quinta-feira, 3 de março de 2016

Torcedores criam Movimento Futebol Limpo

O movimento iniciado por torcedores na internet na última sexta-feira que protesta pela forma como o Maracanã tem sido usado ganhou novo nome e novas bandeiras. Movimento Futebol Limpo é como passou a ser chamado, com a participação de torcedores de diversos times do país e não somente do Flamengo e Fluminense como no início. 
Entre as novas bandeiras, uma tem sido alvo de tuitaços desde o domingo. O termo #QuemPatrocinaFazParte foi o que mais teve menções no movimento realizado no Twitter. Foram 5.144 citações a empresas que patrocinam a CBF, num intervalo analisado de apenas uma hora de duração.
O levantamento foi feito pelo Twitter, a pedido do Blog. No período entre sexta-feira (26) e domingo (28) o tuitaço movimentou pouco mais de 78 mil citações a diversos termos como #oMaracaÉNosso, @CBF, @Ferj, e #FootballWithoutFansIsNothing. 
No gráfico que você pode acessar neste link, pode-se verificar o comportamento dos torcedores. A curva mais alta da esquerda, é #oMeuMaraca, que obteve 4.471 menções entre meio-dia de sexta-feira até 13h. A curva mais alta da direita é #QuemPatrocinaFazParte, que obteve o pico entre 16h e 17h de domingo.
Entre as empresas mais citadas estão @itau e @MasterCardBR. A ideia do movimento, que recebeu adesão de torcedores de diversos clubes, é questionar o financiamento de práticas pouco transparentes e corruptas no futebol, segundo os organizadores.
ESPN.COM.BR
Print - twitter
Ação dos torcedores no Twitter
"Nossa página no facebook cresceu muito em apenas três dias e estamos conectados a torcedores de diversos times. Não somos mais torcedores de apenas times do Rio", diz Guilherme Salgado, um dos organizadores do movimento que desde domingo recebeu o apoio do Bom Senso.  
Ele conta que nesta quinta, um novo tuitaço será promovido. O alvo será mais um dos patrocinadores da CBF. 
Vice nos trending topics 
Na terça-feira, uma nova campanha foi feita em relação à CBF. A tag utilizada nas menções foi #NaoFinancieaCBF e chegou a ficar em segundo lugar nostrending topics, tópicos mais citados, do Twitter, no Brasil. 
Os torcedores também adotaram como estratégia marcar os perfis de autoridades políticas como o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, e (@LFPezao), e do secretário de Esportes, Marco Antonio Cabral (@MarcoACabral). Nestes casos, em protesto específico pela impossibilidade dos clubes do Rio em usar o estádio nesta temporada.
Os perfis do movimento na internet: @futebol_limpo e no Facebook