sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Brasilerão Série B

20h30



0 SAC Sampaio Correa-MA X América-MG AMG 0

Brasilerão Série B

20h30



2 JEC Joinville X Oeste OES 1

Brasilerão Série B

20h30


2 STA Santa Cruz-PE X Atlético-GO ACG 0

Reus decide em 14 minutos, Dortmund leva susto no fim, mas vence Augsburg

foto reus & ramosDepois de estrear no Campeonato Alemão com derrota em casa para o Bayer Leverkusen, o Borussia Dortmund conseguiu seu primeiro triunfo na competição na abertura da segunda rodada, nesta sexta-feira. A equipe visitou o Augsburg e venceu por 3 a 2, na SGL Arena.
O grande destaque da partida foi Marco Reus (foto). Após perder a Copa do Mundo por ter rompido os ligamentos do tornozelo esquerdo, o meia voltou no começo desta temporada, mas ainda sem conseguir brilhar. A situação mudou nesta sexta, quando ele fez um gol e deu uma assistência para Sokratis marcar. Ele ainda participou do terceiro gol, que foi anotado por Ramos.
No fim da partida, Bobadilla e Matavz descontaram para os mandantes e inflamaram a torcida. Porém, mesmo com o susto dado no adversário, a reação da equipe bávara se iniciou tarde demais e não teve tempo para ser confirmada.
Com o resultado, o time aurinegro soma os três primeiros pontos. Já o Augsburg, que perdeu para o Hoffenheim na estreia por 2 a 0, segue zerado na Bundesliga.
Para o duelo, o técnico Jurgen Klopp fez alterações na formação. Com os titulares Weidenfeller e Subotic em condições, ele sacou Ginter e Langerak. Além disso, ele abdicou de seu camisa 9, Ciro Immobile, que começou no banco de reservas e entrou no decorrer da partida, para colocar Grosskreutz. Dessa forma, Aubameyang atuou de forma mais avançada.
Pela próxima rodada do Campeonato Alemão, o Borussia Dortmund receberá o Freiburg no Signal Iduna Park, no sábado, às 10h30 (de Brasília). Um dia depois, o Augsburg visitará o Eintracht Frankfurt na Commerzbank Arena, também às 10h30.
O jogo
Com uma equipe mais leve e veloz, o Dortmund mostrou que estava disposto a superar o vacilo na estreia e logo abriu boa vantagem. Aos 11 minutos, Reus fez bela tabela com Grosskreutz, saiu livre de frente para o goleiro Hitz e só tocou no canto esquerdo. Três minutos mais tarde, Reus cobrou escanteio na medida para o zagueiro Sokratis cabecear para o fundo da rede.
Mesmo com o placar construído logo cedo, o time visitante seguiu atacando e criou boas chances de ampliar o marcador. O ritmo só mudaria na etapa final, quando os aurinegros diminuíram a intensidade e passaram a administrar mais.
No entanto, seria neste momento que chegaria ao terceiro gol. Aos 33 minutos, após cobrança de escanteio de Reus, Mkhitaryan aproveitou sobra na entrada da área e finalizou para grande defesa de Hitz. No rebote, Ramos mandou para o alvo.
O jogo, então, parecia resolvido. Parecia. Aos 37, Bobadilla aproveitou assistência de Baba e diminuiu para o Augsburg, que se animou. Oito minutos mais tarde, Matavz fez o segundo após cruzamento preciso de Baba. A torcida se empolgou, e o time bávaro foi para cima, mas não havia mais tempo para impedir o revés.

Calciomercato Roma, Sabatini pensa a Nilmar: l'ex Villarreal è svincolato

Nilmar contro Lahm e Ribery, in un Villarreal-Bayern Monaco del 14 settembre 2011. Epa
Nilmar contro Lahm e Ribery, in un Villarreal-Bayern Monaco del 14 settembre 2011. Epa
Dopo aver messo le mani su Holebas la Roma pensa a Nilmar, attaccante brasiliano classe 1984, al momento svincolato dopo l'esperienza con l'Al-Jaish, nel mirino dei giallorossi già negli anni migliori della carriera, quelli passati in Liga con la maglia del Villarreal, dal 2009 alla retrocessione del 2012. Da allora Nilmar, che nel 2010 era stato convocato in Nazionale per il Mondiale in Sud Africa, è andato a cercar fortuna nei paesi arabi, tra Al-Rayyan, Lekhwiya e Al-Jaish: per la Roma potrebbe essere un'operazione low-cost, simile a quella (che non ha dato grandi risultati) tentata a gennaio ingaggiando dall'Al-Ain un altro ex Seleçao, Michel Bastos, lasciato partire a giugno e recentemente tesserato dal San Paolo.

Espanhol

17h00



3 VAL Valencia X Málaga MAL 0

Icasa e Botafogo-PB são excluídos das Séries B e C do Brasileiro pelo STJD

  • Bruno Braz/UOL
    Icasa é enquadrado no artigo 231 e acaba excluído da Série B em julgamento no STJD
    Icasa é enquadrado no artigo 231 e acaba excluído da Série B em julgamento no STJD

VEJA TAMBÉM

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva optou por decisões polêmicas na tarde desta sexta-feira. Por maioria de votos, o Icasa e o Botafogo-PB foram excluídos das Séries B e C do Campeonato Brasileiro, respectivamente. A decisão foi motivada pelo ingresso dos clubes na Justiça Comum.
Ambos foram enquadrados no artigo 231 (pleitear, antes de esgotadas todas as instâncias da Justiça Desportiva, matéria referente à disciplina e competições perante o Poder Judiciário).

O presidente do STJD, Caio Rocha, analisará se a medida já passa a valer a partir de agora ou se aguarda o julgamento no Pleno. Se for mantida a suspensão imediata, Icasa e Botafogo (PB) já não poderão entrar em campo na próxima rodada. Os cearenses têm compromisso marcado com a Ponte Preta, dia 5 de setembro, pela Série B. Já os paraibanos, a princípio, encaram o CRB, neste sábado, às 18h30, no Estádio Rei Pelé, em Alagoas.
O Icasa havia terminado a Série B de 2013 em quinto lugar, atrás do Figueirense, e se achou no direito de subir de divisão aproveitando-se do imbróglio envolvendo a Portuguesa e o Fluminense.  Na ocasião, o clube foi informado sobre a escalação irregular do atleta Luan na equipe catarinense. O jogador atuou diante do América/MG quando ainda estava vinculado ainda ao Metropolitano.
O clube, então, ofereceu notícia de infração disciplinar junto à procuradoria do STJD e, apesar da Diretoria de Competições da CBF confirmar em ofício a irregularidade do atleta, o caso foi arquivado, o que motivou os cearenses a entrarem na Justiça comum.
O caso do Botafogo-PB é diferente. Com a decisão do STJD de interditar o estádio Almeidão e suspender a partida contra o Sport marcada para o dia 26 de janeiro de 2014, os paraibanos entraram na Justiça Comum com o pedido de suspensão da decisão da Justiça Desportiva, bem como do jogo agendado para o dia seguinte em outro estádio.

Esposa de Aranha lamenta insultos: "Temos de acabar com o racismo"

Juliana Costa Aranha Santos (Foto: Reprodução / Instagram)Juliana Costa, à direita, lamenta insultos a marido (Foto: Reprodução / Instagram)
O goleiro Aranha foi alvo de injúrias raciais na noite da última quinta-feira, durante a vitória do Santos por 2 a 0 contra o Grêmio, na Arena Grêmio, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Um dia após o caso, a esposa do camisa 1 do Peixe, Juliana Costa, lamentou o preconceito dos torcedores.
Juliana diz que Aranha não é o único atleta que sofre com injúrias raciais nos jogos. Ela espera que, com tamanha repercussão após o caso, as ofensas acabem.
- Em todo jogo, infelizmente, acontece. Não só com ele (Aranha), mas com outros jogadores negros. Fico chateada. E a única coisa a dizer agora é que temos de acabar logo com o racismo e esperar providências o mais breve possível - disse.
 
No segundo tempo da partida disputada em Porto Alegre, na última quinta-feira, uma torcedora do Grêmio foi flagrada direcionando injúrias raciais ao santista. Como a ofensa foi direcionada apenas a Aranha, não é possível considerá-lo um ato de "racismo", que seria caracterizado em agressões verbais a um número indeterminado de pessoas para menosprezar uma raça, cor, etnia, religião ou origem.
Os dois crimes possuem penas diferentes. O de racismo, por exemplo, é imprescritível e inafiançável, enquanto o de injúria racial pode ser respondido em liberdade desde que a fiança seja paga. 
O departamento jurídico do Santos já afirmou que vai até as últimas consequências para que os responsáveis sejam punidos. O STJD, através do presidente Paulo Schmitt, afirmou que as  imagens já foram solicitadas e que o Grêmio será denunciado pelo incidente de acordo com o artigo 243 (praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência).
De acordo com o Código Brasileiro de Justiça Desportiva, caso seja condenado, o Grêmio pode ser punido com a perda do número de pontos atribuídos a uma vitória, independentemente do resultado da partida. Na reincidência, a pena é a perda do dobro do número de pontos. Caso não haja atribuição de pontos pelo regulamento da competição, a entidade de prática desportiva será excluída da competição.
Aranha registrou boletim de ocorrência em Porto Alegre no início da tarde desta sexta-feira, depois de ver as imagens da torcedora direcionando os xingamentos a ele. A queixa foi feita antes de o elenco do Peixe deixar a cidade rumo ao Rio de Janeiro, onde enfrenta o Botafogo, neste domingo, às 16h (de Brasília), pelo Brasileirão.
* Bruno Giufrida colaborou sob supervisão de Fúlvio Feola
Aranha goleiro Santos Grêmio (Foto: Diego Guichard)Aranha reclama de injúrias racistas que sofria durante vitória do Santos (Foto: Diego Guichard)

Português

16h00


1 ACA Acadêmica X Vitória de Setúbal VIS 1

Francês

15h30



4 OLY Olympique X Nice NIC 0

Alemão

15h30


2 AUG Augsburg X Borussia Dortmund BVB 3

Espanhol

15h00



1 GET Getafe X Almería ALM 1

Com muitos desfalques, Borussia Dortmund viaja para enfrentar o Augsburg

foto weidenfeller 2Também na segunda rodada do campeonato alemão, o Borussia Dortmund não vai poder contar com Mats Hummels que ainda se ressente de problemas musculares. “Ele está bem, mas ainda não se encontra em condições de jogar”, declarou Jürgen Klopp. Hummels vai continuar treinando individualmente e provavelmente voltará ao time após a data FIFA (3 a 7 de setembro).
Além do campeão mundial, faltarão ao elenco Schmelzer, Kuba, Sahin, Kirch, Ji e Gündogan, todos ainda se recuperando de contusões. Roman Weidenfeller voltará ao gol auri-negro e fará seu primeiro jogo oficial após a Copa do Mundo.
O Augsburg praticamente vai jogar completo exceto os meias Alexander Esswein (fratura da rótula do joelho) e Jan Movarek (ruptura dos ligamentos).
Os dois times começaram mal o campeonato: o Borussia perdeu para o Leverkusen por 2 a 0, mesmo placar sofrido pelo Augsburg diante do Hoffenheim.
Escalações prováveis:
FC Augsburg: Hitz – Verhaegh, Callsen-Bracker, Klavan, Baba – Baier – Parker, Feulner, Altintop, Werner – Matavz
Borussia Dortmund: Weidenfeller – Piszczek, Sokratis, Ginter, Durm – Kehl – Aubameyang, Jojic, Reus, Mkhitaryan – Immobile
Juiz: Knut Kircher
Data: Sexta-feira, 29 de agosto, 15:30
Local: SGL Arena, Augsburg
O jogo será transmitido ao vivo pela ESPN Brasil, a partir das 15:25 com narração de Cledi Oliveira e comentários de Gerd Wenzel.

De volta ao sofá vai fazer falta agente

Caro fã de esportes,
Foram quase quatro anos de muita informação e boas risadas. Praticamente um ciclo de Copa do Mundo. Apresentei centenas de edições do querido Bate-Bola entre janeiro de 2011 e agosto de 2014. Mas, por conta dos compromissos fora da TV (banda, livros, eventos e agora restaurante), anda muito difícil pilotar um programa ao vivo e diário como o BB, que cada vez ganha mais espaço e importância na grade do canal.
Saio de cena com aquela sensação gostosa de missão cumprida: vi de camarote Ronaldinho chegar ao Flamengo e Ronaldo encerrar a carreira no Corinthians depois do efeito Tolima. E mesmo assim, talvez até por causa disso, testemunhei o inédito título que o timão perseguia há tempos: a tal Libertadores. Isso sem falar na vitória em cima do Chelsea no Japão, com direito à invasão. Passei por uma Olimpíada e acompanhei, mais uma vez, o meu Flamengo (ops, Udinese ou Kashima) levantar um caneco comandado por um técnico prata da casa. Perdi a conta das partidas memoráveis do Barcelona e dos gols do Messi que ajudei a levar até você. Conheci o Gullit, botei o Zico pra cantar e joguei tênis com o Meligeni. Cobri os centenários de Santos e Palmeiras. Quando Neymar colocou os pés na calçada da fama, ao vivo na Vila, fui testemunha ocular. Participei da histórica cobertura da "Copa da zoeira" e vi o Brasil tomar de sete. Derrubei mesa, confundi bundas e fui parar no Top Five. Ou seja, história é o que não falta.
Trabalhei ao lado de mitos do jornalismo esportivo do naipe de José Trajano e Juca Kfouri. Calçade virou calça, Sorín virou soro e Alê virou... Bom, você sabe. Fala sério. Fiz um som com o Canalha, dei muita risada com o Maurão - sim, o Mauro é divertidíssimo - e aprendi com o PVC a escalação do São Cristóvão de 1926. Virei noite e mais noites com o Amigão dando risada das histórias com o Antero. Adorei dividir o palco com Gian, Bertozzi, Hofman, Tironi, Rafa e tantos outros colegas queridos que não cabem num post curto. O time da ESPN, como diria Arnaldo, é favoritaço. Todos generosos e educados: esbanjam classe, ética e competência. Foi um privilégio pular do sofá pro estúdio, mesmo.
Justamente por isso tudo, nem vou dar "tchau, tchau" no melhor estilo Wenzel. Prefiro aquele clima de "até logo" que a gente vê nas coletivas, quando um jogador anuncia que vai deixar o time do coração pra se aventurar por esse mundão, já sinalizando que um dia pode voltar. Mas não sem antes agradecer à compreensão do Palomino, que entendeu a necessidade da "chinelada" e fez questão de deixar as portas abertas. Um muito obrigado também ao time que me recebeu e ajudou a tirar o pó da chuteira: Gui, Baru e Regi. Aquele abraço de boa sorte à rapaziada querida do BB atual: Wagninho, Ivanov e Chico. Sem falar na turma da graxa: Paulinho, Piriquito, Cadilac, Marcinho, Emerson & cia ilimitada. Clap, clap! Apagou a luz? Vai começar o futebol, pois é.
É, foi um prazer quase que sexual estar aqui com vocês...
Prometendo voltar no próximo disco,
No próximo show...
Ou em qualquer momento,
Em edição extraordinária!


RR
Mais um pra minha tele-cortiça
Mais um pra minha tele-cor

Löw convoca 18 campeões mundiais

foto löw  14O técnico Joachim Löw convocou 18 campeões mundiais para os jogos da seleção alemã na próxima semana, respectivamente contra a Argentina (3 de setembro) e Escócia, pelas eliminatórias da Euro 2016 (7 de setembro). Além dos 18, foram convocados também Marco Reus, Mario Gomez e Antonio Rüdiger.
Do elenco campeão mundial faltam Philipp Lahm, Miroslav Klose e Per Mertesacker que anunciaram, logo depois da Copa, a sua aposentadoria da seleção. Os três serão homenageados minutos antes do jogo contra a Argentina. Schweinsteiger contundido e Mustafi fora de forma, também não foram convocados, mas vão estar presentes no estádio em Düsseldorf.
Confira todos os convocados por Joachim Löw:
Gol: Manuel Neuer (Bayern Munique), Roman Weidenfeller (Borussia Dortmund), Ron-Robert Zieler (Hannover 96)

Defesa: Jerome Boateng (Bayern Munique), Erik Durm (Borussia Dortmund), Matthias Ginter (Borussia Dortmund), Kevin Großkreutz (Borussia Dortmund), Benedikt Höwedes (Schalke 04), Mats Hummels (Borussia Dortmund), Antonio Rüdiger (VfB Stuttgart)

Meio Campo: Julian Draxler (Schalke 04),  Mario Götze (Bayern Munique), Christoph Kramer (Borussia Mönchengladbach), Toni Kroos (Real Madrid), Sami Khedira (Real Madrid), Thomas Müller (Bayern Munique), Mesut Özil (Arsenal London), Lukas Podolski (Arsenal London), Marco Reus (Borussia Dortmund), André Schürrle (FC Chelsea)
Ataque: Mario Gomez (Fiorentina)

Aranha vence o jogo, o racismo, mas árbitro, na súmula, ignora ofensas ao goleiro

GAZETA PRESS
Aranha foi alvo de racismo durante jogo do Santos contra o Grêmio
Aranha foi alvo de racismo durante jogo do Santos contra o Grêmio: ofensas no segundo tempo
Todos nós disputamos uma "corrida" na vida. A corrida que começa quando você é estudante e tem a reta final na disputa pelo mercado de trabalho. Claro que os de famílias com melhores condições financeiras têm maiores possibilidades. Não precisam começar a trabalhar cedo, aprendem em escolas bem estruturadas e muitas vezes contam com o suporte de pais mais bem preparados intelectualmente em virtude do que também puderam aproveitar. Tudo isso pesa lá na frente.
No grupo de privilegiados, negros são minoria. Não são poucos os exemplos que sustentam tal tese. "Negros são 63% dos pobres e 69% dos indigentes do Brasil", era o título de reportagem da Folha de São Paulo publicada há quase 13 anos - clique aqui e leia. O texto informava que os negros formavam 45% da população brasileira e eram 64% dos pobres e 68% dos indigentes do país. Isso foi em 2001.
"Renda dos negros cresce, mas não chega a 60% da dos brancos", foi o título de reportagem da Agência Brasil publicada no começo de 2014 - clique aqui para ler. O texto, com dados do IBGE, informava que R$ 2.396,74 era o rendimento médio dos brancos em 2013, contra R$ 1.374,79 dos negros. Isso dava 57,4% dos ganhos médios de brasileiros brancos, para ser preciso. Uma desvantagem mais do que evidente na "corrida" da vida. O tempo passou e a situação não se modificou.
Em mais de uma década, percentuais e algumas cifras podem ter se alterado, mas o cenário é o mesmo. Os negros largam em grande desvantagem na "corrida". E ainda sofrem com o racismo, inúmeras vezes em silêncio, nas situações constrangedoras que o dia-a-dia costuma reservar. Quando consegue sucesso profissional e social, ainda assim ele está sujeito a agressões de tal origem. É uma das formas mais baixas, covardes, abjetas, de se atingir um ser humano.
Para Mauro, punição pelo racismo tem que ser individual e interditar o estádio não irá resolver
Quando alguém de manifesta de forma racista, tem a enorme chance de ferir profundamente o alvo de seu ataque. O palavrão puro e simples é inofensivo se comparado às palavras de tal viés. É aquela frase que faz o cidadão negro lembrar de situações humilhantes vividas por ele ou pelos seus. Algo absolutamente repulsivo e que machuca pra valer. Uma bomba capaz de desestabilizar emocionalmente o cidadão.
Num jogo de futebol a chance de sucesso dessa deplorável investida é sifgnificativa. Aranha foi vítima ataque do gênero. Ferido, se revoltou. Mostrou a todos o que estava acontecendo no segundo tempo de Grêmio 0 x 2 Santos, aqui em Porto Alegre. Uma minoria gremista atingira profundamente o arqueiro santista. Só ele e quem já sentiu isso na pele pode realmente expressar o quanto machuca, revolta. Mas mesmo quem não é negro e jamais foi chamado de "macaco" pode imaginar, se quiser.
Por isso é preciso repercutir, sim, episódios como o ocorrido durante o ótimo jogo disputado na Arena do Grêmio. Para que todos saibam, mesmo aqueles que nem acompanham futebol. O racismo não pertence ao nosso esporte, mas nele se infiltra porque o jogo está na sociedade inserido. E ela é, algumas vezes, racista. Se acontece enquanto a bola rola repercute mais do que quando não vai além de um bate-boca pela rua. É a chance de escancarar o problema a toda sociedade. E combatê-lo.
É fácil para um branco sugerir que esqueçamos, que deixemos para lá para não dar publicidade ao racistas. Mas é quase impossível para um negro ser chamado de "sujo", de "macaco" e seguir ali, frio, impávido. Fico imaginando que tipo de emoção deve ter sentido Aranha naquele momento. Em quem pensou? O que teve vontade de fazer? Como reagiria se não estivesse em campo defendendo (muitíssimo bem) o gol do Santos? Por várias razões, ele foi o melhor em campo na fria noite porto-alegrense.
Mas apesar de tudo o que se passou na Arena do Grêmio, a súmula do árbitro Wilton Pereira Sampaio ignora o episódio. Ele cita atraso na volta ao gramado e um rolo de papel atirado no campo. Mas nada a respeito das ofensas racistas, sequer a queixa feita pelo goleiro do Santos, numa reação que manteve o jogo paralisado por alguns minutos. Resta saber se desta vez o apitador irá fazer um "adendo" à súmula (abaixo).
REPRODUÇÃO
Súmula do árbitro Wilton Pereira Sampaio ignora ofensas racistas a Aranha
Súmula do árbitro Wilton Pereira Sampaio ignora ofensas racistas a Aranha

ESPECIAL DO BLOG

UMA JUSTA HOMENAGEM A NOSSA SAUDOSA MANA "ANGELA BORGES"
O Governador do Estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes, convida para a solenidade de Inauguração da Escola Estadual de Educação Profissional Maria Ângela da Silveira Borges, a realizar-se às 16h do dia 01 de setembro de 2014, na Av. César Cals, 1254, em Fortaleza - Ce.

Prendam esta mulher

IMG_2217.PNG
Esta figura, com a mão na boca, que se parece com uma coruja, xingou o goleiro Aranha de macaco duas vezes, clara, inequivocamente.
Além dela, outros três elementos guincharam com conhecimento de causa para o santista.
Também precisam ser identificados e pagar pela estupidez.
As imagens são da ESPN Brasil e você pode vê-las, em movimento, na página do canal.

Ferrou Tudo. Agora é Foco no Hepta!

A US Air Force Lieutenant is held captive by a young North Vietnamese girl soldier. 1967
Desastre total ontem em Curitiba. O Flamengo praticamente abandonou a disputa pela Copa do Brasil. Grande parte da torcida jogou a toalha quando o juiz apontou a marca do pênalti antes do terceiro gols dos caras. Principalmente porque o Mengão jogou nada e, ainda que o placar tenha sido exagerado, mereceu a derrota. Só mesmo os malucos faixa preta do quinto dan ainda acreditam na reversão do placar no jogo de volta no Maraca. Quando crescer quero ser assim.
Por enquanto, eu acho que já era, mas como a palavra impossível dificilmente se aplica ao Flamengo preferi não marcar nenhum compromisso para a noite de quarta-feira que vem. Vai que a mulambada incorpora umas entidades e mete 4 nas coxetes? Aqui é Flamengo, sabemos que tudo pode acontecer. Sendo exageradamente ponderado arrisco-me a dizer que não temos elenco pra disputar duas competições simultâneas. E sendo exageradamente sincerão à beça reconheço que não temos elenco nem pra uma. Mas e daí, fazer o quê, mudar de time? Fora de questão.
Do mesmo jeito que tiramos nossa onda e saboreamos o vinho doce e inebriante das vitórias temos também nossa cota de infortúnios e amarguras pra engolir. Ontem foi osso puro, que nossa sorte melhore daqui pra frente.
Mengão Sempre
≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈

≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈
Rubro-negro bem vestido, me ajuda a acabar com os perebas no time do Flamengo. Entra logo no sócio torcedor.
Rubro-negro bem vestido, vamos pagar a gigantesca dívida previdenciária do Flamengo? Entra logo no Fla em Dia e vê como você pode ajudar.