quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Brasileirão Série A

21h50

1 GRE Grêmio X Cruzeiro CRU 2

Copa Sul-Americana

21h45

0 BOC Boca Juniors X River Plate RIV 0

Brasileirão sériee A

19h30


1 FLU Fluminense X Chapecoense CHA 4

Jobson perde pênalti, Figueirense vence no Rio, 'se salva', e Botafogo coloca um pé na Série B


Veja o gol de Botafogo 0 x 1 Figueirense
O desespero dos botafoguenses ficou ainda maior e apenas um milagre pode salvar o time do rebaixamento para a Segunda Divisão. Com um pênalti perdido por Jobson e um gol de França logo em seguida, o Figueirense venceu o Botafogo por 1 a 0, nesta quarta-feira à noite, no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro. O resultado praticamente salvou o time catarinense da queda, enquanto os cariocas estão com um pé na Série B do Brasileiro, o que gerou muito protestos dos torcedores nas arquibancadas.
Faltando três rodadas para o fim, o Alvinegro carioca está na 18ª posição com 33 pontos, é o time que mais perdeu na competição, com 20 derrotas em 35 jogos disputados. Para se livrar da degola, o Botafogo precisaria torcer por uma combinação de resultados, além de ganhar as três partidas restantes. O rebaixamento pode até ser confirmado já no próximo domingo, quando a equipe vai visitar o Chapecoense, dependendo do que acontecer com os concorrentes.
Já o Figueirense está na 13º colocação agora com 43 pontos e, apesar de ainda não estar matematicamente garantido na Série A em 2015, deve permanecer mesmo que não some mais nenhum ponto. A equipe de Florianópolis volta a campo no domingo contra o Vitória, no Orlando Scarpelli.
O duelo desta quarta mudou completamente de panorama após Jobson chutar por cima uma cobrança de pênalti aos 2 minutos do segundo tempo, depois de a bola bater na mão de Cereceda em cruzamento de Régis. Antes do intervalo, mesmo desorganizado, o Botafogo teve mais posse de bola e chegou a pressionar, mas o goleiro Tiago Volpe fez boas defesas.
Logo na sequência do erro do atacante botafoguense, França cabeceou para a rede, aos 6 minutos, fez o único gol do jogo e deu a vitória ao Figueira. Mesmo com tempo para buscar a reação, os donos da casa não tiveram tranquilidade e nem qualidade suficientes para chegarem ao gol.
O jogo
O Botafogo começou a partida tentando pressionar o Figueirense, mas viu os catarinenses terem espaço para avançar com mais perigo nos primeiros minutos. Tanto que os visitantes quase abriram o placar aos 11 minutos. Dankler e Jefferson se confundiram e o zagueiro deu um chute para o alto na área. O goleiro tentou tirar a bola de cabeça, mas Marcão foi mais esperto e cabeceou, mas para fora.
O lance fez os cariocas melhorarem na marcação. Assim, os donos da casa passaram a dominar a partida. No entanto, a primeira boa chance do Botafogo aconteceu somente aos 28 minutos. Bolatti ajeitou para Jobson, que acertou chute forte de fora da área. O goleiro Thiago Volpi se esticou e fez grande defesa.
Com o tempo, os botafoguenses tinham a posse de bola a maior parte do tempo, principalmente no campo de ataque. Os donos da casa tiveram duas chances aos 34 minutos, com André Bahia. Na primeira, ele aproveitou falta cobrada na área para cabecear, mas viu Thiago Volpi salvar o Figueirense. Depois, o defensor cabeceou mal após cruzamento de Régis.
Nos minutos finais, o Botafogo seguiu em busca do gol, mas desperdiçou grande chance aos 39 minutos. Jobson tocou para Bolatti na entrada da área, mas o volante finalizou por cima do travessão. Assim, o duelo foi para o intervalo sem gols.
Na etapa final, os cariocas começaram com tudo e tiveram a oportunidade de abrir o placar aos três minutos. Cereceda colocou a mão na bola na área e o árbitro marcou pênalti. No entanto, Jobson cobrou muito mal e colocou por cima do gol de Tiago Volpi.
A resposta do Figueirense veio aos cinco minutos. Após cobrança de falta na área, Marcão cabeceou, mas Jefferson salvou os cariocas. No minuto seguinte, os catarinenses chegaram ao gol em São Januário. Após cruzamento de Felipe, França apareceu livre para cabecear sem chance para Jefferson.
O revés fez com que o Botafogo fosse obrigado a atacar de todas as formas. No entanto, os cariocas estavam nitidamente nervosos e pouco criavam no setor ofensivo. O Figueirense aproveitou os espaços deixados pelos donos da casa e quase ampliou aos 17 minutos. Marcão tocou para Pablo, que chutou para grande defesa de Jefferson.
O Botafogo só conseguiu chegar novamente com perigo aos 24 minutos. Bruno Corrêa recebeu na área, girou e chutou, mas para fora. Aos 30 minutos, foi a vez de Zeballos finalizar próximo ao gol de Thiago Volpi.
Nos minutos finais, o Botafogo tentou de todas as formas o empate, mas sofreu com a falta de pontaria dos jogadores. O Figueirense recuou e se defendeu até o apito final do árbitro.
FICHA TÉCNICA:
BOTAFOGO 0 x 1 FIGUEIRENSE
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ) 
Data: 19 de novembro de 2014 (Quarta-feira) 
Horário: 19h30 (de Brasília) 
Árbitro: Anderson Daronco (RS) 
Assistentes: José Antônio Chaves Franco Filho e José Eduardo Calza (ambos do RS) 
Renda: R$ 65.765,00
Público: 7.406 pagantes
Cartões amarelos: Felipe, Thiago Volpi e França (Figueirense)
GOL
FIGUEIRENSE: França, aos 6min do segundo tempo
BOTAFOGO: Jefferson, Régis, André Bahia, Dankler e Junior Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel e Mario Bolatti (Gegê); Jobson (Zeballos), Murilo (Yuri Mamute) e Bruno Corrêa
Técnico: Vagner Mancini
FIGUEIRENSE: Tiago Volpi; Willian Cordeiro, Marquinhos (Nirley), Thiago Heleno e Roberto Cereceda (Marquinhos Pedroso); Dener, França (Yago), Marco Antonio e Felipe; Pablo e Marcão
Técnico: Argel Fucks