dois camarotes para a família dele por jogo. Love seria 'diferenciado' apenas pelo salário. Ele não gostou e pediu para sair.
Embora muitos acreditem que o jogador tenha sido dispensado por causa do alto salário, os cartolas não tinham o que fazer, pois o contrato firmado na administração anterior estava em pleno vigor. Surgiu uma oportunidade e o artilheiro voltou para a Rússia. Depois foi para a China em busca de um super-salário. Na Gávea, apesar de rubro-negro e com boas passagens como jogador, Vagner desperta dúvidas.
A pergunta chave é: qual a possibilidade de Love chegar realmente com vontade de jogar? De se adequar ao atual momento do Flamengo, que vem mudando completamente sua filosofia? Por tudo isso, a chance de ele voltar às trancinhas rubro-negras hoje é zero. E não custa lembrar: o "artilheiro do amor" apoiou publicamente a reeleição de Patrícia Amorim contra a então vencedora chapa azul, encabeçada por Eduardo Bandeira de Melo.
[Mauro Cezar Pereira]