quinta-feira, 3 de março de 2016

Libertadores

21h45


PalmeirasPAL
Rosario CentralRCE





Libertadores

21h45




BolívarBLV
Deportivo CaliDCA

Copa do Nordeste

21h30


Flamengo-PIFPI
Vitória da ConquistaVCO

Paranaense

19h30



Atlético-PRCAP
Foz do Iguaçu-PRFOZ

Libertadores

19h30



Boca JuniorsBOC
Racing ClubRAC

Copa do Nordeste

19h00



SalgueiroSAG
Campinense-PBCM

Copa do Nordeste

19h00


SportSPT
River-PIRAC

Copa da França

17h00



US GranvilleUSG
OlympiqueOLY

Espanhol

17h00


Rayo VallecanoRAY
BarcelonaBAR

Espanhol

16h30


EspanyolESP
BetisBET


Espanhol

16h00


Granada-ESPGRA
Sporting de GijónGIJ



Crefisa deve propor mudanças em contrato para evitar novos erros do Palmeiras



Uma ação do programa de sócios-torcedores do Palmeiras, Avanti, no uniforme do time na derrota para a Ferroviária por 2 a 1 gerou nova crise no relacionamento com o patrocinador principal, a Crefisa. Para evitar mais problemas, a empresa deve propor ao clube um aditamento de contrato.
Desde janeiro a Crefisa paga mensalmente ao alviverde R$ 6,5 milhões pelo uso exclusivo de todos os espaços no uniforme palmeirense - divididos com a FAM, outra companhia do grupo. Para expor qualquer outra marca, o Palmeiras, por contrato, precisa pedir a autorização do parceiro. Isso não ocorreu e gerou toda confusão.
A diretoria da Crefisa ficou extremamente chateada. Os responsáveis pela parceria souberam da ação do Avanti pela televisão e passaram a trocar mensagens para descobrir o que era aquilo. No dia seguinte, na segunda-feira, os representantes do Marketing dos dois lados se reuniram e selaram a paz. Com a admissão de culpa palmeirense.
No entanto, os executivos optaram por atrasar o pagamento da parcela de R$ 6,5 milhões na última terça-feira, como o ESPN.com.br já havia noticiado. Quase como um recado.
A quitação da dívida acontecerá nos próximos dias ou mesmo nesta quinta-feira, até porque não há qualquer embasamento jurídico para a empresa justificar tal decisão. Não há algo no contrato que faça essa relação entre irregularidades do Palmeiras mais retaliação da Crefisa. Nunca houve qualquer conversa sobre rompimento.
Para evitar que tudo isso aconteça novamente - vale lembrar o imbróglio envolvendo o uniforme retrô com a marca da Parmalat - a Crefisa estuda propor ao Palmeiras um aditamento de contrato com especificações sobre o uso do espaço no uniforme alviverde e a aplicação de multas caso o clube não cumpra. Para ficar claro nas palavras escritas e não apenas ditas.
Pessoas da Crefisa estão assustadas com o amadorismo de alguns dirigentes do futebol. Estão aprendendo a lidar com isso.

Torcedores criam Movimento Futebol Limpo

O movimento iniciado por torcedores na internet na última sexta-feira que protesta pela forma como o Maracanã tem sido usado ganhou novo nome e novas bandeiras. Movimento Futebol Limpo é como passou a ser chamado, com a participação de torcedores de diversos times do país e não somente do Flamengo e Fluminense como no início. 
Entre as novas bandeiras, uma tem sido alvo de tuitaços desde o domingo. O termo #QuemPatrocinaFazParte foi o que mais teve menções no movimento realizado no Twitter. Foram 5.144 citações a empresas que patrocinam a CBF, num intervalo analisado de apenas uma hora de duração.
O levantamento foi feito pelo Twitter, a pedido do Blog. No período entre sexta-feira (26) e domingo (28) o tuitaço movimentou pouco mais de 78 mil citações a diversos termos como #oMaracaÉNosso, @CBF, @Ferj, e #FootballWithoutFansIsNothing. 
No gráfico que você pode acessar neste link, pode-se verificar o comportamento dos torcedores. A curva mais alta da esquerda, é #oMeuMaraca, que obteve 4.471 menções entre meio-dia de sexta-feira até 13h. A curva mais alta da direita é #QuemPatrocinaFazParte, que obteve o pico entre 16h e 17h de domingo.
Entre as empresas mais citadas estão @itau e @MasterCardBR. A ideia do movimento, que recebeu adesão de torcedores de diversos clubes, é questionar o financiamento de práticas pouco transparentes e corruptas no futebol, segundo os organizadores.
ESPN.COM.BR
Print - twitter
Ação dos torcedores no Twitter
"Nossa página no facebook cresceu muito em apenas três dias e estamos conectados a torcedores de diversos times. Não somos mais torcedores de apenas times do Rio", diz Guilherme Salgado, um dos organizadores do movimento que desde domingo recebeu o apoio do Bom Senso.  
Ele conta que nesta quinta, um novo tuitaço será promovido. O alvo será mais um dos patrocinadores da CBF. 
Vice nos trending topics 
Na terça-feira, uma nova campanha foi feita em relação à CBF. A tag utilizada nas menções foi #NaoFinancieaCBF e chegou a ficar em segundo lugar nostrending topics, tópicos mais citados, do Twitter, no Brasil. 
Os torcedores também adotaram como estratégia marcar os perfis de autoridades políticas como o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, e (@LFPezao), e do secretário de Esportes, Marco Antonio Cabral (@MarcoACabral). Nestes casos, em protesto específico pela impossibilidade dos clubes do Rio em usar o estádio nesta temporada.
Os perfis do movimento na internet: @futebol_limpo e no Facebook

Livro lançado: Que noite incrível!

Reunir tanta gente legal em um lançamento tão importante pra mim.
"6/0 Dicas do Fino" vai deixar sua marca.
Ter a galera do tênis com Rogerinho, Saretta, Maurão, Renatão, Gica, Meca, Neco, Marcelão, Dada, Ana Zanoni, Patricia, Osvaldinho, Michel, Fábio Silberberg, Edu Faria...
Da ESPN tanta gente legal: Narda, Alex, Sorín, André Kfouri, Babe, Karen, Ivana, Renata Netto, Ste, Gabi, Calçade, Zé Renato...
Amigos que estão sempre comigo como João, Mantovas, Renatinho, Solano, Marco, Paulinha e Wagnão.
Minha família linda. Vieja Conce, Paula, Flavião, Rô, Zé, Ju e Pedro.
Patrocinadores novos (Fila). Patrocinadores antigos (Topper e Wilson) com grandes pessoas Beer e Carol e Pitt.
Amigos fãs que me apoiam e incentivam em tudo que faço.
Lógico que me esqueci de alguém, mas se sinta abraçado. A emoção de ter tanta gente é única e vale a pena demais.
Por último queria agradecer algumas pessoas incríveis.
Henrique Farinha você é um monstro.
Edu. Obrigado.
Ceará você é incrível... Sempre presente.
Marisa Romani você é muito foda. Parabéns pelo seu trabalho. Você vai muito longe.
Carol Hubner obrigado por em apoiar e direcionar. Eu te amo.
Gael e Alice minha luz.
Dia 10 de Março é a vez de fazer o lançamento no Rio de Janeiro: Livraria Travessa no Leblon.
 

Adversário do Palmeiras deixa Libertadores em segundo plano

Diferentemente do grau de cobrança sobre treinadores, cartolas e atletas do Boca Juniors, River Plate e Racing Club, o técnico Coudet e o plantel do Rosário Central - clube que levantou seu último título de Primeira Divisão 29 anos atrás - compreendem que a prioridade para seus hinchas seja a busca pelo caneco local. Que se vier, será comemorado, e muito, pela parte auriazul de Rosário. Mesmo que para atingir tal façanha, o time Canalla não siga adiante na Copa Libertadores.
Na pesquisa feita pelo site do diário rosarino, La Capital, 67% dos torcedores declararam preferir que Coudet priorizasse o campeonato nacional. E percebo, pelas escalações assinadas por Coudet, que ele não quer perder a chance de fisgar o caneco do atual certame nacional, que por ser de transição, é mais curto, portanto, ainda mais atraente, principalmente para um time que vive belo momento, sobra na turma.
GETTY
Larrondo, desfalque do Rosário Central, comemora gol no Campeonato Argentino
Larrondo, desfalque do Rosário Central, comemora gol no Campeonato Argentino
O ClubeClub Atlético Rosário Central, localizado na cidade de Rosário, província de Santa Fe. Terra de Ernesto Che Guevara, Lionel Messi e do músico Fito Páez, um canalla fanático. Fundado em 24 de dezembro de 1889, detém quatro títulos da Primeira Divisão do futebol argentino. Os campeonatos nacionais de 1971, 1973, 1980 e 1986/87. Divisão do futebol profissional que começou a disputar em 1939, contabilizando participação em 69 temporadas. Outro caneco que ostenta com destacado orgulho é o da Copa Conmebol de 1995. 
Entre os ídolos do torcedor auriazul rosarino, estão, o meia-atacante Mario ‘El Matador' Kempes (maior artilheiro do clube), o zagueiro Edgardo Bauza (com nove gols, é artilheiro do clássico x NOB), o atacante Juan Antônio Pizzi e os meio-campistas, César Luís Menotti e Eduardo Coudet, atual treinador do time profissional. O meio-campista Ángel Di Maria, destaque do francês PSG e da seleção argentina - título mundial sub 20 e ouro olímpico - é cria das divisões de base do Rosário Central. 
Estádio: Gigante de Arroyito. Fundado em 27 de outubro de 1929, hoje comporta 41.654 espectadores. Dimensões: 105x70. Foi palco de pelejas na Copa do Mundo de 1978 e da Copa América de 1987. Curiosidade: Arroyito era o nome antigo do bairro Dr. Lisandro de La Torre, onde se encontra o estádio.
Apelido Canallas (canalhas): Nunca confirmado oficialmente pelos clubes, a versão popular mais difundida (existem pelo menos, outras três versões) é de que nos anos 20, foi solicitado ao Central e ao Newell's Old Boys, que realizassem uma peleja amistosa e beneficente, em prol dos pacientes portadores de hanseníase, internados no hospital "Intendente Gabriel Carrasco", da cidade de Rosário. Por ter aceitado o convite, os rubro-negros ganharam dos torcedores rivais, o apelido leprosos. Já os defensores da camiseta do Rosário Central, que se negou a disputar o jogo, passaram a ser chamados de canallas pelos hinchas de Newell's. Para saber mais, clique aqui. O Rosário Central participou por 10 vezes da Copa Libertadores, e voltou a disputa-la depois de dez anos. Na edição de 2016, integra o Grupo 2, juntamente com Palmeiras e os uruguaios, River Plate e Nacional. "Se queremos seguir sendo protagonistas, temos que redobrar esforços, trabalhar mais", pontuou Ernesto Colman, preparador físico canalla. Colman entende que seus atletas não podem se acomodar no bom ano que fizeram em 2015.
Destaques do elenco
O plantel canalla perdeu nomes como Maurício Caranta (goleiro) e uma de suas crias, Nery Domínguez (centrocampista), mas incorporou o goleiro uruguaio Sebastían Sosa (Mineros do México); os meio-campistas centrais, Rodrigo Battaglia (cria do Huracán) e Gastón Gil Romero (ex-Estudiantes LP); os zagueiros, Mauro Cetto (ex-San Lorenzo), e Esteban Burgos (ex-Talleres de Córdoba); e também, o veterano atacante, German Herrera, cria do Central, com passagem por Grêmio, Corinthians e Botafogo carioca. O Central apresentou estes seis reforços aos seus hinchas, em amistoso diante do Cerro uruguaio.
O técnicoEduardo ‘Chacho' Coudet, 41, habilidoso meio-campista daquele Rosário Central campeão da Copa Conmebol 1995 (bateu o Galo Mineiro), chegou ao estádio para o duelo contra o Godoy Cruz (Central, 1x0), primeira peleja oficial de 2016, registrando 36 partidas no comando canalla. Entre jogos do certame nacional e da Copa Argentina, no ano de 2015, Chacho Coudet reunia os seguintes números: 20 vitórias, 12 empates e 4 derrotas. Em 2016, ainda não perdeu. Após 6 jogos oficiais, Coudet soma 4 vitórias e 2 empates, e o seu Central lidera o atual campeonato argentino. Detalhe: A cada partida, uma escalação diferente.
SANTIAGO FLAIM/LATINCONTENT/GETTY IMAGES
Coudet reclama na final da Copa Argentina, quando o Central foi prejudicado em benefício do Boca
Coudet reclama na final da Copa Argentina: Central foi prejudicado em benefício do Boca
"Não creio que Donatti e Pinola sigam jogando todos os minutos. Em algum momento, terão que descansar." (Coudet, seis dias antes da partida contra o Palmeiras). Pensamento que o treinador aplica jogo a jogo, não importando tanto se o jogador vive bom momento técnico.
Confirmado como técnico canalla em 14/12/2014, Coudet tem como auxiliares técnicos, o ex-zagueiro Ariel Garcé, 36, cria do River, atuou no Central; e Diego Monarriz, 48, ex-meia do San Lorenzo, que trata-se de um apaixonado e experimentado treinador e coordenador de divisões de base na Argentina, com trabalhos nas canteros do próprio San Lorenzo, River e Vélez.
Como visitante, o Central de Coudet registra neste começo de 2016, duas vitórias, com cinco gols marcados e nenhum sofrido. Os números de 2015 também são expressivos. No campeonato nacional, o esquadrão Canalla disputou 15 partidas fora de casa, registrando: 8V, 4E e 3D.
 
622 3f47e497 bd94 38e3 946b 03877a1fda8a
Final da Copa Argentina: indignados, jogadores e técnico do Central discutem com arbitragem 
Goleiros
O guardião da meta auriazul em 2016, no campeonato local, vem sendo Manuel Garcia, 27 anos, 1.88 mts. Com 44 partidas disputadas pelo Central, só agora inicia uma temporada na condição de titular. Debutou em setembro de 2011, encerrou o ano como titular (29 jogos) e registrado boas atuações. Em 2012, só atuou em duas pelejas, pois uma fratura por estresse na tíbia da perna direita, o afastou dos gramados por seis meses. Após ter participado de apenas dois jogos em 2013 e uma partida em 2014 (perdeu o posto para Maurício Caranta), voltou ao quadro titular no segundo semestre de 2015, quando o técnico Coudet lhe confiou o arco canalla nas partidas da Copa Argentina do ano pasado. Competição em que foi protagonista na partida contra o Ferrocarril Oeste, fazendo justiça ao carimbo de bom pegador de penalidades máximas.
O uruguaio, Sebastian Sosa, 29, 1.83 mts ("baixo"), mais hábil com os pés que Garcia, deverá seguir como o titular do arco canalla nos jogos válidos pela mais importante competição continental. Cria do Peñarol, disputou duas finais seguidas de Copa Libertadores. Em 2011, pelo clube que o revelou, e 2012, defendendo o Boca Juniors. Foi vice-campeão nas duas ocasiões, diante do Santos e do Corinthians.

Laterais

Pelo lado direito, o clube auriazul voltou a contar com a antiga cria, Paulo Ferrari, 34, lateral ofensivo, de bastante projeção no campo rival, que ficou inativo por 10 meses devido a ruptura do tendão de Aquiles direito. O veterano canalla - era capitão quando se lesionou - só participou de duas partidas em 2015. 
Outros protagonistas do posto são, Víctor Salazar, 22, e Pablo Álvarez, 30, que também vem sendo escalado como lateral esquerdo e como zagueiro, embora sua posição de origem seja mesmo a de marcador de ponta. Salazar está se saindo mais agudo e ofensivo que Álvarez, repatriadodo para suprir ausencias de um lesionado Ferrari. E Victor Salazar tem a seu favor, o bom entrosamento com o meia direita, Walter Montoya, pois atuaram juntos na base canalla.
Do lado esquerdo, Coudet vem optando por Cristian Villagra, 30, cria profissional do Central. Bastante ofensivo, também busca a meia esquerda e pode atuar na lateral direita. Outro nome que sustenta o carimbo de time versátil é Javier Pinola, 33, 1.83 mts, ex-Atlético de Madrid, Racing, Nuremberg, é um zagueiro que sabe do riscado quando escalado como lateral esquerdo, como no último clássico rosarino. Ainda na primeira etapa, Coudet deslocou Villagra para a lateral direita, passando Alvarez para a zaga e posicionou Pinola como marcador de ponta, na beirada esquerda da defesa.
Zagueiros
Quanto a principal dupla de zagueiros do time canalla, Alejandro Donatti, 29, 1.92 mts, segue a cartilha feijão com arroz. Antecipa, rouba e entrega. Vez ou outra arrisca inversão de jogada ou passe longo. Já seu companheiro de zaga, Javier Pinola, mais técnico e ágil, pode ser flagrado conduzindo bola no campo rival, saindo para dar o bote próximo ao grande círculo e pode ser o cobrador das típicas faltas laterais em dois lances, além de efetuar bons cruzamentos. Os outros zagueiros que devemos destacar no elenco auriazul, são: Mauro Cetto, 33, 1.83 mts, cria canalla, campeão da Libertadores 2014 atuando pelo San Lorenzo; e Esteban Burgos, 24, 1.90 mts, cria profissional do Gimnasia y Tiro de Salta, que estrelou, em 2014, polémica nas redes sociais por fazer críticas ao Boca Juniors, que mesmo interessado em seu futebol, acabou desistindo de contratá-lo. Típico zagueiro que não recorre a firulas, Burgos também pode ser usado em linha de três, como stopper pela direita, ou em linha de 4, como lateral pelo mesmo setor. 
Meio-campoNo setor de meia cancha, o principal nome é Giovani Lo Celso, 19, 1.77 mts, canhoto, meia criativo, organizador (enganche). Dotado de boa visão de jogo e de qualidade no "último passe", também é cria da cantera canalla como Franco Cervi, 21, 1.70 mts, camisa 10, também canhoto, mais encarador, agudo, ponta-de-lança ou ponteiro, já negociado com o Benfica. 
Lo Celso, que no último domingo marcou um golaço, seu primeiro tento como profissional, entrou 2016 com status de uma das cinco revelações do futebol de seu país, juntamente com o zagueiro Emanuel Mammana, do River, o meio-campista do Boca Juniors, Adrián Cubas e o atacante do Huracán, Cristian Espinoza. E no tocante a reconhecimento internacional, segundo a revista inglesa "Four Four Two", Gio Lo Celso comanda lista das dez melhores promesas do futebol sul-americano. 
Como principal protetor do quarteto defensivo, temos Damian Musto, 28, ex-Olimpo, camisa 5 e volante central, mas que também é referencia dos companheiros que cobram escanteios e faltas laterais, pois, não é incomum suas aparições na grande área rival como se fora um autêntico camisa 9. 
Outro primeiro volante que vale ficar de olho é Gastón Gil Romero, 22, cria Pincharrata. Primeiro nome na lista do River para suprir saída de Matías Kranevitter, com quem compartilhou meia cancha de seleção sub 20, Gil Romero tem muito bom passe e leitura de jogo, além de uma personalidade tremenda, pois já foi capitão no Estudiantes, mesmo tendo ao seu lado, dentro das quatro linhas, um tal de Verón. 
Também para ocupar o posto de meio-campista central, mas com qualidade para ser escalado na meia ou beirada direita da cancha, chegou o polivalente Rodrigo Battaglia, 24, que desembarcou em Rosário após período curto no Moreirense de Portugal.
E não duvide se no transcorrer da Copa Libertadores, Coudet mandar a cancha, no posto de centrocampista, a mais nova revelação auriazul, Joaquín Pereyra, de apenas 17 anos. O pibe aproveitou bem as oportunidades que teve na pré-temporada, como na vitória sobre o Cerro uruguaio, mostrando boa técnica, velocidade para bloquear ações rivais e se movimentando bastante para servir como opção de passe. Acaba de assinar seu primeiro contrato profissional.
Normalmente titular pelo lado esquerdo do flexível e dinâmico 442 canalla, está o ex-Racing Club, José Luís Fernandez, 29, canhoto, fruto de La Academia del Arte Racinguista, vinha fazendo um ótimo começo de 2016, até se lesionar na peleja contra o River Plate. Como é muito provável que fique de fora do jogo contra o Palmeiras, seu substituto deverá ser, o também canhoto e meio-campista, Jonás Aguirre, 23, fruto da cantera do Central. Aguirre busca tramas pelo flanco, o arremate de fora da área e já mostrou versatilidade tática, ao ser escalado improvisado na lateral esquerda contra o Banfield, na penúltima rodada do Argentinão 2015, devido a uma lesão sofrida por Pablo Álvarez, ainda no tempo.
Por uma vaga na meia direita, estão, Walter Montoya, 22, da base canalla, e Gustavo Colman, 30, cria do Chacarita Juniors. Enquanto Montoya é mais intenso, condutor de bola, opta pelo mano a mano, Colman é mais organizador e de deixar os companheiros na cara do gol, como fez recentemente nas vitórias sobre o Newell's e Independiente, com duas lindas assistências.
Outros nomes que potencializam a expressão "jóias das divisões de base", são: Pablo Becker, 22, meia-atacante talentoso, que busca se firmar após atuações irregulares e padecer com uma hérnia lombar; e Maximiliano González, 21, centrocampista que debutou nos profissionais no campeonato nacional de 2015. Somou oito participações no ano e aproveitou as oportunidades, como na vitória por 3 a 1 para cima do Boca Juniors, quando cumpriu bem as tarefas defensivas e a de carimbar a pelota nas transições canallas. Se Coudet der descanso a Lo Celso, Maxi González tem boas chances de jogar contra o Palmeiras, em São Paulo. 

AtaqueFora da estreia no Argentinão, devido uma inflamação no calcanhar direito, o atacante Marco Rubén, 29, 1.78 mts, cria da casa, capitão canalla, boa velocidade, ágil, íntimo da pelota, é bom parceiro para tabelas, triangulações, e pode definir jogadas com as duas pernas. Foi o grande goleador do campeonato nacional de 2015, com 21 tentos anotados - sendo 5 de penalti e 3 de cabeça - ao participar de todos os 30 jogos de sua equipe. Assiduidade que Ruben não vem podendo repetir neste início de 2016, sendo preservado de alguns jogos ou de parte deles, por ainda não se encontrar na plenitude da forma física. Porém, na último domingo, Ruben foi titular e marcou dois gols - o primeiro, um golaço! - na vitória canalla por 3 a 0, na casa do Colón de Santa Fe.
Marcelo Larrondo, 27, 1.91 mts, o "Ibrahimovic Canalla", com passagem pelos italianos Torino e Fiorentina, é um dos principais artilheiros do atual campeonato argentino (4 gols em 5 jogos). Filho de pai chileno, Larrondo busca formalizar sua dupla nacionalidade para que o técnico da seleção do Chile, o argentino Juan Antonio Pizzi, possa concretizar o desejo de convoca-lo. Jorge Sampaoli, que levantou o caneco de campeão da Copa América 2015, também quer contar com Larrondo.
"Sou um centroavante meio raro, pois gosto de recuar para armar jogadas, fazer assistências, mas claro, gosto muito de fazer gols. Na Europa, melhorei muito minha técnica e aprendi a fazer o pivô. Trato de copiar o Zlatan "Ibrahimovic".
Outros nomes que Coudet vem utilizando com frequência para formar a dupla de ataque, são as experientes crias do Central, César Delgado, 34, 1.75 mts, boa técnica, sabe deixar os companheiros na cara do gol, medalha de ouro nas Olimpíadas de Atenas-2004 (6 jogos/2 gols), é um dos maiores artilheiros da história do mundial de clubes (5 gols, como Messi e Suárez); e Germán Herrera, 32, 1.73 mts, apelidado de "Quase gol Herrera", pelos torcedores do San Lorenzo de Almagro, jogou em grandes clubes do Brasil, colecionando boas e más atuações. Sem muita técnica, mas com um espírito de luta tremendo, que contagia os companheiros, Herrera marcou um gol no empate com o River, partida em que fez sua reestreia com a camiseta auriazul. Chelito Delgado, com passagem pelo Lyon da França e pelos mexicanos Cruz Azul e Monterrey, também deixou o dele. Foi na primeira rodada deste Argentinão, na vitória magra sobre o Godoy Cruz.
Por fim, vale citar o meia-atacante, Ijiel César Protti, 21, cria canalla, sobrinho do ex-arqueiro Sérgio Hugo Protti, campeão nacional com o Central em 1986/87. Ijiel, que pelo torneio para suplentes (e recém saídos da base) atuou em 20 jogos e marcou 7 gols, debutou no time principal em junho de 2015. Com a lesão de Larrondo, vira uma opção que poderá ao menos figurar no banco de reservas na peleja contra o Palmeiras.

Canallas olímpicosOs jovens canallas, Víctor Salazar, Walter Montoya, Franco Cervi e Giovani Lo Celso, todos com menos de 23 anos, estão sendo especialmente acompanhados por Tata Martino e podem figurar na lista definitiva para os Jogos Olímpicos, Rio-2016.

Análise tática
ARTE
Coudet sobre seu time e os titulares: não temos duas equipes, mas um bom plantel
Coudet sobre seu time e os titulares: não temos duas equipes, mas um bom plantel
ARTE
Hernán Da Campo (28), virou alternativa para o jogo devido à ausência de Montoya
Hernán Da Campo (28), virou alternativa para o jogo devido à ausência de Montoya



Após a partida do último domingo, foram parar no Departamento Médico Canalla, os jogadores, Larrondo, Villagra, Colman e Montoya. Muito difícil que os três primeiros possam jogar contra o Palmeiras. Além deles, não será supresa se Coudet optar por dar descanso a Donatti e Lo Celso. Contexto que aumenta as chances dos garotos, Joaquín Pereyra e Maxi González.
Tome nota: o principal sistema tático de referência do Rosário Central é um 442 sem duas linhas de quatro, mas sim, variando do 4312 ao 4132, o mais flagrado. Nos dois desenhos táticos, o papel de meio-campista responsável por arquitetar ações criativas na intermediária adversária vem cabendo, principalmente, ao camisa 21, Giovani Lo Celso. Se Colman também estiver em campo, eles dividem esta tarefa, como na vitória por 2 a 0, fora de casa, sobre o Independiente. Partida esta, que flagramos também um 4231, variação sem a bola, quando o camisa 20, Gustavo Colman, se posicionava próximo à Musto. De posse do couro, tínhamos o 4132 tomando forma durante a transição canalla, com Colman livre para se adiantar e orquestrar tramas, enquanto Cervi (depois, Lo Celso) se aproximava mais de Larrondo (depois, Ruben). 
Vivendo momento técnico ruim, Franco Cervi não vem sendo produtivo, quando escalado para executar atribuição de homem da organização, até porque, como já observamos aqui, não é muito a dele.
Normalmente o treinador Eduardo ‘Chacho' Coudet posiciona seu esquadrão Canalha com apenas um meio-campista a frente da linha de quatro defensores, e ganha dois homens de meio-campo que se alinham ao enganche (Lo Celso) para agilizar tramas ofensivas nos últimos metros de cancha, como também, para dificultar a transição adversária, aumentando as chances de roubar a bola mais perto do arco rival. 
"Chacho quer que eu seja um jogador intenso quando tivermos a pelota e que trate de fazer a equipe jogar. Nas divisões de base também joguei como meia pela esquerda, e como quero estar entre os onze, não vejo problemas em atuar em outra posição, se o técnico assim desejar". (Gio Lo Celso)
Este Rosário Central de Coudet, dinâmico, com a intensa movimentação e inversão de posicionamento (o que muda a função em determinadas jogadas) de ao menos sete de seus jogadores, incluindo seu quarto zagueiro, Javier Pinola, me faz lembrar do Newell's Old Boys da Libertadores 2013, dirigido por Tata Martino. Porém, o quadro Canalla vem demonstrando (não garante o futuro) ser mais competitivo, por fidelidade ao mantra de cabeceira do técnico auriazul: "Todos atacam, todos defendem". 
E já que citei a Libertadores 2013, o campeão daquela edição, o Atlético Mineiro, também fazia uso - só que de forma mais letal - do expediente da bola longa partindo de sua defesa (Léo Silva-Jô), embora também tivesse bons pés para sair jogando a toques curtos, rente ao piso.
Antonio, o amigo: "Eu e Coudet temos uma visão muito parecida sobre o futebol. Nos contactamos constantemente. Nos falamos antes e depois de cada partida" (Antonio ‘el Turco' Mohamed, atual treinador do mexicano Monterrey e campeão em cima do Goiás, da Copa Sul-americana 2010, dirigindo o Independiente de Avellaneda).
Eduardo Cecconi, jornalista, treinador e analista de desempenho: "Aparenta ser uma tendência na Argentina essa variação ofensiva do losango - na prática um 4-1-3-2. Central é o 3o time que vejo fazer isso".
Coudet: "Meu pensamento é colocar em campo uma equipe que seja protagonista em todas as partidas. Os laterais são fundamentais para encontrarmos espaços, gosto de tê-los no campo ofensivo e que tenhamos um bom manejo da pelota". 
Gustavo Colman, Gio Lo Celso, Javier Pinola, José Luís Fernández, Walter Montoya, Franco Cervi, Marco Rubén, Gil Romero e Marcelo Larrondo, são nomes que potencializam proposta de ser protagonista na posse e no manejo produtivo da pelota (inverter trama de lado, tabela, triangulação), embora este Rosário Central não priorize chegar ao fundo da meta adversária trocando passes rente ao chão até a pequena área, para só então, definir uma jogada. 
Los Canallas de Chacho Coudet - tendo Garcia no arco - recorrem bastante ao tiro de meta com bola longa, ao invés da transição com toques curtos. Já com o uruguaio Sebá Sosa debaixo da meta, o Central terá mais saída de bola pelo chão, curta, com o goleiro procurando os zagueiros, principalmente o Pinola, e se adiantando até a meia-lua ou fora da área para participar de linhas de passe. Quando opta por bolas longas, Sosa também busca a cabeça de um dos dois atacantes canallas.
Este Central recorre também aos cruzamentos pelos dois lados do ataque, não necessariamente da linha de fundo. Passando uns metros para dentro do campo contrario, Salazar e Montoya, do lado direito, e Villagra, Pinola, J.L.Fernández e Jonás Aguirre, pelo lado esquerdo, são os principais protagonistas de centros que buscam Rubén, Larrondo, ou ainda, Herrera e Delgado. Nas cobranças de laterais, destaque para Álvarez e Pinola, que podem meter pelotas direto dentro da grande área rival. Gio Lo Celso cobra faltas na meia direita, Fernández e Montoya cobram escanteios, além de revezarem com os laterais, com Pinola, Cervi e Lo Celso a tarefa de executar cobranças de faltas pelos lados do ataque. Os zagueiros canallas marcam presença na área adversária nas jogadas de bola parada, e Larrondo os ajuda quando a bola parada é contra a meta auriazul.
E não é porque estamos falando de um time que se posiciona taticamente com dois homens de frente, que o treinador exija de um deles o exclusivo papel de "poste". Não, nada disso, todos os atacantes destacados aquí exibem intensa movimentação, com inversão de posicionamento e função. Exemplo? No jogo de estreia nesta Libertadores, o time terminou o jogo com Delgado compondo, pela beirada direita, a linha de 3 do 4132 canalla, e mais a frente, imunes a conceitos táticos arcaicos, Larrondo e Herrera.
Como já dissemos, diferentemente de Sebá Sosa, o goleiro Manuel Garcia não está para brincar de líbero. Costuma sacar pelotas longas procurando, principalmente, a cabeça do grandalhão Larrondo, enquanto seus defensores sobem a marcação buscando a compactação necessária para ficar com a segunda bola ou recupera-la o mais rápido possível. Na metade da cancha ou já dentro do campo defensivo rival. Expediente tático este que vem registrando boa eficacia, ao menos nas competições nacionais. Mas, é uma opção tática refém de uma necessidade extrema de ordenação, compactação e concentração, pois a diferença para o que identificamos como "bola rifada", é mínima. 
Isto posto, vejo que específicamente esta opção/variante de jogo, entre tantas outras bancadas pelo técnico Coudet é o melhor momento para um oponente causar danos ao time canalla. Ganhar o rebote e aproveitar espaços nas costas dos defensores adiantados. Entretanto, vale avisar, que o Central marcou seu primeiro gol no recente empate em 3 a 3 com o River Plate, exatamente de um tiro de meta metido pelo arqueiro Garcia. Bola na cabeça de Herrera, com segunda bola sob dominio de Larrondo e devolução na frente para Herrera estufar a rede.
Confira como uma bela trama canalla, com bola de pé em pé e rodando toda a cancha, começou justamente de uma bola esticada pelo guardameta auriazul, Manuel Garcia:



Resultados recentesO Central foi terceiro colocado no campeonato nacional de 2015, atrás apenas do San Lorenzo e do Boca Juniors. E foi o time que menos perdeu. Três derrotas em 30 jogos. Os xeneizes, campeões, registraram o dobro de derrotas, e o Ciclón, cinco caídas. Os canallas marcaram 47 e sofreram 26 gols. Segundo melhor ataque e quarta melhor defesa, empatados com o Boca.
O Rosário Central foi vice-campeão da última edição da Copa Argentina (2014/2015), superando times como River Plate, Racing Club e Estudiantes de La Plata, até ser demasiadamente prejudicado pela arbitragem na final, em uma única partida, frente ao Boca Juniors. Detalhe: Coudet não contou com Gio Lo Celso na finalíssima, pois o garoto foi expulso na semifinal contra La Academia de Diego Milito, partida em que além de atuar muito bem, foi protagonista de uma jogadaça individual e bela assistência para Marco Ruben marcar o gol da classificação.
O diário Olé, estampou: "Campeão polêmico. Desastrosa arbitragem de Ceballos. Não houve pênalti no primeiro gol e Chávez estava adiantado no segundo". O árbitro Diego Ceballos marcou absurdamente uma penalidade máxima, após Peruzzi sofrer falta do camisa 4 Ferrari, claramente, fora da área. Antes, Marco Rubén marcou um belo gol de cabeça, mal anulado pelo bandeira, pois o camisa 9 canalla estava em condição legal de jogo. E o técnico Chacho Coudet acabou expulso por sua justa indignação.

Amistoso antes da estreia no Argentinão 201629/01/16 - Central 1x0 Cerro do Uruguai
Escalação (4132): Garcia; Salazar, Álvarez, Pinola e Villagra; Musto; Montoya, Cervi e Fernández; Larrondo e Ruben. DT: Coudet
No final de janeiro, jogando no Gigante de Arroyito (feudo Canalla), em cotejo amistoso, com gol assinado pelo meio-campista José Luís Fernandez, o Rosário Central superou o Cerro, terceiro colocado no último torneio Apertura uruguaio.
O camisa 22, Cristian Villagra, intercepta passe e a pelota cai nos pés do camisa 10, Franco Cervi (lá atrás, ajudando na marcação) que puxa contragolpe - base da cartilha do técnico Eduardo Coudet, lembra?: "Todos atacam, todos defendem". Sete jogadores participam da jogada: Villagra, Cervi, Marco Rubén, Montoya (destaque da partida), Larrondo (cabeça enfaixada) e J.L.Fernández, que contou com a colaboração do arquero rival. Palmeirense, atenção, "olho no lance"!



Campeonato argentino - torneio de transição 2016Por ser uma competição curta, cada ponto perdido custará muito caro, por isso, Coudet vai dar grande valor ao certame. Claro, sem deixar de seguir cobiçando a Libertadores.
05/02 - Central 1x0 Godoy Cruz
Escalação (4132): Garcia; Alvarez, Donatti, Pinola e Villagra; Musto; Montoya, Cervi e Fernández; Larrondo e Delgado. DT: Coudet.
Gol: Cesar Delgado, aos 26' do primeiro tempo, concluindo cobrança de lateral efetuada por Pablo Alvarez (lat dir), que lançou, com as mãos, a bola diretamente na pequena áera rival. PS: Pinola costuma fazer o mesmo do lado esquerdo.
"Não foi o ideal, mas foi uma boa versão", disse o técnico Coudet, ao final do encontro.
14/02 - Central 2x0 Newell's Old BoysEscalação (4132): Garcia; Alvarez, Donatti, Pinola e Villagra; Musto; Montoya, Lo Celso e Fernandez; Larrondo e Ruben. DT: Coudet.
Gols: Segundo tempo - Larrondo, aos 10', e Ruben, nos acréscimos. 
O Central sobrou no clásico rosarino, foi melhor, destacadamente na segunda etapa, quando o Newell's perdeu um jogador por expulsão e pela presença (substituiu Montoya) de Gustavo Colman nos 45 minutos finais. O camisa 20 auriazul contribuiu para que o Rosário Central apresentasse uma posse de bola mais qualificada, produzindo ações ofensivas mais produtivas, perigosas. Foi de Colman a bela assistência para o segundo gol canalla. 
17/02 - Independiente 0x2 CentralEscalação (4132/4231): Garcia; Salazar, Donatti, Pinola e Alvarez; Musto; Montoya, Colman e Aguirre; Cervi e Larrondo.
Gols: Segundo tempo - Larrondo, aos 5', de penalti (canto esquerdo, rasteiro, com goleiro fora da foto). Aos 19', contragolpe mortal com Montoya, Colman (assistência por debaixo das pernas do rival) e Aguirre, que unindo calma e técnica, decretou o 2 a 0.
O meio-campista Gustavo Colman, mais uma vez, mostrou muito boa qualidade para organizar o time, orquestrar as tramas canallas na segunda metada da cancha. Com a entrada de Lo Celso, aos 30' ST, na vaga de Aguirre, Colman dividiu a batuta de maestro canalla com a jovem revelação auriazul e o time Rojo terminou o jogo levando olé, dentro de sua casa. Diabo!
21/02 - Central 3x3 River PlateEscalação (4132): Garcia; Salazar, Donatti, Pinola e Villagra; Musto; Montoya, Lo Celso e Fernández; Larrondo e Herrera. DT: Coudet.
Gols: Alario abriu a contagem, em favor do River, logo aos 05 minutos da etapa inicial. Aos 14', Herrera igualou o marcador, e aos 27', Rodrigo Mora colocou o clube millonario outra vez na frente. No segundo tempo, aos 18', Larrondo jogou contra o próprio patrimônio, River 3 a 1. Depois, aos 29' e já nos acréscimos, novamente Larrondo, só que a favor da causa canalla. Tudo igual, 3 a 3, e fim de papo.
Embora tenha tido dificuldades quando o River, sem a bola, metia quatro, cinco homens no campo contrario (mesmo expediente canalla), marcando pressão, principalmente nas saídas de bola pela direita de sua defesa, o Rosário Central seguiu mostrando qualidades que respaldaram sua reação após estar perdendo por dois gols de diferença. O primeiro gol do River teve origen na mencionada pressão sobre o lado direito canalla. Abafa que resultou em cobrança de lateral, e na sequência do avanço ofensivo millonario, o Central cedeu um escanteio que terminou com tento marcado por Alario.
Os hinchas canallas deixaram a cancha de jogo reclamando, com justiça, de um penalti não marcado sobre Villagra, aos 36' da etapa final, após o lateral esquerdo invadir a área para receber ótimo passe do joven enganche, Gio Lo Celso. 
Os donos da casa também lamentaram uma boa chance que tiveram para virar o marcador, com Larrondo, nos últimos giros do relógio. O chute do camisa 7 pegou na rede, mas do lado de fora da trave esquerda do goleiro Barovero. A emblemática remontada fez com que o Rosário Central se mantevisse invicto em sua cancha, registrando 10 vitórias e 8 empates.
O saldo negativo do empate com los Millonarios foi a lesão (entorse no tornozelo esquerdo) do meio-campista canhoto, José Luis Fernández, 29 anos, cria do Racing Club, um dos mais assíduos nas escalações de Coudet, embora o treinador não esteja repetindo time neste início de 2016. Devido a citada lesão, Fernández não poderá atuar contra o Palmeiras. O provável substituto é Jonás Aguirre, cria do Central, e que estará completando 24 anos dois días depois do duelo na Arena Alviverde.
Estreia na Copa Libertadores 25/02 - Central x Nacional do UruguaiEscalação (4132): Sosa; Ferrari, Donatti, Pinola e Álvarez; Gil Romero; Montoya, Cervi e Aguirre; Delgado e Herrera. DT: Coudet.
Gol canalla: O time uruguaio abriu o placar no começo do segundo tempo, com Nicolás López, aos 55' de jogo. Aos 90', Larrondo igualou o marcador.
"No segundo tempo, depois do gol deles, fomos o Central que estão acostumados a ver. Protagonistas, criamos as situações mais claras de gol. O mais importante foi a imagem que se deixou ao final do jogo" (Gio Lo Celso)
A prudência e responsabilidade de seguir indicadores do planejamento, como os resultados das análises clínicas dos atletas, levou o técnico Coudet a não escalar vários jogadores que são referencias na equipe, entre eles, Lo Celso, Colman, Salazar, José Luís Fernández, Damian Musto, Marco Ruben e Marcelo Larrondo. A grande maioria deles, figuram entre os onze titulares. 
Com histórico recente de ter tomado atitude idéntica, quando deixou no banco de reservas, Larrondo e Ruben, na penúltima rodada do campeonato nacional de 2015, para tê-los em melhores condições para a finalíssima da Copa Argentina, o comandante canalla mandou a campo uma escalação bem diferente da que vinha sustentando o qualificado, encantador e perene rendimento de seu Rosário Central.
Mesmo desfalcado, o quadro canalla foi melhor (70% de posse, pressão com 7, 10 homens no campo uruguaio) num primeiro tempo em que nos últimos metros de cancha, a dupla de ataque "reserva" - Herrera e Delgado - não conseguiu levar perigo ao arqueiro Esteban Conde. 
Como manda a boa cartilha para enfrentar adversarios acorvadados, que atravessam o próprio ônibus na sua pequena área, o Central explorou bastante os flancos, mas a falta de entrosamento - óbvia, em se tratando de um time remendado - também pesou contra. 
Já na segunda metade da partida, quando Coudet mandou a campo, Lo Celso, (na volta do intervalo), e depois, Larrondo, o time canalla foi mais contundente, criou cinco ótimas oportunidades, com transições capitaneadas por Lo Celso (terminou o jogo atuando como um "5") e Javier Pinola. O time argentino teve inclusive um clamoroso penalti (mão de Espino) não marcado a seu favor, antes da penalidade duvidosa que o árbitro Wilmar Roldán acabou assinalando depois. 
28/02 - Colón 0x3 Central (campeonato argentino)Escalação (4132): Garcia; Salazar, Donatti, Pinola e Villagra; Musto; Montoya, Lo Celso e Cervi; Lorrondo e Ruben. DT: Coudet.
Gols: Logo aos 05', golaço de Lo Celso, após concluir de primeira um curto centro de Ruben que fora acionado por Larrondo pelo lado direito da grande área rival. Aos 09', Lo Celso retribuiu a cortesia e da meia esquerda serviu passe para Ruben meter um tirambaço de fora da área no ângulo esquerdo do arqueiro Jorge Brown. Na etapa derradeira, aos 19', após inteligente e belo giro dentro da área, Larrondo foi derrubado, pênalti. Outra vez Rubén, 3 a 0.
Respaldado por sua melhor versão, exceto pela ausência do lesionado J.L. Fernández, o Rosário Central não tomou conhecimento do "Cemitério de Elefantes", como é conhecido o estádio do Colón, e atropelou os donos da casa. E podia ter sido mais. Lo Celso manejou bons contragolpes que geraram boas chances, com Ruben e Pinola, além de Larrondo que botou o goleiro Brown para trabalhar duro. 
Dedico este post ao saudoso companheiro de todas as canchas e peleias, Tiago de Melo Gomes, historiador, colunista do site Futebol Portenho e um hincha do Huracán, que certamente estaria vibrando com o que vem aprontando este Rosário Central de Eduardo Coudet.
Renato Zanata Arnosniteroiense, historiador, jornalista, autor de "Adílio, Camisa 8 da Nação", coautor de "América, Terreirão do Galo", coautor de "Sarriá 82, o que faltou ao futebol-arte?", blogueiro e bluesman. Acesse o Blog do Zanata clicando aqui.