quinta-feira, 10 de maio de 2012

Copa do Brasil


19h30 Bahia 2x0 Portuguesa
21h50 São Paulo 3x1 Ponte Preta

Libertadores


19h30 Santos 8x0 Bolívar
22h00 Fluminense 2x1 Internacional
22h00 Universidad de Chile 6x0 Deportivo Quito

Francês

16h00 Evian 1x3 Lyon

Palmeiras festeja vaga com lavagem de roupa suja

O Palmeiras é um mistério difícil de ser decifrado. Quando deveria comemorar uma vitória tranquila, expõe as feridas e as discordâncias internas. Foi o que aconteceu na noite desta quarta-feira.
Poucos minutos depois da goleada de 4 a 0 sobre o Paraná e a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil, Felipão soltou os cachorros sobre a diretoria por causa de contratações. O treinador mais uma vez se mostrou magoado pela falta de reforços de bom nível e sugeriu que dirigentes deveriam vir a público e explicar para os torcedores que não há dinheiro para contratação. Em vez disso, deixam para ele a responsabilidade por indicar atletas de baixo custo e que não deram certo, casos de Gerlei, Ricardo Bueno, Fernandão e outros.
A reação de Felipão se encaixa bem num antigo ditado popular: “Em casa em que falta pão, todo mundo briga e ninguém tem razão.” O Palmeiras faz tempo que não tem uma política agressiva de marketing e vive com dinheiro contadinho. Por extensão, não contrata jogadores de peso e, em consequência, não ganha títulos. Sem conquistas, arrecada menos… e assim o círculo vicioso se autoalimenta e o clube não sai do lugar. Ou melhor, perde terreno.
Junte-se a isso uma diretoria fraca, omissa em episódios importantes, e um treinador que faz tempo perdeu a paciência, e o resultado é esse saco de gatos em que se transformou o Palmeiras. Que pode até chegar à final da Copa do Brasil – o que considero difícil, neste momento –, mas que não se destaca por harmonia. Êta agremiação complicada!
O jogo. Dentro de campo, a tarefa foi tranquila. Sustos só no início, quando o Paraná tentou aproveitar contra-ataques e teve uma chance com Douglas Tanque. Mas o primeiro gol, de Mazinho aos 25 minutos, esfriou o adversário e o Palmeiras não se sentiu mais ameaçado. Bobagem, mesmo, só a de Henrique, que se desentendeu com o Tanque e ambos foram expulsos.
No segundo tempo, Felipão tirou Barcos e colocou Roman, para recompor a zaga, e confiou nos lançamentos de Marcos Assunção e na movimentação de Mazinho. Deu certo: um passou, o outro completou para o gol, aos 6 minutos. Missão cumprida, que teve ainda os gols de Valdivia aos 16 e Maikon Leite aos 27 só para virar festa para o torcedor.
O desafio será maior, na próxima fase, pois pega o Atlético, outro paranaense e que vem embalada por desclassificar (e deixar em crise) o Cruzeiro.

Corinthians x Vasco nas quartas. Muita calma nessa hora...

O Corinthians teve contra o Emelec a qualidade que sobrou na primeira fase e faltou na partida de Guaiaquil. Calma! Obviamente, o gol marcado aos 7 minutos do primeiro tempo diminuiu o risco e deixou o time menos pilhado. Ainda que tenha faltado prender um pouco mais a bola nos pés de seus jogadores, o que impediria alguns contra-ataques equatorianos. Mas no geral, a atuação corintiana foi sóbria.

Incrível como o time sobe quanto Paulinho vai bem, como foi o caso na noite de quarta-feira.

O Vasco ainda não tem a calma necessária para dar estabilidade ao time e confiança à torcida. Entrou em campo ontem sob protestos à distância -- ai, as redes sociais -- sobre a escolha de Cristóvão Borges por Nílton, em vez de Felipe.
Com Nílton, o time ganha marcação.

A melhor formação -- para mim -- é com Felipe e Felipe Bastos juntos. Felipe faz a saída de bola e Felipe Bastos protege o lado esquerdo, com Rômulo de primeiro volante.
Nesse caso, quem sai do time é Juninho.

Se você também protestou e não gostou da formação aqui sugerida é sinal de que o Vasco tem opção de jogo. O Corinthians também tem. Entra Alex, sai Jorge Henrique, entra William, sai Liédson...
Como está na boca de Juninho, meia do Vasco, logo depois do jogo, é mais fácil concordar: "Não adianta negar. O Corinthians e o Fluminense são os melhores times do Brasil e o Corinthians é favorito nos dois confrontos", disse o meia vascaíno.

Favorito é palavra forte demais.
Mas que o Corinthans chega um pouco mais coeso, isso chega.
Desde que tenha a calma do jogo contra o Emelec.

Com cerimônia em berço dos Jogos, tocha olímpica é acesa e inicia viagem 'econômica' até Londres

A 78 dias da cerimônia de abertura dos Jogos de Londres, a tocha olímpica foi oficialmente acesa nesta quinta-feira na histórica cidade de Olímpia, na Grécia, no Templo de Hera. Os atores invocaram o deus Apolo nas ruínas do templo de 2.600 anos, berço dos Jogos da antiguidade, onde usaram um espelho côncavo para receptar os raios do sol e acender a tocha.

“Nós prometemos proteger a chama, acalentar essas tradições e organizar um revezamento da tocha edificante do qual podemos nos orgulhar”, afirmou em seu discurso o presidente do comitê organizador de Londres-2012, Sebastian Coe. A primeira pessoa a receber a tocha depois da cerimônia oficial foi o nadador greco-britânico Spyros Gianniotis, que depois a passou ao boxeador Alexander Loukos.
Atriz Ino Menegaki (à direita) acende a tocha olímpica no fogo feito dos raios do sol
Atriz Ino Menegaki (à direita) acende a tocha olímpica no fogo feito dos raios do sol
Crédito da imagem: Reuters
A partir desta quinta, durante os próximos 78 dias, a chama olímpica viajará os 2.900 quilômetros de distancia até Londres, e uma comitiva fixa de 370 membros acompanhará a jornada.

Ao contrário de Pequim, quando a tocha percorreu 20 cidades em cinco continentes, num total de 137 mil quilômetros durante 129 dias, desta vez a tocha fará um trajeto mais ‘econômico’ e vai percorrer somente 16 mil quilômetros, passando por Grécia, Irlanda e Reino Unido. Os Jogos Olímpicos de Londres acontecem de 27 de julho a 12 de agosto.
Nadador greco-britânico, Spyros Gianniotis é o primeiro a receber a chama
Nadador greco-britânico, Spyros Gianniotis é o primeiro a receber a chama
Crédito da imagem: Reuters

Zinho pede contrato prolongado se Patrícia vencer eleição. Fla estuda

O campeão mundial de 1994 e cinco vezes campeão brasileiro, Zinho, pediu ao Flamengo que lhe garanta prolongamento do contrato por mais dois anos, em caso de vitória de Patrícia Amorim nas eleições para a presidência, em dezembro. O Flamengo ofereceu a ele sete meses de acordo. Ontem, Zinho disse a este blog que seu maior problema para aceitar a proposta era o tempo curto para executar um bom trabalho. Sua contra-proposta é clara: ele topa ser parceiro da diretoria, desde que a diretoria seja também sua parceira e garanta a continuidade do trabalho pelo tempo que tiver de mandato.

A condição de Zinho não exige a permanência em caso de fracasso do trabalho. O contrato terá cláusulas de rescisão, como qualquer outro acordo trabalhista. Se a presidenta do Flamengo julgar que seu desempenho não é satisfatório, poderá demiti-lo, mas terá de arcar com as consequências do contrato. Zinho, nesse caso, será gerente de futebol do Flamengo até o final de 2014 -- ou apenas até dezembro de 2012 se a diretoria atual não conseguir a reeleição.

A contra-proposta de Zinho é perfeita. Dá ao Flamengo o que o Flamengo quer, mas exige que não se faça com seu trabalho o que o Flamengo já fez no passado com dirigentes como Júnior e, principalmente, com Zico. Em outras palavras, Zinho aceita ser gerente de futebol do Flamengo. Não topa ser bode expiatório.

Seleção brasileira arrasa Uruguai em estreia no Pré-Olímpico feminino

A seleção brasileira estreou com uma vitória arrasadora no Pré-Olímpico feminino de vôlei, em São Carlos. Em uma hora de partida, as campeãs olímpicas de Pequim venceram o Uruguai por 3 sets a 0, com incríveis parciais de 25-4, 25-12 e 24-7, garantindo a liderança do Grupo A da competição.

As brasileiras voltam à quadra na quinta-feira, contra a Colômbia, encerrando sua participação na primeira fase do torneio. Na sexta, Uruguai e Colômbia encerraram o grupo A.

"O que mais gostei foi a postura. É lógico que o time deles é fraco, mas todas as que entraram conseguiram se concentrar no jogo. Tenho certeza de que será assim do início ao fim", disse o treinador José Roberto Guimarães.

Apesar de ser atual campeã olímpica, a seleção brasileira não conseguiu a vaga para Londres durante a Copa do Mundo do ano passado, no Japão, quando decepcionou e terminou apenas em quinto lugar - somente as três melhores se classificavam. Assim, é obrigada a disputar o Pré-Olímpico Sul-Americano.

Brasileiras não tiveram dificuldade para vencer as uruguaias
Brasileiras não tiveram dificuldade para vencer as uruguaias
Crédito da imagem: Agência Estado
No Pré-Olímpico, o Brasil não pode contar com a ponteira Mari, uma das principais jogadoras do grupo, cortada por causa de lesão. Assim, o técnico José Roberto Guimarães armou o time titular para a estreia com Fabíola, Sheilla, Jaqueline, Fernanda Garay, Adenízia, Thaisa e a líbero Fabi.

O Pré-Olímpico sul-americano de vôlei começou nesta quarta-feira com três partidas. Antes do massacre da seleção brasileira sobre as uruguaias, o Peru também arrasou o Chile com 3 a 0 (25-14, 25-11 e 25-6) e a Venezuela passou pela argentina com 3 a 1 (19-25, 25-20, 25-17 e 25-23).

Com nova expulsão e crise, Botafogo leva virada do Vitória e cai na Copa do Brasil

O Botafogo está fora da Copa do Brasil. Mais do que isso, o clube – que até domingo estava invicto no ano – parece ter mergulhado em uma crise. Na noite desta quarta-feira, o Vitória foi ao Engenhão e venceu os cariocas de virada, por 2 a 1, garantindo uma vaga entre os oito melhores colocados na competição. O rival dos baianos na próxima fase será o Coritiba.

A segunda derrota do clube no ano foi mais do que um resultado negativo: ela pode deflagrar o início de um período turbulento na equipe. Uma turbulência que já estava latente antes do jogo e que ganhou corpo quando Loco Abreu recusou-se a sair de campo para a entrada de Herrera, já na segunda etapa.

No domingo, o Botafogo já havia praticamente se despedido do Campeonato Carioca com a derrota por 4 a 1 para o Fluminense. Nesta quarta-feira, a equipe entrou em campo com a vaga nas mãos, já que o empate por 0 a 0 garantia a classificação – o duelo em Salvador terminou com empate por 1 a 1.

Volte em instantes para mais informações.


Jogadores do Vitória comemoram durante a partida no Engenhão
Jogadores do Vitória comemoram durante a partida no Engenhão
Crédito da imagem: Agência Estado

Conheça o campeonato que é a maior bagunça do futebol brasileiro

O jornalista Matheus Mandy, do site www.guiafut.com, desde 2004 acompanha como poucos, ou como ninguém, as divisões além da chamada elite do futebol do Estado do Rio de Janeiro, onde de tudo está acontecendo. No texto abaixo ele resume a comédia de erros.

_____________________________________________________________________________________________

Era 16 de Novembro de 2011 e os 22 clubes da Série B do Carioca estiveram reunidos para a reunião do Conselho Arbitral da competição na sede da entidade. De todos, apenas o CFZ - clube gerenciado por Zico -, desistiu e assim, foi rebaixado para a Série C 2013.

Os demais 21 foram separados em dois grupos, um com 11 times e outro com 10. Na última semana de janeiro, o Teresópolis encaminhou à Federação (Ferj), o seu pedido de desistência. Mesmo assim, a entidade obrigou os rivais do time teresopolitano a irem aos locais designados para as partidas e vencerem por WO. Ordem mantida mesmo com todos já cientes de que não haveria jogo. Uma despesa desnecessária. Somente quando o clube perdeu três partidas por WO a Ferj determinou sua exclusão, como manda o regulamento.

Assim, ficou definido que todos os rivais do Teresópolis, venceriam por 3 a 0 e os time da serra cairia para a Série C, restando duas vagas para o rebaixamento. Durante a competição, Ceres e Carapebus foram suspensos, mas o primeiro levou apenas um WO e retornou. Já o segundo sofreu incríveis sete derrotas por WO. Incluindo algo inédito: haveria um duelo entre Carapebus e Teresópolis, mas ocorreu um duplo WO, já que ambos estavam suspensos.

O regulamento da competição previa:
Art. 3º - Na primeira fase as associações serão distribuídas em 02 grupos (A e B) formados mediante sorteio dirigido, com as equipes jogando entre si, dentro do grupo, em turno e returno, classificando-se para a segunda fase as 05 (cinco) primeiras colocadas de cada grupo e mais as duas de melhor índice técnico, independentemente do grupo a que pertençam, perfazendo o total de 12 equipes, ressalvadas as disposições do parágrafo primeiro deste artigo.

O Índice Técnico (IT) é uma conta maluca: Número de Pontos/Número de Jogos + Número de Gols/Número de Jogos.

Ao fim da primeira fase, tirando os cinco melhores de cada chave, se o regulamento fosse levado ao pé da letra, a Cabofriense - oitava colocada do Grupo B -, teria 3,06 de IT e o Serra Macaense - sétimo do Grupo A -, teria 3,00 de IT, empatado com o América.

O time do Juventus, que participa da confusa segundona
O time do Juventus, que participa da confusa segundona do Estado do Rio de Janeiro

Assim, teoricamente, Cabofriense estaria classificada e Serra Macaense e América brigariam por uma vaga no Tribunal, já que o regulamento tem a incrível falta de um critério de desempate para a igualdade em IT.

Porém, a entidade entende que um clube com mais pontos não pode ser desclassificado enquanto seguiria no certame outro com menos pontos, mesmo com IT maior. E assim, Rio Branco com 31 pontos e 2,95 de IT e Serra Macaense com 29, eliminaram America e Cabofriense, que fizeram 24.

Os americanos se sentem prejudicados e por isso entraram com um mandado de garantia para paralisar o campeonato, alegando ter IT maior do que o Rio Branco. Mas suponhamos que o América vença na justiça e fique com a vaga. Como ficaria a Cabofriense, que possui IT maior do que o time rubro?

REBAIXAMENTO E CONFUSÃO
O regulamento prevê que os seis piores de IT sejam deslocados para um Torneio da Morte, onde dois seriam rebaixados. A entidade determinou que o Grupo fosse formado pelo Carapebus - que já levou as sete derrotas por WO e deveria ser excluído -, São Cristovão, Mesquita, Angra dos Reis, Imperial e Juventus.

Mas aí vem outra polêmica. O Angra dos Reis possui apenas 2,50 de IT, mas tem 26 pontos, contra 24 de América e Cabofriense. Como isso pode acontecer, se na classificação para a segunda fase, a entidade entendeu que um time com mais pontos, não poderia ficar atrás de um time com menos pontos?

Quem tenta paralisar este Grupo da Morte é o Mesquita. O motivo? Outro totalmente plausível, se entendermos os critérios adotados pela Ferj. O clube da Bixada tem apenas 2,55 de IT, atrás de America e Cabofriense, mas na primeira fase conquistou 26 pontos.

Até 8 de maio não havia uma resposta sobre o mandado de garantia feito por América e Mesquita e os jogos marcados para o dia 9 continuaram marcados.

POLÊMICA PARECIDA ACONTECEU EM 2011
Em 2011, houve um caso idêntico. O Teresópolis havia conquistado mais pontos do que o São João da Barra na primeira fase, mas o time sanjoanense tinha feito mais pontos. O site da Ferj chegou a dar o São João da Barra como classificado, mas horas depois retirou a notícia do ar e publicou uma nova colocando o Teresópolis, como se nada tivesse acontecido.

Assim, o SJB entrou com um mandado de garantia no TJD e paralisou a competição até o julgamento no STJD. Foi derrotado por 3 a 2 em meio ao confuso regulamento.

No rebaixamento de 2011 também houve confusão. O Aperibeense foi excluído durante a primeira fase e levou WO, sendo rebaixado. Assim, seriam duas vagas na Série C em aberto. Antes do final da primeira fase, Mesquita e Itaperuna perderam três por WO e deveriam ser excluídos, mas não foram e conseguiram retornar ao campeonato.

Semanas depois, o Itaperuna sustou o cheque dado à Ferj para o pagamento de dívidas e foi novamente suspenso do campeonato. Revoltado, o Cardoso Moreira entrou com um mandado de garantia. O clube alegou que pelo regulamento Itaperuna e Mesquita deveriam ser rebaixados e, assim, acabar com as vagas para a Série C 2012. O Cardoso se recusou a entrar em campo no Grupo da Morte e acabou sendo rebaixado pela entidade e teve seu mandado de garantia negado.

Minotauro fala sobre luta contra Cheick Kongo no UFC 149

Minotauro

Olá fãs de esportes,

Depois de se recuperar de uma contusão no braço, fruto de sua luta contra Frank Mir em dezembro, Rodrigo Minotauro já tem seu próximo compromisso marcado.

Ele enfrentará o francês Cheick Kongo no dia 21 de julho, no UFC 149, no Canadá.

Encontrei Minotauro hoje em sua academia, e ele me contou o que achou da escolha de seu próximo adversário.

"Ele é um adversário duro, um bom lutador. Será uma boa luta, pois ele é um cara aguerrido, que anda pra frente. Estou confiante!”, avisou Minota, “Vou com tudo, estou começando os treinos pra essa luta, voltando de contusão. Ainda tem mais de dois meses pra luta. Estou entrando em forma, e vou chegar lá 100%".

Rodrigo contou também como está a recuperação de seu braço e de sua forma física, já que passou por uma cirurgia após a luta com Mir.

"Estou voltando, minha força física está melhorando, meu braço já está bom”, revelou, “Estou fazendo um planejamento para chegar bem na luta. O meu dia de ápice físico tem que ser no dia 21 de julho e quero estar bem lá. Tenho um bom tempo pra treinar e os treinamentos do dia a dia são uma parte bem difícil, estou lidando bem com isso e treinando muito bem".

O UFC 149 contará ainda com José Aldo defendendo seu cinturão dos pesos penas contra Erik Koch.

Mauricio Shogun e Thiago Silva se enfrentarão em um duelo brasuca.

E Thiago Pitbull terá pela frente o afegão Siyar Bahadurzada.

Um excelente card, não acham?

Federer vence batalha contra Raonic e encara algoz de Bellucci nas 8as em Madri

De um lado, um ex-número um do mundo estreando na temporada de saibro de 2012. Do outro, um jovem canadense que já mostrou que poder fazer muito estrago com o seu saque e mostra ótima consistência no fundo da quadra. No final do embate entre o suíço Roger Federer e o canadense Milos Raonic, prevaleceu a experiência do 3º colocado no ranking da ATP. Após perder o primeiro set, Federer confirmou a vitória com parciais de 4-6, 7-5 e 7-6(4) em 2h13 de jogo.

No primeiro set, Raonic logo mostrou o ótimo primeiro serviço do qual dispõe. Nas 14 vezes que conseguiu encaixar o priemiro serviço, ele ganhou todos os pontos contra Federer. Apesar de um aproveitamento mais baixo com o primeiro saque (73%), o suíço conseguiu se manter no jogo até o 4 a 4, quando o adversário converteu a única oportunidade de break-point que teve durante a partida.

Na segunda parcial, o panorama se repetiu, com ambos mantendo os respectivos serviços. No 5 a 5, o canadense teve a grande chance de conseguir matar a partida. Com um break-point a favor, ele não foi bem sucedido ao atacar Federer, que reverteu a situação e confirmou seu saque. No game seguinte, o suíço se portou de maneira mais agressiva, quebrou o saque do adversário pela primeira vez no duelo e ganhou o segundo set.

Na terceira parcial, Federer correu o risco de ser quebrado por três vezes - no entanto, o suíço conseguiu se defender bem e impediu a conversão dos break-points. Sacando com 6-5 contra, Raonic alcanaçou seu 20º ace na partida e levou a definição do set e do duelo para o tie-break.

Federer se aproiveitou dos erros do canadense e logo abriu 4 a 1.  Em desvantangem, Raonic conseguiu diminuir para 4 a 3, mesmo depois de jogar apenas com o segundo serviço. Ainda assim, Federer se manteve no controle e, com uma bela winner cruzada, fechou a partida.

Nas oitavas de final, o suíço, que já ganhou duas vezes o torneio, (2005 e 2009) irá enfrentar o francês Richard Gasquet - que elimnou o brasileiro Thomaz Bellucci na primeira rodada em Madri.

Atrás de 'atleta de peso', gerente admite sonho do Corinthians em ter Alexandre Pato

Após a saída de Adriano e com Liedson ainda em dúvida quanto a sua permanência, o Corinthians está atrás de um novo camisa 9. Em entrevista ao 'SporTV', nesta quarta-feira, o gerente de futebol Edu Gaspar afirmou que o clube trabalha para contratar um “atleta de peso” e admitiu o sonho de contratar Alexandre Pato, do Milan.

Segundo o dirigente, não foi feito qualquer contato com o jogador, seu empresário, Gilmar Veloz, ou o time italiano sobre a possível transferência, mas Edu confirmou que o Corinthians ofereceu sua estrutura para que Pato pudesse se tratar de sua mais recente contusão.

“Não houve oferta, nenhuma conversa sobre a contratação. Conversei com o empresário dele sobre a possibilidade do Pato se tratar no Corinthians”, começou Edu Gaspar. “Nunca conversamos sobre sua transferência. Vamos esperar o fim do Campeonato Italiano e ver o que ele define com o Milan. De repente Pato volta arrebentando e quer ficar, mas ele pode querer mudar”, falou o gerente.

“A intenção é trazer um atleta de peso. A intenção da diretoria é ter um grupo forte, mantivemos o grupo depois do Brasileiro, apesar das propostas que chegaram. Estou bastante esperançoso (em uma contratação de peso)”, afirmou Edu. Pato chegaria para a disputa do Brasileirão.

Nesta quarta, porém, o Corinthians tem o confronto de volta das oitavas de final da Libertadores contra o Emelec, no Pacaembu, a partir das 22h, com transmissão ao vivo da rádio Estadão ESPN. A partida de ida terminou 0 a 0, e ao time alvinegro apenas a vitória interessa.
Corinthians chegou a oferecer sua estrutura para Pato se recuperar de lesões
Corinthians chegou a oferecer sua estrutura para Pato se recuperar de lesões
Crédito da imagem: Reuters

Agente fala em acordo por Forlán em 20 dias, mas preço ainda assusta Atlético-MG

O nome de Diego Forlán já começa a aparecer na lista de reforços para de mais um clube brasileiro. O Atlético-MG entrou forte na briga pelo uruguaio nos últimos dias e estaria bem perto de um acordo com o atacante. Segundo um dos empresários do jogador, Edgar Goulart, a negociação poderia ter um final feliz em até 20 dias.

“Ele tem mais dois anos a cumprir, mas ficaria livre, sem ônus para o Atlético, pois a Inter também não pagaria mais os salários. Acredito que em 20 dias, no máximo, o Diego possa assinar com o Atlético. Vou conversar com ele, pessoalmente, quando vier para o Uruguai disputar os dois jogos pelas Eliminatórias Sul-Americanas, mês que vem”, disse ao site Super Esportes.

Em conversa com o ESPN.com.br, o presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, confirmou a negociação com Diego Forlán, mas não mostrou tanto otimismo. O cartola deixou claro que os preços colocados até aqui estão fora da realidade do clube. “Estou conversando com esse empresário, com o pai e com o irmão dele. Mas até aqui os valores são inconcebíveis”, disse.

O Atlético-MG tem dificuldades nas duas partes da negociação. O clube mineiro ainda precisa entrar em um acordo salarial com Forlán e também negocia para conseguir a liberação do uruguaio junto a Internazionale. Há um ano, o time italiano investiu 6,5 milhões de euros (quase R$ 16,5 mi) para ter o uruguaio e não estaria muito disposto a perder este dinheiro. O atacante está sem muito espaço na equipe.

Além do Atlético-MG, Corinthians e São Paulo também já apareceram algumas vezes como possíveis destinos de Forlán. Porém, o que teria colocado o time mineiro em vantagem foi o interesse do presidente Alexandre Kalil, que foi até o Uruguai para se reunir com o pai de Diego, Pablo Forlán. “O Kalil foi o primeiro presidente que ligou, que falou, que se interessou. Isso foi muito importante, ele é muito sério. O pai do Diego ficou muito agradecido com isso”, disse o empresário Edgar Goulart.

Forlán está sem muito espaço na Inter e virou sonho de consumo no Atlético-MG
Forlán está sem muito espaço na Inter e virou sonho de consumo no Atlético-MG
Crédito da imagem: Reuters

CBF se decide e manda ofício à Conmebol liberando Oscar para enfrentar o Flu

Depois de muita confusão, Oscar deve estar liberado para entrar em campo nesta quinta-feira contra o Fluminense, pelo duelo de volta das oitavas de final da Libertadores. A CBF se posicionou nesta tarde, respondeu um questionamento da Conmebol e esclareceu que o meia está inscrito como atleta do Internacional e liberado para jogar todas as competições pelo clube.

“Senhor Hugo Figueiredo, Diretor de Competições da Conmebol, em atenção ao seu último e-mail, confirmamos que o jogador Oscar dos Santos Emboaba Júnior encontra-se registrado pelo Sprot Club Internacional e habilitado a jogar todas as competições pelo clube”, diz o diretor de Registros e Tranferências da CBF, Luiz Gustavo Vieira de Castro, em ofício encaminhado à sede da confederação sul-americana.

Já na terça-feira, a CBF havia mandado um documento à Conmebol. O ofício, porém, havia ficado com margens para interpretação, e a confederação sul-americana pediu esclarecimentos. O próprio Fluminense já havia questionado a Conmebol sobre a situação do jogador.

Agora, o Inter aguarda apenas a confirmação da Conmebol para ter o atleta em campo. Não há mais nada que impeça a entidade de liberar o atleta.O presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelleto, recebeu uma cópia do ofício e confirmou a liberação da CBF. “Acho que agora não tem mais dúvidas, né? É o que a Justiça mandou”, disse o cartola em conversa com o ESPN.com.br.

Com Oscar em campo, o Internacional precisa ao menos de um empate com gols no Rio de Janeiro para ir às quartas de final da Libertadores. O primeiro jogo, no Beira-Rio, acabou empatado sem gols. Um novo 0 a 0 leva a disputa para os pênaltis.

undefined
Osacar foi liberado e deve estar em campo nesta quinta-feira contra o Fluminense
Entenda o caso – Oscar entrou na Justiça contra o São Paulo no final de 2009 alegando salários atrasados e que foi forçado a assinar um contrato com o clube ainda quando tinha 16 anos e era menor de idade. No meio do ano seguinte, o meia conseguiu ganho de causa, se desvinculou do time do Morumbi e acertou com o Internacional.

Desde então, o São Paulo vem tentando na Justiça reverter a decisão. A vitória definitiva paulista viria apenas no dia 21 de março deste ano. Uma decisão do Tribunal Regional do Trabalho esclareceu um julgamento do mês de fevereiro, decidiu reestabelecer o vínculo do atleta com o clube do Morumbi e o impediu de atuar pelo Internacional.

Oscar não entra em campo desde então, mas decidiu não se apresentar ao São Paulo e seguiu treinando no Internacional. Os dois clubes até tentaram entrar em um acordo financeiro, mas as cifras oferecidas pelos colorados não agradam e fizeram os dirigentes tricolores darem um ultimato ao jogador, exigindo a volta em até 90 dias.

O jogador já deixou claro que não quer voltar ao São Paulo, mas o clube paulista insiste em uma conversa particular com o meia. Uma liminar liberou a participação de Oscar por qualquer clube enquanto o caso não for definitivamente julgado pelo Tribunal do Trabalho, e o meia entrou em campo no domingo contra o Caxias após ter o nome inscrito no BID. O Caxias, porém, já promete travar batalha na Justiça por entender que a utilização do jogador foi irregular.

VÍDEO: Falcao decide, Atlético de Madri vence Athletic e leva Europa League pela 2ª vez

Europa League 2011/2012 é do Atlético de Madri. A equipe da capital levou a melhor na final espanhola com Athletic Bilbao ao vencer por 3 a 0, nesta quarta-feira, na Arena Nacional de Bucareste, na Romênia, e assegurou o título da segunda principal competição de clubes do continente europeu. Campeão também na temporada 2009/2010, os Colchoneros conseguem o seu segundo título do torneio em três anos. Já a equipe basca, que voltou à decisão da competição depois de 35 anos, segue sem um título continental. Os gols foram anotados por Falcao García (duas vezes) e pelo brasileiro Diego.

Com a conquista da taça, o Atlético de Madri só fica atrás de Liverpool, Juventus e Inter de Milão que possuem três troféus do torneio. Em relação aos países, a Espanha chega ao seu sétimo título. Somente a Itália possui mais vitórias, com nove.

O grande destaque da decisão foi o atacante Falcao García. Autor de dois belos gols, o colombiano, que balançou a rede de todas as equipes que enfrentaram o Atlético de Madri nesta Europa League, terminou como artilheiro, com 12 tentos anotados. Com isso, ele se tornou o primeiro jogador da história a ser o goleador do torneio em duas temporadas consecutivas.

Em 2010/2011, Falcao fez 17 gols pelo Porto - inclusive o da vitória por 1 a 0 sobre o Braga, na final - e foi o maior marcador em uma mesma edição da competição. Além disso, com 29 gols marcados em 28 jogos, ele se tornou o segundo maior goleador da história da Europa League ao lado de Dieter Muller.

O triunfo, além do título ao Atlético de Madri, ainda simbolizou um recorde no continente. Afinal, os Colchoneros chegaram à sua 12ª vitória consecutiva em competições europeias, algo que jamais havia ocorrido. A série, que foi toda construída nesta edição da Europa League, teve seu início em 3 de novembro de 2011, quando o time goleou a Udinese por 4 a 0. O último revés ocorreu justamente para a equipe italiana, em 20 de outubro daquele ano, por 2 a 0, fora de casa. O Barcelona, na temporada 2002/2003, e o Ajax, entre 1987 e 1988, conseguiram uma sequência de 11 triunfos seguidos e tinham até hoje a melhor marca.

A final desta edição da competição ainda teve um aspecto histórico, já que o Atlético foi fundado por um grupo de estudantes bascos que viviam em Madri e queriam montar uma filial do Athletic Bilbao. O jogo ainda marcou o duelo entre os técnicos argentinos Marcelo Bielsa e Diego Simeone, que foram treinador e jogador, respectivamente, juntos na seleção argentina. Melhor para o mais novo.

Agora, o Atlético de Madri foca no Campeonato Espanhol, no qual disputa uma vaga na Champions League com o Málaga. No domingo, a equipe enfrentará o Villarreal, fora de casa. Já o Athletic Bilbao, em nono na liga nacional, volta suas atenções para a Copa do Rei, na qual enfrentará o Barcelona na decisão, no Vicente Calderón, no próximo dia 25. Vale lembrar que as duas equipes já estão garantidas na próxima edição da Europa League.




Clique no player para assistir!

O jogo
Campeão da competição há dois anos, o Atlético mostrou estar acostumado à decisão e iniciou a partida se lançando mais ao ataque do que o adversário. Com um minuto, Adrián aproveitou cruzamento de Arda Turan e cabeceou para fora, levando perigo. O bom início seria recompensado logo aos sete minutos, quando Falcao García escapou da marcação, aproveitou patinada de Amorebieta na área e chutou com categoria no ângulo direito da meta defendida pelo goleiro Iraizoz.

Atrás no placar, o Athletic reagiu ao gol e passou a mostrar o futebol característico do técnico Marcelo Bielsa: ofensivo e com muita posse de bola. Aos 18, Ander Herrera levantou na área e Llorente, marcado por Miranda, cabeceou com perigo à esquerda do alvo. Cinco minutos depois, Muniain arricou de longe e exigiu boa defesa de Courtois. Porém, como já havia comentado o treinador do time basco antes da partida, os Colchoneros davam espaços ao adversário e contra-atacavam com perigo.

Equlibrado, o duelo tinha as duas equipes alternando jogadas no ataque e, aos 33 minutos, os comandados de Diego Simeone ampliaram a vantagem, novamente com Falcao. Amorebieta errou novamente ao ser desarmado dentro de sua própria área e Ardan Turan tocou para o atacante colombiano que deixou Aurtenetxe no chão e concluiu para o fundo das redes.

Após o segundo gol, o Athletic mostrou ter sentido o golpe e, apesar de manter sua postura ofensiva, não tinha inspiração e criava poucas chances reais. Já a equipe da capital espanhola passou a adotar uma postura mais defensiva e assustava em alguns ataques rápidos. Com esse panorama, o placar de 2 a 0 se manteve até o final do primeiro tempo.

Na volta para a etapa final, Marcelo Bielsa promoveu duas mudanças na equipe para tentar oferecer mais perigo ao adversário. Saíram o volante Iturraspe e o lateral esquerdo Aurtenetxe e entraram o meio-campista Íñigo Pérez e o meia-atacante Ibai Gómez. A mudança pareceu ter surtido efeito, pois com menos de um minuto, Muniain cruzou da direita e Miranda colocou pela linha de fundo, mandando próximo à trave esquerda de sua própria meta.

No entanto, após os primeiros minutos, o Atlético se mostrou mais tranquilo e passou a dominar a partida, inclusive, criando mais oportunidades do que o adversário. Com o passar do tempo e a proximidade do final da partida, os bascos se lançaram todos ao ataque e passaram a pressionar, ainda mais depois de Bielsa colocar o atacante Toquero na vaga do meio-campista Ander Herrera.

Aos 25, Ibai Gómez aproveitou corte mal feito por Miranda e concluiu sobre o gol. Três minutos depois, o meia-atacante exigiu defesa de Courtois e, no rebote, De Marcos finalizou para fora. Aos 31, Susaeta assustou o goleiro adversário com um chute fora da meta e, três minutos mais tarde, fez Courtois praticar nova intervenção. Porém, logo em seguida, Falcao respondeu com um chute na trave direita da meta defendida por Iraizoz.

Apesar da pressão e da maior posse de bola, o Athletic Bilbao não conseguiu superar a defesa e o goleiro do Atlético de Madri. Os Colchoneros aproveitaram e consolidaram o título aos 40 minutos. Diego fez jogada individual, invadiu a área, escapou de Amorebieta e chutou cruzado no canto esquerdo da meta adversária para alegria de seu torcedor que começou a festa de vez na Romênia.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO DE MADRI 3 X 0 ATHLETIC BILBAO

Local:
Estádio Nacional Arena, em Bucareste (Romênia)
Data: 9 de maio de 2012 (quarta-feira)
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Wolfgang Stark (Alemanha)
Cartões amarelos: Amorebieta, Íñigo Pérez, Ander Herrera e Susaeta (Athletic Bilbao). Falcao (Atlético de Madri)
Gols: Falcao García, aos sete e aos 34 minutos do primeiro tempo, e Diego, aos 40 minutos do segundo tempo

ATLÉTICO DE MADRI: Courtois; Juanfran, Miranda, Godín e Luis Filipe; Gabi, Mario, Arda Turan (Álvaro Domínguez), Diego (Koke) e Adrián (Salvio); Falcao
Técnico: Diego Simeone

ATHLETIC BILBAO: Iraizoz; Iraola, Javi Martínez, Amorebieta e Aurtenetxe (Ibai Gómez); Iturraspe (Íñigo Pérez), De Marcos, Ander Herrera (Toquero), Susaeta e Muniain; Llorente