quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Copa do Brasil

21h50

Copa Sul-Americana

  • 21h50

    PON Ponte Preta1x1São Paulo SPA 

LIGA DOS CAMPEÕES

  • 15h00

    CSK CSKA Moscow1x3Bayern de Munique MUN 


  • 17h45




  • CIT Manchester City4x2
  • Viktoria Plzen PLZ 


  • 17h45

    BAY Bayer Leverkusen0x5Manchester United MAN 


  • 17h45

    SHA Shakhtar Donetsk4x0Real Sociedad RSO 


  • 17h45

    RMA Real Madrid4x1Galatasaray GAL 


  • 17h45

    JUV Juventus3x1Copenhague COP 


  • 17h45

    AND Anderlecht2x3Benfica BEN 


  • 17h45

    PSG PSG 2x1Olympiacos OPC 


Campeões rebaixados: Flu tenta evitar 'maldição nórdica'

O Fluminense tem duas rodadas para escapar do rebaixamento e evitar ser o primeiro clube brasileiro a cair para a segunda divisão após conquistar o título nacional no ano anterior. Se por aqui seria uma novidade, no resto do mundo há vários casos de rebaixamentos na temporada seguinte à do título.
Segundo levantamento da RSSSF, organização dedicada à compilação de dados estatísticos do futebol, há uma espécie de "maldição nórdica" no que diz respeito ao descenso de campeões. Nos países escandinavos (considerando também a Finlândia), são quinze casos registrados. Mas não é só lá.
Conheça alguns dos episódios mais curiosos.
DINAMARCA
O primeiro campeão dinamarquês a ser rebaixado foi o KB, em 1951. O time não vinha de apenas um título, mas de três consecutivos, entre 1948 e 1950. Em 1952 veio o acesso, e em 1953 um novo título. Hvidovre, em 1971, e Herfolge, em 2001, foram os outros times a cair um ano depois da conquista.
FINLÂNDIA
Incrivelmente, em dois anos consecutivos o último campeão foi rebaixado. Em 1995, caiu o TPV, campeão de 1994. O FC Haka, da cidade industrial de Valkeakoski, levou o título em 1995 e caiu em 1996. Depois de subir em 1997, a equipe voltou com tudo: foi tricampeã entre 1998 e 2000. Antes de TPV e Haka, o Ilves-Kissat caiu como campeão em 1951.
NORUEGA
Freidig (1949), Fram (1951) e Lyn (1969) emendaram um rebaixamento no título, mas a maior montanha-russa foi a do Brann: rebaixado em 1960, promovido em 1961, campeão em 1962 e 1963, rebaixado em 1964.
SUÉCIA
O Helsingborg foi bicampeão nacional (1933 e 1934) antes de cair em 1935. E não subiu imediatamente: ficou dois anos na segunda divisão. GAIS (1955), Djurgarden (1960) e IFK Gotemburgo (1970) foram os outros campeões rebaixados.
GUINÉ-BISSAU
O campeão de 2011, Atlético de Bissorã, foi rebaixado em 2013. Como o campeonato de 2012 não foi realizado por questões financeiras, pode-se considerar que o último campeão caiu.
ARGÉLIA
O ES Sétif se sagrou campeão nacional em 1987 e deu um passo a mais em 1988 ao conquistar o título africano de clubes. Com um detalhe: neste intervalo, foi rebaixado. Quando levantou a taça continental, já era um time de segunda divisão.
INGLATERRA
Único campeão rebaixado na Inglaterra, em 1938, o Manchester City caiu com uma campanha curiosa: tinha saldo de gols positivo (+3) e o melhor ataque da competição (80, três a mais que o campeão Arsenal).
EQUADOR
Antes de conquistar as três principais competições sul-americanas (Libertadores, Sul-Americana e Recopa), a LDU de Quito iniciou o século na segunda divisão. Conquistou o bicampeonato em 1998 e 1999, mas caiu na última rodada em 2000. Retornou à elite na primeira tentativa e obteve mais quatro títulos nacionais desde então.
BOLÍVIA
Campeão e rebaixado, mas no mesmo ano? O Jorge Wilstermann conseguiu o feito em 2010. Ganhou o Torneio Apertura, mas quando terminou o Clausura estava condenado à segunda divisão. Fruto da fórmula do descenso, que considerava a média de pontos ao longo de dois anos.
EXTRACAMPO
Em alguns casos o rebaixamento do último campeão não se deu pelos resultados em campo. O Milan, campeão italiano em 1979, caiu em 1980 após ser punido por um escândalo de apostas. A Juventus, que comemorou os títulos de 2005 e 2006, teve ambos cassados e foi imediatamente para a Serie B. Na França, o Olympique de Marseille foi mandado para a segundona no final da temporada 1993/94 após um caso de suborno. Perdeu o título de 1992/93, mas manteve o de 1991/92.

Decisão: Atlético tem desfalque difícil de substituir. Possíveis baixas do Fla pesam menos

Segundo tempo de jogo na Vila Capanema. Na tentativa de chegar à vitória que valeria uma vantagem na peleja de volta, no Rio de Janeiro, o técnico do Atlético Paranaense tirou Pedro Botelho antes dos 16 minutos. O lateral-esquerdo voltava de longa inatividade e sua saída era natural àquela atura. O que de certa forma surpreendeu foi o homem escolhido por Vágner Mancini para ocupar o seu lugar: Dellatorre, um atacante.
A alteração funcionou como uma cirurgia plástica no time curitibano. E cirurgias plásticas nem sempre trazem bons resultados. No caso especifico, ele foi desastroso. A saída de Botelho provocou o deslocamento do volante Zezinho para a lateral-esquerda, sendo que na direita já havia outro cabeça-de-área improvisado na função, Juninho. Isso nada seria não fosse o enorme espaço que se abriu no meio-campo do Furacão.
Gazeta Press
Dellatorre e Everton comemoram mais um gol do Atlético-PR no Maracanã
Dellatorre e Everton comemoram gol do Atlético Paranaense na vitória sobre o Flamengo pelo Brasileirão, no Maracanã
Com o distanciamento entre os muitos homens de frente (Marcelo, Paulo Baier, Ederson e Delattorre) e a retaguarda, Everton ficou sobrecarregado. Normalmente ele é o responsável pela conexão entre defesa e ataque, que o Atlético muitas vezes realiza de forma direta, sem que a bola passe pelo meio-campo. Com Zezinho na lateral, o camisa 22 ficou ainda mais obrigado a socorrer Deivid no duelo com os flamenguistas.
Essa sobrecarga de trabalho imposta a Everton fez com que 13 minutos após a substituição o meia levasse o cartão amarelo que não poderia. Foi quando Paulinho arrancou em direção à área atleticana e coube a ele acompanhar o veloz jogador do Flamengo. Só foi possível detê-lo com falta nas imediações da meia-lua. E então veio a óbvia advertência. Pendurado até então, Everton soube, ali, que não jogaria no Maracanã.
Dos oito atleticanos que estavam com dois cartões antes da primeira partida, o mais difícil de ser substituído era Everton. Não há gente com o mesmo perfil no elenco paranaense. Mesmo os jogadores do Flamengo que deixaram a cancha lesionados ainda no primeiro tempo, Chicão e André Santos, não fazem falta como o ex-flamenguista, campeão brasileiro de 2009 ao Atlético. Com isso, provavelmente veremos um Furacão mais rústico no Maracanã.

Gílson Kleina fica no Palmeiras. As vantagens, as verdades e os chutes da negociação



A novela da negociação de Gílson Kleina com o Palmeiras não começou no sábado passado, quando a Folha de S. Paulo publicou que o clube pretendia reduzir seu salário -- informação dada na quinta-feira pelo Bate Bola. Começou em setembro, quando alguém afirmou que Vanderlei Luxemburgo estava apalavrado, contratado ou como quer que se chame. Todo mudno que publique uma história é responsável por ela. Inclusive este blog, que ontem pela manhã disse que a tendência era a saída de Kleina, por sua vontade.
Não era mentira, era uma tendência, não uma certeza. Havia um tom de despedida, chateação pela redução salarial -- este é outro ótimo debate.
De setembro para cá, leu-se que Oswaldo de Oliveira e Dorival Júnior eram prioridades do Palmeiras. Nunca foram. E que oferecer diminuição salarial só poderia signficar a tentativa do clube de que Kleina pedisse demissão e fosse embora. Era a vontade do Palmeiras? Não era!
Desde que o Palmeiras caiu na Copa do Brasil e avançou na Série B, havia o consenso da parte profissional da diretoria -- Brunoro, Omar Feitosa -- de que a continuidade era o melhor caminho. E havia a cornetagem assoprando no ouvido do presidente Paulo Nobre que o técnico deveria ter mais nome.
Essa conversa produziu a viagem de Brunoro e do vice-presidente Gennaro Marino à Argentina para conversar com Marcelo Bielsa. A oferta do argentino: R$ 1,5 milhão por mês.
Sem chance!
Se Felipão não volta, se Bielsa não vem, se Luxemburgo está em queda, a troca de Kleina por qualquer outro daria empate. Ou derrota, na versão da diretoria profissional. Claro, porque o novo técnico teria de conhecer o elenco que Kleina conhece. É possível que Kleina não esteja pronto para ser campeão. Acompanhá-lo é fundamental! 
Se o Palmeiras ficassem sem Kleina, dificilmente contrataria um bom técnico pelo que pretendia pagar. Se Kleina ficasse sem o Palmeiras, provavelmente não arrumaria outro emprego pelo mesmo valor num clube grande, capaz de disputar títulos nacionais. Kleina queria, então, respaldo. Alguma garantia de que não vai cair na terceira derrota. Alguma certeza de que vai montar um time competitivo. 
Vai!
Não um time caro, mas um time capaz de lhe dar condição de brigar por títulos. Se os conquistar, mudará de patamar. O Palmeiras pode dar isso a Kleina. E Kleina pode dar ao Palmeiras os títulos de que o clube precisa? Se não puder, receberá menos dinheiro do que recebia. O acordo pareceu absurdo desde o princípio, mas faz algum sentido.
A frase de um membro da direção palmeirense é brilhante. No Brasil, os técnicos são mais comprometidos com as derrotas do que com as vitórias. Se perdem, recebem altos salários e uma multa extraordinária. Se vencem, dividem o bicho com o grupo todo. Não faz sentido.
Não fazia sentido tentar mudar isso sozinho.
Renovar o contrato com redução salarial foi uma vitória da filosofia de Paulo Nobre. Foi. mas a história só será contada assim com um título para avalizar.

Estrangeiras lideram a lista para ITF de São José

São José dos Campos (SP) - A gaúcha Gabriela Cé terá dificuldade para manter sua total hegemonia no Circuito Feminino de Tênis do Estado de São Paulo. Campeã das duas primeiras etapas, disputas em São José do Rio Preto, a tenista de 20 anos terá forte concorrência estrangeira na fase da Academia Daher Lounge, a partir da próxima segunda-feira.

O torneio de São José dos Campos promete ser um dos mais fortes da temporada na categoria dos US$ 10 mil. A principal inscrita é a paraguaia Montserrat González, seguida pela argentina Catalina Pella e pela norueguesa Ulrikke Eikeri. A quarta cabeça de chave será a argentina Carolina Zeballos. Três brasileiras figuram entre as favoritas: Cé e as paulistas Nathalia Rossi e Eduarda Piai.

As quadras de saibro da Daher terão ainda nomes experientes, como a carioca Ana Clara Duarte e a argentina Andrea Benitez, além da taiwanesa Pet-Chi Lee e das chilenas Cecilia Costa e Fernanda Brito.

Cé derrotou duas brasileiras nas finais de Rio Preto. Na primeira etapa, salvou dois match-points antes de superar a juvenil Carolina Alves e na semana seguinte superou Rossi em dois sets bem equilibrados. Os jogos acontecem até o dia 8 de dezembro, sempre com entrada gratuita para o público.

A terceira edição do Circuito Feminino de Tênis do Estado de São Paulo é apresentada pela Usina Colombo/Açúcar Caravelas por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, através do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, e conta com o patrocínio das empresas Bebidas Poty, Inapel e Jaguar Utilidades. O apoio é da Confederação Brasileira de Tênis, Federação Paulista de Tênis e da Daher Tennis Lounge.  A organização é do Núcleo de Desenvolvimento do Esporte e da Cultura.

Gabriela Cé comanda favoritas no ITF de São Paulo

São Paulo (SP) - Principal candidata ao título, a gaúcha Gabriela Cé comandou as vitórias das cabeças de chave nesta terça-feira no ITF de US$ 10 mil de São Paulo, disputado no saibro do Clube de Campo São Paulo. Ela derrotou a compatriota Alory Pereira em sets diretos, com placar final de 6/2 e 6/0.
Na segunda rodada Cé terá pela frente a também paulista Leticia Vidal, de apenas 16 anos, que aplicou duplo 6/4 para cima da compatriota Ana Carolina Sigaki. Além da principal favorita, outras três também avançaram e apenas a sétima pré-classificada, a paulista Nathaly Kurata, é que não passou da estreia.
Kurata foi eliminada pela argentina Carla Lucero em partida de dois sets, com placar de 6/2 e 6/3. Algoz da brasileira, Lucero vai agora medir forças com a também atleta da casa Maria Silva, que levou a melhor no duelo 100% nacional contra Rafaella Sampaio aplicando parciais de 6/2 e 6/0.
Cabeça de chave número 3, Eduarda Piai passou pela compatriota Rafaela dos Santos com duplo 6/1 e se garantiu na fase seguinte. Por um lugar nas quartas de final com a brasileira Laura Cardone, que superou a compatriota Rafaela Francisquiny por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/1.
As outras duas favoritas que avançaram foram estrangeiras. Uma delas é a argentina Andrea Benitez, quinta pré-classificada, superou a brasileira Giovanna Tomita com duplo 6/2. A outra é a chilena Fernanda Brito, que despachou a local Emily Chang em sets diretos, com parciais de 6/1 e 6/2.

Radwanska é favorita dos fãs por 3º ano seguido

Ponte Vedra Beach (EUA) - Os prêmios oficiais da WTA continuam a ter suas vencedoras reveladas, desta vez com as eleitas pelo público. A jogadora favorita dos fãs do tênis feminino é a polonesa Agnieszka Radwanska pelo terceiro ano consecutivo. A categoria existe desde 2009 e já premiou as russas Maria Sharapova e Elena Dementieva.
Sharapova não ficou de lado neste ano e ganhou nas categorias de redes sociais: Melhor Twitter e Melhor Facebook. A russa tem mais de 700 mil seguidores no microblog e cerca de 11 milhões de fãs no Facebook.
A Rússia também ficou com o prêmio de Dupla Favorita: Elena Vesnina e Ekaterina Makarova, campeãs de Roland Garros. Segundo a WTA, mais de 80 mil votos foram computados para as quatro categorias.
Os outros prêmios revelados foram Revelação (Eugenie Bouchard), Retorno do ano (Alisa Kleybanova), Jogadora que Mais Evoluiu (Simona Halep), Melhor Jogadora (Serena Williams) e Melhor Dupla (Sara Errani e Roberta Vinci).

Sharapova retorna em exibição na próxima semana

Foto: Arquivo
2013/sharapova/0813_cincy_back_hz_int.jpg
Bogotá (Colômbia) - Afastada das quadras desde a participação no Premier de Cincinnati, em agosto, a russa Maria Sharapova vai retornar às quadras na próxima semana. Ela travará duelo de musas com a sérvia Ana Ivanovic em uma exibição em Bogotá.
Sharapova disputou apenas três partidas neste segundo semestre, foi surpreendida pela portuguesa Michelle Larcher de Britto na segunda rodada de Wimbledon e parou diante da norte-americana Sloane Stephen em Cincinnati.
Vice-campeã em Roland Garros, a russa contratou o técnico norte-americano Jimmy Connors depois de Wimbledon e ficou com ele por apenas um jogo. Agora, Sharapova está sob o comando de Sven Gronefeld.
A partida entre Sharapova e Ivanovic faz parte de uma série de exibições na América do Sul nestas últimas semanas, que teve também o confronto entre o espanhol Rafael Nadal e o sérvio Novak Djokovic.
O retorno definitivo da musa siberiana ao circuito da WTA está marcado para o Premier de Brisbane, que servirá como preparação para o Australian Open. Além de Sharapova, o torneio terá também a presença da norte-americana Serena Williams, da bielorrussa Victoria Azarenka e da dinamarquesa Caroline Wozniacki.

Oudin revela lesão por exercício físico extenuante

Boca Raton (EUA) - A norte-americana Melanie Oudin, que em 2009 surpreendeu a todos alcançando as quartas de final no US Open, revelou ter sofrido uma lesão muscular causada pelo excesso de esforço. Nesta segunda-feira, ela escreveu em seu Twitter que está parada para se recuperar.
"Minha pré-temporada está um pouco parada no momento. Estou fazendo de tudo para conseguir uma recuperação mais rápida possível", disse a norte-americana, que sofreu uma rabdomiólise, a quebra rápida de músculo esquelético.
Uma das possíveis causas da rabdomiólise é o exercício físico extenuante, realizado em condições de muito calor e alta umidade em pessoas com hidratação inadequada. Atual 129 do mundo, Oudin está no programa de treinamento da USTA, em Boca Raton.
A norte-americana, que completou 22 anos em setembro, foi diagnosticada com o problema na última quarta-feira e vai ficar parada pelas próximas semanas, sem ainda ter uma data prevista para o retorno.

Rodada de terça classifica Chelsea e deixa Arsenal, Dortmund e Milan perto de vaga; veja contas

Getty
Chelsea se classificou, enquanto Arsenal, Dortmund e Milan se aproximaram da vaga nas oitavas
Chelsea se classificou, enquanto Arsenal, Dortmund e Milan se aproximaram da vaga nas oitavas
Mais um time está garantido nas oitavas de final da Uefa Champions League. O Chelsea até fez feio e perdeu do Basel nesta terça-feira, mas contou como um tropeço do Schalke e garantiu a vaga. Os Blues se juntam a Atlético de Madri, Barcelona, Real Madrid, Bayern de Munique e Manchester City no grupo de equipes já classificadas ao mata-mata.

LEIA MAIS:
Galliani se derrete por Kaká após atuação na Escócia: 'Tem sido extraordinário'
Após primeira derrota, Martino detona Barcelona: 'Não podemos repetir isso'
Noite para esquecer, Barça 'desnudo' e corneta; jornais não poupam após derrota
Mais do isso, o dia da Champions League também deixou três gigantes europeus bem perto de carimbar a classificação. No grupo F, o Arsenal pode até perder por dois gols de diferença na última rodada para garantir a vaga, e o Dortmund precisa apenas de um triunfo contra o ‘saco de pancadas' Olympique de Marselha para se classificar. Já o Milan recebe o Ajax no jogo final precisando apenas de um empate para ser um dos classificados da chave H.
As brigas mais acirradas ficaram entre Basel e Schalke no grupo E e entre Zenit e Porto na chave G. A rodada final ainda vai definir os líderes de cada chave. O ESPN.com.br fez as contas e preparou um guia com todas as possibilidades. Veja!
GRUPO E



OS JOGOS DESTA TERÇA:
Basel 1 x 0 Chelsea
Steaua Bucareste 0 x 0 Schalke
Veja o gol de Basel 1 x 0 Chelsea
 CHELSEA - CLASSIFICADO (9 PONTOS)

ÚLTIMO RIVAL: Steaua Bucareste (C)

SE VENCER - Garante a liderança do grupo
SE EMPATAR - Torce por vitória do Schalke ou por empate do time alemão para ser líder
SE PERDER - Se classifica, mas não tem chances de liderar

 BASEL (8 PONTOS)

ÚLTIMO RIVAL: Schalke (F)

SE VENCER - Se classifica. Torce para o Chelsea não vencer para ser líder do grupo
SE EMPATAR - Se classifica. Torce por derrota do Chelse para ser líder do grupo
SE PERDER - Estará eliminado, mas fica com a vaga na Liga Europa

 SCHALKE 04 (7 PONTOS)

ÚLTIMO RIVAL: 
Basel (C)

SE VENCER - Se classifica. Torce para o Chelsea peder para ser líder do grupo
SE EMPATAR - Estará eliminado, mas fica com a vaga na Liga Europa
SE PERDER - Estará eliminado, mas fica com a vaga na Liga Europa

 STEAUA BUCARESTE - ELIMINADO (3 PONTOS)

ÚLTIMO RIVAL: Chelsea (F)

Não tem chance alguma de ir às oitavas e nem mesmo de ficar com a vaga na Liga Europa

GRUPO F



OS JOGOS DESTA TERÇA:
Arsenal 2 x 0 Olympique de Marselha
Borussia Dortmund 3 x 1 Napoli
Veja os gols de Arsenal 2 x 0 Olympique de Marselha
Veja os gols de Borussia Dortmund 3 x 1 Olympique de Marselha
 ARSENAL (12 PONTOS)
ÚLTIMO RIVAL: Napoli (F)

SE VENCER - Se classifica como líder do grupo
SE EMPATAR - Se classifica como líder do grupo
SE PERDER - São dois caminhos:
1 - Com vitória do Dortmund:
Se classifica até perdendo por dois gols de diferença. Se perder por três ou mais gols, fica só com a vaga na Liga Europa. Briga pela liderança: fica com a ponta se for derrotado por um gol de diferença marcando duas vezes na partida (3 a 2, 4 a 3 e assim por diante)

2 - Com tropeço do Dortmund:
Se classifica. Fica com a liderança se perder até por dois gols de diferença. Qualquer outra derrota deixa o Arsenal em segundo
 BORUSSIA DORTMUND (9 PONTOS)

ÚLTIMO RIVAL: Olympique de Marselha (F)

SE VENCER - Se classifica. Torce para o Arsenal ser derrotado por dois ou mais gols de diferença ou por 1 a 0 ou 2 a 1 para ser líder do grupo
SE EMPATAR - Torce para o Napoli não vencer o Arsenal para se classificar. Fica sem chances de ser líder
SE PERDER - Torce para o Napoli ser derrotado pelo Arsenal para se classificar. Fica sem chances de ser líder

 NAPOLI (9 PONTOS)

ÚLTIMO RIVAL: Arsenal (C)

SE VENCER - São dois caminhos:
1 - Com vitória do Dortmund:
Se classifica apenas se vencer por três ou mais gols de diferença. Só fica com a liderança se vencer quatro gols de diferença
2 - Com tropeço do Dortmund:
Se classifica com qualquer vitória. Fica com a liderança se vencer por três ou mais gols de diferença
SE EMPATAR - Torce para o Dortmund ser derrotado pelo Olympique para se classificar. Fica sem chances de ser líder
SE PERDER - Estará eliminado, mas fica com a vaga na Liga Europa

 OLYMPIQUE DE MARSELHA - ELIMINADO (0 PONTO)

ÚLTIMO RIVAL: Borussia Dortmund (C)

Não tem chance alguma de ir às oitavas e nem mesmo de ficar com a vaga na Liga Europa


GRUPO G



OS JOGOS DESTA TERÇA:
Zenit 1 x 1 Atlético de Madri
Porto 1 x 1 Austria Viena
Assista aos gols de Zenit 1 x 1 Atlético de Madri
Veja os gols de Porto 1 x 1 Austria Viena
 ATLÉTICO DE MADRI - CLASSIFICADO (13 PONTOS)

ÚLTIMO RIVAL: Porto (C)

Já tem a vaga e a liderança garantidas

 ZENIT (6 PONTOS)

ÚLTIMO RIVAL: Austria Viena (F)

SE VENCER - Se classifica como segundo do grupo
SE EMPATAR - Torce para o Porto não vencer para se classificar como segundo do grupo
SE PERDER - Torce para o Porto não vencer para se classificar como segundo do grupo

 PORTO (5 PONTOS)

ÚLTIMO RIVAL: Atlético de Madri (F)

SE VENCER - Torce para o Zenit não vencer para se classificar como segundo do grupo
SE EMPATAR - Estará eliminado, mas fica com a vaga na Liga Europa
SE PERDER - Estará eliminado, mas fica com a vaga na Liga Europa

 AUSTRIA VIENA - ELIMINADO (2 PONTOS)

ÚLTIMO RIVAL: Zenit (C)

Não tem chance alguma de ir às oitavas e nem mesmo de ficar com a vaga na Liga Europa


GRUPO H



OS JOGOS DESTA TERÇA:
Ajax 2 x 1 Barcelona
Celtic 0 x 3 Milan
Veja os melhores momentos de Ajax 2 x 1 Barcelona
Veja os gols de Celtic 3 x 0 Milan!
 BARCELONA - CLASSIFICADO (10 PONTOS)

ÚLTIMO RIVAL: Celtic (C)

SE VENCER - Garante a liderança do grupo
SE EMPATAR - Garante a liderança do grupo
SE PERDER - Torce para o Milan não vencer para ser líder do grupo

 MILAN (8 PONTOS)

ÚLTIMO RIVAL: Ajax (C)

SE VENCER - Se classifica. Torce por uma derrota do Barcelona para ser líder do grupo.
SE EMPATAR - Se classifica como segundo do grupo
SE PERDER - Estará eliminado, mas fica com a vaga na Liga Europa

 AJAX (7 PONTOS)

ÚLTIMO RIVAL: Milan (F)

SE VENCER - Se classifica como segundo do grupo
SE EMPATAR - Estará eliminado, mas fica com a vaga na Liga Europa
SE PERDER - Estará eliminado, mas fica com a vaga na Liga Europa

 CELTIC - ELIMINADO (3 PONTOS)
ÚLTIMO RIVAL: Barcelona (F)

Não tem chance alguma de ir às oitavas e nem mesmo de ficar com a vaga na Liga Europa

Após primeira derrota, Martino detona Barcelona: 'Não podemos repetir isso'

Getty
Martino não gostou nem um pouco do desempenho do Barcelona no primeiro tempo do duelo com o Ajax
Martino não gostou nem um pouco do desempenho do Barcelona no primeiro tempo do duelo com o Ajax
A primeira derrota do Barcelona na temporada merecerá uma reflexão profunda de Tata Martino. Depois de ver sua equipe cair por 2 a 1 contra o Ajax, na Amsterdã Arena, o treinador foi ríspido ao analisar a atuação de seus comandados, sobretudo na etapa inicial.
"Temos que pensar um pouco entre todos para entendermos a diferença de intensidade que houve no primeiro tempo. O Ajax foi muito mais intenso. Não podemos nos permitir repetir um primeiro tempo como esse que jogamos", afirmou o treinador.
Contra o Ajax, Martino tinha a chance de chegar a 21 partidas sem derrota, o que seria o melhor início de temporada da história do Barcelona, igualando a marca de Pep Guardiola na temporada 2011-12.
A equipe perdeu, também, a oportunidade de garantir o primeiro lugar do Grupo H da Champions League, o que aconteceria se tivesse somado um ponto.
"Tínhamos essa chance e hoje deixamos ela passar. Isso não é bom, porque já poderíamos nos focar mais em outras competições e agora não podemos fazer isso", disse Martino. Na semana antes do duelo contra o Celtic, o Barcelona terá compromisso pela Copa do Rei, contra o Cartagena.
O capitão Carles Puyol, que jogou improvisado na lateral direita, também não gostou da postura da equipe no duelo em Amsterdã.
"Se queremos ganhar títulos, teremos de melhorar. Quem quer ganhar a Champions League não pode jogar assim", completou o jogador, que voltou à equipe titular para suprir a ausência de laterais de ofício.

Efeito Neymar: Barcelona contrata brasileiro para o seu departamento de comunicação

Getty Images
Neymar teve sucesso instantâneo no Barcelona
Neymar teve sucesso instantâneo no Barcelona

Desde o fim de outubro, o Barcelona conta com uma versão em português de seu site oficial. Para lançá-la e aproveitar o sucesso instantâneo de Neymar no Camp Nou, o clube contratou um brasileiro como editor. O responsável é o paranaense Lucas Duarte, que deixou Curitiba para trás em 2003 por conta de um mestrado e não retornou mais. Até então, a página podia ser lida em outros oito idiomas: espanhol, catalão, inglês, francês, chinês, indonésio, árabe e japonês.
O anúncio da chegada do craque bateu recordes de audiência em maio e mostrou ao time todo o potencial de seu novo reforço. A primeira ação foi abrir uma conta no Twitter em português, hoje seguida por quase 35 mil pessoas.