quinta-feira, 10 de maio de 2012

CBF se decide e manda ofício à Conmebol liberando Oscar para enfrentar o Flu

Depois de muita confusão, Oscar deve estar liberado para entrar em campo nesta quinta-feira contra o Fluminense, pelo duelo de volta das oitavas de final da Libertadores. A CBF se posicionou nesta tarde, respondeu um questionamento da Conmebol e esclareceu que o meia está inscrito como atleta do Internacional e liberado para jogar todas as competições pelo clube.

“Senhor Hugo Figueiredo, Diretor de Competições da Conmebol, em atenção ao seu último e-mail, confirmamos que o jogador Oscar dos Santos Emboaba Júnior encontra-se registrado pelo Sprot Club Internacional e habilitado a jogar todas as competições pelo clube”, diz o diretor de Registros e Tranferências da CBF, Luiz Gustavo Vieira de Castro, em ofício encaminhado à sede da confederação sul-americana.

Já na terça-feira, a CBF havia mandado um documento à Conmebol. O ofício, porém, havia ficado com margens para interpretação, e a confederação sul-americana pediu esclarecimentos. O próprio Fluminense já havia questionado a Conmebol sobre a situação do jogador.

Agora, o Inter aguarda apenas a confirmação da Conmebol para ter o atleta em campo. Não há mais nada que impeça a entidade de liberar o atleta.O presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelleto, recebeu uma cópia do ofício e confirmou a liberação da CBF. “Acho que agora não tem mais dúvidas, né? É o que a Justiça mandou”, disse o cartola em conversa com o ESPN.com.br.

Com Oscar em campo, o Internacional precisa ao menos de um empate com gols no Rio de Janeiro para ir às quartas de final da Libertadores. O primeiro jogo, no Beira-Rio, acabou empatado sem gols. Um novo 0 a 0 leva a disputa para os pênaltis.

undefined
Osacar foi liberado e deve estar em campo nesta quinta-feira contra o Fluminense
Entenda o caso – Oscar entrou na Justiça contra o São Paulo no final de 2009 alegando salários atrasados e que foi forçado a assinar um contrato com o clube ainda quando tinha 16 anos e era menor de idade. No meio do ano seguinte, o meia conseguiu ganho de causa, se desvinculou do time do Morumbi e acertou com o Internacional.

Desde então, o São Paulo vem tentando na Justiça reverter a decisão. A vitória definitiva paulista viria apenas no dia 21 de março deste ano. Uma decisão do Tribunal Regional do Trabalho esclareceu um julgamento do mês de fevereiro, decidiu reestabelecer o vínculo do atleta com o clube do Morumbi e o impediu de atuar pelo Internacional.

Oscar não entra em campo desde então, mas decidiu não se apresentar ao São Paulo e seguiu treinando no Internacional. Os dois clubes até tentaram entrar em um acordo financeiro, mas as cifras oferecidas pelos colorados não agradam e fizeram os dirigentes tricolores darem um ultimato ao jogador, exigindo a volta em até 90 dias.

O jogador já deixou claro que não quer voltar ao São Paulo, mas o clube paulista insiste em uma conversa particular com o meia. Uma liminar liberou a participação de Oscar por qualquer clube enquanto o caso não for definitivamente julgado pelo Tribunal do Trabalho, e o meia entrou em campo no domingo contra o Caxias após ter o nome inscrito no BID. O Caxias, porém, já promete travar batalha na Justiça por entender que a utilização do jogador foi irregular.