domingo, 4 de dezembro de 2011

Argentino - Apertura


18h00 Independiente 1x1 Newells Old Boys
19h10 Belgrano 1x1 Godoy Cruz
20h10 Boca Juniors 3x0 Banfield

Brasileirão Série A


17h00 Corinthians 0x0 Palmeiras
17h00 São Paulo 4x1 Santos
17h00 Internacional 1x0 Grêmio
17h00 Cruzeiro 6x1 Atlético-MG
17h00 Atlético-GO 5x1 América-MG
17h00 Atlético-PR 1x0 Coritiba
17h00 Bahia 2x1 Ceará
17h00 Avaí 1x1 Figueirense
17h00 Botafogo 1x1 Fluminense
17h00 Vasco 1x1 Flamengo

Corinthians jogará dérbi decisivo de luto para homenagear o ídolo Sócrates

O Corinthians entrará em campo de luto na tarde deste domingo por conta da morte do ex-jogador Sócrates, confirmada ainda de madrugada. Os jogadores deverão usar uma faixa preta no braço no duelo contra o Palmeiras que vale a conquista do Campeonato Brasileiro para os alvinegros.

A confirmação foi feita pelo presidente alvinegro, Andrés Sacnhez. Ao ser questionado se o clube faria algo diferente por conta do falecimento do ex-atleta, ele disse: "Vamos jogar de luto". Durante a fala, bateu com a mão em um dos braços em referência ao uso da tarja.

Sócrates era um dos críticos da administração de Andrés no Corinthians, que em seu site oficial prestou homenagem ao Doutor, como também era conhecido. Logo na página incial, uma foto do ídolo do clube aparece em imagem feliz de comemoração de um de seus 172 gols com a camisa alvinegra.

Vestindo a 8, Sócrates defendeu o Corinthians em 297 partidas e sagrou-se campeão paulista em três oportunidades (1979, 1982 e 1983). Na nota publicada no site corintiano, o título diz "Adeus, Sócrates", e o texto faz referência ao jogador como um dos idealizadores da "Democracia Corinthiana"  e relembra outro apelido famoso do atleta, "Magrão". 

Mais cedo, a CBF também informou pesar pela morte de Sócrates e que todas as partidas da última rodada do Brasileiro terão um minuto de silêncio em homenagem ao ex-jogador que também teve passagem de destaque pela seleção brasileira, sendo, inclusive, o capitão do time que disputou a Copa do Mundo de 1982.
Página inicial do site do Corinthians presta homenagem a Sócrates
Página inicial do site do Corinthians presta homenagem a Sócrates
Crédito da imagem: Reprodução/Site oficial do Corinthians

Outra foto utilizada pelo Corinthians no texto que homenageia Sócrates em sua página
Outra foto utilizada pelo Corinthians no texto que homenageia Sócrates em sua página
Crédito da imagem: Reprodução/Site oficial do Corinthians

Inglês


13h00 Everton 2x1 Stoke City
14h00 Wolverhampton 0x1 Sunderland

Francês


14h00 Bordeaux 2x0 Nancy
14h00 PSG 3x2 Auxerre
18h00 Lyon 3x2 Toulouse

Alemão


12h30 Hamburgo 2x0 Nuremberg
14h30 Schalke 04 3x1 Augsburg

Ex-jogador Sócrates morre em São Paulo aos 57

O ex-jogador Sócrates morreu às 4h30 deste domingo aos 57 anos em decorrência de um choque séptico, que ocorre quando bactérias de uma infecção chegam à corrente sanguínea e se espalham pelo corpo.
Veja o especial sobre Sócrates
Em nota, Corinthians diz que hoje seria dia de alegria
Veja galeria de imagens da carreira de Sócrates
Veja trechos de bate-papo entre Juca Kfouri e Sócrates
O enterro será em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, pouco antes do início da última rodada do Campeonato Brasileiro, que está agendada para as 17h deste domingo. A CBF já comunicou que fará um minuto de silêncio em homenagem ao jogador que defendeu a seleção nas Copas de 1982 e 1986.

Fotomontagem
Sócrates em vários momentos da carreira; clique na imagem e veja galeria do ídolo corintiano
Sócrates em vários momentos da carreira; clique na imagem e veja galeria do ídolo corintiano

O ídolo do Corinthians, estava internado desde a última quinta-feira na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital Albert Einsten, na zona sul de São Paulo, após dar entrada com quadro de infecção intestinal.
Sócrates, sua mulher e um amigo haviam se sentido mal na noite de quinta-feira (1º) após comerem em um evento.
Segundo o jornalista Juca Kfouri, colunista da Folha, um prato de estrogonofe contaminado com uma bactéria foi o responsável por desencadear a internação do ex-jogador.
Sócrates já esteve internado outras duas vezes entre agosto e setembro, também na UTI, por conta de hemorragias digestivas.
Além de Corinthians e Botafogo-SP, jogou também pelo Flamengo, Santos e Fiorentina, da Itália. Formado em medicina, trabalhava como comentarista na TV Cultura e colunista do "Agora São Paulo", do Grupo Folha, e da "Carta Capital".

Arte/Folhapress
Andre Penner - 18.mai.2011/Associated Press
O ex-jogador de futebol Sócrates, ídolo do Corinthians e da seleção brasileira
O ex-jogador de futebol Sócrates, ídolo do Corinthians e da seleção brasileira

Confira abaixo a íntegra da nota de falecimento divulgada pelo hospital:
NOTA DE FALECIMENTO
(São Paulo, 4 de dezembro de 2011, 5h30)
O Hospital Israelita Albert Einstein informa com profundo pesar o falecimento do ex-jogador Sócrates Brasileiro Sampaio de Sousa Vieira de Oliveira às 4h30, em conseqüência a um choque séptico.
Médicos Responsáveis
Dr. Fernando Luis Pandullo
Dr. Ben-Hur Ferraz Neto
Diretor de Prática Médica
Dr. Oscar Fernando Pavão dos Santos

Jorge Duran-1º.jun.85/France Presse
Sócrates posa com a camisa da seleção em 1985; clique na foto e veja imagens históricas do ex-jogador
Sócrates posa com a camisa da seleção em 1985; clique na foto e veja imagens históricas do ex-jogador

terceira internação neste ano, ex-jogador Sócrates morre no Hospital Albert Eisntein

Ex-jogador Sócrates morreu na madrugada deste domingo em São Paulo
Foto: AP
Ex-jogador Sócrates morreu na madrugada deste domingo em São Paulo AP
RIO - O dia que vai consagrar o próximo campeão brasileiro começou com uma triste notícia para todas as torcidas do país: Sócrates, ídolo do Corinthians - que disputa o título com o Vasco neste domingo - e da seleção, morreu nesta madrugada, aos 57 anos, em consequência de um choque séptico, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internado desde a noite de quinta-feira. O corpo do ex-jogador será enterrado às 17h no cemitério Bom Pastor, em Ribeirão Preto, cidade onde nasceu e iniciou sua carreira. O velório deve ser iniciado por volta das 13h. O ex-jogador chegou a apresentar leve melhora no sábado graças a um antibiótico mais potente, mas ainda respirava com a ajuda de aparelhos, em estado considerado gravíssimo, e não resistiu.


Essa era a terceira internação dele este ano. Nas duas ocasiões anteriores, ele precisou ir para o hospital para tratar de uma hemorragia digestiva, causada pelo consumo prolongado de álcool.
Dessa vez, Sócrates teve problemas após comer um estrogonofe estragado, junto com a mulher e um amigo do casal. Os três passaram mal, mas o caso do ex-jogador foi pior devido à sua saúde já debilitada. Com infecção generalizada causada por uma bactéria que alcançou a corrente sanguínea, Sócrates estava senso submetido a uma diálise, mas os médicos informaram que os rins do ex-jogador não pararam de funcionar - a opção pelo tratamento tem exatamente a finalidade de evitar que isso aconteça. No boletim médico divulgado na noite de sábado, as próximas 72 horas seriam fundamentais para a recuperação do ex-craque.
Embora o ex-craque não pudesse receber visitas, personalidades do mundo do futebol foram ao hospital no sábado, como o ex-jogador Paulo César Caju e alguns jornalistas esportivos amigos de Sócrates. No último treino do Corinthians antes do clássico contra o Palmeiras, que pode dar ao Timão o título brasileiro, os jogadores e a comissão técnica foram surpreendidos com a notícia da internação.
Sócrates, de 57 anos, passou nove dias no hospital na época da primeira internação, em agosto. No mês seguinte, ficou mais 17 dias internado. Apesar do comprometimento do fígado, os médicos acreditavam que era possível continuar o tratamento em casa, mas o ex-jogador teria de seguir rígida dieta. Somente com um quadro clínico estável ele poderia, caso necessário, entrar na fila por um transplante.
Recentemente, em entrevista ao programa 'SporTV Repórter', Sócrates disse que nunca se considerou um dependente químico do álcool, mas admitiu que o consumo era 'um pouco exagerado'.
- A dependência era mais de comportamento. Eu convivi o tempo todo com o álcool como se fosse um parceiro, mas eu nunca tive abstinência, por exemplo. Passava longos períodos sem usar. De alguma forma, eu convivi bem com ele, até que ele explodiu, chamou a atenção que estava um pouco exagerado.
Na mesma entrevista, o Doutor - Sócrates era formado em Medicina e só se tornou jogador profissional aos 24 anos - garantiu que estava seguindo a principal recomendação dos médicos: abandonar a bebida.
- Não sinto vontade de beber. Tem cinco meses que eu não ponho uma gota de álcool na boca. Não sinto falta nenhuma.
Sócrates começou a carreira de jogador no Botafogo, de Ribeirão Preto, foi contratado pelo Corinthians no fim da década de 70 e vendido para Fiorentina, da Itália, nos anos 80. Também jogou no Flamengo e no Santos e pela Seleção Brasileira.


Leia mais sobre .

Ex-jogador Sócrates morre em São Paulo

Morreu nesse domingo, 4, às 4h30, o ex-jogador Sócrates, aos 57 anos. Ele estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde a noite de quinta-feira, 1º, em razão de uma infecção intestinal causada por bactéria. Sócrates, sua mulher e um amigo passaram mal após um almoço, no restaurante de um hotel em São Paulo. Essa era terceira internação do ex-jogador nos últimos quatro meses.
Ex-jogador tinha 57 anos e deixa seis filhos - Fabio Motta/AE
Fabio Motta/AE
Ex-jogador tinha 57 anos e deixa seis filhos

No sábado, o ex-jogador havia apresentado uma leve melhora, mas o quadro se agravou durante a madrugada. Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa do hospital, Sócrates Brasileiro Sampaio de Sousa Vieira de Oliveira morreu em conseqüência de uma infecção generalizada. O ídolo corintiano estava sedado e respirava por aparelhos.
ENTERRO
O corpo de Sócrates será enterrado ainda neste domingo, no cemitério Bom Pastor, em Ribeirão Preto (SP). Não será realizado o velório e o enterro deverá ser feito antes das 17 horas, horário de início da rodada final do Campeonato Brasileiro. O carro levando o caixão com o corpo do ex-jogador deixou São Paulo por volta das 10 horas da manhã em direção à Ribeirão Preto.

RECAÍDASócrates deixa seis filhos. Foi internado pela primeira vez em 19 de agosto, com uma hemorragia digestiva causada pelo consumo prolongado de álcool. Foram nove dias hospitalizado. Em 5 de setembro, ele voltou a ser internado - desta vez, por mais 17 dias. Com o fígado comprometido por uma cirrose hepática, o ex-atleta - uma das estrelas da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1982 - precisava de um transplante para voltar a ter vida normal.

Príncipe da Democracia Corintiana, Sócrates fez o Brasil repensar o futebol

O futebol brasileiro perdeu um de seus maiores craques, dentro e fora de campo, neste domingo. Morreu, aos 57 anos, em São Paulo, o ex-jogador Sócrates. Internado na noite de sexta-feira, ele não resistiu a uma infecção generalizada e teve a morte confirmada às 4h30.

Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira nasceu em Belém, no dia 19 de fevereiro de 1954, com nome de príncipe. E foi justamente a elegância e maestria dentro de campo que fizeram do Doutor um dos maiores jogadores de todos os tempos.

Na Ribeirão Preto dos anos 70, Sócrates tinha uma vida dupla – dividia-se entre o curso de medicina e os treinos do Botafogo. Mesmo treinando menos do que os companheiros, o meio-campista esguio conseguia se destacar. E como se destacava: foi artilheiro do Campeonato Paulista de 1976 e levou a equipe ao título do primeiro turno de 1977.

Era o momento de escolher entre o futebol e a medicina. E, com a faculdade concluída, Sócrates enfim passou a se dedicar ao esporte. Em 1978, depois de uma negociação conturbada, ele chegou ao Corinthians. Enfim, o Doutor teria a chance de conquistar títulos e escrever o nome na história do futebol brasileiro.

No clube do Parque São Jorge, Sócrates ganhou três campeonatos paulistas, em 1979, 1982 e 1983. Mas as vitórias, os títulos e as conquistas ficaram pequenas perto do que o meio-campista significou para a história do clube e do futebol brasileiro.

Com a camisa do Corinthians, Sócrates virou lenda.

Não foram apenas os gols, os passes de calcanhar, a classe para organizar e distribuir o jogo que fizeram do paraense um ídolo, unanimidade entre os corintianos. Em um país marcado pela ditadura militar, Sócrates liderou o movimento da “Democracia Corintiana”, em que os jogadores decidiam os rumos da equipe – entre outras coisas, o time teve abolida a concentração antes dos jogos.


Sócrates com a camisa da seleção brasileira, uma de suas paixões
Sócrates com a camisa da seleção brasileira, uma de suas paixões
Crédito da imagem: Gazeta Press
Enquanto a postura fora de campo levava Sócrates à condição de ídolo incontestável, mesmo de outras torcidas, o futebol colocou o meio-campista em duas Copas do Mundo. Em 1982, o sonho de ver o futebol arte no topo do planeta parou na Itália de Paolo Rossi; em 1986, Platini e o goleiro Joel Bats fizeram a França avançar, deixando Sócrates sem um título de Mundial.

Depois do Corinthians, o Doutor trocou São Paulo por Florença, onde defendeu a Fiorentina. Os lances geniais continuavam lá, mas a alegria ia embora ao ver companheiros pouco inspirados e um time que não lutava pelas maiores conquistas.

De volta ao Brasil em 1985, Sócrates deu a outras torcidas a alegria que os corintianos se acostumaram a ter. Ele jogou no Flamengo, no Santos e encerrou a carreira em 1989, no Botafogo de Ribeirão Preto, onde tudo começou.

Fora dos campos, Sócrates deu sequência à carreira informal de contestador. Foi comentarista esportivo, escreveu artigos sobre esporte e política, reclamou, posicionou-se. Nunca ficou em cima do muro, nunca fugiu do debate, nunca negou uma boa briga por seus ideais.

Sócrates foi príncipe em uma democracia. Foi ídolo de uma nação que vai além da República Popular do Corinthians.

O craque com nome de filósofo fez o Brasil pensar e repensar o futebol.

E, neste domingo, faz o país pensar novamente: por que não há novos Sócrates?

'Juca Entrevista' com Sócrates será reprisado neste domingo, às 22h30, na ESPN BRasil

ESPN Brasil reapresentará na noite deste domingo, 04 de dezembro, o programa 'Juca Entrevista' com o ex-jogador Sócrates, que teve o seu falecimento confirmado na madrugada deste domingo no Hospital Albert Einstein, em Sâo Paulo.

A reprise será às 22h30. O ídolo corintiano foi vítima de uma infecção generalizada e também da cirrose hepática que o acometia já há algum tempo.  

Ex-jogador Sócrates não resiste e morre na capital paulista; enterro será em Ribeirão Preto

O Hospital Albert Einstein comunicou na madrugada deste domingo, às 4h30, a morte do ex-jogador Sócrates, de 57 anos, em função de uma infecção generalizada. Ídolo do futebol brasileiro e do Corinthians, o "Doutor" não resistiu às consequências de um problema crônico no sistema digestivo.

O corpo partiria de São Paulo na manhã deste domingo rumo a Ribeirão Preto. O Diretor de Jornalismo dos canais ESPN e amigo pessoal de Sócrates, José Trajano, confirmou que o enterro será realizado no cemitério Bom Pastor, em Ribeirão. A intenção da família é realizar o enterro antes ainda da rodada decisiva do Campeonato Brasileiro, por volta das 15h. A CBF já anunciou que todos os jogos deste domingo terão um minuto de silêncio em homenagem ao "Doutor".

Sócrates estava internado desde sexta-feira com um "choque séptico", uma infecção causada por bactéria. Ele passou mal após comer um estrogonofe em um restaurante em Alphaville, na região metropolitana de São Paulo, com a esposa e um amigo. Os médicos não confirmaram se o prato causou a infecção.

O ídolo estava na terceira internação em menos de quatro meses. Em agosto e setembro deste ano, Sócrates permaneceu no hospital por complicações no fígado, que provocaram uma hemorragia digestiva - ele nunca escondeu o gosto pelo consumo de bebidas alcoólicas.

Conhecido pelo estilo clássico em campo, Sócrates foi revelado nos anos 70 com a camisa do Botafogo de Ribeirão Preto. Porém, ele brilhou principalmente pelo Corinthians, onde ganhou títulos e ficou conhecido como um dos líderes da geração da Democracia Corintiana.

Na seleção brasileira, Sócrates fez parte da inesquecível equipe comandada por Telê Santana em 1982, que acabou eliminada pela Itália, mas ficou na história pela qualidade técnica.

Sócrates, mais do que um corintiano, um símbolo do Brasil

Nos tempos do Futebol Cards, as figurinhas que vinham nos envelopes de chiclete pingue-pongue no final dos anos 70, um desafio para os garotos da minha geração era dizer de memória o nome completo de Sócrates. Muitos só sabiam dizer Sócrates Brasileiro.

A lembrança serve um pouco para dizer que Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira não é só corintiano. O Corinthians está de luto neste domingo em que todo o país, todo o mundo do futebol, tem razão paa chorar.

Há notícias de gente que morre que batem nas pessoas simplesmente assim, como uma notícia. O caso de Sócrates foi diferente neste domingo. Fiquei triste! Realmente triste. Provavelmente não tanto quanto seus amigos mais próximos de quem sou mais amigo, do Juca, do Trajano, do Gustavo, seu filho. Mas realmente sentido.

Sócrates é um símbolo do futebol bem jogado, da geração 82. Também da iniciação política de muitos dos que viveram a adolescência nos anos 80. Mesmo que você só gostasse de futebol e fechasse os olhos para o que acontecia no país, tinha de perguntar por que o Doutor usava uma vistosa caneleira amarela, por cima do meião, no primeiro semestre de 1984. O amarelo era a cor oficial da campanha das Diretas Já e o Magrão estava lá, nos palanques, nas entrevistas, cobrando, discutindo.

Ele não se omitia.

Em campo, foi dele o primeiro gol da campanha do Brasil em 1982, o primeio também da campanha de 1986. Suas pernas já não obedeciam tanto, a ponto de ter ficado quase toda a campanha do título carioca do Flamengo fora do time. Mas, na Copa, Sócrates jogou muito outra vez. No México, mais do que Zico, Falcão e Cerezo, cortado na última hora.

Sócrates era, é e sempre será, Brasileiro.

Mas, hoje, dia de Corinthians x Palmeiras, como no dia em que o time estava preso no trânsito a trinta minutos do início do dérbi e Sócrates mandou todos descerem e seguirem a pé até o Morumbi -- e fez o gol da vitória por 1 x 0 -- hoje o Corinthians pode dar ao Doutor o título importante que faltou em sua passagem pelo Parque São Jorge.

Naquele tempo em que os corintianos não cobravam, nem queriam saber de Libertadores, o sonho era o título brasileiro.

A grande homenagem do Corinthians é fazer de Sócrates campeão... Brasileiro.

SÓCRATES BRASILEIRO SAMPAIO DE SOUZA VIEIRA DE OLIVEIRA
Belém, 19 de fevereiro de 1954
São Paulo, 4 de dezembro de 2011
Botafogo-SP (1974 a 1978), Corinthians (1978 a 1984), Fiorentina (1984/1985), Flamengo (1985 a 1986), Santos (1988), Botafogo-SP (1989)
60 partidas pela seleção brasileira
22 gols pela seleção brasileira

Italiano


09h30 Catania 0x1 Cagliari
12h00 Bologna 1x0 Siena
12h00 Chievo Verona 0x0 Atalanta
12h00 Fiorentina 3x0 Roma
12h00 Juventus 2x0 Cesena
17h45 Parma 0x0 Palermo

Espanhol


09h00 Atlético de Madri 3x1 Rayo Vallecano
13h00 Real Sociedad 3x2 Málaga
15h00 Osasuna 2x1 Betis
17h00 Mallorca 1x1 Athletic Bilbao
18h30 Granada-ESP 1x0 Zaragoza