segunda-feira, 23 de julho de 2012

Com disputa entre amigas pela última vaga, seleção feminina de vôlei chega a Londres

A ponteira Natália chegou em Londres neste domingo
A ponteira Natália chegou em Londres neste domingo
Com 13 jogadoras na delegação para 12 vagas disponíveis, a seleção brasileira feminina de vôlei desembarcou no aeroporto de Heathrow, em Londres, neste domingo. A ponteira Natália e a líbero Camila Brait, amigas próximas da época em que atuavam juntas pelo Osasco, disputam o último lugar na lista da equipe do técnico José Roberto Guimarães na Olimpíada de Londres.

O treinador explicou que a definição será feita apenas na próxima quinta-feira, data do congresso técnico e limite para enviar a relação de inscritos. Natália voltou a treinar, mas ainda não está com 100% de suas condições depois de ficar um ano longe das quadras devido a uma cirurgia na canela para a retirada de um tumor.

"A gente vai usar o tempo disponível até o congresso técnico, quando nós temos que apresentar a lista final. A Natália foi muito bem no último treinamento em Saquarema, está se recuperando bem, a cada dia está melhor. Mas ela precisar estar muito bem para poder participar dos Jogos Olímpicos, a gente tem algum tempo para analisar isso e vamos utilizar esse tempo até o final", afirmou José Roberto, que vai esperar até o último momento pela recuperação de Natália.

"Acho que a esperança é muito grande de que ela jogue, mas nós ainda vamos analisar os treinamentos que ela vai realizar. Se ela realmente estiver em condições ele será efetivada na lista. Vou esperar até o último instante".
Clique no player para assistir à matéria de Helvídio Mattos
Natália, que atualmente joga pelo Unilever/Rio de Janeiro, é uma das revelações do vôlei brasileiro e aposta de José Roberto Guimarães. A ponteira de 23 anos já está inscrita nos Jogos Olímpicos, mas o treinador tem direito a fazer uma alteração no caso de lesão. Com isso, Camila Brait viajou junto com o time para Londres e poderá substituir a amiga. A relação das duas é tão próxima que cada uma tem uma tatuagem igual no punho para simbolizar a amizade.

No desembarque em Londres, Natália demonstrou confiança em sua recuperação e não escondeu a vontade de defender o Brasil na Olimpíada-2012

"Venho evoluindo a cada dia, sentindo menos incômodo no lugar da cirurgia. Fico super feliz (com o apoio do José Roberto), me dá mais motivação, me dá uma segurança a mais saber que ele está contando comigo desse jeitro. Estou me preparando, se depender da minha vontade vou estar jogando em Londres. Essa é a hora da superação do atleta, conta mais do que tudo, na hora do jogo a gente não pensa em dor", disse Natália, que completou.

"Independentemente se ficar eu ou ficar ela, eu vou estar torcendo por ela, nossa amizade é maior do que tudo".

A seleção feminina do Brasil está no grupo B, junto com Estados Unidos, China, Sérvia, Turquia e Coreia do Sul. A estreia será no dia 28 de julho, contra as turcas.

Neste domingo, no mesmo horário do voo das meninas do vôlei, também chegaram a Londres o velejador Bruno Fontes, da classe Laser, o nadador Kaio Márcio e os atletas Fernando Reis e Jaqueline Ferreira, ambos do levantamento de peso.

Dorival Júnior será novo técnico do Flamengo. Escudo não resolve

Há sempre uma conta a fazer na hora de escolher um técnico. O treinador pensa se o clube é bom para ele. No caso do Flamengo, é claro que é. O clube decide se é bom contar com aquele treinador. No caso de Dorival Júnior, o campeão da Série B pelo Vasco e da Copa do Brasil pelo Santos, também é.

Mas no cenário atual, Dorival Júnior, que deve ser apresentado nesta terça-feira como novo treinador do Flamengo, não vem de dois bons trabalhos, nem no Atlético Mineiro, nem no Internacional. E o Flamengo não carrega bom currículo em sua relação com treinadores.

Demitiu Vanderlei Luxemburgo de maneira pouco profissional, com anúncio antes da demissão de que Joel seria o novo treinador. E fritou Joel Santana por semanas a fio até definir sua saída.

Relações profissionais levam a bom termo, a bom time, a bons títulos. Negócios feitos às pressas, não. Dorival Júnior é a solução emergencial de que o Flamengo precisa, mas sem fazer as correções básicas em seu trabalho.

O Flamengo é o emprego a curto prazo que Dorival Júnior necessita. Se estivesse na boa fase de dois anos atrás, no Santos, provavelmente não iria ao Flamengo.

Treinador de Barão comemora: "Só seria melhor se tivesse o nocaute!"


(Clique aqui e veja a cobertura completa do evento)

Josh Hedges/UFC
André Pederneiras ergue Renan Barão após vitória diante de Faber
André Pederneiras ergue Renan Barão após vitória diante de Faber


Nesta segunda-feira, bati um papo com André Pederneiras, treinador do campeão, que analisou o combate e contou quais são os próximos planos de seu atleta.

Veja abaixo:

Saiu tudo conforme o esperado nesta luta contra o Faber?
A estratégia que a gente planejou deu toda certa, desde a perda de peso até a luta. Foi tudo 100%, só seria melhor se ele tivesse nocauteado como a gente havia planejado, mas no início do segundo round ele bateu com o pé no joelho ou na canela do Faber e não conseguiu mais chutar com a perna direita, que é uma coisa que a gente tinha planejado muito. Era chutar bastante a perna, cabeça e tronco, e isso acabou matando uma coisa que ele faria muito. Hoje ele vai fazer uns exames pra ver como ficou o pé. Faltou o nocaute, mas o Faber é um cara que temos que tirar o chapéu, eu já havia falado isso pra ele antes. Ele é um americano com coração de brasileiro casca-grossa.

Uma das coisas que mais impressionou na luta foi o domínio do Barão durante os cinco rounds. Em nenhum momento ele foi ameaçado...

A gente viu isso nas lutas que estudamos dele, que ele cresce quando consegue ir pra cima do cara. Se você começa a pressioná-lo e fazer ele andar pra trás, ele não consegue crescer. Então, quando ele ataca e você dá o contragolpe junto, ele começa a andar pra trás e se perde um pouco. Foi o que a gente conseguiu fazer e deu tudo certo, com o Barão caçando ele o tempo todo.

Após a luta, algumas informações davam conta de que o Barão defenderia seu título interino antes de lutar contra o Dominick Cruz. Isso é verdade?
Na verdade o Dana disse que ele ia direto enfrentar o Dominick, então algum repórter perguntou ao Barão se o Dominick ficasse muito tempo parado se ele lutaria antes. O Barão disse que aceitaria porque é um funcionário do UFC, mas, a meu ver, essa luta não deveria acontecer, a próxima deveria ser já pelo cinturão contra o Dominick.

O título do Barão serviu também para coroar sua parceria com o Jair Lourenço, líder da Kimura/Nova União lá de Natal...
Com certeza. A gente tem essa parceria há muito tempo. Nós temos essa parceria não só com o Jair, mas temos várias filiais da Nova União espalhadas pelo Brasil, e quando um atleta se interessa em migrar para o MMA ele acaba vindo para o Rio treinar com a gente. O Jair manda essas pessoas, o Guilherme Santos também, o Nonato lá de Manaus também, que é uma parceria até mais antiga que a do Jair, e foi de lá que veio o Loro, José Aldo e o Kiki. A gente sempre teve uma ótima relação com as nossas academias espalhadas pelo Brasil, e com o Jair principalmente, já que ele vem sempre aqui trazer os atletas dele. Os alunos dele são muito duros e acho que o Barão seria o campeão independente de ter treinado aqui, porque ele é um atleta de ponta. O Jair tem todo o mérito por essa conquista

Para Andrew Jennings, o problema da CBF não acabou com Marin: 'Todos são da mesma família de bandidos'

O repórter da ESPN Mendel Bydlowski conversou com o jornalista investigativo Andrew Jennings, que falou sobre a corrupção na CBF, sobre o fato de o ex-presidente da confederação Ricardo Teixeira ainda receber dinheiro da entidade e afirmou que, com a chegada de José Maria Marin, nada deve mudar. Veja reportagem!

Maus elementos ameaçando a imagem da NFL?

O cabelo de Roger Goodell, comissário da NFL, está ficando cada vez mais branco. Enquanto muitos aguardam ansiosamente pelo início da temporada, Goodell "mata um leão por dia". Entre as quatro linhas ele busca preservar a saúde de seus atletas com novas regras. Fora delas, ele tem um prato mais do que cheio.

Se não bastasse a história do "bounty scandal" dos Saints (jogadores foram incentivados a machucar propositadamente os oponentes) agora uma onda de casos policiais ameaça a imagem da liga. Que os atletas da NFL não são anjinhos todo mundo já sabe.

Muitos cresceram em condições precárias nos piores guetos dos Estados Unidos e só escaparam dessa vida por causa de um talento espetacular. Com pouca instrução e, em alguns casos, sem a figura do pai, eles faziam de tudo para sobreviver. Se isso significasse traficar ou carregar uma arma, tudo bem. É assim que aprenderam.

Hoje, Aaron Berry foi mandado embora do Detroit Lions depois de ser preso pela segunda vez em menos de um mês. Berry foi preso por dirigir bêbado e recentemente apontou um revolver num pedestre enquanto discutiam. Ele é o quinto jogador dos Lions a ir para a cadeia desde o fim da última temporada e o terceiro a ser fichado pela segunda fez no mesmo período! Elvis Dumervil dos Broncos foi escoltado a uma delegacia de Miami depois de sacar uma arma em plena luz do dia numa discussão de trânsito. Dez Bryant dos Cowboys se entregou depois de ser denunciado pela própria mãe por tê-la agredido.

Mais de 30 casos de policia já foram registrados desde o final da última temporada. Jogadores guiando bêbados, jogadores armados, jogadores arrumando brigas, roubando ou com posse de drogas: a lista de infrações é longa.

A NFL busca educar seus atletas, e existem programas para ajudá-los a andar na linha. Infelizmente, nada está ajudando. Não é porque um jogador é milionário e saiu do gueto que o gueto saiu dele.  Isso fica cada vez mais claro.

Roger Goodell nunca hesitou em suspender atletas por problemas extra campo. Agora, as punições terão de ser mais rígidas.

Uso o Mikel Leshoure como exemplo. O running back dos Lions recebeu uma suspensão de dois jogos depois de ser preso por posse de marijuana no dia 18 de março. 25 dias depois ele foi preso de novo pelo MESMO MOTIVO e apenas foi multado (mais dois jogos sem receber). Isso é um absurdo. É muito pouco!

Foi preso uma vez (dependendo da infração): 4 jogos. Foi preso uma segunda vez: 12 jogos. Tem de haver conseqüências mais severas se não essa onda vai continuar.

No início da década de 70, a NBA vivia sua pior fase. Casos de drogas e violência tingiram a imagem da liga. A popularidade da NBA só voltou quando Larry Bird e Magic Johnson surgiram em 1979.

Será que esse pode ser o futuro da NFL? 

Eu espero que não.

Coroa de Louros

Vanderlei Cordeiro de Lima - Jogos Olímpicos de Atenas
Vanderlei Cordeiro de Lima - Jogos Olímpicos de Atenas
O valor e o brilho da vitória de um atleta na origem dos Jogos Olímpicos, era pelo simples fato de colocar no alto da cabeça a coroa de louros como símbolo de glória pela conquista. Só que a coroa de louros, era o “ramo de oliveira”.
A oliveira parece ter a sua origem na Ásia Menor em tempos muito remotos. Além de seu fruto: a azeitona, um de seus principais produtos é o azeite, rico em sais minerais. Sabe-se que era cultura freqüente no Egito há mais de 4000 anos. Como esta árvore pode viver vários séculos, entrou já em lendas e rituais. Mesmo um tronco muito velho que foi cortado fornece ainda rebentos: - a oliveira simboliza a duração de uma vida.
No Antigo Testamento, uma pomba largada por Noé voltou com um ramo de oliveira no seu bico: era o sinal do fim do dilúvio e o anúncio da renovação da vida na terra.

Relaxante muscular Os atletas durante os Jogos Olímpicos na Grécia aplicavam massagens com azeite e os lutadores untavam os seus corpos antes dos combates. Neste país onde o Sol pode queimar durante o Verão, o azeite servia também como protetor solar.
A oliveira era utilizada na culinária, produtor de luz, fins medicinais, objeto de preparação dos mortos, como cosmético e relaxante. As folhas também são usadas em chás medicinais e a lenha é boa para alimentação de lareiras.
O azeite era essencial para as civilizações mediterrâneas. Era conservado em grandes vasilhas de barro. Devido à capacidade de conservação, era facilmente transportável e comercializável, sobretudo por barco. Inúmeras cidades portuárias fizeram fortuna com este comércio.

Galo bom de bico já pinta o sete como um dos favoritos ao caneco

Aos números, após 11 rodadas do Brasileirão: 28 pontos, nove vitórias, um empate, uma derrota, 23 gols a favor, oito contra, 85% de aproveitamento. No terreiro de BH: quatro vitórias e um empate. No campo do inimigo: cinco triunfos e um fracasso.

Aos fatos: o que se poderia imaginar ser apenas fogo de palha nas primeiras rodadas está se solidificando. O Galo já pinta o sete como seríssimo candidato ao caneco.

A equipe mineira repete a mesma campanha do campeão Corinthians em 2011 após 11 jogos, com pequena diferença nos gols pró (19) e contra (cinco).

A grande mudança está no retrovisor. Enquanto o Corinthians havia acumulado uma gordura de seis pontos para queimar à frente do segundo colocado, o soberano São Paulo, o Galo soma apenas dois de vantagem sobre o Vasco.

Faltam 27 rodadas e muito milho certamente ainda vai rolar, mas não se pode negar: o Galo do mestre Cuca está mostrando o bico da chuteira mais brilhante do Brasileirão. Um cocoricó para ser entoado pelos melhores tenores.

A última vítima foi o Leão da Ilha de Lost. Levou quatro impiedosas bicadas. Saiu na frente, mas não resistiu e se curvou diante do talento do jovem Bernard, que comandou a sexta vitória seguida do Galo bom de bico.

Pelos cálculos de Cuca, o time precisa abocanhar mais 55% dos pontos em disputa para reinar novamente no Brasileirão depois de quatro décadas.

Às outras patacoadas e caneladas da 11ª rodada:

1) Convidado mal-educado, imortal Grêmio rouba a cereja do bolo botafoguense e joga água no chope do holandês Seedorf, para desespero de 34.621 torcedores;

2) Fred ‘Slater’ implode Ponte na bacia das almas e garante três pontos sofridos ao Fluminense;

3) Urubu domina (54% de posse de bola), chuta mais (17 a 12), manda bola na trave, perde gols e... leva chumbo no Independência – Borges garante Raposa;

4) Todos têm um atacante, mas só os periquitos em revista têm ‘Barack’ Obina: azar do Timbu;

5) Ney Franco ganha a primeira no São Paulo, com ataque reserva: um na entrada e outro na saída;

6) Troca de Dorival Júnior por Fernandão é muito mal digerida entre os jogadores do Saci colorado: Dragão do cerrado cai de quatro;

7) Mesmo em meio a um desmanche, com a saída dos marinheiros Diego Souza e Fagner, nau vascaína mantém o rumo, fisga o Peixe e segue na caça ao Galo;

8) Lusa, um gosto amargo para 33 mil corintianos na casa alugada do Pacaembu; mais uma vez, Douglas ‘Tufão’ livra a cara do ‘bando de loucos’;

9) Bahêa larga bem, abre dois de vantagem, se acomoda, permite reação do Coxa e continua na UTI da tabela, ao lado de Lusa, Figueira e Atlético/GO.
                                                                    ###########
Xô satanás! Os manos olímpicos visitaram a vila dos atletas em Londres, respiraram o clima dos Jogos, atacaram a lanchonete, tietaram, mas logo se mandaram para a clausura numa pensão cinco estrelas a 30 quilômetros do Parque Olímpico. É tudo muito bom, é tudo muito bonito, só que o diabo mora ao lado e pode atacar com várias tentações: festas, deslumbramento, McDonald’s à vontade, rala e rola... A carne é fraca no mundo das chuteiras.

Sugismundo Freud. O maior inimigo de um governo é a educação.

Pif-Paf. A nau vascaína está mesmo decidida a atracar no porto do Brasileirão, em dezembro, com o grito de campeão. Depois de Rômulo e Allan, negociados com Spartak Moscou e Udinese, Diego Souza e Fagner também zarparam de São Januário. O meia foi para o Al Itthad, da Arábia Saudita, após 87 jogos e 30 gols no clube carioca. O lateral se mandou para o Wolfsburg, depois de 149 partidas e 14 gols. E, depois, a galera chia contra o ‘professor’ Cristóvão.

Twitface. Manchester United desde criancinha, o lateral dos manos olímpicos Rafael vem aconselhando Lucas ‘Marcelinho’ a topar, de olhos fechados, uma transferência para os ‘Diabos Vermelhos’. Não pode deixar a carruagem da rainha passar.

SOS. Dona do melhor resultado de uma brasileira numa piscina olímpica (quinto lugar nos 400m medley em Atenas/04), Joanna Maranhão afogou a natação feminina do país no tanque da incompetência da CBDA, comandada pelo eterno Coaracy Nunes. É medíocre. As atletas se limitam a arrumar uma boquinha na seleção e ganhar uma medalhinha em torneios nacionais inexpressivos. Ela lembrou que no Brasil chega 20s à frente das adversárias, e fora, termina 20s atrás. A política da CBDA mascara a realidade. Tchibum!

Tiro curto. Há sempre o outro lado da moeda: a Lusa desaba na tabela, mas está invicta contra os ‘bichos-papões’ paulistas: bateu o São Paulo e empatou com Palmeiras, Santos e Corinthians.

Gilete press. De Lauro Jardim, em ‘Veja’: “A Globo vai gastar US$ 400 milhões para exibir as Copas de 2018 e 2022: os direitos de transmissão custarão US$ 180 milhões para o Mundial da Rússia e US$ 220 milhões para o do Qatar. Em outubro passado, a Fifa arrecadou mais do que o dobro com a venda dos direitos para as TVs dos EUA. Uma licitação acirrada entre as emissoras, que não aconteceu no Brasil, bateu o patamar de US$ 1 bilhão.” Para nooooooosa alegria, certo Blatter?

Tititi d’Aline. Atletas olímpicos andam de beicinho pela Vila: descobriram que os organizadores cortaram a programação erótica da TV. O passarinho chora!

Você sabia que... Vagner Love completou cinco jogos sem marcar no urubu?

Bola de ouro. Fernando Alonso. De ponta a ponta, conquistou o GP da Alemanha, sua terceira vitória no Mundial. Menção honrosa: Thomas Bellucci. Depois de dois anos e cinco meses levando raquetadas, faturou um título.

Bola de latão. Massa/Senna. De ponta a ponta, só comendo poeira no circo. Como sempre.

Bola de lixo. Flamengo. Mais alerta que coruja em dia de sol escaldante, o urubu mandou um cartola até Buenos Aires para contratar Diego Morales. Lá chegando, descobriu que o jogador já havia sido negociado pelo Tigres.

Bola sete. “Não podemos reclamar, porque a gente não se preparou bem após a Libertadores. Estamos pagando caro por isso” (de ‘Muriçoca’ Ramalho, agradecendo a Laor & Cia. pelos esforços em não trazer reforços).

Dúvida pertinente. ‘Papai’ Joel, o único culpado pelo voo cego do urubu

Fluminense tem maior início invicto no Brasileirão desde 1997

Nos Brasileiros de pontos corridos, o limite de invencibilidade no início da campanha era do Corinthians 2011 e do Botafogo 2007. Ambos sofreram o primeiro revés no 11o jogo. O Corinthians contra o Cruzeiro, por 1 x 0, ano passado. O Botafogo de Cuca caiu contra o Santos, por 3 x 0.

O Fluminense já completou a 11a partida invicta, recorde nos pontos corridos.
A última vez que um time chegou a este momento do campeonato sem derrotas foi em 1997. E não foi o Vasco de Edmundo, mas o Internacional, de Celso Roth, Christian e Arílson. Daquela vez, o Inter só perdeu em seu 14o jogo, por 1 x 0 para o Juventude, depois de 9 vitórias e 4 empates nas 13 primeiras partidas.

Se considerar o Campeonato Brasileiro unificado, como a CBF faz desde 2010, são seis os campeões invictos. Cinco na Taça Brasil: Palmeiras (1960), Santos (1963, 1964 e 1965), Cruzeiro (1966); um no Campeonato Brasileiro de 1971 para cá: Internacional de 1979.

Palmeiras em 1960, Santos em 1963 e 1965 jogaram 4 partidas apenas. O Santos de 1964 e o Cruzeiro de 1966 disputaram seis partidas para ganhar o título invicto. O Internacional, em 1979, disputou 23 partidas para ganhar o campeonato invicto.

O Fluminense precisa de 38 rodadas. Cenários recentes e semelhantes ao que o Flu precisa fazer são a Juventus, campeã italiana invicta em 38 rodadas na temporada 2011/12 e o Arsenal, campeão inglês invicto, também em 38 rodadas na temporada 2003/04.

Zinho elogia Joel, nega assumir Flamengo e espera novo técnico até quinta-feira

Poucas horas após confirmar a demissão de Joel Santana, Zinho decidiu se pronunciar sobre a decisão. Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira, o diretor de futebol do clube até elogiou o ex-treinador do clube rubro-negro, mas disse que a situação da equipe estava insustentável. 

“Foi o conjunto da obra, já venho analisando o comportamento da equipe, o dia a dia do trabalho. Não foi especificamente o jogo do Cruzeiro. Como diretor de futebol, estou analisando o futuro, a posição da equipe na tabela, poder de reação do grupo, o poder da comissão técnica de conseguir resultados. Nada contra o Joel. Eu comuniquei. Colocaram vários treinadores do Flamengo com o Joel aqui. Estive aqui para dizer que ele era o treinador e que quando não fosse ele seria o primeiro a saber. A situação estava insustentável. Em outras situações eu segurei”, disse. 

O diretor de futebol, que realizou uma reunião com todos os atletas antes da coletiva, destacou o bom relacionamento com Joel Santana e confirmou que o elenco ficou triste com a decisão, apesar de já estar preparado para a mudança no comando do time rubro-negro. 
 
“Passei para eles que o futebol tem esses momentos. Em alguns períodos criamos afinidade com algumas pessoas. E você cria sentimento com as pessoas. Tem aquele sentimento de tristeza, mas percebi que o grupo entendeu por conta de tudo o que já vinha sido noticiado. Estavam meio que preparados. O grupo gosta muito do Joel e ele sai pela porta de frente, mas isso acontece. Não atingimos os resultados e houve uma troca”, comentou. 

Zinho também descartou qualquer possibilidade de assumir a equipe nos próximos jogos. O diretor de futebol afirma que não existe a menor chance de abandonar o cargo atual para se tornar treinador.
“Se eu estou de diretor, sou diretor. A minha postura é até em respeito ao Joel porque estávamos trabalhando junto. Não acho correto. A minha função é ser diretor de futebol, não treinador. Lá na frente, quando eu deixar de ser diretor, pode acontecer. Mas agora não tem nenhuma chance”, analisou.

Por último, Zinho, que não citou nomes, disse que espera anunciar o novo comandante ainda antes da próxima partida pelo Campeonato Brasileiro, que acontece nesta quinta-feira, contra a Portuguesa. 

“Hoje foi dia de conversar com o Joel, conversar com a comissão técnica, com os jogadores, de colocar uma comissão interina. Espero anunciar antes do jogo de quinta. Vou buscar um treinador que se encaixe no meu perfil, que saiba trabalhar com um grupo mesclado, que tem muitos garotos, de modernização do futebol, com uma conduta profissional. Se até quinta não tiver essa chegada, os interinos vão comandar a equipe”, finalizou.

Apesar da indefinição, Zinho pode anunciar o novo técnico já nesta terça-feira. Dorival Júnior, recém demitido do Internacional, é um dos nomes que podem assumir o clube rubro-negro para o restante da temporada. 

O Tecnico é que tem menos gupa

Será que Problema é tec acho sinceramente acho que problema do flamengo é vontade de jogadores e Tam bem ta sem sorte pra fazer gol nos adversários pelo jogo de ontem flamengo era pra ter terminado empatado, mas o time perdeu muito gol na partida ai pega demite o técnico Joel Santana ele é único que tem menos gupar de  nada.