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Audi R18 e-tron quattro do trio Loïc Duval/Tom Kristensen/Allan McNish
Audi R18 e-tron quattro do trio Loïc Duval/Tom Kristensen/Allan McNish
Ingolstadt/Austin, 23 de setembro de 2013 - A Audi alcançou uma marca histórica no último domingo, na prova que marcou a estreia do circuito de Austin, no Texas (EUA), no calendário do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC. O time da Audi Motorsport venceu pela 100ª vez na divisão de protótipos LMP. Coincidentemente, a vitória veio nos Estados Unidos, mesmo país onde a marca conquistou sua primeira vitória na categoria - em 18 de março de 2000, nas 12 Horas de Sebring.
Neste fim de semana, assim como 13 anos atrás, foi a equipe Audi Sport Team Joest que alinhou o carro vencedor. E também como acontecera em 2000, a lenda Tom Kristensen fez parte do time que comandou o carro para a vitória.
A Audi comandou a corrida para se manter invicta na temporada 2013 do Mundial de Endurance. O Audi R18 e-tron quattro pilotado pelo trio formado por Loïc Duval/Tom Kristensen/Allan McNish (FRA/DIN/ESC) venceu pela terceira vez na temporada, desta vez com uma vantagem de 23s617 para o bólido Toyota TS030 HYBRID do trio Buemi/Davidson/Sarrazin.
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Toyota TS030 HYBRID do trio Buemi/Davidson/Sarrazin
Toyota TS030 HYBRID do trio Buemi/Davidson/Sarrazin
Foi a quinta vitória da Audi em cinco etapas do WEC neste ano, e a sexta seguida na LMP - se considerada a edição deste ano das 12 Horas de Sebring, que não valeu pontos para o Mundial.
Além do talento dos pilotos, a estratégia foi crucial em Austin. Contrariando uma tática comum nesse tipo de prova, neste domingo, nem todas as paradas para troca de pneus foram acompanhadas de trocas de piloto. Assim, os pilotos da Audi conseguiram extrair ótimos tempos de volta de cada jogo de pneus novos, mantendo o ritmo de corrida sempre uniforme.
O sucesso do carro #2 neste domingo contrastou com a série de contratempos enfrentada pelo Audi R18 e-tron quattro #1 - pilotado por Marcel Fässler/André Lotterer/Benoît Tréluyer (SUI/ALE/FRA). Logo na primeira parte das seis horas de corrida, Fässler se envolveu em várias disputas por posição - inclusive a que rendeu uma advertência ao Toyota #8. A série de problemas teve continuidade quando a Audi teve de trocar o difusor traseiro danificado do #1 - resultado de um toque com um carro da categoria GT que gerou, ainda, um problema na caixa de câmbio. Outro problema foi um pedaço de grama que ficou preso na parte de baixo do carro após uma saída de pista e que obstruía o fluxo de ar de refrigeração. Quando Benoît Tréluyer assumiu o volante, chegou a fazer a volta mais rápida da prova, mas foi punido por exceder os limites da pista e teve de pagar com um drive-through pelos boxes. No final, o carro dos campeões de 2012 no WEC ainda cruzou a linha de chegada em terceiro.
Na classificação do campeonato, o trio vencedor em Austin ampliou sua vantagem. Duval/Kristensen/McNish tinham chegado ao Texas com 22 pontos de vantagem sobre Fässler/Loterrer/Tréluyer, e viajam para o Japão, palco da próxima etapa, 33 pontos à frente dos vice-líderes. A próxima etapa do FIA WEC será no dia 20 de outubro no circuito de Fuji.
Confira quem foram os 10 melhores nas 6 Horas de Austin:
1 Duval/Kristensen/McNish (Audi R18 e-tron quattro) 187 voltas
2 Buemi/Davidson/Sarrazin (Toyota) a 23.617s
3 Fässler/Lotterer/Tréluyer (Audi R18 e-tron quattro) - a 1 volta
4 Beche/Heidfeld/Prost (Lola-Toyota) - a 4 voltas
5 Conway/Martin/Rusinov (Oreca-Nissan) - a 9 voltas
6 Kaffer/Perez Companc/Minassian (Oreca-Nissan) - a 10 voltas
7 Charouz/Holzer/Kraihamer (Lotus) - a 13 voltas
8 Graves/Junco/Walker (Oreca-Nissan) - a 14 voltas
9 Dyson/Kimber-Smith/Zugel (Zytek-Nissan) - a 15 voltas
10 Brundle/Heinemeier Hansson/Pla (Morgan-Nissan) - a 15 voltas