sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Favoritíssimo, Corinthians tem oito chances em nove possibilidades

Vasco está desgastado, jogou 11 partidas a mais que o Corinthians no ano, ou seja, 990 minutos. Precisa vencer o Flamengo e torcer por um triunfo do Palmeiras. Os corintianos, por sua vez, podem perder e ficarão com a taça desde que os rubro-negros não sejam batidos no Engenhão. Nem precisamos de teses complexas para chegarmos à conclusão de que o Corinthians possui amplo favoritismo ao titulo.

_______________________________________________________________________________________________

São nove as combinações possíveis entre os jogos Corinthians x Palmeiras e Vasco x Flamengo (veja abaixo). Apenas a última serve para os vascaínos:

Empate
e vitória do Flamengo
Empate e vitória do Vasco
Empates no Pacaembu e no Engenhão no Rio

Vitória do Corinthians e empate no Rio
Vitórias do Corinthians e do Flamengo
Vitórias do Corinthians e do Vasco

Vitória do Palmeiras e empate no Rio
Vitórias do Palmeiras e do Flamengo
Vitórias do Palmeiras e do Vasco

_______________________________________________________________________________________________


E qual o risco do time de Tite? Justamente a enorme vantagem que construiu. O Vasco jogara mais à vontade, e se perder a taça sem ser derrotado pelo maior rival, o torcedor não ficara tão triste. A temporada já tem sido muito boa para o clube que passou anos como coadjuvante. Situação muito diferente da vivida pelo Corinthians, que há um ano perdeu campeonato bem encaminhado.

E não fica apenas nisso. No começo deste ano o torcedor alvinegro sofreu profunda decepção com a precoce eliminação da Libertadores diante do obscuro Tolima. Mesmo assim deu apoio irrestrito na maior parte do tempo. Esse suporte desaparecerá se o Corinthians permitir ao Palmeiras aprontar uma histórica peça. Sim, porque o time paulista só perde o titulo perdendo para o velho rival.

Mas na prática tudo isso não vai muito além do terreno das possibilidades. As chances vascaínas são pequenas. O campeonato esta em mãos corintianas, que dificilmente vão deixá-lo escapar.


Em 2003 a conquista foi do Cruzeiro, três rodadas antes do final
Em 2003 a conquista foi do Cruzeiro, três rodadas antes do final