sexta-feira, 16 de maio de 2014

Serena não pensa em revanche contra Ivanovic

Roma (Itália) - A virada que Serena Williams sofreu para Ana Ivanovic nas oitavas de final do último Aberto da Austrália, em janeiro, repercutiu nas entrevistas coletivas que as duas tenistas concederam nesta sexta-feira. Após vencerem suas partidas de quartas de final do WTA Premier de Roma contra Shuai Zhang e Carla Suarez Navarro, respectivamente, Serena e Ivanovic marcaram encontro para as semifinais do torneio. Será o primeiro jogo desde a vitória sérvia na Austrália.
A número 1 do ranking mundial não vê o jogo marcado para este sábado como uma revanche, mas sim como uma oportunidade para entrar mais motivada em quadra. “Sempre que você joga alguém para quem já perdeu, você não está necessariamente pensando em vingança, você está pensando, 'Eu realmente quero ganhar porque ela me bater última vez”, disse Serena. “É mais motivação do que tudo, porque da última vez que deu o melhor de você e não foi o suficiente. Então você quer mostrar que você pode jogar ainda melhor”.
Já Ivanovic, que antes do confronto da Austrália nunca havia sequer tirado um set em quatro partidas diante da rival, fez questão de elogiar Serena e espera um jogo difícil saibro do Foro Itálico.
“É um jogo diferente em uma superfície diferente. Nós duas temos um estilo de jogo muito claro e independentemente das condições, será um jogo duro. Serena ganhou um monte de torneios no saibro e joga muito bem em todas as superfícies. Ela já fez muito pelo o tênis feminino e é sempre um desafio a enfrentar uma jogadora tão boa.”
O jogo entre Serena e Ivanovic está marcado para não-antes das 11h30 deste sábado (horário de Brasília). Quem passar, encara na final a vencedora do confronto entre a sérvia Jelena Jankovic e a italiana Sara Errani, que jogam mais cedo, às 7h.

Serena confirma e encara Ivanovic na semifinal

Roma (Itália) - Mais uma vez, Serena Williams venceu sem passar por grandes apuros e conquistou sua terceira vitória em sets diretos no WTA Premier de Roma, disputado nas quadras de saibro do Foro Itálico. A número 1 do mundo e atual campeã do torneio superou nesta sexta-feira a chinesa Shuai Zhang, 43ª do ranking e responsável pela eliminação de Petra Kvitova na segunda rodada. Serena venceu por 6/1 e 6/3 em 1h09.
Serena foi mais agressiva na partida de hoje em relação ao seu jogo de oitavas de final, disparando 6 aces e 35 winners. A caçula das Williams fez 22 erros não-forçados, o dobro de pontos cedidos por sua rival chinesa, que só anotou seis bolas vencedoras ao longo do jogo.
Na semifinal, Serena encara a sérvia Ana Ivanovic, cabeça de chave 11. Será o primeiro encontro entre as duas desde a vitória de Ivanovic de virada nas oitavas de final do Aberto da Austrália, em janeiro. Em outros quatro confrontos anteriores, entretanto, domínio total de Serena que venceu todos em sets diretos.
Quem também avançou às semifinais foi a sérvia Jelena Jankovic, sexta cabeça de chave, que mantém vivo o sonho de conquistar seu terceiro título na capital italiana após bater a polonesa Agnieszka Radwanska, número 3 do ranking, com duplo 6/4.
Campeã do torneio em 2007 e 2008, a ex-número 1 encara agora Sara Errani, décima cabeça de chave, embalada pela vitória sobre Na Li e pelos torcedores que lotam as dependências do Foro Itálico para apoiar os jogadores da casa. Jankovic e Errani se encontraram apenas duas vezes no circuito, ambas em piso sintético. O retrospecto aponta uma vitória para cada lado.

Brasilerão Série B

21h00


0 PAR Paraná Clube X Boa Esporte Clube BOA 0

Ricardo Gareca está perto de ser o novo técnico do Palmeiras

O negócio nãochado, mas adiantado, é a informação do estafe do técnico argentino Ricardo Gareca.  Ex-centroavante do Boca Juniors, River Plate e seleção argentina, técnico três vezes campeão nacional pelo Velez, Gareca pode ser anunciado no início da próxima semana.
Se for confirmado,  Gareca será o primeiro técnico estrangeiro do Palmeiras desde a última passagem do também argentino Filpo Nunez em 1978. Filpo foi campeão do Rio São Paulo em 1965. O também aegentino Alfredo González foi técnico em parte da campanha do paulista de 1966, substitudo por Mario Travaglini na reta de chegada.

Espanhol

16h00
 
1 MAL Málaga X Levante LEV 0

Legado da Copa

Você ainda aguenta a ladainha a respeito do "legado da Copa"? Faz pelo menos uns cinco anos que a música se repete, sempre no mesmo tom: para autoridades envolvidas na organização e para esportistas, o Brasil dará um salto de qualidade como jamais se viu em 514 anos de história. Parece o fato mais importante desde que Cabral e marujos desembarcaram por aqui, na moita, com a desculpa da falta de ventos, e assim tomaram posse da terra antes dos espanhóis. Para quem é contra, o torneio serve como outra demonstração de farra do boi com dinheiro público. Um desperdício maior do que o da água.
Pois não acho nem uma coisa nem outra. O país não ficará nem pior nem melhor por causa do festival da bola que começará logo mais. Ou, para não parecer que me acomodei no muro da neutralidade, vejo avanços com o surgimento de alguns estádios novos ou remodelados, que podem atrair público, se forem administrados com inteligência e bom senso. São espaços bacanas para quem curte ver jogos no local. E receio que haverá prejuízos com... estádios novos, erguidos por interesses políticos, por megalomania ou sabe-se lá por quais motivos extras. Alguns nasceram com a vocação para sucata (caras) em pouco tempo. Aguardemos.
A Copa tem sido usada como instrumento político, e aí se quebra a cara, tanto os que são a favor como a banda do contra. O governo calculou, lá por 2000 e tanto, que seria jogada de mestre trazer o evento para cá. A economia planava em céu de brigadeiro, o real ficou robustecido, a seleção curtia o pentacampeonato. Éramos, enfim, a bola da vez no contexto internacional. Bela ocasião de divulgar esse gigante desperto. (Dá calafrios, porque me remete ao "Brasil grande" dos anos 1970.)
Na época em que a Fifa bateu o martelo e disse - "Taí, é com vocês, parabéns e se virem!" -, raros chiaram; a maioria vibrou como se tivéssemos garantido o hexa por antecipação. Quem ousou alertar, na base do "Gente, cuidado com isso, veja quem vai tocar o projeto, olha quanto vai custar a brincadeira", atuava como antipatriota.
Por baixo do entusiasmo, dormiu o gérmen da desconfiança. E o danadinho cresceu, pois aos poucos as pessoas ficaram com pé atrás, ao se tocar que uma turma brava guiava o negócio, e negócio bilionário. Turma encabeçada por... bom, deixa pra lá, você sabe.
Eis o vacilo oficial. O governo demorou a perceber que atrelava imagem a gente com rejeição popular - merecida, ressalte-se. Quando notou a mancada, era tarde, o estrago vagava no ar. A presidência tratou de virar o jogo, ao trocar o ministro do Esporte e ao forçar o ex da CBF a sair do barco. Movimento fraco, porque na sequência engoliu o substituto dele com o fiel escudeiro e agora sucessor a tiracolo. Mudou seis por meia dúzia. Azarou-se porque quis.
Naquela altura do campeonato, obras atrasavam, os custos aumentavam, a presença do Estado foi inevitável para não empacar tudo de vez - e o ex da CBF prometera "a Copa da iniciativa privada"... Um festival de besteiras, para citar o genial Stanislaw Ponte Preta. Daí foi um passo para o povo associar Copa com corrupção, descaso com problemas maiores, como saúde, educação, transporte, segurança. Não houve mais jeito de o governo convencer o eleitorado de que o Mundial é legal - e, de fato, não deixa de ser propaganda fina. A receita desandou.
Quem torce o nariz pra Copa entrou de sola e veio com o discurso de que a gastança nessa aventura supérflua é responsável por males da atualidade. Conversa que só frutifica porque o governo comete monte de barbeiragem. Temos carências em tudo, com ou sem Mundial. Dinheiro nosso vai para o ralo todos os dias, há tempos imemoriais, em quantidades maiores do que para os estádios, em manobras pouco compreensíveis para a gente comum (me incluo nessa). Meter bronca na Copa é mais digerível para a massa.
Resumo da conversa, porque o espaço acaba: o Brasil emperra e anda independentemente de Copa e Fifa.

Teliana joga em Estrasburgo, Laura cai na Alemanha

Estrasburgo (França) -A pernambucana Teliana Pereira, número 1 do Brasil e 94ª do mundo, participará da chave principal do WTA de Estrasburgo, na França. A competição que começa na próxima segunda-feira tem premiação de 250 mil dólares e é disputada em quadras de saibro. Sua adversária será definida em sorteio realizado neste final de semana.
Teliana iniciou a temporada de saibro com um bom resultado, obtendo duas vitórias no WTA Premier de Charleston, nos Estados Unidos. Mas depois disso, a brasileira perdeu na estreia em Bogotá acabou parando ainda no quali dos Premiers de Madri e Roma. Teliana disputa ainda a chave principal de Roland Garros a partir de 25 de maio.
Outra brasileira que tenta ingressar na chave do evento é a gaúcha Gabriela Cé, 280ª colocada, que joga neste sábado pelo quali contra a norte-americana Samantha Crawford, número 342 do mundo. Passando pela primeira rodada, a gaúcha de 21 anos pode pegar a experiente chinesa Jie Zheng, 55ª do ranking mundial.
Já paulista Laura Pigossi, 269ª colocada no ranking feminino, foi eliminada na primeira rodada do qualificatório para o WTA de Nuremberg, na Alemanha. Nesta sexta-feira, Pigossi caiu diante da russa Marina Melkinova, 231ª, em sets diretos com parciais de 6/0 e 6/4 em 1h14 do jogo.
Pigossi teve bastante dificuldade em seus games de serviço, sofrendo sete quebras de saque e confirmando em apenas uma oportunidade. A brasileira chegou ainda a quebrar o serviço da russa três vezes durante a segunda parcial e salvou outros seis break-points ao longo da partida.
Segunda melhor brasileira no ranking mundial, a tenista de 19 anos tentou ingressar na chave de um WTA em outras duas oportunidades na temporada, mas também parou na primeira rodada dos qualis de Florianópolis, em fevereiro, sobre piso rápido, e Bogotá, em abril, no saibro. Pigossi ainda disputou a chave principal o Rio Open como convidada, mas caiu na rodada de estreia.

ivanovic vence outra, vai à semi e aguarda Serena

2014/ivanovic/0516_roma_back_int.jpg
Ivanovic tem feito bons resultados no saibro europeu
Roma (Itália) - Depois de uma imponente vitória sobre a russa Maria Sharapova, a sérvia Ana Ivanovic voltou a vencer no Premier de Roma. Pelas quartas de final do torneio, ela precisou de três sets e 2h17 para derrubar a espanhola Carla Suarez com placar final de 6/4, 3/6 e 6/4.

Agora, a musa sérvia tentará manter o embalo no Foro Itálico provavelmente contra a norte-americana Serena Williams, que primeiro precisa confirmar o favoritismo de número 1 do mundo para cima da chinesa Shuai Zhang, na última partida do feminino desta sexta-feira.

Ivanovic vem brilhando no saibro europeu, embora ainda tenha conquistado um título. Além das semifinais alcançadas em Roma, ela também foi às quartas no Premier de Madri, na semana passada, e ficou com o vice-campeonato em Stuttgart.

Atual 13 do mundo, a sérvia vai ao menos ganhar uma colocação no ranking com sua campanha no saibro romano. Ivanovic vai inevitavelmente ultrapassar a italiana Flavia Pennetta e pode também deixar para trás a também italiana Sara Errani.

Para que isso aconteça, Ivanovic não precisa nem vencer mais, bastando torcer por uma derrota de Errani na outra semi. Caso a italiana avance, a sérvia só deixará ela para traz se ficar com o título. Em caso de conquista, a tenista de Belgrado dará um salto no ranking, voltando para o top 10 na nona colocação.

O duelo com Suarez foi bastante equilibrado, tanto que as duas rivais terminaram o jogo com uma diferença de apenas dois pontos somados, 104 a 102 para a sérvia. Ivanovic venceu mesmo tendo menos chances de quebra (13 a 15) e concretizado os mesmos cinco break-points do que a espanhola.

Ivanovic superou o saque da rival três vezes no primeiro set, contra duas da espanhola, que deu o troco na parcial seguinte com três break-points convertidos a seu favor e apenas um para a sérvia. No terceiro set, a definição veio com uma quebra solitária da atual 13 do mundo, que assim fechou o duelo.
2014/ivanovic/0516_roma_back_int.jpg


Errani derruba Na Li em três sets e repete semifinais

Roma (Itália) -  O favoritismo da chinesa Na Li não foi suficiente para superar a energia que embalou a local Sara Errani. A italiana viu a torcida empurrá-la no duelo desta sexta-feira, válido pelas quartas de final do Premier de Roma, e derrotou a número 2 do mundo em batalha de três sets, com parciais de 6/3, 4/6 e 6/2, em pouco mais de duas horas.
A atleta da casa terá como adversária nas semifinais a vencedora do duelo entre a sérvia Jelena Jankovic e a polonesa Agnieszka Radwanska. Errani já enfrentou a sérvia em duas oportunidades e cada uma obteve um triunfo, ao passo que contra a polonesa foram nove os duelos, com apenas duas vitórias para a italiana.
O primeiro set foi de se esquecer para Na Li, que teve péssimo aproveitamento com o saque. A chinesa venceu apenas 40% dos pontos disputados e incrivelmente teve desempenho pior com a primeira bola (27%) do que com a segunda (58%). Isso fez com que ela acabasse sendo quebrada três vezes por Errani, que perdeu apenas um serviço.
Na segunda parcial, a chinesa elevou seu nível nos serviços e conseguiu prevalecer. Com cinco quebras em 10 games, Na Li se deu melhor na batalha dos break-points, obteve um a mais do que a rival italiana para empatar o confronto e forçar a disputa do terceiro set.
Aproveitando o embalo da torcida, Errani largou bem no set decisivo, abrindo 2/0 e saque. Contudo, a atleta da casa foi quebrada no terceiro game e viu a vantagem se extinguir. A italiana não deixou de batalhar e depois de salvar um break-point no quinto game, voltou a quebrar Na Li no sexto.
Errani ainda voltou a superar o saque da chinesa, no oitavo game, para sacramentar sua vitória e a vaga nas semifinais. Esta é a segunda vez que a italiana vai tão longe dentro de casa, repetindo a campanha que obteve no ano passado, quando caiu na penúltima rodada diante da bielorrussa Victoria Azarenka. Antes disso, ela nunca havia passado das oitavas.
LEIA TAMBÉM

A caminho da Turquia, Sheilla dá ''até breve'' ao Osasco: ''Ficará no coração''

Sheilla tenta repetir feito de 2012 para levar o Osasco ao lugar mais alto do pódio no Mundial de clubes (Foto: João Pires/FotoJump/Divulgação)Sheilla defendeu o Osasco por duas temporadas (Foto: João Pires/FotoJump)
Bicampeã olímpica, Sheilla confirmou, nesta quinta-feira, que não defenderá o Osasco na próxima temporada. De férias em Paris ao lado da agora ex-companheira Adenízia, a oposta agradeceu pelos dois anos à frente do time paulista e disse que pretende voltar em breve. A jogadora da seleção brasileira está de malas prontas para o vôlei turco, em que jogará no Vakifbank Istanbul.
- Fui muito feliz nesses dois anos aqui. Só tenho a agradecer a todos que fizeram parte desta família. Desde diretoria e comissão técnica até as jogadoras e, aqueles que, de alguma forma, fazem este time acontecer. Sem contar que a torcida é simplesmente fantástica. Cada um de vocês ficará para sempre na minha memória e no meu coração. Não se trata de um adeus e sim um até breve. Tenho certeza de que ainda estaremos juntos novamente - disse Sheilla.
A ex-capitã do Osasco levantou cinco troféus pelo clube paulista, o mais importante deles o do Mundial de Clubes de 2012, em que foi escolhida a melhor jogadora da competição. Além disso, ela também ganhou o bicampeonato paulista em 2012 e 2013, o Sul-Americano de Clubes em 2012 e a Copa Brasil em 2014. Nas duas Superligas que defendeu a equipe, a camisa 13 foi vice-campeã em 2012/13 e terceira colocada na última edição.
Sheilla é uma das jogadoras de nível máximo no ranking da Superliga (sete pontos). Cada time só pode ter duas atletas desse grupo. Assim, a vaga da oposta no Osasco ficará com a levantadora Dani Lins, que ainda não confirmou sua transferência do Sesi-SP para o rival estadual, mas o acerto já foi acordado - Fabíola irá para o vôlei russo. A segunda jogadora de sete pontos do Osasco é a central Thaisa.
Entre as demais jogadoras de nível máximo, a central Fabiana renovou com o Sesi.Tandara, que defendia o extinto Campinas, já foi apresentada ao Praia ClubeA ponteira Natália se aproxima de um retorno ao Rio de Janeiro.  Também ponteira, Jaqueline busca um time depois de passar uma temporada parada para dar à luz Arthur. Fernada Garay completa a lista de jogadoras de nível máximo e ainda não confirmou se irá continuar no Fenerbahçe.

Ivanovic comemora estratégia e minimiza revanche

Roma (Itália) - Depois de sete anos, Ana Ivanovic conseguiu finalmente voltar a vencer a russa Maria Sharapova. Neste período as duas se enfrentaram sete vezes e no encontro mais recente, três semanas atrás, em Stuttgart, a sérvia esteve muito perto de quebrar o tabu, mas falhou e só conseguiu acabar com a série vitoriosa da rival nesta quinta-feira em Roma.
“Toda vez que você perde pensa em uma revanche, mas estou cansada de lembrar da partida de Stuttgart algumas semanas atrás”, declarou a sérvia, que com o triunfo se garantiu nas quartas de final no Foro Itálico e agora terá pela frente a espanhola Carla Suarez.
Ivanovic lembrou que no duelo anterior com a russa começou muito bem, mas não manteve o ritmo, fato que não se repetiu nesta quinta. “Dominei a primeira parte do jogo e fiz uma boa estratégia com meu treinador: dei menos tempo a ela e joguei mais dentro de quadra. Fico feliz de ter conseguido desta vez”, comemorou.
Do outro lado, Sharapova apenas deu o crédito para a sérvia pela excelente apresentação que teve. “Talvez a minha energia não estivesse tão alta, mas Ana fez uma grande partida, disparando varias bolas vencedoras de todos os lados da quadra. Foi apenas uma questão de ela ser melhor do que eu”, explicou.
Apesar de não estar 100%, a russa não quis jogar a culpa no cansaço acumulado pela conquista no saibro madrilenho na última semana. “Não quero usar Madri como desculpa. Tive duas semanas incríveis antes e cheguei aqui em Roma para disputar mais um torneio”, finalizou a ex-número 1 do mundo.

Desfalcada, seleção feminina acelera em busca do entrosamento ideal

Vôlei Brasil José Roberto Guimarães (Foto: Alexandre Arruda / CBV)José Roberto Guimarães prepara seleção para o Montreux (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
Há três semanas, José Roberto Guimarães vem tentando juntar as peças para, enfim, montar o quebra-cabeça da seleção feminina que vai disputar o Torneio de Montreux, a partir do dia 27 de maio, na Suíça. Como algumas jogadoras acabaram de voltar do Mundial de Clubes, o treinador ainda está preparando o grupo para o primeiro desafio do Brasil na temporada com o time desfalcado. Apesar do pouco tempo com todas juntas – somente na próxima semana - e da mistura da juventude e da experiência, o rápido entrosamento que as atletas tem apresentado está deixando a comissão técnica otimista.
- Acho que é um grupo muito disponível, que gosta de treinar, de trabalhar. E é um grupo que eu estou vendo que se dá muito bem junto. Está sendo muito legal esse primeiro contato, essas primeiras semanas – comentou José Roberto Guimarães.
A equipe que já está em Saquarema tem jogadoras consagradas, como a bicampeã olímpica Jaqueline e a campeã olímpica Natália, e atletas que estão tendo a chance de fazer parte da seleção pela primeira vez, como a central Carol e a oposta Andréia. Depois de três semanas de trabalho em Saquarema, Zé Roberto já começa a desenhar como este novo grupo pode se montar taticamente dentro de quadra.
- Entramos já na fase de montar o time, do sincronismo das jogadas, do entendimento maior entre elas. As três semanas anteriores foram para preparar a musculatura, preparar para saltar efetivamente. Mas, agora, elas já estão em um processo de desenvolvimento maior. Eu já sinto uma familiarização maior. Temos ainda cinco treinos táticos antes de começar Montreux. Mas estamos indo bem - avaliou o técnico.
Vôlei Brasil Natália Martins e Gabi (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Natália Martins e Gabi começaram a treinar com a seleção em Saquarema esta semana (Foto: Alexandre Arruda / CBV)


As jogadoras foram chegando a Saquarema por partes, de acordo com a eliminação de seus clubes na Superliga feminina. As atuais campeãs Carol e Gabi tiveram alguns dias de folga depois da conquista do título do Rio de Janeiro e começaram a treinar com a seleção essa semana. Junto com elas, também reforçou a equipe Natália Martins, do Praia Clube, que foi convocada no lugar de Bia, após a central pedir dispensa. 
- Eu e Carol acabamos chegando por último. Então, estamos cuidando principalmente da parte física, porque acabamos de jogar a Superliga. Temos que tomar cuidado para não sentir muita dor e ter problemas futuramente. Mas o Zé está sabendo dosar isso muito bem - disse a ponteira Gabi.
O grupo só estará totalmente completo na próxima segunda-feira, quando as jogadoras do Sesi-SP e do Osasco vão se apresentar em Saquarema. Os dois times disputaram na semana passada o Mundial de Clubes, na Suíça. 
- Vamos ter só uma semana com todas juntas. Está todo mundo na corrida contra o tempo. Mas o Zé sabe qual é a melhor hora de juntar. Ele é muito experiente. Tenho certeza de que vai dar certo – garantiu a central Carol.

Sesi-SP vence Santos pelo Paulista masculino de vôlei sub-21

santos x mogi paulista vôlei sub21 (Foto: Juliana Kageyama)Santos perde terceiro jogo consecutivo no torneio (Foto: Juliana Kageyama)
Jogando fora de casa, o Sesi-SP derrotou o SantosFC/ANE/Fupes por 3 sets a 1. A partida válida pela terceira rodada do Campeonato Paulista Masculino de vôlei sub-21, foi realizada na última quarta-feira, no ginásio Rebouças, em Santos. 
Com o resultado, o time da capital assume a segunda colocação do Estadual e segue invicto no torneio, com oito pontos: três vitórias em três jogos. Já o Alvinegro Praiano ainda não venceu na competição e contabiliza apenas um ponto, em sexto lugar. 
Os santistas voltam a atuar na próxima quinta-feira, às 18h, no ginásio Taquaral, em Campinas, contra o Brasil Vôlei Kirin. Já o Sesi-SP encara o Bragança, neste sábado, às 18h, no ginásio Agostinho Ercoline, em Bragança Paulista.

Sem suar, Serena avança às quartas em Roma

Roma (Itália) - Líder do ranking mundial, a norte-americana Serena Williams sequer precisou apresentar seu melhor tênis para derrotar a compatriota Varvara Lepchenko por 6/1 e 6/2 e avançar às quartas de final do WTA Premier de Roma.
Em 1h17 de partida, a atual campeã do torneio raramente usou de seu jogo agressivo, capaz de disparar winners de qualquer parte da quadra. Em vez disso, apostou mais em pontos construídos a partir de trocas bola da linha de base, encontrando pouca resistência de sua rival, que cometeu 20 erros não forçados, contra 18 de Serena. Nos winners, Serena liderou a estatística 19 a 10.
O potente saque da número 1 do mundo só foi visto nos momentos em que a caçula das Williams enfrentava break-points, em sua maioria salvos com aces ou winners de serviço. Lepchenko, que pediu atendimento médico no fim do jogo devido a um desconforto abdominal, chegou a devolver uma quebra no início da segunda parcial. Mas foi pouco para parar Serena que enfrentará nas quartas a surpreendente chinesa Shuai Zhang, 43ª do ranking.
Algoz de Petra Kvitova na segunda rodada do torneio, Zhang passou nesta quinta-feira pela norte-americana Christina McHale em três sets, com placar final de 6/2, 4/6 e 6/2. Serena saiu vencedora no único confronto diante da chinesa, válido pelo Premier de Miami, há dois anos.
Ainda nesta quinta-feira, as experientes italianas Francesca Schiavone e Flavia Pennetta deram adeus à disputa do torneio em casa. Schiavone caiu diante da polonesa Agnieszka Radwanska em sets diretos, parciais de 6/4 e 6/1 em 1h27. Já Pennetta foi derrotada pela sérvia Jelena Jankovic, sexta pré-classificada, também em dois sets. 6/2 e 6/3 em 1h19.
Dessa forma, Radwanska e Jankovic marcam encontro para as quartas de final. Em seis jogos entre as duas tenistas, a polonesa venceu cinco. Jankovic, por sua vez, venceu o único encontro disputado sobre terra batida. Foi nas oitavas de final de Roland Garros, em 2008.

Ivanovic vence e encerra tabu contra Sharapova

Roma (Itália) - A sérvia Ana Ivanovic levou a melhor no duelo de musas com a russa Maria Sharapova, nesta quinta-feira, pelas oitavas de final do Premier de Roma. Com um jogo bastante agressivo, a tenista de Belgrado quebrou uma sequência de sete derrotas para a rival ao triunfar com parciais de 6/1 e 6/4, após 1h19 de jogo.
Nas quartas de final, a sérvia ex-número 1 do mundo vai medir forças com a espanhola Carla Suarez, que sequer precisou entrar em quadra e contou com a desistência da romena Simona Halep, que sentiu lesão no abdome em sua estreia no Foro Itálico e preferiu desistir, visando estar 100% fisicamente para Roland Garros.
Sem vencer Sharapova desde 2007, quando levou a melhor nas semifinais de Roland Garros, a sérvia acumulou sete derrotas seguidas, conseguindo vencer apenas dois sets nestes duelos. No encontro mais recente, três semanas atrás, em Stuttgart, Ivanovic também começou muito bem, mas permitiu a recuperação da rival e perdeu de virada.
Desta vez a sérvia não deixou o ritmo cair e conseguiu manter o alto nível até o fim. Sua largada na partida foi incrível, indo para cima de Sharapova, ela mostrou muita agressividade e precisão, sendo recompensada com um 6/1 no primeiro set.
Na segunda parcial, Ivanovic começou quebrando, mas perdeu o saque em seguida e viu a partida ficar bem mais equilibrada. As duas foram confirmando os serviços a partir do terceiro game e uma quebra solitária definiu o jogo para a sérvia, que derrubou o serviço de Sharapova no nono game e sacou em seguida para fechar.
A sérvia conseguiu concretizar a vitória no saque, mas antes teve que salvar um break-point para não dar sobrevida à perigosa rival russa. Esta foi apenas o terceiro triunfo de Ivanovic em 11 partidas contra Sharapova.
Com a derrota desta quinta, Sharapova perde a oportunidade de voltar ao top 5. A musa siberiana poderia alcançar a quinta colocação no ranking da WTA caso conseguisse conquistar o título do torneio romano, ultrapassando assim a bielorrussa Victoria Azarenka e a tcheca Petra Kvitova. Agora, a atual 7 do mundo pode perder duas posições, uma para a sérvia Jelena Jankovic e outra para a italiana Flavia Pennetta.

Na Li passa fácil por Stosur e pega Errani nas 4as

Roma (Itália) - Número 2 do mundo, a chinesa Na Li mais uma vez obteve uma vitória sem grande drama. Nesta quinta-feira, ela se garantiu nas quartas de final do Premier de Roma ao bater em sets diretos a australiana Samantha Stosur, aplicando parciais de 6/3 e 6/1, depois de 68 minutos de partida.
Sua próxima adversária será a italiana Sara Errani, que teve um pouco mais de trabalho, mas também triunfou em dois sets, derrubando a tcheca Petra Cetkovska, vinda do qualificatório, com placar final de 6/4 e 7/6 (7-3), em quase duas horas de confronto.
As duas já se enfrentaram seis vezes e em todas elas Na Li levou a melhor. A chinesa tem tamanho domínio no histórico com Errani que perdeu apenas um set para a italiana, justamente no primeiro duelo entre elas, em 2008. Desde então, foram cinco vitórias em sets diretos.
Para obter sua segunda vitória no Foro Itálico, a chinesa se aproveitou do dia ruim de Stosur no saque, com o qual venceu apenas 44% das bolas disputadas. Tal desempenho fez a australiana ceder cinco oportunidades de quebra para Na Li, que aproveitou todas, ao passo que ela perdeu o serviço apenas uma vez.
O primeiro set foi mais equilibrado e Na Li só abriu vantagem depois do 3/3, vencendo três games seguidos para fechar. Na segunda parcial, a chinesa deslanchou logo de cara e faturou os cinco primeiros games. Ela ainda viu Stosur confirmar um serviço antes de sacramentar a vitória sobre a australiana.
Errani teve um jogo bem mais apertado com Cetkovska. O embate foi marcado pelas quebras, que aconteceram em 13 dos 22 games disputados (excluindo o tiebreak). A italiana mostrou frieza nos momentos importantes e mesmo tendo mais break-points contra (12 a 7), conseguiu aproveitar melhor as oportunidades e concretizou seis quebras contra cinco da rival tcheca.