sábado, 21 de novembro de 2015

Com 'meio Messi', Barcelona humilha Real em show de Suárez e Neymar

622 26f1c06b 159b 3681 afa8 c2ee5f63264b
Veja os gols da vitória por 4 a 0 do Barcelona sobre o Real Madrid
Messi jogou apenas 33 minutos. Talvez não precisasse jogar nenhum. O Barcelona não precisou de seu maior craque para destruir o Real Madrid em pleno Santiago Bernabéu: venceu por 4 a 0. Com Neymar, com Suárez, Sergi Roberto, Iniesta. Com "olé"; e, diante de um estádio atônito, paralisado como o rival.
A vitória é mais do que a conquista de três pontos, que coloca os catalães com 30, cada vez mais líderes da Liga Espanhola. É um golpe duríssimo no maior adversário. O Real Madrid, agora a seis pontos, é um time em frangalhos e com um treinador ameaçado. O Barcelona, um líder que agora terá, finalmente, seus principais jogadores sem problemas físicos.
O Santiago Bernabéu foi preparado como nunca para receber o Clássico deste sábado. Devido aos atentados de Paris, na sexta-feira da semana passada, o sistema de segurança foi o maior já implementado em uma partida de futebol - quase 2.500 agentes de segurança, entre contratados pelo Real Madrid, membros da Guarda Espanhola e do município.
O maior contingente de segurança da história tinha um objetivo: proporcional aos torcedores tranquilidade para verem os maiores protagonistas dentro de campo.
 
622 cfc0a9d1 3ed8 346a 94cb 4155a63581d5
Maldoso? Cristiano Ronaldo usa cotovelo e atinge Dani Alves
Só que a escalação do Barcelona já tirou uma das estrelas logo de cara - Lionel Messi, ainda recuperando-se da lesão no joelho, ficou no banco de reservas; Sergi Roberto foi o eleito por Luis Enrique para formar o trio de ataque com Neymar e Luis Suárez.
No Real Madrid, o técnico Rafa Benítez optou por uma escalação ofensiva: James Rodríguez ocupou a vaga de Casemiro no meio-campo, e o trio BBC voltou ao ataque, com Benzem recuperado de uma lesão muscular.
Antes da bola rolar, uma bonita homenagem às vítimas dos atentados na França: uma bandeira do país foi estendida na arquibancada, enquanto o hino nacional francês, La Marsellaise, era executado no piano, com todos os jogadores e treinadores em campo perfilados em campo.
Com a bola rolando, enfim, a primeira boa oportunidade foi de Neymar. Aos 7 minutos, o brasileiro recebeu pela esquerda e chutou por sobre o gol de Keylor Navas. O lance mostrou um problema que se repetiria no decorrer do jogo - a falta de coesão entre a linha de zagueiros e a de meio-campistas do Real Madrid.
 
622 07f551e2 a233 3332 a90e 81d5e68d8e1f
Confira os melhores momentos da vitória por 4 a 0 do Barcelona sobre o Real Madrid
Foi assim que surgiu o primeiro gol. Aos 11 minutos, depois de uma longa posse de bola em que fez o Real Madrid adiantar sua marcação, o Barcelona atacou com Sergi Roberto; o meio-campista encontrou Luis Suárez, que tocou na saída de Navas.
O domínio do Barcelona era evidente na posse de bola e nas chances criadas. No Real Madrid, Garreth Bale estava desaparecido, e Cristiano Ronaldo e James eram os que tentavam criar - sem muito sucesso - as principais oportunidades.
O segundo gol dos catalães poderia ter saído quando Sergi Roberto recebeu na marca do pênalti e chutou por cima, ou quando Navas fez boa defesa em falta cobrada por Neymar. O Real, mesmo inferior, teve a chance do empate aos 38 minutos com Benzema, mas o francês falhou na conclusão.
GETTY IMAGES
Neymar Iniesta Campeonato Espanhol
Neymar e Iniesta: tabela do terceiro gol
Aos 39 minutos, o Barcelona conseguiu ampliar. Iniesta avançou mais uma vez pelo meio-campo despovoado do Real Madrid e lançou Neymar. O brasileiro, na mesma linha da defesa, entrou na área e chutou por baixo de Keylor Navas - 2 a 0 e uma grande atuação na casa do rival.
Poderia ter sido pior. Aos 46 minutos, Neymar avançou pela esquerda e cruzou para Suárez no meio da área. O chute do uruguaio parou na cabeça de Marcelo, que salvou em cima da linha.
No início do segundo tempo, o Real Madrid deu mostras de que poderia reagir. Marcelo e James Rodríguez criaram boas chances logo nos minutos iniciais, mas o chute do brasileiro foi pra fora, e o colombiano parou nas mãos de Claudio Bravo.
Só que o Barcelona reagiu rápido ao melhor início do rival. E aí, deu o golpe que faltava para encaminhar a vitória. Aos 8 minutos, Iniesta avançou mais uma vez pelo descampado no meio-campo do Real Madrid. O capitão tocou para Neymar, que fez o pivô com um toque de letra - a jogada terminou num chute preciso de Iniesta, no ângulo: 3 a 0.
 
622 49149b25 3f6d 3506 b45f b3c06e563da2
Na Europa, sábado de futebol tem mais homenagens às vítimas de Paris
O Santiago Bernabéu estava em choque. E Messi terminava o aquecimento, para substituir Rakitic. A torcida do Barcelona, em menor número, fazia a festa com gritos de "Olé" e de "Florentino", em "homenagem" ao presidente do Real Madrid.
O time da casa, profundamente abatido, quase diminuiu com Cristiano Ronaldo. Mas Claudio Bravo saiu bem do gol para fazer a defesa.
Não era o dia do Real Madrid. Era o dia do Barcelona.
 
622 8f37ad00 27c3 3a22 bb82 2412d474de5f
Perdeu a cabeça: Isco chuta joelho de Neymar e é expulso
Aos 29 minutos, em outro ataque do Barcelona com marcação deficiente dos madrilenhos, Suárez saiu frente a frente com Keylor Navas. O uruguaio teve tempo para preparar o chute com calma, e o disparo, suave, passou por sobre o goleiro costarriquenho. O Barcelona goleava o Real Madrid. Mais do que isso, dava uma aula de futebol.
O Real Madrid se agoniava. Nos melhores ataques, parava em Claudio Bravo. E, quando defendia, era envolvido pelos passes rápidos e dribles do rival. Aos 40 minutos, Isco perdeu a cabeça e chutou Neymar. Levou o cartão vermelho direto. Atitude que simbolizou a noite de sábado no Bernabéu: um Real humilhado, e um Barça cada vez melhor.

Série C

19h30



Vila Nova-GOVNO
Londrina-PRLEC

Brasileirão

19h30 


PALMEIRAS 1 X 1 CRUZEIRO

Espanhol

19h05



La CoruñaDEP
CeltaCEL

Espanhol

19h00



ValenciaVAL
Las PalmasLAP

Série B

17h30 


VITÓRIA 3 X 0 LUVERDENSE

Série B

17h30

CRBCRB
Sampaio Correa-MASAC



Série B

17h30



América-MGAMG
CearáCEA

Série B

17h30


NáuticoNAU
BahiaBAH



Série B

17h30



Mogi MirimMOG
Santa Cruz-PESTA

Série B

17h30


Paraná ClubePAR
BragantinoBRG


Espanhol

17h30


EspanyolESP
MálagaMAL


Francês

17h00




MontpellierMON
ReimsREI

Francês

17h00



TroyesTRO
LilleLIL



Francês

17h00



MonacoMON
NantesNAN