sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Argentino - Apertura


18h00 Estudiantes 3x0 All Boys
22h15 Argentinos Juniors 2x1 Arsenal Sarandí

Italiano

17h45 Genoa 0x2 Milan

Alemão

17h30 Bayer Leverkusen 2x0 Hoffenheim

Francês

17h00 Caen 1x2 Olympique

Laís deixa cirurgias, fase "gostosa" e namoro para trás, foca Londres e pede seleção veterana

Laís Souza, ginasta do Pinheiros, que está se recuperando e ainda sonha com Londres
Laís Souza, ginasta do Pinheiros, que está se recuperando e ainda sonha com Londres
Laís Souza foi, durante anos, a principal esperança da ginástica artística brasileira para o futuro. Hoje, experiente aos 22 anos, ela se recupera da nona cirurgia e quer voltar a competir. Na fase longe dos tablados, por quase um ciclo olímpico inteiro, a ginasta conta, em entrevista ao UOL Esporte , que aproveitou uma vida normal de uma jovem: engordou (ficou "gostosa" nas suas palavras), saiu com amigos e namorou pela primeira vez.
Se voltar a tempo, pode ir a Londres para, entre outras coisas, ajudar a seleção atual a resolver a crise que abalou a equipe no Pan de Guadalajara. “Não sei como vai ficar se em algum momento eu entrar. Não sei se vou puxar a orelha delas, se elas vão ficar bravas comigo. Se forem quatro meninas adultas, já é uma força maior. Eu, a Dai [Daiane dos Santos], a Dani [Hypolito] e a Jade [Barbosa], a gente se conhece”, disse Laís Souza, que está com uma placa e sete pinos no joelho esquerdo, mas pretende voltar a competir em março de 2012.
  • Paula Almeida/UOL Joelho esquerdo de Laís após a terceira cirurgia seguida; ginasta quer voltar no começo de 2012
Para ir aos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, ela precisa que o time brasileiro, sem ela, se classifique no Pré-Olímpico que acontecerá em janeiro. Sua ausência se explica pelas seguidas lesões que teve desde 2008, mas também por um desejo pessoal por uma folga.
Depois de anos de “concentração” em Curitiba, com a seleção permanente, Laís decidiu parar com a ginástica. Viveu seu período de liberdade, engordou e teve trabalho para voltar aos treinos quando decidiu retomar a ginástica.
Leia abaixo os principais trechos do bate-papo e descubra o que aconteceu com Laís Souza no período distante da seleção:
UOL Esporte: São nove cirurgias na carreira e mais de três anos sem competir. Você acha que ainda tem condição de ir a Londres?
Laís Souza:
Eu comecei a treinar há pouco tempo. Quero recuperar tudo até fevereiro que é quando começam os Nacionais. Eu não acho que vou voltar espetacular, fazendo coisas que eu nunca tinha feito. Quero o que eu fazia antes, com uma ginástica que possa chamar a atenção dos árbitros brasileiros e internacionais.
UOL Esporte: Você passou toda a sua adolescência na seleção permanente, em Curitiba. Como é viver nesse regime de concentração nessa fase da vida?
Laís Souza:
Foi bem complicada, mas eu tracei uma linha. Meu objetivo ficava dentro do ginásio. Assim que acabou Pequim eu estava livre. E eu decidi que ia parar. Foi como se fosse pirar. Eu comi o que eu queria. Fui para a casa da minha mãe e ela cozinhou para mim. Até namoro, porque a gente não tinha tempo de namorar. Minhas amigas estavam namorando há dois anos e eu não tinha nem ficado com um cara. Essas coisas vieram para tirar a gente de uma casca de um ovo. Foi um aprendizado.
UOL Esporte: Em algum momento você acha que exagerou?
Laís Souza:
Não acho que eu exagerei. Procurei alguns amigos que estavam passando na mesma coisa. Posso ir na balada no sábado? Posso. No domingo? Posso também. Aí acordo um pouco mais tarde na segunda. Foi assim até que fui retomando a rotina que eu queria. Hoje eu sei que não preciso mais treinar 9 horas seguidas. Eu não preciso repetir dez vezes, posso repetir três bem.
UOL Esporte: Hoje você tem uma rotina equilibrada. Acha que esse modelo poderia ser aplicado a meninas mais novas para que elas não sofressem como vocês?
Laís Souza:
Olha, comida é essencial. Eu cuido da minha alimentação em todo esse tempo. E o namoro fica em segundo plano. Se você quer um objetivo de Olimpíada tem de ser assim, rígido. Não é só dar uma segurada fora, mas dar um gás no ginásio. Se você treina 50% hoje, no ano olímpico tem de dar 100% todos os dias, e é cansativo. É repetitivo.
UOL Esporte: Como você viu a atuação da seleção no Pan e no Mundial de Tóquio, que aconteceu pouco antes?
Laís Souza:
O nível de ginástica delas não está diferente das americanas e chinesas. Não é que eu faço dois mortais e ela faz três. Está bem igual. O que faltou foi um pouco de equipe. Faltou elas estarem mais unidas e mais guerreiras. Não sei como foi o treino antes, mas acho que não foi bem treinado. Faltou um pouco de repetição para chegar na hora e fazer com qualquer condição. No Pan, estar cansada fez muita diferença. Nosso erro é mínimo, mas conta ponto.

LAÍS EXPLICA COMO GANHOU PESO APÓS OS JOGOS DE PEQUIM-2008

UOL Esporte: E a convivência após 45 dias também não estava fácil...
Laís Souza:
É complicado você conviver com irmãos, com a sua mãe. Sempre tem uma briguinha. Da parte delas também teve. Mas não acho que tinham de ter perdido a cabeça em 45 dias. Teve alguma coisa que fez aquele grupo entrar em um estresse. Tem de descobrir o que está acontecendo. [Elas têm de] conversarem mais, treinarem mais tempo antes. Eu compito sozinha na paralela, mas preciso que elas me ajudem a passar a lixa na barra. E às vezes aquilo não está automático. O fato de ter treinado um ou dois meses juntos poderia fazer a diferença.
UOL Esporte: Se pudesse votar, escolheria pela volta da seleção permanente ou pela sequência nos clubes?
Laís Souza:
O clube precisa do atleta, do espelho para os mais novos. Mas em um ano olímpico ou pré-olímpico, talvez valha a pena juntar todo mundo um tempo antes para ficarem mais tranquilas. Essas coisas contam. Eu daria minha opinião dessa forma. Treinar um tempo mais longo juntas perto dos grandes eventos.
UOL Esporte: Você coloca Rio-2016 nos seus planos.
Laís Souza:
Acho que sim. Depois de 2012 eu vou estar mais preparada. Vou poder selecionar as competições que eu vou querer ir. Vão ser algumas decisões tomadas com mais maturidade. Eu tenho planos a longo prazo, mas com objetivos curtos. De competição em competição, de treino em treino.

LAÍS FALA COMO É DIFÍCIL LIDAR COM AS GINASTAS NA CONCENTRAÇÃO

UOL Esporte: Você é amiga das meninas que estão na seleção, como a Daiane dos Santos e a Daniele Hypolito?
Laís Souza:
Depois que a gente se conheceu ficou um companheirismo, uma amizade quase de irmã. Eu vou para o Rio de Janeiro eu durmo na Jade, vou na Dani. Com o Diego [Hypolito] é a mesma coisa. Com a Juliana [Santos], que está em Porto Alegre, é a mesma coisa. Com certeza eu tenho de passar na casa da Ju.
UOL Esporte: Como é a vida de vocês fora do dia a dia do esporte? Vocês têm muitas limitações na vida social como, por exemplo, não poderem beber?
Laís Souza:
Tem de tomar cuidado. Não vou dizer que nunca experimentei. Uma vodca, um energético. Tive a minha fase. Mas hoje em dia não dá pra ficar deixando a desejar. Atrapalha no peso, na dedicação aqui [no ginásio]. Eu procuro ficar na minha, as meninas também.
UOL Esporte: Você mesma falou sobre o período em que você engordou. Como foi essa fase? Você chegou a ficar deprimida?
Laís Souza:
É complicado porque ginasta já é estressada com balança. Ginasta mulher, então, é demais. Eu olhava no espelho e ficava um pouco incomodada. Falava: ‘gente, e não estou com corpo de ginasta. Não é normal ter essa gordurinha’. Para uma vida normal eu estava, digamos, gostosa. Forte, mas com um pouquinho de gordurinha. Se eu ia à praia eu não me sentia mal. Mas se ia ao ginásio e vestia um collant, aí sim. Então eu ficava nessa briguinha de olhar no espelho e sentir bem, mas não para a ginástica. Porque a gente é um exagero de magreza e de músculos.
UOL Esporte: Você se incomoda com esse excesso de magreza? As pessoas reconhecem em um você um corpo de ginasta?
Laís Souza:
Se eu vou ao shopping e estou vestida normalmente a pessoa fala: ‘você é ginasta né? Ah, porque parece. Você é fortinha’. Se eu estou na praia, por exemplo. É mais difícil a mulher ter abdome definido. Então o pessoal fala: ‘nossa como ela é forte’. Eu gosto de ser forte, de ser marcada. Mas não gosto de ser baixa [risos]. A gente tem mania de ficar usando salto. Meninas normais de 23 anos não são dessa altura, a não ser que seja de família. Só isso que me enche o saco. Mas aí usa salto e resolve

Fifa autoriza jogador nascido em território ocupado por Israel a atuar pela seleção do país

A Fifa deu permissão para que um árabe druso das Colinas de Golã, ocupadas pelos israelenses, jogue pela seleção de Israel, embora ele não seja cidadão do país, informou a Federação de Futebol de Israel.

Weaam Amasha, do Maccabi Haifa, é o principal artilheiro da liga israelense nesta temporada, com 12 gols em 13 partidas, e marcou outros seis na temporada europeia de clubes, mas ele não podia jogar por Israel porque não tem passaporte israelense.

Ele nasceu no território das Colinas de Golã, que Israel capturou da Síria na guerra de 1967 e anexou em 1981 em uma ação que não teve o reconhecimento internacional.

Os drusos de Golã podem obter a cidadania israelense desde a anexação, mas a maioria deles, incluindo Amasha, ainda não fez a inscrição por ligações históricas com a Síria. Amashi viaja para o exterior com o Maccabi Haifa com um documento de viagem emitido pelos israelenses que não é um passaporte pleno.
Weaam Amasha nasceu em território ocupado por Israel após disputa com a Síria
Weaam Amasha nasceu em território ocupado por Israel após disputa com a Síria
Crédito da imagem: Reuters

Atletas da NBA reconstituem sindicato e temporada se aproxima ainda mais

A temporada regular da NBA está cada vez mais próxima. Nesta quinta-feira, outro grande passo foi dado. Os jogadores reconstituíram o sindicato, que fora dissolvido durante o impasse com os donos das franquias.

A expectativa agora é que os jogadores, novamente representados, assinem o contrato. Os valores foram acertados por ambas as partes no último sábado, quando ficou tácito um acordo preliminar.

Para deixar a situação ainda mais animadora, os atletas receberam, também nesta semana, a liberação para utilizarem as instalações de suas equipes, o que estava proibido em meio ao imbróglio, que eclodiu em relação ao repasse dos lucros dos times aos 'basqueteiros'.

Apesar de alguns cancelamentos, a temporada (que deveria iniciar em novembro) está prevista para começar no dia 25 de dezembro. Para isso, o acordo tem de sair na próxima semana.

Herói de 89, Sorato prevê Bernardo como decisivo este ano e vê Alecsandro em melhor fase que Élton

No dia 16 de dezembro de 1989, o menino Sorato deixou o seu nome na história do Vasco ao marcar o gol do segundo título brasileiro do clube, na vitória sobre o São Paulo, por 1 a 0, no Morumbi. Hoje com 42 anos, o ex-jogador, em entrevista ao ESPN.com.br, apontou que o garoto Bernardo pode ser o "Sorato de 2011", fazendo o gol decisivo no próximo dia 5 de dezembro.

No último domingo, Bernardo saiu do banco de reservas fez, aos 45 minutos do segundo tempo, o gol da vitória sobre o Fluminense, por 2 a 1, que deixou o Vasco vivo no Brasileirão. No próximo domingo, diante do Flamengo, no Engenhão, a aposta de Bernardo é que o meia-atacante possa brilhar novamente para levar à equipe ao pentacampeonato.

"Acho que o Bernardo pode ser esse jogador. Eu era jovem na época (em 1989), tinha 20 anos, o Bernardo (21 anos) tem por aí também. É um jogador que tem entrado e mudado a cara do jogo, feito gols importantes, A gente espera que ele possa ser esse jogador", disse Sorato.

Aposentado dos gramados desde 2009, Sorato agora busca um clube para seguir a carreira de treinador. Enquanto isso, o herói do título de 1989 dá os seus pitacos sobre o time atual do Vasco. Além de elogiar a força do conjunto cruzmaltino, Sorato disse que vê o centroavante Alecsandro, que saiu do banco para fazer o primeiro gol contra o Fluminense, em uma fase atual melhor do que Élton, que tem sido titular.

"São jogadores de presença de área, mas o Alecsandro tecnicamente tem mais vantagem sobre o Élton. Pelo que tenho visto, pelo rendimento deles, o momento do Alecsandro é um pouquinho melhor hoje, o Alecsandro esta um pouquinho à frente. Mas o Cristóvao (Borges) tem sido bastante inteligente, acho que ele tem conseguido mexer bem com essas peças", opinou o ex-jogador.

Sorato fez o gol do título do Vasco em 1989, na vitória sobre o São Paulo
Sorato fez o gol do título do Vasco em 1989, na vitória sobre o São Paulo
Crédito da imagem: Divulgação
Sorato também aproveitou para fazer uma comparação da equipe campeã brasileira de 1989, da qual ele fazia parte, com o time desta temporada, que já conquistou a Copa do Brasil, foi eliminado na semifinal da Copa Sul-Americana e ainda luta pelo título do Brasileirão.

"A gente em também tinha um conjunto muito forte em 89, mas tinha o Bebeto, por exemplo, que era uma individualidade que sempre definia, e outros jogadores como o Mazinho, que acabou sendo campeão mundial com a seleção (em 1994). Salvo por essas duas peças de 89, acho que o time é bem parecido com o de hoje pelo conjunto. São times que trabalham bem a bola, são semelhantes", disse o ex-atacante, que também falou individualmente sobre alguns jogadores de 2011.

"Tem o Dedé lá atrás, que é o cara que está se destacando. Mas na frente não tem ninguém que desequilibre. O Juninho e o Felipe são tecnicamente muito bons, mas não são jogadores que a qualquer momento desequilibram, salve o Juninho na bola parada. Acho que a força mesmo é o elenco, o conjunto".

Independentemente de o Vasco ser campeão brasileiro ou não no próximo domingo, Sorato rasgou elogios ao time atual e afirmou que esse elenco já faz parte da história do clube de São Januário.

"Esse ano o time resgatou a força e a tradição da camisa do Vasco. É um ano que vai ficar marcado na história. Acho que por tudo que aconteceu, principalmente pelo episódio do Ricardo Gomes, acho que mexeu com todo mundo. O time ganhou um título inédito, que foi a Copa do Brasil. Pelo ano que foi, pelo ressurgimento que o Vasco teve depois de momentos difíceis, acho que já estpa na história", apontou Sorato.

Mais que Libertadores, Flamengo quer dar outro vice ao Vasco

O recado já chegou aos jogadores e ao ‘pofexô’ Vanderlei Luxemburgo, sob imensurável quantidade de fogos dos coirmãos corintianos.

Ele partiu do mandachuva e raios do Conselho Fiscal do urubu, Leonardo Ribeiro, também qualificado como capitão Leo, ex-presidente da Força Jovem: mais importante do que a classificação para a Libertadores será garantir outro vice-campeonato ao Vasco.

A vontade de colaborar com os amigos de fé e muito mais da onça é tanta que há uma série de planos em ebulição no urubu: invadir o Engenhão, comprando até ingressos destinados aos vascaínos; levar faixas para festejar o segundo lugar do irmão camarada; e dar uma volta olímpica no Engenhão pela conquista vascaína.

Um dos personagens para que o script tenha o final feliz desejado é o goleiro Felipe, principal responsável pela vitória sobre o Internacional na penúltima rodada. Pegou até pensamento.

O paredão rubro-negro gostou tanto de sua atuação que aproveitou para fazer uma tatuagem de Nossa Senhora Aparecida e um terço no antebraço. E, agora, espera ainda mais sorte para detonar o Vasco e contribuir para outra 'faixa' na galeria do adversário. Até sua família está cobrando o vice para o Vasco.

Uma missão que poderá ter uma grande contribuição de Ronaldinho Gaúcho. O meia está louquinho para acabar com um jejum: marcar o primeiro gol em um clássico carioca. Já participou de oito – quatro contra o Botafogo, dois diante do Fluminense e dois contra o Vasco. A Fiel agradece.
                                               ######
Preço da botina 1. Corinthians e Vasco, as únicas equipes que poderão soltar o grito de campeão no final de semana, estão em ótima situação no ranking das chuteiras mais valiosas do país: quarto e quinto lugar, respectivamente. De acordo com a empresa Pluri Consultoria, a equipe corintiana vale R$ 172 milhões, R$ 12 milhões a mais que o time de São Januário.

Preço da botina 2. A liderança é do Santos, com R$ 357 milhões, à frente do São Paulo (R$ 225 milhões) e Internacional (R$ 197 milhões). O Flamengo aparece em sexto, com R$ 149 milhões, R$ 8 milhões à frente de Fluminense. O Grêmio ocupa a oitava posição, com R$ 140 milhões. O Barcelona seria o patinho feio na tropa nacional: R$ 1,5 bilhão.

Sugismundo Freud. Aprender é um dos maiores prazeres da vida – só os idiotas pensam o contrário.

Pôquer tricolor. E o soberano São Paulo, hein? Está a uma carta de fechar uma temporada inesquecível, um ‘royal straight flush’ de chuteiras. Perdeu o Paulistinha, dançou na Copa do Brasil, se deu mal na Sul-americana, quebrou a cara no Brasileirão e dificilmente deixará de limpar a mesa com mais um ano sem carimbar uma vaga para a Libertadores. As chances de obter a classificação são ótimas: 5,9%. De acordo com os matemáticos de plantão, a equipe só está atrás de Flamengo (79,5%), Coritiba (60,9%), Internacional (29,6%) e Figueirense (22,3%) na briga por duas vagas. Sai que é sua, rei Leão!

Twitface. De um rubro-negro mais que assanhado, virulento: “O Vasco já tem a cobiçada ‘tríplice coroa’ – Roberto Dinamite, Juninho Pernambucano e Felipe somam 127 anos.” Pano rápido.

Milagre. Poucas horas depois de tatuar a imagem de Jesus Cristo no braço direito, o zagueiro Bolivar ficou sabendo que sua punição pela entrada criminosa no garoto Dodô, do Bahia, havia sido reduzida pelo STJD – de seis meses e quatro jogos para 15 dias e duas partidas.

Tiro curto. Depois dos discursos, a certeza: fofo Ronaldo, um laranja de peso.

Zapping. A briga do Vasco na Copa Sul-americana perdeu de goleada para o filme ‘Quem quer ser um milionário?’ na Grande Pauliceia das pontes condenadas. O duelo da equipe carioca com a Universidad de Chile, pelas semifinais, rendeu sete pontos de audiência à Band. Já o longa cravou 23 na plim-plim. Na última quarta com bola do Brasileirão, Ceará x Corinthians proporcionou 18 pontos ao ibope global, e oito à Band.

Gilete press. Do pequeno grande Tostão, tricampeão do mundo, na ‘Folha’: “Em minha seleção do campeonato, há três jogadores indiscutíveis: Neymar, Dedé e Paulinho. Nas outras posições, há vários do mesmo nível.” Bingo!

Tititi d’Aline. Verdadeiro ou falso, não importa. O vídeo de Ronaldinho Gaúcho se masturbando provocou interesse do ‘Ohhtel.com’. De acordo com o jornal ‘Extra’, o site quer o malabares como estrela da campanha publicitária que pretende atrair pessoas para relacionamentos extraconjugais.

Você sabia que... as chuteiras de bico quadrado dos periquitos em revista engoliram mais de R$ 115 milhões nesta temporada, com direito a vibrar apenas com a fuga do rebaixamento?

Bola de ouro. Neymar. A pérola santista já é o sexto jogador mais caro do mundo: R$ 122 milhões.

Bola de latão. Emerson. O sheik das mil e uma noites deixará o Corinthians na mão por conta de um pisão no adversário.

Bola de lixo. Fofo Ronaldo. Diga-me com quem andas e...

Bola sete. “Nossa relação [com Ricardo Teixeira] é a melhor possível. Aquela pequena briga foi um momento isolado. Eu e a mulher brigamos toda hora, e nem por isso deixo de amá-la... O legado fará o nosso povo se sentir orgulhoso de pagar imposto... Não se faz Copa do Mundo com hospital” (do fofo Ronaldo, novo escudeiro do rei da bola – seria cômico se não fosse trágico).

Dúvida pertinente. O rei Leão chegará até dezembro de 2012 rugindo no Tricolor?

Favoritíssimo, Corinthians tem oito chances em nove possibilidades

Vasco está desgastado, jogou 11 partidas a mais que o Corinthians no ano, ou seja, 990 minutos. Precisa vencer o Flamengo e torcer por um triunfo do Palmeiras. Os corintianos, por sua vez, podem perder e ficarão com a taça desde que os rubro-negros não sejam batidos no Engenhão. Nem precisamos de teses complexas para chegarmos à conclusão de que o Corinthians possui amplo favoritismo ao titulo.

_______________________________________________________________________________________________

São nove as combinações possíveis entre os jogos Corinthians x Palmeiras e Vasco x Flamengo (veja abaixo). Apenas a última serve para os vascaínos:

Empate
e vitória do Flamengo
Empate e vitória do Vasco
Empates no Pacaembu e no Engenhão no Rio

Vitória do Corinthians e empate no Rio
Vitórias do Corinthians e do Flamengo
Vitórias do Corinthians e do Vasco

Vitória do Palmeiras e empate no Rio
Vitórias do Palmeiras e do Flamengo
Vitórias do Palmeiras e do Vasco

_______________________________________________________________________________________________


E qual o risco do time de Tite? Justamente a enorme vantagem que construiu. O Vasco jogara mais à vontade, e se perder a taça sem ser derrotado pelo maior rival, o torcedor não ficara tão triste. A temporada já tem sido muito boa para o clube que passou anos como coadjuvante. Situação muito diferente da vivida pelo Corinthians, que há um ano perdeu campeonato bem encaminhado.

E não fica apenas nisso. No começo deste ano o torcedor alvinegro sofreu profunda decepção com a precoce eliminação da Libertadores diante do obscuro Tolima. Mesmo assim deu apoio irrestrito na maior parte do tempo. Esse suporte desaparecerá se o Corinthians permitir ao Palmeiras aprontar uma histórica peça. Sim, porque o time paulista só perde o titulo perdendo para o velho rival.

Mas na prática tudo isso não vai muito além do terreno das possibilidades. As chances vascaínas são pequenas. O campeonato esta em mãos corintianas, que dificilmente vão deixá-lo escapar.


Em 2003 a conquista foi do Cruzeiro, três rodadas antes do final
Em 2003 a conquista foi do Cruzeiro, três rodadas antes do final

Cristiano Ronaldo procura casa na Itália e gera especulações na imprensa italiana

A informação divulgada nesta quinta-feira pela revista semanal Panorama, de que o português Cristiano Ronaldo estaria procurando um imóvel na Itália, gerou especulações de alguns jornais italianos sobre a possível transferência do atacante.

Na publicação, a revista afirma que o astro do time merengue está interessado em adquirir uma casa de luxo na zona do Lago de Como, que nos últimos anos se transformou em um ponto de referência para grandes estrelas, como o ator americano George Clooney e o cantor porto-riquenho Ricky Martin.

O jornal esportivo Gazzetta dello Sport repercutiu a notícia desta quinta-feira e ressaltou a possibilidade de o atacante estar pensando em mudar de ares e abandonar o Real Madrid.

Neste sentido, o rotativo aponta o Milan e a Inter como possíveis destinos do jogador português, que chegou ao clube merengue em 2009 por 94 milhões de euros.

No entanto, o jornal reconhece que a transferência de Cristiano Ronaldo ao futebol italiano é "improvável" e "muito complicada", pois o atacante tem contrato em vigor com o Real Madrid até 2015 e sua cláusula de rescisão é muito alta para os orçamentos destes clubes.

Além disso, a Gazzetta expõe as declarações de Alessandro Proto, administrador da imobiliária de luxo, que comentou que a compra de um imóvel pode ser um outro investimento.

"O empresário de Cristiano Ronaldo nos pediu uma vila na zona de Como e nós lhe enviamos algumas imagens, mas a compra pode ser um investimento e não estar ligada ao futebol", insiste Proto, que garante que a negociação está "em fase embrionária" e que não será finalizada até o próximo ano.

VÍDEO: Salzburg bate PSG e fica a uma vitória da classificação para a fase final

O Salzburg conseguiu uma ótima vitória diante do Paris Saint-Germain, jogando em casa, nesta quinta-feira, pela 5ª rodada da primeira fase da Europa League. Com o placar de 2 a 0, o resultado acirrou a disputa pela vaga na fase final da competição. Com sete pontos na tabela, mesma pontuação do PSG, o Salzburg decide se permanece no campeonato na próxima partida, diante do lanterna do grupo Slovan Bratislava, fora de casa.

O primeiro gol do Salzburg foi marcado aos 20 minutos do primeiro tempo, quando a partida ainda estava equilibrada, com boas chances para as duas equipes. O cruzamento pela ponta direita caiu à frente de Jantscher, que finalizou para o fundo das redes.

Depois disso, o PSG passou a pressionar um pouco mais, especialmente em algumas jogadas comandadas pelo brasileiro Nenê. Aos 42, o jogador, que passou por Palmeiras e Santos antes de ir jogar na Europa, deu um chute de fora da área e quase empatou para os franceses.

Na etapa final, a partida continuou equilibrada, e o Paris Saint-Germain tentava furar a marcação do Salzburg para conquistar pelo menos um pontinho fora de casa. Mas foi o Salzburg que conseguiu ampliar o marcador, já nos acréscimos do jogo. Após cruzamento, Svento sobrou sozinho para chutar forte no gol e definir a partida a favor do time austríaco.

Agora, o Salzburg depende só dele para conseguir a classificação. Caso vença na última rodada, diante do Slovan Bratislava - pior time do grupo F - a equipe irá eliminar o PSG da competição e avançará na Europa League. Enquanto isso, os franceses jogam contra o líder e já classificado Athletic Bilbao.



Clique no player e assista aos gols!
Athletic Bilbao x Slovan Bratislava
O já classificado Athletic Bilbao venceu, nesta quinta-feira, o Slovan Bratislava por 2 a 1, em jogo válido pela 5ª rodada da Europa League. Com a vitória, o time espanhol garantiu o primeiro lugar do grupo F, enquanto Salzburg e PSg brigam pela segunda vaga na fase final. Os gols do Athletic Bilbao foram marcados por Óscar de Marcos, aos 15 minutos do primeiro tempo, e Markel Susaeta, aos 30 do segundo. Sebo descontou para o Slovan Bratislava, que segue na lanterna da chave, com apenas um ponto somado até agora.

Miranda critica falta de humildade de Cristiano Ronaldo e crava: Messi é melhor

O zagueiro Miranda está fazendo a primeira temporada como jogador do Atlético de Madri, mas não precisou de muito tempo para dar o seu veredicto na disputa entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. O atleta brasileiro detonou o português em uma entrevista para o canal de televisão Esporte Interativo e disse que o rival merengue precisa de mais humildade para poder chegar ao nível do argentino.

“Para ser completo tem que ter humildade. Cristiano tem várias qualidades, mas tem que ter humildade dentro de campo. Tem que saber respeitar o adversário, a hora de provocar ou não uma situação. Para ser o melhor em todos os quesitos tem que ter a humildade, coisa que o Messi tem”, disse em conversa com o jornalista Jorge Kajuru.

“Para mim, o Messi é o melhor porque além de tudo ele respeita o adversário. Fazendo gol, buscando a jogada. Ele não humilha, é simplesmente objetivo”, completou.

Na briga direta entre Messi e Ronaldo, há uma igualdade na temporada. O argentino marcou uma vez na goleada sobre o Rayo Vallecano na última terça-feira e chegou a 16 gols, igualando a marca do português.

Ronaldo se envolveu em uma pequena polêmica no clássico madrilenho do último final de semana. O português foi caçado em campo e até torceu o tornozelo após entrada de Perea.

Barcelona renova com Jonathan dos Santos até 2015

O Barcelona não perdeu tempo e já acertou a renovação do volante Jonathan dos Santos até junho de 2015, nesta quinta-feira. As informações foram confirmadas no site oficial do clube, e o jogador, que tem apenas 21 anos e atua pelo time B do clube catalão, deve subir à equipe principal já na próxima temporada.

A renovação de Jonathan segue o projeto do Barça de sempre renovar o elenco e vem depois de o próprio meia Rafinha, irmão de Thiago Alcântara, também ter renovado com a equipe. Jonathan dos Santos é também irmão de outro jogador que passou pelo Barcelona, Giovani dos Santos, que hoje atua no Tottenham. O volante mexicano está no time azul-grená desde os 12 anos e a partir de 2009 foi jogar no Barcelona B - ele chegou a jogar algumas partidas no time principal durante a pré-temporada deste ano e também do ano passado.

Jonathan demonstrou estar bastante satisfeito por ter ampliado seu contrato com o Barça. "Passei por todas as categorias, lutei muito, tive anos difíceis. Estive a ponto de sair do Barcelona, nem tudo é cor de rosa. Sou um lutador nato, nunca quis sair daqui. Estou muito feliz", declarou o jogador, em entrevista ao site oficial do clube.

Jonathan acerta renovação com o Barça até 2015
Jonathan acerta renovação com o Barça até 2015
Crédito da imagem: Divulgação/Site Oficial Barcelona

VÍDEO: Lazio só empata, se complica e define futuro na última rodada contra o líder Sporting

Com uma boa campanha no Campeonato Italiano, a Lazio não consegue repetir o mesmo no âmbito continental. Nesta quinta-feira, a equipe italiana ficou no empate sem gols com o Vaslui, da Romênia, e se complicou no grupo D da Uefa Europa League.

No outro jogo da chave, o já classificado para a fase de mata-mata da Uefa Europa League Sporting Lisboa venceu o Zurich por 2 a 0 em Portugal e assegurou a primeira posição da chave com 12 pontos ganhos.

O resultado desta quinta-feira, deixa Lazio e Vaslui empatados com seis pontos no grupo D, porém os italianos estão na frente pelos critérios de desempate. Na última rodada, o time de Hernanes e Klose recebe o líder Sporting em uma partida de vida ou morte. Já o Vaslui enfrenta o já eliminado Zurich fora de casa.


Clique no player e assista aos gols!

Veneno engasgado

Segundo Murilo, Sérvia teria dificultado o caminho brasileiro e facilitado a trajetória dos europeus
Segundo Murilo, Sérvia teria dificultado o caminho brasileiro e facilitado a trajetória dos europeus
Crédito da imagem: FIVB

Nesta madrugada contra o Irã, a seleção brasileira inicia a reta final da Copa do Mundo, competição que garante três vagas antecipadas para os Jogos Olímpicos de Londres, no ano que vem. O Brasil ocupa a quarta colocação e não pode mais se dar ao luxo de novos tropeços.
Mas o que me chamou a atenção depois da derrota para a Sérvia por 3 sets a 1 foi a entrevista do ponta Murilo declarando que os sérvios teriam entrado com o time reserva contra os adversários europeus imaginando se beneficiar no pré-olímpico da Europa que ficaria esvaziado.
Mas Murilo se esqueceu de duas coisas importantes: primeiro que a Argentina também fez o mesmo contra o Brasil entrando com um time misto prejudicando os europeus. E segundo que os brasileiros se esqueceram da manobra que fizeram no último Campeonato Mundial.
Naquela ocasião, o Brasil “entregou” um jogo para a Bulgária entrando em quadra sem levantador para se beneficiar e enfrentar adversários teoricamente mais fáceis na próxima fase.
Agora, os brasileiros estão experimentando do próprio veneno e pelas declarações do atacante brasileiro, parece que o veneno “desceu engasgado” e causou muito “enjôo”.



Clique no player e veja a análise!

Pôster de campeão

Em uma segunda-feira pós-decisão de campeonato não há sensação mais gratificante para o torcedor do que ir até a banca de jornal mais próxima para comprar o pôster de campeão.

Chega-se mesmo a não dormir e ainda dar plantão na porta do ‘estabelecimento’, esperando o jornaleiro subir a barulhenta porta de aço.

Na maioria das vezes, o pôster não está nem exposto, o material acabou de chegar, e cabe ao fanático ajudar o amigo comunicador na tarefa de pendurar a ‘Monalisa’ da torcida.

Uma, duas, três edições da foto dos campeões, de diferentes editoras, vão rapidamente para debaixo do braço.

Um, dois, três, quatro jornais são empilhados no caixa.

Só os cadernos de esporte passam a ter importância. Dos 365 dias do ano, esse é o dia deles.

A melhor entre as melhores fotos, com certeza, vai parar numa moldura.

Parede do quarto, do bar, do mercadinho, da borracharia, tanto faz o local. O que importa é a obra ficar visível para o maior número de pessoas. Se forem torcedores do mesmo time, ótimo, só elogios. Se forem adversários, melhor ainda. A tiração de sarro está para lá de garantida.

Você sabe que as pessoas sabem. “Tá feliz hein, fulano...”, “Parabéns, ciclano...”, “Que inveja desse aí...”, dizem ou pensam. O peito infla, fica difícil conter o sorriso. Tudo fica mais leve, mais digerível.

Como um Sherlock Holmes, o torcedor pega a lupa para averiguar se todos os heróis estão por lá.
Passando de rosto em rosto, um a um, citando cada nome, o dono do quadro faz a conferência.

Se faltar alguém, ele rapidamente dá um jeito de recortar uma imagem do ausente para inseri-la ao lado dos demais. Faltar um jogador X é crime inafiançável.

Tira-se o dia para contemplar a imagem dos 11 jogadores posados. É o sonho de consumo de todo torcedor que se preze.

É a imagem da infância, das peladas na rua, do campo de terra batido, do futebol society.

Para quem foi testemunha ocular do feito, para aquele que soltou o grito de “É campeão” nas arquibancadas, fica a dica: colocar o ingresso no canto inferior direito da tela, bem ao lado da frase “CAMPEÃO BRASILEIRO 2011”.

Um privilégio para corintianos e vascaínos apenas.

Se você não se encaixa no perfil, não fique triste. Ano que vem tem mais corrida às bancas.

Foto campeã

CBF acerta na Copa do Brasil, mas Sul-Americana vira prêmio por incompetência

A disputa da Copa do Brasil ao longo do ano, com a participação dos clubes que disputam a Libertadores, era uma medida necessária há tempos. Apesar do calendário apertado, era uma aberração excluir do torneio os times mais competentes da temporada anterior. Era impossível, por exemplo, a Copa do Brasil ter um bicampeão, já que o vencedor ficava impedido de defender o título.

A entrada dos clubes participantes de competições internacionais em fases mais avançadas da copa nacional é praxe em diversos países, e não há mal em adotar o formato por aqui. O grande defeito da mudança anunciada nesta quinta-feira pela CBF diz respeito à classificação para a Copa Sul-Americana. É ótimo que sejam apenas quatro vagas e não mais oito, o que proporcionava a enfadonha "fase nacional". No entanto, a participação na Sul-Americana passa a ser um prêmio pela incompetência.

Em vez de mérito esportivo, as vagas no segundo torneio do continente serão por demérito: estarão nela quatro times eliminados nas oitavas-de-final da Copa do Brasil, com prioridade para os melhores colocados no Brasileiro anterior.

Manter a classificação pelo Brasileiro seria o mais sensato, ainda mais com o número de vagas reduzido, aumentando a corrida por terminar na parte de cima da tabela. Com este novo formato, a Sul-Americana é tratada quase como uma "segunda divisão" da Copa do Brasil. E pior, o time eliminado nas oitavas na Copa do Brasil ainda tem outra chance de chegar à Libertadores, privilégio que não terá aquele que cair nas quartas.

Ainda como ponto negativo, o formato de escolha do sexto time a entrar nas oitavas da Copa do Brasil, quando o país não tiver o atual campeão da Libertadores, e portanto cinco vagas. A CBF vai indicar pelo ranking nacional de clubes, quando o mais sensato seria usar a classificação do Brasileiro anterior: o melhor colocado não classificado para a Libertadores.

O desprezo à Sul-Americana por parte da CBF é incompreensível, no momento em que a competição se fortalece. Este ano tivemos ótimas semifinais - LDU x Vélez e Universidad de Chile x Vasco -, com quatro dos melhores times do continente na atualidade. A CBF a trata como menos importante que a Copa do Brasil.

Nos anos 90, a Copa Conmebol surgiu com um propósito semelhante ao da Sul-Americana, mas fracassou por dois motivos. Primeiro, corria simultaneamente à Supercopa, que tinha mais apelo de mídia por reunir todos os campeões da Libertadores. E segundo, a CBF abandonou a classificação por meio do Brasileiro e passou a distribuir vagas a vencedores de copas regionais.

O ideal, mesmo, seria Libertadores e Sul-Americana o ano inteiro, correndo paralelamente, sem coincidência de times. E que o calendário brasileiro permitisse aos times disputar pré-temporada, dar folga aos times nas datas Fifa... Claro que isso envolveria cortar datas dos estaduais e causar insatisfação nas federações que sustentam o poder na CBF.

VÍDEO: Do "duplo caráter" à briga com a mulher, Ronaldo e RT na paz

Há dois anos e meio, em evento promovido pelo jornal Folha de S. Paulo, Ronaldo disse sobre o presidente da CBF, Ricardo Teixeira: "Até 2006 a gente tinha um ótimo relacionamento, e após 2006 esse relacionamento acabou, sem eu saber o porquê. E sem ninguém me dizer diretamente o que é que eu fiz para ele deixar de gostar de mim e ter o relacionamento que a gente tinha antes. Algumas vezes a gente se encontrou e ele foi super frio. E também não me importa absolutamente nada ter relacionamento com uma pessoa que demonstra ter duplo caráter".

Hoje, ao assumir uma função no Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014, o fenomenal ex-goleador justificou assim as pazes com o dirigente: "Brigo muito mais e falo coisas muito piores para minha mulher, e nem por isso deixo de amá-la". Uau!

Como em briga de marido e mulher não se mete a colher, vamos nos limitar ao assunto que realmente interessa, a participação de Ronaldo como escudo protetor do presidente cebeefiano. Seria razoável se ele substituísse Teixeira na função. E atuasse com independência no COL, desvinculado, inclusive, dos negócios que envolvem o futebol. Mas, ao contrario, o ex-jogador vai seguir no comando da sua empresa. O fato de o próprio Ronaldo assegurar que não há conflito de interesses não basta. Evidentemente não cabe ao pivô disso tudo avalizar tal situação.

Por mais íntegro que seja em seu papel no COL, o ex-jogador deveria optar. Fica com os negócios ou assume o cargo para o qual foi convidado. O começo foi repleto de declarações lamentáveis, repletas de demagogia, como quando falou em copa "do povo", e contradição, ao dizer que o Mundial se faz com estádios, não com hospitais. Do que esse povo realmente precisa? Ronaldo defendeu a CBF, garantiu que não existem problemas ao redor de um torneio que torra bilhões em dinheiro dos impostos. Isso em meio a polêmicas, gastos exorbitantes e até intervenções do Ministério Publico.

Ronaldo defendeu a CBF de tal forma que chega a espantar, embora não surpreenda. E pela forma como suas duras palavras sobre Teixeira foram simplesmente jogadas para escanteio, nota-se que o ex-artilheiro tem enorme capacidade de se adequar a diferentes situações. Se frequentemente Edson não costuma ter atitudes dignas de Pele, fora dos gramados Ronaldo também fica devendo, e muito, se lembrarmos do que fazia em campo o jogador conhecido como "Fenômeno".


Botafogo espera anunciar Oswaldo de Oliveira nesta sexta-feira

Oswaldo de Oliveira Foto: Ivo Gonzalez/Arquivo
Oswaldo de Oliveira Ivo Gonzalez/Arquivo
RIO - A diretoria do Botafogo acredita que está perto de anunciar Oswaldo de Oliveira como treinador da equipe para 2012. Atualmente à frente do Kashima Antlers, do Japão, Oswaldo conversou nesta quinta com o gerente de futebol alvinegro, Anderson Barros, deixando a negociação bem encaminhada, embora pendente de detalhes para o acerto final. Os dirigentes esperam fechar o acordo após reunião com o advogado do técnico, nesta sexta.
Após a saída de Caio Júnior, há duas rodadas, o Botafogo se concentrou em apenas dois nomes: Paulo Autuori e Oswaldo de Oliveira. Como o primeiro tem contrato até maio de 2012 com a Federação do Qatar, a diretoria alvinegra passou a trabalhar com a outra opção.
Com passagens por outros grandes clubes do futebol brasileiro, como Corinthians, Vasco, Fluminense e Flamengo, Oswaldo de Oliveira, de 60 anos, está no Kashima Antlers desde 2007. No país asiático, o treinador acumula três títulos japoneses (2007, 2008 e 2009), duas Supercopas do Japão (2009 e 2010) e a Copa da Liga Japonesa em 2011.
Nesta quinta-feira, o técnico interino do Botafogo, Flavio Tenius, dirigiu uma treino diferente: de um lado, Jéfferson no gol dos titulares, e do outro, dois goleiros em duas balizas. O objetivo era fazer com que os jogadores da equipe princial invertessem mais as jogadas. O time titular treinou com Jéfferson, Alessandro, Gustavo, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Elkeson, Felipe Menezes e Maicosuel; Loco Abreu

Botafogo aciona tribunal para enfrentar Fluminense no Engenhão

Maurício Assumpção quer que o clássico contra o Fluminense seja no Engenhão Foto: Jorge William / O Globo
Maurício Assumpção quer que o clássico contra o Fluminense seja no Engenhão Jorge William / O Globo
RIO - Em protesto ao posicionamento da CBF de colocar o clássico contra o Fluminense em Volta Redonda (RJ), em vez de escolher o Engenhão, o Botafogo entrou nesta segunda-feira com um recurso no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para tentar fazer valer seu mando.
Pela tabela, o Botafogo deveria atuar em casa na última rodada, mas o Engenhão foi disponibilizado para Vasco x Flamengo, que pode valer título para o Vasco. Maurício Assumpção reclama do fato.
– A CBF tem direito de soltar nota e eu tenho direito de discordar. Jogar no Engenhão é meu direito e vou brigar por isso. Durante o campeonato, muito se criticou o Engenhão, agora querem jogar lá – disse o presidente do Botafogo ao programa “Balanço Esportivo”, da CNT.

O dia em que Guti foi anunciado pelo Fluminense

Guti anunciou nesta quinta-feira sua aposentadoria do futebol. Seu último time foi o Besiktas. Além do time turco, o jogador de 35 anos atuou apenas pelo Real Madrid. Mas as coisas poderiam ter sido bem diferentes para o espanhol. No início de 1997, o Fluminense anuciou a contratação do meia, mas a negociação nunca se confirmou.
Veja a notícia publicada no GLOBO em 3 de janeiro de 1997:
Flu anuncia reforço do Real Madri: Guti Presidente do clube espanhol e jogador dizem que desconhecem a negociação

O Fluminense anunciou ontem que conseguiu o seu primeiro reforço para a temporada de 1997: o ponta-de-lança Guti, do Real Madri, que deve se apresentar ao clube na quarta-feira. Em Madri, porém, Lorenzo Sanz, presidente do Real Madri, surpreendeu ao não confirmar a negociação:
- Não sei de nada - disse.
O presidente Álvaro Barcelos foi lacônico sobre o caso:
- Eu negociei com o Figer que é representante do Real Madri.
Guti também se mostrou surpreso, mas politicamente disse que seria uma boa experiência jogar em um clube brasileiro:
- É uma experiência que pode ser enriquecedora - disse.
José Fernandes Gutierrez, o Guti, tem 20 anos e joga na seleção espanhola Sub-21. É canhoto e sua figura lembra a do argentino Fernando Redondo, com quem não gosta de ser comparado. Jogador de boa técnica, foi promovido ano passado pelo técnico Jorge Valdano para os profissionais do Real Madri. Com a contratação de Mijatovic, acabou indo para a reserva e no atual Campeonato Espanhol jogou apenas três vezes, além de mais duas partidas pela Copa do Rey.
Os dirigentes também conversaram com Wilson Gottardo e estão otimistas quanto a sua contratação. O supervisor José Roberto Wright se encontrou com Renato. Ele pode assinar um contrato de risco com o clube - se submetendo a todos os exames determinados - desde que o Fluminense salde sua dívida no valor de R$ 1,2 milhão. Segundo Álvaro Barcelos, os torcedores tricolores poderão ter boas surpresas na próxima semana:
- O Fluminense vai fazer um time forte este ano. Estou feliz porque o acordo com o Real Madri começa a deslanchar. Na próxima semana deverá ser anunciado o outro reforço que vamos ter deste clube espanhol.

Ronaldinho dá susto em treino do Flamengo, mas não é dúvida contra o Vasco

Ronaldinho Gaúcho deixa treino no Ninho do Urubu Foto: Alexandre Cassiano / O Globo
Ronaldinho Gaúcho deixa treino no Ninho do Urubu Alexandre Cassiano / O Globo
RIO - O primeiro coletivo do Flamengo na preparação para o clássico contra o Vasco teve um susto e uma surpresa no time titular. Ronaldinho Gaúcho sentiu uma pancada no joelho direito e deixou o treinamento no Ninho do Urubu, mas segundo o técnico Vanderlei Luxemburgo já participará normalmente das atividades nesta sexta-feira.
- Faltam só dois treinos para o final do ano e ele não vai ter problema para jogar no domingo - minimizou Luxemburgo.
Já o chileno Fierro, que foi titular contra o Internacional, agradou o técnico Vanderlei Luxemburgo e foi mantido na equipe. O volante Aírton participou do coletivo jogando no time reserva.

- Poderia voltar com o Aírton, mas ele ainda não está 100% recuperado então optei pelo Fierro, que foi muito bem contra o Inter e sabe fazer com qualidade o lado direito do meio-campo - justificou o treinador.
Há mais duas mudanças em relação ao time que jogou contra o Inter. Júnior César, depois de cumprir suspensão, retomou seu lugar na lateral-esquerda, saindo Rodrigo Alvim. Devid voltou a formar dupla de ataque com Ronaldinho, no lugar de Thomás. O time treinou com Felipe, Léo Moura, Alex Silva, Welinton e Júnior César; Willians, Fierro, Renato e Thiago Neves. Ronaldinho e Deivid.
Recado para juiz
Luxemburgo avaliou como boa a temporada, lembrando que, quando foi contratado no ano passado, o time sofria risco de rebaixamento. Segundo ele, o ano pode ser ainda melhor em 2012. Sobre o clássico de domingo, ele acredita ser um grande jogo.
- É o jogo do ano. Vamos ter que entrar duro porque o Vasco também tem o seu objetivo. Mas nós temos obrigação de conseguir nossa vaga na Libertadores, que foi o objetivo traçado no inicio do ano - afirmou o treinador que cutucou o juiz Péricles Bassols, mesmo árbitro do Flamengo x Vasco do primeiro turno. - Desde que ele não queria ser a vedete do jogo, tudo bem. Ele tem essa mania de querer ser mais do que o jogo. Vai ser um grande clássico com os dois times brigando, não precisa disso 

 

Vasco e Corinthians: um título com significado parecido para os dois

Juninho Pernambucano comemora o seu primeiro gol após o retorno ao Vasco, justamente no jogo contra o Corinthians, no Pacaembu Foto: Eliária Andrade / Agência O Globo
Juninho Pernambucano comemora o seu primeiro gol após o retorno ao Vasco, justamente no jogo contra o Corinthians, no Pacaembu Eliária Andrade / Agência O Globo
Não importa quem vai levantar a taça no próximo domingo, já se sabe que o torcedor, seja vascaíno ou corintiano, vai comemorar o pentacampeonato nacional com a certeza de que este é um título diferente dos quatro anteriores. Tem sabor de volta por cima, de reencontro com seu verdadeiro lugar na história pouco tempo após o maior tropeço de todos, a queda para a Série B. E no caminho para chegar à 'decisão' do Brasileiro 2011, tanto Vasco quanto Corinthians dividem muitas outras coincidências.
O Timão caiu para a segunda divisão em 2007, um ano antes do Vasco. Ambos ficaram apenas uma temporada fora da elite, e voltaram como campeões, com uma campanha tranquila e título garantido com antecedência. Mais do que isso, souberam aproveitar o pior ano da história para fortalecer a paixão do seu torcedor e, principalmente, reorganizar-se administrativamente.
O Corinthians saiu da Série B disposto a finalmente traduzir em cifras o tamanho da sua Fiel torcida. O Vasco, presidido desde 2008 pelo seu maior ídolo, Roberto Dinamite, conseguiu deixar para trás os tempos em que o mais importante era vencer o rival Flamengo. Hoje o que importa é ser o melhor de todos, como convém a qualquer equipe grande do futebol brasileiro. E, veja a coincidência, o jogo que pode valer o título será exatamente contra o rubro-negro da Gávea. Também não custa nada unir o útil ao agradável.
O Brasileiro não será o primeiro título pós-Série B de Vasco e Corinthians. Os dois já conquistaram uma Copa do Brasil como parte do seu rito de retorno à elite. E, cada um à sua maneira, aos dois apostaram na força de um ídolo para solidificar a volta por cima.
No caso do Corinthians, uma idolatria nova: no fim de 2008, logo após vencer a Segundona, o clube paulista acertou com Ronaldo, que vinha de longo tempo de inatividade e retornava ao futebol brasileiro depois de 15 anos na Europa. Deu certo. Além de brilhar em campo nas conquistas dos títulos Paulista e da Copa do Brasil de 2009, com destaque para os belos gols nas decisões, o Fenômeno trabalhou nos bastidores para engordar os cofres do clube, usando a força do seu nome na captação de patrocinadores e em ações de marketing, já antecipando a atividade empresarial que assumiria após a aposentadoria.
No Vasco, a aposta foi num antigo conhecido da torcida: Juninho Pernambucano. Diferentemente de Ronaldo, o camisa 8 vascaíno, campeão da Libertadores em 1998, não teve participação na conquista da Copa do Brasil deste ano - ele só estreou em julho, justamente contra o Corinthians, um mês após o fim da competição mata-mata. Mas, assim como o Fenômeno, seu regresso também mudou o clube fora de campo, aumentando ainda mais o orgulho do torcedor vascaíno em 2011.
Série B, retorno à elite, Copa do Brasil, força do ídolo... Vasco e Corinthians estão unidos não apenas pelo sonho do título brasileiro de 2011.