quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Inglês

17h45 Chelsea 0x1 QPR
17h45 Liverpool 3x0 Sunderland
18h00 Newcastle United 1x2 Everton

Melhor goleiro da Copa de 1970, uruguaio Mazurkiewicz morre aos 67 anos


Getty
Uruguai em 70: (em pé, da e. p/ d.) Esparrago, Mazurkiewicz, Matosas, Ubinas, Ancheta e Morales;agachados: Cubilla, Maneiro, Fontes, Cortes e Castillo
Uruguai em 70: (em pé, da e. p/ d.) Esparrago, Mazurkiewicz, Matosas, Ubinas, Ancheta e Morales; agachados: Cubilla, Maneiro, Fontes, Cortes e Castillo
Morreu na madrugada desta quarta-feira o ex-goleiro uruguaio Ladislao Mazurkiewicz, aos 67 anos, no hospital Asociación Española, em Montevidéu. A lenda do futebol sul-americano estava internada desde o último dia 24 de dezembro devido a um problema respiratório. Desde então, seu quadro se agravou por causa de um recorrente histórico de complicações renais.

Divulgação - Peñarol
Mazurkiewicz com a camisa do Peñarol, clube pelo qual brilhou
Mazurkiewicz com a camisa do Peñarol, onde brilhou
Mazurkiewicz é considerado um dos melhores jogadores em sua posição em todos os tempos. Até algumas semanas atrás, ele atuava como treinador de goleiros do Peñarol. Com o clube aurinegro, conquistou recentemente o título de campeão do Torneio Apertura do campeonato nacional.

Com a camisa do Peñarol, foi campeão da Taça Libertadores e da Copa Intercontinental, em 1966, vencendo o poderoso Real Madrid. Também foi o goleiro do Uruguai nas Copas do Mundo da Inglaterra, em 1966, e México, em 1970 - inclusive sendo eleito o melhor da posição pela Fifa e considerado o sucessor de Lev Yashin pelo próprio jogador da União Soviética.

Neste último Mundial, estava na equipe que enfrentou o Brasil nas semifinais. Em um dos lances da partida, tomou um drible de corpo de Pelé na entrada da área, mas o 'Rei' acabou finalizando para fora. No mesmo jogo, cobrou mal um tiro de meta, e o camisa 10 brasileiro emendou de primeira, mas Mazurkiewicz se recuperou encaixando a bola.

Apesar dos esforços do goleiro, o Brasil acabou vencendo aquela partida por 3 a 1. Clodoaldo, Jairzinho e Rivelino marcaram os gols da vitória dos futuros campeões do mundo, e Cubilla descontou para os quartos colocados daquela Copa.

Revelado no Racing de Montevidéu antes de fazer história no Peñarol, Mazurkiewicz atuou pelo Atlético-MG entre 1972 e 1974. Também jogou no Granada, da Espanha, Cobreloa, do Chile, e América de Cáli, da Colômbia, antes de retornar para o time aurinegro da capital uruguaia, que defendeu até o fim da carreira, em 1981.
Em entrevista de 2008, Mazurkiewicz relembra drible de Pelé e conta que queria jogar no meio-campo