sexta-feira, 22 de novembro de 2013

WTA premia melhora de Halep e luta de Kleybanova

Miami (EUA) - Até junho de 2013, Simona Halep não havia conquistado títulos na carreira. No entanto, a partir do WTA de Nuremberg, a romena iniciou uma sequência espetacular de seis troféus até o final da temporada. Por isso, ela venceu o prêmio de 'Jogadora que Mais Evoluiu no Ano' da WTA.
Porém, Halep indica que seu embalo começou no Premier de Roma, onde venceu Svetlana Kuznetsova, Agnieszka Radwanska, Roberta Vinci e Jelena Jankovic, parando apenas na semifinal diante de Serena Williams. "Foi uma semana incrível para mim", lembrou a romena.
Campeã em Nuremberg e Budapeste no saibro, 's-Hertogenbosch na grama e New Haven, Moscou e Sofia no piso duro, Halep terminou 2013 como número 11 do mundo. "Espero jogar o próximo ano como este e ir bem na Austrália", comentou. Ela 'derrotou' Sloane Stephens e Carla Suárez neste prêmio.
Já a vencedora de Retorno do Ano é a russa Alisa Kleybanova, que enfrentou um dos piores obstáculos não só para um atleta, mas para qualquer pessoa: um câncer. Ela vivia a melhor fase de sua carreira, entrando no top 20, quando recebeu o diagnóstico de um linfoma em 2011 aos 22 anos.
Kleybanova teve um tratamento bem-sucedido e chegou a jogar em 2012, mas ainda sem muita frequência. Seu retorno se fortaleceu em 2013, com muitas vitórias no circuito ITF e o retorno aos grandes torneios, como Toronto, Cincinnati, US Open, Moscou e Fed Cup.
"Sei que as coisas sempre terão altos e baixos. Não espero ganhar tudo e voltar ao top 20 rapidamente. Mas estou pronta para a jornada", afirmou Kleybanova. "Já passei por muita coisa, mas estou fisicamente ótima agora e já subi bastante meu ranking". A russa terminou 2012 como 549ª e está atualmente na 185ª colocação. Ela 'superou' Andrea Petkovic e Flavia Pennetta na categoria Retorno do Ano.
Na quarta-feira, a canadense Eugenie Bouchard foi eleita a Revelação do Ano.