terça-feira, 19 de agosto de 2014

Copa Sul-Americana

22h30



3 HUA Huachipato X San José SJO 1

Brasilerão Série B

21h50



2 AMG América-MG X Luverdense LUV 0

Brasilerão Série B

21h50



2 VNO Vila Nova-GO X Vasco VAS 1

Brasilerão Série B

21h50


1 POR Portuguesa X Avaí AVA 3

Brasilerão Série B

21h50



2 BRG Bragantino X Atlético-GO ACG 1

Brasilerão Série D

20h30


0 IPO Interporto-TO X River-PI RAC 0

Copa Sul-Americana

20h15



1 UCE Universidad Católica-EQU X Deportivo Anzoátegui ANZ 1

Copa Sul-Americana

20h15


1 ADP Águilas Doradas X Emelec EME 1

Brasilerão Série B

19h30


0 ARN América-RN X Ponte Preta PON 2

Brasilerão Série B

19h30



2 JEC Joinville X Boa Esporte Clube BOA 1

Brasilerão Série B

19h30



1 CEA Ceará X ABC ABC 2

Brasilerão Série B

19h30



0 SAC Sampaio Correa-MA X Santa Cruz-PE STA 0

Brasilerão Série B

19h30



3 NAU Náutico X Oeste OES 2

Brasilerão Série B

19h30


1 PAR Paraná Clube X Icasa ICA 0

Copa Sul-Americana

18h00



0 REN Rentistas X Cerro Porteño CPO 2

Copa Sul-Americana

18h00


  2 UNS Universitario de Sucre X Deportes Iquique IQU 0

Supercopa da Espanha

18h00


1 RMA Real Madrid X Atlético de Madri ATL 1

Liga dos Campeões

15h45



1 STE Steaua Bucareste X Ludogorets Razgrad LUD 0

Liga dos Campeões

15h45



2 SAL Salzburg X Malmö MAL 1

Liga dos Campeões

15h45



1 NAP Napoli X Athletic Bilbao ATH 1

Liga dos Campeões

15h45



2 KOB Kobenhavn X Bayer Leverkusen BAY 3

Liga dos Campeões

15h45



0 BES Besiktas X Arsenal ARS 0

Mundial da Rússia vale como primeiro "sprint" na corrida por vaga olímpica



Como não bastasse se tratar de um sempre valorizado Campeonato Mundial, a edição deste ano em Chelyabinsk, na Rússia, de 25 e 31 deste mês, tem um peso a mais para os judocas brasileiros. Uma boa participação nos tatames russos é fundamental na disputa por uma vaga nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Como país-sede, o Brasil tem o direito assegurado de ser representado por um lutador em cada uma das 14 categorias de peso (sete no masculino e sete no feminino). E, segundo a Confederação Brasileira de Judô (CBJ), o ranking mundial vai ser usado como base para a convocação da seleção para os Jogos do Rio – o brasileiro que estiver mais bem ranqueado vai ficar com a vaga, salvo alguma decisão especial da diretoria técnica da entidade que comanda o judô brasileiro. 
Equipe brasileira de judô para o Mundial da Rússia (Foto: Divulgação/CBJ)Seleção brasileira vai contar com 18 judocas no Mundial da Rússia (Foto: Divulgação/CBJ)
A importância do Mundial da Rússia é potencializada, pois a partir do dia 31 de maio deste ano até 30 de maio de 2016 todas as competições disputadas no contexto internacional passaram a ter os seus pontos computados para o ranking olímpico. No critério da FIJ, a pontuação somada no último ano (12 meses) vale integralmente: 100%. Do 12° ao 24° mês, ou seja, para o Rio 2016, o ano de 2014, a pontuação dos torneios cai pela metade. 
Ney Wilson, sorteio das chaves mundial de judô (Foto: Márcio Rodrigues / MPIX)Ney Wilson lembra que a vaga nas Olimpíadas depende de cada atleta (Foto: Márcio Rodrigues)
Sendo assim, o Mundial da Rússia pode ser encarado como o primeiro "sprint" na corrida pela sonhada oportunidade de competir em casa nos Jogos Olímpicos. Ser campeão em Chelyabinsk vale 900 pontos no ranking mundial e a metade, 450, no ranking olímpico. O vice leva 540 (270), e o terceiro colocado soma 360 (180) pontos, bem acima dos valores distribuídos nos outros torneios que fazem parte da temporada do judô internacional (veja a tabela de pontos dados em cada tipo de competição).
Vivendo uma boa fase, o judô brasileiro vai contar com 18 atletas neste Mundial: nove homens e nove mulheres. Como existem quatro categorias em que a disputa interna está acirrada, com dois judocas ocupando colocações entre os top 20 do ranking mundial de seus pesos, a CBJ optou por levar dois representantes do peso-ligeiro masculino (Felipe Kitadai e Eric Takabatake), do leve feminino (Rafaela Silva e Ketleyn Quadros) e dos pesos-pesados masculino e feminino (Rafael Silva, David Moura, Maria Suelen Altheman e Rochele Nunes). Segundo a CBJ, a convocação para cada competição, apesar de levar em conta o ranking mundial, é uma escolha técnica da entidade, que valoriza quem conquista bons resultados ao longo do ciclo olímpico.
Info pontuações judô competições ranking (Foto: GloboEsporte.com)
Info pontuações judô competições ranking (Foto: GloboEsporte.com)Fonte: Federação Internacional de Judô

- No passado, a gente entendia que deveria dar oportunidades iguais (para todos os atletas). Hoje não temos muito essas oportunidades iguais. Ela é diretamente relacionada ao desempenho do atleta em cima do tatame. Quando você tem um atleta que chegou a um status como ao que chegaram Mayra, Sarah, Rafaela, Rafael, que qualquer que seja a competição eles estão em condições de medalhar, os outros atletas hoje têm degraus a serem ainda conquistados. Os novos começam nos primeiros torneios que chamamos de Open. Se forem bem, inscrevemos ele em um Grand Prix. Se tem bom desempenho, ele vai depois para um Grand Slam. Indo bem, ele tem a oportunidade de ir para um Pan-Americano e para um Mundial. É o caminho que ele percorre - explicou o gestor técnico de alto rendimento da CBJ, Ney Wilson.
De acordo com o dirigente, os atletas concordam com o critério e estão realizando uma sadia disputa para assegurarem as suas presenças nas convocações para as diversas competições ao longo do calendário. Somente lutando e conquistando pontos, eles poderão almejar uma vaga nos Jogos Olímpicos.
- A nossa grande conquista é ter hoje os atletas como aliados. Estamos produzindo a favor deles, e não contra eles. Eles veem que isso produz performance e o crescimento deles. Não é democrática essa forma. O atleta faz o caminho dele. As condições são em função do desempenho. É uma avaliação atleta a atleta, categoria a categoria. Cada categoria tem necessidades diferentes, e cada atleta tem necessidades diferentes. É de maneira justa. Ela não é igual para todo mundo, mas ela é justa.
Ney Wilson também salienta que não existe uma preferência por um ou outro atleta. É valorizado quem, de fato, conquista resultados importantes para o Brasil.
- O melhor atleta para mim é o que ganha. Não tenho preferência por atleta nenhum, clube nenhum, técnico nenhum. Digo para eles, sou "seleção futebol clube". Brigo com todo mundo, presidente, COB e Ministério do Esporte para conseguir o melhor para a seleção brasileira. Esse é o meu papel. Isso tudo para eles conseguirem o melhor posicionamento no ranking. Eu quero que o maior número de atletas possíveis possa estar brigando entre si. A competitividade dentro da categoria, e temos dados para dizer, é muito saudável e isso tem dado bons resultados. As melhores categorias que temos são as mais competitivas internamente.
chamada Rafael Silva judô medalha BRONZE 2 (Foto: AFP)Líder do ranking mundial dos pesados, Rafael Silva concorda com os critérios da CBJ (Foto: AFP)
Líder do ranking mundial dos pesos-pesados (+100kg), Rafael Silva sabe que, para não ver ameaçada a sua vaga olímpica, ele precisa ter resultados melhores do que David Moura, que atualmente é o sexto do ranking e também estará no Mundial da Rússia, lutando para subir posições importantes na lista. Mesmo que seja campeão, David não ultrapassará o número 1, mas ficará cada vez mais no encalço do medalhista de bronze olímpico em Londres 2012.
- O planejamento é feito para os dois atletas terem as mesmas chances nas competições. Eu acho importante ter a categoria bem acirrada para poder levar o melhor atleta brasileiro para as Olimpíadas, a partir dos seus resultados e do ranking mundial. Isso não prejudica a preparação, só ajuda, porque vai levar o melhor atleta. Acho que isso só favorece o judô brasileiro. Esse Mundial da Rússia é muito importante. Todo mundo sabe que esses pontos podem ser determinantes para a classificação para as Olimpíadas do Rio - comentou Rafael Silva, o Baby.
O SporTV transmite o Mundial de Chelyabinsk de 25 a 31 de agosto. As eliminatórias começam às 2h (de Brasília) e as finais são às 8h (de Brasília). O GloboEsporte.com acompanha as finais com brasileiros em Tempo Real com vídeos.
programação mundial de judô da rússia 2014 (Foto: programação mundial de judô da rússia 2014)