A três pontos do Atlético Mineiro, com três vitórias seguidas e o melhor ataque do Brasileirão, compartilhado com o Galo, o Fluminense passou a ser visto como o maior candidato a atrapalhar a trajetória atleticana em direção ao título brasileiro que não é seu desde 1971.

Essa, no entanto, não é a ideia de Abel Braga. O treinador do Fluminense segue apostando na consistência de seu sistema defensivo, mas acha que o Brasileirão será disputado arduamente até o final. Ele aponta times capazes de se tornarem pedras no sapato dos líderes no segundo turno.

"O São Paulo, por exemplo, vai ficar muito forte com os retornos de Lucas e Luís Fabiano", diz.
Abel não diz com isso que o São Paulo é o maior rival, mas seu depoimento dá noção de sua crença de que, até o São Paulo, sétimo colocado, muita gente pode brigar pelo título.

A história não diz isso. Fluminense tem um jogo e três pontos a menos do que o Atlético, clube de maior pontuação na história dos pontos corridos em 15 rodadas. Nos primeiros quinze jogos do campeonato, o recorde de pontos pertencia ao Fluminense de 2010 e ao Corinthians de 2011, ambos com 33.

O Galo tem 38.
O máximo de diferença retirada para ser campeão aconteceu com o Flamengo em 2009. Na 23a rodada, estava 13 pontos abaixo do Palmeiras. Terminou em primeiro lugar, com o Palmeiras em quinto.
Hoje, o Galo tem 13 pontos de vantagem sobre o São Paulo e um jogo a menos.