sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Argentino

21h20 Vélez Sarsfield 2x1 Godoy Cruz

Brasileirão Série B

19h30 Figueirense 2x0 ASA
21h50 Joinville 2x1 América-MG

Espanhol

18h00 Valladolid 0x1 Osasuna

Francês

17h30 Ajaccio 1x3 Olympique

Alemão

17h30 Stuttgart 0x2 Borussia Mgladbach

Sharapova contrata Groeneveld como treinador

Los Angeles (EUA) - O novo treinador de Maria Sharapova será o holandês Sven Groeneveld. A informação foi dada em primeira mão pelo portalTennis e depois confirmada pela jogadora. A russa está sem treinador desde agosto, quando rompeu com Jimmy Connors após pouco tempo de trabalho. Ela havia sido orientada pelo sueco Thomas Hogstedt por dois anos.
"Estou feliz por anunciar minha parceria oficial com Sven Groeneveld. Estamos trabalhando juntos desde que voltei a treinar e, depois de vê-lo do lado das adversárias por tantos anos, fico animada de tê-lo na minha equipe. Tem sido uma transição suave e estou curtindo nosso trabalho até agora", escreveu Sharapova em seu Facebook.
Groeneveld já trabalhou com diversos nomes importantes do tênis. Enquanto esteve junto à Federação suíça, ele chegou a orientar Roger Federer, ainda juvenil. O holandês também foi treinador de Monica Seles, Mary Pierce, Michael Stich, Greg Rusedski, Mario Ancic e Ana Ivanovic (quando a sérvia venceu seu único Slam em 2008).
Recentemente, Groeneveld trabalhava na equipe de treinadores da Adidas, ajudando ocasionalmente jogadores como Fernando Verdasco, Caroline Wozniacki, Sorana Cirstea, Anastasia Pavyluchenkova e Laura Robson.
Sharapova não jogou por boa parte do segundo semestre por conta de uma bursite no ombro direito. A russa deve retornar às quadras para o Premier de Brisbane na primeira semana da próxima temporada.

Laura Robson dividirá técnico com Genie Bouchard

Londres (Inglaterra) - A britânica Laura Robson definiu seus treinadores para a próxima temporada. A jogadora de 19 anos será orientada pelo norte-americano Nick Saviano e por Jesse Witten, segundo o jornal The Independent.
Robson já esteve ao lado de Saviano durante os anos como juvenil. A britânica é conhecida por não ficar muito tempo com um treinador. Ela já passou por Martijn Bok, Patrick Mouratoglou (atual de Serena Williams), Zeljko Krajan e Miles Maclagan.
Saviano também é o treinador de Eugenie Bouchard, que é melhor amiga de Robson. O plano é que o norte-americano priorize viagens com canadense, enquanto Witten acompanhará Robson em todos os torneios.
Sensação da nova geração do tênis feminino há alguns anos, Robson 'estacionou' em 2013 e foi passada por Bouchard e Madison Keys, que também têm menos de 20 anos. A britânica começa 2014 no WTA de Auckland, que começa em 30 de dezembro.

WTA premia melhora de Halep e luta de Kleybanova

Miami (EUA) - Até junho de 2013, Simona Halep não havia conquistado títulos na carreira. No entanto, a partir do WTA de Nuremberg, a romena iniciou uma sequência espetacular de seis troféus até o final da temporada. Por isso, ela venceu o prêmio de 'Jogadora que Mais Evoluiu no Ano' da WTA.
Porém, Halep indica que seu embalo começou no Premier de Roma, onde venceu Svetlana Kuznetsova, Agnieszka Radwanska, Roberta Vinci e Jelena Jankovic, parando apenas na semifinal diante de Serena Williams. "Foi uma semana incrível para mim", lembrou a romena.
Campeã em Nuremberg e Budapeste no saibro, 's-Hertogenbosch na grama e New Haven, Moscou e Sofia no piso duro, Halep terminou 2013 como número 11 do mundo. "Espero jogar o próximo ano como este e ir bem na Austrália", comentou. Ela 'derrotou' Sloane Stephens e Carla Suárez neste prêmio.
Já a vencedora de Retorno do Ano é a russa Alisa Kleybanova, que enfrentou um dos piores obstáculos não só para um atleta, mas para qualquer pessoa: um câncer. Ela vivia a melhor fase de sua carreira, entrando no top 20, quando recebeu o diagnóstico de um linfoma em 2011 aos 22 anos.
Kleybanova teve um tratamento bem-sucedido e chegou a jogar em 2012, mas ainda sem muita frequência. Seu retorno se fortaleceu em 2013, com muitas vitórias no circuito ITF e o retorno aos grandes torneios, como Toronto, Cincinnati, US Open, Moscou e Fed Cup.
"Sei que as coisas sempre terão altos e baixos. Não espero ganhar tudo e voltar ao top 20 rapidamente. Mas estou pronta para a jornada", afirmou Kleybanova. "Já passei por muita coisa, mas estou fisicamente ótima agora e já subi bastante meu ranking". A russa terminou 2012 como 549ª e está atualmente na 185ª colocação. Ela 'superou' Andrea Petkovic e Flavia Pennetta na categoria Retorno do Ano.
Na quarta-feira, a canadense Eugenie Bouchard foi eleita a Revelação do Ano.

Juca Kfouri: jogadores sugerem atrasar até em 10 minutos os jogos do final de semana

A paciência dos jogadores com a CBF está perto de acabar. O movimento Bom Senso já deixou claro nesta quinta-feira que vai continuar protestando na próxima rodada do Brasileirão. A manifestação, desta vez, deve ser ainda mais pesada. Em seu blog, Juca Kfouri, comentarista dos canais ESPN, diz que os atletas vão atrasar o início das partidas deste final de semana.
Cada minuto de atraso no Campeonato Brasileiro rende uma multa de R$ 1000 a cada clube. Mesmo assim, alguns jogadores do Bom Senso sugerem até que os atrasos para entrar em campo cheguem aos 10 minutos. A tendência, porém, é que o protesto seja ainda moderado, com as partidas começando cerca de três minutos depois do horário marcado.
A manifestação atingiria dois alvos além da própria CBF. O principal deles é a televisão, que veria um atrás em sua programação. Além disso, os clubes, que seguem calados até aqui, seriam quase que obrigados a tomar uma posição em relação ao movimento.
A rodada deste fim de semana deve ser a segunda a ser marcada por protestos mais fortes do Bom Senso. No meio da semana passada, alguns jogos tiveram atletas de braços cruzados antes do início da partida, enquanto outros viram os jogadores trocarem chutões durante o primeiro minuto de jogo.
Divulgação/Vasco
Rodada do final de semana terá novos protestos do Bom Senso
Rodada do final de semana terá novos protestos do Bom Senso

No jogo da bola 'viva', Atlético e Flamengo empatam com quase uma rebatida por minuto



Jogo picado, como esperado pelo lado do Atlético Paranaense, mas por causa do Flamengo também. O time carioca usou algumas das armas que caracterizam o estilo atleticano, mesclando com um pouco do seu próprio estilo de jogo.
Números do Footstats mostraram após o apito final o time do Rio de Janeiro com mais posse de bola, 53%, mais passes certos, 235 contra 201, e também mais rebatidas, 49 diante de 40 do Atlético, e lançamentos. A equipe carioca esticou a pelota 53 vezes, o Furacão 32.
Na peleja que teve praticamente uma bola rebatida, despachada, mandada para longe pela defesa, por minuto, o Flamengo recorreu a armas do rival para arrancar um empate importante. Resultado que mantém absolutamente indefinido o título da Copa do Brasil.

A quarta-feira em que Stoichkov foi maior que Messi



Era um evento para que Messi recebesse a Bota de Ouro - a popular chuteira de ouro, como ficou conhecida no Brasil.
Protocolos mil, 200 jornalistas encalacrados entre fitas de isolamento, jogadores do Barcelona passando pelo tapete vermelho com seus casacos de 3 mil euros e sem nenhuma palavra para a mídia. Messi com um terno estaile e aquela empolgação para falar inversamente proporcional à que tem para ser um artista com a bola nos pés.
Mais do mesmo.
Seria mais um evento desses que a gente vai algumas dezenas de vezes na carreira - para os menos afortunados, algumas centenas.
Mas não foi, porque ali havia um ser alheio a toda a assepsia de seus pares. Hristo Stoichkov.
Thiago Arantes/ESPN.com.br
Deem um microfone para Stoichkov, por favor
Deem um microfone para Stoichkov, por favor
O búlgaro chegou misturando-se aos jornalistas, sem entrar pelo protocolar tapete vermelho. Tanta simplicidade que, à primeira vista, pensei se tratar de algum figurão da imprensa, algum Galvón Bueño, mas daí pensei que isso não faria sentido algum, porque os figurões da imprensa não se misturam assim, ainda mais numa rara manhã de sol no outono-quase-inverno catalão.
De boca fechada, Stoichkov já era um evento por si só, a cara de um desses prefeitos de interior que gaba-se de amealhar coxinhas nos bolsos no encontro estadual do partido.
Mas foi quando o homem começou a falar uma série de coisas desconexas que, então, tudo passou a fazer sentido.
Stoichkov falou a todos os microfones que estavam ali, à espera de alguma declaração que fugisse do óbvio. Não decepcionou a ninguém.
Disse que a Bola de Ouro está armada para Ribéry, porque Platini é francês, o evento é francês, a França é p... com a Bulgária porque em 1994 perdeu a vaga na Copa, sempre tem um árbitro francês nos jogos importantes dos búlgaros, e só faltou relacionar isso ao eclipse lunar que causou uma tempestade magnética em Sofia, num obscuro episódio de 1732, conhecido como Platinev Cascatov.
Tenho minhas dúvidas se Stoichkov realmente acredita na conspiração que ele mesmo construiu ali, ao vivo, diante de jornalistas do mundo inteiro.
Mas não tenho nenhuma dúvida de que precisamos de mais Stoichkovs para animar a eterna (desnecessária, talvez?) espera pelas declarações oficiais.
O primeiro evento de Messi que vi em Barcelona não foi um evento de Messi. Foi uma performance de Stoichkov.
Melhor que Messi, melhor que Ronaldo, melhor que todos.

Em qualquer campo, a Ponte Preta da Sul-Americana é forte e merece respeito

Gazeta Press
Uendel marcou o terceiro gol e aumentou a vantagem da Ponte Preta na semifinal da Copa Sul-Americana
Uendel foi o destaque da Ponte Preta, voando pela esquerda.
O São Paulo foi superior no Morumbi enquanto controlou a posse de bola no ritmo de Paulo Henrique Ganso, autor do gol que abriu o placar, e a Ponte Preta se intimidou com a postura que deve levar o time ao rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
Mas a competição era a Copa Sul-Americana. Nela, o time de Campinas comandado por Jorginho eliminou o Velez Sarsfield com autoridade na Argentina.

Bastou passar a trabalhar a bola e fazer valer a superioridade numérica no meio-campo com a execução do 4-3-1-2 para a Ponte se impor e explorar o lado esquerdo com Uendel e Rildo levando vantagem seguidamente sobre Paulo Miranda, que sofria sem o auxílio de Ademilson na recomposição. Assim saiu o empate ainda na primeira etapa: jogada de Uendel, gol contra de Antonio Carlos.

Olho Tático
São Paulo se impôs no ritmo de Ganso até a Ponte, no 4-3-1-2, fazer valer sua superioridade numérica no meio-campo e atacar pela esquerda.
São Paulo se impôs no ritmo de Ganso até a Ponte, no 4-3-1-2, fazer valer sua superioridade numérica no meio-campo e atacar pela esquerda.
Muricy Ramalho trocou o apenas esforçado Lucas Evangelista por Wellington após o intervalo, "espelhando" o desenho tático do adversário. A surpresa, porém, foi que o encaixe na marcação fez o time visitante se impor tecnicamente. Toque de bola no ritmo de Fernando Bob e Elias, a mesma força pela esquerda e, à direita, Fellipe Bastos marcando e abrindo o corredor para Artur.

Para completar, força na bola parada. Escanteio, cabeçada de Rildo e gol de Leonardo no rebote. O suficiente para Muricy mandar a campo Luis Fabiano no lugar de Maicon para fazer companhia a Aloisio na frente. Ademilson aberto à direita e Reinaldo liberado para descer pela esquerda.

Mas deixou o lado direito da defesa novamente desguarnecido. A Ponte se fechou com duas linhas de quatro: Rildo recuava à esquerda e fechava com Fellipe Bastos, Baraka e Fernando Bob. Mas a equipe não deixou de atacar. Elias, solto, serviu Uendel, que chutou e a bola desviou em Wellington para sair do alcance de Ceni.

Olho Tático
São Paulo buscou a pressão com Luis Fabiano e Aloisio na área da Ponte, mas o time campineiro segui organizado e matou o jogo pela esquerda com Uendel
São Paulo buscou a pressão com Luis Fabiano e Aloisio na área da Ponte, mas o time campineiro segui organizado e matou o jogo pela esquerda com Uendel
No desespero, o São Paulo partiu para o "abafa". Cruzou vinte bolas na área do oponente e finalizou 21 vezes, mas apenas seis na direção da meta. No final, Artur salvou gol certo de Wellinton, que entrara na vaga de Ademilson.

Roberto também impediu a reação pegando cabeçada de Luis Fabiano. Lesionado, deu lugar a Edson Bastos. A terceira mudança de Jorginho, após trocar Fellipe Bastos e Leonardo por Chiquinho e Magal. O suficiente para administrar um triunfo histórico.

A Ponte Preta da Sul-Americana é forte e merece respeito. O atual campeão do torneio, que se preocupou tanto com o mando de campo do jogo da volta, pode ter perdido a chance do bi em seu estádio. Em Mogi Mirim ou qualquer cidade, o time campineiro está mais perto da inédita decisão continental.

Peixe em clima de boca de urna: oposição cobra o sumiço de R$ 200 milhões

A temperatura política no aquário da Vila Belmiro lembra os luxuosos escritórios sem ar-condicionado de Eike Batista. Ferve mais que caranguejo em panela de pressão.
Circula entre conselheiros amigos da onça uma lista de pessoas com ‘belos salários' pagos pelo clube. Entre eles, de acordo com os irmãos nada camaradas do presidente em exercício Odílio Rodrigues, há mulher de conselheiro, filhos e parentes próximos de funcionários com direito a voto nas eleições de janeiro.
Rodrigues se defende: desde janeiro, 39 pessoas saíram e 15 entraram, com salários menores - economia de R$ 550 mil por mês.
Em recente entrevista à Rádio ESPN, o oposicionista Celso Leite lembrou que pelo menos 40 pessoas viajaram no ‘voo da alegria' para o inesquecível amistoso contra o Barcelona, mas o Conselho Deliberativo fez vista grossa.
Disse ainda que R$ 200 milhões passaram pelos cofres do clube nos últimos tempos e simplesmente desapareceram. Tanto que o Peixe corre atrás de um adiantamento de R$ 30 milhões da plim-plim para ‘não fechar a temporada em vermelho'.
Também de olho nas contas incontáveis, o ex-presidente Marcelo Teixeira fuzilou a atual administração: na história do Santos, nenhuma arrecadou tanto, mas o clube vive momentos terríveis financeiramente, sem um bom grupo de atletas e com o patrimônio estagnado. Só falta cortar o cafezinho.
Por falar no aquário santista... De Ney Franco a Guto Ferreira, o recado do Peixe é o mesmo: o futuro substituto de Claudinei Oliveira terá que se enquadrar na política financeira do clube.
Nada de R$ 600 mil ou mais por mês. Grife só em boutique de madame. O novo ‘professor' vai ter que se contentar com R$ 350 mil. E estamos conversados.
                                                            ##########
Sois rei 1. O empresário Edson Arantes do Nascimento, dono dos direitos do 'rei' Pelé, deveria preparar melhor o maior jogador de todos os tempos para as entrevistas após acertos publicitários. Ele anda simplesmente confundindo alhos com bugalhos. Questionado sobre o Bom Senso, a rebelião dos atletas contra a folhinha do Circo Brasileiro de Futebol, Pelé passou a discorrer sobre as manifestações que aconteceram ao longo da Copa das Confederações. Indagado se lamentava a ausência de algum gigante no Mundial de 2014, Pelé citou a França, desconhecendo a classificação da seleção na repescagem.
Sois rei 2. Mas nem só de bola na arquibancada viveu a mais recente entrevista do 'rei' à mídia. Aos que reclamam da ausência de Ganso na amarelinha desbotada, Pelé disse que o são-paulino é muito bom, porém não merece ser chamado neste momento por estar voltando de lesão. Também evitou apontar a tropa do 'sargento' Felipão como superfavorita ao hexacampeonato. Segundo ele, é uma das candidatas ao caneco, ao lado de Alemanha, Espanha, Argentina e Itália.
Sugismundo Freud. Limão azedo não casa com laranja doce.
Zapping. O primeiro duelo entre Tricolor e Ponte, pelas semifinais da Sul-americana, rendeu 23 pontos à plim-plim na grande Pauliceia refém da violência, maior audiência da emissora no torneio. Na Cidade Maravilhosa das balas perdidas, Furacão x Flamengo, pelas finais da Copa do Brasil, obteve 30 pontos, três a menos que no embate do Urubu contra o Goiás, pelas semifinais. Cada ponto em SP representa 62 mil domicílios sintonizados; no RJ, 38 mil.
Dona Fifi. Uma pequena diferença separa a Ponte do soberano São Paulo. Enquanto a Macaca gastou R$ 35,2 milhões com as chuteiras em 2012, o São Paulo torrou R$ 189,6 milhões.
Gilete press. De Ricardo Perrone, no ‘Uol': "Antes da derrota para a Ponte, a diretoria do São Paulo se sentia praticamente refém de Muricy Ramalho. Mas a maneira como o time perdeu, após abrir 1 a 0, abala a força do treinador. Os gritos dos torcedores por Luis Fabiano, que estava (merecidamente) no banco de reservas, representaram a primeira grande crítica vinda das arquibancadas a Muricy desde sua volta. O São Paulo não deve deixar de renovar com o treinador, mas já não está diante de um técnico com status de incontestável. Já não é tão certo que a torcida defenderá todas as causas de Muricy." O caldo engrossou.
Tititi d'Aline. Os jogadores e a comissão técnica do Fluminense dividirão um prêmio de R$ 1 milhão se o time driblar o caldeirão do diabo. A promessa foi feita pelo presidente Peter Siemsen quando o time se concentrou em Atibaia. Um pouco de água na gasolina das chuteiras tricolores: a premiação pelo título do Brasileiro do ano passado ainda está no blá-blá-blá. O caneco rendeu aos atletas R$ 6 milhões, mas só a patrocinadora pagou a parte dela.
Você sabia que... o Corinthians lidera a lista de clubes mais valiosos das Américas, de acordo com a revista ‘Forbes', com R$ 1,3 bilhão, contra R$ 603 mi do São Paulo (3º), R$ 538 mi do Inter (5º) e R$ 339 mi do Flamengo (10º)?
Bola de ouro. Pepe. Maior artilheiro da história do Peixe após Pelé, José Macia ganhou seção especial no Memorial das Conquistas, que reúne os troféus do clube: ‘Espaço Canhão da Vila'.
Bola de latão. Luis Fabiano. Depois de 12 anos, voltou a colocar o bumbum no banco do soberano São Paulo. Ele ficou na reserva do Tricolor apenas oito vezes, todas em 2001.
Bola de lixo. Corinthians. O ‘bando de loucos' está a dois empates do recorde de ‘nem pra cima nem pra baixo' na era dos pontos corridos. Hoje, acumula 16 resultados iguais, com direito a nove retumbantes ‘oxo'. A equipe luta para superar Palmeiras (2011), Botafogo, Ceará e Flamengo (2010), que abiscoitaram 17 empates.
Bola sete. "É gostoso ver um estádio lotado e a torcida que está em menor número cantando sozinha... como diz a massa... ei, ei, ei, silêncio na ala gay!" (do advogado da Macaca, João Felipe Artioli, na rede social - desce o pano).
Dúvida pertinente. Fórmula 1 em Interlagos: GP do Brasil ou passeio turístico?