sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Paranaense

  • 19h30

    (0)PAR Paraná Clube X J.Malucelli JML(1)


Português

  • 18h00

    (1)EST Estoril X Arouca ARO(1)

Espanhol

  • 18h00

    (1)GRA Granada-ESP X Celta CEL(2)

Francês

  • 17h30

    (2)PSG PSG X Bordeaux BOR(0)

Alemão

  • 17h30

    (1)BRA Braunschweig X Borussia Dortmund BVB(2)


Médicos admitem que Lais Souza pode não voltar a respirar sozinha

Andrew Dailey médico coletiva estado Lais Souza (Foto: AP)Andrew Dailey é um dos médicos responsáveis pelo caso de Lais Souza (Foto: AP)
As duas intervenções cirúrgicas realizadas na esquiadora brasileira Lais Souza, nesta quinta-feira, em Salt Lake City, nos Estados Unidos, foram bem-sucedidas, mas o drama da atleta continua. Os médicos que cuidam dela não escondem que sua condição segue crítica. A equipe composta por profissionais brasileiros e americanos admitiu que Lais pode nunca mais voltar a respirar sozinha, sem ajuda de aparelhos. Internada desde a última segunda, quando sofreu um acidente enquanto esquiava em Utah, às vésperas das Olimpíadas de Inverno de Sochi, na Rússia, a atleta recebeu nesta quinta a primeira visita da mãe Odete Souza, que preferiu não falar após o encontro com a filha no hospital.

A esquiadora teve um deslocamento completo da terceira vértebra da coluna e seu estado atual é de choque medular, uma suspensão transitória da função da medula espinhal abaixo do nível da lesão. Como a vértebra lesionada é responsável pela respiração, Lais depende 100% de aparelhos para manter o pulmão funcionando, pois não consegue movimentar os músculos da região. Segundo os médicos, ela corre risco enquanto não puder respirar por conta própria, o que depende de sua recuperação e em alguns casos acaba não ocorrendo, com o paciente necessitando de respiração artificial enquanto viver.
A  neurologista Holly Ledyard, da Universidade de Utah, foi bastante clara sobre as possibilidade de Lais Souza voltar a praticar esporte. Sem ter como fazer um diagnóstico preciso sobre um quadro futuro, o que não pode acontecer enquanto a brasileira estiver em choque medular, Holly foi sincera.
Lais Souza Ski Aerials (Foto: Mauro Horita)Lais tinha vaga garantida para os Jogos Olímpicos de Sochi no evento de Aéreos do Esqui Estilo Livre (Foto: Mauro Horita)


- Eu não quero dizer que não, pois quero confiar no contínuo avanço da medicina - frisou a americana.

Não há previsão, inclusive, de quando Lais poderá retirar os dois tubos instalados nesta quinta-feira. Através da traqueostomia, ela recebeu uma abertura na traqueia para facilitar a respiração. E na gastrostomia foi colocada uma sonda alimentar. 
Andrew Dailey médico coletiva estado Lais Souza (Foto: AP)Holly Ledyard acompanha o caso de Lais (Foto: AP)
Chegada no hospital

De acordo com a junta médica que cuida de Lais, que conta também com o médico brasileiro Antônio Marttos Júnior, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a atleta chegou ao hospital em Utah às 13h, horário local. O primeiro procedimento dos médicos foi tentar realinhar sua coluna com peso. Na tentativa, uma espécie de faixa é colocada na testa do paciente. Sem sucesso, a intervenção cirúrgica só terminou no início da madrugada, por volta de uma hora da manhã, quando foram colocados pinos para sustentação e realinhamento da coluna.

Lais esteve sempre consciente e surpreendeu os médicos por sua força e determinação. Em alguns momentos reclamou de dor, como na traqueostomia, mostrando estar ativa. No momento, não existe qualquer plano de remoção ou transferência da atleta para outro hospital. Em Utah, o centro especializado em neurologia dispõe dos melhores tratamentos possíveis no mundo.
* Com informações de Paloma Fukusig

As raras imagens da última vez em que o Santos meteu cinco gols no Corinthians, 50 anos atrás

Há muitas imagens antigas de jogos de futebol históricos disponíveis e até gente que se especializa nisso cada dia mais. O site www.futeboldigital.com é um desses caminhos. Cada jogo custa em média R$ 14 com partidas até mesmo do futebol internacional. 
As imagens que você vê aqui não são desse tipo, mas de um clique rápido no youtube. O histórico Corinthians 4 x 7 Santos aconteceu em 6 de dezembro de 1964.
Reprodução - Youtube
Pelé se prepara para o Corinthians 4x7 Santos
Pelé se prepara para o Corinthians 4x7 Santos
Uma dessas partidas que seu pai, tio, avô e quem esteve presente sempre contará. 
É possível que uma pesquisa mais detalhada traga outras imagens. Mas aqui há dois gols de Pelé, um pênalti sofrido por Mengálvio e "um incrível sururu nas gerais", como descreve o narrador da rádio Bandeirantes Fiori Gigliotti.
Há cinquenta anos foi a última vez que o Santos fez cinco gols no Corinthians. Na noite de quarta-feira, na Vila Belmiro, o Santos voltou a fazer isso com um fantástico 5 x 1, atuação irretocável de Arouca, exibição de gala de Alan Santos, dois gols de Thiago Ribeiro e o menino Gabriel marcando um e participando de outro.
Incrível foi apenas a torcida do Santos não ter gritado "mais dois!" para cobrar a vingança dos 7 x 1 de 2005, nos doze minutos que separaram o quinto gol do apito final. 
Abaixo a ficha do Santos 7 x 4 de 1964.
As imagens você comenta se gostou ou quer mais. 

06/12/1964 - Santos 7 x 4 Corinthians 
Gols: Ferreirinha aos 6min, Coutinho aos 17min e aos 33min e Bazzani aos 27min do primeiro tempo; Pelé aos 4min, aos 11min, aos 16min e aos 44min, Silva aos 35min e aos 45min e Coutinho aos 38min do segundo tempo.
Local: Pacaembu
Competição: Campeonato Paulista
Público: 54.476 pagantes
Renda: Cr$ 36.437.800,00
Árbitro: Armando Marques
Santos: Gilmar; Ismael, Modesto, Haroldo e Lima; Zito e Mengálvio; Toninho, Coutinho, Pelé e Pepe. Técnico: Lula
Corinthians: Heitor; Ari Ercilio, Batista e Ari Clemente; Amaro e Clovis; Luizinho, Ferreirinha, Silva, Flávio e Bazzani (Batista). Técnico: Osvaldo Brandão

Médico do COB diz que chance de Lais ter sequela definitiva é grande

Lais Souza segue em fase de recuperação do acidente de esqui sofrido durante um treino em Salt Lake City, nos Estados Unidos, quando se preparava para as Olimpíadas de Inverno de Sochi. A atleta já conseguiu mexer os ombros e tem mostrado evolução no quadro neurológico. Entretanto, ainda não é possível afirmar se a esquiadora conseguirá recuperar todos os movimentos. De acordo com o médico do Comitê Olímpico Brasileiro, Dr. Júlio Nardeli, as chances dela ter alguma sequela definitiva são consideráveis.
- O atleta é diferente da população normal. É diferente do motoqueiro que cai na rua e tem a mesma lesão que ela. Do cara que cai da laje e tem a mesma lesão. Atleta sempre pode surpreender e é nisso que estamos apostando. Mas, no contexto geral, a chance dela ter lesão com sequela definitiva é grande - afirmou.
O caso tem sido comparado com o da ponteira da seleção brasileira de vôlei feminino Jaqueline, que, no Pan-Americano de Guadalajara, em 2011, se chocou com Fabi e não conseguia mexer membros superiores e inferiores. A jogadora recordou o ocorrido e disse saber o que Lais Souza e seus familiares estão passando neste momento.
- Imaginei minha carreira indo embora, que não podia mais mexer do pescoço para baixo. As primeiras pessoas que pensei foram as da família, é meio complicado. Sei o que ela está passando, e a família também. Eu não desejo isso para ninguém - declarou Jaqueline.
Ginástica Laís Souza (Foto: Cahê Mota )Lais Souza pode ter sequelas definitivas, de acordo com médico (Foto: Cahê Mota)
Apesar de algumas semelhanças, os casos não são iguais. Jaquele teve uma lesão do ligamento na altura da quinta vértebra cervical, o que causou um edema que rapidamente regrediu. Já Lais Souza teve uma lesão na cervical que ainda não tem prognóstico claro sobre a gravidade.
O ortopedista Sérgio Gurgel explicou que Lais pode recuperar integral ou parcialmente os movimentos para, ao menos, realizar atividades do cotidiano normal de uma pessoa.
- Já vi um choque medular recuperar o movimento, já vi recuperar parcialmente o movimento, não a força muscular integral, mas o bastante para caminhar com uma muleta, sozinha ou até integralmente - explicou.