segunda-feira, 22 de abril de 2013

Gaúcho

21h00 Grêmio 0x0 São Luiz     5x3

Espanhol

17h00 Celta 2x1 Zaragoza

Português

16h00 Olhanense 1x2 Vitória de Guimarães

Inglês


16h00 Manchester United 3x0 Aston Villa

Argentino

16h00 Unión 0x0 Lanús
20h30 Tigre 1x0 Argentinos Juniors

Felipão por Felipão


A declaração mais simbólica da entrevista de Felipão ao repórter Martín Fernandez é sobre seus cabeças-de-área. "Volante goleador só é bonito para vocês da imprensa."
A frase contém a dualidade que caracteriza a escolha do treinador para comandar o Brasil na Copa de 2014. Está na contramão do que se prega no futebol atual e, ao mesmo tempo, evidencia que o sucesso não subiu à cabeça do mais vitorioso técnico brasileiro depois de Zagallo e Telê.
Meu primeiro encontro com Felipão aconteceu no vestiário do estádio Olímpico, na véspera da final da Copa do Brasil de 1995.
Na semifinal, seu Grêmio havia eliminado o Flamengo de Vanderlei Luxemburgo e no dia seguinte perderia para o Corinthians, treinado por Eduardo Amorim e com Marcelinho Carioca.
Luxemburgo era o mais badalado, com o discurso avesso a tudo o que pensava --e pensa-- Felipão. "Volante não pode jogar com a bunda no chão", pregava Vanderlei.
Já naquele tempo, Luxemburgo era moderno e Felipão "anacrônico". Hoje, Luxemburgo está fora de moda, e Felipão tenta seu segundo título mundial --só o italiano Vittorio Pozzo conseguiu.
Há muitos jeitos de vencer. O que Felipão escolheu é ser fiel ao que aprendeu nos campos do interior gaúcho, com seus mestres Sérgio Moacir e Carlos Froner. Até hoje, ele é a mesma pessoa daquela tarde no estádio Olímpico, em 1995. Isso não significa desprezar o conhecimento de Arsene Wenger e Fabio Capello, com quem diz conversar sempre que quer. Nem deixar de ver o que de mais moderno se passa no planeta.
Na tarde desta terça-feira, ele estará em frente à televisão assistindo a Bayern x Barcelona. No dia seguinte, verá Borussia Dortmund x Real Madrid. Como já afirmou que o jogo do Barça é chato, é provável que prefira o estilo mais vertical da partida de quarta-feira.
As correções de estilo da seleção também vão em direção ao seu pensamento de sempre. "Meus zagueiros não dão um chutão...!", reclamou, após empate com a Rússia.
Bico pro mato que o jogo é de campeonato também é futebol brasileiro. Aprende-se na rua, na várzea e nos campos profissionais.
O Brasil já ganhou Copas chutando para longe --Bellini e Brito sabem bem disso.
É preciso atualizar o futebol brasileiro quanto ao que se faz na Europa, voltar a preservar a bola e jogar nos espaços cada vez mais curtos. É urgente, mas não antes da Copa de 2014. A entrevista de Felipão mostra isso também.
Se há muitos jeitos de vencer, só existe um jeito de ganhar a Copa com Felipão no comando: deixando Felipão ser Felipão.
Você pode gostar ou não dele.
Só não pode negar que suas inúmeras vitórias vieram sempre com fidelidade a si mesmo.
Fosse no Gauchão de 1987 ou na Copa de 2006, quando levou Portugal à semifinal depois de 40 anos.
O EX-MELHOR
Mourinho pode ir para o PSG ou Chelsea e ser substituído por Carlo Ancelotti, ganhando ou não a Champions. Não ganhou no Real metade do que Guardiola fez no Barcelona. Esta Champions pode colocá-lo na berlinda. Ou confirmá-lo como o segundo na história a vencer o torneio três vezes.
INTERIOR
Santos x Palmeiras garante um time do interior, Mogi ou Botafogo, nas semis. Neste século, só duas vezes, em 2009 e 2011, os quatro grandes chegaram nas quatro primeiras posições. No clássico, o Santos é favorito, mas seria mais se o Palmeiras voltasse de Tijuana na sexta-feira para jogar domingo.

E finalmente começará o Paulistão…


Parem as máquinas! Preparem os calmantes! Façam estoques de refrigerantes e pipoca! Reserve uma grana extra para ir aos estádios! No próximo final de semana, começará o Campeonato Paulista. Já não era sem tempo. Epa, o calendário corre solto desde janeiro, houve uma infinidade de jogos e só agora vem essa novidade?! Sim, sim, sim.
Acabou a arrastada e quase inútil fase de classificação para apurar-se os quatro times que, junto com Palmeiras, Santos, Corinthians e São Paulo, vão disputar o título pra valer. Ou você tinha alguma dúvida que o quarteto, com 19 oportunidades, iria jogar uma vaga no lixo? Só se algum deles fosse tomado por incontornável incompetência.
A nota destoante será o clássico que Santos e Palmeiras farão na Vila. Imaginava-se que não haveria choque de grandes nas quartas de final, disputada em confronto único. (Mais uma contradição do regulamento.) E, por isso, também haverá um duelo entre times do interior, em Mogi x Botafogo. Completam o quadro São Paulo x Penapolense e Ponte Preta x Corinthians.
Desse bloco, vejo o São Paulo como favorito diante do time de Penápolis. É só o que falta, neste momento, a turma de Ney Franco negar fogo diante de rival mais fraco. Jogo pra liquidar no tempo normal, sem risco de pênaltis. E esperar o vencedor de Ponte x Corinthians. Este deve ser mais equilibrado, pois a Ponte só perdeu uma vez (contra o Palmeiras) e mostrou muita regularidade. Como elenco, o Corinthians é melhor.
Santos x Palmeiras é casca de banana. O Santos não fez uma campanha extraordinária e depende muito da inspiração de Neymar. O Palestra não é grande coisa, mas mostrou que em certas ocasiões pode superar-se e surpreender. Não tenho favorito. Assim como é arriscado cravar o Mogi diante do Botafogo. São concorrentes que se equivalem.
Uma coisa é certa: o Paulistão precisa ser repensado. Caso contrário, continuará a minguar, em qualidade técnica e em público. Mas, para tanto, é preciso que a FPF faça sua parte. Fará?

Copa Kaiser - Zona Norte

Etapa 1
Grupo N-4
Benfica - Vila Maria 1 x 0 Inocoop - Jd. Brasil
Grupo N-3
Líderes Madeiras - Brás 2 x 2 Lagoinha - Vila Maria
Grupo N-1
Existente - Jaçanã 0 x 0 Botafogo - Jaçanã
Grupo N-2
Inter Biricutico - Jd. São Luiz 3 x 1 Apache - Vila Maria
Grupo N-1
Jaçanã FS 1 x 0 GTX - Casa Verde
Grupo N-3
Esquadrão dos Cobras - vila Sabrina 1 x 2 Vasco - Vila Galvão
Grupo N-4
Rio Verde - Vila Iório 0 x 3 Mocidade Cabuçu - Jd. Elisa Maria
Grupo N-2
Lausanne Paulista 1 x 2 Bem Bolado - Santana

Copa Kaiser - Zona Oes

Etapa 1
Grupo O-3
Estrela - Rio Pequeno 0 x 1 Vila Nova Paquetá - Pirituba
Grupo O-1
Clube Favela - Rio Pequeno 1 x 2 Catumbi - San Remo
Grupo O-2
João Paulo - Jd. Maracanã 0 x 0 Alvorada - Jaraguá
Grupo O-4
Associação São Marcos - Pirituba 0 x 3 Praça - Pirituba
Grupo O-3
Parque Maria Domitila 2 x 2 Associação Iguape - Jd. Iracema
Grupo O-4
Amigos - Residencial Sol Nascente 2 x 1 Caju - Jaguaré
Grupo O-2
Jardim Regina - Pirituba 3 x 0 100 Juízo - Jd. Esperança
Grupo O-1
Família 100 Valor - Jd. Panamericano 3 x 1 Boca Júnior - Pirituba

Copa Kaiser - Zona Leste

Etapa 1
L-12
Carrão - Vila Carrão 5 x 1 Botafogo FC - Vila Talarico
L-11
Piratininga - 3ª Divisão 1 x 0 Lazio FC - Tatuapé
L-1
Garotinho - Jd. Nove de Julho 0 x 0 Caldeirão - Vila Nhocuné
L-5
Vila Rica 0 x 1 X do Morro - AE Carvalho
L-8
União Gleba do Pêssego 1 x 0 Associação Portuguesa - P. Rasa
L-4
Portuguesa FC - Cohab T. Vilela 4 x 2 Tornado
L-12
Colorado - Cid. Castro Alves 2 x 2 Novo Sapopemba
L-4
Coroado - Guaianases 0 x 0 Fumaça - Cid. Tiradentes
L-7
Panela FC - Cohab T. Vilela 1 x 3 América - V. Iolanda II
L-3
Leões Unidos - Inácio Monteiro 0 x 0 Família - Vila Miami
L-10
Kemel Kizomba - Cid. Kemel 1 x 1 Meninos da Vila - Jd. Elba
L-11
EC Verona - Cid. Tiradentes 1 x 1 SDX - Cidade Tiradentes
L-2
1° de maio FC - Tatuapé 0 x 0 Santa Cruz - Jd. Pedro José Nunes
L-5
Adega FC - AE Carvalho 0 x 2 Meninos Unidos do Laranjeiras
L-7
AE Juventude - São Mateus 0 x 2 Fumaça Futebol e Farra - Jd. Marília

No Bayern, jogadores evitam falar em Guardiola. Troca de técnico com jeito de "saia-justa"

No dia 16 de janeiro o Bayern Munique surpreendeu o universo do futebol ao anunciar que a partir da temporada 2013/2014 Pep Guardiola irá dirigir a equipe bávara. Enquanto muitos apostavam que o ex-comandante do Barcelona iria para o Chelsea, Manchester City, "Mundo Árabe" ou algum outro ponto do planeta, o badalado catalão aceitou a inesperada proposta alemã.

Equipe forte que poderá ser finalista da Liga dos Campeões pela terceira vez em quatro anos, o Bayern não costumava aparecer entra os responsáveis pelas mais vorazes contratações do mercado. Reflexo da política sem devaneios que impera no futebol germânico, inclusive no mais rico de seus times. "Gastamos o que temos", costuma dizer o presidente do clube de Munique, Uli Hoeness.

Mas é impossível esconder: o anúncio de que Guardiola vem aí causou um certo mal estar. Jupp Heynckes, informou o clube inicialmente, se aposenta ao final da temporada. Mas aos 67 anos, o experiente treinador ainda desperta interesse de outros clubes. Seu futuro próximo pode estar longe do pijama e das pantufas e ainda próximo das chuteiras e dos gramados de futebol.

Dois dias antes do primeiro duelo entre o ex e o futuro time de Pep Guardiola, nossa equipe que veio à Europa para a cobertura dos jogos semifinais esteve na casa de Luís Gustavo entrevistando-o. Cuidadoso, o volante escolheu bem as palavras e não admitiu que há um mal estar quando a troca de comando técnico é lembrada. Contudo, revelou que internamente os atletas evitam o tema.

A situação não é tão simples e parece ter um quê de constrangimento. Heynckes deixará o Bayern campeão alemão numa temporada praticamente perfeita e repleta de recordes da Bundesliga. Poderá ganhar, ainda, a inédita tríplice coroa, pois além de lutar pelo título europeu, seu time estará na final da Copa da Alemanha, no primeiro dia de junho, diante do Sttutgart.

Luís Gustavo acredita que aprenderá muito sob o comando de Guardiola e reconhece que seu futuro treinador poderá ter papel importante na evolução do forte time bávaro para que fique ainda mais poderoso. "Mas existem diferenças, trocamos muitos passes, mas aqui o jogo é mais rápido. Lá na Espanha eles (o Barcelona) ficam tocando a bola com paciência, por longo tempo", compara.

O brasileiro do Bayern Munique acredita que o catalão levará novas idéias e conceitos ao elenco alemão, mas acha fundamental que os dois lados cedam para que tudo dê certo. Ele acredita que o próprio Guardiola precisará entender as características do futebol jogado na Alemanha, mais intenso, disputado e objetivo, para então colocar seus planos em prática.

Mas estranho mesmo será acompanhar a troca de comando técnico no começo da temporada que vem aí. O mais badalado treinador do futebol mundial substituirá um veterano que (aposentado, ou não), pode deixar o cargo com três taças debaixo do braço. Um grande desafio para todos os envolvidos. Enquanto isso, um clima estranho de "saia-justa" no ar.
Reprodução - Barça TV
Guardiola se encontrou com Heynckes em 2011, quando se preparavam para a Audi Cup
Guardiola se encontrou com Heynckes em 2011, quando se preparavam para a Audi Cup
Em entrevista exclusiva, Luiz Gustavo revela que elenco evita falar da troca de Heynckes por Guardiola
Clique no player e assista à entrevista!

A ressureição do Borussia Dortmund, da dívida de 170 milhões de euros às semifinais da Liga dos Campeões

Há seis anos, a situação do Borussia Dortmund parecia irreversível. Eram 170 milhões de euros de dívida e o débito crescia 25 milhões de euros por ano. Em novembro de 2004, o atual presidente, Reinhard Rauball, assumiu a direção do clube para ajustar todos os débitos. Conseguiu.

Rauball é também o presidente da Liga Alemã, que controla a Bundesliga. Uma espécia de Fábio Koff, quando conduzia o Clube dos 13 e o Grêmio. Digamos, mais competente.
Com Rauball, a Bundesliga se tornou o campeonato com maior média de público do planeta, o 
Borussia Dortmund tornou-se o clube com estádio mais repleto do mundo – 80.500 por jogo, com 80.700 de capacidade do Signa Iduna Park, o velho Westfallenstadion.
O Borussia chegou a vender o estádio para o Commerzbank e comprou-o de volta.
Pela primeira vez desde 2003, a Liga dos Campeões tem quatro campeões nas semifinais. Em 2003, foram Inter, Milan, Juventus e Real Madrid. Agora, pela primeira vez na história, dois clubes alemães. Dos quatro, só um não prima pela descoberta de jovens talentos.
O Barcelona revela, o Bayern importa revelações, o Borussia descobre e lança jogadores jovens.
Só o Real Madrid contrata a peso de ouro.
A receita pode levá-lo ao segundo título europeu de sua história. Não convém duvidar.

O rei perde a majestade: em 'casa' rival, Djokovic vence Nadal e conquista Monte Carlo pela 1ª vez


Djokovic desbanca Nadal no saibro e conquista Monte Carlo; veja imagens
Novak Djokovic fez o que parecia improvável pelo quadro pintado no início da semana. Com o tornozelo baleado e com dificuldades para vencer suas primeiras partida, o sérvio não parecia que aguentaria chegar até final. Mas chegou. E na decisão, conseguiu encerrar o reinado de Rafael Nadal em Monte Carlo com uma vitória por 2 sets a 0, parciais de 6-2 e 7-6 (7-1).

Foi o primeiro título de Djokovic no principado de Mônaco. Ele já havia sido vice-campeão duas vezes no torneio, em 2009 e 2012 – em ambas, perdeu para o espanhol. Agora, ele só precisa conquistar o Masters de Cincinnati para ter os troféus de todos os Masters na estante de casa. Foi ainda seu 14º torneio da série 1000 e o 37ª de sua carreira.

Para Nadal, a derrota significa o fim de um longo reinado em Monte Carlo. O espanhol havia vencido os últimos oito torneios, completando uma incrível sequência de 46 vitórias consecutivas na terra batida monegasca. Ele vinha de uma ótima sequência neste começo de ano, após ficar parado por sete meses por conta de uma lesão no joelho: levantou títulos em São Paulo, Acapulco e Indian Wells, além de ter sido finalista em Viña del Mar.




O tenista nascido em Mallorca segue em ação nesta semana. Ele é o cabeça de chave número dois do ATP 500 de Barcelona e irá estrear contra o vencedor do jogo entre o argentino Carlos Berlocq e o espanhol Daniel Gimeno-Traver. Já Djokovic volta a ação no Mastrs de Madrid, que será disputado a partir do dia 5 de maio.
Reuters
Djokovic faz malabarismo para devolver uma bola durante a final em Mônaco
Djokovic faz malabarismo para devolver uma bola durante a final em Mônaco
O jogo

Djokovic começou o jogo de forma arrasadora. Apesar do histórico desfavorável contra Nadal em jogos no saibro – antes do jogo eram duas vitórias em 14 partidas -, o sérvio foi consistente assim que o juiz de cadeira autorizou o primeiro saque. Consistente e cometendo menos erros, o atual líder do ranking chegou a abrir 5-0, com dois sets points para fechar um pneu em cima do espanhol.

No entanto, Nadal reagiu, fechou seu primeiro serviço no jogo e ainda quebrou Djokovic para diminuir a desvantagem para 5-2. Mas a reação parou por aí: Djokovic conquistou seu décimo break-point na primeira parcial e não desperdiçou a chance para fechar o set.

A segunda parcial começou de maneira totalmente diferente. O sérvio não iniciou a partida de forma arrasadora que fez na primeira parcial. Com longas trocas, os dois tenistas conseguiram manter os respectivos saques. O desequilíbrio veio no 5 a 5, quando Nadal conseguiu quebrar o rival. Mas de nada adiantou: Djokovic devolveu a quebra e levou a decisão para o tie-break.

E na parte decisiva do duelo, não deu para Nadal. Depois de ver o rival abrir 2 a 0, o espanhol conseguiu seu único ponto no tie-break. No final, o sérvio, como já é característico quando conquistar grandes títulos, vibrou muito ao ganhar o match point.

City sofre apagão, Bale comanda virada do Tottenham, e United pode ser campeão nesta segunda

O Manchester City abriu o placar no início, controlou o Tottenham na maior parte do jogo, mas sofreu uma apagão no final e perdeu neste domingo para os Spurs por 3 a 1 no White Hart Line. A derrota para o time de Londres agora permite que o Manchester United sagre-se campeão inglês já nesta segunda-feira.

O tropeço deixa os Citizens com 68 pontos em 33 rodadas, a 13 do arquirrival. Caso vença o Aston Villa no Old Trafford nesta segunda-feira (em jogo que será transmitido com exclusividade pela ESPN Brasil, ao vivo, às 15h30), o time de Alex Ferguson abrirá 15 pontos e poderá levantar a taça do Inglês pela 20ª vez. 

Do outro lado, o Tottenham mostra que não pretende vacilar no final da Premier League. A equipe luta ponto a ponto com Arsenal e Chelsea por uma vaga na Champions League da próxima temporada. Os comandados de André Villas-Boas têm agora 61 pontos, mesma pontuação do Chelsea, mas permanecem na quinta posição por causa dos critérios de desempate.
Getty
Gareth Bale encobre Joe Hart para fazer o terceiro gol do Tottenham sobre o Man City
Gareth Bale encobre Joe Hart para fazer o terceiro gol do Tottenham sobre o Man City
Na partida, o City deu mostras que controlaria o duelo do início ao fim. Com apenas cinco minutos de partida, Tevez fez grande jogada pela direita e passou para Milner. O meia inglês cruzou para trás e Samir Nasri apareceu para chutar de primeira e abrir o placar. 

O gol sofrido logo no começo não incendiou o Tottenham. Com Gareth Bale apagado, a equipe sofria para chegar no campo de ataque e criar uma oportunidade de perigo. Do outro lado, os Citizens se mostravam tranquilos em campo, mas atuando de forma burocrática.

O panorama do jogo só mudou no final da segunda etapa. Aos 30 minutos, Bale recebeu pela direita e deu lindo cruzamento para Clint Dempsey empatar a partida. Quatro minutos depois, Jermain Defoe puxou contra-ataque pela esquerda, encarou a marcação de Kompany, puxou a bola para o pé direito e chutou cruzado para marcar um belo gol.

Sem alternativas, o City tentou partir para o ataque, mas foi o rival que marcou mais uma vez. Tom Huddlestone deu ótima enfiada para Bale. O galês dominou, invadiu a área e com um leve toque, encobriu o goleiro Hart para fechar o placar com um golaço. 

O Tottenham agora enfrenta o Wigan no próximo fim de semana. Já o City, rezando para o Aston Villa vencer o United, enfrenta o West Ham no Etihad Stadium.