sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Brasilerão Série B

21h00 Paraná Clube 2x0 ASA

Campionato Brasileiro Série C

19h00 Paysandu-PA 3x2 Icasa

Francês

17h45 Lorient 2x0 Lille

Rentería desmancha sonho sul-americano do Grêmio


O colombiano Rentería deu trabalho ao Grêmio quando jogava no Internacional. Ele saiu do Sul, rodou por aí (teve passagem até pelo Santos), voltou para casa e… mais uma vez atravessou o caminho do velho rival. Com os dois gols que marcou nos minutos finais, garantiu a vitória por 3 a 1, despachou a equipe de Vanderlei Luxemburgo e colocou o Millonarios na semifinal da Copa Sul-Americana. O próximo adversário é o Tigre, da Argentina.
O estádio El Campin, nos 2640 metros de altitude de Bogotá, viveu noite memorável, inesquecível para os torcedores do Millonarios e tormentosa para os fãs do Grêmio. O time da casa precisa ganhar por dois gols de diferença, se quisesse seguir adiante na competição, pois havia perdido por 1 a 0 em Porto Alegre. Ou devolver o placar e definir nos pênaltis.
Tarefa complicada, que ficou ainda mais delicada, depois de Werley abrir o marcador no primeiro tempo. Era tudo que o Grêmio queria, uma vantagem folgada, que lhe permitisse esvaziar o ânimo dos anfitriões. O Millonarios, então, partiu pra cima, pressionou, jogou na base do tudo ou nada. À espera de uma noite milagrosa.
Caramba, e não é que a graça aconteceu?!?! A casa do Grêmio começou a ruir aos 15 da etapa final, com o gol de empate marcado por Cosme. Impressionante como o Millonarios passou a acreditar na possibilidade da virada. Que veio e na medida exata, com os gols de Rentería aos 35 e aos 48, em cobrança de pênalti contestado pelo tricolor gaúcho. E, na minha opinião, contestado com razão.
O Grêmio fica, assim, de mão abanando, e precisa se desdobrar para terminar o Brasileiro em segundo lugar e garantir vaga direta para a Libertadores. O São Paulo pega a Universidad Catolica, na outra semifinal. E aqui faço um mea-culpa: esculhambei o Millonarios, quando derrotou o Palmeiras. Pode não ser uma maravilha, mas o time colombiano se mostrou competente e atropelou dois brasileiros. Merece estar na briga pelo título.

Copa do Mundo de futsal

08h00 Espanha 4x1 Itália
10h30 Brasil 3x1 Colômbia


VÍDEOS: O gol de bicicleta de fora da área tão ou mais incrível do que o de Ibrahimovic


Mauro Bressan defendeu 13 clubes durantes seus 21 anos de carreira. E em 2 de novembro de 1999, quando vestia a camisa da Fiorentina, pela qual atuou entre 1999 e 2001, marcou um gol espetacular. De bicicleta, de fora da área, e com o goleiro debaixo das traves!

O adversário? O Barcelona. A peleja terminou 3 a 3. Um dos tentos mais espetaculares da história. Veja, abaixo, depois reveja o de Ibrahimovic contra a Inglaterra, na quarta-feira. Depois diga, qual deles foi mais difícil, sensacional, espetacular?

O tento de Bressan...



...ou o gol de Ibra?


Atuação infeliz de Thiago Neves relativiza análise da seleção brasileira em New Jersey

Com algum esforço, é possível compreender a convocação de Thiago Neves - campeão brasileiro, ainda que longe da melhor fase da carreira. Mais um pouco de tolerância permite a leitura da titularidade do meia-atacante no amistoso em New Jersey: canhoto e incisivo, na teoria, como Hulk para completar o quarteto ofensivo.

Impossível de entender foi Mano Menezes manter o camisa 20 por exatos 73 minutos e ainda segurar a troca após o belo gol de Neymar em jogada individual que empatou o jogo, milésimo da seleção cinco vezes campeã mundial pelas contas da CBF.

Porque Thiago Neves simplesmente errou tudo que tentou. Todas as decisões nas jogadas. Passes, desarmes, posicionamento, deslocamentos, lançamentos. Tudo. Sem exageros. E nenhuma perseguição ao jogador, que tentou ao menos se dedicar taticamente. Menos ainda ao treinador. 

Mas foi uma escolha infeliz que relativiza a análise da atuação da seleção brasileira no 1 a 1 com a boa Colômbia do ótimo James Rodríguez, de Valencia, também do Fluminense, improvisado na lateral-direita, do Falcao bem marcado por Thiago Silva...e Cuadrado. 

O meia pela direita no 4-1-4-1 armado por Pekerman para encaixar a marcação sobre o 4-2-3-1 brasileiro aproveitou a lentidão do improvisado Leandro Castán e a noite trágica de Thiago Neves, que alternou com Kaká pela esquerda, para se impor no setor. O jogador da Fiorentina venceu a maioria dos duelos e foi às redes em chute cruzado no primeiro tempo.

Kaká, Oscar e Neymar ficaram sobrecarregados pela boa marcação colombiana, mas também por conta do desempenho constrangedor do companheiro de ataque. Kaká confirmou a evolução, ao menos no primeiro tempo, com boas arrancadas, sintonia com os companheiros e um chute no travessão. 

Paulinho marcou e saiu para o jogo com a correção habitual. Melhor que Ramires, condutor de bola, mas ainda com problemas no passe.

Daniel Alves, em tese o lateral apoiador, teve problemas no confronto com James Rodríguez e só apareceu no centro preciso para Neymar cabecear em cima do goleiro Ospina e no pênalti que o árbitro viu no desarme limpo de Armero e a Joia santista isolou.

Lucas novamente pouco produziu e foi disperso taticamente nos poucos minutos em campo. Brilha no São Paulo e deve evoluir no PSG. Mas por ora é difícil imaginá-lo como titular no time de Mano Menezes. Ainda assim, podia ter entrado ao menos após o intervalo.

Na lateral-esquerda, a improvisação deixa claro que Marcelo é titular absoluto. Falta, porém, um reserva da confiança do treinador. Coordenando o trabalho de volantes e laterais, além da cobertura dos zagueiros, é possível investir em qualidade atrás sem comprometer a retaguarda.

Mesmo com todas as ressalvas e o gramado prejudicado, o amistoso foi de bom nível, competitivo. Marcações adiantadas, pressionando a saída de bola. Intensidade e técnica. A dinâmica sem centroavante de ofício e Neymar solto na frente pode ser mais testada. A Colômbia seguirá forte nas Eliminatórias e deve vir ao Brasil em 2014.

Valeu como teste, mais forte que o Japão. Mas é melhor esperar por Hulk ou um fato novo no ataque – Fred, Willian (Shakhtar Donestk), Wellington Nem, Bernard... Quem sabe Thiago Neves, mas em outro momento ou contexto?

Olho Tático
Seleção de Mano penou pela esquerda e a Colômbia se impôs com Cuadrado e o improvisado Valencia.
Seleção de Mano penou pela esquerda e a Colômbia se impôs com Cuadrado e o improvisado Valencia.

Desde Van Basten, ninguém fazia três gols na Inglaterra. Ibra fez quatro!


a história da seleção inglesa, nenhum jogador adversário jamais havia marcado quatro gols. NINGUÉM antes de Ibrahimovic. O show do craque sueco e seu poker (como os italianos chamam quatro tentos numa só partida) serviram para vingar a derrota por 3 x 2, de virada, na primeira fase da Eurocopa, resultado que terminou por causar a eliminação da seleção de Ibra na primeira fase do torneio disputado em junho na Ucrânia e na Polônia.

Se Ibra foi o primeiro a fazer quatro, vale dizer que há muito tempo nenhum adversário do English Team marcava três vezes. Marco Van Basten era o último a marcar um hat-trick contra os ingleses. Aconteceu na Eurocopa de 1988, vitória da Holanda por 3 x 1, que confirmou a eliminação precoce da equipe à época treinada por Bobby Robson. A Holanda havia perdido na estreia contra a União Soviética e se classificaria para a segunda fase graças, também, a um gol de Kieft, na terceira partida cotnra a Irlanda.

Abaixo, você assiste ao hat-trick histórico de Van Basten. Comparável ao gênio da grande área holandesa, só mesmo Zlatan Ibrahimovic.