O Natal é uma época do ano onde tudo fica mais amistoso, famílias e amigos se reúnem, a solidariedade aparece com mais frequência entre as pessoas, etc, mas tudo isso passará bem longe dos atletas das duas lutas principais do UFC 168, que acontece neste sábado, em Las Vegas.
Há tempos um evento não era tão aguardado tamanho o clima de rivalidade e ansiedade por duas grandes revanches.

Getty
Ronda Rousey aplica a chave de braço em Miesha Tate
Ronda Rousey aplica a chave de braço em Miesha Tate
Durante a gravação do último TUF nos EUA, o ambiente pesou bastante entre elas, principalmente por culpa de Ronda, que não poupou gestos obscenos e provocações contra sua arquirrival. Miesha, por sua vez, rebateu a campeã mais com ironias, ganhando a simpatia de grande parte da audiência.Ronda Rousey defenderá seu cinturão dos galos contra Miesha Tate. A campeã literalmente odeia sua desafiante, desde o primeiro confronto entre elas, no Strikeforce. Na ocasião, Ronda finalizou sua adversaria com um armlock e lhe tomou o cinturão, num combate cujo clima esquentou já na pesagem.
Tecnicamente, Ronda é bem superior, mas resta saber como se comportará diante de todo o clima hostil que se criou para este combate.
Na luta principal, Chris Weidman defenderá seu cinturão contra Anderson Silva.
O que falar deste combate? Em primeiro lugar, tenso!
E também imprevisível, eu diria. E isso por culpa do desafiante.
As provocações que Anderson fez no primeiro encontro contra o americano acabaram lhe custando a derrota e a perda de seu cinturão. O "Spider", no entanto, diz que perdeu aquela luta apenas por um erro técnico na hora em que sofreu o golpe que o levou a nocaute.
Particularmente, acho que ele poderia ter definido a luta bem antes, caso partisse pra cima com essa intenção. Mas este é seu estilo, é verdade, e a grande incógnita deste confronto é se Anderson lutará mais determinado a conseguir uma vitória rápida ou se usará a mesma tática de desestabilizar seu oponente, como tentou fazer da última vez.
Divulgação
Anderson e Weidman se encaram no Rio
Anderson e Weidman se encaram 
E este é o grande X da questão tamanha a imprevisibilidade das atuações do brasileiro. Sua genialidade é tanta que brincadeiras que para muitos são perigosas, para ele é executada com maestria. O problema é se tropeçar nesta sua genialidade, como aconteceu no UFC 162 contra Weidman.
Apesar de derrotado, Anderson é o favorito neste novo duelo.
O próprio Weidman reconhece isso, mas com um tom de ironia: "As pessoas não acreditam que aquilo vai acontecer de novo", disse o campeão em um vídeo no site do UFC.
Sinceramente, também não acredito que aquele raio irá cair duas vezes. No entanto, a mesma brincadeira que uso para rebater o status de azarão de Fabricio Werdum em algumas lutas ("Jamais duvidem de um cara que finalizou o Fedor"), tenho que repetir para Chris Weidman:
"Jamais duvide de um cara que nocauteou o Anderson Silva!".