domingo, 18 de novembro de 2012

Brasileirão Série A

17h00 Flamengo 1x1 Palmeiras
17h00 Fluminense 0x2 Cruzeiro
17h00 São Paulo 2x1 Náutico
17h00 Atlético-MG 2x2 Atlético-GO
17h00 Bahia 1x0 Ponte Preta
19h30 Internacional 0x2 Corinthians
19h30 Portuguesa 2x2 Grêmio
19h30 Sport 2x0 Botafogo

Argentino

20h30 Vélez Sarsfield 0x1 Boca Juniors

18h00 Arsenal Sarandí 3x0 Godoy Cruz
18h00 San Martín 2x2 Tigre


18h00 Colón 2x0 Unión
20h15 Newells Old Boys 1x2 All Boys

Inglês

14h00 Fulham 1x3Sunderland

Neto e Falcão decidem, e Brasil conquista hepta sofrido na prorrogação contra a Espanha


Getty
Brasil comemora gol sobre Espanha na final do Mundial de Futsal
Brasil comemora gol sobre Espanha na final do Mundial de Futsal
Como não poderia deixar de ser, a decisão entre Brasil e Espanha na Copa do Mundo de Futsal, reedição da final de 2008, rendeu fortes emoções. Bem disputado do início ao fim, o jogo entre as duas melhores seleções do mundo só foi acabar mesmo na prorrogação com um 3 a 2 sofrido que deu o sétimo título do Mundial à seleção brasileira. 

Pelas contagens da Fifa, no entanto, o Brasil chegou neste domingo ao  pentacampeonato desde que a competição passou a ser organizada pela entidade máxima do futebol, em 1989. No total, foram sete conquistas desde a primeira edição do torneio: 1982, 1985, 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012.

Se quatro anos atrás, foi a Espanha que saiu na frente para o Brasil virar e tomar o empate depois, desta vez a história se repetiu do lado inverso. Foi a seleção brasileira quem abriu o placar com Neto no segundo tempo, para depois Torras e Aicardo virarem o jogo a favor dos espanhóis. Mas, de novo, ele ainda estava lá. Falcão entrou em quadra para, mais uma vez, ser decisivo e, com um chute no ângulo, empatou a partida e levou a decisão para a prorrogação. O camisa 12 encerrou seu último mundial com quatro gols: um contra o Panamá, nas oitavas de final, dois contra a Argentina, nas quartas e um agora contra a Espanha na decisão.
Getty
Neto marca duas vezes em vitória do Brasil sobre a Espanha
Neto fez duas vezes e garantiu o título do Brasil


Nos dois tempos adicionais, as duas seleções se mantiveram bem ofensivas e buscavam o gol a todo o momento. Até que quem fez a diferença foi aquele indicado a ser o melhor desse Mundial. Neto, que já havia feito o primeiro gol, acertou belíssimo chute nos segundo finais da prorrogação e garantiu o sétimo título da seleção brasileira no Mundial de Futsal - o quinto desde que a competição passou a ser organizada pela Fifa. 

E, para Neto, os gols decisivos ainda tiveram um significado especial. Em 2004, justamente quando o Brasil foi eliminado para a Espanha nas semifinais do Mundial, o jogador, que ainda tinha apenas 20 anos, errou um dos pênaltis na disputa que selou a vitória dos espanhóis e, neste domingo, ele se redimiu garantindo a conquista brasileira.


O jogo - O Brasil não começou bem na partida e viu a Espanha ameaçar mais nos primeiros minutos de jogo. Sem conseguir furar a defesa adversária, a seleção chutou pouco a gol (oito vezes apenas) e não levou muito perigo, enquanto os espanhóis achavam espaços principalmente com Lozano. O jogador espanhol, no entanto, acabou sentindo uma pancada no tornozelo após o carrinho de Jé e teve que deixar a partida - o árbitro não marcou a falta.

As boas defesas de Tiago salvaram o Brasil de levar o gol no primeiro tempo e, na segunda etapa, a seleção finalmente reagiu na partida e passou a pressionar mais os adversários. A entrada de Falcão também deu mais mobilidade á seleção, que passou a driblar melhor a defesa espanhola e ameaçar o gol. Até que, finalmente, o time canarinho abriu o placar na Tailândia, com Neto aproveitando cobrança de escanteio e batendo cruzado pro fundo das redes.
Getty
Espanha vira sobre o Brasil no Mundial de Futsal
Espanha chegou a virar o jogo contra o Brasil

O Brasil ainda pressionou mais depois do primeiro gol e quase ampliou com um chute forte de Simi. Mas foi a Espanha quem conseguiu chegar ao empate com Torras aproveitando o rebote do goleiro Tiago. Poucvo depois, os espanhóis ainda garantiram a virada, em um chute de Aicardo que desviou e enganou o goleiro brasileiro.

O jogo ficou tenso e quem resolveu mais uma vez foi ele, Falcão. Entrando no jogo de novo no momento decisivo, o craque da camisa 12 acertou um belíssimo chute no ângulo para levar o jogo para a prorrogação.

Nos dois tempos adicionais, a decisão não perdeu a emoção. O Brasil partiu para o ataque, mas parou na defesa muito bem posicionada da Espanha, que saía nos contra-ataques e também dava trabalho ao goleiro Tiago. No minuto final antes dos pênaltis, Rodrigo ainda teve a chance de garantir o título em um tiro livre direto, mas o goleiro espanhol fez a defesa e estragou a comemoração brasileira.

Mas, nos últimos segundo, Neto apareceu para ser decisivo novamente e acertou belo chute cruzado para assegurar o sétimo título da seleção brasileira na Copa do Mundo de futsal.

Brasil bate Espanha com gol no fim da prorrogação e conquista o hepta do Mundial de futsal


Com muito sofrimento, o Brasil comprovou neste domingo que ainda é dono do melhor futsal do planeta. Em mais um confronto dramático contra a arquirrival Espanha, o time verde-amarelo contou com um gol a 19s para o fim da prorrogação para vencer de virada por 3 a 2, neste domingo, em Bangcoc, e conquistar o heptacampeonato da Copa do Mundo (dois em torneios organizados pela Fifusa e cinco em competições da Fifa).
Foi a quinta decisão de Mundial entre as duas seleções, sendo quatro delas nas últimas cinco edições do torneio. O resultado deste domingo amplia o retrospecto positivo do Brasil ante seu principal rival em finais, com quatro vitórias (1985, 1996, 2008 e 2012) contra apenas um triunfo dos europeus (2000).
Em seu último Mundial, Falcão voltou a ser decisivo para o Brasil. Com 35 anos e sofrendo com os efeitos de uma paralisia facial sofrida durante a recuperação de uma lesão muscular na panturrilha esquerda, o ala jogou poucos minutos, mas marcou o gol de empate do time verde-amarelo no tempo normal, logo após a virada da Espanha no placar.
“Maior prêmio é poder participar de um momento como esse. Eu estava fora, achei que não estaria mais aqui. [A chance de] Título era 50% para cada um e ele veio para nós. Foi o maior prêmio”, disse Falcão, em entrevista ao Sportv.
O herói do título, porém, foi Neto. Marcou dois gols na final, sendo um deles a 19s para o fim da prorrogação, e garantiu o título para o Brasil.
O jogo
O primeiro tempo foi truncado e de poucas chances de gol para ambos os times. Com maior posse de bola, a Espanha acuou o Brasil em seu campo e criou as melhores chances. A melhor oportunidade, porém, veio no minuto final, quando Miguelín bateu falta e Fernandão desviou de letra. A bola passou próxima à trave de Tiago, mas foi para fora.

O Brasil iniciou a etapa final com Falcão em quadra e uma nova postura. Melhorou seu volume de jogo e obrigou o goleiro Juanjo a fazer suas primeiras boas defesas. Aos 5 minutos, porém, a pressão brasileira surtiu efeito. Após cobrança de escanteio, Neto chutou forte e abriu o placar.

O time verde-amarelo, porém, voltou a se encolher após o gol e a sofrer pressão espanhola. Aos 10 minutos, uma falta fora do lance de bola de Ari terminou com o empate dos europeus. Em cobrança ensaiada, Miguelín chutou forte, Tiago fez grande defesa, mas Torras mandou para as redes no rebote.

No ataque seguinte, os espanhóis chegaram à virada em um lance de sorte. Aicardo chutou de longe, a bola desviou em Fernandinho e entrou no canto direito de Tiago. Os europeus ainda acertaram uma bola no travessão em nova cobrança de falta ensaiada.

Restando quatro minutos para o fim, brilhou a estrela de Falcão. Com o Brasil atuando com goleiro-linha, o astro apareceu livre de marcação e acertou chute forte de longa distância para empatar o placar. O time verde-amarelo ainda teve a chance de garantir a vitória no tempo normal, mas Rafael desperdiçou cara a cara com o goleiro.

A igualdade no placar levou a partida para a prorrogação, marcada por muito equilíbrio e boas chances para as duas equipes. Restando 1 minuto para o fim, a Espanha estourou seu limite de faltas e deu ao Brasil a oportunidade do tiro livre. Rodrigo, porém, chutou mal e o goleiro Juanjo fez a defesa. Mas Neto garantiu o título brasileiro em bela jogada individual, que terminou com um chute cruzado certeiro a 19s para o fim.


Copa Kaiser SP

12h45 Turma do Baffô 1x2 EC Ajax

Alemão

12h30 Werder Bremen 2x1 Fortuna Düsseldorf
14h30 Hoffenheim 1x3 Wolfsburg

Italiano

12h00 Bologna 3x0 Palermo
12h00 Catania 2x1 Chievo Verona
12h00 Fiorentina 4x1 Atalanta
12h00 Internazionale 2x2 Cagliari
12h00 Siena 1x0 Pescara
12h00 Udinese 2x2 Parma

17h45 Sampdoria 3x1 Genoa

Francês

11h00 Lyon 3x0 Reims
14h00 Nice 1x0Toulouse
18h00 Bordeaux 1x0 Olympique

Espanhol

09h00 La Coruña 0x2 Levante
13h00 Celta 1x1 Mallorca
14h50 Getafe 2x1 Valladolid
16h45 Granada-ESP 0x1 Atlético de Madri
18h30 Sevilla 5x1 Betis

Copa do Mundo de futsal

08h00 Itália 3x0 Colômbia
10h30 Brasil 3x2 Espanha