terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Liga Europa reúne confrontos pesados e italianos em busca de pontos no ranking da Uefa



FABRICE COFFRINI/AFP/GETTY IMAGES
Sorteio da Liga Europa aconteceu nesta segunda-feira
Sorteio da Liga Europa aconteceu nesta segunda-feira
Definidos os jogos da primeira fase mata-mata da Liga Europa, a competição terá jogos "pesados", muita tradição e os italianos procurando somar o máximo de pontos possíveis no Ranking de Coeficientes da Uefa.
Primeiro cabe uma explicação sobre o ranking e sua importância. Este leva em consideração os resultados dos times na Champions e na Europa League nas cinco últimas temporadas e determina o número de classificados por país para as competições.
Dois pontos são dados por vitória, um por empate e resultados nas fases preliminares contam pela metade, além de bônus dados por classificação às fases seguintes. Com isso, ao final da temporada, a soma total de pontos é dividida pelo número de times do país em questão participantes nas duas competições europeias e quebrado em decimais.
Parece complicado, mas não é. Basicamente reflete o desempenho de cada nação através dos clubes nos torneios europeus. E é aí que mora o perigo para a Itália.
Com as diversas campanhas pífias do calcio no continente, os italianos perderam nos últimos anos o lugar entre os três primeiros para os alemães e estão ameaçados pelos portugueses.
1 - Espanha: 92.570
2 - Inglaterra: 78.534
3 - Alemanha: 76.272
4 - Itália: 62.343
5 - Portugal: 60.215
6 - França: 50.916
No entanto, dos seis times da Itália que foram para a Europa todos continuam vivos, enquanto de Portugal são apenas dois de seis. Com isso, Internazionale, Napoli, Fiorentina, Torino e Roma têm muita responsabilidade na Liga Europa para abrir vantagem contra os lusos, representados na competição apenas pelo Sporting (na Champions, avançaram Porto e Juventus).
Abaixo, os 16 confrontos, com o mandante do segunda jogo na frente e um breve comentário sobre cada duelo abaixo.
Everton x Young Boys
Favoritimos claro dos ingleses, que nunca passaram das oitavas de final, mas podem tomar o Basel na Liga dos Campeões (eliminou Liverpool e já despachou o Manchester United também) como exemplo para atenção.
Athletic Bilbao x Torino
Dois times com torcidas fanáticas, que certamente farão grande deslocamente de pessoas entre Turim e Bilbao e vice-versa. Bascos têm dois vices (1977 e 2012) e os italianos um - aquela histórica decisão de 1992 contra o Ajax: 2 a 2 na Itália e 0 a 0 na Holanda, dois gols de Casagrande na primeira partida.
Borussia Mönchengladbach x Sevilla
Dois times muito tradicionais e com títulos continentais. O Gladbach já disputou quatro finais e tem duas conquistas (1975 e 79), enquanto o Sevilla é o atual campeão e teve um período dourado nos anos 2000, com Luis Fabiano, Renato, Adriano, Daniel Alves...
Sporting x Wolfsburg
O meia Kevin de Bruyne, dos Lobos, foi um dos destaques da fase de grupos da Liga Europa, e a campanha do Wolfsburg na Bundesliga dá o favoritimos no confronto. Do outro lado, o vice-campeão de 2005, quando foi batido pelo CSKA Moscou.
Legia Varsóvia x Ajax
O Legia tem duas motivações especiais: a final é em Varsóvia e encontrar novamente o Celtic. Nas preliminares da Champions, os poloneses despacharam os escoceses com 6 a 1 no agregado, mas a escalação irregular de um jogador nos minutos finais da segunda partida, eliminou o Legia no tapetão.
Brugge x Aalborg
O Club Brugge é o time do atacante brasileiro Felipe Gedoz, que se destacou na última Libertadores pelo Defensor (URU) e tem sido convocado pelo técnico Gallo para a Seleção Brasileira sub-21. O Aalborg é o atual campeão dinamarquês e tem como melhor resultado na Liga Europa as oitavas de final de 2008-09.
Dinamo Moscou x Anderlecht
Melhor time da fase de grupos da Liga Europa, o Dinamo Moscou, de Mathieu Valbuena, teve 100% de aproveitmaento e faz grande campanha no Campeonato Russo também. Terá pela frente o Anderlecht, que despachou o Galatasaray com facilidade na Champions e arrancou um empate em 3 a 3 com o Arsenal em Londres.
Olympiacos x Dnipro Dnipropetrovsk
A expressão do Karembeu na transmissão do sorteio de "nunca ouvi falar em Dnipro" foi sensacional! Bom, é o time de Yevhen Konoplianka, principal jogador ucraniano da atualidade e desejado por grandes clubes europeus há algumas temporadas. Os gregos, porém, são favoritos, quase avançaram na Liga dos Campeões em grupo com Atlético de Madrid e Juventus.
Napoli x Trabzonspor
Campeão em 1989, com Maradona e Careca, o Napoli pega o Trabzonspor, que nunca passou desta fase na Liga Europa. Foi quarto colocado do último Campeonato Turco e tem Óscar Cardozo no ataque. Os napolitanos estão no grupo de favoritos ao título.
Dinamo Kiev x Guingamp
Gigante ucraniano x pequeno francês. Confronto de histórias opostas, enquanto o Dinamo tem muito a contar em competições europeias, o Guingamp é praticamente virgem. Só que no presente, os franceses podem tranquilamente despachar o rival - no final de semana derrubaram o Paris Saint-Germain na Ligue 1.
Red Bull Salzburg x Villarreal
Um dos confrontos mais interessantes desta fase. O antigo Casino Salzburg, vice-campeão em 1994, se tornou poderoso na Áustria quando ganhou asas. Internacionalmente, porém, ainda está devendo, e pode conseguir algo maior agora, graças a Alan, atacante ex-Fluminense, artilheiro desta Liga Europa com oito gols. O Submarino Amarillo, duas vezes semifinalista (2003-04 e 2010-11) jogará para impedir isso.
Feyenoord x Roma
A torcida do Feyenorrd no De Kuyp é um diferencial enorme do clube. Bicampeão (1974 e 2002), o Feyenoord perdeu jogadores importantes para esta temporada - Stefan de Vrij e Bruno Martins Indi -, mas mesmo assim conseguiu a classificação, sob o comando de Fred Rutten, que substituiu o treinador Ronald Koeman. Se levar o torneio a sério, a Roma é uma das favoritas.
Zenit São Petersburgo x PSV Eindhoven
Campeão em 2008, o Zenit de André Villas-Boas decepcionou demais na Liga dos Campeões, ao ser eliminado pelo Monaco mesmo tendo um time superior, bem mais talentoso. Terá vida muito complicada contra o ótimo time do PSV, que faz campanha excelente na Eredivisie e tem o mais promissor holandês jovem da atualidade: Memphis Depay.
Besiktas x Liverpool
Reencontro de Demba Ba com o Liverpool, após na temporada passada ele marcar o histórico gol depois do escorregão de Steven Gerrard. Além disso, os Reds retornarão a Istambul dez anos depois da conquista da Champions de 2005. Fora tudo isso, tecnicamente devem ser ótimas partidas.
Fiorentina x Tottenham
Mario Gómez, Jan Vertonghen, Matías Fernández, Hugo Lloris, Juan Cuadrado, Christian Eriksen... Talento não faltará neste duelo entre ingleses e italianos, e duas equipes com campanhas muito similares na atual temporada em seus campeonatos nacionais.
Internazionale x Celtic
Três títulos (1991, 94 e 98), muito peso, tradição enorme, mas um time abaixo de toda essa história. A realidade atual da Inter é essa, mas mesmo assim passeou na fase de grupos da Liga Europa e esteve envolvida em um dos maiores escândalos da competição, a eliminação do Qarabag. Agora terá o Celtic, que quis estar na Champions, mas conseguiu apenas a Europa League.

Barcelona arrasa com 3 de Pedro, Rafinha assistente e 'estreia' de Douglas


Veja os gols da vitória por 8 a 1 do Barcelona sobre o Huesca
Goleada, massacre, passeio. Há muitas palavras que podem definir a vitória do Barcelona sobre o Huesca, por 8 a 1, nesta terça-feira, no Camp Nou. Mas talvez uma seja seja melhor: oportunidade.
Sem Messi, Neymar ou Suárez, foi a vez de Pedro - cada vez com menos espaço entre os titulares - marcar três vezes.
Sem Daniel Alves, foi a chance de Montoya - que chegou a pedir para sair do clube pela falta de oportunidades - correr como nunca, dar passe para gol e estar sempre presente, no ataque ou na defesa.
Sem Rakitic ou Xavi, foi a oportunidade de Sergi Roberto, a promessa jamais cumprida da base, aparecer com um gol, bons passes e ajudar a dar ritmo ao meio-campo, ao lado do experiente Iniesta e do garoto Sergi Samper.
O Barcelona entrou em campo com a vaga nas oitavas já decidida com os 4 a 0 a favor na partida de ida. Por isso, o jogo foi encarado como uma espécie de laboratório para Luis Enrique. E como uma chance para jogadores que têm estado em má fase.
O treinador, como de costume, escalou um time que não repetia nenhuma das formações anteriores. As surpresas foram as inclusões do goleiro Jordi Masip e do lateral-direito Montoya na equipe titular.
Masip, terceira opção, foi o preferido deixando Ter Stegen no banco. Montoya, que já pediu para sair do clube devido à falta de oportunidades, era um azarão - o favorito para começar jogando era o brasileiro Douglas.
EFE
Sergi Roberto comemora com Montoya após deixar sua marca no Camp Nou
Sergi Roberto comemora com Montoya no Camp Nou
O Huesca assustou no começo, duas vezes com o atacante Juan Esnáider. Aos 5 minutos, ele concluiu um cruzamento com um cabeceio para fora; aos 7, em jogada semelhante, acertou a trave esquerda do gol de Masip.
Foi o que o Barcelona precisou para acordar. Pedro - muito criticado pelo desempenho no 0 a 0 contra o Getafe, no sábado - era a principal arma ofensiva e quase marcou aos 14 minutos, após passe de Sergi Roberto.
Aos 21 minutos, o quase se transformou em gol. Após bom lançamento de Rafinha, Munir puxou o contra-ataque e, com o lado externo do pé, encontrou Pedro na área. A conclusão, com um peixinho, foi certeira.
O camisa 7 estava inspirado e buscando jogo. Afinal, o jogo se apresentava fácil e era a chance de apagar a imagem ruim da última partida. Aos 26, ele avançou pela esquerda e tocou na saída do goleiro Dani Jiménez.
O Huesca estava perdido em campo, e o Barcelona conseguia envolver o adversário com o toque de bola no campo ofensivo. Aos 29 minutos, o lateral Montoya, que tem futuro incerto no clube, fez boa jogada e cruzou para trás. Sergi Roberto, outro que tem sido questionado, marcou o terceiro.
O quarto gol surgiu aos 40. Após uma bela sequência de passes na intermediária, Sergi Roberto tocou para Iniesta, que estava de costas para o gol. Um toque para ajeitar a bola com o calcanhar, o giro, e um chute preciso. O experiente meio-campista marcava o dele.
O placar do primeiro jogo já havia sido alcançado, e seria superado quatro minutos depois, novamente com Pedro. Após passe do brasileiro Adriano, o atacante acertou um chute alto, preciso, fechando a conta no primeiro tempo.
5 a 0. E ainda faltavam 45 minutos.
O segundo tempo começou com duas mudanças no Barcelona. Iniesta saiu para a entrada de Douglas, estreante no Camp Nou, que foi para a lateral-direita, deslocando Montoya para a esquerda e Adriano para o meio-campo. No ataque, Sandro substituiu o artilheiro Pedro.
O ritmo do time diminuiu nos primeiros minutos, e as chances de gol, também. Mas, ainda assim, havia tempo e espaço para mais gols.
O sexto saiu aos 23 minutos do segundo tempo. O jovem Sergi Samper lançou em profundidade, e Adriano - jogando como meio-campista - arrancou para chutar na saída do goleiro Jiménez.
O jogo era mesmo uma festa de oportunidades. E, aos 33 minutos, Adama Traoré, ponta do Barcelona B que substituíra Munir, fez ótima jogada individual, marcando o gol mais bonito da partida. Cinco minutos depois, veio o 8 a 0, com Sandro Ramírez - após mais um bom passe de Rafinha.
O Huesca passou a buscar ao menos um gol de honra, para diminuir a humilhação. E ele saiu, aos 40 minutos. Após cobrança de escanteio, o zagueiro Carlos Moreno subiu entre Bartra e Sergi Roberto para desviar de cabeça e dar uma alegria aos 500 torcedores do Huesca que estavam no Camp Nou.
Na lateral do campo, Douglas dá caneta em defensor do Huesca e é derrubado

Real Madrid dá sequência a jejum mexicano, goleia Cruz Azul e vai à final do Mundial



GETTY
Jogadores do Real Madrid comemoram gol na vitória sobre o Cruz Azul
Jogadores do Real Madrid comemoram gol na vitória sobre o Cruz Azul
Não foi desta vez que um europeu caiu na semifinal do Mundial de Clubes da Fifa. E nem a vez que os torcedores mexicanos terão um time do país na decisão do torneio.
Com força máxima em campo e quase passeando, o Real Madrid carimbou sua passagem à final do campeonato sediado no Marrocos nesta terça-feira, ao superar o Cruz Azul por 4 a 0. Sergio Ramos e Karim Benzema encaminharam a vitória ainda na primeira etapa no estádio de Marrakesh. Bale e Isco sacramentaram no segundo tempo.
Foi a 21ª vitória consecutiva dos comandados de Carlo Ancelotti nesta temporada. O time espanhol, portanto, está a apenas a três triunfos de igualar o recorde histórico do Coritiba, que em 2011 conseguiu 24 vitórias consecutivas.
O próximo adversário do Real será conhecido já nesta quarta-feira. Às 17h30 (de Brasília), San Lorenzo, da Argentina, e Auckland City, da Nova Zelândia, se enfrentarão também no estádio de Marrakesh.
O jogo
O Real definiu sua classificação ainda na primeira etapa. Aos 14 minutos, Kroos cobrou falta, Sergio Ramos se antecipou ao goleiro Corona e cabeceou para abrir o placar para os merengues. Vinte minutos mais tarde, Carvajal fez linda jogada pela direita e cruzou para o meio da área. Benzema chegou e arrematou para ampliar o placar.
O Cruz Azul chegou a ter uma boa chance de reviver na partida, quando o árbitro marcou um pênalti a favor da equipe aos 39 minutos. Mas não conseguiu descontar: Torrado chutou no canto esquerdo, e Casillas espalmou para escanteio.
Morreu ali, nas luvas do espanhol, a esperança mexicana de reagir na partida.
Na segunda etapa, a diferença técnica se tornou mais visível. O Real pouco precisava se esforçar para marcar ou para chegar no gol adversário. Foram necessários apenas quatro minutos para mais um gol merengue acontecer. Na esquerda, Cristiano Ronaldo cruzou na medida para Bale completar para a rede.
O gol permitiu que o time espanhol relaxasse de vez. Mas nada de parar de atacar: em todas oportunidades quer surgiam, o time avançava com velocidade para a meta. Cristiano Ronaldo até tentou um gol de letra em um dos contra-ataques.
Ao Cruz Azul, só restou mais um ‘quase' antes do fim do jogo. Aos 20 minutos de fora da área, Barrera finalizou de fora da área e a bola explodiu na trave de Casillas.
Seis minutos mais tarde, Isco recebeu na entrada da área, passou por dois marcadores e bateu rasteiro para fechar o placar e encerrar o triunfo que colocou o Real na decisão do Mundial. 
FICHA TÉCNICA:
CRUZ AZUL-MEX 0 x 4 REAL MADRID-ESP
Local: Stade de Marrakech, em Marrakech (Marrocos)
Data: 16 de dezembro de 2014, terça-feira
Horário: 17h30 (de Brasília) 
Árbitro: Enrique Osses (Chile)
Assistentes: Carlos Astroza (Chile) e Sergio Román (Chile)
GOLS
REAL MADRID-ESP: Sergio Ramos (aos 14' do 1T), Benzema (aos 34' do 1T), Bale (aos 4' do 2T) e Isco (aos 26' do 2T)
CRUZ AZUL: Corona; Flores, Francisco Rodríguez, J.C. Domínguez e Pinto; Torrado, Bernardello, Giménez (Marco Fabian) e Formica; Joao Rojas (Valadéz) e Pavone (Barrera)
Técnico: Luis Fernando Tena
REAL MADRID: Casillas; Carvajal, Sergio Ramos (Varane), Pepe e Marcelo; Illarramendi, Kroos (Khedira) e Isco (Jesé); Cristiano Ronaldo, Bale e Benzema
Técnico: Carlo Ancelotti

Copa do Rei

19h00

8 BAR Barcelona X Huesca HUE 1

Copa do Rei

19h00


2 ALM Almería X Betis BET 1

Copa da Liga Francesa

18h00

4 NAN Nantes X Metz MET 2

Copa da Liga Inglesa

17h45

1 SHE Sheffield United X Southampton SOU 0

Mundial de Clubes

17h30

0 CAZ Cruz Azul-MEX X Real Madrid RMA 4

Copa do Rei

17h00

3 CEL Celta X Las Palmas LAP 1

Copa do Rei

17h00

4 VAL Valencia X Rayo Vallecano RAY 4

Alemão

17h00

2 MUN Bayern de Munique X Freiburg FRE 0

Alemão

17h00

2 HAN Hannover 96 X Augsburg AUG 0

Alemão

17h00

0 HSV Hamburgo X Stuttgart STU 1

Alemão

17h00

0 KLN Colônia X Mainz 05 MAI 0

Copa da Liga Inglesa

17h45

1  DER Derby County X Chelsea CHE  3

Copa da Liga Francesa

15h00

3 BAS Bastia X Caen CAE 2

Luxemburgo recebe oferta astronômica do Inter, mas deve ficar no Flamengo

Vanderlei Luxemburgo deve recusar a proposta de treinar o Internacional em 2015 e ficar no Flamengo, com quem recentemente assinou um contrato.

A oferta do Internacional causou surpresa no Flamengo. Na noite de segunda-feira, houve uma reunião de diretoria na qual foi discutido o planejamento de 2015 - reforços, dispensas, e em todos os cenários Luxemburgo estava contemplado.

Quem conversou com o técnico nesta terça-feira disse que a proposta do clube gaúcho foi "astronômica", mas que a tendência é mesmo Luxemburgo ficar na Gávea.

O treinador deve conversar com a diretoria rubro-negra nesta tarde, para acalmar a confusão que se formou com o vazamento da proposta do Inter. Luxemburgo, tudo indica, deve ficar.

Abel Braga diz que não continuará no Internacional

REPRODUÇÃO/ESPN.COM.BR
Abel se emociona após vitória: 'Hoje eu recebi um troféu no vestiário'
Abel encerra a quinta passagem pelo Beira-Rio
O Internacional pode começar a procurar um novo treinador. Abel Braga, comandante do time colorado até o final deste ano, declarou nesta segunda-feira, em entrevista à Rádio Bandeirantes, que não seguirá no cargo em 2015.
"Meu futuro já decidi. Esperei o tempo que foi necessário, e este projeto não passa por mim", disse o técnico, terceiro colocado do Campeonato Brasileiro e classificado à Copa Libertadores de 2015 com o Colorado.
"Eu dei o tempo necessário para que as coisas fossem resolvidas. Foi dito muito tempo antes do fim do campeonato que eu definiria meu futuro. Meu plano e minha ideia era ficar dois anos", completou.
Campeão da Libertadores e do Mundial de 2006 e bi campeão gaúcho com o Inter, em 2008 e 2014, Abel declarou seu carinho pelo clube na despedida da quinta passagem pelo Beira-Rio.
"Isso não muda nada, principalmente o sentimento que tenho pelo clube, que é acima de todos nós. Este sentimento muito bom é de dever cumprido."
Vitório Piffero, presidente eleito do Internacional, declarou após o pleito realizado no sábado passado que Tite é um dos nomes que interessam a diretoria. Tite, porém, estaria perto de acertar o retorno ao Corinthians.
"Assim que eu tiver meu vice anunciado, nós vamos anunciar o novo técnico. Óbvio que conversei com o Tite, assim como conversei com o Abel. Não falei com o Muricy por detalhe", revelou Piffero, que negou qualquer chance de contratar Celso Roth ou Mano Menezes. "Podemos descartar, não estão nos nossos planos neste momento. Também não penso em técnico estrangeiro."
Disputado por Corinthians e Inter, Tite se diz magoado com informações sobre salário