terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Liga Europa reúne confrontos pesados e italianos em busca de pontos no ranking da Uefa



FABRICE COFFRINI/AFP/GETTY IMAGES
Sorteio da Liga Europa aconteceu nesta segunda-feira
Sorteio da Liga Europa aconteceu nesta segunda-feira
Definidos os jogos da primeira fase mata-mata da Liga Europa, a competição terá jogos "pesados", muita tradição e os italianos procurando somar o máximo de pontos possíveis no Ranking de Coeficientes da Uefa.
Primeiro cabe uma explicação sobre o ranking e sua importância. Este leva em consideração os resultados dos times na Champions e na Europa League nas cinco últimas temporadas e determina o número de classificados por país para as competições.
Dois pontos são dados por vitória, um por empate e resultados nas fases preliminares contam pela metade, além de bônus dados por classificação às fases seguintes. Com isso, ao final da temporada, a soma total de pontos é dividida pelo número de times do país em questão participantes nas duas competições europeias e quebrado em decimais.
Parece complicado, mas não é. Basicamente reflete o desempenho de cada nação através dos clubes nos torneios europeus. E é aí que mora o perigo para a Itália.
Com as diversas campanhas pífias do calcio no continente, os italianos perderam nos últimos anos o lugar entre os três primeiros para os alemães e estão ameaçados pelos portugueses.
1 - Espanha: 92.570
2 - Inglaterra: 78.534
3 - Alemanha: 76.272
4 - Itália: 62.343
5 - Portugal: 60.215
6 - França: 50.916
No entanto, dos seis times da Itália que foram para a Europa todos continuam vivos, enquanto de Portugal são apenas dois de seis. Com isso, Internazionale, Napoli, Fiorentina, Torino e Roma têm muita responsabilidade na Liga Europa para abrir vantagem contra os lusos, representados na competição apenas pelo Sporting (na Champions, avançaram Porto e Juventus).
Abaixo, os 16 confrontos, com o mandante do segunda jogo na frente e um breve comentário sobre cada duelo abaixo.
Everton x Young Boys
Favoritimos claro dos ingleses, que nunca passaram das oitavas de final, mas podem tomar o Basel na Liga dos Campeões (eliminou Liverpool e já despachou o Manchester United também) como exemplo para atenção.
Athletic Bilbao x Torino
Dois times com torcidas fanáticas, que certamente farão grande deslocamente de pessoas entre Turim e Bilbao e vice-versa. Bascos têm dois vices (1977 e 2012) e os italianos um - aquela histórica decisão de 1992 contra o Ajax: 2 a 2 na Itália e 0 a 0 na Holanda, dois gols de Casagrande na primeira partida.
Borussia Mönchengladbach x Sevilla
Dois times muito tradicionais e com títulos continentais. O Gladbach já disputou quatro finais e tem duas conquistas (1975 e 79), enquanto o Sevilla é o atual campeão e teve um período dourado nos anos 2000, com Luis Fabiano, Renato, Adriano, Daniel Alves...
Sporting x Wolfsburg
O meia Kevin de Bruyne, dos Lobos, foi um dos destaques da fase de grupos da Liga Europa, e a campanha do Wolfsburg na Bundesliga dá o favoritimos no confronto. Do outro lado, o vice-campeão de 2005, quando foi batido pelo CSKA Moscou.
Legia Varsóvia x Ajax
O Legia tem duas motivações especiais: a final é em Varsóvia e encontrar novamente o Celtic. Nas preliminares da Champions, os poloneses despacharam os escoceses com 6 a 1 no agregado, mas a escalação irregular de um jogador nos minutos finais da segunda partida, eliminou o Legia no tapetão.
Brugge x Aalborg
O Club Brugge é o time do atacante brasileiro Felipe Gedoz, que se destacou na última Libertadores pelo Defensor (URU) e tem sido convocado pelo técnico Gallo para a Seleção Brasileira sub-21. O Aalborg é o atual campeão dinamarquês e tem como melhor resultado na Liga Europa as oitavas de final de 2008-09.
Dinamo Moscou x Anderlecht
Melhor time da fase de grupos da Liga Europa, o Dinamo Moscou, de Mathieu Valbuena, teve 100% de aproveitmaento e faz grande campanha no Campeonato Russo também. Terá pela frente o Anderlecht, que despachou o Galatasaray com facilidade na Champions e arrancou um empate em 3 a 3 com o Arsenal em Londres.
Olympiacos x Dnipro Dnipropetrovsk
A expressão do Karembeu na transmissão do sorteio de "nunca ouvi falar em Dnipro" foi sensacional! Bom, é o time de Yevhen Konoplianka, principal jogador ucraniano da atualidade e desejado por grandes clubes europeus há algumas temporadas. Os gregos, porém, são favoritos, quase avançaram na Liga dos Campeões em grupo com Atlético de Madrid e Juventus.
Napoli x Trabzonspor
Campeão em 1989, com Maradona e Careca, o Napoli pega o Trabzonspor, que nunca passou desta fase na Liga Europa. Foi quarto colocado do último Campeonato Turco e tem Óscar Cardozo no ataque. Os napolitanos estão no grupo de favoritos ao título.
Dinamo Kiev x Guingamp
Gigante ucraniano x pequeno francês. Confronto de histórias opostas, enquanto o Dinamo tem muito a contar em competições europeias, o Guingamp é praticamente virgem. Só que no presente, os franceses podem tranquilamente despachar o rival - no final de semana derrubaram o Paris Saint-Germain na Ligue 1.
Red Bull Salzburg x Villarreal
Um dos confrontos mais interessantes desta fase. O antigo Casino Salzburg, vice-campeão em 1994, se tornou poderoso na Áustria quando ganhou asas. Internacionalmente, porém, ainda está devendo, e pode conseguir algo maior agora, graças a Alan, atacante ex-Fluminense, artilheiro desta Liga Europa com oito gols. O Submarino Amarillo, duas vezes semifinalista (2003-04 e 2010-11) jogará para impedir isso.
Feyenoord x Roma
A torcida do Feyenorrd no De Kuyp é um diferencial enorme do clube. Bicampeão (1974 e 2002), o Feyenoord perdeu jogadores importantes para esta temporada - Stefan de Vrij e Bruno Martins Indi -, mas mesmo assim conseguiu a classificação, sob o comando de Fred Rutten, que substituiu o treinador Ronald Koeman. Se levar o torneio a sério, a Roma é uma das favoritas.
Zenit São Petersburgo x PSV Eindhoven
Campeão em 2008, o Zenit de André Villas-Boas decepcionou demais na Liga dos Campeões, ao ser eliminado pelo Monaco mesmo tendo um time superior, bem mais talentoso. Terá vida muito complicada contra o ótimo time do PSV, que faz campanha excelente na Eredivisie e tem o mais promissor holandês jovem da atualidade: Memphis Depay.
Besiktas x Liverpool
Reencontro de Demba Ba com o Liverpool, após na temporada passada ele marcar o histórico gol depois do escorregão de Steven Gerrard. Além disso, os Reds retornarão a Istambul dez anos depois da conquista da Champions de 2005. Fora tudo isso, tecnicamente devem ser ótimas partidas.
Fiorentina x Tottenham
Mario Gómez, Jan Vertonghen, Matías Fernández, Hugo Lloris, Juan Cuadrado, Christian Eriksen... Talento não faltará neste duelo entre ingleses e italianos, e duas equipes com campanhas muito similares na atual temporada em seus campeonatos nacionais.
Internazionale x Celtic
Três títulos (1991, 94 e 98), muito peso, tradição enorme, mas um time abaixo de toda essa história. A realidade atual da Inter é essa, mas mesmo assim passeou na fase de grupos da Liga Europa e esteve envolvida em um dos maiores escândalos da competição, a eliminação do Qarabag. Agora terá o Celtic, que quis estar na Champions, mas conseguiu apenas a Europa League.